• Nenhum resultado encontrado

Relatório sobre o Governo da Sociedade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório sobre o Governo da Sociedade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Relatório sobre o Governo da Sociedade

Nota Introdutória

As notas que se seguem respeitam a numeração definida no modelo de Relatório sobre o Governo da Sociedade constante do anexo ao Regulamento da CMVM nº 07/2001 de 20 Dezembro.

As notas não incluídas neste Relatório ou não são aplicáveis ou a sua apresentação não se nos afigurou relevante face aos objectivos definidos no Regulamento supracitado.

CAPITULO I – DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO

1. Organigrama Funcional

Apresenta-se seguidamente o organigrama funcional da Empresa articulado pelo grau de competências e hierarquização de poderes de decisão:

(2)

2. Evolução Bolsista da Cotação das Acções

Durante o exercício de 2002 foram transaccionadas 1.304.838 acções, correspondentes a um movimento bastante reduzido ao longo do exercício em apreço o qual, somente denotou algum acréscimo durante o mês de Dezembro, fundamentalmente devido às aquisições protagonizadas pela Fogeca SGPS no sentido de reforçar a sua posição accionista. No gráfico seguinte pode apreciar-se a evolução da cotação das acções da sociedade, sendo que as variações mensais verificadas se revelaram face à evolução global do mercado, pouco significativas.

Saliência no entanto para a subida verificada já no período final do ano, onde o nosso título atingiu um pico de 3 Euros. Por outro lado, não são visíveis alterações de cotações por impacto directo de anúncio de resultados ou pagamento de dividendos.

Evolução Cotações/Títulos Transaccionados 2002

2,60 2,70 2,80 2,90 3,00 3,10

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

1.000 201.000 401.000 601.000 801.000

Evolução das Cotações 2002 Titulos Transaccionados 2002

3. Política de Distribuição de Dividendos

A política de distribuição de dividendos da Empresa pode ser avaliada no quadro seguinte o qual regista a situação dos últimos cinco exercícios:

Rubricas 2002 2001 2000 1999 1998

Resultado Liquido (mEuros) 6.275 6.262 10.241 8.244 14.540 Dividendos (mEuros) 2.100 2.100 3.666 3.492 3.666 Dividendo p/Acção * (Euro) 0,06 0,06 0,52 0,50 0,52

* Após redenominação (Set'2001), 1 acção antiga = 5 acções novas

Duma forma sintética podemos afirmar que embora sempre condicionada pelos próprios resultados líquidos e pelas expectativas entretanto criadas para o(s) período(s) seguintes, a Empresa tem vindo a distribuir dividendos num intervalo percentual entre os 25% e 40% do resultado líquido tudo nos levando a crer que tal afectação se poderá manter nos próximos exercícios.

(3)

5. Novas Tecnologias

A Empresa tem vindo a utilizar desde 1999 algumas das novas tecnologias, quer na divulgação da sua informação financeira quer na preparação das reuniões das Assembleias Gerais.

Assim, dispõe a Empresa de uma página oficial na Internet (www.salvadorcaetano.pt) onde pode ser consultada a evolução dos principais indicadores nos últimos exercícios, bem como estão disponíveis para “download” os últimos relatórios e contas semestrais e anuais.

Por sua vez e sempre que solicitada a informação financeira a ser analisada em reuniões da Assembleia Geral, pode e é enviada aos accionistas através de correio electrónico.

6. Gabinete de Apoio ao Investidor

Pese embora o facto da Empresa não dispor especificamente de uma estrutura para o efeito em causa, tem sido, em nossa opinião, completamente assegurada através do representante para as relações com o mercado toda a informação entendida como necessária.

Identificação do representante para as relações com o mercado: Maria Angelina Caetano Ramos

Telefone: 227867000

E-mail: angelina.ramos@salvadorcaetano.pt

CAPITULO II – EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO E

REPRESENTAÇÃO DE ACCIONISTAS

Têm direito de estar presente na Assembleia Geral e aí discutir e votar os accionistas que sejam titulares legítimos de acções com direito a, pelo menos, um voto e que, até dez dias antes da realização da Assembleia, comprovem, junto da Sociedade a sua legitimidade, comprovação que terá de ser feita através do certificado emitido pelo depositário, do registo ou da posse dos títulos, sendo que a cada grupo de cem acções corresponde um voto. Porém, os accionistas que não possuam o referido número mínimo de cem acções podem agrupar-se, de forma a completá-lo, devendo, nesse caso, fazer-se representar por um só deles, cujo nome será indicado em carta dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, com as assinaturas de todos reconhecidas por notário e por aquele recebida até às dezassete horas da antevéspera do dia designado para a Assembleia Geral.

(4)

Os Senhores Accionistas poderão exercer o direito de voto por correspondência, nos seguintes termos:

a) Os votos por correspondência devem ser endereçados à sede da Sociedade e nesta recebidos, através de carta registada, com aviso de recepção, dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, com, pelo menos, três dias úteis de antecedência em relação à data da Assembleia;

b) A declaração de voto deverá ser assinada pelo legítimo titular das acções ou pelo seu representante legal, devendo o accionista, se for pessoa singular, fazer acompanhar a declaração de cópia autenticada do seu bilhete de identidade, e se for pessoa colectiva deverá a assinatura ser reconhecida na qualidade e com poderes para o acto;

c) Só serão consideradas válidas as declarações de voto onde, de forma expressa e inequívoca, conste:

- a indicação da Assembleia Geral e do ponto ou pontos da respectiva ordem de trabalhos a que respeita;

- a proposta concreta a que se destina, com indicação do ou dos proponentes da mesma, sendo, no entanto, permitido a um accionista que envie declaração de voto relativamente a certa proposta declarar que vota contra todas as demais propostas no mesmo ponto da ordem de trabalhos, sem outras especificações.

- a indicação precisa e incondicional do sentido de voto para cada proposta, bem como se o mesmo se mantém caso a proposta venha a ser alterada pelo seu proponente, podendo o accionista condicionar o sentido de voto para certa proposta à aprovação ou rejeição de outra, no âmbito do mesmo ponto da ordem de trabalhos.

d) Entender-se-á que os accionistas que enviem declarações de voto por correspondência se abstêm na votação das propostas que não sejam objecto dessas declarações.

CAPITULO III – REGRAS SOCIETÁRIAS

3. Tem esta sociedade conhecimento de um acordo parassocial instituído ao abrigo do contrato de distribuição com a Toyota Motor Corporation, o qual garante a esta última que a Fogeca-Gestão e Controle SGPS (Holding familiar de Salvador Caetano) manterá uma detenção mínima do capital social desta sociedade de cerca de 60%, enquanto o contrato de distribuidor nacional Toyota vigorar.

(5)

CAPITULO IV – ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO

1. O Conselho de Administração é composto por 7 membros sendo 5 executivos e 2 não executivos, estes últimos não residentes.

Não existem membros independentes no orgão de administração sendo que todos os seus elementos se encontram nomeados pelos dois maiores accionistas da Empresa a saber:

- Fogeca – Gestão e Controlo, SGPS - Toyota Motor Corporation

Apresenta-se seguidamente um quadro demonstrativo das funções exercidas pelos membros do Orgão de Administração em outras sociedades do Grupo Salvador Caetano:

(6)

NOME SOCIEDADE FUNÇÃO

Salvador Fernandes Caetano

Presidente do Conselho de Adm. S. C. IMVT, S.A.

CAETANO, SGPS, S.A.

FOGECA – Gestão e Controle, SGPS, S.A. FOGECA MULTIAUTO, SGPS, S.A.

FOGECA.COM, SGPS, S.A.

BAVIERA – Comércio de Automóveis, S.A. SALV. CAETANO – Aluguer de Autom., S.A SALTANO – Invest. e Gestão, SGPS, S.A. FUNDAÇÃO SALVADOR CAETANO

CAETANOBUS – Fabricação. de Carroçarias, S.A. COCIGA – Construções Civis de Gaia, S.A. LINCE – Cons. e Limpezas Técnicas Mecaniz, S.A. LUSILECTRA – Veículos. e Equipamentos, S.A. PORTIANGA – Com. Int. e Participações, S.A.

RIGOR – Consultoria e Gestão, S.A. CORAL – Correctores de Seguros, S.A. SIMOGA – Soc. Imobiliária de Gaia, S.A. TOVICAR – Sociedade de Com. de Automóveis, S.A.

POAL – Pavimentações e Obras Acessórias, S.A.

TURISPAIVA – Soc. Turística Paivense, S.A GILLCAR NORTE– Com. Ind. Maq. e Tintas, S.A.

I.P.E. – Industria produtora de espumas, S.A. SALTRIANA – Sociedade Agrícola de Triana, Lda. MAQTIN – Com. e Ind. de Maq. Fer. e Tintas, Lda.

Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm.

Presidente do Cons. Adm.. Presidente do Cons. Adm.

Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm. Presidente da Mesa A. G Gerente

Gerente

Engº José Reis da Silva Ramos

Vice-Presidente do Cons. Adm. S. C. IMVT, S.A.

SALV. CAETANO - Comércio de Automóveis, S.A. CHOICE CAR – COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, S.A. CHOICE CAR - SGPS, S.A.

CARPLUS – Comércio de Automóveis, S.A. FINLOG - Aluguer e Comércio de Automóveis, S.A. I.P.E. – Industria produtora de espumas, S.A. Soc. Imobiliária Quinta da Fundega, S.A. SPEL - Serviços Auto, S.A.

SPRAMO - Publicidade & Imagem, S.A.

COVIM - Soc. Agrícola, Silvícola e Imobiliária, S.A. SALTANO – Invest. e Gestão, SGPS, S.A. SALV. CAETANO – Aluguer de Autom., S.A CORAL – Correctores de Seguros, S.A. FUNDAÇÃO SALVADOR CAETANO LUSILECTRA – Veículos. e Equipamentos, S.A. ATLÂNTICA – Comp. Portuguesa de Pesca, S.A. PORTIANGA - Com. Int. e Participações, S.A. RARCON - Arquitectura e Consultadoria, S.A CAETANOBUS – Fabricação. de Carroçarias, S.A. CRUSTACIL – Comércio de Marisco, Lda. GUÉRIN – RENT – A – CAR (DOIS), LDA. CAETANO, SGPS, S.A.

FOGECA – Gestão e Controle, SGPS, S.A. FOGECA MULTIAUTO, SGPS, S.A.

FOGECA.COM, SGPS, S.A. RIGOR – Consultoria e Gestão, S.A. COCIGA - Construções Civis de Gaia, S.A. NOVEF – SGPS, S.A.

Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Vice-Presid. do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm Adm. Suplente Gerente Gerente Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Vice-Pres. da Mesa A.G Vice-Pres. da Mesa A.G

Dr.ª Maria Angelina Martins Caetano Ramos

Vogal do Conselho de Adm. S. C. IMVT, S.A.

ATLÂNTICA – Comp. Portuguesa de Pesca, S.A. COVIM - Soc. Agrícola, Silvícola e Imobiliária, S.A. NOVEF – SGPS, S.A.

FOGECA – Gestão e Controle, SGPS, S.A. FOGECA.COM, SGPS, S.A.

SALV. CAETANO - Comércio de Automóveis, S.A. CAETANO, SGPS, S.A.

FOGECA MULTIAUTO, SGPS, S.A. SALTANO – Invest. e Gestão, SGPS, S.A. LINCE – Cons. e Limpezas Técnicas Mecaniz, S.A. PORTIANGA – Com. Int. e Participações, S.A. COCIGA – Construções Civis de Gaia, S.A. SIMOGA – Soc. Imobiliária de Gaia, S.A. RARCON - Arquitectura e Consultadoria, S.A SPRAMO - Publicidade & Imagem, S.A.

SALTRIANA – Sociedade Agrícola de Triana, Lda. CRUSTACIL – Comércio de Marisco, Lda. Soc. Imob. Quinta da Fundega, S.A. CORAL – Correctores de Seguros, S.A. SALV. CAETANO – Aluguer de Autom., S.A

Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Presidente do Cons. Adm. Vice-Presid. do Cons. Adm. Vice-Presid. do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Gerente

Gerente

Presidente da Mesa A. G Presidente da Mesa A. G Presidente da Mesa A. G.

(7)

CAETSU PUBLICIDADE, S.A.

TOVICAR – Sociedade de Com. de Automóveis, S.A.

Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G.

Engº Salvador Acácio Martins Caetano

Vogal do Conselho de Adm. S. C. IMVT, S.A.

CAETANO, SGPS, S.A.

FOGECA – Gestão e Controle, SGPS, S.A FOGECA.COM, SGPS, S.A.

FOGECA MULTIAUTO, SGPS, S.A. BAVIERA – Comércio de Automóveis, S.A. PORTIANGA – Com. Int. e Participações, S.A. TOVICAR – Sociedade de Com. de Automóveis, S.A. Amorim Brito & Sardinha, Lda.

SALTRIANA – Sociedade Agrícola de Triana, Lda. LINCE – Cons. e Limpezas Técnicas Mecaniz, S.A. SIMOGA – Soc. Imobiliária de Gaia, S.A. LUSILECTRA – Veículos. e Equipamentos, S.A. SPEL - Serviço Auto, S.A

CHOICE CAR – COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, S.A. CHOICE CAR - SGPS, S.A.

FINLOG - Aluguer e Comércio de Automóveis, S.A. CARPLUS – Comércio de Automóveis, S.A. COCIGA – Construções Civis de Gaia, S.A. SALV. CAETANO - Aluguer de Automóveis, S.A.

Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm Vogal do Cons. Adm Gerente Gerente Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Presidente da Mesa A. G. Vice-Presidente Mesa A. G.

Dr.ª Ana Maria Martins Caetano Vogal do Conselho de Adm. S. C. IMVT, S.A.

CAETANO, SGPS, S.A.

SALV. CAETANO - Comércio de Automóveis, S.A FOGECA – Gestão e Controle, SGPS, S.A. FOGECA.COM, SGPS, S.A.

FOGECA MULTIAUTO, SGPS, S.A. BAVIERA – Comércio de Automóveis, S.A. SALTRIANA – Sociedade Agrícola de Triana, Lda. SALTANO – Invest. e Gestão, SGPS, S.A. SIMOGA – Soc. Imobiliária de Gaia, S.A.

Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Vogal do Cons. Adm. Gerente

Presidente da Mesa A. G. Vice-Pres. da Mesa A. G.

2. Conforme é possível constatar no organigrama apresentado no Ponto 1 do Capitulo I a Empresa dispõe de um Conselho Executivo o qual integra para além de todos os membros executivos da Administração, os diversos responsáveis pelas áreas operacionais da Empresa.

3. O Orgão de Administração durante o exercício em causa reuniu formalmente por 9 vezes sendo que, pelo facto de todos os seus membros executivos integrarem o próprio Conselho Executivo as decisões tomadas neste último já apresentam um carácter consensual não sendo na maioria das vezes necessário protocolarizar essas mesmas decisões.

5. Todos os titulares do Orgão de Administração estão dependentes dos resultados da sociedade na parte variável da sua remuneração anual, no que usualmente se designa como “Gratificação de Balanço”.

(8)

6. A remuneração auferida no exercício de 2002 pelo conjunto dos membros do Orgão de Administração foi a seguinte:

Euros

Parte Parte

Remunerações Fixa Variável Total

Administradores Executivos 375.001 132.240 507.241

Administradores Não Executivos 0 17.760 17.760

Referências

Documentos relacionados

[r]

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

Como parte integrante dos procedimentos para a contratação de obras e serviços, bem como compra, alienação e locação de bens moveis e imóveis, têm sido publicados Termos

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Foi determinado o teor de micronutrientes na casca (polpa) e no grão de café "cereja" das variedades "Caturra Amarelo", "Bourbon Amarelo" e

A sétima e oitava questões tratam dos recursos utilizados e a frequências com estes são utilizados pelos professores nas aulas, os resultados demonstram que 57% dos

Estudos mais re- centes que avaliaram o efeito do laser Nd:YAG em cemento, concluíram que a irradiação pode ser útil na prevenção de cáries radiculares e abrasão cervical, uma