• Nenhum resultado encontrado

Benefícios da biomassa de banana verde na alimentação humana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Benefícios da biomassa de banana verde na alimentação humana"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

VERIDIANA ZULEICA MARX

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Ijuí 2018

(2)

VERIDIANA ZULEICA MARX

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Monografia apresenta ao Pós-graduação Lato sensu em Gastronomia aplicada à Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como requisito parcial à obtenção do título de especialista.

Orientadora: Profa. Dra. Mariana Moura Ercolani Novack

(3)
(4)

UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCVIDA – Departamento Ciências da Vida

A Comissão Examinadora, abaixo assinada, aprova a Monografia

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Elaborada por

VERIDIANA ZULEICA MARX

Como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gastronomia Aplicada a Nutrição

Comissão Examinadora

_________________________________________

Profª Drª Mariana Moura Ercolani Novack (Orientadora) - DCVIDA/UNIJUÍ

_________________________________________ Profª Me Karina Ribeiro Rios - DCVIDA/UNIJUÍ

(5)

DEDICO AO MEU FILHO: ALAN FELIPE MARX BLATT

(6)

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, a Deus, pela graça de encerrar este ciclo e ter me dado saúde e força para superar as dificuldades, por estar sempre me guiando em todas as etapas de minha vida. Aos meus pais, Sadir e Verônica que sempre acreditam em mim, que me motivam, incentivam e apoiam na busca dos meus sonhos profissionais e pessoais, pelo amor incondicional que recebo e pela dedicação com meu filho.

A minha irmã e melhor amiga Kátia e ao José (minha paixão). Ao Alan, minha felicidade, meu amor, minha fortaleza.

Ao meu marido Álvaro pelo incentivo em terminar este ciclo (te amo). A universidade, direção, administração, coordenadores e professores.

Aos professores (amigos) e responsáveis pela unidade de educação continuada que possibilitaram o termino desta etapa com todas as dificuldades que precisei superar. Aos meus colegas e amigos.

A querida Profª Drª Mariana Moura Novack minha orientadora, que é exemplo de professora, mestre e doutora com sua dedicação, correções e incentivos (sem pensar em horário).

A Profª Me Karina Ribeiro Rios por ter aceitado ser examinadora da banca deste trabalho. Aos meus alunos que são minha fonte de inspiração em busca de conhecimento.

(7)
(8)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...8

2 METODOLOGIA...10

3 REVISÃOBIBLIOGRÁFICA...10

3.1 Banana ...10

3.2 Biomassa de banana verde...11

3.3 Benefícios da biomassa da banana verde para alimentação humana ...14

4 CONCLUSÃO...17

(9)

6

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

RESUMO

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo representa um símbolo da nossa tropicalidade, conseguimos consumir esse alimento em todo território nacional, com baixo custo. Uma alternativa para o desperdício que temos no país (devido a falhas no manejo) seria a maior utilização da banana verde na indústria de alimentos na forma de farinha e biomassa (caseiro e industrial). A biomassa é composta através de uma pasta de banana cozida e triturada, feita com qualquer tipo de espécie de banana, essa biomassa e obtida através cocção e extrusão de banana verde. Objetivou-se identificar na literatura científica os principais aspectos apontados sobre a biomassa de banana verde, bem como os benefícios a saúde humana e sua aplicação na gastronomia. Foi realizada a busca nas seguintes bases de dados a saber: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico e Lilacs (Literatura Latino-americana e Do Caribe em Ciências da Saúde). Nas buscas foram utilizados os descritores: alimentos funcionais, amido resistente, banana verde, biomassa, farinha de banana verde publicados em periódicos nacionais e internacionais. Constatou-se que a biomassa de banana verde é uma ótima forma de consumir um alimento rico em vitaminas, minerais, fibras alimentares e amido resistente. Um dos componentes essenciais presente na biomassa é o amido resistente, ele está presente em grandes quantidades e é o responsável pelas propriedades funcionais desse alimento. Estudos demonstram que a biomassa é uma pasta com propriedades extraordinárias e pode enriquecer vários pratos, podendo ser utilizada como opção para substituir os espessantes tradicionais e por ser ausente de sabor e ser inodora acaba assumindo o sabor das preparações. Os benefícios são enormes, podemos citar: Prevenção de câncer de colón, aumento do bolo fecal, prevenção de diverticulite e hemorroidas, diluição de compostos tóxicos, prevenção de doenças crônicas, aumento de efeito saciedade, diminuição de sobrepeso e obesidade.

Palavras-chave: alimento funcional, amido resistente, gastronomia.

(10)

7

ABSTRACT

The banana is one of the most consumed fruits in the world represents a symbol of our tropicality, we can consume this food throughout the national territory, with low cost. An alternative to the waste we have in the country (due to management failures) would be the greater use of green bananas in the food industry in the form of flour and biomass (homemade and industrial). The biomass is composed of a cooked and crushed banana paste, made with any kind of banana, this biomass and obtained through cooking and extrusion of green banana. The objective was to identify in the scientific literature the main aspects about green banana biomass, as well as the benefits to human health and its application in gastronomy. The following databases were searched: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Academic and Lilacs (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences). In the searches the descriptors were used: functional foods, resistant starch, green banana, biomass, green banana flour published in national and international journals. It has been found that green banana biomass is a great way to consume a food rich in vitamins, minerals, dietary fiber and starch resistant. One of the essential components present in biomass is starch resistant, it is present in large quantities and is responsible for the functional properties of this food. Studies demonstrate that biomass is a paste with extraordinary properties and can enrich several dishes, it can be used as an option to replace traditional thickeners and because it is absent from taste and being odorless, it takes on the taste of the preparations. The benefits are enormous, we can mention: Prevention of colon cancer, increase of fecal cake, prevention of diverticulitis and hemorrhoids, dilution of toxic compounds, prevention of chronic diseases, increased satiety effect, decrease of overweight and obesity.

Key words: functional food, resistant starch, gastronomy.

(11)

8

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo segundo Borges (2003), originaria da Ásia, ela é um símbolo da nossa tropicalidade (EMBRAPA, 2012). A bananeira (Família das Musáceas) é cultivada em todos os estados brasileiros, desde a faixa litorânea até os planaltos do interior. Calcula-se que a área plantada no país atinja cerca de 491 mil hectares. Entretanto, alguns fatores climáticos, como a temperatura e o regime de chuvas, impõem limites à cultura fazendo com que ela se concentre nos Estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Pará e Minas Gerais (EMBRAPA, 2006). O Brasil é um dos maiores consumidores de banana no mundo. Estima-se que a produção anual seja superior a 37 milhões de toneladas (EMBRAPA, 2012).

Segundo Etene (1996 appud NETO et al., 1998)a banana, dentre as frutas tropicais, é uma das mais ricas fontes de alimento energético, desde os tempos mais remoto, Bianchi (2011) cita que a banana é rica em carboidratos, vitaminas e minerais e que no fruto verde os sais minerais que aparecem em maior quantidade são o potássio, o fósforo, o cálcio, o sódio e o magnésio. Além de ser fonte de energia, citam-se as seguintes vantagens que evidenciam o valor desta fruta: cultivo simples e vida econômica, que oscila de cinco a dez anos; colheita após o primeiro ano; colheita permanente durante o ano, sem grandes diferenças de volume; e fruta bastante nutritiva e de paladar agradável.

O alto nível da produção infelizmente é acompanhado por grande desperdício, resultado da falha no manejo da colheita e pós-colheita e da falta de alternativas de industrialização dessa fruta (EMBRAPA, 2012). O acúmulo das perdas na cadeia produtiva da banana é de até 60 %, segundo Borges (2003). Os desperdícios acontecem durante toda a cadeia produtiva, desde a lavoura (5 %), o processo de embalagem (2 %), as vendas no atacado (6 a 10 %) e varejo (10 a 15 %), e diretamente com o consumidor (5 a 8 %) (PEREIRA, 2003). Uma alternativa para tal desperdício seria a maior utilização da banana verde na indústria de alimentos (BORGES, 2003) bem como a utilização da biomassa de banana verde.

Diante das possibilidades de industrialização, a farinha de banana mostrou ser um empreendimento bastante promissor, visando o enriquecimento dos alimentos ou a substituição parcial da farinha de trigo, podendo ser utilizada na panificação (emulsificante), produtos dietéticos, alimentos infantil e até como ração animal (NETO et al., 1998; BORGES et al., 2009).

Loures (1989 appud BORGES et al., 2009) descreve que as fábricas de farinha de médio e pequeno porte podem ser localizadas próximas as fontes de alimento in natura a fim de estimular agricultura familiar, implantar novas indústrias alimentícias e favorecer a criação de novos empregos, aumentando a renda per capita.

(12)

9

Segundo Ramos, Leonel, Leonel (2009) avaliam que todas as farinhas de banana verde apresentam considerável teor de amido resistente (10 a 40 %) e a farinha obtida a partir do genótipo Nam é uma excelente fonte deste amido, seguida pela maçã, prata-anã e prata-zulu, o autor constata que a Nam pode ser afetada por pragas e, portanto a prata se torna uma ótima opção.

Além de farinhas de banana verde, outro excelente método de utilização desta fruta seria o processamento em forma de biomassa, Bianchi (2011) descreve que esta é uma ótima forma para reduzir as perdas na produção, bem como uma forma de consumir um alimento rico em vitaminas, minerais, fibras alimentares e amido resistente. A biomassa é um produto obtido a partir do cozimento da fruta verde, sem retirar a casca, possibilitando uma melhor retenção dos nutrientes. Posteriormente a polpa da fruta é processada para obter-se homogeneidade (BORGES, 2003). Segundo Carmo (2015) a biomassa não apresenta sabor característico e pode ser adicionada na formulação de alimentos (bolo, maionese, massas e biscoitos) para incorporar vitaminas, minerais e fibras. Um dos componentes essenciais presente na biomassa é o amido resistente, ele está presente em grandes quantidades e é o responsável pelas propriedades funcionais desse alimento (CARMO, 2015). A biomassa de banana verde pode ser usada em produtos alimentícios com bons resultados em testes de aceitabilidade, alguns estudos relatam a sua utilização em sorvete (MORAES et al, 2011) e hambúrguer funcional (SILVA; BUENO, 2015).

Carmo (2015) ressalta que além dos benefícios nutricionais e fisiológicos, a produção de biomassa e da farinha de banana verde trás benefícios na cadeia produtiva da banana através da utilização de subprodutos, pois, podem-se prevenir os riscos de contaminação no meio ambiente, diminuir o desperdício e conservar energia.

Com base nessas informações, este artigo teve por objetivo identificar na literatura científica os principais aspectos apontados sobre a biomassa de banana verde, bem como os benefícios a saúde humana e sua aplicação na gastronomia.

(13)

10

Este estudo é uma revisão narrativa da literatura, no qual são usadas publicações apropriadas para descrever e discutir o desenvolvimento de um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual. Constituem na análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e ou eletrônicas, na interpretação e análise crítica pessoal do autor. Não é exigido um protocolo rígido para sua organização; ainda, a seleção dos artigos é arbitrária e pode sofrer interferência da percepção subjetiva (ATALLAH; CASTRO, 1997; CORDEIRO et al., 2007).

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, e-book e publicações científicas disponíveis nos bancos de dados da Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico e Lilacs (Literatura Latino-americana e Do Caribe em Ciências da Saúde). Nas buscas foram utilizados os descritores: alimentos funcionais, amido resistente, banana verde, biomassa, farinha de banana verde publicados em periódicos nacionais e internacionais. Assim sendo, os instrumentos metodológicos utilizados tiveram como princípio básico o respeito às normas éticas inerentes a realização da pesquisa científica. Foram selecionados 51 documentos abordando o assunto, sendo que a temática principal divide-se nos seguintes tópicos: Banana; Biomassa de banana verde; Benefícios da biomassa da banana verde para alimentação humana.

3. REVISÃO BIBILOGRAFICA 3.1 BANANA (Musa spp.)

A bananeira teve sua domesticação no sudeste asiático no fim da última glaciação, há 10 mil anos. A banana no Brasil é uma fruta de subsistência e de importância social, a bananeira é plantada em todo território nacional em pequenas áreas rurais (EMBRAPA, 2012). Em um relatório de 1614, o padre capuchinho Claude D’Abbeville passou 4 meses no Maranhão na expedição de 1612, relata a presença de bananeiras na Ilha de São Luis:

[...] arvore não muito alta, com folhas longas de uma baça de comprimento e dois grandes pés de largura. Dá um fruto chamado banana, de meio pé de comprimento e um pouco menos grosso do que o pepino. Tem a casca amarela e a carne branca como a maçã. O fruto é doce, delicado e ótimo para comer cru ou cozido Abbeville (1975 appud EMBRAPA, 2012).

A banana é uma das frutas mais presente na dieta dos brasileiros, o Brasil é um grande produtor de banana, porém apresenta um alto índice de perdas que vão desde a cadeia produtiva devido a falhas na colheita, pós-colheita e nos sistemas de transporte e armazenamento até a

(14)

11

distribuição para o consumidor. O fruto ainda verde possui maior concentração de sais minerais, baixas quantidades de açúcar e altas quantidades de amido resistente. O amido resistente presente na banana verde pode ser utilizado como ingrediente para a produção de produtos com qualidades funcionais na alimentação dos brasileiros (CARMO, 2015).

A banana é rica em minerais como: potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, apresentando ainda ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco, também é fonte de vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina), fonte de proteínas, em pequenas quantidades, como a albumina e a globulina, e fonte de aminoácidos como a asparagina, glutamina e histidina, sendo um importante componente na alimentação em todo o mundo, conforme Adão e Glória (2005 appud CARMO, 2015).

Ranieri e Delani (2014) descrevem que o principal componente da banana verde é o amido resistente (age no organismo como fibra alimentar), portanto ela também contem vitaminas A do complexo B (B1, B2, B3, B6), vitamina C, possui flavonoides que segundo Carmo (2015) são compostos bioativos que atuam na proteção da mucosa gástrica e beta-carotenos, minerais como cálcio, ferro, sódio, magnésio, manganês, iodo, enxofre, potássio, zinco, proteínas, gordura e carboidratos (RANIERI; DELANI, 2014). Possui no máximo 2 % de açúcares e grande quantidade de amido e após o amadurecimento esse amido se converte em açucares (sacarose, glicose e frutose), pelo fato desse amido ter uma estrutura molecular maior se torna de difícil digestão e passa a ser chamado de amido resistente (RANIERI, DELANI, 2014).

3.2 BIOMASSA DE BANANA VERDE

Atualmente a tendência da alimentação esta unindo quatro grandes frentes: a conveniência, a autenticidade, o prazer e a saúde (PEREIRA, 2007). O interesse do consumidor neste tipo de alimento faz a banana verde ser um excelente alimento para ser introduzido na alimentação da população.

A biomassa é composta através de uma pasta de banana cozida e triturada, feita com qualquer tipo de espécie de banana, essa biomassa e obtida através cocção e extrusão de banana verde, porém para manter suas propriedades funcionais precisa ser feito em até três dias após colheita (OI; TAMBOUGI; MORAES, 2010).

(15)

12

A polpa de banana verde cozida consiste em uma pasta da banana não madura que apresenta excelente propriedade espessante e, por ser desprovida de sabor, pode ser utilizada em grande variedade de pratos sem ocasionar alteração no gosto dos mesmos. A biomassa da banana verde gera um aumento no volume do alimento e também incorpora vitaminas, minerais, e fibras ao mesmo. Existem três tipos de biomassa de banana verde, a biomassa P (feita com a polpa) e a biomassa F (feita com a fibra da casca da banana verde), e a biomassa integral que contém a casca e polpa. As mais utilizadas são a biomassa P e integral. Para obtenção da biomassa de polpa, os frutos verdes passam por um processo de lavagem ainda com casca, com o auxílio de esponja, água e sabão, em seguida são enxaguados para total retirada do sabão. Em panela de pressão com água fervente são submetidos ao processo de cocção, onde são cozidas com casca, cobertas com água, por oito minutos em fogo brando e por mais 12 minutos sem contato com o fogo, também pode ser cozida em panela aberta a uma temperatura de 98ºC. Ao término da cocção as bananas podem ou não passar pelo processo de separação da casca e polpa, em seguida, triturada e então ocorre a extrusão. É importante manter a temperatura da polpa elevada para que esta não esfarele. O produto final do processo é a biomassa da polpa (CARMO, 2015; OI; TAMBOUGI; MORAES, 2012).

Valle e Camargos (2003, appud Carmo, 2015) descrevem que a biomassa quando não utilização imediata pode ser resfriada em geladeira, onde permanece por oito dias sem perder suas características funcional ou congelada por quatro meses, porém é necessário que ocorra novamente o processo de trituração ou prensagem para que a mesma volte a suas características de textura originais e possa ocorrer sua utilização, sendo que a composição nutricional de 100 g de biomassa de banana verde contém 19,8 g de carboidratos e 4,7 g de fibras alimentares. Um dos componentes essenciais presente na biomassa é o amido resistente, no fruto verde, podendo

(16)

13

corresponder de 55 a 93 % do teor de sólidos totais, e as fibras que se encontra em torno de 4,0 % Osvando-Martinez (2009, appud Carmo, 2015).

Segundo Carmo (2015) a biomassa tem uma diversidade de produção, possibilitando a produção de alimentos mais saudáveis e saborosos, com maior valor nutricional, não tendo restrições quanto ao seu uso, desde que utilizado em proporções corretas, porém, atualmente, a biomassa de banana verde ainda produzida de modo artesanal ou piloto, com baixa escala de produção.

Pereira (2007) define que o amido resistente tem atraído grande interesse da população por ser saudável e ter propriedades funcionais, ele tem aspecto semelhante à fibra alimentar, mostrando benefícios fisiológicos em humanos, podendo ate mesmo prevenir doenças, ele é um componente natural da dieta. Comparando a definição de amido resistente com a definição de fibra, conclui-se que amido resistente nada mais é do que uma fibra dietética total. Amido resistente, definição: “é a total quantidade de amido e produtos derivados da degradação de amidos resistentes à digestão no intestino delgado de pessoas saudáveis”, definição de fibra alimentar: “fibra é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestível humano”.

Alimento funcional no Brasil é descrito pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) (1999) como alimento ou ingrediente que além de conter funções nutricionais básicas, devera desencadear efeitos benéficos à saúde e ainda ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Os alimentos que apresentarem nos rótulos das embalagens ou material publicitário as alegações aprovadas pela ANVISA devem ser registrados nas categorias de “Alimentos com Alegações de Propriedade Funcional e ou de Saúde” ou de “Substâncias Bioéticas e Probióticos Isolados com Alegação de Propriedades Funcional e ou de Saúde”. Os produtos são avaliados e seus processos de pedido de registro devem apresentar as documentações necessárias para a comprovação de sua segurança e eficácia na área de alimentos. Existem diversos compostos bioativos presentes nos alimentos funcionais que proporcionam a característica benéfica para a prevenção de doenças. A ascensão de alimentos funcionais está ocorrendo em decorrência da mudança no perfil do consumidor, a população mais idosa está mais consciente do impacto da dieta alimentar na saúde e é esta parcela da população que está fazendo o mercado de funcionais crescer (CARMO, 2015).

(17)

14

3.3 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DA BANANA VERDE PARA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Segundo Pereira (2007) e Bianchi (2011), o amido resistente que resiste na digestão da banana verde a torna um alimento funcional porque a quantidade de butirato (ácido graxo de cadeia curta) produzida pela fermentação deste alimento no intestino grosso (pelas bifidobacterias) é muito grande e serve de nutrientes para a microbiota do colón, contribuindo para a saúde do mesmo, inibindo o crescimento de células cancerígenas devido à redução do pH no intestino grosso. Ele aumenta o bolo fecal prevenindo diverticulite, hemorroidas e dilui compostos tóxicos (câncer de intestino). Pode ser ingerido em maiores quantidades que outras fibras, pois sua lenta fermentação diminui a formação de gases, não causando desconforto com sua maior ingestão (PEREIRA, 2007).

Além do amido resistente, os flavonoides da banana verde tem ação fisiológica, protegendo a mucosa gástrica e contribui para a formação da flora intestinal e melhora no fluxo intestinal (OLIVEIRA; SANTOS; SANTOS, 2016).

Segundo Ranieri e Delani (2014) asseguram que a biomassa é uma pasta com propriedades extraordinárias e pode enriquecer vários pratos, seu amido resistente e promove a estabilidade das funções intestinais e da microbiota local e esse estado de equilíbrio denomina-se de simbiodenomina-se intestinal. A simbiodenomina-se intestinal refere-denomina-se ao bom funcionamento do intestino e equilíbrio da flora e para que isso aconteça precisa existir quantidades adequadas de bactérias (probióticos) que auxiliam na digestão e combatem doenças. O amido resistente promove crescimento dessas bactérias, sendo um prebiótico, portanto um carboidrato que não é digerido estimula a ação dos probióticos beneficiando nosso organismo (CARVALHO, 2015).

Segundo Oi, Tambougi e Moraes (2012), muitas pesquisas revelam os benefícios da banana verde sobre alguns males, como câncer colorretal, diarreia, índice glicêmico, resposta insulínica, doenças cardiovasculares e doença celíaca (ZANDONADI, 2009).

As fibras alimentares e o amido resistente contribuem para a queda do índice glicêmico dos alimentos, portanto alimentos feitos com biomassa tem uma menor resposta glicêmica, consequentemente menor resposta insulínica, auxiliando no diabetes tipo 2, e por ser fibra insolúvel a utilização da biomassa diminui risco de doenças cardiovasculares e contribui para perda de peso (moléculas de gordura e açúcar serão absorvidas mais lentamente) e por ser também fonte de fibra solúvel promove efeito saciedade (PEREIRA, 2007; BIANCHI 2011).

(18)

15

O amido pode ser dividido em rapidamente digerível, quando submetido à incubação com amilase pancreática e amiloglicosidase em uma temperatura de 37° C, converte-se em glicose em 20 minutos; lentamente digerível se nas mesmas condições leva 120 minutos para se transformar em glicose e amido resistente, que resiste a ação das enzimas digestivas e vai ser fermentado no intestino grosso pela microflora bacteriana, segundo Lobo e Silva (2003 apud RAMOS; LEONEL; LEONEL, 2009).

A banana verde contem amido resistente com compostos biológicos em sua composição que são primordiais para promoção de efeitos metabólicos e fisiológicos auxiliando na prevenção de doenças não transmissíveis, bem como tem característica aumentar o efeito saciedade, prevenindo acumulo de gordura que provoca sobrepeso e obesidade (FREITAS, 2002).

Os benefícios são enormes, podemos citar: prevenção de câncer de colón, aumento do bolo fecal, prevenção de diverticulite e hemorróidas, diluição de compostos tóxicos, prevenção de doenças crônicas, aumento de efeito saciedade, diminuição de sobrepeso e obesidade.

Segundo Oi, Tambourgi e Moraes (2012), a biomassa pode ser utilizada como opção para substituir os espessantes tradicionais como trigo, soja, fécula de mandioca e amido de milho, melhorando o valor nutricional e por ser ausente de sabor e ser inodora acaba assumindo o sabor das preparações elaboradas com ela.

Pereira (2007) refere que o amido resistente em produtos alimentícios promove crocância em biscoitos, maior expansão em cereais matinais, por ter baixo valor calórico pode ser usado em produtos light e diet é uma fonte de fibra alimentar para ser usada melhorando expansão e coloração dos alimentos integrais, melhorando a aceitação desses produtos pelos consumidores. Alguns trabalhos foram realizados utilizando a biomassa de banana verde para

enriquecer as formulações e serem avaliados em testes de aceitabilidade e qualidade dos produtos, como por exemplo, na produção de macarrão segundo Verzana et al; (2011, appud Carmo, 2015), biscoito (FASOLIN et al., 2007) , bolo (BORGES, 2003), empada sem glúten (DIAS et al., 2011), iogurte (SILVEIRA et al., 2017), pão (OLIVEIRA et al, 2015) e

(19)

16

4. CONCLUSÃO

No Brasil conseguimos consumir a banana verde em todo território nacional, com baixo custo, ela se torna um ótimo alimento, pois une características de alimento com benefícios para a saúde. A biomassa de banana verde é uma preparação que pode ser preparada nas residências dos Brasileiros. Desta forma nossa alimentação pode ser melhorada com este alimento

(20)

17

funcional que tem em sua composição o amido resistente e é rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares.

O amido resistente presente na biomassa de banana verde está diretamente relacionado com a promoção da saúde, prevenindo varias doenças, os benefícios são enormes, podemos citar: prevenção de câncer de colón, aumento do bolo fecal, prevenção de diverticulite e hemorroidas, diluição de compostos tóxicos, prevenção de doenças crônicas, aumento de efeito saciedade, diminuição de sobrepeso e obesidade.

Sugere-se que campanhas para utilização deste produto sejam realizadas, informando aos consumidores brasileiros sobre seus benefícios e como utiliza-la na gastronomia. O aumento do consumo de banana verde na forma de biomassa pode impulsionar a cadeia produtiva deste alimento que sofre desperdícios no país, devido a falhas no manejo.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANVISA, Agencia Nacional de Vigilância Sanitaria. 1999. Disponivel em: <http://portal.anvisa.gov.b>. Acesso em 30 jul. 2018.

ATALLAH, N. A.; CASTRO, A. A. Revisões sistemáticas da literatura e metanálise: a melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. Diagnóstico e Tratamento, 1997, v. 2, n. 2, p. 12-15.

(21)

18

BIANCHI, M. Banana verde – propriedades e benefícios. 2011. Disponíveis em: <http://www.valemaisalimentos.com.br/material/bananaverdepropriedades_e_beneficios.pdf. >. Acessado em 01 de jun. de 2018.

BORGES, M., T., M., R. Potencial vitamínico de banana verde e produtos e derivados. 2003. 137f. Tese (Doutorado em ciências de alimentos) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

BORGES, A., M.; PEREIRA, J.; LUCENA, E., M., P. Caracterização da Farinha de Banana Verde. Ciências e Tecnologia de Alimentos; Campinas, v. 29, n. 2, p. 333 – 339, abr. – jun. 2009.

CARVALHO, G. Nutrição, probióticos e disbiose: revisão. 2015. Disponível em: <http://www.nutconsult.com/artigos.htm>. Acesso em 30 jul. 2018.

CARMO, A., F., S. Propriedades Funcionais da Biomassa e Farinha de Banana Verde. 2015. 58f. Monografia (universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena). Lorena, 2015.

CORDEIRO, A., M. et al. Revisão Sistemática: Uma revisão narrativa. Revista Colégio Brasileiro de Cirurgiões; 2007, v. 34, n. 6.

DIAS, A., R.; et al. Massa de empada sem glúten e sem leite, enriquecida com biomassa de banana verde. Nutrição Brasil. Brasília DF, v.10, n.3, maio/junho 2011.

EMBRAPA. A cultura da banana. Brasília, DF: Editora Embrapa informação tecnológica, 2006, p. 11-12.

EMBRAPA. E-book: A cultura da bananeira na região Norte do Brasil. Brasília, DF: Editora Embrapa informação tecnológica, 2012.

FASOLIN, L. H.; et al. Biscoitos produzidos com farinha de banana: avaliações química, física e sensorial. Ciência Tecnologia Alimentos. v. 27, n.3, p. 524-529. Campinas, jul.-set., 2007. FREITAS. M. C. J. Amido resistente: propriedades funcionais. Nutrição Brasil, Rio de Janeiro, v.1, n.1, maio/jun. 2002.

MORAES, V., M., X.; et al. Desenvolvimento e Perfil Sensorial de Sorvete à Base de Biomassa de Banana Verde. Editora Insumos, São Paulo, 12 de jul. 2011. Disponivel em: http://insumos.com.br/sorvetes_e_casquinhas/artigos_ler.php?id=65. Acesso em 20 de jun. 2018.

MOURA, R.,L.; et al. Utilização de Banana Verde como Ingrediente na Formulação de Brigadeiro. VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Ciências Agrárias – Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012.

NETO, J., M., M.; et al. Componentes Químicos da Farinha de Banana Obtida por Meio de Secagem Natural. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, v. 2, n.3, p. 316-318, 1998.

(22)

19

OI, R., K.; TAMBOURGI, E., B.; MOAES JR, D., Estudo de secagem de Banana Verde em Spray Dryer. Engevista, v. 14, n.2, p. 165-171, ag. de 2012.

OI, R., K.; TAMBOURGI, E., B.; MOAES JR, D., Estudo de viabilidade de secagem de Biomassa de Banana Verde em Spray Dryer rotativo. Exacta, v. 8, n.2, p. 185-191, 2012. OLIVEIRA, D., A., S., B.; et al. Avaliação da Qualidade de Farinha de Pão com Adição de Farinha e Purê da Banana Verde. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, SP, v.37, n.3, p. 699-707, set. de 2015.

OLIVEIRA, C., R.; SANTOS, M., B.; SANTOS, M., F., G. O Potencial da Biomassa de Banana Verde na Simbiose Intestinal. Revista ciência e sociedade Macapá, n.1, v. 1., jan. - jun. de 2016.

PEREIRA, M., C., N. Cultivo de banana para o estado do Amazonas – Importância Econômica. Revista eletrônica Embrapa Mandioca e Fruticultura. 2003, Sistema de Produção, 6. Versão eletrônica 2003.

PEREIRA, K., D. Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Revista Ciência Tecnologia e Alimento, v. 27, 88-92, ago. 2007.

RAMOS, D.P.; LEONEL, M.; LEONEL, S. Amido Resistente em Farinhas de Banana Verde. Revista Alimentos e Nutrição, Araraquara, v.20, n.3, p. 479-483, jul./set.2009.

RANIERI, L. M.; DELANI, T. C. O. Banana verde: Obtenção da Biomassa e Ações Fisiológicas do Amido Resistente. Revista Uningá review, v. 20, n.3, p.43-49, out- dez. 2014. SILVA, I., C.; BUENO, S., M. Hamburguer Funcional de Biomassa de Banana Verde e

Proteina de Soja. Disponível em:

http://www.unilago.edu.br/revista/edicaoatual/Sumario/2015/dowloads/11.pdf. Acesso em 20 de jun. 2018.

SILVEIRA, A., C., R.; et al. Parâmetros Físico-quimicos e Sensoriais de Iogurtes com Biomassa da Banana Verde. Global Science and Tecnology, Rio Verde, v.10, n.1, 2017. ZANDONADI, R. Massa de Banana Verde: uma Alternativa para Exclusão do Glúten. 2009. 74f. Tese (doutorado em ciências da saúde) - faculdade de ciências da saúde, universidade de Brasília – UnB, Brasília 2009.

Referências

Documentos relacionados

A banana, principalmente quando verde e cozida, está inserida no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos, por possuir amido resistente, no qual é de grande

Avaliar o consumo alimentar dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e sua relação.. com os critérios

modo, o artigo tem o objetivo de avaliar e estabelecer um ranking de desempenho com base nas funções de governo que foram executadas pelo Governo Federal, no período de 1980 a

O sistema permite ainda preparar o volume de Reagente de Trabalho necessário para apenas uma medição da atividade enzimática da fosfatase alcalina.. O sistema é simples e

- Cadeira de Rodas: Para clientes portadores de necessidades especiais não é cobrado excesso de Bagagem o transporte de 01 cadeira de rodas, caso seja

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. SECÇÃO 5: Medidas de combate

Desse modo, o condutor deve manter sua atenção no trânsito e não se distrair com conversas, som alto ou uso de rádio ou aparelho celular. Além disso, deve manter-se em estado

O principal objetivo deste trabalho foi acrescentar ao chocolate do tipo ao leite, ingredientes funcionais como a inulina, biomassa de banana verde e a amêndoa do