• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA BRASÍLIA-DF, 10 E 11 DE NOVEMBRO DE 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA BRASÍLIA-DF, 10 E 11 DE NOVEMBRO DE 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2015 BRASÍLIA-DF, 10 E 11 DE NOVEMBRO DE 2015

R E L A T Ó R I O F I N A L

O “2º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, foi realizado dias 10 e 11 de novembro de 2015, no Plenário do Confea em Brasília/DF.

A realização de Treinamentos Nacional de Fiscalização do Sistema Confea/Crea tem ocorrido nos últimos anos, conforme Decisão PL-1630/2012, Decisão PL-0989/2013 e Decisão PL-0314/2014. O Treinamento de Fiscalização busca do Sistema Confea/Crea a excelência no desempenho da fiscalização, e a necessidade de se integrar os setores de fiscalização dos Creas no processo de implantação das Diretrizes Nacionais de Fiscalização, como também a necessidade de difundir as ações desenvolvidas pelos setores de fiscalização dos Creas, principalmente de boas práticas de fiscalização.

O 2º Treinamento teve como objetivo a continuação do 1º Treinamento de 2015 e também da consolidação dos dados levantados sobre a fiscalização após o treinamento de maio. O 2º evento de 2015 proporcionou aprofundamento nos temas específicos da ENGENHARIA INDUSTRIAL, mas também abordou parcialmente as modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea, e os sistemas de fiscalização e procedimentos processuais.

Espera-se que os resultados do evento tragam a melhoria na fiscalização dos Regionais, qualidade nos trabalhos dos fiscais e difusão dos conhecimentos sobre a fiscalização, suas diretrizes, e manuais a todo o Sistema.

O “2º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015” teve abertura com a presença do Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, Coordenador da CEEP, dos membros da CEEP Eng. Minas Romero Cesar da Cruz Peixoto e Engª. Eletric. Seg. Trab. Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo, e dos Conselheiros Federais Eng. Civ. Paulo Laércio Vieira, Cons. Fed. Eng. Agr. Antônio Carlos Albério, e ainda contou com a participação do Presidente do Crea-PE Eng. Civ. Evandro de Alencar Carvalho e do Conselheiro Regional Eng. Civ. Abdel Barbosa Derze do Crea-AC, bem como de dois fiscais de cada Regional.

Foram realizadas três palestras ao longo da programação: “Engenharia Industrial e as possibilidades de Fiscalização”, proferida pelo Coordenador da CEEMM do Crea-MG Eng. Waldimir Teles Filho; outra palestra: “Fiscalização na área da Engenharia Industrial – casos de atuação e novas possibilidades”, com o palestrante Gerente Fiscalização do Crea-PR Eng. Diogo Artur Tocacelli; e uma palestra sobre “Fiscalização de Assentamentos”, com a Chefe da Divisão de Fiscalização do Crea-PE Engª Daniele de Castro.

No encerramento contou-se com a presença do Presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, do Cons. Fed. Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana, da Engª. Eletric. Seg. Trab. Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo, e do Eng. Civ. José Gilberto Pereira de Campos, Chefe de Gabinete do Confea.

Após discussões, debates, foram feitas as propostas como resultado do evento para que sejam levadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP para análise e deliberação e após dar os encaminhamentos devidos a cada assunto:

1) Proposta: Crea-RS

- Sugerir que o Sistema Confea/Crea elabore ações eficazes de defesa das atribuições dos profissionais de nosso Sistema, os quais são impedidos de exercer suas profissões em sítios, áreas tombadas pelos IPHAN e IFAE. Entendendo que deveria ser realizadas ações junto aos municípios que os profissionais tem atribuições para realizar atividades nestes locais. Entendendo ainda que deveria ser realizada mídia nacional nesta defesa.

2) Proposta: Crea-MT

- Dar conhecimento aos gestores dos Creas e das Comissões pertinentes, das propostas apresentadas no evento e fomentar discussões em suas reuniões, em busca de um resultado unificado.

(2)

3) Proposta: Crea-MT

- Sugerir que a data da lavratura do Auto de Infração deve ser considerada a mesma data da constatação da infração. E que a regularização ocorrida durante o processo de recebimento do AR, não exime o fiscalizado da autuação.

4) Proposta: Crea-MG

- Criar um grupo de trabalho composto com o setor jurídico de todos os Creas, com o objetivo de levantar todas as ações jurídicas referentes a liminares que hoje proíbem a fiscalização em vários setores nas diversas modalidades, para facilitar os conhecimentos do que está sendo feito nos Estados, com a finalidade de padronizar as defesas em processos de empresas com mesmo objetivo social ou ações idênticas usando as jurisprudências já existentes.

5) Proposta: Crea-PR

- Sugerir para os próximos treinamentos, solicitar que cada Regional traga um exemplo de fiscalização de sucesso, relatado de forma breve ou apresentado em forma de painel, para divulgação das ações dos Regionais.

6) Proposta:

Crea-PI / Crea-MT / Crea-RS / Crea-AP / Crea-AC

- Descentralizar o próximo evento de fiscalização e que seja em conjunto com a Gerência, com a sugestão de: juntar a teoria e a prática; que seja pelo menos de uma semana, nem que seja uma só por ano; em um regional, conforme o tema que seja (será) abordado.

7) Proposta – Atribuições dos Técnicos Industriais: Crea-RJ

- Quanto á autuação por exorbitância de atribuições para atividades já consideradas dos técnicos industriais pela Resolução nº 1057/2014 e Decreto nº 90.922/1985 – Lei Nº 5524/1968, que ainda são determinadas pelas câmaras nos Conselhos Regionais. Orientar os Regionais para observarem o direito às atribuições pelos técnicos industriais e agropecuários evitando prejuízos de processos judiciais pelos mesmos no intento de garantir o seu exercício profissional.

8) Proposta: Crea-MG

- Solicitar ao Confea a celebração de convênios a nível federal, com órgãos públicos de interesse da fiscalização dos Creas Regionais.

9) Proposta: Crea-RN

- Abrir espaço para os agentes fiscais sugerirem temas específicos de interesse da fiscalização antes de cada treinamento.

10) Proposta: Crea-AP

- Realizar uma reunião com gestores de cada Regional a fim de conscientizar quanto a aplicabilidade da Lei nº 5194/66, da aplicação do auto de infração, normatização na Resolução nº 1047.

11) Proposta: Crea-SC

- Tendo em vista que a intenção do Confea é a padronização da fiscalização, adotar o Crea-PR como exemplo e invista em tecnologia / equipamentos / treinamentos.

(3)

12) Proposta: Crea-PB

- Realizar mais treinamentos de fiscalização em regiões diferentes do pais para sentir a realidade de cada uma delas. Que sejam feitos seminários de fiscalização com mais frequência para ter mais trocas de informações e conhecimentos.

13) Proposta: Crea-PB

- Solicitar informações sobre o Convênio Confea/DNPM e ações que estão sendo tomadas. 14) Proposta:

Crea-DF

- Padronizar o relatório de fiscalização. 15) Proposta:

Crea-DF

- Concentrar registros de empresas e profissionais em um sistema nacional para que qualquer Crea tenha acesso ao quadro profissional e ARTs do profissional e empresa.

16) Proposta: Crea-GO

- Que seja alterada a DN 74 do Confea, no sentido que toda configuração do exercício ilegal por falta de registro seja capitulado pelo art. 6º alínea “a” da Lei nº 5.194/1966. Ou seja o art. 55, 59 e 64, seja todo capitulado pela art. 6º alínea “a”.

17) Proposta: Crea-AC

- Propor que o Confea determine por meio de normas como proceder quando em fiscalização de obras onde é apresentado arquitetos para regularizar a obra.

18) Proposta: Crea-AM

- Disponibilizar um espaço no site do Confea para que possa ser arquivado material contendo projetos relevantes / bem sucedidos dos Creas, a fim de compartilhar informações.

19) Proposta: Crea-AC

- Propor padronizar procedimentos em relação a fiscalização indireta (ex. Diário Oficial), como proceder até a notificação chegar ao notificado. (Obs. O Crea-AC não utiliza o Auto da 1047).

Assim, os participantes do “2º Treinamento Nacional da Fiscalização do Sistema Confea/Crea de 2015”, encaminham à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP o relatório final do evento para apreciação e aprovação e encaminhamento dos resultados apresentados.

Brasílias/DF, 11 de novembro de 2015.

AC Maria Antonia Rocha Dias Moura Pamyla Terezinha Tavares do Nascimento AL Cícero Nascimento Borges

(4)

AM Auxiliadora Larissa Sotero de Araujo Joseane Detoni

AP Daiane Oliveira Andrade

José Henrique de Oliveira Cardoso BA Alisson Fernando Carneiro Rios Teles

Eduardo Bruni de Macedo CE José Irismar de Melo

Tarcísio Souza Vasconcelos DF Alcebiades Silva Souza

Silvina de Santana Porte Guedes ES Fernando Luiz Fontes Barros

Rosiani Aparecida dos Santos Conceição GO Marcelo Pereira de Sousa

Roger Danillo Barcellos Santos Medeiros MA Adão Junior Maciel Paz

Rogério Carlos Pereira da Silva MG Edson de Souza Leite

Ivana Machado Souto MS Celso Shinichi Nakashima

Juarez Sebastião Angelino da Silva MT Giovani Marcos Bertol

Jancarlos Rossini

PA Donato Pantoja dos Santos Júnior Marllus Sousa Pimentel

PB Aloisio Gomes e Silva Junior Pedro Ferreira da Silva PE Fábio Gilnei Barbosa da Silva

Képler José Bezerra de Melo PI Antônio Filho Martins

Cesar Tavares Varão

PR Mariana Alice de Oliveira Maranhão RJ Cezar Moreira da Anunciação

Eduardo Mateus Francisco RN Heulyson Arruda Almino

La-Thútica Dernótica Almeida de Morais RO Nelis Nilson Dias Javarini

(5)

Pedro Bento da Silva RR Janderson Silva Dias

Talita Adanilce da Silva Santos RS Alessandra Maria Borges

Mauro Rogério Castro Brião SC Edson José Rodrigues

Juliano Alves da Cruz SE Ananias Menezes Nascimento

Augusto Cezar Neves Viana SP José Antônio Pires da Chão

Kleber de Jesus Brunheira

TO Poliana Gomes de Almeida Araujo Rogerio da Silva Soares

Referências

Documentos relacionados

Os terminais são montados em série com a base de fixação para fora (MA/FA). Ao efetuar o pedido indicar o tipo de fixação desejado (ver o código de pedido na

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Matutino -Sistema de Produção de Bovinos de Corte - Sistemas de produção de ovinos de corte - Sistema de Produção de Bovinos de Leiteiros - Tópicos Especiais:

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O fato de que determinados produtos oferecidos não sejam facilmente substituíveis, faz com que a empresa deva possuir uma rede de fornecedores de confiança e um

Diante do cenário exposto, o presente trabalho tem como objetivo entender o avanço do e-commerce no mercado de A&B, pela utilização de aplicativos móveis na