• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA. I. Leia a crônica de Luís Fernando Veríssimo abaixo e responda às questões 1 a 6. Exigências da vida moderna

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA. I. Leia a crônica de Luís Fernando Veríssimo abaixo e responda às questões 1 a 6. Exigências da vida moderna"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Leia a crônica de Luís Fernando Veríssimo abaixo e responda às questões 1 a 6.

Exigências da vida moderna

Luís Fernando Veríssimo Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.

Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.

Um copo de cerveja, para… não lembro bem para o que, mas faz bem.

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.

E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia… E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.

Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.

Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!

Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes.

Chame os amigos junto com os seus pais.

Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher… na sua cama.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal… Tchau!

Viva a vida com bom humor!!!

Fonte: http://www.refletirpararefletir.com.br 1. Após ler a crônica de Fernando Veríssimo acima,

(2)

a) faz uma crítica, de forma humorada, à quantidade de vitaminas que precisamos tomar todos os dias para manter a saúde na vida moderna;

b) faz uma crítica, de forma humorada, à quantidade de tempo, para os afazeres, que a vida moderna exige todos os dias, quando, na realidade, um dia só possui vinte e quatro horas;

c) faz uma crítica à quantidade de vezes que devemos mastigar o alimento durante as refeições;

d) faz uma crítica ao excesso de horas que os dias possuem na vida moderna, pois as horas parecem não passar;

e) faz uma crítica ao fato de a vida moderna deixar as pessoas mal acostumadas com as novas tecnologias.

2. No período “Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico. ”, presente na crônica de Luís Fernando Veríssimo, a palavra destacada pode ser substituída, sem que mude o sentido do texto, por: a) natural; b) forte; c) rápido; d) virtual; e) feminino.

3. A palavra destacada no período “E uriná-los, o que consome o dobro do tempo”, presente no terceiro parágrafo do texto em questão, é:

a) conjunção integrante; b) pronome relativo;

c) conjunção consecutiva; d) conjunção comparativa; e) pronome demonstrativo.

4. Morfologicamente, a palavra destacada no período “E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. ”, classifica-se como: a) um substantivo; b) um adjetivo; c) um advérbio; d) um artigo; e) um pronome indefinido.

5. O sujeito da primeira oração do período “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. ”, presente no primeiro parágrafo da crônica em questão, é: a) sujeito inexistente; b) sujeito determinado; c) sujeito composto; d) sujeito oculto; e) sujeito indeterminado.

6. Na oração “Uma [taça] de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.”, retirada da crônica abordada: a) tem um predicado verbal;

b) tem um predicado nominal; c) não tem predicado;

d) tem um predicado verbo-nominal; e) não tem sujeito.

7. Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta um período simples.

a) O seu Trajo, cortado à moda da corte de Luís XV, de veludo preto, fazia realçar a elegância do corpo. b) O cavalo baqueou trespassado, e o cavaleiro,

ferido na perna, não pôde levantar-se. c) Todos os dias deve-se comer fibra. d) El-rei manda nos vivos e eu vou morrer.

e) Vinha deslizando, quando topou na barreira, que se lhe atravessa no caminho.

8. Analise as afirmativas abaixo.

I. As orações subordinadas adjetivas exercem a função de adjunto adnominal de um termo da oração principal do período.

II. As orações subordinadas adverbiais exercem, apenas, a função de adjunto adverbial de tempo da oração principal do período.

III. As orações subordinadas substantivas, normalmente, são iniciadas pela conjunção integrante “que”.

IV. As orações coordenadas são independentes, posto que umas funcionam como termos sintáticos das outras.

(3)

a) as assertivas I e III estão corretas; b) todas as assertivas estão corretas;

c) as assertivas I e III estão incorretas; d) as assertivas II, III e IV estão corretas; e) as assertivas I, II e III estão incorretas.

9. Em um período composto, é possível transformar uma oração coordenada sindética aditiva numa oração subordinada adjetiva. Tendo em vista isso, assinale, abaixo, a alternativa em que essa transformação foi realizada da forma correta, observando que, no primeiro período, há a relação por coordenação e, no segundo, por subordinação.

a) A Lua recebe a luz do Sol; e é um satélite da Terra (coordenação sindética aditiva) / A Lua recebe a luz do Sol, que é um satélite da Terra (subordinada adjetiva).

b) A mocidade passa depressa; e é a mais bela época da vida (coordenação sindética aditiva) / A mocidade, que é a mais bela época da vida, passa depressa (subordinada adjetiva).

c) A bolsa é marrom; e é a mais cara da loja (coordenação sindética aditiva). / A bolsa é marrom, que é o mais caro da loja, (subordinada adjetiva).

d) O exercício era fácil; e ele achava-se resolvido no caderno (coordenação sindética aditiva). / O exercício era fácil, que se achava resolvido no caderno (subordinação adjetiva).

e) As pessoas importunas não se podem aturar; e toda gente foge da sua companhia (coordenação sindética aditiva). / As pessoas, que toda gente foge da sua companhia, importunas não se podem aturar (subordinada adjetiva).

10. Assinale, abaixo, a alternativa cuja palavra está classificada incorretamente no que diz respeito ao número de sílabas. a) Saída- trissílaba. b) Erro- dissílaba. c) Classificação- polissílaba. d) Vocálico- polissílaba. e) Contemporaneidade – trissílaba

11. Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta a classificação incorreta no que se refere à posição da sílaba tônica da palavra.

a) Sólido- proparoxítona. b) Parabéns- oxítona.

c) Parábola- paroxítona. d) Urubu- oxítona. e) Dócil- paroxítona.

12. Analise as orações abaixo, assinalando a que apresenta uma palavra grafada incorretamente, tendo em vista o enunciado em que aparece. a) Sela a carta e envia ainda hoje!

b) Coloque a sela no cavalo!

c) Tudo indica que o concerto ocorrerá amanhã. d) Eu conserto o computador mais tarde.

e) O preso será transferido para uma sela especial. 13. A palavra que apresenta um hiato é:

a) mãe; b) pai;

c) paraguai; d) poesia; e) série.

II. Leia a tirinha da Mafalda abaixo e responda às questões 14 e 15.

(4)

14. Após ler a tirinha da Mafalda, entende-se que: a) Malfada não entendeu o verdadeiro sentido das

notícias do rádio;

b) depois de ouvir o panorama mundial e constatar que o mundo está “feio”, isto é, apresenta muitos problemas, Mafalda resolve usar os cremes de beleza da mãe para deixar o globo mais bonito; c) Mafalda, apenas, acha que o mundo precisa ficar

cada vez mais bonito, tendo em vista as suas belezas naturais;

d) o panaroma mundial parece normal, embora a personagem não o considere;

e) a mãe já suspeitava com quem estava os seus cremes.

15. O verbo “pegar”, presente no segundo quadrinho da tirinha da Mafalda acima, é:

a) um verbo de ligação; b) um verbo intransitivo;

c) um verbo bitransitivo; d) um verbo transitivo direto; e) um verbo transitivo indireto.

MATEMÁTICA

16. Uma biblioteca dispõe, em seu acervo, 12.520 livros para consulta. Desses, 2.504 são destinados aos alunos dos cursos de Humanas em uma universidade. Em porcentagem, os alunos de humanas tem disponíveis para consulta:

a) 10% dos livros; b) 15% dos livros; c) 20% dos livros; d) 25% dos livros; e) 30% dos livros.

17. João Carlos resolveu, nesse período em que se aproxima do Natal, comprar uma nova geladeira para a sua casa. Chegando a loja, gostou de um modelo de Geladeira que à vista custava R$ 1499,00. Como não tinha condições de comprar à vista, resolveu comprar parcelado em 4 vezes sem juros, com parcelas fixas de R$ 455,25. João Carlos pagou a mais na geladeira:

a) R$ 322,00; b) R$ 323,00;

c) R$ 324,00; d) R$ 325,00; e) R$ 326,00.

18. Magda, mudando seus hábitos de vida e passando a ser uma pessoa mais preocupada com a saúde, todos os dias, caminha uma volta na praça em formato circular. Sabendo que a praça possui um diâmetro de 36 m, o comprimento dessa praça será: Dado: Use π = 3,14 m a) 110,04 m²; b) 111,32 m²; c) 112,20m²; d) 113,04 m²; e) 114,24 m².

19. Uma escola possui 1260 alunos. 1

6

estuda no turno da manhã, 25 estuda no turno da tarde e o restante no turno da noite. Portanto, estudam no turno da noite: a) 446 alunos; b) 546 alunos; c) 576 alunos; d) 646 alunos; e) 686 alunos.

20. Um dono de um mercadinho resolveu dividir o lucro ganho no mês de outubro entre três funcionários. Em uma reunião com os funcionários para comunicar a decisão, o dono do mercadinho resolveu fazer a divisão do lucro, de modo que a divisão fosse diretamente proporcional ao tempo de serviço. Os funcionários tinham 8 meses, 10 meses e 12 meses. Se o lucro obtido no mês de outubro pelo dono do mercadinho foi de R$ 480,00, cada funcionário recebeu:

a) 108 reais, 150 reais e 192 reais; b) 108 reais, 160 reais e 182 reais; c) 118 reais, 160 reais e 192 reais; d) 128 reais, 150 reais e 182 reais; e) 128 reais ,160 reais e 192 reais.

21. Londres, no período de dezembro, fica toda enfeitada devido às festas natalinas e pronta para

(5)

receber um grande número de turistas. O recorde da sua temperatura máxima durante o inverno foi de 15°C. Por sua vez, o recorde da temperatura mínima foi de – 7° C. A variação de temperatura máxima em relação à temperatura mínima foi: a) - 22°C;

b) - 8°C; c) - 7°C; d) 8°C; e) 22°C.

22. Penha mora em Porto Feliz e, uma vez por mês, visita sua família que mora na cidade de Boa Morada e a distância entre as duas cidades é 580 km. Toda viagem, Penha leva 4 horas para completar o percurso. Porém, será inaugurada uma nova estrada, onde a promessa da empresa responsável pela obra é que a distância entre Porto Feliz e Boa Morada seja 145 km a menos. A nova viagem será feita em:

a) 1h; b) 2h; c) 3h; d) 4h; e) 5h.

23. Em um parque, há carros e bicicletas estacionados. Sabe-se que o total de carros e bicicletas estacionados são 30 e o número total de rodas é 70. A quantidade de carros e bicicletas estacionados são: a) 3 carros e 27 bicicletas; b) 4 carros e 26 bicicletas; c) 5 carros e 25 bicicletas; d) 6 carros e 24 bicicletas; e) 7 carros e 23 bicicletas.

24. Uma construtora pretende construir novas casas na cidade de Água Azul. Para isso, em uma primeira reunião, decidiu contratar 21 pedreiros para trabalhar 8 horas por dia nas obras. Após alguns dias, houve uma segunda reunião, na qual ficou definido que a empresa contrataria 3 pedreiros a mais. Por dia, as horas trabalhadas serão: a) 4 horas; b) 5 horas; c) 6 horas; d) 7 horas; e) 8 horas.

25. Uma mesa retangular tem 32 metros de Perímetro. O comprimento tem 8 metros a mais que a largura. A área dessa mesa corresponde a: a) 48 m²;

b) 50 m²; c) 52m²; d) 54m²; e) 56m².

26. Géssica estava pretendendo uma vaga como Professora de uma instituição de ensino. Para concorrer ao cargo, ela recebeu notas de seis avaliadores, conforme tabela abaixo:

Avaliador I Avaliador II Avaliador III Avaliador IV Avaliador V Avaliador VI

Nota Nota Nota Nota Nota Nota

7,4 7,3 7,6 6,7 6,9 7,1

A mediana das notas de Géssica, foi: a) 7,2;

b) 7,8; c) 8,2; d) 8,4; e) 8,6.

27. Lima tem, em sua copiadora, 10 máquinas de xerox iguais que produzem 25.000 cópias em 20 minutos. Passando por dificuldades financeiras, Lima vendeu metade de suas máquinas. Em quanto tempo as 5 máquinas que sobraram produzirão 50.000 cópias? a) 40 minutos b) 50 minutos c) 60 minutos d) 70 minutos e) 80 minutos

28. Celso se inscreveu em uma corrida de 5km e resolveu fazer um treinamento intensivo de 10 dias. Com o objetivo de fazer a melhor preparação

(6)

possível, resolveu anotar em uma tabela seus tempos para avaliar o seu rendimento.

Dias Tempo 1°Dia 21 min 2°Dia 20 min 3°Dia 20 min 4°Dia 19 min 5ºDia 19 min 6ºDia 18 min 7°Dia 18 min 8°Dia 18min 9°Dia 18min 10°Dia 17min

A moda em relação aos resultados obtidos por Celso é: a) 17 min; b) 18 min; c) 19 min; d) 20 min; e) 21 min.

29. Com os números 3, 4, 5, 6, 7 e 9, quantos números ímpares de quatro algarismos distintos podemos formar? a) 220 números b) 230 números c) 240 números d) 250 números e) 260 números

30. Em uma turma de Matemática em uma universidade, conseguiram concluir o curso 8 homens e 6 mulheres. Planejando fazer uma festa de formatura, a turma resolveu criar uma comissão, na qual os integrantes ficariam responsáveis pela organização da festa. Ficou decidido que a comissão seria formada por 4 homens e 2 mulheres. Segundo o critério estabelecido, podem ser criadas:

a) 1.000 comissões; b) 1.050 comissões; c) 1.100 comissões; d) 1.150 comissões; e) 1.200 comissões. CONHECIMENTOS GERAIS

31. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (significa povo) e kratos (significa poder). Neste sistema político o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. No ano que vem terá eleições no Brasil para os cargos de presidente da república, vice-presidente da república, senadores, deputados federais, governadores de estado, vice-governadores de estado e deputados estaduais. Assim os eleitores terão a oportunidade de exercitar a democracia: a) indireta; b) participativa; c) popular; d) representativa; e) semidireta.

32. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 prescreve que o Brasil é um país laico, ou seja, nosso Estado não pode adotar, incentivar ou promover qualquer Deus ou religião, embora propicie a seus cidadãos uma perfeita compreensão religiosa, tanto para quem acredita em Deus(es) como para quem não acredita. Assim, legalmente, no Brasil, temos:

a) intolerância religiosa; b) preconceito religioso; c) combate de religião; d) racismo religioso; e) liberdade de religião.

33. Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, tendo, como ponto em comum, compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses, esforços, valores e objetivos comuns. São exemplos de Redes Sociais: a) Facebook, Twitter, Instagram e Youtube;

b) Instagram, Youtube, Tablets e Smartphones; c) Youtube, tablets, Twitter e Facebook; d) Smartphones, Instagram, Linkedin e Tablets; e) Facebook, Twitter, Instagram e Smartphones.

(7)

34. O Brasil está enfrentando uma crise energética sem precedentes. Segundo os especialistas da área, são várias as causas: a falta de investimento no setor; o aumento gradativo do consumo de energia elétrica; a redução de investimentos na transmissão, distribuição e conservação de energia elétrica; a dependência do país com relação às usinas hidrelétricas; responsáveis pela produção de quase a totalidade (mais de 90%) da energia consumida no território nacional; as transformações ambientais; o aumento da demanda em diferentes setores da economia e do consumo residencial de energia elétrica. Quanto aos fatores ambientais que provocaram essa crise podemos citar:

a) o racionamento e uso de água; b) a falta de estiagem no campo;

c) a falta e escassez de chuvas; d) a instalação de termoelétricas; e) o incentivo e exagero ao consumo.

35. O Brasil tem vários estatutos que garantem direitos na perspectiva de direitos humanos. Entre eles, podemos citar: o Estatuto do Idoso (lei nº 10741/2003) que defende os direitos e a proteção aos idosos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8.069/1990) que visa à proteção integral de crianças e adolescentes. Desse modo, o Estado brasileiro vai consolidando um:

a) ato de reconhecimento das pessoas; b) sistema de garantia de direitos;

c) sistema de poder e posses; d) ato de ampliação das obrigações; e) sistema de liberdade de expressão.

36. A Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. Enquanto que a Cultura Erudita é aquela proveniente de estudos, produzida através de pesquisas, análises teóricas, experimentação. Podemos citar como manifestação da cultura erudita:

a) superstição; b) provérbio;

c) cantiga de roda; d) música clássica; e) literatura de cordel.

37. A violência explícita ou velada praticada entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido, mulher, sogra, padrasto, filhos etc.) ou parentesco natural (pai, mãe, filhos, irmãos, etc.) é denominada violência: a) doméstica; b) gênero; c) sexual; d) passional; e) física.

38. Ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos Estados e dos Municípios destinados à aplicação na saúde, na educação, na Previdência Social e em programas sociais e de infraestrutura. Foram desviados para financiar campanhas eleitorais ou mesmo para contas bancárias pessoais no exterior e desencaminhar funcionários públicos. Os recentes acontecimentos veiculados pelos meios de comunicação revelaram como isso tomou importantes poderes e instituições no Brasil. O texto fala de:

a) violência; b) impunidade;

c) orçamento; d) denúncia; e) corrupção.

39. É um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, as estrofes mais comuns são de dez, oito ou seis versos. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras. Foram originários dos relatos orais e depois impresso em folhetos e remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais. Tal gênero mantém-se com uma forma literária popular no Brasil, sendo conhecido como:

a) música popular; b) literatura de cordel;

(8)

d) contos de assombração; e) lendas urbanas.

40. Acompanhamos, no dia a dia, o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, das indústrias e dos veículos está causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações. Assim, é urgente que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza. Portanto, é necessário o desenvolvimento: a) econômico; b) cultural; c) sustentável; d) local; e) industrial.

(9)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo des- sa pesquisa foi verificar a percepção da equipe de saúde e dos usuários da Unidade de Internação Pediátrica do HU/UFSC sobre a participação do

(2005), Work, Consumption & Culture: Affluence and Social Change in the Twenty-First Century, London: Sage.. (2004), The Macdonaldization of Society: Revised New Century

SANTOS, Boaventura de Sousa (1993), Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, 3ª edição, Porto, Edições Afrontamento. SILVA, Augusto Santos e José Madureira Pinto (1986)

Trinta pacientes divididos entre grupo teste (GDM1 – com diagnóstico de diabetes tipo 1) e grupo controle (GC - normoglicêmicos) foram avaliados clinicamente

Ao final, os resultados demonstraram: um decréscimo significativo do nível de cálcio no soro em todos os animais que receberam CsA; em nenhum foi verificada mudança

The study aimed to evaluate the effect of antimicrobial photodynamic therapy (aPDT) as an adjunct to non-surgical periodontal treatment (NSPT) on the periodontal status and

Para avaliação da eficácia clínica foram selecionados 6 estudos clínicos duplo-cegos, randomizados, placebo-controlados, com grupos paralelos, em pacientes com periodontite crônica

Avaliação do uso de nanoesferas de Poly (I-Lactide-Co-Glycolide) contendo doxiciclina como adjunto ao tratamento da periodontite crônica : estudo clínico e enzimático / Renata