• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Centro Paroquial e Social de Vinhó (Vinhó)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Centro Paroquial e Social de Vinhó (Vinhó)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Gesp.007.03

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E DESPORTO

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

RICARDO JORGE MARCELO ALMEIDA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM TÉCNICAS DE GERONTOLOGIA

(3)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso de Especialização Tecnológica em Técnicas de Gerontologia

Ricardo Jorge Marcelo Almeida

Orientadores:

Prof. Rosário Martins e Prof. Mário Almeida Instituto Politécnico da Guarda Centro Paroquial e Social de Vinhó

ÍNDICE

Introdução_____________________________________________________________3 Actividades e conhecimentos propostos______________________________________4 Objectivos do estágio____________________________________________________7 Conclusão_____________________________________________________________8 Agardecimentos________________________________________________________9 Anexos______________________________________________________________10

(4)

3

Introdução

O presente relatório, descreve os principais momentos e acontecimentos do estágio proposto e realizado, para a finalização do curso de especialização tecnológica em técnicas de gerontologia. Foi realizado com base num plano de estágio (em anexo) e teve como objectivos principais o enquadramento nas diversas actividades, que envolvem o dia-a-dia do idoso. Este teve a duração de 600 horas, repartidas por diversos períodos consoante a disponibilidade de tempo.

A instituição escolhida para esta missão foi o Centro Paroquial e Social de Vinhó, por preferência própria e pelo facto de, no decorrer do curso, os trabalhos práticos e actividades terem sido realizadas nesta instituição.

O Centro Paroquial e Social de Vinhó abriu as portas à população em 1988, a funcionar apenas em regime de Centro de Dia. Anos depois, mais concretamente no dia 15 de Agosto de 1995 já em novas instalações, as actuais, foi inaugurado o novo lar, com capacidade para acolher vinte e um utentes internos, mantendo em funcionamento o regime de centro de dia e apoio domiciliário, com o fornecimento de refeições a cerca de dez utentes. Esta instituição possui ainda um quarto com duas camas articuladas, para prestação de cuidados continuados a doentes em fase mais delicada ou terminal. Colaboram no desempenho das actividades e funções desta instituição, além da direcção e coordenadora, doze funcionárias incluindo duas cozinheiras, laborando em regime de rotatividade de turnos.

(5)

4

Actividades e conhecimentos propostos

Durante a minha frequência ao longo do estágio nesta instituição, a minha prioridade apesar de conhecer alguns dos utentes ali a residir, foi adquirir a sua confiança e simpatia. Através do diálogo e algumas entrevistas fui-me aproximando para assim poder contar com a sua experiência de vida e sabedoria e aprender algo de produtivo através das suas memórias.

Verifiquei nas conversas que trocámos, que o facto de se falar na sua juventude lhes agradava. Não hesitei e aproveitei a oportunidade de conhecer e recordar alguns jogos tradicionais. O jogo de pião, a bilharda, as escondidas eram os passatempos preferidos no recreio da escola. No meio da conversa alguém lembrou o jogo do cinto, não muito aconselhado a crianças, devido à violência com que podia ser jogado. Constava de um elemento esconder o cinto e os outros tentavam encontrá-lo. O objectivo era consegui-lo para correr atrás dos colegas, movimentando-o como chicote. Nessa época prevalecia a lei do mais forte.

Mais adultos, além dos namoricos, era comum juntarem-se no terreiro principalmente ao Domingo. Os jogos mais habituais eram o fito e a malha, sempre disputados a copos de vinho, quem perdia pagava a rodada aos outros todos.

Os jogos são tradicionais devido à época em que decorreram. Actualmente, podem manter-se, mas tecnologicamente adaptados ao meio e ao local onde vão ser realizados.(fig.1)

(6)

5 As mulheres, recordaram com saudade o tempo de muito trabalho, muito sacrifício, mas sempre alegres e bem-dispostas. Depois de um longo dia de trabalho, o cansaço não as vencia e ainda corropiavam com o cântaro para a fonte do terreiro, só para lançar um olhar ao namorico.

As festas do Senhor da Agonia são recordadas com alguma tristeza. Fazia-se sacrifício durante todo o ano para se oferecer ao Senhor no dia dos festejos. As fogaças, que desfilavam durante o cortejo da procissão, oferecidas pelos diversos bairros da aldeia tornavam-se uma realidade e disputa. Todos se orgulhavam por ser a do seu bairro a melhor oferta. Atrás do Senhor crucificado desfilavam os anjinhos, descalços como sinal de sacrifício e agradecimento pela graça concedida. Para as crianças era uma alegria por serem escolhidas para cumprir esta missão, faziam-no com muita concentração, mas no final esperavam pela recompensa. Além da parte religiosa, era nos dias de festa que tinham mais liberdade para vestir a melhor roupa, sair e divertir-se no bailarico.

Contando com a disponibilidade de alguns idosos mais capacitados, propus a elaboração de alguns trabalhos manuais de fácil execução e adaptados às suas capacidades físicas e mentais. (fig. 2 e 3)

(7)

6 Com a colaboração e ajuda da coordenadora e para receber a festa do nascimento do menino Jesus, foi proposto fazer o presépio e a decoração da árvore de Natal. (fig.4)

Fig. 4 – Decorações de Natal

Com o objectivo de dar oportunidade aos idosos e familiares de partilhar as suas ideias com a instituição, foi criado um livro que lhes foi dedicado, onde podem deixar a sua mensagem ou sugestão acerca do funcionamento da instituição. Apesar do empenho e dedicação que toda a equipa desta instituição dá aos idosos, uma sugestão ou uma mensagem de carinho, nunca é demais para os ajudar a ultrapassar as dificuldades que esta fase da vida lhes traz.

Decidi organizar o organigrama da instituição (em anexo) para melhor conhecimento e orientação do espaço. Quanto a mim está de acordo e bem adaptada às capacidades dos idosos, isenta de escadas e de fácil acesso, com espaço amplo e seguro para passear na rua à volta do lar. São-lhes prestados todos os cuidados de higiene, saúde, alimentação e sobretudo o carinho e dedicação que necessitam e merecem.

(8)

7

Objectivos do estágio

O objectivo principal desta formação, não foi de âmbito profissional, visto que actualmente trabalho em outra área. O meu objectivo foi mais de carácter pessoal, para adquirir novos conhecimentos numa área que cada vez mais necessita de pessoal competente e especializado, visto ser uma fase da vida muito frágil e complexa. Futuramente com as dificuldades que a vida nos apresenta devemos estar preparados para uma possível mudança.

O objectivo deste estágio é essencialmente, estabelecer um contacto directo com os idosos e com todas as actividades e tarefas que se desenvolvem à volta deles, para um melhor conhecimento dos seus problemas e necessidades.

Ao longo deste tempo verifiquei que as aulas teóricas só se complementam na prática. Muito aprendi ao longo deste tempo, mas reconheço que ainda mais ficou por fazer. Por isso, e com o objectivo de aprofundar os conhecimentos e complementar o que iniciei, vou dar continuidade à minha missão sempre que tiver disponibilidade para o fazer.

(9)

8

Conclusão

Durante todo o percurso da formação e estágio, confrontei-me com algumas dificuldades e barreiras. A adaptação, o grau de dificuldade de alguns trabalhos, gerir o tempo do emprego com o da formação e algumas fases de desânimo. Depois de ultrapassados todos estes obstáculos, sinto que valeu a pena seguir em frente e chegar a esta fase final. Foi uma experiência enriquecedora a nível pessoal e quem sabe, futuramente também profissional.

Aprendi com todas estas experiências, que com a idade se adquire sabedoria e partilhada se torna mais produtiva.

(10)

9

Agradecimentos

Ao longo do tempo que estive envolvido no curso e estágio, até à respectiva elaboração deste relatório, pude contar com a colaboração de várias pessoas, que se dignaram ajudar-me na sua conclusão.

Aos professores que me incutiram o gosto, interesse e necessidade de fazer esta formação.

À professora Rosário Martins, um especial agradecimento pela colaboração, apoio e incentivo. Quero também agradecer à instituição que me acolheu neste estágio, o Centro Paroquial e Social de Vinhó, ao seu director, professor Mário Alberto Almeida, pela oportunidade que me deu, facilitando a elaboração do estágio.

Por último, não posso deixar de agradecer às colegas e amigas que me ajudaram com o seu apoio e carinho que sempre me dedicaram e ainda pela constante força que me deram para seguir em frente e ultrapassar as dificuldades.

(11)

10

(12)

11

Plano de estágio

Aluno: Ricardo Jorge Marcelo Almeida

Orientadores: Professora Rosário Martins e Professor Mário Almeida Instituição: Centro Paroquial e Social de Vinhó

Data: Novembro de 2010 a Junho de 2011

Tema: "Velhice produtiva é velhice bem sucedida"

População Alvo: Comunidade do Lar – idosos

 Conhecimento do método de trabalho da instituição  Actividades com os idosos

 Recordar memórias, jogos tradicionais  Árvore de Natal e respectiva decoração  Livro de sugestões para idosos e familiares  Elaboração de um organigrama da instituição

(13)

12

Organigrama da instituição

Direcção

Tra.Auxiliares

Médico

Enfermeira

Cozinheiras

Responsável

(14)

Centro Paroquial e Social de Vinhó

Livro

De

(15)

Centro Paroquial e Social de Vinhó

Esta obra deve-se ao esforço e colaboração da paróquia, bem como aos paroquianos que deram e continuam a dar o seu contributo, para que esta casa continue a prestar os melhores cuidados e dedicação àqueles que deles necessitam.

Senhor utente, familiar ou visitante:

Este livro está aberto à sua opinião, sugestão ou até uma mensagem de apoio e carinho. Pretendemos melhorar a qualidade de vida dos utentes desta instituição.

Colabore connosco e com eles e ajude-nos a ajudar!

Referências

Documentos relacionados

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de processo seletivo para professores, da rede estadual

A Coordenação Institucional do PIBID na UFPR, programa sediado na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional desta Universidade, no uso de suas atribuições informa

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso.. b r E - mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou

Cinza Alarm - Amarelo Marrom Vermelho Preto Azul Branco Verde Open - D_in - 12VCC - GND - NO - COM - NC - Fechadura Eletromecânica Diodo 1N4004 Diodo 1N4004 ou 1N4007 Fonte 12VCC

component-es conexos de uma gra.fo. sob um modelo CREW PRAM.. A PARALLEL ALGORITHM FOR FINDING SP ANNI NG TREES OF GRAPHS lb. Jayme Luiz

A segunda parte do artigo foca na analise das ações estratégicas no entorno da Indicação Geográfica do Café do Cerrado Mineiro onde os diversos atores

Mediante as atividades desenvolvidas sobre o conhecimento de que trata a Educação Física com ênfase nos diversos conteúdos da cultura corporal foi possível levantar

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e