• Nenhum resultado encontrado

Informativo INOVAÇÃO: a essência da empresa excelente. Coosuiponte reinventa e se aproxima ainda mais dos cooperados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo INOVAÇÃO: a essência da empresa excelente. Coosuiponte reinventa e se aproxima ainda mais dos cooperados"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo

Ponte Nova/MG - Ano 1 - Edição 01 - Março / Abril 2017

INOVAÇÃO:

a essência da empresa excelente

Coosuiponte reinventa

e se aproxima ainda

mais dos cooperados

(2)

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

Encontro

Será em

Ponte Nova/MG

Local: Sede da Assuvap

e Coosuiponte.

2017

25 de julho

Inovação: o

conceito que move

a suinocultura

É com orgulho que apresentamos aos senhores(a) leitores(a), associados(a) e

co-operados(a) da Assuvap e Coosuiponte, a primeira edição do novo informativo da suinocultura do Vale do Piranga. Ao elaborar este projeto, e colocá-lo em prática, obje-tivamo-nos a desenvolver uma ferramenta prática, capaz de informar com qualidade e eficiência sobre as principais ações e acontecimentos do nosso setor.

Nesta edição inaugural, mostraremos o conceito de inovação, aplicado na Coo-suiponte para o ano de 2017. A entidade, que desde a sua fundação não para de se reinventar, busca, a cada dia, pela sua excelência. A novidade, agora, é o novo setor de vendas, ainda mais próximo aos cooperados, como veremos nas páginas seguintes.

A inovação toma forma de um recomeço para a suinocultura. Após um 2016 instável, reservado de desafios, o setor se mostrou preparado para mais um grande passo. Permanecendo mais unidos, produtores, fornecedores e profissionais suiníco-las, respaldados pela Assuvap e Coosuiponte, despertam muitas possibilidades para o futuro.

Do mesmo modo, assim como 2017 representa um recomeço e a visualização de uma suinocultura mais estável, este novo formato do informativo, com periodicidade bimestral, é sinônimo do amadurecimento. Esta é uma revista que surgiu dos esforços de todo o setor. É, portanto, para o todo.

Diante disso, para detalhar mais sobre o trabalho realizado em prol da suinocul-tura, apresentamos nas próximas páginas as primeiras ações das entidades para o ano de 2017, e agradecemos a todos que batalharam por uma suinocultura mais forte.

Boa leitura!

ASSUVAP

Diretor Presidente – Fernando da Silva Araújo Diretor Financeiro – João Carlos Bretas Leite Diretor de Mercado e Marketing – Armando Barreto Carneiro.

Diretora Técnica/Meio Ambiente – Patrícia Morari Mendes

Diretor Secretário – José Miguel de Oliveira Fernandes.

COOSUIPONTE

Diretor Presidente – José Miguel de Oliveira Fernandes Diretor Financeiro – João Carlos Bretas Lite

Diretor Comercial – Armando Barreto Carneiro. Diretor Secretário – Fernando Gomes Martins

Diretor Planejamento – Geraldo Fialho de Rezende Filho

Conselho Fiscal em Ambas as entidades

Efetivo

José Noêmio Gomes da Cunha Letícia Souza Vicente Araujo Silva José Joaquim de Oliveira Lopes

Suplente

Fernando César Soares Mauro André Braga Mendes Welington Pereira Giardini

Coordenação executiva Paula Gomides Jornalista responsável Pedro Carvalho (0019785/MG) Projeto gráfico Agência Origem Impressão Gráfica D&M Tiragem 200 unidades

Expediente

Editorial

(3)

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017 INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

4 5

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

Nova diretoria toma posse

Espaço Cooperativo

Fast News

Representatividade

e participação

Para ampliar a representativida-de e a participação dos cooperados, a Coosuiponte criou a alternativa de compras diretas, que possibilita a aquisição de maiores volumes a pre-ços mais competitivos diretamente do fornecedor, e, inovou, também, seu setor de atendimento, transfor-mando-o em um setor de vendas que estará sempre em contato com

os cooperados, informando preços, ofertando produtos, mostrando opor-tunidades de negócios de acordo com sua demanda. Esses processos proporcionam a participação efetiva dos cooperados, respeitando e aten-dendo a seus interesses coletivos e garantindo o crescimento sólido da Cooperativa.

Júlio Márcio Natali Gerente Geral da Assuvap e

Coosuiponte

A Associação dos Sui-nocultores do Vale do Pi-ranga (Assuvap) e a Coo-perativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) realizaram em sua sede, na tarde de 08/3, o processo de vota-ção para eleivota-ção das novas diretorias. Foram eleitos e empossados os dirigentes dos Conselhos Diretor e Fiscal das entidades, com m andato até a Assembleia Geral Ordinária de 2019. A Assuvap passa a ser presi-dida por Fernando da Sil-va Araújo e a cooperatiSil-va

continua sob o comando de José Miguel de Oliveira Fernandes.

Prestação de Contas

Na oportunidade, as-sociados e cooperados aprovaram os Relatórios de Gestão das Diretorias, a Prestação de Contas e o Ba-lanço Geral, encerrados em 31 de dezembro de 2016.

Também foi apresen-tado o plano de ação da As-suvap para a nova chapa, destacando projetos como o novo informativo – em formato de revista, com lançamento previsto ainda

em março – e divulgação da carne suína nas mídias locais (TV Educar e Jornal Folha de Ponte Nova). Os associados ainda tomaram conhecimento do investi-mento no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

Outros temas discuti-dos foram a construção da sede própria das entidades e políticas de adesão de no-vos cooperados à Coosui-ponte e busca de melhores preços de produtos.

Confira as diretorias para biênio 2017/2018:

Cerimônia reúne a suinocultura

para projetar o futuro

A Cerimônia de En-cerramento das Atividades 2016, realizada pela Assu-vap e Coosuiponte, reuniu produtores, fornecedores e profissionais de todo o país para comemorar mais um ano de dedicação e lançar--se ao futuro. Um evento único, celebrado no Babi-lonia Centro de Eventos, em Ponte Nova/MG, em dezembro, onde a suino-cultura escreveu mais um capítulo de sua valorosa história e virou a página para o futuro.

Durante o cerimonial, a então presidente da Assu-vap, Patrícia Morari, fez um breve resumo das ações ao longo dos quatro anos à frente da instituição.

“Nes-te “Nes-tempo tive a honra de participar de grandes pro-jetos. Fizemos uma série de eventos para capacitar os profissionais de granjas, re-forçamos o bom relaciona-mento com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susten-tável (SEMAD). Ao mesmo tempo, somamos força ao Fundo Nacional de Desen-volvimento da Suinocultu-ra (FNDS)”, concluiu.

Na oportunidade, a associação apresentou um documentário com a retrospectiva das ações no ano. Foram alguns dos destaques o programa de treinamento “Bem-Estar Animal na produção de Suínos”, os projetos de

des-mistificação da carne su-ína e a 9ª Edição da Feira Mineira de Suinocultura – Suinfest.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, disse que os esforços do setor fazem do Brasil um dos principais produtores mundiais: “Se hoje somos exemplo para o mundo, é porque essa história passa por Minas Gerais e Ponte Nova”.

E nesta noite memorá-vel, a suinocultura contou mais um capítulo de sua história. Entre a retrospec-tiva do passado e a força para construir o melhor futuro, a certeza que fica é que muitas páginas ainda serão escritas, repletas de grandes projetos.

Presidente

de Honra

Em ato solene, a As-suvap conferiu o título de Presidente de Honra ao Sr. João Trivellato Filho, em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados a favor da sui-nocultura da região.

A história de João Trivellato como produtor de suínos começou em 1986, incentivado pelos amigos Hamilton Moreira Leite e Manoel Lizardo. Com visão e dedicação, ele influenciou o modelo de produção nas granjas de Ponte Nova. Incenti-vou a fundação do

Frigo-rífico Saudali e apoiou a Assuvap e a Coosuiponte, participando de todos os eventos relacionados à suinocultura, para torná--la uma atividade lucra-tiva e de reconhecimento nacional.

Hoje, com 80 anos, João Trivellato é pai de dois filhos e proprietário de um patrimônio que gera centenas de empre-gos diretos e indiretos. Sua granja, na Fazenda Itajubá, soma cerca de 1.300 matrizes. Atual-mente, conta com o seu filho Silvinho Trivellato e seus netos no desafio con-tinuar o belo trabalho em prol da suinocultura.

ASSUVAP Diretor Presidente Fernando da Silva Araújo Diretor Financeiro João Carlos Bretas Leite Diretor de Mercado e Marketing Armando Barreto Carneiro. Diretora Técnica/Meio Ambiente Patrícia Morari Mendes

Diretor Secretário

José Miguel de Oliveira Fernandes.

COOSUIPONTE Diretor Presidente

José Miguel de Oliveira Fernandes Diretor Financeiro

João Carlos Bretas Leite

Diretor Comercial

Armando Barreto Carneiro. Diretor Secretário

Fernando Gomes Martins Diretor Planejamento

Geraldo Fialho de Rezende Filho

Conselho Fiscal em ambas as entidades Efetivo

José Noêmio Gomes da Cunha Letícia Souza Vicente Araujo Silva José Joaquim de Oliveira Lopes Suplente

Fernando César Soares Mauro André Braga Mendes Welington Pereira Giardini

(4)

“Para a empresa exce-lente, a inovação é a única coisa permanente”. Assim disse uma vez o renomado guru da gestão Tom Peters, autor de vários best-sellers. E assim faz a Cooperativa dos Suinocultores de Pon-te Nova e Região (Coosui-ponte), desde a sua funda-ção, em 1988.

De lá para cá, a en-tidade não se privou da modernização, seja tecno-lógica ou organizacional. Para 2017, a novidade é o amadurecimento do setor de atendimento (que passa a se chamar “setor de ven-das”), e recebe, agora, uma nova funcionalidade: apro-ximar-se cada vez mais do cooperado e informá-lo das novidades de produtos para suínos. Tudo isso para ajudar o suinocultor a tor-nar seu negócio cada vez mais rentável.

A equipe conta com três profissionais: Jorge Leandro, Patrícia Batista e Fernanda Osório, que, jun-tos, prestam esse assesso-ramento ao cooperado na aquisição de mercadorias, indicando o que melhor atende às necessidades de cada cliente.

Para facilitar esse pro-cesso, a Coosuiponte inicia ainda neste mês o serviço

de Call Center: um aten-dimento via telefone (31 – 3819-3922). Fernanda Osório será a responsá-vel pelo cargo, e é através dela que os cooperados e os responsáveis pelas compras nas granjas se manterão informados das oportunidades.

“Com isso, estaremos mais próximos dos coo-perados e nossos clientes”,

avalia o gerente geral da Assuvap e Coosuiponte, Júlio Márcio Natali (Lico).

Compra direta

Outra mudança que facilita a vida do coope-rado é a nova alternativa de compras diretas, que possibilita a aquisição de maiores volumes a pre-ços mais competitivos, diretamente do fornece-dor. Segundo Natali, esses processos proporcionam

a participação efetiva dos cooperados, respeitando e atendendo aos interesses coletivos e garantindo o crescimento sólido da co-operativa. Para mais infor-mações sobre este serviço, envie e-mail para geren-cia@coosuiponte.com.br, ou ligue (31) 3819-3902.

Facilidade pelo site

Através da área de relacionamento do site www.coosuiponte.com.br,

o cooperado pode, ainda, agilizar suas compras sem sair de casa. Para isso, só é preciso entrar na lista de produtos e pesquisar pela mercadoria desejada, in-dicando a quantidade a ser adquirida. Após a confir-mação do pedido, para se informar do valor, deve-se entrar em contato com o setor de vendas, nos telefo-nes: 31-3819-3905 / 3910 / 3922.

O que mudou

O setor de atendimento passa a se chamar “setor de vendas”, e recebe, agora, uma nova funcionalidade: informar o suinocultor das novidades de produtos para suínos. Para facilitar esse proces-so, a Coosuiponte inicia o serviço de Call Center: um atendimento via telefone (31 – 3819-3922). Fernanda Osório manterá contato com os responsáveis pelas compras nas granjas, por telefone e e-mail. Com isso, os cooperados se manterão informados das oportunidades.

Coosuiponte inova para atender

às necessidades dos cooperados

Neste ano, o setor de atendimento da cooperativa passa a informar o

suinocultor sobre as novidades e oportunidades de negócio

(5)

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017 INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

8 9

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

Suinocultura da Zona da

Mata corresponde a 21%

do plantel mineiro

Números foram levantados pela ABCS, em um

estudo que mapeou a suinocultura brasileira

A Zona da Mata Mi-neira figura entre os mais influentes polos de suino-cultura de Minas Gerais – e do Brasil. A constatação veio após a divulgação de um mapeamento da ati-vidade no país, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O estudo verificou que a região concentra 21% do rebanho total de Minas Gerais – com um efetivo em cabeças de 1,08 milhão a 1,95 milhão.

O relatório cita, ainda, que a Zona da Mata possui “longa tradição na suino-cultura”, tendo o fortaleci-mento da região se inicia-do na década de 80, com a “introdução de técnicas de nutrição reprodução e manejo por produtores dos arredores do município de Ponte Nova”, o que possibi-litou a produção em larga escala.

Destaca o relatório, “o desenvolvimento da atividade na região foi fo-mentado pela fundação de duas organizações, a Associação dos Suinocul-tores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa de Suinocultores de

Pon-te Nova e Região (Coo-suiponte)”. Membros das entidades inauguraram, no ano 2000, o Frigorífico Industrial Vale do Piran-ga S/A, lançando a marca Saudali, que hoje tem ca-pacidade de abate de 2 mil cabeças por dia, “e é res-ponsável pela demanda de pequenos, médios e gran-des produtores da região”.

O texto ainda apura que Minas Gerais possui mais de 273 mil matrizes – o que corresponde a 16% do plantel nacional. Esti-ma-se que serão abatidas cerca de 4,6 milhões de ca-beças em 2016, referente a 11% da produção no país. “Os números da produção mostram que o estado tem mantido relevância no ce-nário nacional”, avalia.

Segundo os dados levantados, a suinocultu-ra bsuinocultu-rasileisuinocultu-ra registrou em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 62,57 bilhões e gera 126 mil em-pregos diretos e mais de 900 mil indiretos.

O projeto de mapea-mento da suinocultura é uma iniciativa da ABCS com apoio do Sebrae Na-cional, em parceria com

a Markestrat, empresa es-pecializada em estudos de segmentos agroindustriais. A pesquisa teve como base entrevistas com suino-cultores, especialistas em produção, associações de classe e frigoríficos. 39% 21% 8% 15% 5% 5% 5% 7%

Gráfico 8.5 - Distribuição do Rebanho Suinícola

entre mesorregiões de Minas Gerais (Efetivo em cabeças) - 2015

Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba

Zona da Mata Metropolitana de Belo Horizonte Sul/ Sudeste Oeste Norte

(6)

Produtor, a Bolsa de

Suínos te espera

Desenvolvendo talentos

para o mercado de trabalho

Participar da Bolsa é mais importante

e mais prático do que se imagina

Envolver-se com a Bolsa de Suínos semanal-mente é muito mais que um “dever” para os sui-nocultores. É o momen-to cermomen-to para firmar bons acordos com os frigoríficos e garantir que a produção permaneça rentável. Em período de instabilidade econômica, a negociação torna-se ainda mais im-portante, e a presença em

peso da classe pode con-tribuir para que o preço fique ainda mais favorável para o suinocultor.

A Bolsa mineira é re-alizada nas segundas-fei-ras, na ASEMG, em Belo Horizonte, onde é estabe-lecido entre produtores e frigoríficos o preço do qui-lo do suíno vivo para a se-mana. Mas para participar não é preciso se deslocar,

necessariamente, até a capital do estado. Para os suinocultores do Vale do Piranga, a bolsa é transmi-tida ao vivo na sede da As-suvap e Coosuiponte, em Ponte Nova/MG. O pro-cesso de videoconferência permite que o produtor participe da negociação e expresse suas opiniões, em tempo real.

A presença dos

suino-cultores, de acordo com o gerente geral da Assuvap e Coosuiponte, Júlio Márcio Natali (Lico), é fundamen-tal para a troca de infor-mações dos diversos mer-cados regionais, estaduais e nacionais. “Os produto-res podem dar opiniões e auxiliar nas negociações os representantes de nos-sa região, que vão até a ASEMG para discutir estas com os representantes dos frigoríficos, que também participam presencial-mente na ASEMG”, pontua Lico.

A Bolsa mineira é uma das principais do país, e conta com uma plataforma inovadora: o MercoMinas. Lançado em 2014, este sistema cole-ta e analisa informações sobre a produção, comer-cialização e traça rumos do mercado com base nos dados recolhidos entre produtores, redes varejis-tas e frigoríficos. Todas as informações da semana são repassadas na manhã de segunda aos produto-res, e à tarde, é iniciada a negociação. Na Assuvap, a videoconferência começa por volta de 15h30.

Produtor, participe! Sua presença é funda-mental para a união e crescimento do setor. Produtores do Vale do Piranga se reúnem na sede da Assuvap e Coosuiponte para o

fechamento da Bolsa Suíno, 25 /07/2016

Programa Jovem Aprendiz da Assuvap e

Coosuiponte participa na formação de futuros

profissionais

Com brilho nos olhos e sorriso estampado no rosto, o jovem estudante Lincon Messias, 16, e sua mãe, Mônica Messias, ex-pressam os sentimentos mais intrínsecos da famí-lia. Como num sonho bom, eles conversam na sala de sua casa sobre um futuro certo, próspero e repleto

de oportunidades. Os dois revelam que este sonho, agora alcançável, começou quando o jovem ingressou no projeto Jovem Aprendiz da Cooperativa dos Suino-cultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte).

O projeto é uma opor-tunidade única que pro-move a inclusão social por

meio de qualificação pro-fissional. Oferece aos ado-lescentes como o Lincon, uma formação completa e um curso de aprendi-zagem em processos ad-ministrativos no Serviço Nacional de Aprendiza-gem Industrial (Senai), pelo período de 10 meses. Além de formar grandes profissionais, o curso abre discussão de temas rela-cionados a identidade, ci-dadania e conhecimentos. “Estou gostando mui-to de participar”, revela o estudante, “estou apren-dendo bastante, isso vai fazer muita diferença para o meu futuro. É uma opor-tunidade única, agradeço muito à Coosuiponte por investir em mim. Estou gostando muito, princi-palmente da informática. Estou aprendendo a usar o Excel e o PowerPoint, e isso é essencial para todo lugar que você for traba-lhar”, diz Lincon.

O projeto Jovem

Aprendiz foi lançado pelo governo federal para que jovens entre 14 e 24 anos adquiram mais experiên-cia em sua área e estejam cada vez mais preparados para o mercado de traba-lho. A Coosuiponte garante ao aprendiz todos os direi-tos trabalhistas que lhe são devidos. O curso consiste em aulas teóricas e práti-cas, e as atividades são re-alizadas na unidade ope-racional do Senai/DRMG.

De acordo com a mãe do aluno, o programa é um privilégio muito grande para a família. “Estamos muito gratos com a Coo-suiponte, uma empresa que abraçou a causa. Toda mãe sonha algo para o fi-lho. Um adolescente, aos 16 anos, já praticando um Jovem Aprendiz no Senai, sentindo como é o mer-cado, eu acho que é uma oportunidade que várias mães queriam para o seu filho, e nós temos esse pri-vilégio”, conta Mônica.

(7)

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 201713

INFORMATIVO | Ano 1 | Edição 01 | Março / Abril 2017

Assuvap e Coosuiponte

doam computador à Polícia

Militar de Ponte Nova

Nova máquina permite que a polícia utilize,

com eficiência, um sistema avançado de

informação para análise de padrões criminais

A Polícia Militar de Ponte Nova recebeu da Associação dos Suinocul-tores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Coopera-tiva dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coo-suiponte) um computador capaz de processar o exi-gente Sistema de Informa-ção Geográfica, chamado de Quantum GIS (Q.GIS). A ferramenta é utilizada pela corporação para analisar com eficácia os padrões criminais nos municípios mineiros.

O Ten. PM Vitor Oli-veira Rocha Fontes, chefe da seção de planejamen-to e emprego operacional da 21ª Cia PM Ind. (Pon-te Nova), confirma que o novo equipamento, já em atividade, permite melhor coordenação da alocação dos recursos humanos e logísticos. “Nós podemos, agora, acelerar a produção de conhecimento, a produ-ção de mapas e produprodu-ção estatística de diagnóstico criminais. Isso facilita o nosso trabalho e aumenta a segurança da população”, diz.

O Major Luiz Marinho

explica que os computado-res antigos, apesar de su-portarem o software Q.GIS, não processavam com a eficiência desta nova má-quina. “É um benefício in-comensurável”, pontua.

“É muito bom poder ajudar a polícia militar, pois assim estamos cola-borando com a segurança da cidade e da região”, dis-se o gerente geral da Assu-vap e Coosuiponte, Júlio Márcio Natali (Lico).

A foto ao lado é um mapa de Kernel. Trata-se de um dos mapas de calor produzido através do siste-ma Q.GIS, que, por sua vez, necessita de um bom com-putador para funcionar em sua plenitude. O sistema, e todas suas funcionalida-des, foi desenvolvido pelo governo do estado para produzir informação e au-xiliar os comandantes do pelotão no direcionamento do policiamento.

Um dos programas mais complexos que a polícia utiliza é o Geosite, que, segundo o Opera-dor de Sistemas Sgt. PM Wesley Pereira, “é o ge-renciamento de uma base

cartográfica; um sistema de mapeamento urbano/ rural/rodoviário de todos os 853 municípios do esta-do. É semelhante à base do google maps, e é fonte de dados para a polícia”. Esse sistema também contro-la as chamadas pelo 190, indicando de onde veio a ligação.

“O Geosite é bastante complexo e pesado para as máquinas que tínhamos. Esse sistema alimenta outros sistemas. Por isso precisa de uma máquina eficiente para prover tudo isso”, afirma o sargento.

(8)

Que ela é saborosa

todo mundo já sabe;

agora conheça os

outros motivos que

fazem da carne suína

a mais consumida

no mundo

É rica em vitaminas...

As oito do complexo B (B1, B2, B3,

B4, B5, B6, B7, B9 e B12). Estas

vitaminas ajudam a converter os

alimentos em combustível para o

seu corpo.

E também fortalece seu

sistema imune...

Pois é rica em ferro, zinco,

vitami-nas A e C, nutrientes essenciais

para manter o bom funcionamento

do sistema imunológico.

Auxilia no tratamento da

anemia...

100g de carne suína corresponde

de 10% a 22,5% da ingestão diária

de ferro, contribuindo na

preven-ção de anemia.

E combate a hipertensão

arterial...

Rica em potássio, a carne suína é

coadjuvante no controle da pressão

arterial.

Tem muitos nutrientes,

pouca gordura...

A carne suína que você consome

tem 31% menos gordura, 14%

menos calorias e taxas de

coleste-rol 10% menor do que há 30 anos

atrás. A gordura é extra muscular.

Favorece a manutenção

do peso corporal...

O baixo teor de calorias torna a

carne suína ideal para seu

cardá-pio. 100g de lombo, por exemplo,

tem em média só 116kcal.

E ainda ajuda nos seus

músculos...

Possui teores expressivos de

creatina e leucina, compostos

importantes para quem visa bons

percentuais de massa magra.

Garante a segurança

alimentar de sua

família...

A produção de suínos é livre de

hormônios, e o produto recebe o

Selo de Inspeção emitido pelo

Ministério da Agricultura.

Também te faz

envelhecer com mais

saúde...

Tem altas taxas de selênio,

impor-tante para um envelhecimento

saudável. Além disso, a carne

suína é excelente à alimentação de

crianças.

Enfim, é a sua aliada para

o dia a dia.

Suculenta e saborosa, a carne

suína apresenta variedade de

cortes de fácil preparo. E mais: não

pesa no seu bolso, pelo ótimo custo

benefício.

As vantagens não param por aí.

Para saber mais acesse

www.maiscarnesuina.com.br

Fonte:

Associação Brasileira dos

Criadores de Suínos

para incluir

a carne suína

no seu cardápio

10

Motivos

Assuvap e Coosuiponte apoiaram o bloco

Folclore do Bilisquete, em Ponte Nova/MG,

pelo quarto ano seguido

Ação de marketing

valoriza a carne suína em

pré-carnaval mineiro

Antes mesmo do carnaval começar, Ponte Nova/MG já se preparava para a folia. No dia (18/2), a Associação dos Suino-cultores do Vale do Piran-ga (Assuvap) e a Coope-rativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), com apoio do Frigorífico Saudali, prepararam uma ação de marketing para o principal bloco da cidade mineira: o Folclore do Bilisquete.

As entidades mon-taram um estande, onde centenas de pessoas pas-saram, seja para conhecer mais sobre as vantagens da carne suína, ou para adquirir brindes e aprovei-tar o pré-carnaval. A

equi-pe de marketing realizou uma brincadeira com os foliões: de forma sortida, eles recebiam um papel com o nome de um corte da carne suína, e deve-riam acertar de qual parte do suíno provinha o cor-te. Quem acertou, ganhou brindes como canecas, le-ques e chapéus.

Todos estes produtos distribuidos continham informações sobre a prote-ína ou sobre as empresas. No local, também se reuni-ram muitas crianças, que participaram de atividade interativa, desenvolveram a criatividade e consegui-ram a esperada foto com a Lilipig, mascote da As-suvap.

A festa estava com horário marcado para 14h, mas, antes disso, já ha-viam pessoas se reunindo na Praça de Palmeiras e seus entornos, onde foi realizado o evento. Por lá, passaram, ao longo do dia, cerca de 7 mil foliões, tendo seu ápice antes do entardecer, por volta das 17h, quando o bloco foi às ruas ao som da Orquestra Tropical.

Como de costume, a mascote da Assuvap, Lili-pig, caiu na folia e tornou--se centro das atenções. Ela esbanjou carisma, e claro, espalhou amor. E não foi só ela. Como já pre-dizia o tema da festa, “Mais amor, por favor”, muitos foliões assim fizeram.

O bloco

Criado em 2012, este foi o quarto ano consecu-tivo que o evento recebe o apoio da Assuvap e Coo-suiponte. Segundo um dos organizadores, Felipe Polesca, o evento, fundado para “resgatar o verdadei-ro carnaval” e valorizar a cultura, cresceu conside-ravelmente e se tornou um

promotor artístico do mu-nicípio.

“O Folclore do Bilis-quete foi originalmente criado na rua do Mistura Fina”, diz Polesca, “mas o local não comportava mais a quantidade de foliões. Por segurança e conforto mudamos para a Praça de Palmeiras”, explica.

Segundo ele, a

realiza-ção do bloco só é possível com a parceria de em-presas, entidades (como Assuvap, Coosuiponte e Saudali) e o setor público. “A população ajuda com a compra de camisas, as empresas com patrocínio e a prefeitura com um pou-co de estrutura, e dessa maneira que conseguimos viabilizar”, esclarece.

(9)

Rua Euclides da Cunha, 71

Ponte Nova/ MG

(31) 3819-3900

www.

assuvap

.com

/Assuvap Coosuiponte

@assuvapcoosuiponte

@Assuvap

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em