• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE ANO/SÉRIE: 8º PROFESSORES RESPONSAVEIS: SALLY NEGRÃO / ALCILENE CARDOSO ALUNO (A):____________________________________________________

CRONOGRAMA DE ESTUDO- 3º. PERÍODO: 22/03 a 09/04 3º. COMPÊNDIO DE ARTE

OBJETO DO CONHECINTO: ANÁLISE DE IMAGEM

HABILIDADE: ((EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais

(ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas, assim como interpretar imagens.

Quando falamos de leitura de imagens precisamos também fazer relação com a arte, mesmo que obras de arte não sejam as únicas imagens que devemos ler. Paul Rand disse que a arte deveria estar no quarto, na cozinha, não apenas nos museus. A arte deveria estar acessível a todos, está na nossa experiência cotidiana e deveríamos saber aproveitá-la.

Para isso precisamos observar os elementos presentes na obra, assim como o artista que a produzi-o. Vejamos alguns elementos importantes para uma melhor análise de imagem.

Observação de imagem:

a) Observação do espaço material:

Comporta informações sobre o material e a técnica utilizada

b) Observação do espaço geográfico:

Espaço físico apresentado: campo/cidade, fundo material/artificial, espaço interno/ externo, público/privado, etc.

c) Observação dos objetos:

Interiores, exteriores e pessoas (incluindo roupas)

d) Observação da figuração:

Compreende as pessoas e os animais retratados, a natureza do espaço (feminino/masculino, infantil/adulto), enquadramento e nitidez.

(2)

ARTISTA

VINCENT VAN GOGH

Vincent Van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Vincent Willem van Gogh (1853-1890) nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853. Filho de um pastor calvinista era uma criança rebelde e insociável. Em 1869 ingressou em um internato provinciano. Em 1880, Van Gogh vai para Bruxelas, e com o dinheiro que o irmão lhe manda, estuda anatomia e perspectiva. Passa os dias desenhando. Em 1881 muda-se para Haia, onde é acolhido pelo pintor Mauve. Pinta aquarelas, onde aparecem marinheiros, pescadores e camponeses.

Escreve para o irmão “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”. Realiza numerosos desenhos e pinturas a óleo. No ano seguinte volta para a casa dos pais, onde passa os dias lendo e pintando. Em março de 1885 seu pai morre repentinamente. Em abril do mesmo ano, Van Gogh pinta Os Comedores de Batata, caracterizado pelas tonalidades escuras. Em janeiro de 1886, Van Gogh viaja para Antuérpia, onde inicia estudos na Academia local.

Em fevereiro é acolhido em Paris por seu irmão Theo. Essa é a época mais sociável do pintor. Familiariza-se com os impressionistas, Monet, Renoir e Pissarro. Mais tarde, fica amigo de Gauguin. A influência dos artistas impressionistas e a crescente admiração pela arte oriental levou Van Gogh a desenvolver um estilo próprio. O artista toma de uns a prática de construir a figura por meio de pinceladas separadas, e de outros as cores fortes e definidas.

Em dois anos, Van Gogh pintou 200 quadros, entre eles, o Autorretrato (1887) e Retrato de Père Tanguy (1887-1888). O termo Pós-Impressionismo só surgiu em 1910 quando o crítico e artista Roger Fry organizou uma exposição intitulada “Manet e os Pós Impressionistas”, onde os principais artistas eram Cézanne, Gauguin e Van Gogh.

(3)

ATIVIDADE 1

1- Baseado na aula de análise de imagem, faça interpretação da obra “Noite estrelada” de Vincent Van Gogh.

A) Descreva o cenário da obra.

_______________________________________

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

B) Quais as cores predominantes? essas cores transmitem que sensações? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ C) A obra tem movimento? O que isso significa?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

TEMA: A FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA

A formação cultural brasileira caracterizou-se pela miscigenação, ou seja, a mistura do índio, do negro e do europeu (português). Algumas manifestações dessa cultura miscigenada estão na alimentação, nos hábitos cotidianos, no vocabulário e no folclore. A história da formação territorial do Brasil, assim como o processo de colonização, teve como resultado a diversidade cultural, base da formação do povo brasileiro. Todo esse processo se deu por meio da conquista e da ação de muitas pessoas.

(4)

A formação da cultura brasileira está relacionada ao processo de organização do país como nação, isto é, um conjunto de pessoas que compartilham o mesmo processo histórico, que determina uma forma de viver e de organizar os lugares e as regiões que compõem o território nacional. Essa identidade cultural possibilita a formação da consciência nacional, isto é, o sentimento de fazer parte de um país, além de dar unidade a ele, permitindo a manutenção de suas fronteiras.

A cultura indígena

Quando os portugueses aqui chegaram, no século XVI, encontraram um panorama étnico bem definido: nações indígenas distribuídas por grande parte do território brasileiro, as quais viviam basicamente da coleta vegetal e animal e desconheciam técnicas de produção agrícola mecanizadas.

Desprovidos de anticorpos contra as doenças do colonizador europeu e brutalizados pelas tentativas de escravização, os grupos indígenas sofreram forte redução. No Brasil, o uso cotidiano da mandioca e do milho, bem como o preparo de moqueca e pirão de peixe, devem-se aos indígenas. Hábitos como tomar banho de rio e mar, andar descalço e ficar de cócoras também provêm dos indígenas, além do uso de utensílios como anzol, rede, cestas e alçapão, entre outros.

A influência indígena também está presente na música, nos métodos de caça e pesca, nas brincadeiras infantis e no conhecimento das plantas e ervas medicinais. Diversas palavras indígenas são adotadas para denominar peixes e aves, além de pessoas, localidades, ruas e acidentes geográficos. Niterói, Iguaçu, Ipanema, Anhangabaú, Piracicaba, Bartira e carioca são apenas alguns exemplos.

A cultura africana

A introdução do negro africano no Brasil foi estimulada pelo lucro proporcionado pelo tráfico negreiro e pelo interesse das oligarquias agrárias na mão de obra escrava.

Muitos instrumentos musicais hoje comuns no Brasil, como a flauta africana, o tambor, a marimba, o atabaque, o berimbau e a cuíca, foram trazidos pelos negros escravizados. A musicalidade africana está bastante presente no Brasil, manifestando-se, por exemplo, nos ritmos, como o samba, e nas danças, como o cateretê e o jongo.

Diversas palavras de origem africana foram incorporadas ao vocabulário brasileiro, como umbanda, canjica, muamba, samba e acarajé. O quicongo, ou

(5)

congolês, é considerado uma das línguas formadoras da língua portuguesa falada no Brasil.

A alimentação, quanto aos ingredientes e ao modo de preparo, também denota a grande influência africana. Exemplo disso é o acarajé, preparado com feijão fradinho, azeite de dendê, camarões e pimenta.

A cultura dos imigrantes

A cultura portuguesa

Portugal foi o país europeu que exerceu grande influência na formação da cultura brasileira. Os portugueses realizaram uma transplantação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procissões.

As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa. No folclore brasileiro é evidente o grande número de festas e danças portuguesas que foram incorporadas ao país. Entre elas, a cavalhada, o fandango, as festas juninas (uma das principais festas da cultura do nordeste) e a farra do boi.

As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.

A partir de 1880, o Brasil recebeu milhares de imigrantes europeus, vindos principalmente para trabalhar na lavoura cafeeira.

As influências culturais desses povos estão presentes em toda parte, na culinária, na arquitetura, na personalidade, no vestir, na educação, nas expressões, na música, na ciência e nas artes atualmente.

ATIVIDADE 2

1-Como se originou a formação cultural brasileira?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

2-Quais são as três principais etnias que fazem parte da formação cultural brasileira?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(6)

3- O que é a miscigenação da cultura brasileira?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

4- Em os portugueses influenciaram na formação cultural brasileira?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

5- Os povos africanos tiveram fortes influencias na cultura brasileira. Cite algumas delas?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

6- Cite três características da nossa cultura que herdamos dos povos indígenas? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

ATIVIDADE 3

1- Sobre a formação étnica brasileira, escolha um dos povos formadores da

população brasileira (negro, índio e português) e crie uma colagem ou desenho que mostre elementos dessa cultura em nosso dia a dia.

Obs.: Pode ser feito em papel A4 ou na metade de uma cartolina. Use a criatividade!

REFERENCIAL BIBIOGRÁFICO:

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasilia: MEC, 2017.

Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20/08/20

Referências

Documentos relacionados

Foram considerados critérios de inclusão, es- tudos que avaliaram tanto a capacidade de exercício quanto a função pulmonar de crianças e adolescentes em idade escolar (6 a 14 anos)

A fotógrafa norte-americana Taryn Simon realizou uma série de imagens, intitulada "The Innocents", partindo da constatação de que a Fotografia pode ter um efeito

É o país que mais cresce, atualmente, no planeta, e cada vez mais desenvolve tecnologia, competindo de igual para igual com as empresas transnacionais dos países

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

Os pontos fortes do estudo referem-se: à contribuição científica, que demanda ainda de investigações sobre a qualidade do sono na população de adolescentes

Consequentemente, pode ser necessário com maior frequência, um aumento da dose de Candesartan Azevedos e terapêutica concomitante, para controlar a pressão arterial

2 Ezütar> eg^'ízerúen fűzzük fel, > vagy kötözzükegymásaláa dí*'- kötözőre. Ha csőtésztákat füzünk fel, a díszünk két végére kössünk valamilyen nem üreges

O Plenário do Conselho Municipal de Saúde /Vilhena – Rondônia CMS, usando de suas competências Regimentais e atribuições conferidas em Leis, em sua