• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO CENTRO PORTO ALEGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO CENTRO PORTO ALEGRE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

27 de fevereiro de 2015 nº 03

VISITE O SITE:

www.naamat.org.br

Queridas Chaverot

Tivemos um veraneio repleto de realizações; dois Cabalat Shabatot em parceria com

a Sibra e União Israelita, o Luau do grupo Hamsa, a comemoração de Tu Bishvat,

em parceria com a União Israelita e o Kerem Kaiemet, e o leilão de artes,

cristais, pratarias e tapetes dos grupos Any Rerin e Kineret.

Foram momentos descontraídos em que nos encontramos nas praias de

nosso litoral, em férias.

Vamos rever algumas fotos e lembrar destes bons momentos.

O ano está começando, teremos muitas atividades programadas para 2015,

conforme planejamos ainda no final do ano passado.

Aguardamos vocês nas próximas reuniões da Central e de departamentos.

Com um abraço, Marili Scliar Buchalter

BOLETIM INFORMATIVO

CENTRO PORTO ALEGRE

(2)

. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE MARÇO DE 2015:

Se você gosta de cantar, venha participar do Coral Zemer. Ensaios: segundas-feiras, das 16h às18h,

na Hebraica- RS, sede Bom Fim.

Indique novas chaverot para os grupos.

Informe o nome e telefone para nossa secretária (3311.0822 - naamatpioneirasrs@terra.com.br ).

. CABALAT SHABAT NA PRAIA:

No dia 30 de janeiro, a Na'amat Pioneiras de Porto Alegre, em parceria com a Sinagoga da União Israelita Porto-Alegrense, realizou um concorrido Cabalat Shabat na residência de Moisés e Lúbia Zilberknop, na praia de Atlântida. Foram convidadas para acender as velas a Presidente da Na'amat Brasil, Ceres Maltz Bin, a Presidente da Na'amat Porto Alegre, Sônia Unikowsky Teruchkin, a

Evento

Dia

Horário

Local

1ª Reunião do Cultural

02/03

14h30min

Central

1ª Reunião da Central

03/03

15h

5º andar da FIRS

Palestra: Violência contra a

mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a chaverá Sônia Rovinski

10/03

18h

Auditório da FIRS

1ª Reunião de Bazar

16/03

10h

Central

Passeio: Catamarã/Guaíba

18/03

Reunião da Central

24/03

17h

5º andar da FIRS

Abertura Oficial dos Trabalhos:

Relato de Ceres Maltz Bin e Sônia Unikowsky Teruchkin sobre o encontro em Israel

(3)

Presidente da União Israelita e também chaverá Na'amat, Patrícia Cohen Tvorecki, e a dona da casa que também é chaverá Na'amat. Oficiada pelo rabino Ari Oliszewski, a cerimônia contou também com a participação do Coral Zemer, pertencente à Na'amat, sob a regência do maestro Francis Padilha e com o acompanhamento do tecladista Michel Dorfman. Após as rezas, os donos da casa ofereceram um gostoso kidush com especialidades judaicas.

. LUAU DO GRUPO HAMSA:

Aconteceu no dia 31 de janeiro, o Luau Beneficente do Grupo Hamsa, da Na’amat Pioneiras Porto Alegre, no salão de festas do condomínio Malibu, na praia de Xangri-lá. Contando com a presença de mais de 100 pessoas, a mesa de pães e frios foi um sucesso, sendo acompanhada de deliciosos drinks. A banda de samba animou a turma bem como o sorteio e o leilão de alguns brindes. Foi uma noite muito alegre e descontraída. As presidentes da Na’amat Brasil e de Porto Alegre, Ceres Maltz Bin e Sônia Unikowsky Teruchkin estiveram presentes ao Luau, onde todas as chaverot do grupo estavam de havaianas estilizadas. Este é o segundo evento do grupo em que parte da renda é destinada ao Abrigo João Paulo II, instituição que abriga crianças abusadas e vítimas de violência.

(4)

. COMEMORAÇÃO DE TU BISHVAT:

No domingo, dia 01/02, a Na´amat Pioneiras Porto Alegre, em parceria com a Sinagoga União Israelita Porto Alegrense e o Keren Kaiemet LeIsrael, comemorou Tu Bishvat, o ano novo das arvores. Neste dia, foram plantadas 16 mudas de árvores - ipês roxos, ipês amarelos, cedros e oliveiras - na Praça Estado de Israel, em Capão da Canoa, no litoral norte do RS. O Rabino Ari Oliszewski conduziu orações, e a atividade contou com a presença da presidente da Sinagoga União, Patrícia Cohen Tvorecki , chaverá Na´amat, e das Presidentes da Na´amat Brasil, Céres Maltz Bin, e de Porto Alegre, Sônia Unikowsky Teruchkin. Com a participação de vários membros da comunidade e de chaverot de diversos grupos da Na´amat Porto Alegre, além de várias crianças, fez-se uma homenagem muito bonita, terminando todos cantando abraçados.

(5)

(6)

. LEILÃO DE ARTES DOS GRUPOS ANY RERIN E KINERET:

Na noite de 7 de fevereiro, na residência de Lúbia e Moisés Zilberknop, em Atlântida, foi realizado mais um dos tradicionais leilões de arte na praia. Com a parceria do marchand Nicholas Bublitz, que há muitos anos colabora com a Na’amat Pioneiras de Porto Alegre, os grupos Any Rerin e Kineret, dessa entidade, organizaram um concorrido leilão de arte, tapetes orientais, cristais, porcelanas e pratarias, acompanhado de petiscos e espumantes oferecidos pelo marchand.

(7)
(8)

EXECUTIVO NACIONAL

Na’amat Pioneiras Brasil

Prezadas chaverot,

Segue artigo enviado por Na’amat Israel em 23 de fevereiro de 2015.

Shabat Shalom!

CUIDANDO DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS DO NEGEV HAGIT PE’ER

Hagit Pe’er é a diretora da NA’AMAT para a região do Negev. Ela supervisiona 14 creches, sendo duas para crianças em situação de risco, e também um centro de direitos da mulher que proporciona aconselhamento jurídico e outros serviços para mais de 1.300 mulheres e famílias por ano.

Pe’er entrou para a Na’amat em 2011. Antes, ela atuou como especialista de produção em uma empresa de telecomunicações com especialização em serviço de segurança. Na sua função atual ela usa suas habilidades técnicas e administrativas para enfrentar os desafios de cuidar e educar crianças e ajudar mulheres não só a vencer a pobreza como também a resolver questões de trabalho e de família.

“Embora eu esteja nesta função há apenas dois anos e meio parece que já são 10 anos. Eu amo o que faço, é um privilégio poder ajudar mulheres e encorajá-las a fazer mudanças em suas vidas. Quando eu tinha 18 anos e estava no exército minha tarefa era ajudar mulheres. Agora eu estou fazendo a mesma coisa, assim, o meu círculo se fechou”, diz ela.

(9)

O Negev abrange 4.700 milhas quadradas de terras em sua maioria desérticas, com pouca população, no sul de Israel. Três quartos dos seus residentes são judeus. O restante é formado por árabes beduínos. A pobreza aí é maior que no resto do país. A região também enfrenta problemas especiais de segurança devido a sua proximidade com Gaza. “É um lugar muito difícil. Aqui as mulheres têm muitos problemas, tanto as que trabalham como as que ficam em casa. NA’AMAT lhes proporciona muitos serviços essenciais, nós fazemos um bom trabalho para elas”, diz Pe’er.

Durante o conflito com Gaza no ano passado, conhecido como Operação Margem Protetora, o Negev enfrentou situações muito difíceis. Como já havia ocorrido nos conflitos de 2008 e 2012, a área ficou sob forte ataque de foguetes e houve muitas mortes. Preocupada com a segurança das crianças, Pe’er foi forçada a fechar 13 creches da NA’AMAT.

A única creche que permaneceu aberta estava localizada dentro do Centro Médico Soroka em Beer Sheva, o principal hospital da região. NA’AMAT assumiu a responsabilidade de prestar serviços para os filhos do pessoal da equipe do hospital. Pe’er lembra que foi muito difícil, o hospital estava na linha de frente e eles cuidavam de todos os feridos, militares e civis.

“Nós cuidávamos dos bebês. Isso permitia aos médicos e enfermeiras continuarem com seu trabalho sem preocuparem-se com a segurança de suas famílias. Eles fizeram um trabalho magnífico”, lembra ela.

Atualmente, Pe’er promove encontros com representantes do exército e com líderes municipais para que fiquem preparados em caso de um reinício do conflito. Agora, para proteger as crianças dos ataques de foguetes, foram acrescentados quartos de segurança às creches.

As operações da NA’AMAT no Negev estão em expansão em outras áreas também. Está sendo construído um novo jardim de infância e estão sendo organizados workshops para oferecer treinamento pré-natal, familiar e de relacionamentos. Novos programas para mulheres árabes estão em desenvolvimento.

“Muitas mulheres árabes em Israel enfrentam a pobreza e têm necessidades especiais. Para melhor compreender essas necessidades nós realizamos encontros com elas. Se não cuidarmos dos problemas delas agora, teremos problemas maiores no futuro”.

O sucesso desses empreendimentos depende do apoio que NA’AMAT recebe de suas afiliadas nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo. “Nós não poderíamos fazê-lo sem esse apoio e eu agradeço diariamente por isso. É importante para nós saber que pessoas no exterior acreditam no nosso trabalho e acreditam em NA’AMAT”, insiste Pe’er.

Embora profundamente preocupada com a possibilidade de um novo conflito, Pe’er acredita que o trabalho que NA’AMAT desenvolve no Negev contribui para uma resolução de longo termo. “Eu amo essas crianças, eu amo essas famílias e amo essa área e quero continuar fazendo todo o possível para manter as crianças felizes e seguras”, diz Pe’er.

(10)

OUTRAS ENTIDADES

. NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO:

. MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA:

NO DIA DO HOLOCAUSTO, MUSEU EM CURITIBA RECEBE VISITA DO EMBAIXADOR DA POLÔNIA

O Museu do Holocausto de Curitiba, único do gênero no país, recebeu, na última terça-feira (27), uma comitiva oficial formada pelo Embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter (e sua esposa Katarzyna); o ex-primeiro-ministro Longin Komolowski, o cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski; e a diretora da Associação Wspolnota Polska, Iwona Poplawska.

O dia 27 de Janeiro, data que lembra mundialmente o Holocausto, foi criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e marca justamente o dia em que tropas soviéticas libertaram o complexo de extermínio nazista de

(11)

Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945. Em 2015, foram lembrados os 70 anos de liberação do campo, que se tornou símbolo da barbárie humana.

Durante a visita, o grupo foi guiado pela coordenadora pedagógica do Museu, Denise Weishof, e homenageou as vítimas através do acendimento de velas e da colocação de pedras num monumento, como reza o costume judaico. O embaixador Andrzej Braiter se emocionou e destacou que é preciso evitar que o Holocausto não ocorra nunca mais. “Nós poloneses, que perdemos tantos irmãos, repudiamos esse ato bárbaro, homenageando os mortos e sobreviventes”, afirmou.

Estiveram presentes líderes da comunidade judaica, dentre eles Ari Zugman e Charles London, presidentes da Federação Israelita e da Comunidade Israelita do Paraná, respectivamente; o rabino Pablo Berman e representantes da Associação Beit Yaacov e B´nai B´rith.

Segundo o presidente da Federação Israelita do Paraná, Ari Zugman, a visita da comitiva polonesa neste dia tão significativo conforta a comunidade judaica em Curitiba, formada em sua maioria por descendentes de judeus poloneses. “O povo polonês foi nosso irmão de sofrimento. Diante de um radicalismo que novamente mata em nome de convicções ideológicas e religiosas no presente, vamos lutar para que fatos como o que relembramos no Museu do Holocausto nunca mais se repitam”, declarou.

A ONU, responsável pela criação da data em resolução apoiada pelo Brasil, “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.

Fotos: Maringas Maciel/Museu do Holocausto de Curitiba

. INSTITUTO CULTURAL JUDAICO MARC CHAGALL:

O Instituto Cultural Judaico Marc Chagall (ICJMC), através do Departamento de Documentação e Memória – DDM, lança mais um número do Boletim Informativo da Instituição. Na 37ª edição, o leitor poderá conferir algumas atividades e projetos desenvolvidos pelo ICJMC. Confira na íntegra o

(12)

. CENTRO ISRAELITA E UNIÃO ISRAELITA:

Referências

Documentos relacionados

A partir desta imagem aplicaremos as técnicas de morfologia matemática para tratamento desta imagem e aplicação do reconhecimento das letras e número da placa através do

5.3.2 Caso o técnico precise deixar sua equipe por qualquer razão, incluindo sanções e excetuando-se o caso de adentrar a quadra de jogo como jogador, o

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

O processo de Credenciamento será organizado e conduzido pelo SENAR-AR/TO. Todas as comunicações e andamento do processo poderão ser acompanhados pelo

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used