• Nenhum resultado encontrado

COMPARAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES E DE ESCOLHA ENTRE ATLETAS DE VOLEIBOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPARAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES E DE ESCOLHA ENTRE ATLETAS DE VOLEIBOL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Edição 22, volume 1, artigo nº 7, Julho/Setembro 2012

D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/2207

www.interscienceplace.org - Páginas 131 de 193

COMPARAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES E DE

ESCOLHA ENTRE ATLETAS DE VOLEIBOL

Ronaldo Nascimento Maciel1, Anderson Pontes Morales 2, Luiz Aníbal Ferreira Paes Wagner3

1

Universidade Salgado de Oliveira-Universo/Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. rnmvolei@hotmail.com

2

Institutos Superiores de Ensino, CENSA, ISECENSA /Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. andersonmrl@hotmail.com

3

Faculdade Metropolitana São Carlos, FAMESC/Quissamã, Rio de Janeiro, Brasil. anibal.wagner@bol.com.br

Resumo – O objetivo deste estudo foi de quantificar o TR simples (TRS) e o

TR de escolha (TRE) de atletas de voleibol da categoria Infanto-Juvenil masculina e verificar se há diferença nesta variável entre os atletas que tem a responsabilidade de executar a recepção e aqueles que não tem. A amostra foi constituída por n=15 atletas participantes do Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto-Juvenil Masculino, realizado no Centro de desenvolvimento do Voleibol, na cidade de Saquarema (RJ), em 2007. Os atletas foram divididos em dois grupos: o 1º. Grupo Receptores (GR): n= 6; 2º. Grupo Não Receptores (GNR): n= 9. Os resultados encontrados nesta pesquisa não demonstraram diferenças estatisticamente significativa quando comparamos dois grupos que executam diferentes funções dentro da equipe TRS: GR (256,48 ± 25,38) x GNR (264,07 ± 19,36) p= 0,966; TRE: GR (339 ± 33,42) x GNR (331,13 ± 40,60) p= 0,963. Havendo diferenças apenas nas comparações intra-grupos entre os dois testes diferentes GR: TRS (256,48 ± 25,38) x TRE (339 ± 33,42); TRE: GNR (264,07 ± 19,36) x GNR (331,13 ± 40,60) p= 0,01. O fato de se tratar de atletas jovens, que ainda estão em processo de especialização em relação às funções que exercem na equipe pode ser um dos motivos que expliquem este resultado, além dos citados atletas ainda terem uma experiência de jogos e treinamento relativamente pequena.

Palavras-chave: Voleibol, tempo de reação, recepção.

Abstract – The aim of this study was to quantify the simple RT (TRS) and

(2)

www.interscienceplace.org - Páginas 132 de 193

and observe the differences in this variable between athletes who have the responsibility to run the reception and those what has not. The sample consisted of n = 15 athletes participating in the Brazilian Championship Selections Male Children and Youth, held at the Centre for the development of Volleyball in the city of Saquarema (RJ) in 2007. The athletes were divided into two groups: 1. Group receptors (GR): n = 6; 2. Not Receptors Group (GNR): n = 9. The findings of this study showed no statistically significant differences when comparing two groups performing different functions within the TRS team: GR (256.48 ± 25.38) x GNR (264.07 ± 19.36) p = 0.966; TRE: GR (33.42 ± 339) x GNR (331.13 ± 40.60) p = 0.963. With differences only in comparisons within groups between the two different tests GR: TRS (256.48 ± 25.38) x TRE (339 ± 33.42); TRE: GNR (264.07 ± 19.36) x GNR (331 13 ± 40.60) p = 0,01. The fact of whether young athletes, who are still in the process of specialization in relation to the functions they perform in the team can be one of the reasons that explain this result, besides the aforementioned athletes still have a gaming experience and training relatively small.

Keywords: Volleyball, reaction time, reception.

1. Introdução

O avanço tecnológico vem proporcionando uma maior facilidade de mensuração das atividades rotineiras dos indivíduos. No âmbito esportivo não é diferente, com o desenvolvimento de pesquisas que ajudam a fornecer indicativos para uma melhor elaboração dos treinamentos. O ser humano pode ser comparado a um sistema, sendo capaz de processar e armazenar um grande número de informações. Essa capacidade de processamento de estímulos é dependente da velocidade e quantidade de informações a ser processada (ANDRADE, 2004).

No desporto, onde se preconiza o alto rendimento, é de suma importância o amparo científico que possa proporcionar ao técnico e demais responsáveis pelas equipes referenciais que venham nortear o desenrolar do seu trabalho. Neste escopo, existem diversas capacidades motoras importantes para o atleta de voleibol, com o tempo de reação sendo uma delas. O tempo de reação (TR) pode ser definido como o intervalo de tempo entre a aparição de um estímulo repentinamente apresentado e o início da resposta. Reflete a capacidade que os mecanismos cerebrais têm de perceber um estímulo, selecionar a resposta mais adequada e, finalmente, efetua-la. O TR pode ser classificado como TR simples, TR de escolha e TR de discriminação. (SCHIMIDT & WRISBERG, 2001; MAGGIL, 2000). Segundo

(3)

www.interscienceplace.org - Páginas 133 de 193

Maggil (2000), o tempo de reação não inclui o movimento em si, apenas o tempo antes de iniciá-lo.

O voleibol é considerado um desporto situacional, de natureza complexa e imprevisível, por requerer dos seus participantes a capacidade de interpretar as constantes mudanças que ocorrem durante as ações do jogo e ajustar-se a estas, de forma que o indivíduo possa responder prontamente as investidas do seu adversário com níveis aceitáveis de rendimento (MACIEL et al., 2009; MORAES, 2009).

Os recursos técnicos que caracterizam o jogo são chamados de fundamentos, que são o saque, a recepção, o levantamento, ataque, bloqueio e defesa (MORAES, 2009). Destes, apenas no saque não existe a interferência direta do adversário, sendo esta a única habilidade motora do desporto considerada de natureza fechada (SCHMIDT & WRISBERG, 2001).

O complexo um (K1) é o momento do jogo em que se pretende neutralizar o saque adversário e construir a ação ofensiva da sua equipe. Logo, a recepção é o primeiro passo para a construção da jogada ofensiva da equipe e quanto melhor for a sua qualidade, maior será a possibilidade de sucesso no ataque (MATIAS & GRECO, 2009; ROCHA & BARBANTI, 2004). Dentre os fatores que podem influenciar o desempenho do atleta neste fundamento, o tempo que o indivíduo leva para identificar a trajetória que a bola descreverá a partir do saque adversário é um dos principais determinantes para que haja uma execução satisfatória. Neste contexto, fica explícito a importância dos atletas responsáveis pela recepção terem uma velocidade de reação bem desenvolvida.

Embora não seja regra, praticamente todas as equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. Neste sistema que prima pelo alto grau de especialização dos atletas que o compõem, os dois atacantes de ponta e o líbero são os responsáveis pela composição do sistema de recepção da equipe (LIROLA, 2006).

Sendo assim, o objetivo deste estudo foi de quantificar o TR simples e o TR de escolha de atletas de voleibol da categoria Infanto-Juvenil masculina e verificar se há diferença nesta variável entre os atletas que tem a responsabilidade de executar a recepção e aqueles que não tem.

(4)

www.interscienceplace.org - Páginas 134 de 193 2. Metodologia

Amostra: A amostra do presente estudo foi constituída por n= 15 atletas participantes do Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto-Juvenil Masculino, realizado no Centro de desenvolvimento do Voleibol, na cidade de Saquarema (RJ), em 2007. Após esclarecimentos fornecidos em exposição oral e escrita sobre os procedimentos inerentes ao estudo, todos os indivíduos selecionados manifestaram formalmente a concordância de participar da pesquisa através da assinatura do termo de participação livre e esclarecido, conforme resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 1996). De acordo com as funções que exerciam na equipe, os atletas foram divididos em dois grupos: o 1º. Grupo Receptores (GR) foi constituído por quatro atacantes de ponta e dois líberos, enquanto o 2º. Grupo Não Receptores (GNR) foi formado por três levantadores, três atacantes centrais e três atacantes opostos.

Instrumentos:

Para a realização dos testes de tempo de reação foi utilizado um software MATLAB 5.3 (The MathWorks, inc.), instalado em um lap top Acer, processador Intel Celeron, cuja tela é de 14,1” (MORALES et al, 2009).

Procedimentos:

Os testes foram realizados com um atleta de cada vez, acompanhado do avaliador, em uma sala fechada no local de realização dos jogos da competição. O estudo foi realizado em apenas um dia, antes do início da competição. Cada atleta foi submetido a dois testes: TR simples e TR de escolha, sendo que a cada atleta testado a ordem dos testes era alterada. Houve uma instrução padronizada e individual para todos os participantes. Cada teste consistia em um bloco de 50 aparições de alvos verdadeiros no centro da tela do lap top, sendo que no TR de escolha entre os alvos verdadeiros apareciam distratores (alvos falsos) (MORALES et al, 2009). Não houve prévia familiarização com os testes.

O atleta testado permanecia sentado confortavelmente em frente ao computador, mantendo o dedo indicador de sua mão de preferência levemente apoiado sobre a tecla espaço, que era a utilizada para efetuar a resposta. Foi dado um intervalo de dois minutos entre o primeiro e o segundo teste.

(5)

www.interscienceplace.org - Páginas 135 de 193

Análise Estatística:

Os dados oriundos dos procedimentos descritos acima foram analisados no programa 17.0 (SPSS® for Windows), utilizando-se as “ferramentas” descritivas médias e desvios padrão. Todos os dados foram considerados paramétricos, pelo teste de Shapiro-Wilk. De acordo com os resultados obtidos no teste de normalidade, optou-se pelo instrumento paramétrico ANOVA Two-way (Grupos x Testes de Tempo de Reação) para comparações inter e intra grupos p valor <0.05. Como teste complementar adotou-se o post-hoc, seguido pelo teste de Tukey.

3. Resultados

A tabela 1 apresenta os resultados da média e o desvio padrão do TR simples e do TR de escolha dos grupos de atletas receptores e dos não receptores, que correspondem à média obtida dos 50 estímulos apresentados.

Tabela 1. Resultados descritivos dos escores médios de reação motora, com seus respectivos desvios padrão.

(GR) (GNR) Variáveis n=6 n=9 TRS (ms) 256,48 ± 25,38 264,07 ± 19,36 TRE (ms) 339 ± 33,42 331,13 ± 40,60

TRS- Tempo de Reação Simples; TRE- Tempo de Reação de escolha; GR- Grupo Receptores; GNR- Grupo não Receptores; ms- milésimos por segundos.

Já na tabela 2 podemos observar as diferenças encontradas nos testes nas comparações inter-grupos e intra-grupos. Diferenças consideradas estatisticamente significantes aconteceram apenas na mensuração dos escores dos atletas do mesmo grupo nos testes diferentes (p<0,05).

(6)

www.interscienceplace.org - Páginas 136 de 193

intra e entre os grupos.

Grupos Variáveis Sig.

GR TRS X TRE 0,01*

GR X GNR TRS 0,966

GR X GNR TRE 0,963

GNR TRS X TRE 0,01*

TRS- Tempo de Reação Simples; TRE- Tempo de Reação de Escolha; GR- Grupo Receptores; GNR- Grupo não Receptores.

* Índice de significância p < 0,05

4. Discussão

O tempo de reação pode ser considerado um parâmetro que indique a velocidade de processamento de informações de um indivíduo. No esporte, representa o tempo que o atleta necessita para tomar decisões e iniciar as ações pertinentes a situação apresentada (MACIEL et al., 2009). Devido às características do voleibol, o tempo de reação comumente é utilizado como um dos referenciais para análise do desempenho dos atletas que praticam o desporto.

Os resultados encontrados nesta pesquisa não demonstraram diferenças estatisticamente significativa quando comparamos dois grupos que executam diferentes funções dentro da equipe (p>0,05). Este fato vai de encontro a alguns estudos anteriores que apontam à especificidade como um dos fatores responsáveis por um maior desenvolvimento do tempo de reação de atletas, devido às exigências inerentes a cada função serem treinadas de forma diferenciada (MACIEL et al., 2009; BHANOT & SIDHU, 1980).

Tal fato pode ser explicado devido a amostra do presente estudo ser composta por atletas infanto-juvenis, com idade de até 17 anos. Por se tratar de uma categoria de base, onde temos atletas em formação, a vivência proporcionada pelos treinamentos pode não ter sido ainda suficiente para diferenciar os atletas em relação à função que exercem na equipe (RIZOLA NETO, 2003). O estudo de

(7)

www.interscienceplace.org - Páginas 137 de 193

Fontani et al., (2006) ratifica esta possibilidade ao encontrar em atletas experientes de voleibol uma mais alta atenção e estabilidade nos escores de reação quando comparado a atletas mais novos.

Na equipe que foi tema da pesquisa, a recepção é realizada pelos atacantes de ponta e pelo líbero, formação mais utilizada pela maior parte das equipes de voleibol de alto nível (LIROLA, 2006). Este fundamento exige do atleta uma rápida identificação da trajetória a ser descrita pelo saque do adversário, de forma que o receptor possa estar posicionado o quanto antes no local adequado para a sua execução (BIZZOCCHI, 2004).

Estudos com equipes adultas apontam uma tendência de um maior desenvolvimento da velocidade de resposta em atletas que executam múltiplas funções dentro da equipe, como é o caso das funções acima citadas, já que os atacantes de ponta participam do ataque após a recepção, enquanto o líbero executa a proteção ao ataque e compõe o sistema defensivo caso o ataque não finalize o rally (MACIEL et al., 2009; ROCHA & BARBANTI, 2007).

Já a comparação intra grupo nos dois diferentes teste de tempo de reação, apresentou diferenças significativas (p<0.05). Em ambos os grupos, os valores encontrados para o TR de escolha foram mais altos do que para o TR simples, o que nos parece coerente com as solicitações impostas pelos dois testes. O teste para o tempo de reação de escolha tem um maior número de elementos a serem processados pelo atleta, tendendo ultrapassar o limiar de capacidade de memória de trabalho, elevando o tempo de reação motora (VASCONCELOS & ALBUQUERQUE, 2006).

O TR simples está mais diretamente relacionado aos processos sensório-motores, enquanto o TR de escolha sofre maior influência dos mecanismos cognitivos (RIBEIRO & ALMEIDA, 2005). Esta pode ser uma das explicações para a diferença no desempenho entre os testes nos dois grupos, corroborando os resultados encontrados por Morales et al., (2009), também em atletas de voleibol.

5. Conclusão

(8)

www.interscienceplace.org - Páginas 138 de 193

significativa no TR simples e de escolha entre atletas de voleibol responsáveis pela recepção da equipe e aqueles que não participam deste fundamento. O fato de se tratar de atletas jovens, que ainda estão em processo de especialização em relação às funções que exercem na equipe pode ser um dos motivos que expliquem este resultado, além dos citados atletas ainda terem uma experiência de jogos e treinamento relativamente pequenas.

A comparação entre os próprios grupos apresentou diferenças significantes entre os testes simples e de escolha, o que já é bem documentado na literatura, principalmente devido a maior sofisticação dos mecanismos cerebrais necessários para o processamento de informações e elaboração da resposta do tempo de reação de escolha em relação ao tempo de reação simples.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, L. C. G. O papel do tempo de reação nas ações táticas do voleibol. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2004.

BHANOT, J. L.; SIDHU, L. S. Reaction time of hockey players with reference to their field positions. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. v.20, n.4 p.423-430, 1980.

BIZZOCHI, C. C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.

BRASIL, C. N. S., Resolução 196/96. Lei Nº 7 8080 de 19 de setembro de 1990 e Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. CNS, 10 de outubro de 1996.

FONTANI, G.; LODI, L.; FELICI, A.; MIGLIORINI, S.; CORRADESCHI, F. Attentional in Athletes of high and low experience engaged in different open skill sports. Perceptual and Motor Skills, v. 102, n. 3, p. 791-895, 2006.

LIROLA, D. C. Estúdio y análisis de la participacion técnico-tática del jugador líbero em el voleibol masculino de alto rendimiento. Tese de Doutorado, Universidad Politécnica de Madrid, 2006.

(9)

www.interscienceplace.org - Páginas 139 de 193

M. A.; SILVA, V. F. Relação entre tempo de reação e função específica em jogadores de voleibol. Fitness & Performance Journal, v. 8, n. 6, nov/dez 2009. MAGGIL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo:

Edgard Blucher, 2000.

MATIAS, C.; GRECO, P. Análise de jogo nos jogos esportivos coletivos: a exemplo do voleibol. Pensar a Prática, América do Norte, v. 12, n. 3, p.1-16, set/dez. 2009.

MORALES, A. P.; AZEVEDO, M. M. A.; MACIEL, R. N.; BARCELOS, J. L.; ARÊAS NETO, N. T.; SILVA, V. F. Eficácia do processamento mental em jogadores de voleibol com níveis metacognitivos diferenciados. Revista da Educação Física/UEM, v.20, n.1, p. 43-50, 1.trim. 2009.

MORAES, J. C. Determinantes da dinâmica funcional do jogo de voleibol: estudo aplicado em seleções adultas masculinas. Tese de Doutorado, Universidade do Porto, 2009.

RIBEIRO, I.; ALMEIDA, L. S. Velocidade de processamento da informação na definição e avaliação da inteligência. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 1-5, jan./abr. 2005.

RIZOLA NETO, A. Uma proposta de preparação para equipes jovens de voleibol feminino. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Educação Física da UNICAMP, São Paulo. 2003.

ROCHA, M. A.; BARBANTI, V. J. Análise das ações de saltos de ataque, bloqueio e levantamento no voleibol feminino. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano. V. 9, n. 3, p. 284-290, 2007.

ROCHA, Cláudio Miranda da; BARBANTI, Valdir José. Uma análise dos fatores que influenciam o ataque no voleibol masculino de alto nível. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 4, p. 303-314, 2004.

SCHIMDIT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Tradução : Ricardo Petersen. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VASCONCELOS, M.; ALBUQUERQUE, P. B. Dissociações entre tarefas de memória: Evidência para uma distinção entre as memórias implícita e explícita. Análise Psicológica, v.24, n.4, p. 519-532, 2006.

Referências

Documentos relacionados

- A fase final: compreende no encerramento das atividades do projeto, comissionamento, treinamento do pessoal operacional e relocação dos membros da equipe de

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e