• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE

ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Aspectos relacionados aos processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Maria Joseane de Souza Alves1 Sidney Silva Santos2 Celi Espasandin Lopes3

Resumo:

O presente artigo traz uma atividade que inter-relaciona o ensino da estatística com a educação financeira, visando promover a conscientização; analise de dados e informações; o conhecimento estatístico e o pensamento crítico de alunos dos 6o e 7o anos do ensino fundamental da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a fim de que todo o conhecimento adquirido seja demonstrando em ações transformadoras não somente para a vida pessoal de cada aluno, mas para toda sociedade. A atividade apresentada contribuiu para o pensamento crítico e a conscientização dos alunos, que puderam aprender e compreender que ter conhecimento e saber utilizá-lo é fundamental para conseguir resolver situações que são postas em sua vida cotidiana.

Palavras-chave: Ensino de estatística; Educação financeira; Letramento estatístico; Práticas pedagógicas.

1. Introdução

Trago nesse artigo um relato da minha vivência4 com alunos de uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo durante o momento de pandemia (Coronavírus) por meio do ensino remoto. Deste modo, elaborei três atividades envolvendo o ensino de estatística e para esse artigo apresento uma das atividades com as respostas apresentadas pelos estudantes. Essas atividades foram aplicadas na disciplina “Eletiva de Educação Financeira”, tendo como

1Professora da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SEESP: mjosanesass@gmal.com

2Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do

Sul: sidneysantosnm@gmail.com

3 Professora Titular do Programa de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e

Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul: celi.espasandin.lopes@gmail.com

4 Quando tratar da experiência da primeira autora desse relato utilizaremos a primeira pessoa do singular e quando

descrevemos em 1 primeira pessoa do plural nos referimos a experiência dos autores, uma vez que esse relato foi constituído por várias vozes.

(2)

público-alvo alunos dos 6o e 7o anos do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Quando pensei nessa atividade visualizei a importância que ela teria para meus alunos, pois, como trabalhamos com educação financeira queria lhes mostrar como a estatística era interessante e o que poderíamos fazer com ela, desta forma, montei a atividade trazendo não somente a importância de sermos educados financeiramente e como evitar o consumo desnecessário, mas de lhes mostrar como a estatística poderá contribuir com a nossa atividade

Essas atividades foram elaboradas como um dos requisitos avaliativos do curso de extensão intitulado “Práticas Pedagógicas em Educação Estatística para os anos finais do Ensino Fundamental” oferecido pela Universidade Cruzeiro do Sul em parceria com Sociedade Brasileira de Educação Matemática de São Paulo coordenado pela professora Dra. Celi Espasandin Lopes e pelo professor Ms. Sidney Silva Santos, no qual participei.

Pude aprender a importância do ensino de estatística não somente para a vida escolar, mas também compreender que a estatística vai além do que simplesmente fazer cálculos e usar fórmulas, ela abrange várias ciências e nos ensina como é possível deixar o estudo dos nossos alunos mais atrativo e com maior significado.

O anseio de desenvolver atividades na qual meus estudantes pudessem ter um aprendizado significativo e lhes trouxessem ensinamentos que fossem relevantes para a sua vida pessoal e escolar veio no sentido atribuído por D’Ambrosio (2001, 2014), quando salienta que a matemática e, especificamente a estatística, precisa ser ensinada de forma a garantir a capacidade dos estudantes para os desafios com os quais se deparam no contexto atual, em uma sociedade que demanda dos seus estudantes a formação para a criticidade, com conhecimentos sólidos dessa disciplina. A matemática deve ser uma forma de inclusão e não exclusão como tem sido feito em diversos aspectos ligados diretamente nos âmbitos dos processos de ensino

-aprendizagem.

2. Sobre o letramento estatístico em crianças, jovens e adultos

A sociedade é repleta de informações e situações que nos levam a recorrer à estatística para resolver os problemas relacionados às diferentes áreas do conhecimento ou para inferir criticamente sobre eles. Lopes (2010) relata que, nas últimas décadas, os currículos de Matemática da maioria dos países inseriram conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória desde os anos iniciais da escolarização de um estudante. No Brasil, de acordo

(3)

com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Brasil (2017), o ensino de estatística e probabilidade deve ser abordado a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dessa forma, nasce entre professores e pesquisadores, a preocupação em refletir sobre o

que ensinar e como ensinar conteúdos relacionados à estatística, à probabilidade e à

combinatória. Com o desafio sobreveio também a necessidade de romper com o aspecto determinístico das aulas de estatística que valorizam fórmulas, cálculos e procedimentos. Então, passou a existir uma nova área de pesquisa – a Educação Estatística. De acordo com Cazorla, Kataoka e Silva (2010, p. 22-23), a Educação Estatística é

(...) uma área de pesquisa que tem como objetivo estudar e compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico.

Nessa direção, o ensino de conceitos estatísticos se dá por meio do desenvolvimento de competências como o Letramento, o Raciocínio e o Pensamento estatístico, com o intuito de “valorizar uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno, em uma sociedade globalizada, marcada pelo acúmulo de informações e pela necessidade de tomada de decisões em situações de incerteza” (CAMPOS; WODEWOTZKI; JACOBINI, 2011, p. 12).

O Letramento, o Raciocínio e o Pensamento estatístico consistem em:

Letramento: diz respeito à habilidade de comunicação estatística, que envolve ler, escrever, demonstrar e trocar informações, interpretar gráficos e tabelas e entender as informações estatísticas dadas em jornais e outras mídias, sendo capaz de se pensar criticamente sobre elas.

Raciocínio: Pode ser categorizado, envolve a conexão ou a combinação de ideias e conceitos estatísticos, significa compreender um processo estatístico e ser capaz de explicá-lo, significa interpretar por completo os resultados de um problema baseado em dados reais.

Pensamento: Capacidade de relacionar dados quantitativos com situações concretas, admitindo a presença de variabilidade e da incerteza, escolher adequadamente as ferramentas estatísticas, enxergar o processo de maneira global, explorar os dados além do que os textos prescrevem e questionar espontaneamente os dados e os resultados. (CAMPOS; WODEWOTZKI; JACOBINI, 2011, p. 44)

Saber fazer reflexões e avaliações críticas sobre os dados estatísticos tem sido denominado por vários pesquisadores de letramento estatístico. Deste modo, “requer que a pessoa seja capaz de reconhecer e classificar dados como quantitativos ou qualitativos, discretos ou contínuos, e saiba como o tipo de dado conduz a um tipo específico de tabela, gráfico, ou medida estatística (LOPES, 2002, p. 1)”. Nessa direção, buscamos na criação das atividades oferecer aos alunos um aprendizado onde eles não somente seguissem um cronograma proposto

(4)

com o intuito de realizar a atividade, mas sobretudo, de compreender a sua importância e o que ela poderia lhes trazer de conhecimento.

Trouxemos na atividade apresentada indícios de letramento estatístico e de educação financeira, em que os alunos desenvolveriam cada etapa refletindo sobre o significado que cada uma teria para a sua vida escolar e financeira/pessoal. Pensando na vida escolar, exploramos com eles alguns aspectos do letramento estatístico como: a leitura e captação dos dados obtidos em suas pesquisas, o tratamento desses dados, como eles seriam apresentados, por que tais aspectos são tão relevantes e, posteriormente, inferirem sobre eles.

Em cada etapa das atividades o objetivo era que estudantes pudessem compreender a importância que cada processo teria, e como sujeito ativo dentro de cada procedimento realizado tivessem uma leitura crítica e pudessem entender por que tais aspetos são importantes. Na vida financeira/pessoal discutimos sobre a importância de sermos educados financeiramente, pensando como uma simples análise na conta de energia elétrica poderia lhes fornecer um conhecimento tão relevante. Em nossas discussões falamos sobre economizar não apenas pensando no dinheiro gasto, mas sobretudo, na conscientização que precisamos ter quando usamos os nossos bens, seja com a água que usamos, ou ainda, a energia gasta de forma excessiva, os alimentos que desperdiçamos, tudo isto acarreta não somente na falta destes recursos para a população, mas atinge também o nosso planeta.

Foi necessário mostrar olhando para a conta de energia elétrica os kWh gastos, desta forma eles poderiam controlar não apenas o que foi utilizado, mas se o valor atribuído a sua conta estava correto, foi importante também ressaltar os impostos devidos, para que eles pudessem compreender a relevância de todos os itens que compõem a sua conta. A maioria dos alunos não tinha essa compreensão e em muitas de nossas conversas eles relatavam que por vezes a conta de energia da sua casa era alta porque as pessoas de sua família não tinham o controle devido, e que agora eles puderam compreender porque é tão importante economizar.

Entendemos, no sentido de Lopes (1998), que:

É preciso analisar/relacionar criticamente os dados apresentados, questionando/ponderando até mesmo a sua veracidade. Assim, como não é suficiente ao aluno desenvolver a capacidade de organizar e representar uma coleção de dados, faz necessário interpretar e comparar esses dados para tirar conclusão (LOPES, 1998, p. 19).

Contudo, a Educação Estatística torna-se, desde então, uma grande área de pesquisa e vem crescendo em sofisticação nas últimas décadas: pesquisadores de todo território nacional

(5)

e internacional têm intensificado as produções científicas nesta área e contribuído para seu crescimento. No Brasil, o Grupo de Trabalho sobre Educação Estatística – GT12, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, é um forte contribuinte para a evolução das pesquisas em Educação Estatística.

3. A atividade desenvolvida

Apresentamos a atividade que selecionamos para compartilhar os momentos vividos com os estudantes em formato remoto.

3.1 Atividade: Analisando o Padrão de Consumo Mensal na Conta de Energia Elétrica

A iniciativa de aplicar esta atividade surgiu pensando no atual cenário da pandemia, onde as famílias estão em casa e a maioria trabalhando em home office, gerando assim um gasto maior de energia elétrica. Também tendo por finalidade sabermos mais sobre os nossos gastos a fim de podermos ter um controle maior sobre eles e também de sermos mais conscientes consumindo assim apenas o que necessitamos, desta forma, teremos menos gastos e mais economia.

A atividade foi elaborada para os alunos da disciplina Eletiva de Educação Financeira e será realizada em três etapas, e o tempo estimado foi de aproximadamente três aulas. O canal utilizado como recurso para realização desta atividade o Google Classroom, este é o meio pelo qual a atividade foi enviada e onde eu me comunico com meus alunos, o site da Enel, o

computador, o tablet, o celular, o software Excel e seu material escolar.

Atividade: Analisando o Padrão de Consumo Mensal da Conta de Energia Elétrica

1ª Parte: Coleta dos dados

Tendo em vista o atual cenário mundial, percebeu-se um acréscimo nas contas de energia elétrica causados pelo aumento do seu consumo, isto ocorreu devido a quarentena que teve início no mês de março, onde a maior parte da população precisou ficar em casa, tendo os seus gastos com energia elétrica elevados. Mas, será que a população consegue realmente

(6)

mensurar os seus gastos com energia elétrica? Será que ela sabe se o valor pago refere-se exatamente aos kWh utilizados? E os impostos devidos, será que ela sabe a quem se destina cada um deles e o porquê a sua cobrança é necessária? Para isso os alunos deverão fazer a coleta de alguns dados no qual será necessário para o desenvolvimento desta atividade. Eles irão separar as contas dos últimos seis meses tendo como início o mês de março e finalizando no mês de agosto.

Figura 1: Modelo de conta de Energia Elétrica para coleta de dados

Fonte: https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/login

2ª Parte: Tabular os dados e Calcular a Média Aritmética

Após a coleta dos dados com o auxílio da conta de energia elétrica, você irá preencher a tabela abaixo (Tabela 2), e quando a tabela estiver completa você irá realizar os cálculos da Média Aritmética utilizando a tabela descrita no quadro 3. No desenvolvimento desta atividade vamos mostrar como é possível controlar os seus gastos com energia elétrica se utilizando da Média Aritmética que é muito utilizada na Estatística como uma medida de tendência central.

Tabela 2: Consumo de energia elétrica (em Kw) nos últimos seis meses

Mês MAR ABR MAI JUN JUL AGO

Kw

(7)

Quadro 3: Cálculo da Média Aritmética

Fonte: Dados da primeira pesquisadora

3ª Parte: Criar o gráfico

Depois de preencher a tabela e realizar os cálculos vamos para a construção do gráfico. O gráfico será feito com o auxílio do software Excel ou em seu caderno da disciplina de Eletiva de Educação Financeira. O gráfico utilizado será o de colunas seguindo o modelo abaixo.

Figura 2: Consumo de energia elétrica nos últimos 12 meses

Fonte: Cazorla e Santana, 2009, p. 42

4. Expectativas da aplicação da atividade

A atividade aplicada trata-se de algo que faz parte do cotidiano não somente dos alunos, mas de toda sociedade. O objetivo inicial era promover nos alunos o consumo consciente através de uma simples análise na conta de energia elétrica, e através deste processo verificar o quanto de energia está sendo gasto na sua casa, a fim de haver uma economia não somente nos gastos orçamentários, mas também poder economizar mais energia e evitar gastos desnecessários. Ao utilizar recursos como tabelas; cálculos e gráficos na realização da atividade espera-se que os alunos compreendam a importância da Matemática e da Educação Estatística,

Média = 295+280+275+280+290+350 = 1770 = 295 Kw /mês 6 6

(8)

pois é através destes que podemos compreender melhor o significado que eles oferecem à atividade, pois, quando os alunos constroem esse tipo de sequências e tornam sujeitos participativos de todo o processo, desta forma, o aprendizado fará mais sentido.

5. Considerações Finais

O atual cenário nos trouxe muitas incertezas e inúmeros desafios, tivemos que nos adaptar a muitas mudanças em pouco tempo, por isso foi necessário que repensássemos a nossa prática docente, e buscássemos nas ferramentas disponíveis recursos para esse período de ensino remoto.

Espera-se que a atividade apresentada neste artigo possa despertar nos alunos o interesse pela a educação estatística e educação financeira, já que puderam perceber que tais conhecimentos são significativos para a leitura e compreensão de suas realidades nos contextos sociais, culturais e econômicos.

6. Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.

CAMPOS, C. R., WODEWOTZKI, M. L. L., JACOBINI O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. D. S. Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio. 2ª. ed. Itabuna/Ilhéus: Via Litterarum, 2009.

D’AMBROSIO, U. Reflexões sobre conhecimento, currículo e ética in: Ensino de Matemática. MACHADO, Nilson José; D’AMBROSIO, Ubiratan. São Paulo: Summus, 2014.

D’AMBROSIO, U. Desafios da Educação Matemática no novo milênio. Educação Matemática em Revista, ano 8, nº 11. São Paulo: SBEM, pp. 7-14, 2001.

LOPES, C. E. Letramento Estatístico e o INAF 2002. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Belo Horizonte, 2015. Disponivel em:

<https://pactuando.files.wordpress.com/2015/04/lopes-c-literacia-estatc3adstica-e-o-inaf-2002.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2018.

LOPES, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

(9)

LOPES, C. E. “Os desafios para educação estatística no currículo de matemática”, in LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (Orgs). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, pp.47-63, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A empresa fica obrigada a antecipadamente reembolsar as despesas de condução de seus empregados, em caso de deslocamento de um município para outro, para recebimento de

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

embrulho de sabão afeta a porcentagem de barras de sabão embrulhadas que passam na inspeção. Applied

Os capítulos presentes neste volume 1 buscam tratar de temas relevantes e atuais no contexto da Educação Financeira e Educação Estatística, quais sejam: uso de tecnologias,

Comarca de LIMEIRA que, no dia 9 de setembro de 2013, realizará, pessoalmente, inspeção correcional na serventia, devendo permanecer o livro de visitas e correições e

Na cidade de São Manuel, com 40.000 habitantes, todo o esgoto coletado é tratado em uma lagoa facultativa e, devido ao desprendimento de sulfeto de hidrogênio, havia reclamações

As atividades aqui propostas têm como objetivo principal despertar o olhar do aluno para os problemas e erros presentes em gráficos veiculados pela mídia e prepará-los para

I. A existência de trilhas fechadas é o único atrativo para os desportistas, incansáveis na busca de aventura. A atividade turística no meio rural é uma das