• Nenhum resultado encontrado

De 24 de Março a 4 de Abril, 2ª a 6ª, entre as 18h00 e as 21h00 PROGRAMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "De 24 de Março a 4 de Abril, 2ª a 6ª, entre as 18h00 e as 21h00 PROGRAMA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CURSO LIVRE DE ÁGUA FORTE E ÁGUA TINTA

De 24 de Março a 4 de Abril, 2ª a 6ª, entre as 18h00 e as 21h00

PROGRAMA

I- Caracterização do curso

II- Objectivos

III- Conteúdos programáticos IV- Bibliografia

Responsável pedagógico e científico: Prof. Auxiliar José Quaresma Colaboradora especializada: Mestre Gina Martins

(2)

I.Caracterização geral da gravura

A gravura é um meio de expressão artística que pode servir dois fins distintos: como é uma arte do múltiplo, ou reproduz uma imagem préexistente, produzindo uma matriz sem preocupações artísticas no que diz respeito à transformação da imagem de partida, ou então, produz uma matriz de um modo experimental e criativo da qual deriva uma série de provas tendencialmente idênticas e limitadas no seu número. Na F.B.A.U.L. esta tecnologia serve essencialmente este fim, ou seja, é abordada como experimentação livre e criadora.

A gravura é uma tecnologia que se alimenta da fecundidade dos resultados de todos aqueles que a serviram no passado, mas que, simultaneamente, devido às possibilidades de experimentação artística e tecnológica que oferece, se abre continuamente ao presente como meio de expressão artística assente no primado da imagem múltipla, mas original. Daí albergar práticas artísticas que vão desde o gesto ancestral de sulcar um pedaço de madeira até à estampagem por intermédio da seda serigráfica, ou da acção corrosiva de um ácido sobre o metal à manipulação artística de determinados processos fotomecânicos.

Trata-se de uma tecnologia com um horizonte muito alargado de possibilidades, no que concerne aos saberes e técnicas que a compõem, exigindo, contudo, uma constância de trabalho, uma atenção demorada aos resultados que nos oferece, assim como motiva a experimentação radical daqueles que a tomam como meio expressivo e artístico.

II.Objectivos do curso livre

1- Os objectivos deste programa visam acima de tudo a experimentação e o conhecimento faseado das técnicas estipuladas, da diversidade dos seus procedimentos, e manipulação criativa dos meios técnicos disponíveis, respectivos materiais e utensílios.

2- O conhecimento da história e do desenvolvimento das técnicas em causa, seja no plano nacional, seja no internacional.

3- Sensibilizar os participantes para a pertinência da gravura calcográfica na arte contemporânea.

III. Conteúdos programáticos

1. Apresentação geral das técnicas de água forte e água tinta. Origens e desenvolvimento. Mostra de equipamentos, utensílios e materiais.

(3)

2. Demonstração prática das diversas fases que compõem os processos das técnicas visadas.

3. Desenvolvimento de motivos com desenho e tinta em papel, de modo a proceder-se à escolha dos trabalhos mais adequados à prática da gravura. Selecção dos motivos a aplicar nas matrizes. Início do trabalho. Impressão a preto.

4. Módulo teórico sobre calcografia da segunda metade do século XX no âmbito internacional e nacional. Continuação do trabalho prático da aula anterior.

5. Experimentação com Água Forte. 6. Experimentação com Água Forte. 7. Experimentação com Água Forte. 8. Experimentação com Água Tinta. 9. Experimentação com Água Tinta.

10. Impressão de provas e dos diplomas a atribuir aos participantes 11. Entrega dos diplomas e comentário crítico aos trabalhos produzidos.

IV. Bibliografia

AAVV, Guia de nous materials en la pintura y el gravat, Barcelona, Edicions de la Universitat de Barcelona, 2002.

AAVV. Dictionnaire technique de l’estampe, Bruxelles, A. Béguin, 1977.

Bersier, Jean-Eugéne, La gravure: les procédés, l’histoire, s.l., Paris, La Table Ronde, 1947.

(4)

Boegh, Henrik, Handbook of Non-Toxic Intaglio: Acrylic Resists Photoplymer Film & Solar Plates Etching, Copenhaga, Forlaget Boegh, 2003.

Brunner, Félix, Mannuel de la gravure, Zurich, Arthur Niggli, 1972.

Castleman, Riva, Prints of the Twentieth Century, an History, London, Thames and Hudson, 1976.

Castleman, Riva, La gravure contemporaine depuis 1942, tr. franc. Chantal Oederlin, Friburgo, Office du Livre, 1973.

Chamberlain, Walter, Aguafuerte y Grabado, Madrid, Herman Blume, 1984.

Eichenberg, Fritz, The Art of the Print: Masterpieces: History: Techniques, London, Thames and Hudson, 1976.

Figueras, E., El grabado no tóxico: Nuevos procedimientos y materiales, Barcelona, Publicacions i Edicions de la UB, 2004.

Flocon, A., Traité du burin, Paris, Ed. Claucier Guéneaud, 1981.

Gascogne, B., How to Identify Prints: A Complete Guide to Manual and Mechanical Processes from Woodcut to Ink Jet, London, Thames and Hudson, 1986.

Green, Cedric, Green Prints: A Handbook on some New Methods for Safe Intaglio Etching and Metal Printing, Sheffield, Ecotech Design, 2003.

Guadix, Ramos, Técnicas aditivas en el grabado contemporáneo, Granada, Universidad de Granada, 1992.

Hayter, Stanley William, New ways of gravure, New York, Watson-Guptill Publications, 1981

Howard, K., Non-Toxic Intaglio printmaking, Canadà, Printmakimg resources, 1998.

Howard, K., The Contemporary Printmaker: Intaglio-Type & Acrylic Resist Etching, New York, White-Cross Press, 2003.

Jorge, Alice, e Gabriel, Maria, Técnicas de gravura artística, Lisboa, Livros horizonte, 1986.

Nadeau, Luis, Encyclopedia of Printing, Photographic and Photomechanical Processes, Canadà, Atelier Luis Nadeau, 1980.

Piqué, Rosa, Del cobre al papel (la imagen multiplicada), Barcelona, Icaria editorial, 1994.

(5)

Rossol, M., The Artist’s Complete Health and Safely Guide, New York, Allworth Press, 1994.

Sandorfer, M., Making Art Safely, New York, Van Nostrand Reinhold, 1993.

Soares, Ernesto, História da gravura artística em Portugal – Os artistas e as suas obras, Lisboa, Livraria Sancarlos, 1971.

Terrapon, Michel, Le Burin, Genève, Bonvent, 1974. Terrapon, Michel, L’eau-forte, Genève, Bonvent, 1975.

Turner, Silvie; Haching, Nicholas, e Trisley, Francis, Guia prático da gravura, Lisboa, Editorial Estampa, 1996.

Vives, R., Guía para la identificación de grabados, Madrid, Arco Libros, 2003. Wenninger, Mary, Collagraph Printmaking, the thechnic of Printing of Collage-Type Plate, New York, Pitman, 1975.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..