• Nenhum resultado encontrado

ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 8 1º TRIMESTRE 6 de abril a 12 de abril

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS INICIAIS ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES. SEMANA 8 1º TRIMESTRE 6 de abril a 12 de abril"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

0

ROTEIRO DE ESTUDOS DOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 8 – 1º TRIMESTRE

6 de abril a 12 de abril

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

MÁRCIA, TATIANA, CARMEN, CÍNTIA E EDNA

ANO/ TURMA:

(2)

1 Querido estudante lassalista, fique atento à Planilha de Acompanhamento de Avaliação e organize seus estudos. Viva Jesus em nossos corações! Para sempre!

Boa semana!

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

Componente Curricular: HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS

C1. Compreender o processo de formação e organização administrativa, política, social e religiosa de sua coletividade.

HABILIDADES:

H1. Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

H3. Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS:

C1. Desenvolver a leitura de forma autônoma em diferentes gêneros textuais, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por tipologias, temas e autores.

C2. Compreender e apreciar textos literários e não literários, orais e escritos.

C3. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma contextualizada, utilizando recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido.

C5. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

HABILIDADES:

H4. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de pontuação expressiva.

H7. Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

H9. Selecionar livros da biblioteca e / ou do cantinho de leitura da sala e /ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

H20. Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

H26. Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

H29. Buscar e selecionar, com apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

H30. Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

H36. Utilizar, ao produzir um texto, pronomes que anunciam termos, ideias, além de usar articuladores que estabelecem a relação de tempo, causa, oposição, conclusão e comparação.

H42. Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

H43. Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

H57. Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

H63. Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares e contextuais e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.

H81. Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonemagrafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

H82. Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

(3)

2 H86. Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Componente Curricular: MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS

C1. (Re)conhecer, no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais e racionais.

C2. Compreender as quatro operações básicas da matemática e suas relações para (re)conhecer, utilizar e calcular valores em situações-problema.

HABILIDADES

H1. Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

H8. Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

H9. Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Componente Curricular: CIÊNCIAS

Competências:

C3: Construir conceitos para a compreensão de elementos astronômicos visíveis no céu, de localização de objetos no céu, da posição e dimensão dos planetas.

Habilidades:

H10. Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

H11: Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

H12: Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu, ao longo de, pelo menos, dois meses.

H13: Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio, etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registros de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

Componente Curricular: ENSINO RELIGIOSO

COMPETÊNCIA

C2. Analisar as diversas narrativas religiosas nas manifestações religiosas. HABILIDADES

H5. Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.

H10. Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Componente Curricular: GEOGRAFIA

COMPETÊNCIAS

C2. Demonstrar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

C4. Desenvolver e aplicar o pensamento espacial, exercitando a leitura e manuseio de representações diversas. HABILIDADES

H5. Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

H7. Estabelecer conexões entre o conhecimento geográfico e as formas como seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

H10. Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

H11. Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.

(4)

3 ________________________________________________________ ________________________________________________________________

5º ANO – 1º Trimestre – Semana 8 – de 6 de abril a 12 de abril

______________________________________________________________________________

Aula: 6/04 TERÇA-FEIRA

Atividade de Ciências Querida turma! Organizem seu material para a aula de Ciências:

 Caderno, estojo e os dois livros: “Porta Aberta para o Mundo e “Lição de Casa”.

 Correção do Tema (págs.166 e 167)

 Leitura no livro de Ciências

Vídeo: 10 Curiosidades sobre - Satélites Artificiais

https://www.youtube.com/watch?v=JaMDwIc-PB8

 Livro (atividades)

 Tema 1: atividades no livro “Lição de Casa”

Atividade de Matemática

Para nossa aula de hoje iremos usar o livro “A Conquista da Matemática” e entrar no mundo da multiplicação. Prestem bastante atenção!

Aula: 7/04 QUARTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, turma! Vamos realizar atividade no livro Faça 1. Esteja com seu material organizado. 1. Atividades no livro.

2. Correção.

Atividade de História

Olá, estudantes do quinto ano! Nessa semana, você fará o PRIMEIRO TRABALHO AVALIATIVO DE HISTÓRIA. Estude antes de responder o formulário. Também será realizado uma pesquisa sobre os povos que estudamos.

Para a aula de História, deixe separado os seguintes materiais: - caderno de História;

- estojo completo. Encontro Consonantal

 É o encontro de duas consoantes na mesma sílaba ou em sílabas separadas.

Principais encontros consonantais: BL - bloco PR - prato BR - braço TL - atlas CL - cloro TR - estrela CR - cravo VR - livro DR - dragão GL - inglês GR - grande FR - francês FL- flauta

(5)

4 Atividade 1- Pesquisa durante a aula on-line.

Passo a passo

a) Cada grupo escolherá dois povos, que foram estudados na semana 4, “Origem dos Grupos Humanos nas Américas”.

b) Deverá ter em sua pesquisa: nome dos grupos escolhidos, o motivo da escolha e curiosidades interessantes sobre eles. As curiosidades devem ser diferentes das que foram apresentadas no texto.

c) A seleção de imagens será interessante para enriquecer a sua pesquisa.

d) O material será organizado no documento Word e, cada grupo, apresentará aos colegas da turma explicando tudo o que foi pesquisado.

e) Enviar uma foto do trabalho.

Atividade 2- TRABALHO AVALIATIVO 1 DE HISTÓRIA (GOOGLE FORMULÁRIO). DATA DA ENTREGA: 10/04/2021.

Aula: 8/04 QUINTA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Turma querida! Vamos dar continuidade as atividades no livro Faça 1. 1. Correção.

2. Atividades referentes à Árvore de Livros: Kahoot E PPT.

(6)

5

Atividade de Ensino Religioso

Olá! Na aula anterior, conhecemos como a Páscoa é comemorada em diferentes lugares do mundo. Hoje, vamos conhecer mais duas festas religiosas.

COPIAR OU COLAR O TEXTO NO CADERNO DE LP Agora que você já leu, assista ao vídeo:

Festa das tendas: memória da travessia do povo pelo deserto

https://www.youtube.com/watch?v=s6UWZ48ZBOg

Sua tarefa será organizar uma tabela, no caderno, com as Festas Religiosas que conhecemos, o que ela celebra a qual povo pertence. Veja o exemplo.

FESTA RELIGIOSA POVO O QUE CELEBRA?

Sucot Povo judeu Essa festa lembra o quanto

Deus cuidou do povo hebreu durante a caminhada pelo

deserto.

Aula: 9/04 SEXTA-FEIRA

Atividade de Matemática

Hoje, faremos uma folha de exercício que exigirá muita concentração. Depois, iremos exercitar o que já aprendemos em Matemática com jogos online. Será uma diversão além de muita aprendizagem!!!!

As orientações sobre os jogos, a professora dará em aula.

SUCOT

(Festa das Tendas)

No Judaísmo, a festa de Sucot permite lembrar o quanto Deus foi bondoso, cuidando do povo

hebreu durante todo o tempo de caminhada pelo deserto. Em Israel ou em países onde vivem

israelitas, essa festa dura sete dias. Muitas famílias constroem cabanas no jardim de suas casas. Quem

não tem espaço para isso constrói sua sucá (cabana, tenda) comunitária em uma praça ou em algum

espaço comum para que todos possam cumprir o mandamento de “habitar em cabanas”.

VESAK

Os seguidores do Budismo celebram o nascimento, a iluminação e a morte de Buda na busca

pela iluminação. A celebração tem também o objetivo de lembrar aos adeptos do Budismo que

qualquer pessoa pode alcançar a iluminação. Durante as festividades, os templos realizam

cerimônias e sessões de meditação, e as pessoas usam roupas simbolizando pureza e paz. Durante o

Vesak, altares são enfeitados com flores.

(7)

6

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

1- Percorra a trilha resolvendo os cálculos.

(8)

7

Atividade de Geografia

DO ESTADO À REGIÃO

Como vimos, Porto Alegre é uma cidade do estado do Rio Grande do Sul. Esse estado faz parte de uma região brasileira.

As regiões englobam localidades que apresentam características semelhantes.

Atualmente, o Brasil está dividido em 26 estados e um Distrito Federal. Eles constituem as unidades federativas ou unidades da federação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agrupou essas unidades federativas em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa divisão regional foi estabelecida considerando as características naturais (relevo, clima, vegetação) e os aspectos econômicos e sociais semelhantes.

Observe o mapa e complete a legenda.

DO BRASIL PARA OS CONTINENTES

Fonte:

SCHNEIDER, Regina Portella. História e Geografia do Rio Grande do Sul: volume único. São Paulo: FTD, 2011.

(9)

8

TRABALHO AVALIATIVO DE GEOGRAFIA 1

Pesquisa sobre Cidades Planejadas e Cidades Espontâneas

1. Escolha uma cidade espontânea OU uma cidade planejada brasileira.

2. Pesquise quando foi fundada e como foi o seu processo de construção. Acrescente imagens do ontem e do hoje da cidade escolhida. Não esqueça de colocar a FONTE de onde você retirou as informações (nome do livro ou endereço do site).

3. Você poderá realizar seu trabalho de pesquisa em Documento Word ou feito à mão, em papel pautado, tamanho A4.

4. Não esqueça de postar dentro do prazo: até 16/04.

Critérios que serão avaliados: o trabalho será avaliado pela organização e apresentação dos registros, pelo conteúdo completo (conforme

solicitado no item 2) e prazo de entrega.

Sugestões de sites para pesquisa:

 Cidades IBGE

https://cidades.ibge.gov.br/

 Breve história das capitais brasileiras

https://www.google.com/search?q=Breve+hist%C3%B3ria+das+capitais+brasileiras&source=lmns&rlz=1C1SQJL_ pt-BRBR873BR873&hl=pt-BR&ved=2ahUKEwiU3srS_rXoAhXZMLkGHQ2yC10Q_AUoAHoECAEQAA

Aula: 12/04 SEGUNDA-FEIRA

Atividade de Língua Portuguesa

Olá, amores!!! 1. Reflexão.

2. Atividades em Google Apresentação. 3. Correção.

Atividade de Matemática

Hoje, na aula de Matemática, usaremos o livro “A Conquista da Matemática” e faremos uma atividade que a professora apresentará em Power Point.

Referências

Documentos relacionados

As modalidades de utilização de obra litero musical em questão e o exercício de direitos patrimoniais de

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a

Para regular as definições de rede Seleccione [Configurações de Rede], [Configurações de Internet], depois [Configuração de USB sem fios] (página 22), e siga as instruções

This thesis presents the proposal of an Intrusion Detection and Classification System in Local Wireless Ad Hoc Networks composed of two stages, based on data grouping through

Trata-se de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, em face da União e da FUNAI, cujo objetivo é a concessão de provimento jurisdicional

O grupo político que concorreu à eleição buscou na pessoa do José Arcanjo Nunes sua experiência acumulada em municípios vizinhos e sua trajetória de vida

Plano de Longo Prazo Plano de Longo Prazo Projeto do Sistema de Produção Projeto do Sistema de Produção. (Plano Mestre)

11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 2 (DUAS) HORAS E (TRINTA) MINUTOS.. 12 - As questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão