• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINA

ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

EMENTA:

Aspectos teóricos da atenção primária. Política Nacional de Atenção Básica. Diretrizes operacionais da Estratégia Saúde da Família - ESF. Desafios e possibilidades de expansão da ESF. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Processo de territorialização na ESF.

OBJETIVO:

O curso tem como objetivo capacitar a equipe multisciplinar a entender as politica publicas de saúde da família como uma pratica que depende de uma ação conjunta que ocorre nas UBSs

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: UNIDADE I

 Explicar a abordagem entre a atenção primária e a saúde, entendendo todo o aspecto teórico- histórico do desenvolvimento da atenção como conceito para a saúde brasileira.

 Interpretar a Política Nacional de Atenção Básica na nova configuração organizativa e funcional em diretrizes traçadas e suas implicações para a Atenção Primária a Saúde- (APS).

 Identificar a trajetória da implantação/implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

 Reconhecer as diretrizes operacionais da ESF, como modelo prioritário de organização e ampliação da AB no Brasil.

UNIDADE II

 Contextualizar a reorganização das práticas de trabalho, possibilidades e desafios no cotidiano da ESF.

 Aplicar técnicas para reorganização das práticas de trabalho: possibilidades e desafios no cotidiano das equipes de SF.

 Identificar as Etapas de implantação da ESF: os processos normativos e a territorialização em saúde; Indicadores da ESF no Brasil e em Pernambuco.

 Interpretar os desafios e possibilidades de consolidação da Estratégia Saúde da Família em grandes centros urbanos.

UNIDADE III

 Explicar como funciona a clínica ampliada na ESF.

 Reconhecer o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em suas práticas.

 Identificar o dimensionamento do processo de trabalho no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica., na perspectiva do apoio a inserção da ESF na rede de serviços.

 Reconhecer o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica., na rede de serviços.

UNIDADE IV

(2)

 Apontar problemas das equipes, comunidade, pessoas e do território de abrangência apresentando resolutividade nas questões;

 Avaliar a importância da territorialização no processo de reconhecimento da ESF.

.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE I

ASPECTOS TEÓRICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)

IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DIRETRIZES OPERACIONAIS DA ESF

UNIDADE II

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO COTIDIANO DA ESF ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA ESF

INDICADORES DA ESF NO BRASIL E EM PERNAMBUCO DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE EXPANSÃO DA ESF

UNIDADE III

CLÍNICA AMPLIADA NA ESF

NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB) NASF-AB E O APOIO À INSERÇÃO DA ESF

NASF-AB NA PERSPECTIVA DA REDE DE SERVIÇOS

UNIDADE IV

NASF-AB COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA NASF-AB NO ESCOPO DAS AÇÕES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

NASF E SUA CAPACIDADE DE RESOLUTIVIDADE PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA ESF

AUTORES:

Unidad

e Titulação Autor(a)

1 Profa.

Especialista

Alciris Marinho Corrêa Rodrigues MBA em Gestão Hospitalar

2 Profa.

Especialista

Alciris Marinho Corrêa Rodrigues MBA em Gestão Hospitalar 3 Profa.Especialista Alciris Marinho Corrêa RodriguesMBA em Gestão Hospitalar 4 Profa.Especialista Alciris Marinho Corrêa RodriguesMBA em Gestão Hospitalar

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARAÚJO, MBS, ROCHA, PM. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Cienc Saude Colet 2007, 12(2): 455-64.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 18.ed. Brasília, DF: Senado, 1988.

(3)

BRASIL. Ministério da Saúde. Autoavaliação para melhoria do acesso e da

qualidade da atenção básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a. 134p.

Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/geral/amaq.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.654, de 19 de julho de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e o Incentivo Financeiro do PMAQ-AB, denominado Componente de Qualidade do Piso de Atenção Básica Variável - PAB Variável. Diário Oficial [da] União Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011a. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1654_19_07_2011.html. >. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. (PACS). Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial [da] União, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial [da] União, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011b. Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html>. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, p.160. 2010a. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de Telessaúde para a Atenção Básica / Atenção Primária à Saúde: Protocolo de Solicitação de Teleconsultorias / Ministério da Saúde,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.110 p.: il. – (Série E. Legislação em Saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : Manual do Sistema com Coleta de Dados implificada : CDS – Versão 3.0 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,

Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. ISBN Versão Preliminar. Modo de acesso: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 340, de 4 de março de 2013. Redefine o Componente Construção do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde

(UBS). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0340_04_03_2013.html. >.

(4)

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, 19 set. 1990a. Seção 1. Disponível em: <http:// portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf>.

BRASIL. Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as

transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 1990b.Seção1. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia Política Nacional de Atenção Básica – Módulo 1: Integração

Atenção Básica e Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde.

– Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 68 p.: il. Modo de acesso:

World Wide Web: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pnab_modulo1_int egracao_atencao.pdf>

BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C. de. Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua

Relação com a Reforma Sanitária: Elementos para o Debate. In: MOTA, Ana

Elizabete (Col.) Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2009.

CAMPOS, G. W. S. Considerações sobre a arte e a ciência da mudança: revolução das coisas e reforma das pessoas: o caso da saúde. In: CECÍLIO, L. C. O.

(Org.). Inventando a mudança na saúde. São Paulo: Hucitec, 1994. p. 29-87. CAMPOS, G.W.S.; DOMITTI, A.C. Apoio Matricial e Equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde pública, Rio de Janeiro, 23(2):399-407, fev. 2007.

CAPRA F. O ponto de mutação. 30a ed. São Paulo: Cortez; 2012.

CECCIM R. B. Debate (Réplica). Comunic, Saúde, Educ. v.9, n.16, p.161-177, set.2004/fev.2005b.

CONASS. A construção social da atenção primária à saúde. / Eugênio Vilaça mendes. Brasília: conselho nacional de Secretários de Saúde, 2015.

CONASS. Planificação da atenção à saúde: um instrumento de gestão

e Organização da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada nas redes de atenção à saúde/Conselho Nacional de Secretários de Saúde: organizadores: Alzira Maria D’ávila; Nery Guimarães, Carmem Cemires Bernardo Cavalcante, Maria Zélia Lins-Brasília,2018.

CONASS. Vigilância em Saúde - Parte 1 / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília, 2011.

CONILL, EM. Avaliação da integralidade: conferindo sentido para os pactos na programação de metas dos sistemas municipais de saúde. Cad Saúde Pública. 2004 oct;20(5):1417-23.

(5)

CRUZ, M.; ABREU, D. Fontes de evidências para os estudos avaliativos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EAD, 2011. (texto de apoio ao Curso de Especialização de Avaliação em Saúde).

CUNHA, G. T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2004.

CUTOLO, L. R. A. Estilo de pensamento em educação médica: um estudo do currículo do curso de graduação em Medicina da UFSC. 2001. 208 f. Tese (Doutorado em Educação)–Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA. Conferência Internacional sobre cuidados

primários de saúde; 6-12 de setembro 1978; Alma-Ata; USSR. In: Ministério da

Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde.

Declaração de Alma-Ata; Carta de Ottawa; Declaração de Adelaide; Declaração de Sundsvall; Declaração de Santafé de Bogotá; Declaração de Jacarta; Rede de Megapaíses; Declaração do México. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001. p. 15. FARIA, R. M. A territorialização da atenção primária à saúde no sistema único de saúde e a construção de uma perspectiva de adequação dos serviços aos perfis do território urbano. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 9, n. 16, p. 121 - 130, 19 jun. 2013.

FRANCO, T.B & MAGALHÃES JR., H. A Integralidade e as Linhas de Cuidado; in Merhy, E.E. et al, O Trabalho em Saúde: Olhando e Experienciando o SUS no Cotidiano. Hucitec, São Paulo, 2003.

GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; MENDONÇA, M.H.M. Estudos de caso sobre

implementação da Estratégia Saúde da Família em Vitória (ES). [relatório final de

pesquisa]. Rio de Janeiro: Nupes/DAPS/ENSP/Fiocruz, 2009.

GOMES, MCPA; PINHEIRO, R. Acolhimento e vínculo: Prática na integralidade da Gestão do cuidado em grandes centros urbanos. Interface. Botucavu., v.19,

mar/aug.2005.

GONDIM. G. M. de M. et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In: BARCELLOS, C. et al (org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, p. 237-255.

LACERDA, J. T. de; BOTELHO, L. J.; COLUSSI, C. F. Planejamento na Atenção

Básica. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. (Eixo II: O

Trabalho na Atenção Básica). Disponível

em:<https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1167> .

LANCMAN, S. et al. Estudo do trabalho e do trabalhar no Núcleo de Apoio à

Saúde da Família. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 5, p. 968-75, 2013.

LIMA, L. D. de; CARVALHO, M. S.; COELI, C. M. Médicos, política e sistemas de

saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, e00237418, dez. 2018.

(6)

MATTOS RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 4ª ed. Rio de Janeiro: Uerj/IMS, Abrasco; 2006. p. 39-64.

MELLO G.A, VIANA AL. Uma história de conceitos na saúde pública: integralidade, coordenação, descentralização, regionalização e universalidade. Hist. cienc.

saúde-Manguinhos 2012; 19(4):1219-1239.

MENDES E. V. 1993b. A construção social da Vigilância à Saúde do Distrito

Sanitário, Série Desenvolvimento de Serviços de Saúde, n. 10,: 7-19, Brasília, OPS.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.5, p. 2297-2305, ago. 2010.

MENDES, E.V. Orientações e instrumentos para a organização do acesso à

Atenção Primária à Saúde. Trabalho realizado para o Conselho Nacional de

Secretários de Saúde (CONASS), outubro, 2016.

MENDES, E. V. Revisão Bibliográfica Sobre Redes de Atenção à Saúde.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Subsecretaria de Políticas e Ações em Saúde. Superintendência de Atenção à Saúde. Minas Gerais, 2007.

MENDES, EV. O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde: O imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família Brasília: OPAS; 2012.

MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Vigilância em saúde e território utilizado:

possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3

MONKEN, M. Contexto, território e processo de territorialização de informações: desenvolvendo estratégias pedagógicas para a educação profissional em saúde. In: BARCELLOS, C. (org.). A geografia e o contexto dos problemas de saúde. Rio de Janeiro:Abrasco/Icict/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2008. p. 141-164

NASCIMENTO, D. D. G.; OLIVEIRA, M. A. C. Reflexões sobre as competências

profissionais para o processo de trabalho nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 92-96, 2010.

NASCIMENTO, V. B. do; COSTA, I. M. C. da. PSF, descentralização e organização

de serviços de saúde no Brasil. In: COHN, A. (org.) Saúde da Família e SUS:

Convergências e Dissonâncias. Rio de Janeiro: Beco do Azougue; São Paulo: Cedec, 2009.

OLIVEIRA, C. M.; CASANOVA, A. O. Vigilância da saúde no espaço de práticas

da atenção básica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 3, p. 928-936, 2009.

OLIVEIRA, G.N. Apoio Matricial como tecnologia de gestão e articulação em

rede. In: CAMPOS, G.W.S.; GUERRERO, A.V.P. (Org.). Manual de Práticas de

(7)

OLIVEIRA, H. M. de. Trabalho multiprofissional em Saúde da Família no interior

do Estado do Amazonas: uma perspectiva arendtiana sobre relações de poder.

Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) –Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.

OPAS. As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília:

Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.

OPAS. Inovando o papel da Atenção Primária nas redes de Atenção à Saúde: resultados do laboratório de inovação em quatro capitais brasileiras. / Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde; Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.

PEDUZZI, M.; SCHRAIBER, L, B. Processo de Trabalho em Saúde. In: Dicionário da educação profissional em saúde 2 ed. 2008. Disponível em:

<http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/traima.html>.

PENN D et al. Interim report on the future provision of medical and allied

services. London, Ministry of Health/Consultative Council on Medicine and Allied

Services, 1920.

SAMPAIO LFR. Desafios para a organização de serviços básicos e da estratégia

saúde da família. Cad Saude Publica, Brasília, 2008.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1999.

SAÚDE E SOCIEDADE [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina. Organizadores: Marta Inês Machado Verdi ... [et al] - Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.96 p. (Eixo 1 – Reconhecimento da Realidade).Modo de acesso: www.unasus.ufsc.br.

SILVA, JAM, PEDUZZI M, ORCHARD C, LEONELLO VM. Educação

interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Rev Esc

Enferm USP [Internet]. 2015; [cited 2018 Mar 6]; 49(no.esp2):16-24. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe2/1980-220X-reeusp-49-spe2-0016.pdf STARFIELD B. Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. 1a ed. Brasília: UNESCO, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002.

SUCUPIRA AC. Marco conceitual da promoção da saúde no PSF. SANARE (Sobral).2003.

SUNDFELD, A. C. Clínica ampliada na atenção básica e processos de

subjetivação: relato de uma experiência. Physis, Rio de Janeiro , v. 20, n. 4, p.

1079-1097, Dec. 2010 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400002&l ng=en&nrm=iso>.

(8)

UNASUS. Territorialização como instrumento do planejamento local na Atenção

Básica [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina. Organizadoras:

Claudia Flemming Colussi; Katiuscia Graziela Pereira. - Florianópolis: UFSC, 2016.86 p. : il. color. (Série – Formação para Atenção Básica).Modo de acesso: www.ufsc.br VIEIRA DE MACEDO, M. A. et al. Análise do processo de trabalho no núcleo de

apoio à saúde da família em município do nordeste brasileiro. Revista Gerencia y

Políticas de Salud, Bogotá, v. 15, n. 30, p. 194-211, jan.-jun. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1657-702720160001000 14&lng=pt&nrm=iso >.

Referências

Documentos relacionados

No estudo que agora apresentamos, partimos de uma matriz concetual que congrega diferentes perspe- tivas teóricas, visando contribuir para a compreensão da complexa realidade da

O NOVO STRALIS NP é o primeiro camião movido a gás a oferecer um nível de potência, autonomia, ergonomia e confortoaos níveis internacionais dos veículos de longo curso , oferecendo

 E uma rotação – movimento angular – todos os pontos do corpo se movem ao longo de uma circunferência cujo centro está sobre o eixo de rotação e todos os pontos

Participantes: - dois alunos que apresentam hipótese diagnóstica de psicose infantil e síndrome de Kabuki com idade de 5 e 6 anos, respectivamente e seus

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 9916186/CA.. Tal experimento não foi repetido para águas oceânicas, onde pequenas mudanças nesses parâmetros citados podem provocar mudanças

Se em geral concebidos, pelos profissionais, não pelo que são, mas pelo que ainda não se constituíram – identidade adulta, esta sim, pelo olhar dos sujeitos, como o

Entretanto, se de um lado estudos comprovam a eficiência do uso de técnicas oxidativas para remoção desses poluentes do solo, na literatura científica há inúmeros trabalhos

Desde o final das atividades do Grupo de Trabalhos sobre Pichação, que ocorreu em 2009, poucas atividades derivadas dessa ação integrada ainda são adotadas atualmente em