• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA DE MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO ASSOCIADA A DADOS

DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

Teófilo Carlos do Nascimento Monteiro(*)

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública/DSSA

Cassia Regina Alves Pereira

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública/DSSA

Aldo Pacheco Ferreira

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública/DSSA

(*) Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos - Rio de Janeiro – CEP: 21041-210 – Brasil, Tel.:+55(21)25982725 – Fax: +55(21)22707352. e-mail: teofilo@ensp.fiocruz.br

RESUMO

É essencial que água de abastecimento periodicamente seja reavaliada quanto às operações que assegurem condições adequadas. Muitos problemas potenciais podem ser prevenidos salvaguardando a integridade das fontes de captação de água e sua bacia, por própria manutenção e inspeção da planta de tratamento e sistema de distribuição, pelo treinamento de gerentes e pessoal de operação e através de educação de consumidor.

Com procedimentos baseados no inter-relacionamento entre dados ambientais e de saúde, georeferenciou-se dados do Município de Nova Iguaçu para avaliar a exposição de grupos da população a doenças de veiculação hídrica.

Palavras Chave: água de abastecimento, coliformes, sistema de informação geográfica.

INTRODUÇÂO

É essencial que água utilizada pela população periodicamente seja reavaliada quanto às operações que assegurem condições adequadas. Muitos problemas potenciais podem ser prevenidos salvaguardando a integridade da fonte de captação de água e sua bacia, por própria manutenção e inspeção da planta de tratamento e sistema de distribuição, pelo treinamento de gerentes e pessoal de operação e através de educação de consumidor. Os sistemas de informações geográficas (SIG) têm sido utilizados como ferramenta de consolidação e análise de grandes bases de dados sobre saúde e ambiente. Estes sistemas permitem a captura, armazenamento, manipulação, análise e exibição de dados georeferenciados, isto é, relacionados à entidades gráficas com representação espacial (Barthes, 1989; Christofoletti et al., 1992; Xavier da Silva & Mendes, 1993).

Por intermédio de operações espaciais, pode-se obter informações sobre variáveis contidas nestas camadas, tais como a incidência dos casos de doenças de veiculação hídrica e a morbidade frente aos resultados das análises colimétricas. Utilizou-se a metodologia de mapeamento em dois trabalhos de campo. O primeiro estudo avaliou-se a qualidade da água de consumo humano oriunda de poços sub-superficiais de bairros da Região Oceânica do Município de Niterói – RJ – Brasil. O segundo estudo com procedimentos baseados no inter-relacionamento entre dados ambientais e de saúde, georeferenciou o Município de Nova Iguaçú – RJ – Brasil, para avaliar a exposição da população à doenças de veiculação hídrica. Estas regiões foram divididas em setores censitários e através de análises microbiológicas periódicas para a pesquisa de coliformes termotolerantes em pontos pré-estabelecidos por GPS - Sistema de Posicionamento

(2)

Geográfico, estabeleceu-se um índice de positividade quanto à contaminação. Usando sistemas de informação populacional, grupos geográficos expostos a riscos foram situados com operações espaciais entre estas camadas.

Foi estabelecida por amostras de coleta de água das áreas, inspeção sistemática dos reservatórios domiciliares, de forma a tornar possível o monitoramento da qualidade da água em distritos municipais que possuam dificuldades de adequarem-se aos padrões estabelecidos.

Bactérias Fecais como Índice de Poluição Fecal

Devido a grande dificuldade para identificação dos vários organismos patogênicos encontrados na água, dá-se preferência, para isso, a métodos que permitam a identificação de bactérias do “grupo coliforme” que, por serem habitantes normais do intestino humano, existem, obrigatoriamente, em águas poluídas por matéria fecal. As bactérias coliformes são normalmente eliminadas com a matéria fecal, a razão de 50 a 400 bilhões de células por pessoas por dia. Dado o grande número de coliformes existentes na matéria fecal (até 300 milhões por grama de fezes), os testes de avaliação qualitativa desses organismos na água tem uma precisão ou sensibilidade muito maior do que a de qualquer outro teste. No Brasil, acham-se em vigor as normas e o padrão de potabilidade da água, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria n.º 1469, 2000.

Deve-se assinalar que, em princípio, existe uma certa correlação entre a concentração de coliformes e a incidência de doenças. Estudos epidemiológicos com bases estatísticas podem, inclusive, correlacionar o número de coliformes com o número de determinados microrganismos patogênicos, para uma região em uma dada ocasião. Entretanto, a presença de coliformes nem sempre indica a obrigatoriedade de existência de germes patogênicos e, portanto, a ocorrência de doenças.

METODOLOGIA APLICADA

O avanço da microbiologia sanitária e ambiental e o incremento do seu uso pelo serviço de vigilância sanitária no abastecimento de água geraram a necessidade de se aprimorar os padrões de monitoramento. O tratamento adequado se torna assim o requisito fundamental para a saúde da população. De forma geral, os planejamentos ambientais são elaborados como sistemas estruturados que envolvem etapas distintas. Cada etapa compreendeu uma série de procedimentos que comumente são desenvolvidos usando-se metodologias cujos arcabouços originaram-se dos planejamentos urbanos, sistemas de avaliação de recursos hídricos e avaliações de impacto ambiental. Estas etapas, bem como o conjunto de métodos adotado dependeu, em muito, do tipo de planejamento ambiental que se estava objetivando. Em um SIG estas estratégias podem ser encadeadas ou combinadas, e dessa forma, foram manuseados dados entre as etapas de diagnóstico e seleção de alternativas, ou seja, aquelas que se utilizaram métodos que envolvem análise espacial, sistemas de listagens, matrizes e modelos. Visou-se, assim, a inter-relação entre a morbidade das doenças de veiculação hídrica com os resultados das análises. Os contornos dos setores censitários [Município de Nova Iguaçu e Município de Niterói], foram transcritos visualmente da base cartográfica do IBGE, para plantas na escala 1:5000 obtidas junto ao CIDE/FIOCRUZ. A aquisição envolveu importação e edição dos contornos dos Municípíos para ambiente ARC/Info e posterior exportação para formato Mapinfo, mantendo-se como indexador de dados os códigos dos setores censitários.

Coleta de amostras

Segundo a portaria 1.469 (Brasil, 2000), o número mínimo de amostras e freqüência mínima de amostragem para o controle de qualidade da água, considera uma amostra mensal retirada de um ponto de consumo para cada 500 habitantes. Estabeleceu-se como metodologia de coleta de amostras de acordo com o Censo demográfico do IBGE (1991), que em cada setor censitário, com área correspondente a 1000 habitantes, houvesse três pontos eqüidistantes por coordenadas GPS para coleta de água de sítios domiciliares. Nesses três pontos de coleta por setor, fez-se 2 sucessivas coletas periódicas, com um intervalo de três semanas entre as coletas num mesmo ponto e todas as amostras foram analisadas quanto ao teor colimétrico e teor de cloro residual.

(3)

Análise microbiológica da água

Os coliformes termotolerantes, assim classificados, têm sido parâmetro de avaliação de comprometimento da água à poluição por fezes humanas e animais, sendo utilizados, convencionalmente, como critério de risco da água ao consumo humano. Atualmente, os métodos padronizados para determinação de coliformes totais e termotolerantes (fermentação em tubos múltiplos e filtração em membrana) exigem etapas complementares e testes bioquímicos para especificação dos coliformes. Utilizou-se a metodologia preconizada pelo Standard Methods for Examination of Water and Wastewater (APHA, 2001) onde a técnica usada é a de fermentação em tubos múltiplos (NMP/100 ml).

RESULTADOS

No Município de Nova Iguaçú, pesquisou-se um total de 241 domicílios dos quais 237 possuem abastecimento da Cedae, correspondendo a 98.34%, três domicílios com abastecimento da Cedae e utilização de água de poço, perfazendo um total de 1.24% e, finalmente, quatro domicílios que utilizam somente água de poço, correspondendo a 1.66%. Quanto a o número total de análises bacterianas, foram realizadas um total de 930 provas para coliformes totais e coliformes fecais.

A figura 1 denota os casos de morbidade notificados a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro quanto ao acometimento da população do Município de Nova Iguaçu às doenças de veiculação hídrica ocorridas no ano de 2000 e os resultados positivos das análises.

(4)

No Município de Niterói, estabeleceu-se como metodologia de coleta de amostras que, em cada setor censitário (de acordo com Censo Demográfico do IBGE (1991) área correspondente a 1000 hab.) houvesse três pontos eqüidistantes por coordenadas geográficas, para coleta de água de poços sub-superficiais (figura 2).

Nesses três pontos de coleta por setor fez-se 3 sucessivas coletas periódicas, com um intervalo de 3 semanas entre as coletas num mesmo ponto; todas as 189 amostras sofreram análises colimétricas. Observou-se um perfil ou índice de contaminação dos setores censitários quanto a positividade das análises colimétricas. Dos 21 setores censitários nenhum se apresentou com grau zero de contaminação, 14,4% com uma contaminação, 47,6% com duas contaminações e 38,0% com todos os pontos contaminados ou grau 3 de contaminação.

FIGURA 2: Coleta de amostras de Niterói em setores censitários para análises colimétricas

CONCLUSÃO

O perfil global dos sítios estudados, como método de avaliação dos dados agrupados para água e esgotamento sanitário, correlacionou-os aos obtidos através das análises das amostras de águas coletadas e dados de morbidade fornecidos pela Vigilância Sanitária. Observou-se, ainda, que houve uma superposição de fatores que concorrem para explicar os resultados aleatórios de contaminação das águas por coliformes termotolerantes, tais como a ausência de ligações dos domicílios à rede geral de abastecimento de água, quer sejam esses domicílios de áreas de pequena urbanização, áreas de focos de favelização ou áreas de bairros nobres onde as condições socioeconômicas são melhores; a ausência de rede geral de esgoto com o solo saturado pelos efluentes.

O estudo mostrou que a fisiografia de baixada encontrada nos Municípios contribuiu para a saturação do solo e conseqüente contaminação dos lençóis por águas poluídas, onde a falta de sistemas de esgotamento sanitário afeta diretamente a qualidade da água, como observado no aumento no grau de contaminação com a diminuição da mediana

(5)

de instalação sanitária de fossa séptica e também com a diminuição da mediana de instalação sanitária de fossa séptica com o lançamento em rede pluvial.

Agradecimentos. – Ao Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq).

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

American Public Health Association (2001), Standard methods for the examination of the water and wastewater, 20 ed., New York.

Barthes D.P.P. (1989). Tratamiento da dados ambientales en um sistema de informacion. In: II Conferência

Latino-Americana sobre Tecnologia de Los Sistemas de Informacion Geográfica. 331-333. Merida, Venezuela.

Ministério da Saúde: Norma de qualidade da água para consumo humano (2000). Portaria n° 1469, Brasília, Brasil.

Christofoletti A., Moretti E. & Teixeira A.L.A. (1992). Introdução aos sistemas de informação geográfica. Rio Claro - SP 193 pp.

Xavier da Silva J. & Mendes L.C. (1993). Sistema geográfico de informação: uma proposta metodológica. In: 4º

Conferencia Latino-Americana sobre Sistema geográfico de informação e 2º Simpósio brasileiro de Geoprocessamento, 609-628 pp.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o