• Nenhum resultado encontrado

Apresentação mundial do Mercedes-Benz GLC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação mundial do Mercedes-Benz GLC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

Informação de Imprensa

Junho de 2015

Contacto:

André Silveira

Comunicação de Automóveis - Tel.: 21 925 71 92

Apresentação mundial do Mercedes-Benz GLC

A segunda geração do SUV de médias dimensões da Mercedes-Benz, com a designação GLC, representa um avanço significativo em várias frentes: Ao nível técnico, este novo SUV destaca-se pelo excelente nível de segurança, que é uma caraterística da Marca, com sistemas de assistência tecnologicamente avançados e uma eficiência energética excecional. O consumo de combustível foi reduzido em 19% comparativamente ao modelo anterior. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática AIR BODY CONTROL de múltiplas câmaras de ar, a gama alargada dos modos da transmissão DYNAMIC SELECT e a tração integral permanente 4MATIC, aumentam o conforto de condução e também a dinâmica desportiva do veículo – independentemente do tipo de superfície da estrada. Esteticamente, a carroçaria segue a linguagem de design clara e atrativa que foi demonstrada com enorme sucesso no concept GLC Coupé durante a primavera, e que será utilizada como referência em futuras famílias de modelos SUV.

A filosofia de design subjacente ao novo GLC, favorece essencialmente uma estética puramente atrativa e moderna em detrimento do design clássico todo-o-terreno. O design dinâmico desperta emoções fortes com as suas formas puristas. As superfícies incorporam um visual robusto, enquanto as linhas precisas destacam o design distintivo caraterístico de todos os SUVs modernos da Mercedes-Benz. Contudo, o GLC apenas representa uma separação das suas origens – o Classe G – em termos visuais. Ao nível técnico, o modelo estabelece novos padrões em todas as áreas – as capacidades do SUV de médias dimensões em todo-o-terreno, mantêm-se impressionantes.

(2)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

2

A frente caraterística do SUV, a grelha do radiador vertical tridimensional, com lâmina dupla, e a estrela posicionada centralmente, segue a reconhecida nova linha de design. Os faróis atrativos, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED High Performance, acrescentam ao GLC um visual de autoconfiança, enfatizado pelo seu design distintivo. Os para-choques com proteção inferior integrada, estão disponíveis em três versões: adicionalmente à versão base, está disponível uma versão otimizada para utilização em todo-o-terreno, com um maior ângulo de aproximação/saída, e ainda uma versão desportiva AMG.

A vista lateral destaca o design praticamente coupé, que juntamente com uma distância entre eixos aumentada em 118 milímetros, confere ao GLC um perfil longo e elegante. Esta perceção é reforçada pela linha de cintura ligeiramente descendente, que é uma caraterística dos veículos da marca, e pelos ombros robustos. A linha inferior ascendente também confere um design apelativo à vista lateral do veículo. Jantes com tamanhos até 50.8 cm (20 polegadas) e os estribos opcionais, fornecem claras indicações das credenciais de todo-o-terreno do GLC.

A traseira é caraterizada por ombros largos e robustos, pela orientação horizontal das linhas de contorno, e pelos farolins traseiros LED repartidos, com um design noturno distintivo. Tal como na dianteira, também estão disponíveis versões diferentes do para-choques traseiro. Ao integrar todas as antenas nos espelhos exteriores e no spoiler do tejadilho, foi possível eliminar a antena do tejadilho em forma de barbatana.

Interior do GLC

A mudança paradigmática na área do design não afeta apenas o visual exterior. A alteração do modelo também assinala uma atualização significativa do interior. Prevalece uma configuração moderna, que corresponde ao padrão estabelecido pelo seu irmão mais velho, o GLE. A nova linguagem de design combina a estética puramente atrativa com a desportividade dinâmica, e incorpora uma nova interpretação do luxo contemporâneo. O interior do GLC invoca uma atmosfera agradável, caraterística da marca, através de materiais de elevada qualidade com um toque de fabrico artesanal, tais como os revestimentos em pele ou madeira, aplicações com acabamento rigoroso e agradáveis ao toque. Por último, mas não menos importante, o novo modelo é substancialmente mais espaçoso, tanto no compartimento dos passageiros como no

(3)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

3

compartimento de bagagens. O teto panorâmico opcional de grandes dimensões, permite uma maior luminosidade e uma sensação de arejamento no interior.

Do design interior totalmente novo, destaca-se o tablier e a consola central com as suas linhas fluidas, um painel da consola integral e de grandes dimensões, caraterizado por uma linha curva elegante desde as saídas de ventilação centrais ao apoio de braços. Estas linhas nítidas criam uma sensação de espaço amplo e estabelecem um padrão de design purista e moderno. O recém-desenvolvido touchpad inovador no apoio de mãos, sobre o botão de pressão rotativo, encontra-se alojado ergonomicamente na consola central. Tal como num smartphone, o touchpad permite uma operação fácil e intuitiva de todas as funções da unidade principal, através de gestos manuais. O touchpad também permite introduzir letras, números e caracteres especiais através de escrita manual – em qualquer idioma suportado pelo Audio 20 ou COMAND Online. Um ecrã do sistema multimédia posicionado centralmente, está integrado parcialmente acima da consola central. Cinco saídas de ventilação redondas com efeito "cool touch" metálico, conferem ao tablier um visual desportivo e criam um contraste atrativo com o design elegante dos restantes materiais.

Mais espaço, diversão e conforto

Comparativamente com o seu antecessor, o novo modelo é substancialmente mais espaçoso para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. O aumento do comprimento do GLC comparativamente ao modelo anterior traduz-se num maior espaço interior efetivo. Praticamente todos os fatores importantes de conforto foram melhorados – substancialmente em alguns aspetos – sobretudo o espaço no banco traseiro.

O espaço de entrada e saída dos passageiros do banco traseiro foi melhorado significativamente, com um aumento de 34 mm do comprimento para facilitar a entrada e a saída do veículo.

Através da utilização efetiva do espaço e de soluções de arrumação inteligentes, os engenheiros aumentaram substancialmente as dimensões do compartimento de bagagens, a área de carga e a sua utilização. O banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40/20/40, e possibilita uma posição que permite aumentar a capacidade de carga através da fixação das costas do banco num ângulo mais acentuado. Nesta

(4)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

4

configuração, o volume de carga do compartimento de bagagens aumenta entre 80 a 110 litros, para um total de 580 litros. No total, o GLC possui um volume de carga de 1600 litros – 50 litros superior ao do modelo anterior. O comprimento máximo do compartimento de bagagens é de 1320 mm, enquanto a largura máxima aumentou 150 mm, para 1100 mm.

O maior conforto de carregamento e descarregamento é obtido através da redução da altura da embaladeira do compartimento de bagagens em 40 mm, do equipamento opcional AIR BODY CONTROL e do sistema HANDS-FREE ACCESS, que permite a abertura automática da porta do compartimento de bagagens através de um movimento do pé por debaixo do para-choques traseiro.

Eficiência energética: caraterísticas essenciais

A Mercedes-Benz aplicou um pacote extensivo de medidas para melhorar significativamente a eficiência energética e o desempenho do GLC. Cadeias cinemáticas modificadas ou novas, aerodinâmica excecional e design de baixo peso, são os fatores principais que influenciam a eficiência energética do veículo. Comparativamente à

geração anterior, os níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2 dos

modelos com motores diesel e a gasolina, foram reduzidos substancialmente até 19%, enquanto o desempenho foi melhorado com o mesmo nível de potência:

Todos os modelos cumprem a norma de emissões EU6 e estão equipados com a função start/stop. Pela primeira vez neste segmento, com o GLC 350 e 4MATIC, a Mercedes-Benz oferece adicionalmente uma versão híbrida plug-in, que combina agilidade da tração integral com o menor consumo de combustível e o mais baixo nível de emissões:

o SUV de médias dimensões emite apenas 60 g de CO2 por km* e atinge uma

velocidade máxima de 235 km/h, com a maior potência do seu segmento de 155 + 85 kW (211 + 116 CV). O veículo híbrido possui uma autonomia de 34* km em modo totalmente elétrico, sem emissões, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5.9 segundos, cortesia da função boost. Tal como a versão PLUG-IN do Classe S, o GLC 350 e 4MATIC oferece todas as caraterísticas de conforto e sistemas de eficiência - incluindo a estratégia de funcionamento flexível e inteligente, programas de condução em modo híbrido, pedal do acelerador sensível ao toque e controlo da pré-climatização.

(5)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

5

A transição do design também acrescentou atributos aerodinâmicos ao novo GLC. Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.31 (GLK 0.34) e um arrasto aerodinâmico total de 0.794 (GLK 0.87), o modelo estabelece uma nova referência no seu segmento. Apesar do desenho eficiente e substancialmente mais aerodinâmico do veículo, este desempenho aerodinâmico excecional também resulta de um conjunto de soluções técnicas tais como a vedação do radiador e das juntas dos faróis, persianas ajustáveis do radiador, o spoiler alongado do tejadilho ou os painéis otimizados da parte inferior da carroçaria.

Apesar das dimensões exteriores significativamente superiores, uma maior distância entre eixos e uma aplicação de equipamento mais alargada, o peso do veículo foi reduzido em 80 kg. A carroçaria totalmente nova com um peso 50 kg inferior à do modelo mais compacto GLK, é o fator principal que contribuiu para esta redução, graças a uma combinação inteligente de materiais, incluindo o alumínio e aços de resistência elevada e ultra elevada. Os componentes em alumínio permitem reduzir o peso do chassis, beneficiando também o conforto de condução devido à menor redução de assistência às massas não amortecidas. A suspensão pneumática opcional de múltiplas câmaras AIR BODY CONTROL, possui elementos de baixo peso em material robusto reforçado de fibra de vidro, que reduz o peso do sistema comparativamente às suspensões pneumáticas convencionais. A utilização da nova caixa de transferência compacta como módulo acessório e a caixa de velocidades 9G-TRONIC com o seu alojamento em magnésio, resulta numa redução de peso de 12 kg, comparativamente ao modelo anterior.

AIR BODY CONTROL: suspensão inovadora

O novo GLC está equipado de série com a suspensão AGILITY CONTROL com molas de aço e um sistema de amortecimento variável. O GLC é o único modelo neste segmento a oferecer a opção de instalação de um sistema de suspensão pneumática de múltiplas câmaras-de-ar, e de amortecimento contínuo variável de controlo eletrónico. A suspensão AIR BODY CONTROL combina a excelente estabilidade e dinâmica de condução, com o ótimo conforto e capacidades de todo-o-terreno excecionais. As caraterísticas específicas são pré-selecionadas de acordo com as definições do programa do modo de transmissão DYNAMIC SELECT. Em modo Sport, os passageiros do GLC sentem-se como se estivessem sentados num veículo desportivo, com uma elevada dinâmica em curva, devido à ligação rígida ao chassis, que tem uma altura ao

(6)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

6

solo inferior em cerca de 15 mm. O modo Comfort oferece a experiência de condução totalmente oposta, focando numa condução particularmente confortável com uma ligação suave ao chassis. Para assegurar a máxima segurança de condução também neste modo, as forças do conjunto mola e amortecedor adaptam-se em 60 milissegundos, em resposta por exemplo a manobras súbitas evasivas. Se o GLC estiver equipado com o pack Off-Road Engineering, o sistema AIR BODY CONTROL otimiza o contacto das rodas com o solo, assegurando uma boa progressão em pisos todo-o-terreno, elevando a altura do veículo em cerca de 50 mm e fornecendo uma configuração da suspensão particularmente suave. Os benefícios adicionais do sistema incluem uma redução do adornamento em curva, o controlo automático da altura e a redução da altura da embaladeira do compartimento de bagagens para facilitar o carregamento e o descarregamento.

Cadeia cinemática: agilidade, dinamismo e conforto à escolha

O novo GLC está equipado de série com o sistema de controlo DYNAMIC SELECT com cinco programas de modos de transmissão. Adicionalmente aos modos de transmissão ECO, COMFORT, SPORT, SPORT+ e INDIVIDUAL já conhecidos de outros modelos, o novo GLC também pode ser equipado com o pack Off-Road Engineering. Este inclui até cinco programas. Os programas de condução "Slippery" e "off-road" são totalmente novos. O programa "Off-road" destina-se a facilitar a condução em pisos todo-o-terreno, tais como estradas de gravilha ou trilhos de areia. O programa "Incline" aumenta as capacidades para superar declives acentuados ou de extensão prolongada, ou percorrer troços ascendentes lentos. Em conjunto com a suspensão pneumática AIR BODY CONTROL, o programa adicional "Rocking Assist" oferece o último recurso, se o veículo ficar atolado/preso. Aqui a altura do veículo é elevada em 50 mm e os limites de controlo de patinagem das rodas são aumentados, por forma a permitir a libertação do GLC. O quarto programa de todo-o-terreno, "Trailer", foi concebido para rebocar de forma ideal um atrelado em todo-o-terreno, facilitando por exemplo o arranque do veículo em pisos de relva molhada. O pack Off-Road Engineering inclui adicionalmente uma proteção inferior robusta Gemtex, que protege o contacto da parte inferior do veículo com o piso tal como no modelo anterior, e ainda o sistema Downhill Speed Regulation. O sistema, designado também pela sigla DSR, mantém automaticamente a velocidade pré-definida no controlo da velocidade de cruzeiro, quando percorre troços de descida acentuada.

(7)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

7

Todos os modelos incluem tração integral permanente 4MATIC, com uma repartição de binário de 45:55, entre os eixos dianteiro e traseiro. Em cooperação com os sistemas de

controlo dinâmicos ESP®, ASR e 4ETS, este sistema proporciona um comportamento

superior e claramente previsível. A embraiagem multidisco no diferencial central assiste o sistema na eventualidade de coeficientes de atrito significativamente baixos entre os pneus e o piso da estrada, como por exemplo em condições de neve ou gelo na estrada. Uma força de bloqueio de 50 Nm entre os eixos dianteiro e traseiro, aumenta substancialmente a tração com o mesmo nível de estabilidade de condução.

A caixa de velocidades automática 9G-TRONIC também é um equipamento de série nas versões GLC 220 d 4MATIC, GLC 250 d 4MATIC e GLC 250 4MATIC. Dependendo do modo de transmissão selecionado do sistema DYNAMIC SELECT, a caixa de velocidades automática com conversor de binário, evidencia uma grande agilidade e resposta. O potencial da caixa de velocidades é explorado ao máximo. Por um lado, permite efetuar passagens de caixa a uma velocidade impressionante, com transições perfeitas para uma aceleração vigorosa, por outro, permite efetuar passagens de caixa suaves, praticamente impercetíveis para uma condução agradável. Tal como em todos os modelos híbridos da Mercedes-Benz, o GLC 350 e 4MATIC está equipado com a última versão da caixa de velocidades 7G-TRONIC PLUS, que foi especificamente otimizada em linha com as necessidades das aplicações híbridas, combinando também uma elevada dinâmica de condução com o excelente conforto de condução e eficiência superior.

Airbag & co.: proteção dos ocupantes

Mantendo a tradição Mercedes-Benz, a carroçaria forma a fundação para uma segurança exemplar durante um impacto. Um habitáculo seguro de alta resistência, forma o núcleo deste conceito. O habitáculo inclui zonas de deformação especialmente concebidas e testadas, que asseguram a segurança máxima dos ocupantes em virtude das trajetórias otimizadas de propagação da força de impacto, e através de uma combinação de componentes de alumínio fundido com aços de resistência ultra elevada. Adicionalmente aos cintos de segurança de 3 pontos com pré-tensores pirotécnicos, enroladores reversíveis e limitadores de esforço dos cintos de segurança para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro, são utilizados vários airbags para proteger os ocupantes do veículo em caso de acidente. Estes incluem os airbags laterais combinados tórax/pélvis para o condutor e passageiro dianteiro, um

(8)

Mercedes-Benz Portugal S.A., Comunicação de Automóveis

Abrunheira – Apartado 1, 2726-901 Mem Martins • Uma empresa do Grupo Daimler

8

novo airbag de cortina recém-desenvolvido que abrange os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, os airbags laterais opcionais para os bancos laterais traseiros, e um airbag para os joelhos do condutor. O banco do passageiro dianteiro pode ser equipado adicionalmente com um sistema de reconhecimento automático de cadeira de crianças, que prescinde do anterior sistema na forma de tela de deteção de peso. Este sistema permite utilizar qualquer modelo de cadeira de crianças. O airbag é desativado automaticamente quando uma cadeira de crianças é instalada, sendo reativado novamente quando a cadeira de crianças for desinstalada.

Referências

Documentos relacionados

Na comparação dos índices das frases, excetuando-se a 40421C_A que pode ser considerada como a demonstração de que ambos públicos possuem a mesma percepção, e a mais

Dessa forma, este estudo promove uma análise integrada sobre os elementos componentes do meio físico e do meio sócio-cultural do Belvedere, região sul de Belo

Os Direitos Fundamentais nos paradigmas Liberal, Social e Pós- social – (Pós-modernidade constitucional?) IN: SAMPAIO, José Adércio Leite (Coord.) Crise e desafios da

No entanto, pode-se indicar, desde já, em termos de semelhanças, a diversidade dos percursos escolares e a heterogeneidade de competências prévias dos aprendentes

(a) Se os dois béqueres contém água pura, são aquecidos por fontes de calor idênticas e diferem apenas na quantidade de água que tem em cada um deles, portanto, o béquer A entrará

Observou-se associação significativa entre os problemas de sono e a percepção de qualidade do suporte social, de forma que os idosos que referiram problemas de sono em

No entanto, o plano espiritual, na tirinha, nada mais é do que um espelho que reflete os sentidos que se naturalizaram no plano terrestre e, portanto, apenas mascaram

Juízes de Direito Auxiliares da Comarca de Indaiatuba, e KARLA PEREGRINO SOTILO, Juíza de Direito Auxiliar da Comarca de Itu, para integrarem o Colégio Recursal da 20ª