• Nenhum resultado encontrado

Aula Inaugural. Curso: Língua Portuguesa para o concurso do Instituto nacional do Seguro Social. Cargo: Técnico do Seguro Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula Inaugural. Curso: Língua Portuguesa para o concurso do Instituto nacional do Seguro Social. Cargo: Técnico do Seguro Social"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998,

Curso:

Língua Portuguesa para o concurso do Instituto nacional do Seguro Social

Cargo:

Técnico do Seguro Social Professora:

Tatiana Rodrigues

Aula Inaugural

(2)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO ... 2

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 2

3. ACENTUAÇÃO: REGRAS GERAIS ... 3

4. REGRAS ESPECÍFICAS ... 8

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 12

6. RESUMO DE AULA ... 13

7. QUESTÕES DE CONCURSOS ... 14

(3)

1. APRESENTAÇÃO Olá, candidato!

Eu sou Tatiana Rodrigues, professora de Língua Portuguesa, especialista em preparação para concursos públicos. Ministro aulas preparatórias em diversos cursos no Rio de Janeiro e agora integro a equipe do Concurseiro 24h, a fim de oferecer a você, candidato, uma ferramenta essencial à sua aprovação: um bom material - completo e com gabaritos confiáveis.

Sabemos que o conteúdo programático da minha matéria é sempre muito extenso, envolvendo, direta ou indiretamente, todo o conteúdo gramatical, sintático e semântico oferecido em gramáticas, que, nem sempre, têm uma linguagem de fácil entendimento, que o ajude a tornar seu estudo mais prático e objetivo.

Tenho plena ideia de que sua finalidade, neste momento, é alcançar a classificação no concurso, e não se tornar mestre em Língua Portuguesa. Com isso, tenha certeza de que encontrará em meu material um conteúdo que será o mais prático e claro possível, elucidando os enunciados de prova, ensinando-o a gabaritar questões.

Ofereço a você um material de Língua Portuguesa que tem como fim facilitar seu aprendizado, e não dificultar com teorias técnicas e prolixas.

Saiba, desde já, que a Língua Portuguesa não é difícil. Apenas é repleta de detalhes que devem ser repetidos e revisados constantemente. Sem sua repetição e revisão, a tendência é haver o esquecimento de conteúdos essenciais à sua aprovação. Para que isso não ocorra, sugiro que estude sempre desta forma: avançando e revisando. Não se esqueça de que, na sua prova, você deve se lembrar do primeiro tópico que estudou com a mesma clareza do último – e que ambos contam a mesma quantidade de pontos.

Boa sorte!

Tatiana Rodrigues Aguiar

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Olá! Nesta aula, estudaremos o conteúdo de acentuação gráfica. Saiba que, neste momento, devemos estudar tanto a Velha quanto a Nova Ortografia, já que há enunciados de prova falando sobre a transição das reformas (“Marque a alternativa em que todas as palavras perderam o acento após a Nova Reforma”, ou: “Pode-se afirmar que todas as palavras seguintes permanecem acentuadas após o Novo Acordo Ortográfico”).

E se a prova objetiva colocar uma alternativa correta de acordo com a Velha Reforma e, em outra alternativa, uma resposta correta de acordo com a Nova Reforma? Nesse caso, você deve proceder da seguinte forma: sempre optar pela resposta com a NOVA REFORMA, que é a nossa ortografia oficial. Marque a Velha Reforma APENAS se não houver opção de acordo com a Nova.

(4)

De qualquer forma, deve-se saber que, com o Novo Acordo, nenhuma regra de acentuação simplesmente deixou de existir. Ele apenas retirou DETALHES de regras específicas, que ainda estão valendo.

Você verá, inclusive, que os acentos foram retirados apenas de palavras paroxítonas.

Como é necessário que separemos as sílabas da palavra para reconhecimento de sua tonicidade, sugiro que, antes da leitura desta aula, você revise a matéria de fonética e separação silábica.

Não se esqueçam de que a Nova Reforma está em vigor desde 2009. As bancas costumam cobrar esse conteúdo em todas as suas provas, mesmo que seja apenas em uma alternativa, mas, para eliminá-la, ou marcá-la como resposta correta, devem-se saber as regras de acentuação. Nas considerações finais, dou exemplos de enunciados. Os gabaritos comentados também elucidam como se deve raciocinar para que se tenha o raciocínio correto.

Bom estudo!

Tatiana Rodrigues Aguiar

prof.tatianarodrigues@gmail.com www.facebook.com.br/portuguesdefinitivo

3. ACENTUAÇÃO: REGRAS GERAIS

Deve-se saber que as regras gerais não foram modificadas com a Nova Reforma.

3.1. REGRA DAS PROPAROXÍTONAS (Tonicidade na antepenúltima sílaba)

Todas as proparoxítonas são acentuadas!

O que são palavras proparoxítonas? São aquelas em que a sílaba tônica é a antepenúltima.

Saiba que, na Língua Portuguesa, só existem três sílabas tônicas: a última, a penúltima e a antepenúltima, independentemente de quantas sílabas existam na palavra. Nós as contamos sempre de trás para frente.

Para reconhecer qual sílaba da palavra é a tônica, faça o seguinte: parta do princípio de que só poderia haver tonicidade nas três últimas e force-as, uma a uma, na fala, como se as estivesse acentuando. Veja qual seria a que falamos: ARVORÊ? Não; ARVORÉ? Não; ARVÓRE? Não; ARVÔRE? Não; então, só podemos pronunciar ÁRVORE. Reconhecemos, portanto, que, na palavra ÁRVORE, a sílaba tônica é a antepenúltima. Logo, a palavra ÁRVORE é uma proparoxítona e, portanto, deve ser acentuada.

Também são proparoxítonas e devem, pois, ser acentuadas, as seguintes palavras: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO, A-NÔ-MA-LO, MA-TE-MÁ-TI-CA, LÂM-PA-DA, O-XÍ-MO-RO.

(5)

Dica: não faça nenhuma questão envolvendo acentuação, sem, primeiro, separar as sílabas da palavra. Isso fará com que erre menos e reconheça com mais facilidade a tonicidade da palavra e, consequentemente, sua regra. Não se esqueça de que não existe sílaba sem vogal!

3.2. REGRA DOS MONOSSÍLABOS TÔNICOS (Palavras com apenas uma sílaba)

Os monossílabos tônicos são acentuados quando terminam em: A, E, O e seus plurais AS, ES, OS.

Por isso acentuamos: PÁ, PÉ, PÓ, NÓ, NÓS, MÁS (pessoas más – adjetivo), FÉ, LÁ.

Observação: Lembre-se de que preposições e conjunções são termos que só são usados para fazer a ligação entre outros termos; eles são, portanto, secundários. Então, serão sempre considerados átonos, ou seja, mais fracos e, por isso, não se acentuam. Acentuamos o adjetivo “más”, com exemplo citado acima, mas não acentuamos a conjunção “mas” de Ele tenta, mas não consegue abrir a porta. Da mesma forma, não acentuamos a preposição “de”, como no exemplo Ele precisa de você, mas acentuamos o verbo “dar”, no presente do subjuntivo, Espero que ele lhe dê atenção.

Observação 2: Quando a questão pedir para marcar uma alternativa em que as palavras são acentuadas por serem monossílabos, você só deve marcar aquela alternativa que todos os monossílabos tenham a terminação A(s), E(s), O(s). Portanto, o monossílabo CÉU não é acentuado por ser um monossílabo. É acentuado por uma regra de exceção que veremos mais à frente.

Observe:

Pode-se afirmar que todas as palavras seguintes são acentuadas por serem monossílabos: pá, fé, céu, nós, rói. (CERTO) (ERRADO)

Cuidado: Não se esqueça de que monossílabo tem apenas uma sílaba! NÃO marque em prova que a palavra “PÁ” é acentuada pelo mesmo motivo de “AMAPÁ”, que tem mais de uma sílaba.

3.3. REGRA DAS OXÍTONAS

(Tonicidade na última sílaba)

São acentuadas as oxítonas que terminam em: A, E, O, EM e seus plurais AS, ES, OS, ENS.

Por esse motivo, acentuamos as palavras: A-MA-PÁ, SO-FÁ, CA-FÉ, VO-CÊS, PA-LE-TÓ, CI-PÓ, VO-VÔ, NIN-GUÉM, TAM-BÉM, PA-RA-BÉNS.

Observação: como, por definição, uma palavra oxítona tem a tonicidade na última sílaba, pode-se afirmar que, para que a palavra seja oxítona, é necessário que haja, no mínimo, duas sílabas.

Observação 2: como não são acentuadas as oxítonas terminadas em “i” e em “u”, não acentuamos as oxítonas TU-PI, A-LI, TA-TU, I-GUA-ÇU. As oxítonas AÇAÍ e BAÚ são acentuadas, portanto, por uma regra de exceção que veremos mais à frente. Em uma questão nunca marque que “açaí” é acentuada por ser

(6)

oxítona. Só são acentuadas por serem oxítonas aquelas que se encontram na regra das oxítonas, ou seja: as terminadas em A(s), E(s), O(s), Em, Ens.

Observe as afirmações abaixo:

1. São acentuadas por serem oxítonas todas as palavras seguintes: sofá, alguém, jiló, tatuí e você. (CERTO) (ERRADO)

2. São acentuadas por serem oxítonas todas as palavras seguintes: acolá, picolé, vovô e jacaré. (CERTO) (ERRADO)

3.4. REGRA DAS PAROXÍTONAS (Tonicidade na penúltima sílaba)

São acentuadas as paroxítonas terminadas em: R, N, X, L, I(s), U(s), ÃO (s), PS, Ã(s), UM, UNS, DITONGO ABERTO.

Por esse motivo, são acentuadas as palavras: TÓ-RAX, HÍ-FEN, CA-RÁ-TER, IM-POS-SÍ-VEL, TÁ-XI, LÁ-PIS, VÊ-NUS, ÓR-GÃO, Í-MÃ, BÍ-CEPS, ÁL-BUM, FÓ-RUNS, HIS-TÓ-RIA, CÁ-RIE.

Cuidado: a palavra “cateter” é oxítona e não deve ser acentuada. A pronúncia correta é CATETER, com a tonicidade na última sílaba. Como há um hábito de se pronunciar de forma incorreta essa palavra, nós a vemos repetidas vezes em provas de concurso, sobretudo para cargos na área da saúde, ambiente em que a palavra é mais usada.

Cuidado 2: a palavra “hífen” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em N. Já o seu plural, “hifens”, não é acentuado. Observe que as palavras paroxítonas terminadas em “EM” (olhem, estudem, escrevem) e as terminadas em “ENS” (viagens, pajens, hifens) não são acentuadas. É muito comum vermos, em questões de prova, a palavra hífen na mesma questão da palavra hifens, ambas aparecendo com acento, para confundir o candidato.

Observação: não acentuamos as paroxítonas terminadas em A(s), E(s), O(s), Em, Ens. Podemos afirmar, portanto, que a regra de acentuação de paroxítonas é o inverso da regra de acentuação das oxítonas. Onde em uma há acento, na outra, não haverá.

Observe:

O padre disse amém.

(Oxítonas terminadas em “EM” sempre são acentuadas)

Espero que Sondiney e Sandieli se amem para sempre. (Paroxítonas terminadas em “EM” não são acentuadas)

Iremos até a praia.

(Oxítonas terminadas em “E” são acentuadas)

Mesmo que eu ate os nós, eles continuam frouxos.

(ate: presente do subjuntivo do verbo “atar”. Paroxítonas terminadas em “E”

não são acentuadas) Gervásio faz aula de judô.

(Oxítonas terminadas em “O” são acentuadas)

Gervásio está ao meu lado.

(Paroxítonas terminadas em “O” não são acentuadas)

(7)

(Oxítonas terminadas em “I” não são acentuadas)

Sâmela saiu de táxi.

(Paroxítonas terminadas em “I” são acentuadas)

Observação: Como não são acentuadas as paroxítonas terminadas em “a” (mapa, caneta, cada, lata), as palavras paroxítonas SA-Í-DA e FA-ÍS-CA não são acentuadas por serem paroxítonas. São acentuadas por regra de exceção, que será vista mais à frente. O mesmo ocorre com as paroxítonas terminadas em “e”, que também não são acentuadas (mate, late, fraude, face), portanto palavras paroxítonas como SA-Ú-DE e BA-LA-ÚS-TRE são acentuadas também por regra de exceção.

Observe:

Pode-se afirmar que todas as palavras seguintes são acentuadas por serem paroxítonas: ônix, fêmur, indelével, fórceps, saída.

(CERTO) (ERRADO)

Observação: Quando as palavras terminam em AM e são paroxítonas, também não são acentuadas: cantaram, estudaram, cantam.

Dica: Algumas pessoas confundem a terminação “am” com a terminação “ão”. No entanto, não há de se fazer confusão, pois, se a palavra é paroxítona, terminará em “am”: olharam, andaram, matam; já, se a palavra for oxítona, terminará com “ão”: olharão, andarão, irmão,

violão.

Dica 2: Há quem confunda quando a palavra termina em “e” ou em “i”. Palavras não acentuadas, quando terminam em “e”, são paroxítonas (mesmo que se pronuncie com “i”): mate, face, curte; já palavras não acentuadas, quando terminam em “i”, são oxítonas: tupi, guarani, curti. Dica 3: Há quem confunda quando a palavra termina em “o” ou em “u”. Palavras não acentuadas, quando terminam em “o”, são paroxítonas (mesmo que se pronuncie com “u”): trato, rato, fato; já palavras não acentuadas, quando terminam em “u”, são oxítonas: tatu, Iguaçu.

3.4.1. REGRA DAS PROPAROXÍTONAS ACIDENTAIS

(Ou PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO ABERTO)

Para efeito de concurso público, quando a palavra terminar com duas vogais (seguidas ou não de “s”), mas a tonicidade estiver em uma vogal anterior a essas duas, deve-se acentuar essa anterior e, na separação silábica, as vogais ficarão juntas, na mesma sílaba. Portanto, não se trata de duas vogais, mas sim de uma vogal e uma semivogal (visto que, em Língua Portuguesa, é obrigatório que haja uma vogal por sílaba. Mas APENAS uma. Se houver duas vogais na mesma sílaba, trata-se, na verdade, de uma vogal e de uma semivogal).

(8)

A palavra HISTÓRIA termina com duas vogais, mas a vogal tônica é uma anterior a essas duas. Então, acentuamos essa anterior e, na separação silábica, as vogais finais ficarão juntas: HIS-TÓ-RIA. Portanto, no fim da palavra, não há duas vogais, mas uma vogal e uma semivogal, o que caracteriza um encontro vocálico chamado DITONGO (dois sons vocálicos na mesma sílaba).

O mesmo ocorre se a palavra terminar com duas vogais seguidas de “s” e a tonicidade estiver numa vogal anterior a essas duas, como acontece na palavra VÁRIOS (novamente: duas vogais no fim, seguidas de “s”, mas a tonicidade está numa vogal anterior a essas duas; devemos acentuar essa anterior e, na separação silábica, as vogais finais ficarão juntas. Por isso, são, na verdade, uma vogal e uma semivogal, pois se encontram na mesma sílaba): VÁ-RIOS. Outras palavras em que ocorre o mesmo: ME-MÓ-RIA, CÁ-RIE, VA-RI-Á-VEIS, PÁ-TIO, HO-MI-CÍ-DIO, PA-CI-ÊN-CIA.

Dizemos que essas palavras são PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO ABERTO ou PROPAROXÍTONAS ACIDENTAIS (OU EVENTUAIS), como vem escrito na norma ortográfica. Essa segunda denominação não deve ser confundida com a de palavras proparoxítonas. É apenas um título para a regra de acentuação, considerando “acidente” transformar essas palavras em proparoxítonas.

Pode-se afirmar, portanto, que PROPAROXÍTONAS ACIDENTAIS é uma regra de acentuação de palavras PAROXÍTONAS.

TODAS AS PROPAROXÍTONAS ACIDENTAIS SÃO PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO!

Veja a diferença de separação silábica de SECRETÁRIA PARA SECRETARIA: SE-CRE-TÁ-RIA (Proparoxítona acidental, ou paroxítona terminada em ditongo) SE-CRE-TA-RI-A

Se as duas nomenclaturas aparecerem em prova, deve-se dar preferência para proparoxítona acidental, pois é a regra expressa em lei.

Observe:

1. Marque a alternativa em que aparece expressa a regra de acentuação da palavra “história”.

a) proparoxítona acidental

b) paroxítona terminada em ditongo

c) todas as proparoxítonas são acentuadas d) paroxítona terminada em “a”

e) oxítona terminada em “a”

No entanto, se não houvesse a alternativa “a”, dever-se-ia marcar “b”: a) segunda vogal de hiato

b) paroxítona terminada em ditongo c) todas as proparoxítonas são acentuadas d) paroxítona terminada em “a”

e) oxítona terminada em “a”

Numa questão de CERTO ou ERRADO, no entanto, dê certo para qualquer uma das duas que se afirmar.

(9)

2. Marque a alternativa em que a palavra seja acentuada pelo mesmo motivo de “história”. a) matemática b) número c) vários d) efêmero e) périplo 4. REGRAS ESPECÍFICAS

4.1. SEGUNDA VOGAL DE HIATO

“I” ou “U”, sozinhos em sílaba tônica, ou seguidos de “s”, formando HIATO com vogal da sílaba anterior, são acentuados.

SA-Í-DA, A-ÇA-Í, BA-ÚS, SA-Ú-DE, TA-TU-Í, FA-ÍS-CA, BA-LA-ÚS-TRE

Veja que não importa se a palavra é oxítona ou paroxítona. A regra não define a sílaba tônica. Por esse motivo, SAÍDA e BAÚ são acentuadas pelo mesmo motivo, embora uma seja paroxítona, e a outra, oxítona.

Exceção: não se acentuam as que se seguem de “NH”: BA-I-NHA, RA-I-NHA.

Lembremos que não acentuamos oxítonas terminadas em “i” ou em “u”. A única possibilidade, portanto, de acentuarmos oxítonas terminadas nessas letras é estarmos diante desta regra específica. Para isso, é necessário que esse “i” e esse “u” formem HIATO com vogal anterior. Logo, nunca acentuaremos oxítonas terminadas em “i” ou em “u”, quando essas estiverem antecedidas de consoantes. Por isso, não acentuamos: TU-PI, I-GUA-ÇU, GUA-RA-NI, BAN-GU, mas acentuamos as antecedidas de vogais, pois formam hiato: BÚ, A-ÇA-Í, I-TA-Ú.

Observação: a palavra JU-IZ não é acentuada, já que aparece seguida de “Z”. Só seria acentuada se fosse seguida de “s”. No entanto, seu plural JU-Í-ZES é acentuado, já que a vogal “i” se encontra sozinha em sílaba tônica, formando hiato com vogal da sílaba anterior. O mesmo ocorre com RA-IZ e RA-Í-ZES. Observação: lembramos que hiato é o encontro de duas vogais, localizadas na palavra uma ao lado da outra, mas que ficam em sílabas diferentes, quando ocorre a separação silábica.

4.1.1. O QUE MUDA COM A NOVA REFORMA

Não existem mais os acentos do “i” e do “u” quando segunda vogal de hiato, em palavras paroxítonas e antecedidos de ditongo. Nos demais casos, o acento foi mantido.

Ou seja, acentuam-se as vogais “i” e “u”, quando estiverem sozinhas na sílaba tônica, ou seguidas de “s”, formando hiato com vogal da sílaba anterior, como em saúde e saída, exceto se a palavra for paroxítona e, na sílaba anterior, houver um ditongo, como em FEI-Ú-RA, que agora se escreve FEI-U-RA.

(10)

ANTES DEPOIS feiúra, baiúca, boiúna feiura, baiuca, boiuna Piauí (oxítona), açaí

(oxítona), baú (oxítona) Grajaú, país

Piauí, açaí, baú, Grajaú, país

saúde, saída saúde, saída (não há

ditongo antecedendo a sílaba tônica, portanto, o acento foi mantido)

4.2. REGRA DOS DITONGOS ABERTOS

Os ditongos abertos “ÉI”, “ÓI” e “ÉU” são acentuados em qualquer posição. AS-SEM-BLÉI-A, JÓI-A, A-NÉIS, AN-ZÓIS, HE-RÓI, HE-RÓI-CO, RÓI, CÉU, CHA-PÉU, I-DÉI-A

Veja que essa sempre foi uma regra de acentuação extremamente fácil, pois não importa se a palavra tem apenas uma sílaba, ou se é paroxítona ou oxítona. O acento se deve à simples presença dos ditongos. No entanto, a Nova reforma modificou um detalhe.

4.2.1. O QUE MUDA COM A NOVA REFORMA

Deixam de ser acentuados os ditongos abertos oi (ói) e ei (éi), seguidos ou não de “s”, em palavras paroxítonas.

No entanto, o acento se mantém, caso a regra geral de acentuação de paroxítonas o obrigue (Méier, constróier – acentuadas por serem paroxítonas terminadas em “R”)

ANTES DEPOIS

idéia, assembléia, estréia,

geléia, platéia ideia, assembleia, estreia, geleia, plateia heróico, jóia, bóia heroico, joia, boia

herói (oxítona), chapéu (o ditongo “éu” não foi

modificado), anzóis (oxítona), anéis

herói, chapéu, anzóis, anéis

céu, véu, rói, mói

(monossílabo) céu, véu, rói, mói Méier, constróier, destróier

(paroxítonas terminadas em “r”)

Méier, constróier, destróier

4.3. REGRA DOS ACENTOS DIFERENCIAIS

Qualquer acento diferencial existe para diferenciar uma palavra de sua homônima (uma outra palavra que seja igual a ela no som ou na grafia). Logo, as palavras acentuadas por essa regra não são acentuadas por serem oxítonas, ou paroxítonas, mas simplesmente para fazer distinção de uma outra palavra. 4.3.1 ACENTO DIFERENCIAL DE TIMBRE

(11)

Sempre que se fala em timbre, deve-se vislumbrar uma diferença de som (ô, ó). Na Velha Reforma, existia apenas uma única palavra acentuada para diferenciar o timbre: PÔDE (pretérito perfeito) para diferenciar de PODE (presente do indicativo).

Veja a aplicação:

Por que você não pôde lavar a louça ontem? Você pode lavar a louça para mim agora?

4.3.1.1. O QUE MUDA COM O A NOVA REFORMA

A Nova reforma manteve o acento diferencial de timbre na palavra PÔDE. Além disso, acrescentou o acento diferencial de timbre na palavra FÔRMA (molde) para diferenciar da palavra FORMA (formato). No entanto, esse acento é FACULTATIVO.

Deve-se entender que, para a matéria de Língua Portuguesa, ser facultativo não significa que “tanto faz” usar uma forma ou outra. Significa “depende do contexto”. Sempre que se conhecer qualquer situação facultativa na Língua, a primeira pergunta a ser feita deve ser: “E quando eu posso usar isso?”, pois há regras que determinam quando se pode fazer o uso e quando não se pode. No caso do acento diferencial de timbre facultativo na palavra FÔRMA, deve ser utilizado apenas quando houver ambiguidade.

Não gosto da forma dessa fôrma.

(Observe que, se o acento não fosse colocado, haveria confusão para o leitor, pois poderia haver as duas possibilidades de pronúncia nas duas palavras)

Já em A forma de alumínio está amassada, não haveria a possibilidade de ler algo diferente de “fôrma” e, portanto, o acento se faz desnecessário.

4.3.2 ACENTO DIFERENCIAL DE TONICIDADE

Para diferenciar uma forma tônica de uma átona (geralmente palavras homônimas às átonas preposições). A diferença essencial do acento diferencial de tonicidade para o de timbre é que, no de timbre, ocorre uma mudança de som, o que não acontece no diferencial de tonicidade.

Você verá que a maioria das palavras são arcaicas, ou seja, caíram em desuso há muito tempo. Algumas, inclusive, se perderam com o tempo, sendo difícil até mesmo encontrar exemplos de seus usos. Mas o que importa não é você se prender a como eram usadas, mas sim às suas homônimas acentuadas.

PÁRA (verbo) ≠ PARA (preposição), PÊRA (substantivo) ≠ PERA (verbo arcaico “perar”), CÔA (verbo “coar”)≠ COA (preposição arcaica), PÓLO (substantivo) ≠ POLO (preposição arcaica), PÊLO (substantivo) ≠ PELO (verbo pelar), PÔR (verbo) ≠ POR (preposição).

4.3.2.1. O QUE MUDA COM A NOVA REFORMA

Todos os acentos diferenciais de tonicidade deixaram de existir com a Nova Reforma, com exceção do acento no verbo PÔR, que permanece para diferenciar da preposição POR.

Veja a aplicação:

Vou pôr o livro na estante. Faça isso por mim.

(12)

Observe que, quando se trata do verbo, pode-se substituir pelos sinônimos “colocar” ou “botar”.

Observação: O verbo PÔR é acentuado para diferenciar de uma palavra

homônima e, portanto, seus derivados (COMPOR, REPOR, INTERPOR, DISPOR, APOR, SOBREPOR) não são acentuados, pois a regra é específica e cabe apenas à palavra “pôr”.

4.3.3 ACENTO DIFERENCIAL DE NÚMERO

Essa regra existe apenas para acentuar os verbos TER e VIR, além de seus derivados (CONTER, MANTER, ABSTER, ATER, DETER, ENTRETER; CONVIR, SOBREVIR, INTERVIR, PROVIR, ADVIR...), no presente do indicativo.

Deve-se entender como “número”: singular e plural.

Acentuamos o número plural “Eles TÊM”, para diferenciar do número singular “Ele TEM”. O mesmo ocorre com “Eles VÊM”, para diferenciar de “Ele VEM”. Cuidado! As formas singulares dos verbos VIR e TER não são acentuadas, já que monossílabos tônicos terminados em “EM” não são acentuados. Só os terminados em A(s), E(s) e O(s). Entretanto, seus derivados devem ter acento na forma singular, já que possuem mais de uma sílaba e são, portanto, palavras oxítonas. Lembrando que todas as oxítonas terminadas em “EM” são acentuadas (ninguém, além, amém, recém, vintém), todas com acento agudo. Logo, Ele ENTRETÉM (oxítona terminada em “EM”), mas Eles ENTRETÊM (acento diferencial de número). Assim como Ele INTERVÉM, mas Eles INTERVÊM.

Observação: Esse acento se manteve com a Nova Reforma. 4.4. “EE” e “OO”

Em quais verbos dobramos as vogais “e” e “o”? Macete:

CREDELEVÊ

CRE = CREEM

(“Crer” - presente do indicativo)

DE= DEEM

(“Dar” – presente do subjuntivo)

LE = LEEM

(“Ler” – presente do indicativo)

VE = VEEM

(“Ver” – presente do indicativo)

Na Velha Reforma, acentuávamos esses verbos (e seus derivados) no primeiro “e”:

Eles crêem em Deus.

Jocisney e Gerwásio não vêem nem prevêem nada.

Ainda que os filhos lhe dêem atenção, Josclécia se sente só. O mesmo ocorria com a vogal “o” dobrada, em paroxítonas: O meu vôo atrasou.

Ela está com muito enjôo.

(13)

Caíram os acentos das vogais “e” e “o” dobradas, quando PAROXÍTONAS. Logo, continuamos dobrando a vogal “e” nos verbos crer, dar, ler e ver. Assim como continuamos dobrando a vogal “o” em voo e em enjoo. Apenas não há mais o acento.

Devemos, então, escrever: Eles creem em Deus.

Jocisney e Gerwásio não veem nem preveem nada.

Ainda que os filhos lhe deem atenção, Josclécia se sente só. O meu voo atrasou.

Ela está com muito enjoo.

Cuidado! O acento só caiu em palavras PAROXÍTONAS. Logo, as palavras

ALCOÓLICO e ALCOÔMETRO continuam sendo acentuadas, pois são palavras

PROPAROXÍTONAS (lembrando que todas as proparoxítonas são

acentuadas).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabe-se que a acentuação sempre está presente nas provas de concursos, com enunciados diferentes, em todas as bancas.

Exemplos de enunciados recorrentes em provas:

1. Marque a alternativa em que a palavra é acentuada pela mesma regra da palavra a seguir.

(Neste caso, você deve saber exatamente qual é a regra de acentuação) 2. Marque a alternativa em que há o motivo da acentuação da palavra a seguir. (Neste caso, aparecerá nas alternativas o nome da regra de acentuação, que você deve saber)

3. Marque a alternativa em que todas as palavras são acentuadas com base na mesma regra de acentuação.

(Haverá várias palavras em cada alternativa. Você deve, novamente, saber a regra)

4. Marque a alternativa em que todas as palavras mantiveram o acento após a Nova Reforma.

(Você deve saber a Nova e a Velha Ortografia para responder)

5. Marque a alternativa em que todas as palavras perderam o acento após a Nova Reforma.

(Você também deve conhecer as duas regras)

6. Marque a alternativa correta de acordo com a Norma Culta da Língua Portuguesa.

(Neste caso, você deve reconhecer qualquer erro gramatical. O erro de uma alternativa pode ser de flexão do verbo; da outra, de crase; da outra, de acento. E você não deve ser esquecer de verificar a acentuação)

7. Pode-se afirmar que todas as palavras seguintes são acentuadas pelo mesmo motivo.

(14)

(Esta questão segue o padrão “certo” e “errado”, da banca CESPE. Você deve marcar se a afirmação está correta, ou não)

6. RESUMO DE AULA Vimos que:

As regras gerais não foram modificadas após a Nova Reforma: São acentuadas todas as proparoxítonas; as oxítonas que terminam em A(s), E(s), O(s), EM, Ens; as paroxítonas que não terminam em A(s), E(s), O(s), Em, Ens, Am; os monossílabos que terminam em A(s), E(s), O(s). • A Nova Reforma só tirou o acento em palavras PAROXÍTONAS,

nas regras de exceção:

“i” e “u”, sozinhos em sílaba tônica, ou seguidos de “s”, formando hiato com vogal da sílaba anterior, são acentuados, exceto em palavras paroxítonas que possuam um ditongo na sílaba anterior à tônica; os ditongos abertos “éi”, “ói” e “éu” são acentuados em qualquer caso, exceto em palavras paroxítonas que terminem em A(s), E(s), O(s), Em, Ens; caiu o acento da vogal “e” e da vogal “o”, em palavras paroxítonas.

Nos acentos diferenciais:

Manteve-se o acento diferencial de timbre em PÔDE e acrescentou-se o acento em FÔRMA, sendo facultativo; caíram todos os acentos diferenciais de tonicidade, exceto no verbo PÔR; manteve-se o acento diferencial de número, nos verbos “ter”, “vir” e seus derivados.

(15)

7. QUESTÕES DE CONCURSOS

1. Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada: a) Todo ensino deveria ser gratuito.

b) Não ves que eu não tenho tempo? c) É difícil lidar com pessoas sem carater. d) Saberias dizer o conteudo da carta?

e) Eles se esqueceram de que isso é impossivel. A

b) Não vês (monossílabo tônico terminado em E) que eu não tenho tempo? c) É difícil lidar com pessoas sem caráter (paroxítona terminada em R). d) Saberias dizer o conteúdo (“u”, como segunda vogal de hiato) da carta? e) Eles se esqueceram de que isso é impossível (paroxítona terminada em L).

2. Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico: a) Troia, item, Venus

b) hifen, estrategia, albuns c) apoio (subst.), reune, faisca d) nivel, orgão, tupi

e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu B

a) Troia, item, Vênus (PAROXÍTONA TERMINADA EM US)

b) hífen (PAROXÍTONA TERMINADA EM N), estratégia (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO / PROPAROXÍTONA ACIDENTAL), álbuns (PAROXÍTONA TERMINADA EM UNS)

c) apoio (subst.), reúne (“U”, COMO SEGUNDA VOGAL DE HIATO), faísca (“I”, SEGUIDO DE “S”, COMO SEGUNDA VOGAL DE HIATO)

d) nível (PAROXÍTONA TERMINADA EM L), órgão (PAROXÍTONA TERMINADA EM ÃO), tupi

e) pôde (pret. perf.) (ACENTO DIFERENCIAL DE TIMBRE), obtê-las (OXÍTONA TERMINADA EM E), tabu

3. "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões". a) 5 acentos

b) 4 acentos c) 3 acentos d) 2 acentos

(16)

e) 1 acento A

"Além (OXÍTONA TERMINADA EM EM) do trem, vocês (OXÍTONA TERMINADA EM ES) têm (ACENTO DIFERENCIAL DE NÚMERO) ônibus (PROPAROXÍTONA), táxis (PAROXÍTONA TERMINADA EM IS) e aviões".

4. Não leva acento: a) atrai-la b) supo-la c) conduzi-la d) vende-la e) revista-la C

a) atrai-la (SE FOR CORRESPONDENTE A “TU ATRAIS ALGUMA COISA”, NÃO HAVERÁ ACENTO; NO ENTANTO, SE FOR CORRESPONDENTE A “ELE QUERIA ATRAIR ALGUMA COISA, HAVERÁ ACENTO, POIS SE MANTÉM A TONICIDADE ORIGINAL, QUE, NO CASO, É NA VOGAL “I”. ATRAÍ-LA: SEGUNDA VOGAL DE HIATO)

b) supo-la (OXÍTONA TERMINADA EM O)

c) conduzi-la (JAMAIS HAVERÁ ACENTO EM OXÍTONA TERMINADA EM I, CASO SEJA PRECEDIDA DE CONSOANTE)

d) vende-la (SE FOR CORRESPONDENTE A “TU VENDES A CASA”, NÃO HAVERÁ ACENTO, POIS SE MANTÉM A TONICIDADE ORIGINAL, QUE, NO CASO, FICA NA PRIMEIRA SÍLABA; NO ENTANTO, SE FOR CORRESPONDENTE A “ELE QUER VENDER A CASA”, HAVERÁ ACENTO, POIS A TONICIDADE ORIGINAL É NA ÚLTIMA SÍLABA. QUANDO SE CORTA O “R”, A TONICIDADE FICA NA VOGAL “E”: VENDÊ-LA. NÃO SE ESQUEÇA QUE, PARA EFEITO DE ACENTUAÇÃO O PRONOME “LA” DEVE SER IGNORADO. LOGO, ACENTUAMOS VENDÊ-LA POR SER UMA OXÍTONA TERMINADA EM E)

e) revista-la (SE FOR CORRESPONDENTE A “TU REVISTAS ALGUMA COISA”, NÃO HAVERÁ ACENTO; SE FOR CORRESPONDENTE A “ELE QUER REVISTAR ALGUMA COISA”, HAVERÁ ACENTO, POR SE TRATAR DE OXÍTONA TERMINADA EM “A”: REVISTÁ-LA. LEIA COMENTÁRIO NA OPÇÃO ACIMA)

5. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis c) você, capilé, Paraná, lápis, régua d) amém, amável, filó, porém, além e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

A

DEVE-SE MARCAR A OPÇÃO EM QUE TODAS AS PALAVRAS SÃO OXÍTONAS E TERMINAM EM A, E, O, EM, AS, ES, OS, ENS

(17)

b) parabéns, vêm (MONOSSSÍLABO – ACENTUADO POR SER DIFERENCIAL DE NÚMERO), hífen, saí (É ACENTUADA PELA SEGUNDA VOGAL DE HIATO), oásis

c) você, capilé, Paraná, lápis (PAROXÍTONA TERMINADA EM “IS), régua (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO / PROPAROXÍTONA ACIDENTAL)

d) amém, amável (PAROXÍTONA TERMINADA EM “L”), filó, porém, além e) caí (SEGUNDA VOGAL DE HIATO), aí (SEGUNDA VOGAL DE HIATO), ímã (PAROXÍTONA TERMINADA EM “Ô), ipê, abricó

6. Assinale a alternativa que completa as frases: I - Cada qual faz como melhor lhe ... .

II - O que ... estes frascos?

III - Nestes momentos os teóricos ... os conceitos. IV - Eles ... a casa do necessário.

a) convém, contêm, reveem, proveem b) convém, contém, revêem, provém c) convém, contém, revêm, provém d) convêm, contém, revêem, provêem e) convêm, contêm, revêem, provêem A

VERBOS: CONVIR, CONTER, REVER E PROVER SÃO CONJUGADOS COMO VIR, TER, VER E VER. Assinale a alternativa que completa as frases:

a) convém (OXÍTONA TERMINADA EM “EM”), contêm (ACENTO DIFERENCIAL DE NÚMERO), reveem (DOBRA-SE A VOGAL EE, NO PRESENTE DO INDICATIVO DO VERBO “VER” E SEUS DERIVADOS. NÃO SE USA MAIS O ACENTO QUANDO DOBRAMOS A VOGAL “E”, ME PALAVRAS PAROXÍTONAS), proveem (MESMA EXPLICAÇÃO DA PALAVRA ANTERIOR)

7. Sob um ... de nuvens, atracou no ... o navio que trazia o ... . a) veu, porto, heroi

b) veu, pôrto, herói c) véu, pôrto, herói d) véu, porto, heroi e) véu, porto, herói E

Véu (O DITONGO ABERTO “ÉU” É SEMPRE ACENTUADO), porto (NÃO SE ACENTUAM AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM “O”), herói (ACENTUA-SE O DITONGO ABERTO “ÓI”, EM OXÍTONOS E MONOSSÍLABOS)

8. Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:

(18)

b) sulfúrea, distância c) fosforescência, provém d) últimos, terrível

e) satânico, porém B

a) pés (MONOSSÍLABO TÔNICO TERMINADO EM “ES”), hóspedes (PROPAROXÍTONA)

b) sulfúrea (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO / PROPAROXÍTONA ACIDENTAL), distância (IDEM)

c) fosforescência(PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO / PROPAROXÍTONA ACIDENTAL), provém (OXÍTONA TERMINADA EM “EM”)

d) últimos (PROPAROXÍTONA), terrível (PAROXÍTONA TERMINADA EM “L”)

e) satânico (PROPAROXÍTONA), porém (OXÍTONA TERMINADA EM “EM”) 9. As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente: a) paroxítona terminada em s e proparoxítona

b) oxítona terminada em os e paroxítona terminada em ditongo c) proparoxítona e paroxítona terminada em s

d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s e) proparoxítona e proparoxítona

B

Oxítona terminada em os e paroxítona terminada em ditongo

10. Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: a) lapis, canoa, abacaxi, jovens

b) ruim, sozinho, aquele, traiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) voo, legua, assim, tenis

e) flores, açucar, album, virus B

a) lápis (paroxítona terminada em ”is”), canoa, abacaxi, jovens b) ruim, sozinho, aquele, traiu

c) saudade, ônix (paroxítona terminada em “x”), grau, orquídea (paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental)

d) voo, légua (paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental), assim, tenis (paroxítona terminada em ”is”)

e) flores, açúcar (paroxítona terminada em ”r”), álbum (paroxítona terminada em ”um”) , vírus (paroxítona terminada em ”us”)

11. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:

(19)

b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço

d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo B

a) raiz, raízes, sai, apoio (não existe mais o acento no ditongo “ói”, quando a palavra for paroxítona) , Grajau

b) carretéis (ditongo abeto “éi”), funis (não se acentuam oxítonas terminadas em “is”, precedidas de consoante), índio (paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental), hifens (não se acentuam paroxítonas terminadas em “ens”), atrás (acentuam-se as oxítonas terminadas em “as”)

c) buriti, apto (não há acento em paroxítonas terminada em “o”), âmbar, difícil (devem-se acentuar as paroxítonas terminadas em “l”), almoço d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristóvão se acentuar (devem-se acentuar as paroxítonas terminadas em “ão”)

e) chapéu, rainha, tatu, fóssil (devem-se acentuar (devem-se acentuar as paroxítonas terminadas em “l”), conteúdo

12. Na palavra consequência o acento gráfico se justifica em função de ser: a) proparoxítona terminada em ditongo decrescente

b) paroxítona terminada em ditongo crescente c) paroxítona terminada em ditongo decrescente d) proparoxítona terminada em ditongo

e) paroxítona terminada em ditongo nasal A

proparoxítona terminada em ditongo decrescente

13. Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a: a) baú, véu b) leem, voo c) comer, antirrabico d) super-homem, órgão e) raízes, bênção C

Antirrábico é proparoxítona e, portanto, deve ser acentuada.

14. Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto: a) já

b) nós c) pés d) dói e) há

(20)

D

Todas são acentuadas com base na regra dos monossílabos tônicos: são acentuados todos os que terminam em A (S), E (S) e OS (S), exceto “dói”, que é acentuado pela presença do ditongo aberto “ói”.

15. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente: a) idéia, úrubu, suíno, ênclise

b) bíceps, heróico, ítem, fóssil c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa d) fútil, hífen, ânsia, decaído e) apóia, tapête, órfã, ruína D

a) IDÉIA (apenas na velha ortografia), URUBU (a palavra é oxítona e oxítonas terminadas em “u” não são acentuadas, exceto quando formam hiato com vogal anterior), suíno (coreeto. Acentuado com base na regra do hiato), ênclise (correto. É proparoxítona)

b) bíceps (correto. É paroxítona terminada em “os”), HEROICO (apenas na velha ortografia), ITEM (não se acentuam paroxítonas terminadas em EM), fóssil (correto. Paroxítona terminada em “l”)

c) tênis (correto. Paroxítona terminada em “is”), fôsseis (correto. Pretérito imperfeito do subjuntivo, conjugado na pessoa vós: se vós fôsseis honestos, não mentiriam. Paroxítona terminada em “is”) , CAÍSTE (“i” seguido de “s”, formando hiato com vogal anterior), japonesa (não se acentuam paroxítonas terminadas em ‘a”)

d) fútil (correto. Paroxítona terminada em “l”), hífen (correto. Paroxítona terminada em “n”), ânsia (correto. Paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental), decaído (“i” como segunda volga de hiato)

e) APÓIA (só na velha reforma), TAPETE (não se acentuam paroxítonas terminadas em “e”), órfã (correto. Paroxítona terminada em “ã”), ruína (correto. “i” como segunda vogal de hiato)

16. Opção com as duas palavras grafadas incorretamente: a) repôr, ítem b) contínuo, órgão c) atribuía, alô d) revólver, parabéns e) jesuíta, jaburu A

repor (não se acentuam os derivados do verbo “pôr”), ítem (não se acentuam paroxítonas terminadas em EM)

17.

1 É fato reconhecido que a semelhança ou mesmo a similitude perfeita entre pares de coisas não faz de uma a imitação da outra. As imitações contrastam

(21)

com a realidade, 4 mas não posso usar na análise da imitação um dos termos que pretendo esclarecer. Dizer “isto não é real” certamente contribui para o prazer das pessoas com as representações 7 imitativas, de acordo com um admirável estudo de psicologia escrito por Aristóteles. “A visão de determinadas coisas nos causa angústia”, escreve Aristóteles na Poética, “mas 10 apreciamos olhar suas imitações mais perfeitas, sejam as formas de animais que desprezamos muito, sejam cadáveres”. Esse tipo de prazer pressupõe o conhecimento de que seu 13 objeto é uma imitação, ou, correlativamente, o conhecimento de que não é real. Há, portanto, uma dimensão cognitiva nessa forma de prazer, assim como em muitos outros prazeres, 16 inclusive os mais intensos.

Suponho que o prazer de comer determinadas coisas pressupõe algumas crenças, como a de que elas são realmente 19 o que pensamos estar comendo, mas a comida pode se tornar um punhado de cinzas quando se descobre que isso não é verdade — que é carne de porco, para um judeu ortodoxo, ou 22 carne de vaca, para um hindu praticante, ou carne humana, para a maioria de nós (por mais que o sabor nos agrade). Não é preciso sentir a diferença para haver uma diferença, pois o 25 prazer de comer é geralmente mais complexo, pelo menos entre os seres humanos, do que o prazer de sentir o gosto. Saber que algo é diferente pode fazer diferença para o gosto que 28 sentimos. Se não o fizer, é que a diferença de gostos talvez não seja uma coisa que preocupe o bastante para que as respectivas crenças sejam um requisito do prazer.

Com relação aos sentidos do texto e às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.

a) O emprego do acento gráfico nos vocábulos “análise” (R.4), “Aristóteles” (R.8) e ‘cadáveres’ (R.11) justifica-se pela mesma regra de acentuação.

b) O trecho “contribui para o prazer das pessoas com as representações imitativas” (R.6-7) poderia ser corretamente substituído por: contribui ao prazer que as pessoas tem pelas representações imitativas.

c) Verifica-se a ocorrência de dígrafos nos vocábulos “pressupõe” (R.12) e “ortodoxo” (R.21).

d) A forma verbal “contrastam” (R.3) está sendo empregada no texto como sinônimo de assemelham.

e) No contexto, o verbo “usar” (R.4) poderia ser substituído pela locução verbal fazer uso, sem prejuízo da correção gramatical do texto.

A

Todas são proparoxítonas.

Veja a eliminação das demais alternativas: b) Deveria haver acento em “as pessoas têm”

c) Em pressupõe há um dígrafo (duas letras com um único som) em “ss”, pois, juntos, têm som de apenas um “s”. Já em “ortodoxo” há um dífono (uma grafia com dois sons) no “x” (som de “ks”, como em “táxi”).

d) É sinônimo de “diferem”.

e) haveria prejuízo para a correção gramatical, pois a preposição seguinte não poderia ser empregada com “fazer uso”.

(22)

18. Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:

a) Eles têm muita coisa a dizer.

b) Estude os dois primeiros ítens do programa. c) Afinal, o que contém este embrulho?

d) Foi agradável ouvir aquele orador. e) Por favor, salvem os tatuís.

B

a) acento diferencial de número

b) não se acentuam as paroxítonas terminadas em “ENS” c) oxítona terminada em “EM”

d) paroxítona terminada em “L”

e) “i”, seguido de “s”, como segunda vogal de hiato.

19. Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função: a) círculo - líquido b) notícia - proprietário c) pôde - fôrma d) água - pôr e) difíceis – amáveis D

a) ambas são proparoxítonas

b) ambas são paroxítonas terminadas em ditongo / proparoxítonas acidentais c) ambas são acentuadas para diferenciar o timbre

d) água (paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental) – pôr (acento diferencial de tonicidade)

e) ambas são paroxítonas terminadas em ditongo / proparoxítonas acidentais 20. Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação: a) Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho

b) gratuíto, eu apóio, ítem, pêras, álbuns c) sanduíche, toráx, refém, puni-lo, amável d) âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, táxi e) biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém D

a) Luís (pela regra do hiato, deve haver acento, embora os nomes próprios e os apelidos não tenham obrigatoriedade de seguir as regras), apoio (não existe), nódoa (correto. Paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental), próton (correto. Paroxítona terminada em “n”), chapeuzinho (a tonicidade está na sílaba “zi”)

b) GRATUITO (a tonicidade é na vogal “u” e não há acento), eu APOIO (não há mais acento na nova reforma), ITEM (não se acentuam as paroxítonas terminadas em “em”), PERAS (não há mais acento

(23)

diferencial nesta palavra), álbuns (correto. Paroxítona terminada em “uns”)

c) sanduíche (correto. “i” como segunda vogal de hiato), TÓRAX (é paroxítona terminada em “x”), refém (correto. Oxítona terminada em “em”), puni-lo (correto. Não se acentuam as oxítonas terminadas em “i”, exceto quando formam hiato), amável (correto. Paroxítona terminada em “l”)

d) âmago (correto. Proparoxítona), ônus (correto. Paroxítona terminada em “us”), amá-lo-íeis (correto. O primeiro acento por se tratar de oxítona terminada em “a”; e o segundo, por ser paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental, já presente no verbo original, amaríeis – pessoa “vós”), itens (não se acentuam as paroxítonas terminadas em “ens”), táxi (há acento nas paroxítonas terminadas em “i”)

e) BIQUÍNI (paroxítona terminada em “i”), JUIZ (não se acentuam a vogal “i” e a vogal “u”, quando formam hiato, seguidas de “z”, apenas de “s”), áureo (correto. Paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental), JÓQUEI (paroxítona terminada em ditongo / proparoxítona acidental) , eles mantém (correto. Oxítona terminada em “em”)

(24)

8. QUESTÕES DE CONCURSOS 1. Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:

a) Todo ensino deveria ser gratuito. b) Não ves que eu não tenho tempo? c) É difícil lidar com pessoas sem carater.

d) Saberias dizer o conteudo da carta?

e) Eles se esqueceram de que isso é impossivel.

2. Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:

a) Troia, item, Venus

b) hifen, estrategia, albuns c) apoio (subst.), reune, faisca d) nivel, orgão, tupi

e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu 3. "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões". a) 5 acentos b) 4 acentos c) 3 acentos d) 2 acentos e) 1 acento

4. Não leva acento: a) atrai-la

b) supo-la c) conduzi-la d) vende-la e) revista-la

5. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis c) você, capilé, Paraná, lápis, régua d) amém, amável, filó, porém, além e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

6. Assinale a alternativa que completa as frases:

I - Cada qual faz como melhor lhe ... .

II - O que ... estes frascos?

III - Nestes momentos os teóricos ... os conceitos.

IV - Eles ... a casa do necessário. a) convém, contêm, reveem, proveem

b) convém, contém, revêem, provém c) convém, contém, revêm, provém d) convêm, contém, revêem, provêem

e) convêm, contêm, revêem, provêem

7. Sob um ... de nuvens, atracou no ... o navio que trazia o ... .

a) veu, porto, heroi b) veu, pôrto, herói c) véu, pôrto, herói d) véu, porto, heroi e) véu, porto, herói

8. Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:

(25)

a) pés, hóspedes b) sulfúrea, distância c) fosforescência, provém d) últimos, terrível

e) satânico, porém

9. As palavras após e órgãos são

acentuadas por serem respectivamente:

a) paroxítona terminada em s e proparoxítona

b) oxítona terminada em os e paroxítona terminada em ditongo

c) proparoxítona e paroxítona terminada em s

d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s

e) proparoxítona e proparoxítona

10. Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

a) lapis, canoa, abacaxi, jovens b) ruim, sozinho, aquele, traiu c) saudade, onix, grau, orquidea d) voo, legua, assim, tenis

e) flores, açucar, album, virus

11. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:

a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão

e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo

12. Na palavra consequência o acento gráfico se justifica em função de ser:

a) proparoxítona terminada em ditongo decrescente

b) paroxítona terminada em ditongo crescente

c) paroxítona terminada em ditongo decrescente

d) proparoxítona terminada em ditongo

e) paroxítona terminada em ditongo nasal

13. Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a: a) baú, véu b) leem, voo c) comer, antirrabico d) super-homem, órgão e) raízes, bênção

14. Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto: a) já b) nós c) pés d) dói e) há

15. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:

a) idéia, úrubu, suíno, ênclise b) bíceps, heróico, ítem, fóssil c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa d) fútil, hífen, ânsia, decaído e) apóia, tapête, órfã, ruína

16. Opção com as duas palavras grafadas incorretamente: a) repôr, ítem b) contínuo, órgão c) atribuía, alô d) revólver, parabéns e) jesuíta, jaburu 17.

1 É fato reconhecido que a semelhança ou mesmo a similitude perfeita entre pares de coisas não faz

(26)

de uma a imitação da outra. As imitações contrastam com a realidade, 4 mas não posso usar na análise da imitação um dos termos que pretendo esclarecer. Dizer “isto não é real” certamente contribui para o prazer das pessoas com as representações 7 imitativas, de acordo com um admirável estudo de psicologia escrito por Aristóteles. “A visão de determinadas coisas nos causa angústia”, escreve Aristóteles na Poética, “mas 10 apreciamos olhar suas imitações mais perfeitas, sejam as formas de animais que desprezamos muito, sejam cadáveres”. Esse tipo de prazer pressupõe o conhecimento de que seu 13 objeto é uma imitação, ou, correlativamente, o conhecimento de que não é real. Há, portanto, uma dimensão cognitiva nessa forma de prazer, assim como em muitos outros prazeres, 16 inclusive os mais intensos.

Suponho que o prazer de comer determinadas coisas pressupõe algumas crenças, como a de que elas são realmente 19 o que pensamos estar comendo, mas a comida pode se tornar um punhado de cinzas quando se descobre que isso não é verdade — que é carne de porco, para um judeu ortodoxo, ou 22 carne de vaca, para um hindu praticante, ou carne humana, para a maioria de nós (por mais que o sabor nos agrade). Não é preciso sentir a diferença para haver uma diferença, pois o 25 prazer de comer é geralmente mais complexo, pelo menos entre os seres humanos, do que o prazer de sentir o gosto. Saber que algo é diferente pode fazer diferença para o gosto que 28 sentimos. Se não o fizer, é que a

diferença de gostos talvez não seja uma coisa que preocupe o bastante para que as respectivas crenças sejam um requisito do prazer.

Com relação aos sentidos do texto e às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.

a) O emprego do acento gráfico nos vocábulos “análise” (R.4), “Aristóteles” (R.8) e ‘cadáveres’ (R.11) justifica-se pela mesma regra de acentuação.

b) O trecho “contribui para o prazer das pessoas com as representações imitativas” (R.6-7) poderia ser corretamente substituído por: contribui ao prazer que as pessoas tem pelas representações imitativas. c) Verifica-se a ocorrência de dígrafos nos vocábulos “pressupõe” (R.12) e “ortodoxo” (R.21).

d) A forma verbal “contrastam” (R.3) está sendo empregada no texto como sinônimo de assemelham.

e) No contexto, o verbo “usar” (R.4) poderia ser substituído pela locução verbal fazer uso, sem prejuízo da correção gramatical do texto.

18. Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:

a) Eles têm muita coisa a dizer.

b) Estude os dois primeiros ítens do programa.

c) Afinal, o que contém este embrulho?

d) Foi agradável ouvir aquele orador. e) Por favor, salvem os tatuís.

19. Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função: a) círculo - líquido

b) notícia - proprietário c) pôde - fôrma

(27)

e) difíceis – amáveis

20. Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação:

a) Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho

b) gratuíto, eu apóio, ítem, pêras, álbuns

c) sanduíche, toráx, refém, puni-lo, amável

d) âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, táxi

e) biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém GABARITO 1 A 11 B 2 B 12 A 3 A 13 C 4 C 14 D 5 A 15 D 6 A 16 A 7 E 17 A 8 B 18 B 9 B 19 D 10 B 20 D

Referências

Documentos relacionados

Portanto, já que Deus é aquele que está no mais alto e nada existe acima dele, ele não pode olhar para além de si.. Também não pode olhar para os lados, porque ninguém

Eurípedes disse que as decisões judiciais se baseiam somente no que o médico do segurado apresentou, pois o INSS não envia perito para ser parte do processo.. Quando o perito

De facto, não há qualquer dúvida de que, se precisamente em todo o mundo visível (cosmos), aquele único corpo que é o corpo humano, leva em si a "potencialidade

Quando terminadas em i, apenas são acentuadas graficamente se a vogal i fizer parte de um hiato, não sendo acentuadas se o i estiver numa sílaba com

Quando rebatemos a primeira camada de músculos superficiais do dorso, for- mada pelo trapézio e latíssimo do dorso, observamos os seguintes músculos: rom- boides maior e

Para construir um caso real (case) da aplicação do MAB apresentada no parágrafo 6.1, "Decisão Sobre a Abertura de um Novo Curso Superior por uma Instituição de Ensino", e que

Para obter a dose correta, a concentração do medicamento veterinário deve ser ajustada, tendo em conta a ingestão diária de alimento no início do tratamento.. Para

Os maiores valores do coeficiente de determinação e os menores valores da soma de quadrados do resíduo foram observados para as regressões lineares simples entre a área foliar real e