• Nenhum resultado encontrado

Circular nº 10/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 10/17 de 25/08/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Circular nº 10/2017 Diretoria de Ensino Região de Piraju. Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Circular nº 10/17 de 25/08/2017"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

1

Circular nº 10/2017 – Diretoria de Ensino Região de Piraju

Er Bjokkkkk

NOSSAS ESCOLAS... 02

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino) ... 03

NPE (Núcleo Pedagógico) ... 13

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 27

CRH (Centro de Recursos Humanos)... 28

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura)... 30

SUMÁRIO

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 10 /17

(2)

ATALIBA EM CENA

Ataliba em Cena, foi um projeto elaborado pela professora Maria Estela Bueno Leme, da disciplina de História e contemplado pelo PROEMI. Tendo a participação direta de 50 alunos da EE “Ataliba Leonel” e 5 alunos da EE “Mônica Barnabé Garrote”. Foram escritas duas peças “Deuses e Mortais”, que tinha como foco, Zeus e os doze Deuses do Olimpo, mostrando através da mitologia, curiosidades como o surgimento das quatro estações do ano e as olimpíadas. Porém os deuses com deus atributos influenciaram momentos históricos do mundo contemporâneo, como a carta lida por um sobrevivente do campo de concentração, a bomba de Hiroshima, a guerra na Bósnia e o ativismo de Malala Yousafai. A peça 64 – O Golpe que calou o Brasil, retratou os 21 anos de Ditadura Militar mostrando, desde o início do golpe, os atos institucionais, a luta dos jovens, a repressão e a redemocratização do país. Todo este projeto só foi possível pela união deste grande grupo, tendo como alicerce a Diretora Erenete Tonon, a professora coordenadora Rosilene Justo, os colaboradores, professores e funcionários da EE “Ataliba Leonel”

(3)

1) ACESSO AO SISTEMA DE ESCOLHA DOS

LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018

A escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 Ensino Médio será de 21 de agosto a 04 de setembro de 2017 e a orientação técnica realizada no dia 18/agosto, por Streaming, pelo CEFAF-Programas de Livros/CGEB, está disponível em http://www.rededosaber.sp.gov.br

Os diretores de escola que ainda não têm acesso ao sistema de escolha dos livros didáticos do PNLD 2018 devem entrar em contato com a Supervisora Adélia, responsável pelo Programas MEC da Diretoria de Ensino para solicitá-lo.

A Escola tem o dever de impedir o acesso, em suas dependências, de Titulares de Direitos Autorais ou de seus representantes com o objetivo de divulgar os livros referentes ao PNLD 2018, e não disponibilizar espaço da Escola para realização de palestras ou outro evento relacionado ao PNLD. Deve garantir a isonomia do processo de escolha, não disponibilizando informações que privilegiem um ou outro Titular de Direito Autoral, além de recusar vantagens de qualquer espécie e, principalmente, impedir o acesso de qualquer pessoa à senha do sistema de escolha dos livros do PNLD, que é de uso exclusivo do diretor da escola. Qualquer irregularidade deve ser informada à Diretoria de Ensino.

Para maiores informações, acesse o site http://www.fnde.gov.br/>> Programas >> PNLD – Livro Didático >> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em

http://www.educacao.sp.gov.br/ > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

Supervisora Elaine Responsável pelo PNLD

(4)

2) INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULAS NOS

CENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS - CEEJA

Informação nº 06: Inscrições para Matrículas nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA

Comunicamos que, a partir de 15 de agosto de 2017, as inscrições para matrícula nos CEEJA poderão ser realizadas em qualquer escola da rede estadual de ensino. Para tanto, é importante que todas as escolas conheçam a organização e o funcionamento dos CEEJA, para melhor orientar os candidatos interessados em estudar no CEEJA. Assim, a fim de subsidiar as escolas que serão postos de informação e de inscrição, esclarecemos: os CEEJA – Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos são escolas que oferecem cursos de Ensino Fundamental – Anos Finais e de Ensino Médio, para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade própria. Para se matricular, o candidato deverá ter, no ato da matrícula, 18 anos ou mais para cursar tanto o Ensino Fundamental – anos finais quanto o Ensino Médio. Os cursos são organizados em regime de eliminação de matéria, inclusive, com aproveitamento de estudos anteriores, devidamente comprovados. Não há divisão por termos ou séries, já que o atendimento é individualizado, com presença flexível para o aluno. Em relação à frequência no curso, conforme estabelecido na Res. SE 77/2011, no ato da matrícula, o candidato deverá tomar ciência da necessidade de possuir:  condições próprias que lhe assegurem o comparecimento obrigatório às avaliações parciais e final, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês, para desenvolvimento das atividades previstas para cada disciplina, objeto da matrícula”.  disponibilidade de tempo para realizar estudos, visando à obtenção de conhecimentos essenciais que lhe garantam alcançar resultados positivos na aprendizagem da (s) disciplina(s) que pretende cursar. A conclusão do curso e obtenção da certificação dependerão do ritmo de aprendizagem e da disponibilidade de tempo de cada aluno, que deverá, sempre que necessário, comparecer ao CEEJA para receber orientações de estudo do professor de cada disciplina cursada e, obrigatoriamente, realizar as avaliações parciais e final.

(5)

Abaixo, informamos alguns links importantes para consulta dos interessados:

Perguntas Frequentes

Relação dos 31 CEEJA instalados no estado de São Paulo Endereços de Escolas Estaduais

Supervisora de Ensino – Adélia 3352.6003

3) CONCURSO DESAFIOS SUSTENTÁVEIS

COMUNICADO

(Diário Oficial - Poder Executivo - Seção I - quarta-feira, 16 de agosto de 2017).

O Secretário de Estado da Educação COMUNICA, que fica instituído o CONCURSO

DESAFIOS SUSTENTÁVEIS - BIOMAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS, com o objetivo de estimular e

sensibilizar os alunos da Educação Básica acerca da realidade socioambiental dos Biomas do Estado de São Paulo em relação ao tema Gestão Democrática, por meio de um concurso para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

O referido concurso é destinado aos alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) Anos Finais e Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos, matriculados e frequentes na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Regulamento disponibilizado em:

www.educacao.sp.gov.br www.crmariocovas.sp.gov.br

Valdemir de Brito Martins – Supervisor de Ensino 3352.6002

(6)

4) MATRÍCULAS PARA O CEEJA PODERÃO SER FEITAS EM

QUALQUER ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

CEEJA permite que adultos concluam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio com carga horária flexível

A partir desta terça-feira, 15 de agosto, as matrículas para o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) poderão ser feitas em qualquer escola da rede estadual de ensino.

As inscrições destinam-se a candidatos com 18 anos ou mais que queiram voltar à sala de aula. O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível.

Para fazer a inscrição, basta comparecer a uma escola da rede estadual de ensino e fornecer nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É necessário levar documento de identificação.

O CEEJA oferece cursos de Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, de presença flexível para o aluno, com atendimento individualizado para orientação de estudo e realização das avaliações parciais e final.

O curso é organizado em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados.

Os endereços das escolas estaduais podem ser consultados, CLICANDO AQUI

Supervisora de Ensino – Adélia 3352.6003

(7)

5) ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2017

Para participar do Prêmio Gestão Escolar 2017, clique aqui, ou acesse o endereço: http://inscricao.premiogestaoescolar.org.br até dia 14/08/2017. A Ficha de Inscrição é autoinstrutiva e composta de duas partes:

Parte 1. Cadastro - Orientações iniciais

O formulário de Cadastro está dividido em quatro abas:

• Identificação - estado, município, logradouro;

• Ensino - níveis e modalidades, quantidade de estudantes, turmas, professores e funcionários;

• Dados complementares – informações sobre a estrutura da escola e sobre a participação em programas do governo;

• Diretoria - dados do (a) atual diretor (a);

• Indicadores – informações sobre resultados obtidos nos indicadores externos de avaliação (com espaço para inclusão de outros indicadores).

Parte 2. INSCRIÇÃO -Com as seguintes abas:

• Início • Apresentação da escola • Autoavaliação • Plano de Ação • Registro do processo • Anexos • Finalizar

Mais informações sobre o Prêmio e a inscrição, acesse: FICHA DE INSCRIÇÃO

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ATÉ 28/08/2017

(8)

As dimensões da autoavaliação:

• Gestão pedagógica: análise de resultados educacionais. • Gestão pedagógica: planejamento de ações pedagógicas. • Gestão participativa: processos coletivos de decisões e ações. • Gestão de infraestrutura: administração de serviços e recursos.

Os indicadores serão autoavaliados com quatro graus de atendimento, variando de 1 (um) a 4 (quatro):

1 - INSUFICIENTE – a escola não atende as exigências.

2 - REGULAR - a escola atende satisfatoriamente as exigências. 3 - BOM - a escola atende plenamente as exigências.

4 - ÓTIMO - a escola atende plenamente e enriquece as exigências.

Critérios de avaliação – PGE 2017

• Preenchimento completo da ficha de inscrição.

• Coerência e coesão entre as diferentes partes da ficha.

• Presença, no texto de Apresentação da escola, de todas as informações solicitadas no roteiro (dados quantitativos, síntese da Proposta Pedagógica, indicativo de pontos fortes e desafios).

• Coerência entre os resultados das autoavaliações e o texto da justificativa da 1ª Dimensão – Gestão pedagógica: análise de resultados educacionais.

• Coerência entre os resultados das autoavaliações e os textos das justificativas das 2ª, 3ª e 4ª Dimensões.

• Participação de toda a comunidade escolar – alunos, pais, equipe docente, equipe gestora, funcionários e pessoas do entorno da escola – na autoavaliação e na elaboração do Plano de Ação.

• Coerência entre o plano de ação, os itens de autoavaliação e suas respectivas justificativas.

• Exequibilidade do Plano de Ação (previsões do cronograma e dos recursos financeiros).

(9)

É importante que antes de clicar em Enviar Inscrição, a escola verifique se:

1. Todas as informações foram salvas.

2. Os campos obrigatórios foram preenchidos adequadamente. 3. Os documentos foram anexados corretamente.

ATENÇÃO:

Não se pode esquecer de clicar em Enviar Inscrição, caso contrário a escola não seguirá para o processo seletivo.

Até dia 14/08/2017, às 23h59min59 a escola poderá fazer alterações em quaisquer campos. Contudo, será preciso clicar novamente em Enviar Inscrição uma vez que a reescrita de qualquer texto implica interrupção do processo de envio.

Maiores informações, Supervisor Valdemir (14) 3352.6002

6) PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

Dando início à 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil - PPB, esperamos formar uma rede com as Diretorias de Ensino, de forma que possamos contar com o apoio de todos na divulgação do Prêmio junto às escolas da Rede Estadual do Estado de São Paulo, para que os professores participem desta edição, conhecendo as diferentes etapas do programa.

Apostamos fortemente nesta parceria para fazermos o Prêmio chegar a todos os professores!

(10)

O que é?

O prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e seus parceiros, que se encontra em sua 10ª edição. Mais do que um processo de premiação, o Prêmio promove um movimento para que os (as) professores (as) reflitam e sistematizem suas práticas pedagógicas exitosas.

Objetivos:

• Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas.

• Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

• Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

• Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação - PNE.

• Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Quem pode participar?

Professores da Educação Básica, no exercício da atividade docente do sistema educacional público (federal, estaduais/distrital e municipais) ou das instituições educacionais conveniadas (comunitárias, filantrópicas e confessionais)

Categorias - Cada candidato poderá concorrer em apenas uma categoria

• Educação Infantil: Creche • Educação Infantil: Pré-escola

• Ensino Fundamental: Anos Iniciais - Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos. • Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º anos.

• Ensino Fundamental: Anos Finais: 6º a 9º anos. • Ensino Médio

(11)

Inscrição

Para se inscrever, o(a) professor(a) deverá enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos. A inscrição poderá ser feita pelo site

http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br onde se encontra disponível o passo a passo para a escrita do relato.

Apenas poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017 até o final do período de inscrições, que será o dia 25/08/17.

Não podem concorrer: Práticas pedagógicas premiadas em edições anteriores (ou que já tenham sido publicados em outros meios).

Temáticas especiais

I - Esporte como estratégia de aprendizagem

Até 5 (cinco) professores de Educação Física

 Critério: relatos que apresentem a utilização do esporte como instrumento pedagógico interdisciplinar

 Prêmio: Visita de um dia ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo São Paulo (www.narsp.com.br)

II - Conservação e uso consciente da água (parceiro: ANA)

Até 6 (seis) professores

 Critério: relatos que apresentem estratégias de reflexão e ação quanto à conservação e uso consciente dos recursos hídricos.

 Prêmio: participação no Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília/DF, com espaço para apresentação dos trabalhos premiados e despesas pagas pela Agência Nacional de Águas– ANA.

III - Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação (Parceiro: Shell Brasil)

Até 1 (um) professor da categoria Ensino Médio

 Critério: relato que se destaque na área de ciências naturais (Física, Química ou Biologia) e Matemática

(12)

IV - Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional

 1 professor dos anos iniciais do ensino fundamental  1 professor dos anos finais do ensino fundamental  1 professor do ensino médio

 Critério: relatos sobre o desenvolvimento de atividades de Inovações Pedagógicas com o uso de tecnologias.

 Prêmio: valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada um, além de troféu/símbolo de reconhecimento.

Novidades em 2017

Em 2017, há novidades no processo, como o sistema de monitoramento, cursos e aplicativos para ampliar as ações de caráter formativo e tornar a participação positiva e acessível para todos os professores.

Na trilha das boas práticas de ensino - curso autoinstrucional para professores.

No intuito de ampliar as ações formativas do PPB, essa edição conta com um curso autoinstrucional de 30 h, que possibilita a produção de conteúdos e convida o (a) professor (a) a percorrer as etapas de desenvolvimento de boas práticas pedagógicas, bem como conhecer formas de registrá-las. O curso, portanto, pretende auxiliar os professores na escrita dos relatos de prática, meio pelo qual poderão se inscrever no prêmio. O curso está aberto a todos os interessados.

Tendo em conta que as categorias do prêmio abrangem todas as etapas educação básica, o curso apresenta os passos comuns a todos os níveis de ensino, que consolidam práticas pedagógicas efetivas para o ensino e a aprendizagem das crianças e adolescentes.

O acesso ao curso pode ser realizado pelo desktop, acessando site do PPB, ou pelo aplicativo no celular.

Para informações sobre o curso, clique aqui

Assim, esperamos chegar a muitas salas de aula, o que só será uma realidade por meio da união dos nossos esforços. Um excelente ano de trabalho a todos!

(13)

1) PROGRAMA JOVEM SENADOR

Informamos a finalização da fase regional do Programa Jovem Senador, cuja escola vitoriosa foi a Coronel Marcos Ribeiro com a redação da aluna Vitória Gabriel Lemos, intitulada “O temor às diferenças”. Agradecemos a colaboração e participação de professores, gestores e alunos. Disponibilizamos ainda no site da Diretoria de Ensino

quatro textos finalistas desta fase, escolhidos pela banca analisadora (Diretora do NPE, cinco PCNP e um supervisor) de acordo com os critérios do concurso; o texto vencedor, em virtude do regulamento, não pôde ser divulgado.

Professoras orientadoras Ana Cláudia e Marili com a aluna Vitória.

(14)

Este ano contamos com a inscrição de 13 escolas abaixo relacionadas. Nosso muito obrigado e esperamos a participação de todos em 2018.

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Piraju

E. E. Ataliba Leonel

E. E. Calvino Barbosa Ferraz

E. E. Coronel Marcos Ribeiro

E. E. Coronel Nhonhô Braga

E. E. Doutor Joaquim Guilherme Moreira Porto

E. E. João Gobbo Sobrinho

E. E. Maria Gonçalves da Motta

E. E. Miguel Marvullo

E. E. Mônica Bernabé Garrote

E. E. Monsenhor José Trombi

E. E. Padre Bento de Queiroz

E. E. Prefeito Quinzinho Camargo

Alexandre Mazetto Vieira - PCNP História (tel. 3352-6033) Ana Maria Bonafé A. Martins - PCNP Língua Portuguesa (tel. 3352-6024)

2) INFORMAÇÕES SOBRE VESTIBULAR

UNESP/VUNESP 2018

Com o intuito de viabilizarmos a efetiva participação dos alunos no Vestibular da UNESP/VUNESP 2018, seguem as informações gerais sobre o Programa - “Inclusão dos alunos da rede na Universidade Pública.

O convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação, a VUNESP e a UNESP contribui para aproximar, incentivar e apoiar a participação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola pública na universidade. Assim, todos os alunos da rede pública estadual que estão concluindo o ensino médio em 2017, inclusive os alunos da EJA/ CEEJA, poderão prestar o Vestibular UNESP 2018 (inscrições de 11 de setembro a 09 de outubro) com desconto de 75% na taxa de inscrição.

(15)

Ao ingressar na UNESP, os alunos de camadas socioeconômicas menos favorecidas podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.

A VUNESP enviará os códigos de acesso a cada escola, por meio da Diretoria de Ensino, em envelopes lacrados e identificados por etiquetas, contendo o nome da unidade escolar, código, a cidade-sede e a Diretoria de Ensino a que pertence. As senhas permitirão aos alunos acessarem o site da VUNESP (http://www.vunesp.com.br/), a ficha de inscrição e o boleto bancário com desconto, conforme cronograma a seguir: Entrega do material na Secretaria de Educação: 30/08/2017.

A Diretoria de Ensino, ao receber este material, entregará os respectivos envelopes às suas escolas.

Recebimento das listas e distribuição dos códigos aos alunos (Voucher de desconto) pelas escolas: até 08/09/2017.Período de Impressão e pagamento do boleto bancário com taxa reduzida: de 11/09 a 09/10/2017 (até 23h59). Mylene Bergamo Villas Boas Diretor Técnico I - NPE Tel. (14) 3352-6026

(16)

3) CHAMADA DE ARTIGOS SOBRE PRÁTICAS DE

INCLUSÃO EDUCACIONAL

O Núcleo de Inclusão Educacional do Centro de Atendimento Especializado da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – NINC/CAESP/CGEB/SEE, convida todas e todos da Rede Estadual de Ensino a participar de chamada para publicação virtual (Volume II) de práticas de inclusão educacional desenvolvidas pelas Unidades Escolares, em relação às temáticas e modalidades de ensino trabalhadas pelo NINC: Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), EJA nas prisões, Educação escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero.

Trata-se do segundo volume desta ação, a qual teve início em novembro de 2016, quando foi publicado o Volume I – disponibilizado no Boletim CGEB e na Intranet da SEE. Assim como no ano anterior, os artigos poderão trazer reflexões teóricas ou práticas (relatos de experiência) e comporão publicação virtual organizada pela equipe NINC, a ser disponibilizada a toda a Rede nos canais de comunicação da SEE, no final do segundo semestre de 2017, com foco na visibilidade das temáticas, das práticas desenvolvidas e fomento à inclusão em perspectiva ampliada.

Orientações para elaboração dos artigos:

1) os artigos poderão ser escritos por até 3 autores (poderão ser escritos em parceria com funcionários de instituições que apoiam a implementação da Educação escolar pela SEE/DE/UE, como é o caso da SAP ou da Fundação CASA).

(17)

2) arquivo em formato word: letra tamanho 11, Fonte Arial, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

3) cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito, nome dos autores centralizado logo abaixo do título, Resumo de até 10 linhas, Introdução, Descrição da prática (local – escola, Diretoria de Ensino, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros), Metodologia utilizada na prática, Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, com indicação da fonte. Os interessados devem enviar os artigos, por e-mail, até o dia 05/10/2017: cgeb.degeb.caesp.ninc@educacao.sp.gov.br. Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL”.

No caso dos autores que enviaram artigos no ano de 2016 para serem publicados no Volume I, e que não foram contemplados, e que ainda tenham interesse em publicar, favor entrar em contato com a equipe NINC.

Em casos de dúvidas, estamos à disposição.

Alexandre Mazetto Vieira PCNP História/Filosofia/Sociologia Tel. (14) 3352-6033

4) DESAFIOS MATEMÁTICOS: ESCOLAS INSCRITAS TÊM

ATÉ 31 DE AGOSTO PARA ENVIAR SEUS PROJETOS

Primeira fase do projeto “Desafios Matemáticos 2017” tem 974 escolas da rede estadual inscritas. Se a sua escola está nessa lista, não deixe de elaborar seus desafios e encaminhar à Diretoria de Ensino até o dia 31 de agosto. Após essa data, a DE deverá enviar os projetos a Equipe Curricular de Matemática - CGEB/CEFAF, por meio do preenchimento de uma planilha eletrônica. O link será informado por meio do Boletim CGEB, diretamente às DE.

(18)

O objetivo do “Desafios Matemáticos” é estimular o raciocínio lógico matemático, nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio de uma atividade motivadora inserida em um contexto significativo e que permita potenciar o desenvolvimento das habilidades cognitivas estruturantes, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos em situações colaborativas.

As escolas inscritas podem participar com todas ou com apenas algumas de suas classes de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A Escola também deverá instituir uma Comissão Gestora da Escola, da qual participarão até dois Professores de Matemática e um Professor Coordenador Pedagógico. Além disso, uma Comissão de Avaliação deve ser criada, com a participação de Professores de todas as disciplinas, sendo vedada a participação do Professor de Matemática da turma classificada para a fase escola. É recomendado que essa comissão avaliadora seja constituída por, no mínimo, 3 professores de acordo com as turmas participantes no período.

A “fase escola”, que tem a data limite de 31 de agosto, impõe algumas regras a serem obedecidas. Caso existam mais de uma turma do mesmo ano/série, os Desafios classificados deverão ser apresentados no turno (manhã, tarde, noite), no qual a equipe frequenta, em seus respectivos anos/séries. A apresentação deverá ser realizada de acordo com a organização interna estabelecida pela unidade escolar e por meio da Comissão Responsável da Escola.

A Comissão de Avaliação da Escola, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos neste regulamento classificará apenas um Desafio Matemático entre as turmas de 6º e 7º Anos, um outro do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e mais outro de 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, para representar os respectivos segmentos (6º/7ºAnos), (8º/9ºAnos) e (Ensino Médio).

Mais informações, ligar para PCNP Juliana 3352.6029

(19)

5) CONCURSO WIZO DE PINTURA E DESENHO 2017

INCENTIVA O INTERCÂMBIO CULTURAL BRASIL-ISRAEL

Temos o prazer de comunicar o lançamento do 29º Concurso WIZO de Pintura e Desenho, promovido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

O tema deste ano, Brasil-Israel: Terras de Imigrantes, convida alunos e professores para uma enriquecedora pesquisa sobre estes territórios formados por um conjunto de povos, que ao longo da história deixaram fortes marcas na demografia, cultura e economia dos dois países.

Os alunos interessados em participar deverão encaminhar os trabalhos à Diretoria da sua escola com autorização dos pais (para alunos menores de 18 anos) e etiqueta de identificação – ver Regulamento nas páginas 25 e 26 da apostila anexa.

A escola, por sua vez, remeterá os 10 melhores trabalhos, pelo correio, à Organização Feminina WIZO, Rua Minas Gerais, 36 – CEP 01244-010 - São Paulo, até o dia 10 de

Outubro.

A Solenidade de Premiação acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 13 de novembro. Os alunos classificados receberão medalhas, kits de pintura e um produto eletrônico. Além desses prêmios, o aluno vencedor ganhará uma viagem a Brasília, acompanhado do seu professor, com estada de 3 (três) dias. Todas as escolas que encaminharem trabalhos receberão Certificado de Participação.

(20)

SERVIÇO

O QUE: Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2017 Brasil-Israel: Terras de Imigrantes PARA QUEM: Alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública

estadual

PRAZO DE ENTREGA: As escolas deverão entregar os 10 melhores trabalhos de seus

alunos até o dia 10 de Outubro (por correio)

LOCAL DE ENTREGA: Organização Feminina WIZO de São Paulo - Rua Minas Gerais

36 CEP 01244-010 São Paulo - SP

COMO PARTICIPAR: Apostila informativa e Regulamento estão no site da

instituição www.wizosp.org.br

PRÊMIOS: viagem para Brasília, eletrônicos, kits de pintura, livros e medalhas.

APOIO CULTURAL: Cis, Isapa/ Oggi, Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria,

Consulado de Israel, Embaixada de Israel , Conscre, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Secretaria da Educação - Governo do Estado de São Paulo.

Elaine Cogo Marquezini PCNP Arte - DE- Piraju

6) PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA – 2017 –

CONCURSO DE DESENHO DA MASCOTE

O Projeto Gestão Democrática da Educação está promovendo a eleição da mascote que irá representá-lo.

Os finalistas estão disponíveis para votação online. Basta acessar o site da Secretaria de Educação (http://www.educacao.sp.gov.br/gestaodemocratica) e conferir os desenhos que foram criados por estudantes da rede pública estadual. Na página de votação, é só clicar no desenho para aumentar o tamanho da imagem e ler as justificativas de cada autor.

O prazo para escolher a mascote se estenderá até o dia 27 de agosto, por isso, pedimos sua colaboração na divulgação para as escolas da sua Diretoria de Ensino.

(21)

Vale ressaltar que os três melhores desenhos ganharão um passaporte para visita aos Museus de São Paulo. Escolas e professores também serão premiados com livros e troféus. Eventuais despesas referentes ao deslocamento para as visitas são de responsabilidade dos alunos.

A Equipe de Gestão Democrática permanece à disposição no contato:

gestaodemocratica@educacao.sp.gov.br

Maiores informações, Mylene - NPE (14) 3352.6026

7) PROGRAMA AGITA SÃO PAULO 2017 - AGITA GALERA

Atenção, gestores!

A Secretaria de Estado da Educação, visando à sensibilização quanto aos benefícios da atividade física para a saúde da comunidade escolar, há vinte anos mantém o Programa Agita São Paulo. Assim, no dia 25/08, todas as escolas são chamadas a realizar pelo menos 15’ de atividade física e depois registrar no site do Agita São Paulo. Atenção: para fazer o registro da atividade desenvolvida, clique aqui , acessar Agita SP

(22)

Em Agita SP, acessar Programas.

Ainda não está disponível para cadastro, mas em Programas, será necessário fazer um login e senha para depois cadastrar a Atividade Física realizada no dia, número de participantes e qual o resultado desse dia, ou seja, houve benefícios? Exemplo: ações que a escola adota ou adotou em relação a atividades físicas em seu cotidiano.

Maiores informações, Mylene - NPE (14) 3352.6026

8) PROGRAMA “MEMÓRIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO E

PATRIMÔNIO”

História do Patrono

Lembramos o (a) responsável pelo Projeto Patrono da escola que a entrega do CD na

Diretoria de Ensino é até o dia 20/09 impreterivelmente.

Importante: se a escola for realizar evento ou alguma atividade referente à História do

Patrono, favor avisar as responsáveis pelo programa na Diretoria de Ensino para que possam marcar presença e prestigiar.

(23)

9) CONVITE - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA a 2ª EDIÇÃO

DA CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR

A coordenação do projeto Cemaden Educação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CEMADEN/MCTIC) e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Equipe

Curricular de Geografia/Educação Ambiental convidam as escolas e defesas civis (que

atuam em escolas) para participarem da Campanha #AprenderParaPrevenir - 2017. O tema da 2ª edição da Campanha é “Educação em prevenção de risco de desastres”, uma temática emergente e emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. A Campanha é uma oportunidade para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD) e conhecerem ações educativas em/com comunidades escolares que acontecem no país. O prazo para o envio dos projetos e propostas é até 22 de setembro de 2017.

Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições, acesse o link: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017

Pedimos, por gentileza, que compartilhem as informações da 2ª edição da campanha #AprenderParaPrevenir com a equipe escolar.

Maiores informações PCNP Regina ou PCNP Maria Cecília

(24)

10) PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

Divulgação 12ª Edição DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania.

Seguem informações sobre a 12ª edição do DIADESOL - Dia

Interamericano de Limpeza e Cidadania, iniciativa

internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. No mês de setembro sua escola pode dar continuidade às ações

de Educação Ambiental tratando de um assunto tão importante para preservação meio ambiente onde vivemos.

Participação no concurso DIADESOL

As escolas também podem participar do concurso de Desenho Infantil e Vídeo

Amador, que visam contribuir para a ampliação e fortalecimento das discussões acerca

dos temas: resíduos sólidos, qualidade de vida, limpeza pública e sua relação com a

saúde, inclusive no espaço escolar.

- A participação será efetivada por meio do envio do Vídeo, dentro dos prazos estabelecidos 14 de setembro de 2017.

- Caberão aos participantes todos os custos envolvidos na confecção do vídeo, inclusive a remessa do mesmo.

- Serão premiados três vídeos. 1º Lugar – R$ 2.500,00 2º Lugar – R$ 1.000,00 3º Lugar

– R$ R$ 600,00.

Os regulamentos do 8º Concurso de Desenho Infantil “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, e do 12º

Concurso de Vídeo Amador “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do

Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, estão disponíveis

respectivamente nos links a seguir:

http://www.abes-sp.org.br/images/diadesol/regulamento_12concursovideo2017.pdf http://www.abes-sp.org.br/images/diadesol/regulamento_8concursodesenho.pdf

(25)

Os resultados serão divulgados no dia 09 de novembro de 2017 no evento de encerramento do DIADESOL 2017, no município de São Paulo. O local será divulgado oportunamente no site da ABES-SP (www.abes-sp.org.br).

Temas propostos pelo concurso DIADESOL trabalhados pelo currículo Estado de São Paulo nas disciplinas de Geografia e Ciências.

Ressaltamos que os temas propostos pelo DIADESOL são trabalhados no Currículo do Estado de São Paulo pelas disciplinas de Geografia, a partir dos conteúdos “A sociedade de consumo” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais), “A crise ambiental” (8º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais) e “Redes e hierarquias urbanas” (2ª série – Ensino Médio). Em Ciências, a partir do eixo “Ser humano e saúde” e mais especificamente com o tema “A produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente” (6º ano - Ensino Fundamental – Anos Finais). E, em Biologia, a partir dos conteúdos “A interdependência da vida” e “Qualidade de vida das populações humanas” (ambos da 1ª série – Ensino Médio).

Observação: A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza pelo processo

de inscrição, custos de transporte, alimentação, hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

Site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

Facebook: http://www.facebook.com/diadesol.br

Interlocutoras Ambientais DE – Piraju

Regina Célia Batista Maria Cecília Sodera

(26)

11) 9º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO –

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO (CGU)

Informamos que estão abertas as inscrições para o 9º Concurso de Desenho e Redação da CGU, cujo tema este ano é "TODO DIA É DIA DE CIDADANIA!".

As escolas interessadas em participar deverão acessar o site Criança Cidadã – Portalzinho da CGU no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos

onde encontrarão o regulamento, o edital do concurso, o Guia do Professor, os formulários de realização dos trabalhos, os arquivos de peças de divulgação como banner, cartaz, card whatsApp, spot rádio, logo e apresentação em PPT, e o endereço eletrônico para inscrição da escola e dos trabalhos.

Além disso, sugerimos acessar os links com notícias do 9º Concurso de Desenho e Redação, elaboradas pela Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral da União, clicando aqui e aqui.

Informamos que a premiação inclui tablets, computadores e certificados e que as inscrições se encerram em 30/09/2017.

(27)

1) MATRÍCULA ANTECIPADA 2018

CADASTRAMENTO / INFORMAÇÃO

Todas as escolas estaduais e municipais constituem-se postos de cadastramento e informação ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do processo de matrícula.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o CIE – DE Piraju. Telefones: (14) 3352-6016/6047

(28)

1) INSCRIÇÃO – ATRIBUIÇÃO 2018

Prezados Diretores de Escola e Gerentes de Organização Escolar

Considerando que a Inscrições para Atribuição de Classes e Aulas para o Ano Letivo de 2018, no período de 15/08/2017 a 11/09/2017, solicitamos que orientem os docentes quanto a Resolução SE 72/2016 e salientamos alguns pontos de atenção abaixo:

1. Docentes que deverão confirmar a inscrição; no site portalnet.educacao.sp.gov.br - sistema “Inscrição para Atribuição de Classes e Aulas”:

 Docentes efetivos (A) e não-efetivos (P,N e F) para confirmarem suas inscrições no vínculo que possuem, e ainda, caso tenham realizado o pré-cadastro para acumularem na situação de contratados, devem também confirmar a inscrição como candidato;

 Docentes, Categoria “S”;

 Docentes, Categoria “O”, com contrato vigente, celebrado em 2015, 2016 ou 2017;

 Docentes, Categoria “V”, com contrato vigente, celebrado em 2015, 2016 e 2017.

2. Docentes que realizaram o pré-cadastro e que tiveram o mesmo deferido pela Diretoria de Ensino. Neste caso, os candidatos serão exibidos com os pontos zerados, devendo os mesmos, quando fizerem jus, solicitar acerto. Os pontos serão inseridos na funcionalidade “Lançamento de Tempo Eventual / Candidato”, se procederem. Após a inserção da pontuação a Diretoria de Ensino deferir o acerto.

3. Lembrando-se que a concretização do pré-cadastro será inócuo caso o docente

não confirme a inscrição no site portalnet.educacao.sp.gov.br, acessando o sistema “Inscrição para Atribuição de Classes e Aulas”.

(29)

4. DOCENTE QUE SE INSCREVE PARA CONCORRER NOS TERMOS DO ART.º 22: a atribuição inicial é compulsória, não amplia e não tem CS atribuída. Caso não tenha atribuição nos termos do artº 22 somente poderá ter atribuída a CS durante o ano.

5. AMPLIAÇÃO DE JORNADA – É VEDADA A RETRATAÇÃO.

HAVENDO AULAS DA DISCIPLINA ESPECÍFICA É OBRIGADO A AMPLIAR.

CUIDADO COM OS DOCENTES QUE ACUMULAM. (ACÚMULO NÃO É JUSTIFICATIVA)

6. CARGA SUPLEMENTAR – EXISTINDO AULAS DAS DISCIPLINAS (ESPECÍFICAS, NÃO ESPECÍFICAS E CORRELATAS) NA U.E. NÃO PODE DECLINAR PARA VIR NA DER. Exemplo: PEB.II – efetivo de Educação Física e na correlata tem Biologia, se declinar de Biologia na U.E., não pode vir na DER pegar Educação Física.

7. CATEGORIA F - É OBRIGADO TER AULAS ATRIBUÍDAS ATÉ A QUANTIDADE DE SUA OPÇÃO NA U.E, NA INSUFICIÊNCIA NA DER, MESMO DURANTE O ANO ATÉ ATINGIR SUA OPÇÃO.

8. FORMAÇÃO CURRICULAR – a atribuição correta nos termos da legislação vigente depende da formação curricular correta.

De acordo com os itens 1 e 2, § 10º, art.º 3º da Resolução SE 72/2016:

Em caráter obrigatório antes do período de inscrição

Informamos que ao realizar a conferência da formação curricular do pré-cadastro notamos algumas divergências.

Estamos à disposição para o que couber

Gizelle – 3352.6036

2) CLASSIFICAÇÃO PÓS-RECURSO PARA SUBSTITUIR NOS

TERMOS DA RESOLUÇÃO SE 82/2013 ALTERADA PELA

42/2014, NA CLASSE DE SUPORTE PEDAGÓGICO.

Classificação pós-recurso para substituir nos termos da resolução se 82/2013 alterada pela 42/2014, na classe de suporte pedagógico.

(30)

1) SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Reforçamos que os relatórios dos serviços terceirizados (Limpeza, Cuidador e Manutenção de Elevador) devem ser enviados impreterivelmente no primeiro dia útil do mês subsequente ao da avaliação, assinado pelo Fiscal Responsável da Unidade.

Contamos com a colaboração de todos Maiores Informações Felipe - 3352.6010

2) NOM - CADASTRO DOS BENS MÓVEIS

Prezado Gestor,

Informe aos responsáveis em suas Unidade Escolares, que procedam com a colocação dos bens móveis em suas dependências na unidade escolar, CLICANDO AQUI

Maiores Informações Luciana – 3352.6007

Circular produzida pela Diretoria de Ensino Região de Piraju

Edição nº 10

25 de agosto de 2017

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

www.facebook.com/diretoriadeensinopiraju

Referências

Documentos relacionados

Para uma melhor compreensão dos fatores causais dos acidentes de trânsito é importante o conhecimento do perfil das vítimas, como também o meio de transporte

Como consequência dessa dificuldade, surge então o Data Mining (DM), conhecido também como Mineração de Dados. Explorar bases de dados acerca de acidentes viários

O ODS-L10 tem capacidade para até duas unidades de arquivo de disco óptico, como a ODS-D55U, no máximo dez cartuchos e um mecanismo robótico integrado em uma estrutura de montagem

O bibliotecário receberá a tarefa de preencher a documentação dada solicitada pelo MEC sem prévio conhecimento sobre a tramitação dos processos, tendo como

§ 6°A renovação do empréstimo domiciliar pode ser feita no banco de dados SEI pelo próprio usuário, desde que não haja reserva anterior para o item e obedecendo ao limite máximo

Este artigo fez, a partir da reanálise crítica da AIR da Emenda 05 ao RBAC nº 139, com vistas a melhoria no processo regulatório da Anac, a proposta de uma versão aprimorada

As Reuniões de Trabalho são destinadas aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) e aos Gestores Escolares, especialmente os Professores Coordenadores (PC), e

A Diretoria de Ensino de Piraju terá enorme prazer em publicar e compartilhar os acontecimentos de nossas escolas, porém solicitamos que as matérias para publicação na Circular