• Nenhum resultado encontrado

Movicon CE. Tecnologia para IHMs Windows CE. Movicon CE é um sistema Scada runtime poderoso e aberto para IHMs Windows CE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Movicon CE. Tecnologia para IHMs Windows CE. Movicon CE é um sistema Scada runtime poderoso e aberto para IHMs Windows CE."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tecnologia para IHMs Windows™ CE

Movicon CE é um sistema Scada “runtime” poderoso e aberto para IHMs Windows™ CE.

Especialmente indicado para aplicativos que devam rodar junto às linhas de produção ou às máquinas. Auxilia os operadores fornecendo os recursos necessários para uma operação local mais eficiente e segura.

Movicon™ CE é o sistema, hoje em dia, que incorpora a maior quantidade de recursos de projetos em IHMs Windows™ CE. Capaz de atender qualquer requisito de visualização e controle em sistemas compactos sem prejuízo dos recursos encontrados nos sistemas Scada.

Fone/Fax: 11-3672-4188 exata@exatasistemas.com.br www.exatasistemas.com.br Rua Cotoxó, 1119 São Paulo—SP CEP 05021-001 Exata Sistemas de Automação Ltda

(2)

O mesmo projeto pode ser usado em IHMs diferentes — Movicon™ CE, instalado em uma IHM WinCE pode rodar projetos criados na plataforma Movicon™ 11: um único projeto, o mesmo arquivo, roda em diferentes plataformas graças ao uso de XML como estrutura para o projeto. Com isso, seus projetos para WinCE podem rodar em dispositivos do tipo IHM como: Terminais "touchscreen"; PDAs; PCs Palmtop; Smartphones; Celulares e Sistemas Wireless (Pocket PC e HPC 2000), de forma autônoma e não como uma estação cliente. A vantagem disso é que você pode manter software mesmo se você trocar a IHM, permitindo a escolha da IHM mais adequada para o seu projeto. Ou seja, mudar o hardware já não significa ter que mudar o software ou refazer o aplicativo. Isto lhe dá maior independência, economiza seu tempo e dinheiro.

Conectividade para os dados de chão de fábrica, desde a linha de produção até os aplicativos de gerenciamento empresariais, englobando todos os níveis da empresa - Com o uso da Ethernet e da Tecnologia OPC, você adquire uma tremenda vantagem com a liberdade de circular informações. Hoje em dia quase todas as IHMs para WinCE vem com porta Ethernet incorporada permitindo uma integração mais fácil às redes corporativas. Movicon™ CE também suporta a tecnologia MS SQL CE 3.0, estendendo e simplificando o gerenciamento de dados históricos para outras integrações. Além disso, seu dispositivo WinCE também pode ser usado como um Servidor ou um Servidor Web permitindo o acesso ao aplicativo por estações clientes. A distribuição da informação pela planta auxilia no gerenciamento da produção.

Descubra o Potencial - Movicon™ CE tem quase todas a funcionalidades para construção das telas gráficas disponíveis no Movicon™ 11 Scada, melhorando a visualização do aplicativo. Os recursos das telas gráficas Movicon™ CE são muito superiores ao dos outros softwares para IHM. E não é apenas isto, os recursos do sistema vão muito além dos de uma simples IHM: alarmes, arquivos históricos - integração com BD relacionais através de rede - , tendências, análise de dados, programadores, câmeras IP, receitas em BD, scripts em VB, notificação por e-mail ou SMS, Client Web. Tudo pronto para uso em um único ambiente de configuração simples e poderoso, que só o Movicon™ disponibiliza. “Um único Editor permite desenvolver os projetos para plataformas Win32, Win64, WinCE ou WinMobile sem qualquer necessidade de modificação ou conversão.”

Página 2 Movicon™ CE— Sistema SCADA para IHMs Windows™ CE

As vantagens no uso do Movicon™ CE são:

Movicon™ CE permite criar aplicativos de supervisão compactos e poderosos para IHMs. Movicon™ CE pode ser implementado em IHMs tipo "touchscreen" pequenas e compactas rodando Windows CE 5.0 ou 6.0 ou em sistemas "mobile" e "wireless" (PocketPC e similares), operando como estações cliente e também como aplicativos "standalone" portáteis (mobile). Flexibilidade para atender às necessidades de seu projeto.

Graças ao Movicon™ CE, o terminal do operador torna-se uma pequena estação Scada oferecendo independência do hardware, conectividade por rede a sistemas de informação superiores (Banco de dados, MES, Gerenciais) alavancando a potencialidade do sistema.

(3)

Econômico (Cost Effective) - Movicon™ CE permite o uso de um único ambiente de desenvolvimento, seja para criar um supervisório para um PC ou para uma IHM, resultando em economia no treinamento de pessoal e na manutenção. Sua versatilidade também resulta em economia no hardware permitindo que você escolha o dispositivo que melhor atenda as necessidades do seu projeto sem ter que alterar o aplicativo. Com o Movicon™ CE você pode supervisionar e controlar as máquinas no chão de fábrica usando o Windows™ CE da Microsoft garantindo escalabilidade da plataforma e protegendo o seu investimento.

“Graças ao Movicon CE você

tem total flexibilidade de plataforma Scada / HMI no seu projeto de supervisão. Não importa quão pequeno seja o aplicativo, você poderá trazer grande facilidade à operação local, otimizando tempo e recursos de operação.”

Movicon™ CE — Resumo Técnico

Projetos em XML - Em termos de custo, ter todas as ferramentas para desenvolvimento dos seus projetos de supervisão em um só ambiente, significa economia. Os projetos do Movicon™ 11 são estruturados em XML por isso o mesmo projeto pode rodar em Windows™ 7 / Vista / XP e WinCE, sem necessidade de conversão ou recompilação. Com o Movicon™ 11 você faz upload e download dos projetos nas IHMs e faz também a depuração remota dos projetos carregados nas IHMs.

Imagens Sensacionais - O Editor Gráfico permite criar projetos para IHMs de alto impacto visual que podem ser desenvolvidos em pouco tempo com grande facilidade e simplicidade usando as imagens, símbolos animados e componentes prontos para usar, incluídos nas bibliotecas do Movicon™.

Visualização para Câmera IP - O Movicon™ CE tem um componente para visualizar imagens geradas em câmeras IP que pode ser parametrizado e inserido em qualquer tela.Esta janela para visualização de imagens de câmeras IP pode ser usada nas IHMs WinCE para distribuição de imagens e acesso pela Web.

Monitoração de Alarmes - Além da apresentação dos alarmes em tempo real o Movicon™ CE também apresenta o Histórico de Alarmes. A monitoração de alarmes no Movicon™ CE suporta os quatro estados operacionais (ON, OFF, ACK, RST) estabelecidos na norma ISA S-18, mas sua apresentação pode ser inteiramente personalizada (eventos e cores). Permite a associação a arquivos de ajuda, tornando a operação mais segura, orientando o operador em processos críticos. O histórico de alarmes permite pesquisa com o uso de filtros para facilitar a busca de ocorrências específicas, além de disponibilizar diversas formas de ordenação.Movicon™ CE também permite a notificação de alarmes por SMS e E-mail.

Multi Drivers - Movicon™ CE tem diversos drivers de comunicação que permitem a IHM se comunicar com os CPLs mais populares. A comunicação serial ou ethernet suporta conectividade wireless (ie. Wi-Fi or Bluetooth), ideal para dispositivos móveis. A Tecnologia OPC também está presente através do Cliente OPC incluso.

(4)

“Movicon™ 11 oferece um ambiente de desenvolvimento

“all-in-one". Tudo o que você precisa para criar

projetos tanto para Windows™

7 / Vista / XP quanto para Windows™ CE.”

Página 4 Movicon™ CE— Sistema SCADA para IHMs Windows™ CE

Históricos, DataLoggers e Receitas em Banco de Dados - O Movicon™ CE permite gravar e armazenar dados históricos e de receitas em arquivos texto (.dat, .xml ou arquivos criptografados) com a tecnologia IMDB (InMemory DB), e em Banco de Dados Relacional (MsSQL CE). Se você optar por usar um Banco de Dados Relacional, o Movicon™ irá converter automaticamente as conexões ODBC para o padrão ADOCE. Desta forma os históricos podem ser gravados em Banco de Dados Relacional e integrados aos sistemas de informação da empresa (ie. SQL Server). O sistema suporta o novo MS SQL CE 3.0, que oferece diversas vantagens com relação a integração e sincronização de dados feita com o MS SQL Server 2005.

VB Script e Lógica de PLC Integradas - O MoviconTM CE é o único produto no mercado Scada / HMI que inclui Script VB na sua versão para WindowsTM CE. Você pode rodar os Scripts criados em aplicativos para Windows XP / Vista / 7 garantindo a portabilidade dos projetos independentemente da plataforma usada. Como na versão para desktop, o MoviconTM CE também permite construir rotinas com a linguagem de Lista de Instruções (IL) usada em CLPs. De forma que, usando as características de tempo real encontradas no WinCE, você pode conectar dispositivos de E/S à sua IHM e escrever rotinas de controle exatamente como em um CLP.

Logicon IEC 61131-3 - O Logicon, um SoftPCL no padrão IEC 61131-3, com suporte às cinco linguagens de programação definidas na norma, permite criar lógica de controle para qualquer sistema, processo, máquina ou linha de produção. Ele também está disponível, como uma opção, na plataforma WindowsTM CE.

Segurança e 21 CFR Part 11 - Movicon™ CE apresenta um conceito novo para a segurança em IHMs. Todos os acessos em seu projeto podem estar protegidos por 16 grupos de acesso divididos em 1024 níveis. É possível definir para cada variável do projeto, rastreabilidade e um nível de acesso específico.Ao invés de criar grupos de usuários, o seu projeto pode compartilhar os usuários criados em um domínio WindowsTM, automaticamente. Também é possível criar projetos totalmente validáveis em conformidade com a regulamentação do FDA 21 CFR Part 11, o MoviconTM CE também incorpora todos os recursos para o desenvolvimento de aplicativos com este requisito.

Controle Remoto e Telesuporte - Movicon™ CE garante que sua IHM possa ter acesso remoto a CLPs e RTUs através de modem. Também é possível o acesso remoto para telesuporte usando a conexão entre o MoviconTM CE e os CLPs e RTUs, de modo transparente, executando assim a manutenção remota destes dispositivos. As funções de upload e download dos projetos também podem ser feitas remotamente.

Web Client - O MoviconTM CE suporta o recurso Web Client, permitindo o acesso ao aplicativo através de browsers de internet (IE, Mozzila e etc). A tecnologia Web Client permite que estações cliente remotas, outros IHMs e até celulares Javaphone acessem seu aplicativo MoviconT CE.

(5)

Rua Cotoxó, 1119 São Paulo—SP CEP 05021-001 Fone/Fax: 11-3672-4188 exata@exatasistemas.com.br www.exatasistemas.com.br Exata Sistemas de Automação Ltda O Movicon™ CE foi instalado e testado nas diversas IHMs industriais listadas

abaixo:

ADS-Tech ESA Elettronica Phoenix Contact

Advantech TPC Future Pad Fujitsu ProFace

Asem Hardware Solutions ROI Computer

Beckhoff CX1000 IPS Siemens MP277

B&R PowerPanel Keba Siemens MP377

ConPro9 - Sisav Mettler & Fuchs Sitek

Divus MCS Suetron

Exor Pilz HMI Techmark

E em alguns PDA, PocketPC e dispositivos móveis, listados abaixo: Compaq iPaq

Toshiba PDA Asus MyPAL Dell Axim X3

Não achou o dispositivo que você quer usar nesta lista? Entre em contato para ver se ele já foi testado!

Lembrete: Os fabricantes podem alterar características ou configuração de seus produtos sem aviso prévio. A Progea não se responsabiliza por incompatibilidades momentâneas. Caso isto ocorra, solicite suporte para adequação da versão de software.

Distribuidor Exclusivo no Brasil

Movicon é uma marca registrada da Progea e todos os direitos são reservados.

Referências

Documentos relacionados

Desde os tempos mais remotos o homem sempre esteve em busca de conhecimento, é notório que de maneiras diferentes, mas sempre na busca de conhecer seu mundo

Leia o a letra da canção “Xote das Meninas” de Luiz Gonzaga e José Dantas para responder as questões 13 e 14. “Mandacaru, quando ‘fulora’ lá na seca É o sinal que a

Neste sentido, este trabalho visou identificar iniciativas de emprego de informação nutricional e/ou de saúde, seus tipos e veículos de divulgação, em restaurantes do tipo fast food

Tendo em vista este quadro, o objetivo do presente trabalho é, portanto, caracterizar o uso de plantas medicinais por uma comu- nidade universitária no Município de São Paulo,

21/06 14h30 204 Amarelo Simone Carvalho da Rosa Marta Oliveira dos Santos Vera Lucia Donnes.. DÉBORA FRITZEN A promoção de vendas retratada pelas marcas

Na data e horário agendados, os estudantes foram recebidos pela equipe pedagógica nas escolas e os alunos que pertenciam a essas escolas, desde o primeiro ao quinto ano

Quando estiver no Modo de Toque Windows, o ícone aparece como um grupo de mosaicos do Ecrã Iniciar do Windows 8.x com um dedo apontando para baixo:..  O ZoomText Touch Mode

A função resposta (equação1) do tratamento para o cobre pode ser acompanhada através equação 4.9, através desta equação nota-se que a porcentagem de remoção do metal