• Nenhum resultado encontrado

VERSO DA CAPA DE LUXO DESCUBRA CORDON 31 CHIADO UM NOVO SENTIDO. A conjugação rara de uma localização de excelência, associada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERSO DA CAPA DE LUXO DESCUBRA CORDON 31 CHIADO UM NOVO SENTIDO. A conjugação rara de uma localização de excelência, associada"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

A conjugação rara de uma localização de excelência, associada à qualidade de um edifício que soube unir a tradição pombalina a modernos apartamentos residenciais de elevada elegância, faz do edifício Cordon 31 Chiado, um dos mais exclusivos e contemporâneos ícones da arquitetura moderna de Lisboa.

DESCUBRA

CORDON 31 CHIADO

VERSO

DA CAPA

UM NOVO SENTIDO

DE LUXO

(3)

Rua Vítor Cordon

B a i x a

Metro Rossio Metro Baixa / Chiado Metro Terreiro do Paço Praça do Comércio Praça do Rossio Praça Luis Camões Teatro National São Carlos Santini Museu do Design e da Moda Terrace View Chiado Mercy Hotel Bairro Alto Hotel Lisboa Carmo Hotel Convento do Carmo Baixa Pombalina Armazéns do Chiado Elevador de Santa Justa Casa Havaneza Museu Nacional de Arte Contemporânea Rua do Fer ragial Metro e Comboios Cais do Sodré Terreiro do Paço

C h i a d o

Café A Brasileira Rua Ale crim R ua Iv ens Rua Capelo R u a d a M es er ic ór dia Rua das Flo res R ua A nt ónio Mar ia C ar dos o R ua N ova d a Tr in dad e

Rua Horta Seca

Travessa da Espera R ua S er pa P in to R ua N ov a A lm ada

Rua Garrett

Rua do Com ércio Rua da Con ceição Rua do Loreto R ua Á urea R u a d o Ca rm o R ua d os S ap at eiros R ua A ug usta R ua d a P ra ta R ua d os C orre eiros R ua d os D ou ra dore s R ua d os F an qu eiros R ua d a M ad ale na Rua do Ars enal Rua da Alfândega Av. Ribeir a das Nau s Av. Infa nte Dom Henriqu e Av. 24 de Julho Calç ada S. F ranc isco

Portugal

Lisboa

R i o T e j o

BEM-VINDO

A LISBOA

CHARME E INSPIRAÇÃO

Cidade anfitriã repleta de magia, Lisboa ostenta orgulhosamente o estatuto da capital mais a oeste do continente e também a mais inspiradora com o seu labirinto de ruas românticas, palco de uma paisagem urbana com vista para o rio. A luz passeia pelas 7 colinas e funde-se com o vasto património cultural, zona histórica, espaços de lazer e comércio convergidos numa atmosfera sensorial, autêntica e contemporânea.

(4)

Localizado no centro histórico de Lisboa, o Chiado é o bairro da eterna cultura, moda e comércio cuja privilegiada atmosfera glamorosa e requintada justificam a sua indubitável procura à habitação.

Bairro elegante, boémio e cosmopolita, repleto de sofisticados teatros, livrarias, arte joalheira e boutiques dos maiores nomes internacionais de luxo, tem como cunho a lembrança do seu passado como o centro da vida intelectual da capital.

Viver no Chiado é usufruir do privilégio de estar onde tudo acontece, uma morada de sucesso e história, encanto e romantismo cujo apelo inicia-se no animado e tradicional Bairro Alto. Mais abaixo, a praça Luís de Camões convida a um café na emblemática rua Garrett, na companhia e em homenagem de Fernando Pessoa. Logo à frente, a faculdade de Belas artes, o Teatro S. Carlos e o museu de arte contemporânea dão início à rua Vítor Cordon.

Aqui contempla-se uma das mais belas vistas de Lisboa, desde o Castelo à Ribeira das Naus, palco de inúmeras esplanadas e passeios públicos que testemunham o nascimento do reabilitado edifício Cordon 31 Chiado, celebrando o estilo de vida luxuoso em espaços de absoluto conforto, cujos modernos padrões arquitetónicos dão início à experiência.

UM CONVITE À DESCOBERTA

NO CORAÇÃO

(5)

UMA VIAGEM DEDICADA

AO LUXO E AO

MODERNO

Situado em pleno centro de Lisboa, o edifício da Rua Vítor Cordon 31 insere-se na prestigiada zona histórica e classificada da Baixa Pombalina num quarteirão que articula a zona alta e baixa da cidade.

Geograficamente o edifício da Vítor Cordon 31 assume uma posição centralizada num quarteirão composto por três imóveis e estabelece a ligação entre a Baixa, o Chiado e o Cais do Sodré.

A sua construção original teve a sua origem no plano de reconstrução da cidade após o terramoto de 1755, e segue os princípios tipológicos de linearidade estética, morfologicamente

e arquitetonicamente inspirados nos modelos de referência das cidades francesas de Reims, Lyon.

O seu sistema de construção anti-sísmica, denominada construção pombalina, caracteriza-se pelo uso de uma estrutura mista de alvenaria disposta em abobadadas na sua base de sustentação e, nos pisos superiores, uma estrutura leve em madeira. Este sistema, composto por elementos verticais, horizontais e diagonais dispostos de forma a criar uma estrutura resistente e travada em todas as direções - denominada gaiola pombalina – confere estabilidade e elasticidade ao edifício.

Arq. Pedro Mariguesa

Lisboa, 1971

Estudou no Institut Supérieur d’Architecture St. Luc, Bruxelas e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilha, Espanha. Licenciou-se em Arquitectura em 1998, pelo Institut Supérieur d’Architecture – La Cambre, em Bruxelas, com equivalência na Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa.

Desde 2000, que se estabelece como arquitecto independente, formando o Atelier Pedro Mariguesa Arquitectos, onde desenvolve vários projectos, individualmente e em colaboração com outros arquitectos.

Especializasse na elaboração de projectos de ordenamento de território para entidades públicas locais e na elaboração de Projectos de Arquitectura, Recuperação e Restauro de edifícios classificados de valor patrimonial e interesse cultural, do qual se destaca a colaboração em 2004 com a WMF (World Monuments Fund, Portugal) no restauro do Palácio Nacional de Queluz e em 2007 com o restauro e classificação da Igreja do Santíssimo Sacramento no Chiado.

Autor de vários projectos no âmbito da habitação desenvolve várias parcerias na criação de habitação, hotéis e resorts e equipamento em Portugal, França, Bélgica, Suíça e Angola. Distinguido com vários prémios ao longo da sua carreira, destaca-se em 2010 a atribuição do Prémio Vilalva pelo restauro e classificação da Igreja do Santíssimo Sacramento no Chiado e a distinção internacional em 2008 pela revista Wallpaper como representativo da arquitectura portuguesa.

(6)

TRADIÇÃO E

MODERNIDADE

A ENVOLVÊNCIA DE UM NOVO SENTIDO

(7)

10 EXCECIONAIS

APARTAMENTOS

Estes apartamentos combinam charme tradicio-nal com acabamentos de alta qualidade. Ofere-cem um ambiente equilibrado de refinado con-forto moderno.

A reabilitação pretende recuperar o património herdado adaptando-o às novas exigências habi-tacionais, normas de conforto, térmico e acústi-co, bem como segurança de forma a criar aparta-mentos de excelência nesta nobre da cidade.

(8)

Com áreas entre os 111 e os 213 m2, os apartamentos de 1 a 4 quartos, com estacionamento,

desta-cam-se pelas suas divisões amplas, tectos altos, luz natural e elevada qualidade e elegância dos materiais de construção utilizados.

(9)

O projeto de arquitetura tenta respeitar ao máximo os elementos decorativos e construtivos propondo novas espacialidades para os diferentes apartamentos de forma a tirar proveito da sua orientação na exposição solar e vistas. Assim, a sua compartimentação privilegiam as zonas sociais correspondentes à sala e sala de jantar orientadas a sul e poente, com as suas vistas para o rio, enquanto os quartos e instalações sanitárias se orientam a norte e nascente.

No que respeita a acabamentos, os diferentes apartamentos são dotados de pavimentos em madeira maciça em casqui-nha vermelha, paredes em estuque tradicional liso remata-das com rodapé de madeira, tectos em gesso cartonado de alta densidade e instalações sanitárias revestidas nos pavi-mentos e paredes a pedra lioz. As caixilharias exteriores são em madeira com desenho tradicional.

No que respeita aos equipamentos, os diferentes apartamentos são todos dotados de sistema de aquecimento e arrefecimento do ar interior, extracção de ar assistida, elevador e domótica simplificada.

(10)

VERSO

CONTRA

(11)

CONTRA

CAPA

WWW.CORDON31.COM

Promotor:

Para mais informações: (+351) 961 757 428 | info@cordon31.com

A informação que consta nesta brochura é meramente indicativa e poderá, por motivos técnicos, comerciais ou legais, ser sujeita a alterações sem aviso prévio.

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar todo o estudo de identificação das estruturas de comunicação ponto-a-ponto da implementação MPICH do padrão MPI, a implementação (Anexo H e I) destes mecanismos

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete