• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE RECUPERAÇÃO 2ª SÉRIE EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE RECUPERAÇÃO 2ª SÉRIE EM"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NOME: N°: TURMA:

PROFESSOR(A): ANO: 9º DATA: / / 2014

LISTA DE RECUPERAÇÃO 2ª SÉRIE EM

1-O território brasileiro apresenta diferentes tipos de clima que são influenciados por fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Com relação às características climáticas do Brasil, analise as proposições.

I. A influência tropical no clima brasileiro está associada ao fato da maior parte do país estar localizada em uma área entre o Equador e o Trópico de Capricórnio.

II. Os Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm clima subtropical por estarem localizados abaixo do Trópico de Capricórnio.

III. No Brasil predominam climas quentes e úmidos.

IV. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima tropical, tendendo a seco pela irregu-laridade de ação das massas de ar.

V. No interior da região Nordeste o clima predominante é o clima árido por causa da falta de umidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

2-Com o subsídio do mapa, assinale, entre as alternativas que seguem, a proposição verdadeira.

Fonte: IBGE, Atlas geográfico escolar. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2004, p. 39.

a) Na América do Sul, o litoral leste sofre os efeitos de corrente marítima fria, ao passo que o litoral oeste está sob a influência de corrente marítima quente. O resultado disso é a ocorrência de clima seco no leste, e úmido no oeste.

b) Um navio que esteja localizado no ponto cujas coordenadas geográficas são Lat. 52oN e Long. 15oL está no Atlântico norte, próximo ao litoral dos Estados Unidos.

c) Os grandes domínios naturais que se estendem ao longo da faixa equatorial do globo apresentam elevada biodiversidade que está associada a uma vegetação heterogênea, latifoliada e perenifólia, típi-ca de climas quentes e úmidos.

d) Os domínios naturais do continente europeu apresentam maior biodiversidade do que os do sudeste e sul da Ásia, devido à sua localização geográfica e influência da maritimidade.

(2)

adian-3-(IFMG)

Disponível em: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/10/industria-automobilistica-definido-o.html. Acesso em: 21/11/2012.

A imagem retrata um cenário presente na chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técni-co-Científica, a qual fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de tra-balho dentro das empresas capitalistas. Uma alteração significativa diz respeito à(ao)

a) informatização do processo produtivo e à ampliação do emprego de modo geral.

b) automação do processo produtivo e à necessidade de mão de obra reduzida, mas qualificada e es-pecializada.

c) surgimento do Fordismo, conjunto de métodos para a produção em série, com os quais vários operá-rios produzem mais em menos tempo.

d) ausência completa de trabalhadores em todas as fases da produção, visto que as máquinas regulam todo o processo produtivo.

4-(PUCRS) Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.

Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvi- mento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.

Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se: 1. fontes de energia 2. mercado consumidor 3. matérias primas 4. mão de obra

Estão corretamente identificados os fatores a) 1 e 3, apenas. b) 2 e 4, apenas. c) 1, 2 e 4, apenas. d) 2, 3 e 4, apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

(3)

5-(UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudio-sos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:

Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é: a) concentração de capital, viabilizando a automação fabril

b) terceirização da produção, massificando o consumo de bens c) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda d) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas

6-(FGV-RJ) A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:

a) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico.

b) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente europeu.

c) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.

d) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.

e) pela retração da economia mundial devido à mecanização da produção e à diminuição da oferta de produtos industrializados.

7- (FGV-SP) A história da América Latina é a história dos contrastes e semelhanças, das convergências e divergências. A geografia do continente também é assim e pode-se destacar que em boa parte os países latino-americanos se assemelham quanto

a) à fase da transição demográfica em que vivem, pois, de modo geral, encontram-se no momento ini-cial que se caracteriza pela redução da mortalidade infantil.

b) à urbanização que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, relacionado à transferência da população do campo para as cidades.

c) à forte participação no comércio internacional,sobretudo aqueles países que ultrapassaram a fase de exportação de bens de baixo valor agregado.

d) ao atual estágio de desenvolvimento socioeconômico que, desde o início do século XXI, tem se ca-racterizado pela estagnação.

(4)

8-

“A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional. Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marke-ting” (GUIMARÃES et al., 2007).

Como esses centros urbanos são denominados? a) Megacidades.

b) Centros Regionais. c) Cidades Globais. d) Conurbação Urbana. e) Megalópoles

9- A urbanização moderna é um processo vinculado:

a) ao Feudalismo. b) á I Guerra Mundial. c) á II Guerra Mundial.

d) ás Expansões marítimas, no final do século XV. e) á Revolução Industrial.

10-(UNIMONTES) Observe o gráfico.

Folha de São Paulo, 23/2/2012.

Com base no gráfico acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) A maior produção mundial de transgênicos ocorre em países da América Latina.

b) Os Estados Unidos vêm, nos últimos anos, reduzindo a produção de transgênicos para atender ao mercado externo.

c) O Brasil é o maior produtor de transgênicos do Mercosul.

d) Os países mais populosos são os maiores produtores de transgênicos por necessidade do mercado interno.

11-(PUCRJ)

DESERTOS: Domínios que cobrem 2/9 da superfície continental da Terra

(5)

Fonte: google.imagens.com.br

Compreende-se hoje que os desertos são domínios morfoclimáticos fundamentais para o equilíbrio eco-lógico do planeta.(1,0)

a) Explique a tendência às altas amplitudes térmicas diárias nesses ambientes.

12-(UERJ)

De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente.

Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características. (1,0)

13- (UNICAMP) “Em 1985, viviam na Região Metropolitana de São Paulo mais de 14 milhões de pesso-as. A maioria mora em habitações precárias - favelas, cortiços e casas autoconstruídas em terrenos destituídos de serviços públicos - e ganha poucos salários mínimos por mês, revelando um acentuado grau de pauperismo e precárias condições urbanas de existência. A Região configura-se enquanto Me-trópole não só pela sua extensão territorial, mas também porque é a partir dela que se organiza a di-nâmica do capitalismo no Brasil, pois aí se concentra a engrenagem produtiva essencial à economia do País (...).”

(Lúcio Kowarick, Escritos urbanos. São Paulo: Ed. 34, 2000, p.19.)

a) O que define uma metrópole?(1,0)

(6)

14-

Com base na comparação dos mapas acima, indique a principal contradição verificada na maioria dos países africanos entre o tamanho da População Economicamente Ativa - PEA na agricultura e o per-centual de população subnutrida.

(7)

GABARITO:

11 Como são ambientes que conservam baixa umidade no ar devido á escassez de águas superficiais e cobertura vegetal, os desertos perdem a maior parte da energia que entra no sistema durante o dia (através da insolação) durante a noite, quando não há mais radiação solar. A saída sem retenções da energia provoca uma queda acentuada de temperatura, afetando a amplitude média diária do ambiente. 12- elemento do fordismo: Mercado consumidor de massa

atual modelo produtivo: Pós-fordismo, toyotismo ou modelo sistêmico-flexível e duas das característi-cas:

• enfraquecimento dos sindicatos • produção fragmentada globalmente • maior preocupação com o meio ambiente • maior rapidez no ciclo de renovação do produto

• maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas • linha de montagem flexível, com diversificação da produção • necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação • importância crescente da tecnologia de produto e de produção

13- Resolução

a)

Fatores que definem uma metrópole: tamanho demográfico expressivo; a concentração e a diversi-dade da atividiversi-dade econômica; a centralização da gestão (concentração de sedes de grandes empre-sas); nó significativo de redes técnicas; a concentração de serviços de ordem superi-or; locus privilegiado da inovação; ponto de grande densidade de emissão e recepção de informação, comunicação e capitais.

b)

Fatores determinantes na metropolização de São Paulo: a industrialização do est ado de São Paulo, com concentração de capitais e o crescimento do setor terciário

14- Resposta:

Países com elevada parcela da População Economicamente Ativa dedicada à atividade agrícola possu-em um elevado percentual de população subnutrida.

Duas das justificativas: - concentração fundiária

- produção agrícola de caráter não alimentar

- agricultura tecnologicamente atrasada, com baixa produtividade

- produção agrícola voltada prioritariamente para a exportação de alimentos

Referências

Documentos relacionados

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Neste estudo, nos seis anos avaliados, ficou evidenciada a redução consecutiva do quantitativo de leitos hospitalares, em progressões diferentes, e contraditórias do que

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Porque vai desde características de uma criança extremamente inteligente com um cognitivo preservado, que não tem nenhum tipo de alteração sensorial, até uma criança que,

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito