• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO ALUNO RA DO ALUNO. (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14) TÍTULO DO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PAULISTA NOME DO ALUNO RA DO ALUNO. (Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14) TÍTULO DO TRABALHO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME DO ALUNO

RA DO ALUNO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14)

TÍTULO DO TRABALHO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 16)

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14)

SÃO PAULO

(2)

NOME DO ALUNO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14)

TÍTULO DO TRABALHO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 16)

Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à

Universidade Paulista – UNIP. (Metade para a direita, Arial 12, espaçamento 1,5, alinhado à esquerda).

Orientador: Profa. Dra. Carina Helena Wasem Fraga

SÃO PAULO

2012

(3)

NOME DO ALUNO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 14)

TÍTULO DO TRABALHO

(Negrito, maiúsculo, centralizado, Arial 16)

Trabalho de Conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Educação Física apresentado à

Universidade Paulista – UNIP. (Metade para a direita, Arial 12, espaçamento 1,5, alinhado à esquerda).

Aprovado em: (Arial 12)

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________/___/___ Prof.

(4)

1

TÍTULO DO TRABALHO EM PORTUGUÊS

(Colocar o título completo e de forma concisa, no alto, em letras maiúsculas, com negrito, centralizado, fonte arial 12).

TÍTULO DO TRABALHO EM INGLÊS

(Colocar o título traduzido, em letras maiúsculas, sem negrito, centralizado, fonte arial 12).

TÍTULO RESUMIDO

(letras maiúsculas, sem negrito, centralizado, fonte arial 12, com até 60 caracteres, incluindo espaço).

Nome por extenso dos autores: Maria da Silva1, João da Silva1, Carina Helena Wasem Fraga1,2. (colocar o nome dos autores: aluno1, se for o caso, co-orientador1 e orientador1,2 em letras minúsculas, separados por vírgula.

Nome do responsável pela submissão: Carina Helena Wasem Fraga.

Endereço: Av. Torres de Oliveira, n° 330, Jaguaré, São Paulo/SP. CEP

05347-020. (endereço da instituição – Campus da UNIP em que o trabalho foi realizado).

Telefone do autor de correspondência: telefone do responsável pela

submissão.

E-mail do autor de correspondência: e-mail do responsável pela submissão.

Indicação da filiação institucional dos autores:

1 Curso de Educação Física, Campus Cidade Universitária, Universidade Paulista.

2 Laboratório de Biomecânica, Escola de Educação Física, Universidade de São Paulo.

(5)

2 abreviaturas, conforme exemplo acima).

Fontes de auxílio, bolsas e equipamentos, mencionando o nº do processo

(colocar exclusivamente se tiver bolsa ou auxilio de alguma agência de fomento).

Declaração da inexistência de conflitos de interesse: Os autores do

presente estudo declaram que não possuem nenhum potencial conflito de interesse em relação ao presente artigo.

(6)

3

PÁGINA DE RESUMO

Resumo

Os artigos originais devem conter o resumo e o “abstract” no formato estruturado, com o máximo de 250 palavras, com os seguintes itens em formato de um só parágrafo com cabeçalhos em negrito dentro do texto.

Objetivo/Objective – objetivos do estudo baseado em referências

fundamentais. Métodos/Methods – descrição da metodologia empregada. O resumo não deve conter citações. Resultados/Results – ordem lógica de acordo com o texto. Conclusões/Conclusions – vincular as conclusões ao objetivo do estudo.

Descritores: Os descritores identificam o conteúdo do artigo. Usar até cinco

descritores, separados por ponto e vírgula.

Abstract: tradução do resumo conforme descrito anteriormente.

(7)

4

Introdução

Todos os trabalhos deverão ser redigidos em formato de artigo, seguindo as normas de formatação da Revista do Instituto de Ciências da Saúde. As normas estão disponíveis no site da UNIP : clicar no link “Comunicação”, “Publicações”, selecionar a revista, e clicar no link “instruções para autores”.

O texto da introdução deve apresentar o tema (utilizando fundamentação teórica), contextualizar o problema, mostrar a relevância do trabalho e justificar a necessidade em fazer um texto sobre este assunto. Para fundamentação teórica deve-se citar outros estudos semelhantes à área, destacando aspectos convergentes e divergentes relacionados ao tema. Redigir o texto sempre que possível na terceira pessoa e de forma impessoal. Evite utilizar a primeira pessoa (eu, nós). Todo texto escrito com base nas referências consultadas deve indicar as referências bibliográficas. Essa indicação deve ser feita por algarismo arábico em forma de potenciação e numeradas de acordo com a aparição no texto, que será a mesma utilizada na lista das referências. Escrever um texto contínuo e tentar convencer o leitor a continuar lendo.

As revisões da literatura devem apresentar Introdução, Revisão da literatura, Discussão e Conclusões. Para os artigos originais seguir o formato: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências.

O último parágrafo da introdução deve descrever o(s) objetivo(s), em formato de texto, não de tópicos. Utilizar termos que determinem o que será realizado, usando termos como: analisar, investigar, comparar, discutir,....etc. Exemplo: “O objetivo deste estudo é analisar a ativação dos músculos abdominais após quatro meses de treinamento funcional”.

Para artigos de revisão deve-se descrever a metodologia empregada no final da introdução: a base de dados em que as buscas foram realizadas; as palavras-chave utilizadas nas buscas; critérios de inclusão do material consultados (como, por exemplo, período de publicação do material consultado). Ex.: Foram utilizados apenas artigos originais publicados no período entre 1998 e 2012.

(8)

5

Métodos (APENAS PARA ARTIGOS EXPERIMENTAIS)

No caso de artigos experimentais, a seção de métodos deve conter subtítulos que facilitem o entendimento da metodologia utilizada, como, por exemplo: Amostra, Instrumentos utilizados, Protocolo de Teste, Variáveis analisadas, Análise de Dados. Esses subtítulos devem estar em itálico, e só a primeira letra em maiúscula. Entre cada subtítulo ou título principal deve haver um duplo enter superior. Siga o modelo conforme exposto a seguir.

Amostra

Número de indivíduos que participaram da pesquisa. Características da amostra que compõe o estudo.

Instrumentos utilizados

Equipamentos e instrumentos utilizados para coleta de dados.

Protocolo de Teste

Descrição do desenho experimental adotado. Características do protocolo de avaliação.

Variáveis analisadas

Descrição das variáveis que a serem analisadas e/ou comparadas. Ex.: VO2, força, ativação muscular, percentual de gordura, etc.

Análise de Dados

Procedimentos estatísticos adotados.

Revisão de literatura (APENAS PARA ARTIGOS DE REVISÃO DE LITERATURA)

Esse é o tópico de desenvolvimento do seu tema, que corresponde ao corpo do trabalho. Procure pensar em divisões por subtítulos que em conjunto expliquem o assunto. Você pode ter quantos subtítulos quiser desde que o texto não fique demasiadamente segmentado. Novamente, os subtítulos devem estar em itálico, e só a primeira letra em maiúscula. Entre cada subtítulo ou

(9)

6

título principal deve haver um duplo enter superior. Siga o modelo conforme exposto a seguir.

Subtítulo 1

Colocar título de acordo com o tema que será abordado.

Subtítulo 2

Novamente, colocar título de acordo com o tema que será abordado.

Resultados (APENAS PARA ARTIGOS EXPERIMENTAIS)

Texto claro que apresenta os resultados encontrados a partir da metodologia empregada. Não utilizar referências bibliográficas nesta parte do trabalho, pois elas serão utilizadas na parte seguinte (discussão).

Incentivamos o uso de figuras, gráficos e tabelas que facilitem a visualização dos resultados.

As ilustrações (desenhos, fotografias) devem ser citadas como Figuras, com suas legendas em folhas separadas e numeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, após as referências. A posição das figuras deve ser indicada no texto, conforme exemplo abaixo, separado pelo texto superior e inferior por duplo enter. As figuras devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível de sua citação. Por exemplo, a figura 1 ilustra a comparação entre os valores das velocidades do LFEMG para diferentes músculos, do LAn e do LL.

INSERIR FIGURA 1

As legendas das figuras devem ser colocadas na parte inferior das mesmas. As fotografias devem ser em preto e branco e com contrastes. As imagens fotográficas devem ser submetidas na forma de arquivo digital em formato TIF, com dimensão mínima de 10 x 15 cm e resolução de 300 dpi.

Tabelas e gráficos devem ser representados pelas palavras Tabela ou Quadro, numerados, consecutivamente, em algarismos arábicos, na ordem em

(10)

7

que aparecem no texto. As legendas das tabelas e quadros devem ser colocadas na parte superior das mesmas. As tabelas são abertas nas laterais, elaboradas apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e no final. Os quadros são fechados. As tabelas que foram extraídas de trabalhos publicados devem ter permissão do autor por escrito e deve ser mencionada a fonte de origem. A posição das tabelas e dos quadros deve ser indicada no texto, conforme exemplo abaixo, separado pelo texto superior e inferior por duplo enter. Quadros e tabelas também devem ser citados no texto e inseridos o mais próximo possível de sua citação. Como exemplo, a tabela 1 mostra dados correspondentes à velocidade máxima individual atingida em teste incremental, em um estudo que avaliou corrida em esteira.

INSERIR TABELA 1

Cada tipo de ilustração, quadro ou tabela deve ter a numeração própria e seqüencial para cada grupo.

Discussão (PARA ARTIGOS EXPERIMENTAIS E DE REVISÃO)

Na discussão os resultados dos estudos devem ser comparados aos encontrados na literatura científica sobre o tema. Apresentar e discutir resultados convergentes e divergentes em relação àqueles que você encontrou.

A menção das referências no texto deve ser feita por algarismo arábico em forma de potenciação e numeradas de acordo com a lista das referências (podendo, no entanto, ser acrescido dos nomes dos autores e a data de publicação entre parênteses). Se forem dois autores deve-se citar no texto ambos separados pela conjunção “e”. Se forem mais de dois autores, citar o primeiro autor seguido da expressão et al. Alguns exemplos são apresentados no próximo parágrafo.

A corrida é uma forma básica de locomoção e sua prática se popularizou nos últimos anos1. De acordo com Hall2 a característica básica da corrida é a presença de fase aérea. Para Fraga et al. (2010)3, a eletromiografia é uma

(11)

8

técnica não-invasiva que permite a avaliação da atividade muscular durante a corrida.

Devem-se utilizar preferencialmente citações indiretas. Apenas em casos excepcionais, pode-se utilizar citação direta. No entanto, é importante o acordo prévio do professor orientador para esses casos. Evite usar apud: busque e leia diretamente a fonte de interesse.

Conclusões

Cuidar para não ser um resumo. Ler os objetivos antes e responder ao que você mesmo propôs. Você tem que fechar a pergunta com a resposta.

(12)

9

Referências

1. Fraga CHW, Dias Da Silva SR, Gonçalves M. Effect of running velocity on electromyographic and metabolic variables. Rev. Motriz. 2009;15(4):911-918. 2. Hall S. Biomecânica Básica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000.

3. Fraga CHW, Silva SRD, Cardozo AC, Gonçalves M. Efeito de um protocolo incremental de corrida em esteira sobre o sinal EMG obtido a partir de contrações isométricas e dinâmicas. In: Brazilian Journal of Oral Science: 2010; 9(2):143.

(13)

10 Figura 1:

(14)

11 Tabela 1

Tabela 1. A legenda deve ser apresentada acima da tabela e deve ser concisa, mas explicativa.

Referências

Documentos relacionados

Trabalho de conclusão de curso de Biblioteconomia, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, da Universidade

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia, pelo Curso de Biblioteconomia da Universidade

Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico – Título do artigo, apresentador por Nome do aluno como parte dos requisitos para obtenção do título de

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina da Faculdade de Medicina de Barbacena – Fundação

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, como requisito para a obtenção do título de Bacharel

Este ministério de distribuição da Palavra de Deus está no Brasil desde 1958 (mas nasceu nos EUA em 1898). Hoje alcança 200 países e territórios, com NTs distribuídos em

• Nome completo do aluno (caixa alta, centralizado, negrito, letra tipo Arial, tamanho 18, centralizado verticalmente entre a base do nome do Programa e o título da

Os Sistemas Estruturantes de Governo são um conjunto de sistemas de informação que apoiam o núcleo central de gestão administrativa do Governo Federal: Sistema de