• Nenhum resultado encontrado

Mande notícias do Egito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mande notícias do Egito"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

te

projeto de trabalho interdisciplinar

in te gr a a ob ra

Mande notícias do Egito.

Não pode ser vendido separadamente.

© S araiv a S. a . Livreiros Editores.

Mande notícias

do Egito

Eduardo Garrafa

Projeto de trabalho interdisciplinar

Guia do professor

Mande notícias do Egito apresenta uma intensa troca cultural entre

dois jovens que se correspondem por internet: Milena, uma garota brasileira de 13 anos e Hisham, um menino egípcio da mesma idade. Se a princípio as conversas têm como intuito aprimorar o inglês dela, com o tempo a curiosidade sobre o modo de vida do outro faz com que os jovens discutam os aspectos culturais do país de cada um. O menino é fã do Brasil, gosta de futebol e de culinária. Milena, por sua vez, não compreende muito bem os costumes do amigo, principalmente em relação aos aspectos religiosos, à estrutura social e ao papel da mulher na sociedade. E não é para menos! O Egito é uma das civilizações mais antigas do mundo árabe e foram muitas as transformações históricas pelas quais o país passou até os dias de hoje.

(2)

Este projeto interdisciplinar tem como intuito explorar a temática da diversidade cultural por meio dos intercâmbios proporcionados pelos novos meios virtuais. Para isso, vamos unir saberes de diferentes áreas e contar com a ajuda dos professores de Português, inglês, História, artes e Geografia.

Motivação para a leitura

1.

Parta inicialmente da leitura e interpretação do livro Mande

notícias do Egito, do escritor Eduardo Garrafa. O suplemento

de leitura auxilia na abordagem de aspectos relevantes da obra, no entanto, para este projeto, sugerimos levantar dois aspectos que devem servir como reflexão e mote de pesquisa para o tema diversidade cultural: a incompreensão de Milena em relação a costumes da cultura de Hisham e o espanto de Hisham em relação a alguns hábitos brasileiros.

• Em uma conversa informal, relembre com os alunos cenas do livro em que as personagens enfrentam diferenças cul-turais. Por exemplo, Milena não compreende os costumes religiosos do amigo. Debata com os alunos se é importante ou não respeitar as diferenças culturais. Para isso, incite-os a discutir as seguintes questões: como a cultura influencia no modo de ser e pensar de um povo? Existe “certo” e “er-rado” em relação a um determinado aspecto cultural (por exemplo, quando um povo tem o costume de os pais deci-direm com quem os filhos devem se casar)? Como respeitar a tradição de um povo sem infringir os direitos humanos? O que eles entendem por “tolerância” e “intolerância” cultural? Deixe que se exprimam livremente, e encoraje-os a tomar posições opostas nessas questões.

2.

Leia e discuta com os alunos este pequeno trecho de uma en-trevista de 2003 do escritor português José Saramago (Nobel de Literatura de 1998) sobre a tolerância:

(3)

“Tolerância não é igualdade. Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Sobre a intolerância já fizemos muitas reflexões. a intolerância é péssima, mas a tolerância não é tão boa quanto parece. Deveríamos criar uma relação entre as pes-soas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.”

Do texto ao contexto

3.

apresente aos alunos a proposta de atividade. O objetivo deste projeto é estabelecer um diálogo entre a cultura brasileira e egípcia. Para isso, divida a turma em dois grupos. Um repre-sentará a cultura brasileira e o outro, a egípcia. Explique que cada grupo pesquisará temas específicos em relação ao país que representa. Cada grupo deverá criar um blog, no qual publicará as informações que encontrar ao longo das pesquisas. No final, numa roda de conversa informal, os grupos trocarão as infor-mações pesquisadas.

4.

recorde aos alunos que Milena e Hisham se conheceram por meio de um site de relacionamento, uma vez que ela queria aprimorar seu inglês. verifique se há na turma alunos que usam esse tipo de site para conhecer outras pessoas. Pergunte se conhecem estrangeiros, em que língua se comunicam com eles e quais aspectos da cultura brasileira mais lhes interessam (neste tópico também seria oportuno questionar os alunos sobre o que essas pessoas sabem e/ou o que geralmente dizem sobre nossa cultura).

5.

Oriente cada grupo a estabelecer contato com habitantes do Egito ou de diferentes regiões do Brasil pela internet. Eles podem fazer isso no site Postcrossing (www.postcrossing.com), no qual é possível combinar uma troca de cartões-postais com usuários

(4)

de diversos países. É uma maneira interessante de conhecer um pouco sobre a vida em outros lugares do mundo. O professor de inglês pode auxiliar no acesso ao site e na comunicação com os egípcios. Os alunos devem pedir aos usuários que escrevam curiosidades sobre seu modo de vida, país ou região nos cartões (oriente-os a fazer o mesmo quando enviarem seus próprios cartões). Se isso for feito no início do projeto, os alunos terão tempo para apresentar os cartões recebidos na roda de discussão.

6.

Com o auxílio dos professores de História, artes e Geografia, oriente a pesquisa de alguns tópicos da sociedade e da cultura brasileira e egípcia. O intuito é abarcar não somente as questões presentes na obra estudada, mas também ampliar o olhar e o questionamento dos alunos em relação a essas duas culturas. Sugerimos os seguintes tópicos de pesquisa:

Aspectos da história antiga e contemporânea do Brasil e do Egito

Com o objetivo de conhecer aspectos da história de cada país, procure saber sobre como se deu a formação e organização social de seu povo. Sugira alguns temas importantes a serem analisados pelos alunos que estão relacionados ao enredo de

Mande notícias do Egito, como:

a) as misturas étnicas advindas dos processos de invasão e/ou colonização;

b) o papel da mulher na sociedade antiga e na atual, suas fun-ções e importância na estrutura familiar e suas conquistas no mercado de trabalho;

c) o papel da religiosidade na formação de cada um desses países.

Arte

Faça a análise de alguns tipos iconográficos, para que o aluno amplie seu universo cultural e conheça diferentes formas de

(5)

manifestação e produção simbólica desses países. Sugerimos o trabalho com os conteúdos a seguir, com o objetivo não só de verificar o valor artístico e cultural dessas imagens, mas também de estabelecer reflexões que permitirão aos alunos uma posterior comparação entre outras manifestações artísticas desses países. a) Para os alunos que pesquisam a cultura brasileira, apresente o manto tupinambá, que se encontra atualmente no Museu Nacional da Dinamarca. Uma imagem do manto está disponí-vel no link: <www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/500anos1i. htm>. acesso em: 19 jun. 2012.

b) Para os alunos que pesquisam a cultura egípcia, apresente o busto da rainha Nefertiti, que se encontra atualmente no Museu Staatliche em Berlim, alemanha, e a Esfinge de Gizé, localizada próximo à cidade do Cairo.

rainha Nefertiti. Busto da rainha Nefertiti, 1340 a.C. Staatliche Museum zu Berlim. Disponível em: <www.smb. museum/smb/sammlungen/details. php?lang=en&objiD=2&p=24>. acesso em: 19 jun. 2012.

Esfinge de Gizé, próxima à cidade do Cairo. Disponível em: <www.starnews2001. com.br/egypt/esfinge.html>. acesso em: 19 jun. 2012.

(6)

Levante algumas observações a partir desse material, como:

• o significado histórico dessas iconografias;

• o significado simbólico e as narrativas atribuídas aos monu-mentos esculpidos em pedra;

• o motivo pelo qual dois dos objetos encontram-se em museus no exterior.

Culinária

Em Mande notícias do Egito temos uma surpresa: Hisham, um menino de 13 anos, é um excelente cozinheiro. Não só sabe preparar os pratos, como vai às compras e escolhe a dedo os melhores ingredientes. Cozinhar um prato típico do país pode tornar-se um ato de acolhimento. Carolina cozinha para Hisham e ele retribui cozinhando para toda a família.

Uma vez que São Paulo e Cairo são cidades muito grandes e diversificadas, fica difícil saber o que seria um prato típico dessas regiões. Ou não? Solicite aos alunos que pesquisem algumas receitas típicas do país de seu grupo e, se possível, receitas típicas dessas duas cidades.

Futebol

Esse tema, bastante comum em conversas com estrangeiros, aparece na própria fala de Hisham:

“– Gosto mesmo é de futebol. E admiro muito mais os jogadores brasileiros que os ingleses.

– O Egito tem um bom time?

– Temos quatro títulos da Copa das Nações africanas, mas só participamos duas vezes da Copa do Mundo, uma em 1934 e a outra, em 1990. E sempre caímos na primeira fase.” (p. 51)

Peça aos grupos que façam uma pesquisa sobre o futebol no Brasil e no Egito enfocando as seguintes questões:

(7)

• ídolos representativos da história do futebol de cada um desses países;

• momentos e jogos que marcaram a história desses países (incentive os alunos a estabelecerem alguma relação entre o futebol e um importante momento histórico e/ou político ocorrido no Brasil e no Egito).

Roda de discussão

7.

Peça aos alunos que tragam o material da pesquisa e organize a apresentação. Ela deve ocorrer em um tom bastante informal, com os alunos sentados em círculo, para estabelecer um diá-logo entre os grupos no qual sejam contadas as curiosidades encontradas sobre cada um dos países. Os alunos que receberam cartões-postais podem distribuí-los pela turma, contando como foi o contato com pessoas que moravam em lugares diferentes, o que eles ficaram sabendo sobre o modo de vida delas etc. Depois, se possível, cole os cartões recebidos em um mural na sala de aula.

8.

No final da conversa, retome o tema da tolerância e proponha um novo debate entre os alunos. agora que possuem mais infor-mações sobre os países, encoraje-os a pensar sobre os seguintes tópicos: em que se assemelha e se diferencia a vida no Brasil e no Egito? Existem diferenças entre o modo de vida dos alunos e o de pessoas que vivem em outros lugares do Brasil? Como eles acham que seria morar nos lugares pesquisados? Quais seriam as vantagens e as desvantagens? retome as questões discutidas na primeira etapa do projeto e encoraje os alunos a rever suas respostas, ao mesmo tempo aprofundando a discussão. até que ponto a aceitação dos costumes de outros povos é válida? Exis-tem costumes que desrespeitam os direitos humanos? Observe que existem infrações dos direitos humanos não só no Egito, mas também no Brasil. Um dos objetivos da atividade é levá-los a pensar criticamente sobre o seu país.

(8)

9.

Para finalizar o projeto, sugira que cada grupo (ou aluno) escreva um texto no blog coletivo resumindo as discussões e conclusões da classe.

Referências

Documentos relacionados

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Participação em curso/congresso Não será cobrado Farmacêutico Substituto, desde que não ultrapasse.. os

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Os resultados referentes ao tipo de condição peso próprio e pressões de água do exemplo 1, tal como acontece no talude analisado no ponto 7.2, o resultado da análise analítico

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Na investigação da variação sazonal dos subgrupos que compunham os grupos de alimentos que não apresentaram variações sazonais significativas, verificou-se que também

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de