• Nenhum resultado encontrado

SERMÃO 3 O MOTIVO DE SEGUIR JESUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERMÃO 3 O MOTIVO DE SEGUIR JESUS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SERMÃO 3 – O MOTIVO DE SEGUIR JESUS

INTRODUÇÃO

Crescimento espiritual é algo indispensável no cristianismo. O Senhor Jesus nunca abriu mão de que os seus discípulos dessem fruto com qualidade. Não foi sua intenção fundar um grupo de religiosos, mas sim agentes de mudança. O crescimento espiritual é um mandamento de Cristo para todos seus filhos. Na mensagem de hoje vamos ver os diferentes meios, pelos quais podemos crescer espiritualmente, de forma sadia e constante. Crescer Espiritual é a dinâmica da vida do discípulo. Quem não cresce não é discípulo, não está ligado a videira, portanto, não é um crente convertido. “E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”, no mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram (Mt 4:19,20).

Crescimento espiritual genuíno é fruto do discipulado, dedicação, renúncia e perseverança. No caso dos apóstolos, o próprio Jesus os chamou, dizendo: “Sigam-me!” Seguir a Jesus é a única forma de ter um crescimento espiritual sadio. É muito comum nos nossos dias, as pessoas pensarem que todos os caminhos levam a Deus, mas isso não é verdade. A verdade é que Jesus é o único caminho para Deus. Isso faz com que Ele seja o único capaz de ensinar a direção certa. O discipulado para crescimento espiritual é feito por meio do ensino da Palavra de Deus. Filosofias. Conceitos.

(2)

Normas, etc. Nada disso tem valor algum para o conhecimento de Deus. O apóstolo Paulo chega a dizer em 1Coríntios 2:2-5:

“Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. Ou seja, não importa que tipo de mensagem queiram passar para você. Permanecer em Cristo, obedecendo Sua Palavra, praticando seus ensinos é o único caminho para o crescimento espiritual.

I. COMO CRESCER ESPIRITUALMENTE

Crescimento espiritual é fruto de boas escolhas, consagração, dedicação e perseverança em obedecer a Deus. Sem obediência não existe crescimento espiritual. O apóstolo Paulo compara a pessoa que deseja amadurecimento espiritual a um atleta: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1Co 9:25). Um atleta para ter êxito precisa ser disciplinado. Cristão sem disciplina, permanece anão espiritual.

Qualquer pessoa pode crescer espiritualmente, no entanto, é preciso dedicação, disciplina e autoresponsabilidade. É preciso

(3)

normal. Para crescer espiritualmente a santificação é um elemento indispensável. O Senhor Jesus Cristo crescia de forma natural e de forma espiritual diante de Deus e diante dos homens (Lc 2:52). Não é demais, supor que ainda criança, Jesus tinha uma vida consagrada. Dedicada a leitura da Palavra de Deus e a oração. Você deve se lembrar que com apenas 12 anos de idade, Jesus estava conversando de igual para igual com os doutores da Lei, no Templo (Lc 2:46-49).

A maturidade cristã requer uma reordenação radical das prioridades, deixando de viver para se agradar e passando a viver para agradar e obedecer a Deus. A chave para a maturidade é a consistência, ou seja, a perseverança em fazer as coisas que sabemos nos aproximará de Deus. Essas práticas são conhecidas como disciplinas espirituais e incluem coisas como leitura/estudo da Bíblia, oração, comunhão, serviço e administração. No entanto, não importa o quanto trabalhemos nessas áreas, nada é possível sem a habilitação do Espírito Santo dentro de nós. Gálatas 5:16 nos diz que devemos "andar no Espírito". A palavra grega usada aqui para "andar" realmente significa "caminhar com um propósito em vista". Mais tarde, no mesmo capítulo, Paulo nos diz novamente que devemos "andar no Espírito". Aqui, a palavra traduzida "andar" tem a ideia de levar as coisas "passo a passo, um passo de cada vez". Trata-se de aprender a caminhar sob a instrução de outro — o Espírito Santo. Estar cheio do Espírito significa que caminhamos sob o Seu controle. Ao nos submetermos cada vez mais ao Seu controle,

(4)

também veremos um aumento no fruto do Espírito em nossas vidas (Gálatas 5:22-23). Isso é característico da maturidade espiritual.

I. CRESCIMENTO ESPIRITUAL DIÁRIO

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios, capítulo 5:1-6, 10, 11, 15-21, apresenta conselhos e recomendações com o propósito de que eles tivessem um crescimento diário. Vamos ler esses textos: 1. Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados; 2. Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus;

3. Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

4. Não haja entre vocês conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças;

5. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência;

6. Aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor;

(5)

8. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios;

9. Aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus;

10. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor;

11. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito;

12. Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor;

13. Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

14. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

Por meio desses conselhos, aprendemos que Cristianismo não é algo que vivemos isoladamente, vamos uma vida em comunidade onde os valores de reino de Deus podem ser vistos no estilo de vida. Cada crente é convidado a desfrutar de um crescimento espiritual diário, de forma consistente e saudável. Nosso crescimento espiritual precisa servir de testemunho do poder de Deus em transformar vidas.

II. CRESCIMENTO ESPIRITUAL E MATURIDADE ESPIRITUAL Escrevendo aos hebreus Paulo enfatizou que muitos membros não estavam crescendo no caráter cristão Ouçam o que escreveu

(6)

em Hebreus 5:12 “De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Nesse texto em destaque que o escritor ao Hebreus faz uma crítica, a esse grupo de irmãos, porque o crescimento espiritual deles está estagnado. “A esta altura já deveria ser mestres”, no entanto, ainda são bebes, não cresceram em Cristo.

Na vida cristã nós também devemos nos preocupar maturidade espiritual. O Senhor Jesus, disse aos seus discípulos que caso eles não dessem frutos seriam cortados e lançados fora. Mas se dessem frutos, seriam limpos, para que dessem mais frutos ainda (Jo 15:12). Como anda a produção do fruto do Espírito em sua vida? As pessoas que estão ao seu redor podem testemunhar você nasceu de novo? Elas podem ver o caráter de Cristo sendo desenvolvido em sua vida? Cristo sempre deixou isso claro em seus ensinamentos. Você deve se lembrar da parábola dos talentos que Ele contou (Lc 19:12-27), um dos servos escondeu o talento com medo do senhor e foi severamente punido. Ou seja, ser infrutífero não é uma opção no reino de Deus. Permanecer imaturo é sinal de falta de compromisso e dedicação em buscar a Deus e colocar em prática os ensinos da Palavra de Deus. O crescimento e a maturidade espiritual devem sempre ser o nosso objetivo.

De acordo com o apóstolo Paulo, a busca de maturidade e santificação é processo contínuo que nunca terminará nesta vida.

(7)

Cristo, ele diz a seus leitores sobre si mesmo: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Como Paulo, temos que persistir continuamente em direção a um conhecimento mais profundo de Deus em Cristo.

Crescimento espiritual é o processo de amadurecimento que acontece ao longo da vida cristã. Com o tempo, cada crente vai aprofundando seu relacionamento com Jesus e sua vida vai mudando. O crescimento espiritual não é como nosso crescimento físico; não chega um tempo em que paramos de crescer. O

crescimento espiritual é como uma árvore – continua a vida toda.

Assim como a árvore, o crescimento espiritual:

Começa com uma semente – quando a palavra de Deus entra

no coração e salva, a pessoa nasce para uma vida nova.

É frágil de início – os primeiros desafios são difíceis e há muito

para aprender; novos crentes precisam de muito apoio.

Ganha raízes – com o tempo, o crente vai conhecendo mais

da Bíblia firmando mais seu relacionamento com Jesus.

Enfrenta tempestades – mesmo cristãos maduros enfrentam

grandes dificuldades que desafiam sua fé, mas Deus ajuda a superá-las.

(8)

Fica forte – ao conhecimento da Bíblia é acrescentada a

experiência de vida, que dá mais força e confiança.

Dá frutos – os resultados do crescimento espiritual são visíveis

na vida do crente; o cristão maduro reflete mais a vida de Cristo.

CONCLUSÃO

Vimos na mensagem de hoje que o crescimento espiritual é uma exigência fundamental no cristianismo. Não podemos viver indo à Igreja, ouvindo sermões, entregando ofertas e achar que isso é o suficiente. Não é! Jesus nos comprou na cruz do Calvário com o seu sangue e espera que sejamos frutíferos, sendo como um imã para aqueles que ainda não o conhecem. A minha oração é que o Espirito Santo produza em nós esse desejo de mais santidade e espiritualidade a fim de que outros sejam contagiados com o evangelho eterno. Chega de vida dupla! Vamos crescer até a estatura completa de Cristo, pare de apresentar desculpas. Organize seu tempo. Se quer ir para o céu precisa demonstrar isso para você mesmo. Precisamos romper com a estagnação e voltar a prática do primeiro amor. Quantos aceitam esse desafio de continuar se esforçando em parceria com o Espirito Santo para Crescer mais em semelhança do caráter de Cristo? Vamos juntos, pegue seu cartão de formação espiritual, dialogue com seu mentor ao longo da semana. Deus abençoe a todos nós nesta caminhada. Após o hino final, ore com todos que tem o cartão.

Referências

Documentos relacionados

O feno de Arachis pintoi apresentou consumo e digestibilidades dos nutrientes elevados para uma forrageira, permitindo assim fornecer nutrientes em quantidades suficientes para

A pesquisa realizada evidenciou a capacidade das redes de gerar as condições necessárias ao fortalecimento dos laços de relacionamento entre seus participantes, confirmando

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

a) Gerenciamento remoto através de interface Web, utilizando protocolo TCP/IP e compatível com o sistema operacional Microsoft Windows 2000, Windows XP e Windows Vista, com

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O projeto tem a participação voluntária de mais de 100 alunos, de professores, de especialistas em informática e em produção de áudio, todos vinculados às

Nesse sentido, a partir da análise das diferentes escalas de medidas, indica-se que estudos futuros voltados para a atitude empreendedora em estudantes utilizem