• Nenhum resultado encontrado

Exposição Revoluções traz imagens históricas e mostra de filmes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exposição Revoluções traz imagens históricas e mostra de filmes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Exposição

Revoluções

traz imagens

históricas e

mostra de

filmes

(3)

A exposição Revoluções é uma das etapas do projeto Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia e está organizada sobre dois eixos principais.

O primeiro é a mostra de imagens do livro Revoluções, organizado por Michael Löwy e publicado pela Boitempo Editorial. Com aproximadamente 400 fotografias em preto-e-branco, a obra documenta impor-tantes movimentos revolucionários, desde a Comuna de Paris (1871) até a Revolução Cubana (1953–67), passando por movi-mentos sociais que, segundo Löwy, são portadores não de “revoluções”, mas de um “espírito revolucionário”.

O segundo eixo da exposição é a exibi-ção de dois filmes, de diretores cujas obras são marcadas por um agudo olhar político e pelo questionamento do papel da imagem na sociedade contemporânea. Um deles é o curta-metragem Eu Vos Saúdo, Sarajevo (1993), uma pequena obra-prima de Jean-Luc Godard que, a partir de fragmentos de uma única fotografia retirada da guerra da Bósnia, explicita a potência e o peso que uma imagem é capaz de nos revelar.

O outro é o ambicioso Notícias de An-tiguidades Ideológicas: Marx, Eisenstein, o Capital (2008), de Alexander Kluge. Em nove horas e meia, ele retoma o projeto do cineasta Sergei Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutu-ra de Ulysses, de James Joyce. A Versátil Home Vídeo fará, na abertura, o lançamen-to de uma caixa de DVDs do filme, inédilançamen-to no Brasil. Ainda pouco conhecido no Bra-sil, o veterano Kluge, próximo de Theodor Adorno e Fritz Lang na juventude, é um dos maiores cineastas, escritores e intelectuais do cenário alemão.

A exposição Revoluções será inaugurada no dia 21 de maio, às 20h, no SESC Pinheiros, e fica em cartaz até 3 de julho. Em breve se-rão divulgados os horários dos filmes, que serão exibidos continuamente. A entrada é gratuita.

(4)

Qual o sentido das revoluções sociais no século XXI? Curso, seminário, debate, oficinas, exposição, filme e livros: o Projeto Revoluções reúne al-guns dos mais inquietos pensadores e artistas contemporâneos para abordar o tema da revolução, sob a perspectiva dos direitos humanos, da estética e da política.

Embora mais presente em algumas épocas do que em outras, a palavra revolução nunca deixou de povoar o imaginário contemporâneo, sendo capaz de pro-vocar e trazer à tona as mais variadas e cruciais questões de uma so-ciedade. É com essa perspectiva que Revoluções: Educação, História, Direitos Humanos, Cinema e Fotografia se desenvolve. Partindo da constatação de que esta discussão se mantém, mais do que nunca, atu-al, principalmente após as manifestações populares que eclodiram re-centemente, o projeto aborda as revoluções sociais a partir de dos eixos direitos humanos e o embate entre estética e política.

[site] O projeto é composto por várias etapas. A primeira delas é o lançamento do site Revoluções www.revoluções.org.br que abrigará todo o conteúdo rela-cionado ao evento. A atividade acontece no dia 25 de março, e contará com a apresentação “Algo de negro” do grupo teatral Galpão de Folias. [curso] Em seguida, de 5 a 8 de abril, haverá o curso Educação, Revoluções e seus

direi-tos, com os professores Costas Douzinas (Birkbeck College/ Universi-dade de Londres), Alysson Mascaro (USP), Olgária Matos (USP), José Sérgio Carvalho (USP) e Paulo Teixeira (deputado federal/ PT SP). As inscrições para o curso podem ser feitas até dia 28/3, pelo site Revolu-ções, onde estará disponível também o material didático.

[debate] No dia 19 de abril, Frei Betto debate o tema Imaginário, Futuro e Utopia. [seminário] Entre os dias 20 e 21 de maio acontece o seminário: Revoluções — uma

política do sensível, que contará com a presença do filósofo esloveno Slavoj Žižek – que lançará os livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, segundo como farsa (Boitempo Editorial) - e dos professores Emir Sader (UERJ), Marilena Chauí (USP), Vladimir Safatle (USP) e Eduardo Gunter (Universidade de Buenos Aires). Fa-zem parte da programação também as videoconferências do sociólogo Michael Löwy e do cineasta alemão Alexandre Kluge.

[exposição] No mesmo período haverá a abertura da exposição Revoluções, que apre-sentará o filme de nove horas e meia de Alexander Kluge, Notícias de antiguidades ideológicas: Marx, Eisenstein, o Capital. Nele, Kluge retoma o projeto do cineasta russo Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura de Ulysses, de James Joyce. A Versátil Home Vídeo fará, na ocasião, o lançamento de uma caixa com os três DVDs do filme, inédito no Brasil. Haverá também uma exposição base-ada nas fotografias do livro Revoluções, organizado por Michael Löwy (Boitempo Editorial).

[oficina] O projeto conta ainda com uma oficina de Klemens Gruber, professor da Uni-versidade de Viena, sobre Alexander Kluge, Mídia e Revolução, a par-tir da análise da obra de Kluge, nos dias 22 e 24 de maio.

Revoluções é uma realização da Secretaria Especial de Direitos Hu-manos da Presidência da República, do Instituto de Tecnologia Social (ITS — BRASIL), do SESC SP, e da Boitempo Editorial e conta com apoio do Instituto Goethe e da E-open.

Todas as atividades acontecem nas instalações do SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo) e são gratuitas.

(5)

Realizadores Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Repúbli-ca (SEDH/PR) A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) é um órgão da Presidência da República que atua na articulação e imple-mentação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos. Integram a SEDH/PR ações como o combate a viola-ções, combate ao trabalho escravo, proteção a pessoas ameaçadas, a pro-moção dos direitos das crianças e adolescentes, a propro-moção dos direitos das pessoas com deficiência, a promoção dos direitos das pessoas idosas, o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), entre outros. Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil)Fundado em 2001, o ITS Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é promover a geração, o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social. Desde sua fundação, o ITS Brasil trabalha pela ampliação do acesso ao sistema nacional de Ciên-cia, Tecnologia e Inovação (CT&I) e, especialmente, para afirmar o papel das organizações da sociedade civil como produtoras de conhecimento; articulando essas instituições em torno de uma cultura da Ciência, Tec-nologia e Inovação, comprometi- da com o fortalecimento da cidadania e a inclusão social. Em 2010, o ITS desenvolveu uma experiência de curso online sobre a temática Direitos Humanos e mediação de conflitos que contou com a participação de mais de 70 mil inscritos no Brasil e exterior. SESC — Serviço Social do Comércio A ação do SESC — Serviço So-cial do Comércio — é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços, há 60 anos, a marca da inovação e da transformação social. Ao longo dos anos, o SESC inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradou-ras e significativas. O SESC desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimu-lar a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e mo-dos diversos de pensar, agir e sentir.

Boitempo Editorial A Boitempo Editorial é uma editora brasileira, fundada em 1995 por Ivana Jinkings. Em seu catálogo tem destaque a publicação de ensaios, em diversas áreas das ciências humanas, como economia, política, história e cultura, assinados por alguns dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais. No campo da litera-tura, a Boitempo abriga tanto autores clássicos e consagrados quanto escritores estreantes. Seu catálogo reúne nomes de prestígio interna-cional, como Boaventura de Sousa Santos, Edward Said, Perry Ander-son, Giovanni Arrighi, Domenico Losurdo, Mike Davis, David Harvey, Tariq Ali, Ellen Wood, Maria Rita Kehl, Emir Sader, Francisco de Oli-veira, Giorgio Agamben, Immanuel Wallerstein, István Mészáros, Mi-chael Löwy, Ricardo Antunes, Roberto Magabeira Urger e Slavoj Zizek. Apoio Instituto Goethe O Goethe-Institut é o Instituto Cultural da Repú-blica Federal da Alemanha e desempenha atividades em todo o mundo. Promove o conhecimento da Língua Alemã e fomenta a colaboração cultural em nível internacional. Um de seus objetivos é transmitir uma visão abrangente da Alemanha por meio de informações sobre a vida política, social e cultural alemã.

(6)

Calendário Revoluções março

10 a 28 Inscrições no curso via site Revoluções

25 Lançamento do site Revoluções com o grupo teatral Folias abril

5 a 8 Curso sobre Direitos Humanos: Educação, Revoluções e seus

direitos

19 Debate: Direitos Humanos, Imaginário, Futuro e Utopia com Frei

Betto

maio

20 e 21 Seminário: Revoluções — uma política do sensível

21 Lançamentos dos livros Em defesa das causas perdidas e Primeiro

como tragédia, segundo como farsa, de Slavoj Žižek (Boitempo Edi-torial)

21 Abertura da exposição Revoluções com filmes e fotografias do

li-vro Revoluções (Boitempo Editorial) organizado por Michael Löwy.

22 e 24 Oficina Mídia e Revolução, com Klemens Gruber

(Universi-dade de Viena.

Em breve será divulgada a programação completa e horários das ativi-dades.

Informações à imprensa

Ana Maria Straube de Assis Moura anastraube@yahoo.com.br

imprensa.revolucoes@gmail.com T 55 11 8445 2524

SESC Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Horário de funcionamento da Unidade: Terças a sextas, das 13 às 22 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h horas.

Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30, aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30.

T 11 3095 9400, informações 0800 118220

Estacionamento com manobrista (vagas limitadas) Veículos,

mo-tos e bicicletas: Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feria-do, das 10h às 19h. Horários especiais para a programação do teatro. Taxas: Matriculados no SESC: R$ 6,00 as três primeiras horas e R$ 1,00 a cada hora adicional. Não matriculados no SESC: R$ 8,00 as três primeiras horas e R$ 2,00 a cada hora adicional. Para atividades no Teatro: Preço único: R$ 6,00

Assessoria de Imprensa do SESC Pinheiros

T 11 3095 9425 ou 3095 9421

Com Francisco Santinho | Andréia Lima | Diana Nunes chico@pinheiros.sescsp.org.br

andreialima@pinheiros.sescsp.org.br imprensa@pinheiros.sescsp.org.br

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

The product must be assembly by a professional El producto debe ser assemblado por un professinal calificado Logomarca 06 66 96 03 05 02 01 10 10 10 15 16 Parafuso 5,0x50 Screw

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Junto com a funcionalidade de gerência de membros, o lançamento de frequências por meio da ferramenta do SIGAA é essencial para os processos de emissão de declarações para

embora o mundo não mude com uma mudança de paradigma, depois dela o cientista trabalha em um mundo diferente... Interpretação x visão de mundo (par 15

[r]