• Nenhum resultado encontrado

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS CEP FUNVIC/ Faculdade de Pindamonhangaba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS CEP FUNVIC/ Faculdade de Pindamonhangaba"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS CEP – FUNVIC/ Faculdade de Pindamonhangaba

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

Caro Pesquisador,

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

O Comitê de ética da FUNVIC/ Faculdade de Pindamonhangaba, doravante denominado CEP – FUNVIC/ Faculdade de Pindamonhangaba, passa por um processo de reformulação, para que possa ser integrado ao sistema CEP/CONEP. Atualmente estamos em fase final de adequação, na qual todos os documentos necessários para este fim foram devidamente providenciados e se encontram em trâmite para Brasília, para que sejam avaliados pela CONEP, e assim possamos nos regularizar e passar a avaliar projetos de pesquisa.

O presente documento se trata de um tutorial para que você possa se familiarizar com o processo de cadastramento de pesquisador e projetos de pesquisa na plataforma Brasil. Todo pesquisador que tiver interesse em realizar pesquisas com seres humanos deverá se cadastrar na plataforma Brasil para submeter seu projeto a apreciação por algum comitê de ética em pesquisa, via CONEP.

Para submissão de um projeto, antes de tudo, o pesquisador responsável pela pesquisa deverá se cadastrar na plataforma Brasil. È importante deixar claro que esse pesquisador responsável é um professor, ou pesquisador e não um aluno que irá desenvolver um trabalho de conclusão de curso, por exemplo. Nesse caso, em um primeiro momento, subentende-se que deva ser o orientador do aluno e principal condutor do projeto.

TUTORIAL 1- Passo a passo para cadastramento do pesquisador responsável

Passo 1: Cadastra-se

Entre no endereço http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Caso tu ainda não tenhas se cadastrado, clique no link Cadastre-se, conforme figura abaixo:

(2)

IMPORTANTE: Tu precisas providenciar com antecedência, uma cópia digitalizada de um documento de identidade com foto, no formato 'JPG' ou 'PDF' com resolução de 1000 DPI

2000PI, e envio do teu currículo vitae em formato doc, docx, odt e pdf - 2mb máximo.

Continuando: Ao clicar no link “cadastre-se” uma tela surgirá, informando da necessidade de teres os documentos supracitados para anexar e só assim continuar o processo de cadastramento. Tendo esses documentos providenciados, tu podes clicar no link “Avançar”, conforme segue:

(3)

Ao clicar em “Avançar”, serás encaminhado para uma página, onde deverás preencher tuas informações, dentre as quais nacionalidade, CPF, endereço para o currículo Lattes e onde serás solicitado para anexar o currículo vitae. Conforme segue:

Obs: Se nada acontecer ao clicares em “Adicionar currículo”, possivelmente precisas instalar um programa denominado “Adobe Flash Player”. Após instalá-lo, deves reiniciar o computador e tentar novamente.

Estando todas as informações preenchidas e ao clicar em “Avançar”, uma nova tela de preenchimentos de dados abrirá, conforme segue:

Observe que aqui tu deverás

preencher o endereço de teu currículo Lattes, conforme cadastrado

previamente na plataforma Lattes

(http://lattes.cnpq.br/)

Você deverá clicar aqui

Já aqui, tu deverás clicar em “Adicionar currículo” e anexar o documento em teu computador que corresponde a teu currículo vitae. Após o preenchimento de todas as informações, deverás clicar em “Avançar”.

A data de nascimento deve ser selecionada com o auxílio do calendário ao lado.

(4)

Após clicar em avançar, outra tela surgirá, na qual tu serás questionado se desejas vincular alguma instituição de pesquisa. Caso ao realizar o teu cadastro, tua instituição ainda não tenha sido cadastrada no sistema, selecione a opção “não” na pergunta “Deseja-se vincular a alguma Instituição de pesquisa?” e entre em contato com o CEP de tua unidade para obter maiores informações.

OBS: No caso de seres pesquisador ou professor da FUNVIC, para esta pergunta deves

responder “sim”, e no link “Buscar instituição” (aqui circulado em vermelho), conforme quadro abaixo:.

Observe que a foto de identificação é opcional. Após o preenchimento de todas as informações, deverás clicar em “Avançar”.

(5)

Ao clicares em “Buscar instituição”, surgirá o quadro:

Na qual deverás preencher o “Nome da instituição” a qual és vinculado, nesse caso, “FUNVIC”. Uma vez preenchida essa informação, surgirá o seguinte quadro:

(6)

Observe que existem dois ícones na opção “Ação” (circulado em vermelho, no quadro acima) para escolha da instituição. Como no caso da FUNVIC, muito embora existam outras Faculdades vinculadas como o campus MOCOCA, ainda não existem subdivisões de CEP cadastradas, então tu deves selecionar a ação “adicionar instituição esse”. Após clicar, surgirá a seguinte tela:

Tu deverás então clicar em “Adicionar” e concordar, clicando na caixa “Declaro que as informações anteriormente prestadas são verdadeiras”. Por fim, clicar no link “Concluir”.

Após clicar em concluir, surgirá uma página confirmando teu cadastro e recomendando entrar no email cadastrado para receber as informações de login.

Agora estás cadastrado e poderás efetuar login para cadastrar teus projetos de pesquisa.

Para dirimir mais dúvidas, procure o comitê de ética em pesquisa da tua instituição. Att.

Prof. Dr. Matheus Diniz Gonçalves Coêlho

Presidente do CEP FUNVIC – Faculdade de Pindamonhangaba Tel: (12) 98125-4353

(7)

Referências

Documentos relacionados

2.1 - Para concorrer às vagas ofertadas neste edital o candidato deverá ter feito o ENEM de 2016, 2017 ou 2018; ter obtido acima de 550 pontos de média na prova do ENEM e não

Os cookies que nossas páginas criam e armazenam em seus dispositivos são do tipo proprietário (definidos por nós ou por terceiros em nosso nome); necessário

For example, at the initial stage of erosion development, fluorescence intensity of affected enamel is significantly higher than that of the intact one (not less than by 45%).

Diante do exposto, todas as áreas cientificam se valem da avaliação de seus pares sobre seus trabalhos de pesquisa, na construção dessas avaliações as instituições de pesquisas

Ainda assim, não há como imaginar a possibilidade de pôr em prática o conselho da atriz e suprimir as fantasias ou devaneios sexuais, uma vez que esse roteiro sexual é a forma

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

1. Que a garantia bancária sobre a qual a Câmara mandou libertar 90% do seu montante, havia sido prestada no âmbito das últimas alterações levadas a efeito nas referidas

Este estudo teve como objetivo a utiliza¸c˜ ao da minera¸c˜ ao de dados de proveniˆ encia gerados pelo gerenciador de workflow cient´ıfico SciCumulus voltado para an´ alises