RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ANO 2010

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ANO 2010"

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE

ANO 2010

2010 – CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA

O ano de 2010 começou com a participação do IFC na Caravana “Todos Contra a Corrupção” realizada em Analândia-SP, em abril, na qual foi apresentada oficialmente a Associação Amigos Associados de Analândia – Amasa. Disponibilizou ainda, para a entidade e outros interessados, assessoria técnica, orientação e capacitação, na intenção de possibilitar a realização da fiscalização e transparência pública. Em maio, o IFC participou na cidade de João Pessoa - PB, do I Seminário Estadual de Controle Social, coordenado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção - FOCCO/PB. Os representantes no Instituto no evento, Inário Gomes e Edimar Miguel da Costa, apresentaram as palestras Éticas no Controle Social e Caravana da Cidadania (Caravana Todos Contra a Corrupção), respectivamente. Em julho foi realizada a IX Marcha da Cidadania realizada no Piauí, com a participação do IFC. A Marcha foi coordenada pela Força Tarefa Popular, que tem como objetivo combater a corrupção. A participação do IFC neste evento mostrou mais uma grande oportunidade para transmitir conhecimentos e capacitações aos compatriotas que vivem de forma improvisada, desassistida e precária, apesar da suficiência de recursos e da previsão legal constante na Constituição Federal em dispensar proteção e amparo a todos. Em agosto foi realizado o Acordo de Cooperação Técnica entre o IFC e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Caravana "Todos contra a Corrupção" chega à Analândia-SP Dando continuidade às atividades ligadas ao

controle social, o Instituto de Fiscalização e Controle - IFC realizou nos dias 29 e 30 de abril e 1 e 2 de maio, a 48ª Caravana "Todos contra a Corrupção", no município de Analândia-SP.

O evento contou com a presença de Antônio Augusto de Miranda (Coordenador do IFC), Edimar Miguel da Costa (Auditar), Fábio Oliva (Asajan), Lisete Verillo, Jorge Sanches e Fernanda Verillo (Amarribo), Jovita José Rosa (Unasus), Osvaldo Aguiar e Iuri

Carvalho (Anamatra/Marília-SP) e Eduardo Di Prieto (Fenastc).

No segundo dia da Caravana, durante a reunião com os membros da Associação Amigos Associados de Analândia - Amasa, o coordenador do evento, apresentou oficialmente a Associação e propôs às autoridades municipais, nova modalidade de trabalho, baseada na transparência e na participação popular quanto à aplicação de recursos públicos. Disponibilizou ainda, para a Amasa e outros interessados, assessoria técnica, orientação e capacitação, na intenção de possibilitar a realização desses objetivos.

I Seminário Estadual de Controle Social da Paraíba

O Instituto de Fiscalização e Controle - IFC participou nos dias 28 e 29 de maio, na cidade de João Pessoa - PB, do I Seminário Estadual de Controle Social, coordenado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção - FOCCO/PB

O evento foi realizado pelo FOCCO/PB, a Controladoria Geral da República, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Estadual, além da participação e representação de várias entidades locais e de outros Estados da Federação.

O IFC foi representado por Inário Gomes e Edimar Miguel da Costa (foto), que apresentaram as palestras: Ética no Controle Social e Caravana da Cidadania (Caravana Todos Contra a Corrupção), respectivamente.

Os representantes do Instituto visitaram os municípios de Juazeiro do Norte/CE, Barbalha/CE e Bodocó/PE, preparando-os para possíveis Caravanas da Cidadania.

IX Marcha da Cidadania realizada no Piauí O Instituto de Fiscalização e Controle - IFC participou da IX Marcha da Cidadania, realizada no Piauí, nos dias 16, 17 e 18 de julho, pela Força Tarefa Popular, que tem como objetivo combater a corrupção.

À noite, Inário Gomes ministrou aula sobre o tema "O que é ética" e Edimar Miguel, aula sobre Cidadania, para aproximadamente cinquenta pessoas.

A participação do IFC na IX Marcha mostrou mais uma grande oportunidade para transmitir conhecimentos e capacitações aos compatriotas que vivem de forma improvisada, desassistida e precária, apesar da suficiência de recursos e da previsão legal constante na Constituição Federal em dispensar proteção e amparo a todos.

A expectativa da Força Tarefa Popular para 2011, com a X Marcha, segundo o Coordenador, Arimatéia Dantas, é que haja uma aglutinação das instituições que apoiam, trabalham e divulgam a Cidadania pelo Brasil, no sentido de despertar a População para uma grande mobilização.

Acordo de Cooperação Técnica

Foi realizado Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Fiscalização e Controle – IFC e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF. O objetivo é desenvolver e aprimorar o controle de recursos da Administração Pública.

O IFC efetuará cooperação técnica para a SES/DF com a finalidade de capacitar e orientar os agentes públicos, técnicos e servidores efetivos quanto às normas constitucionais, infraconstitucionais e regulamentares relativas ao controle de recursos na Administração Pública.

Cachoeira Dourada

O I Seminário de Combate à Corrupção e pelo Voto Consciente de Cachoeira Dourada foi realizado no dia 20 de agosto. O salão da Associação Esportiva de Cachoeira Dourada ficou lotado. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, que reuniu representantes da prefeitura, da Câmara Municipal, estudantes e membros da comunidade.

A programação do seminário incluiu a realização de quatro palestras. As duas primeiras foram voltadas para o esclarecimento de conceitos como ética e cidadania, enquanto que as outras duas apresentaram projetos desenvolvidos pela ONG Amarribo, de Ribeirão Bonito (SP), e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Para fechar a programação, a diretora executiva do MCCE, Jovita José Rosa, abordou o tema “Voto Consciente”.

O ONG Transparência Cachoeirense foi criada em 2 de maio de 2008. Segundo seu fundador e presidente, Sélio Antônio Moreira da Silva, a iniciativa nasceu de um grupo de amigos que

desejavam ajudar a cidade de maneira efetiva, para diminuir problemas como uso de drogas, prostituição e mau uso dos recursos públicos.

Com a reunião de dez pessoas, eles iniciaram a ONG, por meio do auxílio de instituições como a Amarribo e o IFC. Ainda hoje a organização se mantém apenas com a ajuda de seus integrantes.

IFC promove palestra sobre Ética e Cidadania na 29º Feira do Livro

No dia 10 de outubro, o IFC fez uma palestra no auditório principal, na 29º feira do Livro e da Leitura, no ExpoBrasília, em Brasília-DF, onde os temas debatidos salientavam os direitos e deveres do cidadão, tendo o foco principal na “Nova Ética” e a receita para combater a corrupção.

O primeiro palestrante, professor Inairo Gomes, explicou o que é ética e a forma como utilizá-la, ressaltando que ética é uma ciência e

pode ser definida de várias formas, dentre elas, virtude moral e valor moral, que, ao adquirir esse valor, o indivíduo adquire, também, a honestidade, e praticando-o, torna-se uma virtude. Pra sermos éticos, temos que agir em interesse coletivo, onde o que desejo para mim, seja o mesmo que desejo ao próximo, ou seja, o somatório dos interesses individuais. E para que isso seja praticado, é preciso manter o coração aberto.

Na segunda palestra, feita pelo professor Edimar Miguel, foi explicado como a cidadania qualifica a pessoa e que para exercê-la, é preciso ter dignidade, consciência, interação e atitude, sempre fixando que o caminho mais fácil para combater a corrupção é a participação social, mobilização social e controle social. E ao finalizar, disse que para sermos cidadãos, devemos possuir a maior virtude, que é a ética, o princípio maior.

Caravana “Todos Contra a Corrupção” em Antonina do Norte/CE

O IFC, com o apoio das entidades parceiras e também com a participação da Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade - ACCE, realizou mais uma "Caravana Todos Contra a Corrupção, na cidade de Antonina do Norte, no Estado do Ceará, no dia 27 de agosto de 2010.

A primeira reunião da Caravana ocorreu com os membros da Associação MOVIMENTO POPULAR ALERTA ANTONINA DO NORTE - MOPAAN, presidida por Francisco Fernandes da Silva.

Na Audiência com o Juiz de Direito, Dr. José Flávio Bezerra Morais, destacou-se as intenções e finalidades da MOPAAN, que é a de formar parceria com os poderes constituídos no sentido da melhorar a gestão pública e evitar o desvio de recursos, em que o Dr. José Flávio se manifestou sensibilidade com a causa social e se colocou a disposição da comunidade para somar esforços visando a melhoria da qualidade de vidas das pessoas daquele município sob sua jurisdição.

Houveram mais três audiências: Uma na Câmara Legislativa, outra na Prefeitura Municipal de Antonina do Norte e, por fim, a Audiência Pública, com duas apresentações, uma sobre Ética e a outra sobre Cidadania, onde o público participou de forma entusiasmada.

“Caravana Todos Contra a Corrupção” vai à Analândia, interior de São Paulo

Mais uma caravana “Todos Contra a Corrupção”

foi realizada. Dessa vez, na cidade de Analândia,

interior de São Paulo, no dia 11 de dezembro de

2010.

Representantes do IFC, da Amarribo (Amigos

Associados de Ribeirão Bonito) e outras vinte

ONGs de diversas regiões do País foram à cidade

para levar apoio à Amasa (Amigos Associados de Analândia e também para a

população.

No mês de outubro, o vereador Everaldo José Nalin foi assassinado. Nalin vinha há

algum tempo denunciando a corrupção na prefeitura da cidade. Beto Perin, irmão

do prefeito, foi preso acusado de ser o mandante do crime. Nalin foi morto em sua

casa, ao lado da família que, posteriormente, deixou a cidade.

A programação da Caravana “Vamos à Analândia” teve início às 11h, com carreata

e buzinaço pelas ruas da pequena Analândia. Depois da realização de uma

audiência pública, com os cidadãos do município, uma passeata levou os

manifestantes à Câmara de Vereadores e à Prefeitura, que tiveram a calçada da

frente de seus prédios lavados, numa referência simbólica à necessidade de

moralização nas Casas Legislativa e Executiva da cidade.

regularização do cadastro eleitoral local: na cidade de pouco mais de 4.500

habitantes existem mais de 4.800 eleitores, que têm garantido à família do atual

prefeito a permanência no poder já por vinte anos.

O encontro terminou com a elaboração da “Carta de Analândia” que denuncia a

situação na cidade e será enviada às autoridades estaduais e federais que podem

intervir e resolver os graves problemas ali verificados.

Representando o IFC, estiveram presentes o Presidente Henrique Ziller, Francisco

Inairo e Cícera Gomes. “O que se vê em

Analândia é a triste realidade que surge como

exemplo, desde o nível federal: o Poder Executivo

querendo dominar completamente o Legislativo,

e impedir as ações de fiscalização. No caso de

Analândia, no entanto, essa manobra chegou ao

cúmulo de se tirar a vida de um opositor”, diz

Ziller, Presidente do IFC.

Primeira Corrida “Venceremos a Corrupção” reúne cerca de 2 mil pessoas

O evento celebrou o dia mundial de Combate a Corrupção, comemorado em 9 de

dezembro

O IFC organizou juntamente com o Movimento de

Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Contas

Abertas e Comunidade de Inteligência Policial e

Análise, e em parceria com outras entidades, em

atividade pelo Dia Internacional de Combate a

Corrupção, a primeira edição da “Corrida

Venceremos a Corrupção”, no dia 12 de dezembro

na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF.

O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas e teve

por objetivo mostrar a importância de fiscalizar e exigir a transparência da

aplicação do dinheiro público, além de difundir na sociedade um sentimento de

cidadania.

Corredores, atletas e simpatizantes desse esporte disputaram medalhas em

corridas de 10 km e 4 km. Houve, também, uma caminhada de aproximadamente

1.500km.

Edimar Miguel, filiado ao IFC, acha que o esporte em forma de mobilizar a

sociedade em torno de assuntos relevantes tem se mostrado bastante eficiente.

“Além de atingir o objetivo esportivo e divulgar ações de cidadania, gera um

fabuloso banco de dados para futuros convites e participações sociais com vários

segmentos da sociedade. Nesse ponto os

organizadores poderão manter estreito contato

com os atletas que tenham interesse e

potencial para somar esforços no trabalho

diuturno para participar, mobilizar e controlar

a aplicação dos recursos públicos”, diz.

A próxima corrida já está com data marcada

para o dia 11 de dezembro de 2011.

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

Nesta aplicação, foi selecionada como restrição do sistema a etapa de adição do preparado de frutas na linha de produção da bebida láctea que, por sua vez, resulta na

A realização destes testes foi efetuada com a ajuda do meu tutor Mestre Jerónimo Ferreira (atual técnico da Equipa Nacional Paralímpica) e com o meu orientador de estágio

A estabilidade térmica nas baixas temperaturas (Figura 4a), foi de aproximadamente 50% da sua atividade inicial aos 14 dias para a polimetilgalacturonato liase (PMGL)

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

The flour of partially defatted baru almond is a source of good quality protein, calcium and bioactive compounds, and it is rich in dietary fiber, iron and zinc.. Autoclaved BAF