• Nenhum resultado encontrado

Cone Morse com indexador (index) - a evolução do cone Morse

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cone Morse com indexador (index) - a evolução do cone Morse"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 2 3 2 4

FREITAS, Renato de ; MAIA, Pollyana ; MANFRIN, Thais Mara ; ARAÚJO, Regina Ivete dos Santos Arruda de ; GALLARDO, Daniel Andres Pulgar ;

2 2 4

AMARAL, Rogério Morais ; JOURDAN, Marcel Rubens ; CATALAN, Celso Aparecido

RESUMO

O implante com base de assentamento cone Morse com indexador veio facilitar, solucionar e simplicar a confecção das próteses implantorretidas, solucionando as adversidades experimentadas com as conexões tipo cone Morse convencional ou sem indexador. Este trabalho visa apresentar a evolução do sistema cone Morse com indexador nos implantes osseointegrados, a partir da revisão das marcas comerciais e suas propriedades.

Palavras-chave: Implantes dentários. Prótese dentária. Estética dentária.

ABSTRACT

The dental implant with the settlement cone Morse base with indexer came to make easier, solve and simplify the connection of the prosthesis implant, fixing all the problems that were found in the cone Morse connection with or without indexer. This essay wants to introduce the evolution of the cone Morse system with indexer in the dental implant from the review of the commercial marks and its value.

Keywords: Dental implants. Dental prosthesis. Esthetics, dental.

Endereço para correspondência:

Renato de Freitas

Rua Baptista Antônio de Angelis, 1-30 Vila Regina

17044-400 – Bauru – São Paulo – Brasil E-mail: clinica@clinicaviaoral.com.br

Recebido: 07/03/2014

Aceito: 22/05/2014

1. Doutor em Reabilitação Oral. Professor Assistente Doutor da Disciplina de Prótese, Departamento de Prótese, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, SP, Brasil. 2. Especialista em Prótese Dentária, EAP-Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

3. Doutora em Clínica Integrada, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP, Brasil. 4. Especialista em Implantodontia, Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos, Bauru, SP, Brasil.

Cone Morse com indexador (index) - a evolução do cone Morse

Morse cone with index (index) - the evolution the Morse cone

(2)

INTRODUÇÃO

O sistema cone Morse surgiu com o intuito de solucionar as complicações observadas nos modelos de conexões protéticas pré-existentes: a padrão Brånemark de hexágono externo e a conexão de hexágono interno. A altura do hexágono externo, de somente 0.7 mm, é um fator determinante na reabsorção óssea marginal ou saucerização, além de problemas como afrouxamento de parafuso e gap. Já nas conexões de hexágono interno, o prossional se vê obrigado a lidar com a incompatibilidade comercial e diculdade na obtenção dos componentes protéticos. Assim, o sistema Morse foi desenvolvido para solucionar as complicações observadas ao longo de acompanhamentos clínicos.

Esse novo conceito de conexão protética apresenta um design interno cônico preciso, que através de retenção friccional promove íntima adaptação entre as superfícies sobrepostas: implante – pilar protético, adquirindo alta resistência mecânica, com ausência de microgap e maior resistência aos movimentos rotacionais. Soma-se a isto a diminuição dos pontos de tensão, principalmente sobre o parafuso de retenção, promovendo uma estabilidade à prótese-implante concomitantemente uma diminuição na soltura dos parafusos de retenção e xação, além da ausência de inltração salivar e bacteriana e da ocorrência de reabsorção óssea após sua colocação.

Do ponto de vista restaurador, os implantes com conexões tipo cone Morse convencional ou sem indexador permitem a instalação do componente protético em 360 posições diferentes. Portanto, não é aconselhável que o intermediário seja removido após a instalação. Muito embora tenhamos uma grande variedade de componentes protéticos disponíveis no mercado, algumas situações clínicas dicultam a sua seleção devido às limitações

9-10

estéticas e/ou mecânicas peculiares a cada um deles .

1,8

Os intermediários angulados ou personalizáveis foram desenvolvidos para solucionar situações nas quais os implantes estão mal posicionados, mas algumas limitações clínicas são inerentes à utilização dos mesmos. A presença de parafusos passantes, cuja fratura pode ocorrer durante o aperto manual; a altura da cinta dos pilares angulados que podem comprometer a estética em função da profundidade do sulco peri-implantar, além da desvantagem de perdemos a reversibilidade do trabalho, por se tratar de uma prótese xa implantorretida cimentada. Ainda, para angulações maiores que 30 graus, não dispomos de componentes protéticos similares ao UCLA, impossibilitando a conclusão da prótese pela ausência da confecção de um munhão personalizado, pois como a instalação dos pilares é rotacional, a sua estabilização é alcançada quando atingimos o torque desejado sem permitir a escolha da

8

posição de xação .

O desenvolvimento técnico e cientíco do sistema Morse com indexador veio facilitar e simplicar a

adversidades experimentadas com as conexões tipo cone Morse convencionais ou sem indexador. Este trabalho visa apresentar a evolução do sistema cone Morse com indexador nos implantes osseointegrados, a partir da revisão das marcas comerciais e suas propriedades.

REVISÃO DE LITERATURA

As conexões protéticas cone Morse convencional (sem indexador) e cone Morse com indexador serão apresentadas de acordo com algumas marcas comerciais disponíveis no mercado (Tabela 1).

Tabela 1 - Conexões protéticas cone Morse convencional

(sem indexador) e cone Morse com indexador.

MARCA COMERCIAL CONE-MORSE SEM INDEX CONE-MORSE COM INDEX TIPO DO INDEXADOR ANGULAÇÃO DAS PAREDES DO CONE UCLA PARA CM COM INDEX Bicon Neodent Straumann Nobel Active Ankylos Conexão Titanium Fix Pi-Brånemark SIN Astra Tech 3i Sim Sim Não Não Sim Sim Não Não Não Sim Não Não Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim n Hexágono Octógono Hexágono Hexágono Hexágono Octógono Hexágono Hexágono Hexágono 8º 11.5º 8º Não informado 11.5º 20º 8º 20º 11.5º Não informado 10º Não Não Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim

A empresa Bicon dispõe de implantes tipo cone Morse sem indexador com encaixe locking taper. Foi o primeiro sistema cone Morse que surgiu no mercado em 1985. Esta empresa criou uma técnica de procedimento simples, limpa, fácil, rápida, sem parafusos e sem catracas. O sistema promove 360º de posicionamento universal do abutment. Esta exibilidade permite: cimentação extraoral de coroas; o uso do abutment coroa integrado e paralelismo dos abutments mesmo os implantes não estando paralelos. A posição do abutment ocorre através do locking taper que são de múltiplas batidas suaves na direção do longo eixo do implante. Não há necessidade do uso de cimento, parafuso e catracas para o torque. Desde então o abutment está travado. O locking taper da Bicon de 1.5º cria um selamento bacteriano com uma segura e retentiva conexão. Não existem parafusos para se soltar ou quebrar (Figura 1).

(3)

Freitas R, Maia P, Manfrim TM, Araújo RISA, Gallardo DAP, Amaral RM, Jourdan MR, Catalan CA

Figura 1 - Implante cone Morse da empresa Bicon.

A Ankylos possui opções de implantes cone Morse: cone Morse com indexador para instalações simples e precisas e cone Morse sem indexador (1985) para múltiplas posições de abutments (Figura 2).

Figura 2 - Implante cone Morse Ankylos.

O novo cone Morse da Neodent possui um indexador hexagonal interno com angulação de 11.5º que garante muito mais vantagens e segurança no procedimento cirúrgico não na instalação da prótese. Anteriormente os implantes cone Morse utilizavam o sistema de montador. Agora a instalação é realizada com a tecnologia torque interno, ou seja, foi criada uma chave especica com encaixe hexagonal que captura e aplica o torque nos implantes com mais segurança e rapidez, eliminando o montador e seu parafuso. Ela também mostra a posição vestibular do implante através das seis marcas que apresenta, orientando o posicionamento da prótese e dispensando as ranhuras do encaixe do montador do implante. Para a indexação protética, criou-se também a nova linha de componentes protéticos Exact, mas continua não possuindo componentes com index, por exemplo, não possui o pilar protético UCLA. Com isso a linha Exact por não ter UCLA inviabiliza a confecção de munhão p e r s o n a l i z a d o p r i n c i p a l m e n t e e m i m p l a n t e s vestibularizados com inclinações maiores de 30ª (Figura 3).

Figura 3 - Implante cone Morse da empresa Neodent.

Os implantes cone Morse da empresa Straumann (Figura 4) possuem octógono interno com uma excelente inclinação de 8ª. Esta combinação única entre cone e octógono possui toda a segurança possível contra a rotação ou contra o afrouxamento dos parafusos através de micromovimentos. A Straumann oferece implantes com três tipos de diâmetro: 3.5 mm Narrow Neck – hexágono externo; 4.8 mm Regular Neck – octógono interno e 6.5 mm Wide Neck – octógono interno. Para a linha Regular e Wide Neck existe o sistema protético Synocta. Este sistema pode ser resumido em alguns tópicos:

1 - óctogono no cone de ligação ao implante (Synocta). Para um reposicionamento seguro dos vários pilares no implante;

2 - ligação Morse taper – para uma distribuição uniforme do esforço e uma ligação estável entre o implante e o pilar, com bloqueio de rotação impedindo a soltura do parafuso;

3 - ombro de 45º - para o ajuste perfeito do implante e da prótese e a minimização do micro espaço;

4 - momentos de aperto standartizado. Todos os pilares são xados no implante com 35 Ncm, os parafusos oclusais com 15 Ncm;

5 - sistema de parafusos SCS (Screw Carrying System) - sistema de cabeças de parafusos com autorretenção, com chave de parafusos “standartizada” (principio de torque) como segurança contra aspiração. Exceto no parafuso lateral.

A linha Synocta oferece como intermediário: pilar de ouro, pilar cimentado, pilar parafusado e pilar transversal (parafuso transversal).

(4)

linhas de implantes cone Morse: Nobel Active (conexão cônica interna hexágona) e Nobel Replace Conical Connection (Figura 6), apresentado como o sistema de duas peças concebido para assegurar os níveis mais elevados de versatilidade, simplicidade e exibilidade.

Figura 5 - Implante cone Morse da empresa Nobel Biocare.

Figura 6 - Implante cone Morse da empresa Replace.

A linha de implante AR-Morse da Conexão priorizou o implante 2 em 1, ou seja, cone Morse e hexágono interno (Figura 7). Com interesse de eliminar tráfegos de microorganismos entre implantes e conexões, aumentar a previsibilidade estética e vida útil das reabilitações dentais pela importante melhoria de sua estabilidade biomecânica. Disponibilizando como pilares protéticos: pilar speed, micro-unit e ucla hex. O selamento bacteriano nesta conexão 2 x 1 é duvidoso.

Figura 7 - Implante cone Morse da empresa Conexão.

A Titanium Fix apresenta a linha cone Morse c-x – cone Morse black caracterizando um implante cilíndrico com

Figura 8 - Implante cone Morse da empresa Titanium Fix.

A brasileira Pi-Brånemark desenvolveu a Amplied® com conexão interna cônica, por ter uma angulação de 20° e indexação hexagonal ,não sendo uma conexão cone Morse (Figura 9). Sua instalação dá-se ao nível ósseo ou ligeiramente abaixo (0.5 -1.0 mm). As opções para a confecção das próteses são: pilar cônico, pilar-cilindro cimentado, pilar estético e ucla (cilindro sobre implante).

Figura 9 - Implante cone Morse da empresa Pi-Brånemark.

O Sistema de Implante Nacional – SIN possui a família de implantes Strong SW um conjunto composto por cinco características macro e micro-geométricas especicamente projetadas para a estabilidade óssea Peri-implantar na região cervical tratamento de superfície total, acoplamento protético interno, plataforma switching, selamento marginal e microrroscas cervicais que, combinadas, conferem proteção mecânica e biológica ao tecido ósseo do módulo da crista óssea. Além de apresentar, alta resistência às forças mastigatórias. Dentro desta família destaca-se a Strong SW-Morse que é um cone Morse Revolution que é indexação octógono interno. Seu colar transgengival de 1.8 mm com ombro de 45º, associado ao encaixe cônico interno de 8º criam um conceito único que facilita o ajuste e a estética da prótese sobre implante, otimiza a biomecânica de absorção de forças da mastigação e promove uma melhor adaptação gengival com restaurações rápidas. Possui os componentes protéticos: pilar parafusado, pilar sólido e pilar o`ring.

(5)

Com o sistema de implantes Astra Tech da linha

TM

Osseospeed TX a estética está integrada no desenho do implante. Existe uma combinação de características que integram esse sistema como: estímulo biomecânico do osso; formação óssea; designer em forma de cone torna mais estável e forte ajuste; um aumento do volume e da área do tecido mole. Com essa conexão é possível instalar pilar reto 20º, pilar reto 45º, pilar angulado; pilar atlantis (CAD/CAM), pilar direto, Ti design (titânio), Zir design (Zircônia) e cast design (liga de ouro não oxidante).

Bonelike® é o novo implante dentário da Biomet 3i fabricado no Brasil que obedecem aos mais rigorosos padrões de qualidade da matriz norte-americana (Figura 11). É uma nova geração de implantes que possui duas superfícies consagradas em uma só: óxido de alumínio jateado com ataque ácido. É uma proposta revolucionária em que a superfície passa por um processo de tratamento por subtração, contando ainda com uma ponta ativa ICE®. Depois do jateamento, um duplo ataque ácido é realizado, resultando numa face regular com rugosidade muito próxima ao do tecido ósseo. Possui na versão econe-Morse indexado com inclinação de 10° sendo uma das menores encontradas no mercado e com todos os pilares protéticos.

um cone Morse com indexador hexagonal com inclinação de 11.5ª (Figura 10). Os pilares protéticos presentes para reabilitar são: miniabutment, miniabutment angulado, abutment cônico e ucla com base cobalto-cromo indexado.

Figura 10 - Implante cone Morse da empresa SIN.

Figura 11 - Implante cone Morse da empresa 3i.

DISCUSSÃO

O protocolo original de Brånemark exigia que alguns implantes fossem inseridos na região interforaminal, a m de se restaurar a arcada inferior totalmente desdentada, unindo-os através de uma barra onde uma prótese xa seria construída. Mas para que os implantes pudessem ser inseridos, um hexágono externo foi adicionado na plataforma desses implantes. Sendo assim, esse hexágono não tinha o papel de funcionar como um sistema antirotacional, mas apenas como um dispositivo de preensão e inserção.

Com a reconstrução de elementos dentários unitários, o hexágono se tornou a concepção mecânica para evitar que a coroa girasse ao redor do seu próprio eixo. Porém, a altura desse hexágono, de somente 0.7 mm, nunca foi desenhada para suportar as forças oclusais geradas durante a mastigação. Os problemas de reabsorção óssea marginal, gap, afrouxamento e fratura de parafuso em implantes de

1,3-6

interface protética externa levaram ao desenvolvimento

de novos desenhos de conexões protéticas entre a coroa e o implante, com o objetivo de garantir a estabilidade do

1-2,7

conjunto .

Com o desenvolvimento técnico cientíco dos sistemas de implantes em caráter mundial surgiu então um novo conceito de conexão protética denominada conexão tipo cone Morse.

O sistema cone Morse utilizado na odontologia é similar ao cone Morse utilizado na engenharia mecânica, na qual qualquer encaixe cônico entre duas estruturas

2

metálicas , com ângulo entre 3 a 8 graus, cria um travamento por assentamento sob fricção. O atrito entre as duas superfícies levemente divergentes, combinado com uma pressão criada pela força de inserção, xa o cone macho ao cone fêmea. A união entre implante e pilar protético se mantém de forma eciente mesmo quando a força aplicada para inserção cessa.

A estabilidade do cone Morse é em decorrência da maior profundidade de retenção da conexão interna, aumentando consideravelmente a área de contato entre as paredes do abutment e o implante. Reduzindo a tensão exercida sobre o parafuso de retenção, este ca menos sujeito às forças funcionais ou parafuncionais, compensando a fragilidade das conexões do tipo hexágono externo e diminuindo as complicações protéticas.

Outra vantagem da interface implante-pilar protético nos implantes cone Morse é a redução do microgap, diretamente relacionada com a diminuição da inamação peri-implantar. Outro fator contribuinte na diminuição da perda óssea marginal é a ausência de uma área de assentamento protética sobre a parte superior da região cervical do implante. Para tanto, é necessário que a instalação do implante seja pelo menos 1 a 2 mm infraósseo.

Apesar dos benefícios proporcionados pelo sistema cone Morse, a prática clínica tem mostrado algumas

(6)

cone Morse (sem indexador). Como o abutment é o próprio parafuso e gira, diculta o reposicionamento na transferência para o modelo. A ausência de componentes protéticos UCLA não permite a confecção de munhão individualizado para angulações maiores que 30 graus, base da confecção deste munhão (abutment post) pelo técnico de laboratório, dicultando o planejamento protético em situações de implantes mal posicionados. Mesmo perdendo-se o benefício biológico do conceito Morse, o implante depois de instalado não pode impedir a posterior confecção da peça protética, por qualquer motivo

12

que seja .

Muito embora tenhamos à disposição intermediários

1,8

angulados de no máximo 30ª , estes apresentam parafusos passantes, gerando outras complicações. Como o torque

1,8

recomendado é de apenas 10 a 15 N.cm , mesmo com bastante cautela a chance de fratura deste parafuso é muito

11

grande , com o simples aperto manual. É a partir do parafuso passante que se obtém a xação do pilar. Porém, a rosca deste parafuso é de diâmetro maior do que a sua haste, sendo, assim, unida à haste por soldagem a laser, com o número dos pontos de solda variando de acordo com cada empresa, podendo apresentar 2, 3 ou até 18 pontos. Mas a empresa Neodent apresentou somente com três pontos de solda o que causou muitas fraturas nos parafusos passantes.

Ainda, há que se considerar a estética com o aparecimento da cinta metálica, pois com a altura da cinta dos pilares angulados de até 3 mm ,que muitas vezes o cliente não aprova. Neste caso tem que vericar a profundidade do sulco peri-implantar, a m de se evitar

8-11

prejuízos estéticos , além da desvantagem de perdemos a reversibilidade do trabalho, por se tratar de uma prótese xa implantorretida cimentada.

A colocação de implantes cone Morse (sem indexador) deve ser indicada somente quando for possível uma correta inclinação e posicionamento em relação aos dentes

11

adjacentes .

Assim, em face dos problemas encontrados na prática clínica diária, houve um desenvolvimento tecnológico por parte das empresas, criando os implantes cone Morse com indexador para melhor atender às necessidades dos cirurgiões-dentistas. Assim a desvantagem do cone Morse convencional foi corrigida com a inserção de um travamento na base do cone (hexágono ou octógono), facilitando o reposicionamento na transferência para o modelo. Ainda, dispomos de componentes protéticos UCLA.

Com isso foi possível utilizar a técnica dos encaixes tubo-parafuso, parafuso transversal ou parafuso lateral ainda é pouco utilizada, que necessita da utilização do pilar UCLA para ser individualizado em munhão com encaixe tubo-parafuso de diversas marcas comerciais, pode solucionar casos de alta complexidade, nas quais a angulação do implante é maior que 30º e não permite o uso d e i n t e r m e d i á r i o s c o n v e n c i o n a i s , m a n t e n d o a reversibilidade das próteses implanto retidas. Para tanto, é

protesista e da experiência e competência do técnico em

9-10

prótese dentária .

Com o UCLA também é possível à realização de munhões personalizados em implantes de diferentes inclinações obtendo assim paralelismo em casos de reabilitação oral com próteses implantorretidas parafusadas.

De acordo com as informações presentes nos catálogos das empresas, a única que não dispõe de cone Morse com indexador é a Bicon, pioneira no conceito Morse e a Neodent por não possuir UCLA.

No mercado mundial, as empresas Straumann e Nobel desenvolveram implantes cone Morse com indexador sem terem experimentado as desvantagens apresentadas do conceito cone Morse tradicional. Já as empresas Neodent e Conexão precisaram aperfeiçoar o sistema Morse sem indexador para atender às necessidades clínicas dos prossionais. Os benefícios da associação do travamento interno com o sistema Morse tornaram o uso implantes cone Morse com indexador uma tendência na odontologia moderna.

Os benefícios do cone Morse indexados são:

Design interno cônico preciso

• Retenção friccional – íntima adaptação

• Alta resistência mecânica

Ausência de microgap

• Maior resistência aos movimentos rotacionais

• Diminuição dos pontos de tensão

• Ausência de inltração salivar e bacteriana

• Ausência de reabsorção óssea

Benefícios do cone Morse com index:

• Montador (guia)

• Pilar Ucla

• Confecção de munhão para implantes com

inclinação maiores que 30°

• Transferência da plataforma de assentamento do

implante através de moldeira aberta

Seria oportuno por parte das empresas informarem nos seus catálogos a inclinação das paredes do cone Morse, pois o selamento bacteriano é um fator preponderante para a ecácia do sistema e validação das propriedades oferecidas. Já que todo cone Morse é plataforma reduzida não promovendo a perda óssea denominada de saucerização.

A evolução das conexões protéticas (externa, interna e cone Morse sem indexador) levou à criação de um modelo cone Morse com indexador, para solucionar a maioria das situações clínicas. A execução de um tratamento de excelência depende, assim, não só da habilidade prossional, mas também do conhecimento comercial do implante e respectivos componentes protéticos indexados a serem utilizados.

(7)

Inoue RT, Inoue NJ, Inoue LT, Feltrin PP. Resolução protética em implante com conexão Cone Morse, de único estágio cirúrgico, utilizando-se de poste sólido sem e com preparo. ImplantNews. 2006;3(6):625-32.

Norton MR. An in vitro evaluation of the strenght of a 1-piece and 2-piece conical abutment joint in implant design. Clin Oral Implants Res. 2000;11(5):458-64.

Palmer RM, Palmer PJ, Smith BJ. A 5-year prospective study of Astra single tooth implants. Clin Oral Implants Res. 2000;11(2):179-82. Park SH, Wang HL. Implant reversible complications: classication and treatments. Implant Dent. 2005;14(3):211-20.

Puchades-Roman L, Palmer RM, Palmer PJ, Howe LC, Ide M, Wilson RF. A clinical, radiographic, and microbiological comparison of Astra Tech and Brånemark single tooth implants. Clin Implant Dent Relat Res. 2000;2(2):78-84.

CONCLUSÃO

A evolução do sistema cone Morse com indexador nos implantes osseointegrados levou à criação de um modelo para solucionar a maioria das situações clínicas no planejamento intelectual. O desenvolvimento técnico e cientíco do sistema Morse com indexador veio facilitar e simplicar a confecção das próteses implantorretidas, solucionando as adversidades experimentadas com as conexões tipo cone Morse convencional ou sem indexador. Aproveitando todas as “vantagens” que o sistema cone Morse tem, o com indexador apresenta solução protética em implantes com inclinações vestibulares maiores que 30ª, e também promovendo o paralelismo dos munhões personalizados em reabilitações orais implantorretidas. É fundamental que o prossional esteja atualizado e tenha conhecimento das marcas comerciais disponíveis no mercado, condicionada à qualidade das mesmas. Só assim o cirurgião-dentista será capaz de desenvolver espírito crítico, aperfeiçoando seu trabalho e atingindo a excelência.

Devemos lembrar que os componentes protéticos do sistema cone Morse não são compatíveis. Com isso o cirurgião-dentista tem que estar ciente que ao escolher a marca do implante estará vinculado à empresa, na compra dos componentes protéticos. É de boa norma vericar os custos de todos os componentes que serão utilizados desde a colocação do implante até a realização das próteses implantorretidas.

Araújo CRP, Araújo MAR, Conti PCR, Assis NMSP, Maior BSS. Estudos clínico e radiográco randomizado (RTC) prospectivo com implantes Cone-Morse. ImplantNews. 2008;5(2):191-5.

Ávila D, Bergamin M. Utilização de parafuso lateral para retenção de próteses implantossuportadas. ImplantNews. 2009;6(1):81-6. Freitas R, Almeida AA Jr, Oliveira JLG. Tubo-Parafuso: uma alternativa viável para próteses xas implanto-suportadas. ImplantNews. 2008;5(5): 519-25.

Freitas R, Dória MC, Oliveira-Neto LA, Lorenzoni FC. Falha do parafuso passante em minipilar cônico angulado cone-morse: relato de caso. Innov Implant J, Biomater Esthet. 2010;5(2):65-9.

Freitas R, Oliveira JLG, Martins LM, Almeida Júnior AA, Oliveira PCG. Resoluções protéticas com implantes osteointegrados. São Paulo: Santos; 2009.

Goodacre CJ, Bernal G, Rungcharassaeng K, Kan JY. Clinical complications with implants and implant prostheses. J Prosthet Dent. 2003;90(2):121-32.

Gross M, Abramovich I, Wiess EI. Microleakage at the abutment-implant interface of osseointegrated abutment-implants: a comparative study. Int J Oral Maxillofac Implants. 1999;14(1):94-100.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

REFERÊNCIAS

8. 9. 10. 11. 12.

Referências

Documentos relacionados

HYDERABAD – Recomendações do Grupo de Trabalho do GAC: discussão e tomada de decisões PT nosso país seja mais ativo, por exemplo, para o tema dos grupos de trabalho de

Nos sistemas tipo Cone Morse puro a pressão exercida para o travamento do intermediário no implante gera uma resistência friccional suficiente para uma conexão segura.. O não uso

Ela possui encaixe cone morse 2 e mandril encaixe WELDON, o que permite usar broca do tipo encaixe Weldon ou, se usado uma haste cone morse 2 (não acompanha), per- mite usar

O uso de uma conexão protética de diâmetro menor que o corpo do implante também pode explicar em parte o sucesso obtido em implantes do tipo Cone Morse, onde, assim

Foram utilizados vinte conjuntos de implantes Cone Morse, com os Pilares CM (Neodent®, Curitiba, Paraná, Brasil), divididos em dois grupos: Grupo A, onde foram

Há, portanto, na primeira metade do Salmo 91, três ênfases: expressão de fé (vs. 3-8) e explicação da promessa de segurança (vs. 14-16): há segurança em se re- fugiar em Deus;

Temperatura de solidificação Não há dados disponíveis / Não aplicável Ponto de fusão Não há dados disponíveis / Não aplicável Inflamabilidade Não há dados disponíveis

32-33 e nomeados pela Portaria nº 876, de 13 de outubro de 2015, publicada no DOU nº 196 de 14 de outubro de 2015, Seção 2, página 19, para comparecerem a esta Pró-Reitoria, munidos