• Nenhum resultado encontrado

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades

presenciais com segurança

versão de 17/05/2021

Esse conjunto de normas e procedimentos tem por objetivo evitar a circulação do coronavírus e a disseminação da COVID-19 no espaço escolar. Para minimizar riscos, precisamos investir na construção coletiva de uma nova cultura de percepção de riscos e seguimento de protocolos.

Contamos com a adesão de cada família para um retorno responsável, que não propague a COVID-19, não ponha em risco a nossa comunidade e colabore para a manutenção da escola aberta, com atividades presenciais.

É importante lembrar que o vírus pode circular também entre pessoas já vacinadas, que podem não adoecer, ou apresentar quadros mais leves, mas virem a se contaminar e contaminar seus familiares. Elas devem, portanto, seguir os mesmos protocolos, com o mesmo rigor. Há uma diminuição considerável no risco de adoecimento e de quadros graves, mas o risco de contágio é igual.

Outra recomendação importante diz respeito à campanha atual de vacinação contra Influenza. Solicitamos que todos busquem se vacinar, na rede pública ou particular, pelas seguintes razões:

 Essa vacina protege contra gripes que também podem ocasionar, em algumas pessoas, complicações graves, além de gerar isolamento até que se confirme o diagnóstico.

 O quadro será igual ao da COVID-19 e se alguém vacinado vier a ter uma síndrome gripal mais forte, a probabilidade de ser COVID-19 é maior e as medidas de isolamento e acompanhamento adequadas poderão ser iniciadas mais prontamente.

 É motivo de preocupação que uma pessoa venha a ter Influenza e COVID-19 simultaneamente ou em sequência.

 Do ponto de vista coletivo, se tivermos uma cobertura alta na nossa comunidade, acima de 80%, evitamos que a gripe circule na escola, diminuindo o risco de adoecimento no ambiente escolar e eventual interrupção das atividades presenciais até o esclarecimento diagnóstico.

(2)

Condições para a frequência às aulas presenciais

O(a) aluno(a), bem como familiares e pessoas de seu convívio, deve estar em boas condições de saúde para frequentar as aulas presenciais. A condição é a mesma para todas as pessoas que trabalham na escola. Só isso poderá garantir que possamos cuidar uns dos outros e evitar risco de propagar a COVID-19, para desta forma manter a nossa escola em funcionamento com segurança.

Alunos(as) de grupo de risco não devem frequentar a escola neste momento, devido ao cenário epidemiológico atual.

Para que o(a) aluno(a) participe das atividades escolares presenciais, solicitamos que, fora do ambiente escolar, todos que residem na mesma casa ou tenham contato próximo com o(a) aluno(a) adotem as medidas preconizadas de prevenção à infecção pelo coronavírus: distanciamento social, higienização frequente das mãos e uso de máscara ao sair de casa. Desta forma, se a opção da família for por manter encontros e atividades fora da escola, seja a participação em outros grupos ou encontros que envolvam alguma quebra de protocolo, pedimos que o(a) aluno(a) mantenha sua participação na escola apenas pelas aulas remotas. Isso nos permitirá manter menor risco de contágio nos subgrupos que se encontram na escola.

Sintomas do(a) aluno(a) ou familiar que indicam que um(a) aluno(a) deverá ficar em casa ou em isolamento

Os sintomas da COVID-19 podem variar de resfriado, passando por Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza , entre outros), até uma pneumonia grave, com dificuldade de respirar ou cansaço aos mínimos esforços.

Um(a) aluno(a) não deverá ir à escola se ele(a) ou qualquer pessoa com quem ele(a) convive ou tenha tido contato próximo apresentar um dos seguintes sintomas:

● coriza, congestão nasal, dificuldade para respirar ou falta de ar; ● tosse ou dor de garganta;

● febre ou calafrios; ● fadiga intensa; ● perda de olfato;

(3)

● alteração do paladar;

● distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia); ● diminuição do apetite.

A solicitação de iniciar o isolamento a partir do primeiro sintoma é para evitar, desde o início, contato com outras pessoas, caso surja um segundo sintoma, o que pode levar à necessidade de interrupção das atividades presenciais de todo o grupo e de professores por 14 dias, se o diagnóstico de COVID-19 se confirmar.

É condição, para que escola e família possam confiar na segurança do convívio escolar, que estas recomendações sejam rigorosamente respeitadas. Além disso, a comunicação efetiva permitirá uma rápida detecção de casos suspeitos a partir do primeiro sintoma. Ao ser descartada uma síndrome gripal pelo médico da família, o(a) aluno(a) poderá retornar às atividades presenciais ou, em caso de confirmação de COVID-19, o isolamento poderá ser instalado o mais precocemente possível.

Critérios para o afastamento ou isolamento e comunicação com a comunidade

● Um(a) aluno(a) ou familiar com sintomas deve seguir a orientação do seu médico. A frequência à escola com algum sintoma, se associado a quadros alérgicos ou crônicos, só será possível com relatório médico.

● Em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19, a pessoa com sintomas deve permanecer em isolamento por pelo menos 10 dias, ou mais, podendo retornar à escola desde que tenha melhora dos sintomas durante este período e não tenha febre nas últimas 24 horas. Será necessária apresentação de relatório médico para o retorno presencial. ● Aqueles que tiverem contato com quem apresentou sintomas compatíveis

com síndrome gripal (que poderíamos chamar de caso inicial) nos dois dias anteriores ao surgimento dos sintomas receberão comunicado da escola e deverão ficar em casa até o esclarecimento diagnóstico desse caso inicial. Se o diagnóstico for confirmado, devem continuar em casa e sugere-se atentarem para o aparecimento de sintomas por um período de 14 dias; se apresentarem algum sintoma, deverão permanecer em casa e a escola deve ser informada. Tais informações são necessárias para que se avalie se medidas adicionais de prevenção e controle serão necessárias,

(4)

incluindo interrupção temporária de atividades presenciais no grupo afetado. Esperamos das famílias transparência e prontidão nas comunicações.

● Caso um participante de um (sub)grupo fique afastado devido ao aparecimento de um sintoma, as famílias receberão comunicado da escola e deverão atentar para o aparecimento de sintomas por um período de 14 dias; se algum familiar apresentar algum sintoma, o(a) aluno(a) deverá ficar em casa. Neste caso, a escola deve ser informada tão logo possível, para avaliar a permanência ou não das atividades presenciais do subgrupo. ● Se alguém tiver contato na escola, ou fora dela, com uma pessoa que

venha a ter o diagnóstico confirmado de COVID-19, deve permanecer em isolamento por 14 dias a contar do dia do encontro.

● Em caso de surgimento de algum sintoma gripal ou de COVID-19 na escola, o(a) aluno(a) será isolado(a) em espaço designado para isto, enquanto aguarda que um familiar ou responsável vá buscá-lo(a).

Precisamos do compromisso das famílias de que qualquer sintoma ou confirmação de diagnóstico será imediatamente comunicado à escola pelo e-mail: secretaria@colegioequipe.g12.br

Cuidados antes de sair de casa

● Os(as) alunos(as) que têm cabelos compridos devem, preferencialmente, estar com o cabelo preso, para que não fique em contato com a máscara ou precise ser afastado do rosto.

● Cuidar da higienização da mochila/bolsa e pertences pessoais e conferir se todos os materiais necessários estão sendo levados à escola.

Sobre as máscaras a serem utilizadas na escola

Todos(as) os(as) alunos(as) deverão utilizar máscara cirúrgica com clipe nasal. Solicitamos que as famílias fiquem atentas às especificações de qualidade do produto: camada tripla, filtragem comprovada por testes e TNT com boa gramatura.

(5)

Opcionalmente, a critério de cada aluno(a) ou família, todos(as) poderão utilizar uma máscara de pano por cima da máscara cirúrgica, o que oferece uma proteção a mais, por ajudar a fixar e vedar a máscara cirúrgica.1

Os(as) alunos(as) poderão também utilizar, opcionalmente, uma máscara N95, bem ajustada ao rosto, desde que sem filtro. Mas essa não é a nossa recomendação, pela maior dificuldade de manuseio e incômodo respiratório. A ANVISA não recomenda essa máscara para uso cotidiano2. Seu uso, por quem se sente confortável e seguro, deve ser realizado com o devido cuidado no manuseio, nos intervalos e tempos de uso, para que não implique risco ao invés de propiciar maior segurança.

A máscara, por princípio, pode estar contaminada, mesmo após contato com pessoas assintomáticas. É importante que os(as) alunos(as) aprendam a colocar e tirar a máscara tocando apenas em suas alças, e se acostumem a lavar ou higienizar as mãos sempre antes e depois de manuseá-la.

Máscaras com filtro não são adequadas para uso no contexto da COVID -19.

O que levar para a escola ● Lanche pronto para consumo.

● Três máscaras limpas acondicionadas em um saco específico. Como rotina, os(as) alunos(as) trocarão de máscara depois do lanche, mas devem ter outras de reserva, para o caso da que estiver em uso ficar úmida.

● Um saco para serem acondicionadas as máscaras usadas, que deverão ser descartadas ou higienizadas em casa.

Obs. - É importante diferenciar os sacos para máscaras limpas e para máscaras usadas.

● Garrafa de água já cheia e com tampa.

● Materiais para as aulas, lembrando que não pode haver compartilhamento de materiais e que nada será deixado na escola.

1

Estudos mostram que a máscara de pano por cima da cirúrgica oferece uma proteção maior: a proteção é proporcionada pela máscara de TNT, mas a de pano por cima faz com que ela fique mais ajustada, sem aberturas ou vazamentos.

2

A ANVISA não indica o uso da N95 em situações cotidianas e indica o uso da máscara cirúrgica inclusive para quem trabalha na recepção de hospitais e farmácias.

(6)

Procedimentos de entrada na escola

● A pontualidade é condição para a organização da rotina, pois teremos diferentes grupos entrando de 15 em 15 minutos. Pedimos que cheguem à escola sempre um pouco antes e esperem o horário do grupo para se dirigirem ao portão.

● Pedimos que alunos(as) e responsáveis mantenham distanciamento de pelo menos 1 metro na entrada, evitando aglomeração.

● Caso o(a) aluno(a) ou a família tenha utilizado transporte público para chegar à escola, pedimos que a máscara do(a) aluno(a) seja trocada por uma limpa antes do ingresso no espaço escolar.

● Na entrada da escola, a temperatura será aferida e alunos(as) e adultos devem higienizar as mãos com álcool 70%, bem como passar por um tapete higienizante.

Protocolos de segurança e cuidado durante a permanência na escola ● Todos devem permanecer com máscara e deverão tirá-la apenas para beber água e tomar lanche, o que deverá ocorrer em silêncio. Pedimos especial atenção sobre isso.

● Os espaços e materiais que serão utilizados estarão prévia e devidamente higienizados.

● As carteiras estarão dispostas com distanciamento e nossa orientação será para que seja mantido distanciamento em todas as situações.

● As mãos devem ser higienizadas com frequência, antes e depois de comer e de mexer em máscaras. É importante lembrar de não tocar na boca, no nariz e nos olhos sem antes higienizar as mãos e também logo após higienizá-las com álcool. ● Devem ser seguidas as orientações a serem dadas a cada turma para saída de sala e uso do banheiro.

Os protocolos de segurança devem ser compreendidos como restrições que significam real cuidado consigo e com os outros, respeito mútuo e valor à vida.

Procedimentos de saída da escola

● Devem ser seguidas as orientações diárias para a saída de cada uma das turmas, mantendo o distanciamento.

(7)

● Lembramos que não será possível a permanência no Colégio após o horário de aulas.

● As calçadas precisam permanecer liberadas para deslocamento de transeuntes e para o acesso ao Colégio. Lembramos que não deve haver aglomeração e que o distanciamento físico entre alunos precisa ser mantido mesmo fora do espaço escolar.

Transporte escolar

● Embora o transporte escolar seja terceirizado, fizemos reunião com os responsáveis e combinamos seguirem os mesmos protocolos.

● As superfícies de contato dos veículos de transporte serão higienizadas antes e após cada transporte e o número de passageiros será reduzido, para que haja distanciamento.

● Os(as) alunos(as) deverão sentar-se mantendo o distanciamento. ● Sempre que possível, as janelas propiciarão a ventilação da cabine.

Compromissos da escola

● Professores(as) e funcionários(as) utilizarão máscaras cirúrgicas com clipe nasal, que serão trocadas a cada quatro horas ou antes, se úmidas. Opcionalmente, usarão uma máscara de pano por cima, para melhorar o ajuste e a vedação.

● Caso precisem ficar com um(a) aluno(a) que venha a apresentar algum sintoma na escola, como tosse ou espirro, professores(as) e funcionários(as) utilizarão máscara N95 e óculos de proteção ou escudo facial, enquanto esperam pelo responsável com o(a) aluno(a).

● Professores(as) e funcionários(as) poderão fazer uso diário de máscara N95 (ou PFF2) se assim preferirem, desde que sem filtro.

● Dado o número de pessoas que circula no espaço escolar, nosso procedimento será continuar a realizar a limpeza constante e cuidadosa dos ambientes, entre sua utilização por diferentes grupos, assim como dos lugares de circulação. Além disso, os deslocamentos de alunos(as) entre os espaços serão realizados de forma que não haja cruzamentos entre

(8)

grupos; a utilização dos banheiros será realizada com supervisão de um(a) professor(a) ou inspetor(a) e os banheiros serão higienizados após o uso. ● Manteremos a comunidade informada a respeito de eventual suspeita ou

confirmação da circulação do coronavírus no espaço escolar, permitindo que as famílias tomem suas decisões a partir desses dados:

o aviso imediato às famílias de um grupo em caso de surgimento de um ou mais sintomas, ou em caso de confirmação de diagnóstico de COVID-19, em um(a) aluno(a) ou adulto com quem as demais tiveram contato nos últimos dois dias;

o boletim quinzenal com notificação de quadros gripais, casos de COVID-19 em fase de investigação ou diagnosticados e estado de saúde das pessoas de nossa comunidade afetadas. Esperamos que eles não sejam necessários!

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar as principais variáveis utilizadas como indicadores de bem-estar animal, fisiológicos endócrinos (concentrações plasmática

Neste texto, abordamos a formação do conceito de número proposta por Kamii (1994), Kamii e Declark (1996), o valor posicional no SND e o número zero, com as pesquisas de Lerner e

Điều này được lòng phần lớn cán bộ, công nhân, viên chức nhưng lại bị nhiều vị lãnh đạo phê bình là làm ảnh hưởng tới công tác, vì những buổi

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros