• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 11 de março. VÍDEO NA ORAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 11 de março. VÍDEO NA ORAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NA ORAÇÃO

2ª FEIRA

|

11 de março

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos e boa semana!

O tema do Bom Dia desta semana será a oração. É uma das dimensões fundamentais da vida cristã e uma das formas de viver melhor a quaresma.

Hoje, alguns colegas vossos do 12º ano propõe-nos rezar pelo mundo e pela criação, como nos pede o Papa Francisco na sua mensagem para a quaresma deste ano.

2018, pela quarta vez consecutiva, foi o ano mais quente desde que se tem registo. O aumento da temperatura dos oceanos é cerca de 40% superior ao esperado e, segundo o Painel Intergovernamental das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas, seria necessário parar todas as emissões de gases de efeito-estufa até 2050 para garantir que não ultrapassamos um aumento de 1.5ªC - o limite para evitar catástrofes globais irreversíveis.

Em agosto de 2018, Greta Thunberg decidiu que bastava. Com apenas 15 anos, faltou à escola e sentou-se sozinha à porta do Parlamento Sueco para protestar contra a falta de ação em relação às mudanças climáticas.

A partir desse dia, todas as sextas-feiras voltou a fazer o mesmo, mas com cada vez mais pessoas, crianças e adultos, a ouvi-la e juntarem-se à causa.

Hoje, apenas 6 meses depois de Greta se ter sentado com um cartaz a dizer “Greve Escolar pelo Clima”, o movimento conta com centenas de milhares de estudantes que se juntam para protestarem por um futuro que poderá não existir.

VÍDEO

(2)

REFLEXÃO

 O Papa Francisco disse: “Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança! Vocês são aqueles que tem o futuro! Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olhem a vida da varanda, entrem nela.”

 Na sua mensagem para a Quaresma deste ano o Santo Padre diz-nos que “O pecado, manifestando-se como avidez, ambição desmedida de bem-estar, desinteresse pelo bem dos outros e muitas vezes também do próprio – leva à exploração da criação (pessoas e meio ambiente), movidos por aquela ganância insaciável que considera todo o desejo um direito e que, mais cedo ou mais tarde, acabará por destruir inclusive quem está dominado por ela.”

 Há que mudar as nossas atitudes para com os irmãos e para com a criação de modo a que, em vez de exploração, consigamos viver em comunhão e assim garantirmos um futuro harmonioso ao mundo.

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Guia: Rezamos pedindo o auxílio de São José. Todos: São José,

Pedimos que nos dês forças na nossa jornada. Tu, cheio de bondade, ajuda-nos a respeitar

(3)

Concede-nos novas conversas, perspetivas e mentalidades, para que possamos deixar a nossa próxima geração

com um futuro cheio de esperança, onde haja o suficiente para todos. Tu, que és pai,

garante a mudança de atitude perante a Terra, a nossa casa. Faz-nos acreditar que ainda podemos mudar o nosso futuro. Amen

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

Todos: … como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(4)

NA ORAÇÃO

3ª FEIRA

|

12 de março

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

No início deste dia, começamos com a leitura de uma pequena história que nos ajuda a perceber como podemos rezar.

“A CADEIRA VAZIA”

Um ancião tinha ficado gravemente doente e foi visitado pelo seu pároco.

Quando o padre entrou no quarto, o ancião advertiu-o para uma cadeira vazia que estava ao lado da cama. Estava ali como algo misterioso, como se estivesse ocupada por alguém invisível.

O padre perguntou se aquela cadeira tinha algum propósito. O velho homem respondeu com um sorriso fraco:

- Penso que nessa cadeira está sentado Jesus. Estava a falar com Ele. Já há muitos anos que achava difícil rezar. Até que um amigo me disse que a oração consiste em falar com Jesus. Assim, agora imagino que Jesus está sentado nesta cadeira ao meu lado. Falo com ele, escuto-o e penso no que ele me diz. Desde então nunca mais me foi difícil rezar.

Uns dias depois o filho do ancião surge na paróquia para avisar da morte do seu pai e diz ao pároco:

- Deixei-o sozinho apenas uns minutos e quando voltei encontrei-o já sem vida. Tinha a cabeça apoiada na cadeira vazia que estava sempre ao lado da cama.

(Buenos dias, J. Gómez Palacios)

REFLEXÃO

 Tal como o ancião desta história, há tempos da nossa vida em que pode ser difícil rezar. Não vemos o sentido, parece que estamos a falar sozinhos

(5)

 Podemos rezar com as orações que nos ensinaram como o Pai-Nosso ou a Ave-Maria mas também rezar como quem tem uma conversa com um bom amigo.

 Neste tempo de Quaresma não te esqueças de conversar com Jesus.

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Guia: Senhor, pai de ternura,

Tu respondes com amor à nossa indiferença, Ofereces um abraço acolhedor à nossa pouca fé E escolhes amar mesmo quando Te rejeitamos.

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

Todos: … como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(6)

NA ORAÇÃO

5ª FEIRA

|

14 de março

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Continuamos com o tema da oração e no vídeo que vamos ver hoje, a pergunta que nos faz pensar é: “como podemos ter a certeza de que a nossa oração é ouvida por Deus”? É uma dúvida que nos podemos colocar mas que não podemos deixar sem resposta.

COMO PODEMOS TER A CERTEZA DE QUE A NOSSA ORAÇÃO É

OUVIDA POR DEUS?

https://www.youtube.com/watch?v=boJqph_QkZo

REFLEXÃO

 A experiência pessoal, a história, o testemunho dos outros cristãos e a bíblia comprovam-nos de que as nossas orações são ouvidas.

 Todos os santos da Igreja testemunham que a sua oração foi ouvida e atendida por Deus.

(7)

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Guia: Fala comigo, Senhor.

Chama por mim.

Deixa-me escutar as tuas palavras, Para saber que as minhas são ouvidas. Atende a minha oração

E acolhe os meus pedidos.

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

Todos: … como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(8)

NA ORAÇÃO

6ª FEIRA

|

15 de março

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

O próximo domingo será o segundo do tempo da quaresma e apresenta-nos uma teofania, ou seja, um relato da manifestação de Deus.

É interessante notarmos que ação começa “enquanto Jesus rezava”.

EVANGELHO segundo São Lucas

(

Lc 9, 28b-36)

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto Jesus rezava, alterou-se o especto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui!»

REFLEXÃO

 Pode ser difícil parar e escutar. Temos pouco tempo para ouvir. É difícil alcançarmos a serenidade suficiente para ouvir o que o outro nos quer realmente dizer.

 Enquanto cristãos não podemos esquecer-nos de que acreditar é viver na escuta de Jesus. Só a partir desta escuta é que nasce a verdadeira fé.

(9)

 É descobrir alguém que sabe por que vale a pena viver, que oferece respostas às perguntas fundamentais da nossa vida, e que nos dá esperança para além da morte.

ORAÇÃO

Leitor: Obrigado Jesus,

Por Te quereres encontrar comigo.

Tu estás sempre disponível para me escutares.

Para me ofereceres o teu ombro amigo e o teu consolo. É bom estar contigo, aqui,

Em qualquer lugar,

Em qualquer momento da minha vida.

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, …

Todos: … como era no princípio, agora e sempre, Amén. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

Consultoria para elaboração de um estudo que permita analisar e documentar a experiência, as lições aprendidas e boas práticas sobre o Método Djuntu da Ação

Analisar os fatores associados à infecção pelo HIV/Aids entre adolescentes e adultos jovens atendidos pelos centros de referência na testagem anti-HIV do município de São

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Mais de cem anos depois, a marca Stanley quer continuar a ser seu co- piloto, desde as pausas para um café no dia a dia, até as mais extremas aventuras ao ar livre.. que continua

O tratamento e a disposição devem ser avaliados especificamente para cada produto, conforme determinação das regulamentações federais, estaduais, municipais, de saúde e

2.13 - As intervenções no processo de Seleção somente se darão por representante do concorrente munido da respectiva qualificação (contrato social, procuração

➢➢Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas , notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações

Os transistores BJT possuem baixo ganho, portanto necessitam de alta corrente de base para serem chaveados, uma das formas de minimizar o problema é utilizar a configuração