• Nenhum resultado encontrado

A) P1 > P2 > P3 somente se os líquidos L1, L2 e L3 forem idênticos. B) P1 < P2 < P3 quaisquer que sejam os líquidos L1, L2 e L3.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A) P1 > P2 > P3 somente se os líquidos L1, L2 e L3 forem idênticos. B) P1 < P2 < P3 quaisquer que sejam os líquidos L1, L2 e L3."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

QUESTÃO 1

A figura mostra três vasos V1, V2 e V3 cujas bases têm a mesma área. Os vasos estão cheios de Iíquidos L1, L2 e L3 até uma mesma altura. As pressões no fundo dos vasos são P1, P2 e P3, respectivamente. Com relação a essa situação, é correto afirmar que:

(2)

A) P1 > P2 > P3 somente se os líquidos L1, L2 e L3 forem idênticos. B) P1 < P2 < P3 quaisquer que sejam os líquidos L1, L2 e L3. C) P1 > P2 > P3 quaisquer que sejam os líquidos L1, L2 e L3. D) P1 = P2 = P3 quaisquer que sejam os líquidos L1, L2 e L3. E) P1 = P2 = P3 somente se os líquidos L1, L2 e L3 forem idênticos.

QUESTÃO 2

A figura mostra um copo com água no qual foram colocadas uma rolha de cortiça e uma moeda. Sejam PR e PM os módulos dos pesos e ER e EM os módulos dos empuxos que atuam na rolha e na moeda, respectivamente. Nessas condições, pode-se afirmar que:

A) ER = PR e EM< PM. B) ER > PR e EM < PM. C) ER = PR e EM = PM. D) ER > PR e EM = PM. E) ER < PR e EM < PM. QUESTÃO 3

A figura mostra um tubo em U, aberto nas duas extremidades. Esse tubo contém dois líquidos que não se misturam e que têm densidades diferentes. Sejam pM e pN as pressões e dM e dN as densidades dos líquidos nos pontos M e N, respectivamente. Esses pontos estão no mesmo nível, como indicado pela linha tracejada. Nessas condições, é correto afirmar que:

A) pM ≠ pN e dM ≠ dN B) pM ≠ pN e dM = dN C) pM = pN e dM = dN D) pM = pN e dM ≠ Dn

E) Impossível concluir com os dados mencionados.

QUESTÃO 4

No diagrama mostrado a seguir, x e y representam dois líquidos não miscíveis e homogêneos, contidos num sistema de vasos comunicantes em equilíbrio hidrostático. Assinale o valor que mais se aproxima da razão entre as densidades do líquido y em relação ao líquido x, ou seja, (y/x).

(3)

A) 2,5 B) 1,25 C) 0,90 D) 2,8 E) 0,80 QUESTÃO 5

Ao projetar uma represa, um engenheiro precisou aprovar o perfil de uma barragem sugerido pelo projetista da construtora. Admitindo que ele se baseou na lei de Stevin (P = Po + dhg), da hidrostática, que a pressão de um líquido aumenta linearmente com a profundidade, assinale a opção correta que o engenheiro deve ter feito.

QUESTÃO 6 Calor é:

A) Energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece. B) O agente físico responsável pelo aquecimento dos corpos.

C) Energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho. D) Uma modalidade de energia em trânsito.

E) O mesmo que temperatura.

QUESTÃO 7

Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo é necessário:

A) Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.

B) Devido à diferença entre os valores do calor específico do mercúrio e do corpo humano. C) Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.

D) Porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferente do coeficiente de dilatação do mercúrio. E) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.

(4)

QUESTÃO 8

Escolha a opção que completa corretamente as lacunas do texto: "Por muito tempo, na história da Física, considerou-se que o calor era uma propriedade dos corpos, que a possuíam em uma quantidade finita. Este conceito errôneo desapareceu no final do século XVIII. E hoje sabe-se que calor é uma forma de (1) _____ e, portanto, não tem sentido falar em (2) _____ “.

A) energia em trânsito / calor contido nos corpos. B) força / trabalho realizado por um corpo. C) pressão / energia interna dos corpos. D) momento / energia cinética de um corpo. E) temperatura / aquecimento dos corpos.

QUESTÃO 9

Uma estudante de enfermagem observa que a temperatura de certo paciente variou, num período, de 5 °C. A variação correspondente na escala Fahrenheit será de:

A) 13 ºF B) 9 ºF C) 12 ºF D) 18 ºF E) 4 ºF QUESTÃO 10

Um sistema A não está em equilíbrio térmico com um sistema B, e este não está em equilíbrio térmico com um outro, C. Quanto às temperaturas TA, TB e TC dos sistemas A, B e C, podemos concluir que:

A) TA = TB e TA ≠ TC B) TA ≠ TC e TB ≠ TC C) TA ≠ TB e TB ≠ TC D) TA ≠ TB e TA = TC E) TA = TB e TB = TC QUESTÃO 11

Uma escala arbitrária adota, para os pontos de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, os valores -10 °A e 40 °A, respectivamente. Com base nessa informação, a temperatura que, na escala Celsius, corresponde a 25 °A é igual a:

A) 50°C B) 70 ºC C) 30 °C D) 110°C E) 90 °C

(5)

QUESTÃO 12

O gráfico a seguir representa o comprimento L, em função da temperatura θ, de dois fios metálicos finos A e B. Com base nessas informações, é correto afirmar que:

A) o coeficiente de dilatação linear do fio B é maior que o do fio A. B) os comprimentos dos dois fios em θ = 0 são diferentes.

C) os fios são feitos de um mesmo material.

D) o coeficiente de dilatação linear do fio A é maior que o do fio B. E) os coeficientes de dilatação lineares dos fios A e B são iguais.

QUESTÃO 13

No estudo dos materiais utilizados para a restauração de dentes, os cientistas pesquisam entre outras características o coeficiente de dilatação térmica. Se utilizarmos um material de coeficiente de dilatação térmica inadequado, poderemos provocar sérias lesões ao dente, como uma trinca ou até mesmo sua quebra. Neste caso, para que a restauração seja considerada ideal, o coeficiente de dilatação volumétrica do material de restauração deverá ser:

A) maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.

B) menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito quentes.

C) menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.

D) igual ao coeficiente de dilatação volumétrica do dente.

E) maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do dente, se o paciente se alimenta predominantemente com alimentos muito frios.

QUESTÃO 14

As tampas metálicas dos recipientes de vidro são mais facilmente removidas quando o conjunto é imerso em água quente. Tal fato ocorre porque:

A) a água quente amolece o vidro, permitindo que a tampa se solte

B) o vidro dilata-se mais que o metal, quando ambos são sujeitos à mesma variação de temperatura C) a água quente lubrifica as superfícies em contato, reduzindo o atrito entre elas

D) o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos são sujeitos à mesma variação de temperatura E) a água quente amolece o metal, permitindo que a tampa se solte

(6)

QUESTÃO 15

A lâmina bimetálica da figura abaixo é feita de cobre e de do alumínio. Uma das partes não pode deslizar sobre a outra (pois estão soldadas) e o sistema está engastado numa parede. Se na temperatura ambiente (27 °C) ela é horizontal, a afirmativa correta sobre o comportamento da lâmina é:

A) sempre se curva para cima quando muda a temperatura. B) sempre se curva para baixo quando muda a temperatura. C) se curva para cima se t > 27 °C e para baixo se t < 27 °C. D) somente se curva se t > 27 °C.

E) se curva para baixo s t > 27 °C e para cima se t < 27 °C.

QUESTÃO 16

A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vêm ocorrendo no atual verão, no hemisfério norte. Assinale a opção que indica a dilatação que um trilho de 10 000 cm sofreria devido a uma variação de temperatura igual a 20 °C: (O coeficiente de dilatação linear do trilho é α = 1,2x10-5 °C-1)

A) 3,6 cm B) 2,4 cm C) 1,2 cm D) 0,0012 cm E) 0,0024 cm QUESTÃO 17

Um recipiente contém certa massa de água na temperatura inicial de 2 °C e na pressão normal, quando é aquecido, sofre uma variação de temperatura de +3 °C. Pode-se afirmar que, nesse caso, o volume de água: A) permanece constante

B) diminui e depois aumenta C) diminui

D) aumenta e depois diminui E) aumenta

(7)

QUESTÃO 18

Um recipiente de volume V está repleto de um líquido a 20 °C. Aquecendo-se o conjunto a 50 °C, transbordam 2,0 cm3 do líquido. Esses 2,0 cm3 correspondem:

A) à soma da dilatação real com a dilatação aparente do líquido. B) à diferença entre a dilatação real e a dilatação aparente do líquido. C) à dilatação aparente do líquido.

D) a três vezes a dilatação real do líquido. E) à dilatação real do líquido.

QUESTÃO 19

Um bulbo de vidro conectado a um tubo fino, com coeficiente de dilatação desprezível, contendo certa massa de água na fase líquida é mostrado a seguir em três situações de temperatura. Na primeira, o sistema está a 4 °C; na segunda, a 1 °C; e na terceira, a 10 °C. Conforme a temperatura, a água ocupa uma certa porção do tubo. Tal fenômeno é explicado:

A) pelo aumento do volume da água a partir de 0 °C.

B) pela diminuição da densidade da água de 0 °C a 4 °C, seguido do aumento da densidade a partir de 4 °C.

C) pelo aumento de volume da água de 0 °C a 4 °C, seguido da diminuição do volume a partir de 4 °C. D) pelo aumento da densidade da água de 0 °C a 4 °C, seguido da diminuição da densidade a partir de 4 °C.

E) pela diminuição do volume da água a partir de 0 °C.

QUESTÃO 20

A água, substância fundamental para a vida no planeta, apresenta uma grande quantidade de comportamentos anômalos. Suponha que um recipiente, feito com um determinado material hipotético, se encontre completamente cheio de água a 4 °C (observe o gráfico a seguir). De acordo com o gráfico e seus conhecimentos, é correto afirmar que:

(8)

A) a água não transbordará com um aumento de temperatura, somente se o calor específico da substância for menor que o da água.

B) qualquer variação de temperatura fará com que a água transborde. C) a água transbordará apenas para temperaturas negativas.

D) apenas a diminuição de temperatura fará com que a água transborde.

E) tanto o aumento da temperatura quanto sua diminuição não provocarão o transbordamento da água.

QUESTÃO 21

Considere as seguintes afirmações:

I. As ondas mecânicas não se propagam no vácuo.

II. As ondas eletromagnéticas se propagam somente no vácuo.

III. A luz se propaga tanto no vácuo como em meios materiais, por isso é uma onda eletromecânica. Assinale

A) se somente a afirmação I for verdadeira. B) se somente a afirmação II for verdadeira.

C) se somente as afirmações I e II forem verdadeiras. D) se somente as afirmações I e III forem verdadeiras. E) se as três afirmações forem verdadeiras.

QUESTÃO 22

Considere os seguintes fenômenos ondulatórios: I. Luz

II. Som (no ar)

III. Perturbação propagando-se numa mola espiral esticada. Podemos afirmar que: A) I, II e III necessitam de um meio material para propagar-se.

B) I é transversal, II é longitudinal e III tanto pode ser transversal como longitudinal. C) I e III podem ser longitudinais.

D) I é longitudinal, II é transversal e III é longitudinal. E) Somente III é longitudinal.

QUESTÃO 23

Se aumentarmos a frequência com que vibra uma fonte de ondas num dado meio: A) a velocidade da onda aumenta.

B) o período aumenta. C) o período não se altera. D) a velocidade da onda diminui. E) o comprimento da onda diminui.

(9)

QUESTÃO 24

Um trem de ondas senoidais, gerado por um dispositivo mecânico oscilante, propaga-se ao longo de uma corda. A tabela descreve quatro grandezas que caracterizam essas ondas mecânicas. As grandezas 1, 2, 3 e 4 são denominadas, respectivamente:

A) período, frequência, amplitude e comprimento de onda. B) fase, frequência, comprimento de onda e amplitude.

C) período, frequência, velocidade de propagação e amplitude. D) frequência, fase, amplitude e comprimento de onda.

E) frequência, período, comprimento de onda e amplitude.

QUESTÃO 25

A figura abaixo representa esquematicamente ondas produzidas na água por uma fonte de frequência 5 Hz localizada em O. As linhas cheias representam cristas, e as tracejadas, vales. No ponto B há uma pequena boia localizada a 40 cm de O. O intervalo de tempo para que um pulso gerado em O atinja B é de:

A) 8 s B) 1 s C) 4 s D) 2 s E) 10 s

(10)

QUESTÃO 26

Pode-se afirmar que a luz é uma onda transversal porque pode ser: A) difratada. B) Refratada C) espalhada. D) polarizada. E) refletida. QUESTÃO 27

Para que ocorra difração, a onda deve encontrar:

A) uma fenda de dimensões muito menores que seu comprimento de onda. B) uma fenda de dimensões muito maiores que seu comprimento de onda. C) um obstáculo de dimensões muito menores que seu comprimento de onda.

D) uma fenda ou obstáculo de dimensões da mesma ordem de grandeza do seu comprimento de onda. E) um obstáculo ou uma fenda, não importando as dimensões dos mesmos.

QUESTÃO 28

As fotografias I e II, mostradas abaixo, foram tiradas da mesma cena. A fotografia I permite ver, além dos objetos dentro da vitrine, outros objetos que estão fora dela, que são vistos devido à luz proveniente destes refletida pelo vidro comum da vitrine. Na fotografia II, a luz refletida foi eliminada por um filtro polarizador colocado na frente da lente da câmera fotográfica. Comparando-se as duas fotos, pode-se afirmar que:

A) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine está polarizada e a luz refletida pelo vidro está polarizada. B) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine está polarizada e a luz refletida pelo vidro não está polarizada.

C) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine não está polarizada e a luz refletida pelo vidro está polarizada.

D) as luzes provenientes dos objetos dentro da vitrine e a refletida pelo vidro são ondas longitudinais polarizáveis.

E) a luz proveniente dos objetos dentro da vitrine não está polarizada e a luz refletida pelo vidro não está polarizada.

(11)

QUESTÃO 29

A figura 1 mostra dois pulsos que se propagam em sentidos contrários ao longo de uma corda. Nas opções abaixo, marque qual das figuras, numeradas de 2 a 6, representa corretamente uma configuração possível, quando os pulsos se cruzam.

A) Figura 2 B) Figura 3 C) Figura 5 D) Figura 6 E) Figura 4 QUESTÃO 30

O som de um apito é analisado com o uso de um medidor que, em sua tela, visualiza o padrão apresentado na figura 1. O gráfico representa a variação da pressão que a onda sonora exerce sobre o medidor, em função do tempo.

Analisando a tabela da figura 2, de intervalos de frequências audíveis por diferentes seres vivos, conclui-- se que esse apito pode ser ouvido apenas por:

A) morcegos.

B) seres humanos e sapos. C) sapos, gatos e morcegos. D) gatos e morcegos.

(12)

QUESTÃO 31

O esquema da figura 1 representa um pulso que se propaga numa mola de extremidades totalmente móvel. A seta indica o sentido de propagação. Dentre os esquemas, nas figuras de 2 a 6, o que corresponde ao pulso refletido é o da:

A) Figura 2 B) Figura 3 C) Figura 4 D) Figura 5 E) Figura 6 QUESTÃO 32

Uma onda periódica, de frequência igual a 4,0 Hz, se propaga numa corda, conforme a figura 1. O comprimento de onda, o período e a velocidade de propagação dessa onda estão indicados, respectivamente, no item:

(13)

QUESTÃO 33

Uma onda de rádio (onda eletromagnética) é emitida por uma estação transmissora e recebida por um aparelho receptor, situado a alguns quilômetros de distância. Para que ocorra a propagação da onda de rádio, entre a estação transmissora e o aparelho receptor,

A) deve existir um meio material que contenha prótons livres. B) deve existir um meio material que contenha elétrons livres. C) deve existir um mio material homogêneo.

D) não é necessária a presença de um meio material. E) deve existir um meio material qualquer.

QUESTÃO 34

A figura a seguir mostra duas ondas que se propagam em cordas idênticas (mesma velocidade de propagação). A afirmação CERTA é:

(14)

A) as frequências são iguais, e o comprimento de onda é maior em I.

B) a frequência, em I, é menor que em II, e o comprimento de onda, em I, é maior que em II. C) a amplitude e o comprimento de onda são maiores em I.

D) a amplitude em ambas é a mesma, e a frequência, em I, é maior que em II. E) a frequência e o comprimento de onda são maiores em I.

QUESTÃO 35

Na figura está representada uma onda que, em 2,0 segundos, se propaga de uma extremidade à outra de uma corda. O comprimento de onda (cm), a frequência (ciclos/s) e a velocidade de propagação (cm/s), respectivamente, são A) 5, 15, 3. B) 5, 15. 30 C) 5, 3, 15 D) 3, 5, 15. E) 3, 15, 5. QUESTÃO 36

O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é A) a direção de vibração do meio de propagação.

B) o comprimento de onda. C) a amplitude da onda. D) a direção de propagação. E) a frequência.

QUESTÃO 37

Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga por um meio.

As ondas podem ser classificadas quanto à natureza, quanto à direção de propagação e quanto à direção de vibração. Em relação à direção de propagação, as ondas podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais, e ficam, perfeita e respectivamente, representadas por ondas

(15)

A) em cordas, em superfícies de lagos e sonoras. B) em metais, sonoras e eletromagnéticas. B) luminosas, em metais e em cordas. C) sonoras, eletromagnéticas e em cordas.

D) luminosas, em metais e em superfícies de lagos.

QUESTÃO 38

NÃO é exemplo de onda eletromagnética: A) Ondas de rádio B) raios X C) radiação infravermelha D) ultrassom E) radiação ultravioleta QUESTÃO 39

A figura representa a propagação de dois pulsos em cordas idênticas e homogêneas. A extremidade esquerda da corda, na situação I, está fixa na parede e, na situação II, está livre para deslizar, com atrito desprezível, ao longo de uma haste. Identifique e marque a figura cujo número contém a opção em que estão MAIS BEM representados os pulsos refletidos nas situações I e II.

A) Figura 1 B) Figura 2 C) Figura 3 D) Figura 4 E) Figura 5 QUESTÃO 40

A figura a seguir representa uma fotografia aérea de um canal onde uma onda se propaga na superfície da água, da região 1 para a região 2. As linhas contínuas e paralelas representam as cristas das ondas. Comparando com a região 1, é CORRETO afirmar que na região 2

(16)

A) o comprimento de onda é maior.

B) a velocidade de propagação da onda é menor.

C) a razão entre a velocidade e a frequência é a mesma. D) a razão entre a velocidade e a frequência é maior. E) a frequência da onda é maior.

(17)

Gabarito:

1 E 2 A 3 A 4 E 5 C 6 D 7 E 8 A 9 B 10 C 11 B 12 D 13 D 14 D 15 E 16 B 17 B 18 C 19 D 20 B 21 D 22 B 23 E 24 E 25 D 26 D 27 D 28 C 29 B 30 D 31 E 32 A 33 D 34 B 35 C 36 A 37 A 38 D 39 B 40 B

Referências

Documentos relacionados

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Data Experiência de aprendizado ou do conhecimento (Descrever o tipo de atividade resumidamente)..

Deste modo, observando a necessidade de dar prosseguimento no processo de consolidac¸˜ao do Campus e motivados pelo momento hist´orico da realizac¸˜ao do primeiro processo

As tabelas de 6 a 10 se referem aos resultados obtidos para uma e três aplicações da PDT mediada pelo FS PDZ, após a realização dos ensaios de quantificação de

Coloque os ovos inteiros na batedeira, junte ½ copo americano de leite temperatu- ra ambiente, bata muito bem até dobrar de volume, acrescente o açúcar, continue batendo, misture

(E) avaliação da abertura dos olhos, da resposta motora, da resposta verbal, da resposta he- modinâmica e da resposta gasométrica.. 13 Que conduta deve ser adotada para o paciente

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Então como a gente entende ser possível a transferência principalmente no autismo, é através da lalíngua, Então, a posição do analista para o trabalho com crianças autistas,