• Nenhum resultado encontrado

Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CDU: 061.68:31

BANCO DE DADOS ESTA T fSTIC O S P A R A P L A N E JA M EN T O E D E S E N V O L ­ V IM EN T O M A R IA B E A T R IZ PO NTES DE C A R V A LH O M A R IA DE N A ZA R ET H FU RTA DO GO MES Biblioteca Central do IB G E 20000 Rio de Janeiro, R J C LÀ U D IO *A LEX FA G U N D ES DA S IL V A Diretoria de Inform ática do IB G E 20000 R io de Jan eiro , R J

Enumera os tipos de dados estatísticos acessíveis em linha através do sis­ tema S ID R A . Esses dados são regionais: municipais, microrregionais, mesorre- gionais, região metropolitana, unidade da Federação, região e Brasil. A recupera­ ção é feita através de dois subsistemas. a) Sistem a de Recuperação de Inform a­ ção por Temas, S R IT , e b) Sistema de Recuperação de Informações por Variá­ veis, S R I V . O acesso ao S I D R A é feito por terminais de video ou por telex.

1. IN TRO D U Ç Ã O

As informações estatísticas coletadas, processadas e disseminadas pela Funda­ ção Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são elementos indispensáveis ao planejamento nacional, regional e setorial do País e, conseqüentemente, ao seu desenvolvimento nos mesmos níveis. Atualmente os usuários desse tipo de infor­ mação podem ter acesso em linha aos dados estatísticos do IB G E através do Sis­ tema de Informações de Dados Regionais Agregados — S ID R A .

2. A B A SE DE DADOS E S T A T ÍS T IC O S DO IB G E

Quando um informante — indivíduo ou estabelecimento que fornece informa­ ções aos agentes de coleta do IB G E em todo ò País — responde os quesitos dos questionários de uma pesquisa, está contribuindo diretamente para a formação dos arquivos em fitas magnéticas que compõem a base de dados estatísticos da Funda­ ção. Portanto, essa base consiste no conjunto de microdados ao nível do infor­ mante, de caráter permanente, que poderá ser utilizada â qualquer momento para

(2)

atender às mais diversas necessidades de informação. Na sua elaboração são leva­ das em conta não só as exigências técnicas quanto à representatividade do dado, mas também as restrições legais quanto ao caráter sigiloso das informações presta­ das, que visam principalmente à não-identificação do informante.

O enorme volume de dados existentes na base do IBG E levou à necessidade de se criar sistemas e procedimentos especiais para reduzir o espaço físico ocupado pelas informações, bem como o tempo e o custo do processamento — quando a fi­ nalidade é atender rapidamente ao maior número possível de consultas por parte dos usuários.

Assim, foi gerado um acervo em fitas, com dados agregados reunindo as infor­ mações segundo determinadas variáveis, em diferentes níveis geográficos, que vão desde um município particular até o total do País. O resultado dessas agregações constitui um banco de dados acessíveis em linha através do Sistema de Informa­ ções de Dados Regionais Agregados — SID RA.

3. O S ID R A - S IST EM A DE IN FO RM A Ç Õ ES DE DADOS R EG IO N A IS A G REG A D O S

O SID R A é um sistema de acesso em linha ao banco de dados estatísticos agregados a nível regional, que visa a fornecer ao público informações relativas aos censos e às principais pesquisas estatísticas promovidas pelo IBGE.

Os dados regionais agregados são oriundos de um mesmo censo ou pesquisa consolidado segundo os níveis geográficos seguintes: Município, Microrregião, Mesorregião, Região Metropolitana, Unidade da Federação, Região e Brasil. A disponibilidade de informações segundo estes níveis depende de características próprias a cada censo ou pesquisa.

O S ID R A se compõe de dois módulos principais; o primeiro é composto de rotinas e procedimentos internos para a preparação dos dados e administração do banco, incluindo: a) a geração de agregados (subsistemas S A D A R );b ) a incor­ poração desses agregados ao acervo, e c) alimentação do banco com novas variá­ veis. 0 segundo é composto das duas modalidades de recuperação — por temas e por variáveis - através das quais se tem acesso em linha ao banco de dados (siste­ mas S R IT e S R IV , descritos mais adiante). Há ainda um sistema de apoio'aos mó­ dulos mencionados.

3.1 Geração de agregados (SA D A R - Sistema de Agregação de Dados Regio­ nais)

O subsistema SA D A R consiste de programas e procedimentos que visam basi­ camente à automação da obtenção de dados agregados oriundos das pesquisas do IBG E, no formato do acervo do SID RA . A agregação é feita segundo os níveis geográficos Município, Microrregião, Mesorregião, Região Metropolitana, Unidade da Federação, Região e Brasil.

Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento...

(3)

M A RIA B E A T R IZ PONTES DE C A RV A LH O

3.2 Incorporação de agregados ao acervo

Tendo o SA D A R gerado um agregado, este é incorporado ao acervo do SID RA. Nessa fase também é feita, se necessário, a atualização do Cadastro Geográfico do SID RA , isto é, inclusão de nomes ainda não existentes. O novo nome é obtido no Cadastro Genealógico Municipal.

3.3 Alimentação do banco com variáveis

0 banco do S ID R A pode ser visualizado como um conjunto de tabelas, uma para cada nível geográfico, em que as linhas são os itens geográficos, as colunas são as variáveis e as quadrículas contêm o número referente à informação (Fig. 1). Às tabelas podem ser adicionadas linhas significando a inclusão de novos itens geo­ gráficos (por exemplo, quando um novo município é criado). Para cada nível geográfico foi definido um número máximo de colunas, isto é, de variáveis dispo­ níveis para os usuários, num máximo de 4.000. Quando esta quantidade for atingi­ da, o processo de inclusão obriga à retirada de tantas variáveis quantas forem necessárias à inclusão de novas. O processo de alimentação consiste basicamente em copiar no banco os dados das variáveis selecionadas do acervo.

4. R EC U PER A Ç Ã O DAS IN FO RM A Ç Õ ES DO S ID R A

A Divisão de Referência e Circulação, do Departamento de Documentação e Referência da Biblioteca Central do IBG E, é responsável pelo atendimento aos usuários nas diferentes modalidades de informações disponíveis na Fundação. No que se refere ao SID RA , está equipada com quatro terminais de vídeo e duas im­ pressoras, que permitem o acesso ao banco de dados estatísticos do IBG E, através de sua rede de teleprocessamento.

Há dois sistemas de recuperação para se obter as informações agregadas nos diferentes níveis regionais: o S R IT — Sistema de Recuperação de Informações por Temas, e o S R IV — Sistema de Recuperação de Informações por Variáveis (Fig. 2). A recuperação por temas pode ser feita através dos terminais de telex de qual­ quer entidade em todo o País; a recuperação por temas e por variáveis está sendo feita, no momento, através dos terminais de vídeo instalados na Biblioteca Cen­ tral. Em futuro breve, outras instituições poderão ter acesso ao banco do SID RA , através de seus próprios terminais de vídeo ligados à rede de teleprocessamento do IBGE.

4.1 O S R IT — Sistema de Recuperação de Informações por Temas

O S R IT consiste no sistema que dá acesso ao S ID R A para se obter dados das variáveis segundo um tema escolhido em um item geográfico específico.

Cada tema se refere a um censo ou pesquisa do IBG E e a algumas de suas características específicas, como por exemplo: Censo Demográfico de 1980 — migração agrícola de 1980 — Grãos; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicí­

(4)

lios de 1982 — Instrução da população estudante. A relação de alguns temas está apresentada no Anexo 1.

O S R IT é utilizado sempe que a solicitação se refira ao maior número de variáveis constantes de um mesmo tema e os itens geográficos não ultapassem uma quantidade tal que permita a indicação da área com o menor número de coman­ dos. 0 Anexo 1 mostra um exemplo de recuperação por tema.

4.2. O S R IV — Sistema de Recuperação de Informações por Variáveis O S R IV consiste no sistema que dá-acesso ao S ID R A para se obter informa­ ções constantes das variáveis escolhidas segundo um item geográfico. Cada variá­ vel se refere a um dos diversos aspectos investigados pelos censos ou pesquisas realizados pelo IBG E, como por exemplo: no tema Censo Agropecuário de 1980 — Dados preliminares: área das lavouras permanentes; Censo Comercial de 1975 — Dados Gerais: número de estabelecimentos comerciais.

Quando o pedido do usuário implica na recuperação de variáveis de diferentes temas para um conjunto maior de itens geográficos, torna-se mais conveniente a utilização do S R V Ido que do SRIT. Nessecaso, o usuário é orientado por uma seqüência de opções possíveis para a especificação da sua consulta. O resultado pode ser consultado no vídeo e pode também ser impresso sob forma tabular pa­ dronizada, ou aindagravado em fita magnética para estudos posteriores. O Anexo 2 apresenta parte de um exemplo de recuperação pelo S R IV .

Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento...

Abstract:

Statistical data bases for planning and development

Lists the types of statistical information accessed on-line in the S ID R A system. These informations are regional: municipal, microregional, mesoregiònal, metropolitan, Federation unit, region and Brazil. The retrieval is done through two sub-systems: a) Subject system of information retrieval, S R IT ; b) Variables system of information retrieval, S R IV . The access to the system. (S ID R A ) is done through video terminais and by telex.

(5)

M A R IA BEA TR IZ PONTES DE C A R V A LH O

V A R I Á V E I S D O S I D R A

Figura 1. Visão lógica d o banco (N ív e l m u n íc ip io )

(6)

Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento...

130

Figura 2. Sistemas de recuperação

(7)

M A RIA B E A T R IZ PONTES DE C A RV A LH O

A N EXO 1 — Recuperação por Temas

IBGE/Dl - SISTEM A DE IN FO RM A Ç Õ ES DE DADOS REG IO N A IS A G R E ­ GADOS. S ID R A - SISTEM A DE R EC U PER A Ç Ã O DE IN FO R ­ MAÇÕ ES POR TEM AS. S R IT

DATA 12/09/84 HORA 12:35:09

AG R 08001 CENSO AGROPEC. 8O-DADOS G E R A IS

A G R 08002 CENSO AGROPEC. 80—DADOS G E R A IS PRODUÇÃO AGR08004 CENSO AGROPEC. 80—PR O PR IED A D E DAS T E R R A S AGR08005 CENSO AGROPEC. 80—CONDIÇÃO L E G A L T E R R A S AG R 08006 CENSO AGROPEC. 80—C LA SSE DE A T IV ID A D E AGR08007 CENSO AGROPEC. 80—CONDIÇÃO DO PRODUTOR AG R 08008 CENSO AGROPEC. 80—FO RÇA /IR RG/FE RT/DEFEN AGR08009 CENSO AGROPEC. 80—T E R R A S F O R A S/Á R EA AGR08010 CENSO AGROPEC. 80—ESTAB. P/GRUPO Á R E A TOT AGR08011 CENSO AGROPEC. 80—Á R E A EST. P/GRUPO Á R E A AGR08012 CENSO AGROPEC. ' 80—EST.P/GRUP Á R E A LAV. AGR08013 CENSO AGROPEC. 80—U T ILIZ A Ç Ã O DAS T E R R A S AGR08014 CENSO AGROPEC. 80—PESSO A L OCUPADO AGR08015 CENSO AGROPEC. 80—G RUPO S PESSO A L OCUPADO AGR08016 CENSO AGROPEC. 8O -DEPO SITO S/IN STA LA ÇÕ ES AGR08017 CENSO AGROPEC. 80-M ÁQ UIN AS/IM PLEM EN TOS AGR08018 CENSO AGROPEC. 80—M EIOS DE TRA N SPO RT E AGR08019 CENSO AGROPEC. 80—V A LO R DOS BEN S AGR08020 CENSO AGROPEC. 80—V A LO R IN VESTIM EN T O S AGR08021 CENSO AGROPEC. 80—V A LO R DA PROD UÇÃO AGR08022 CENSO AGROPEC. 80—R EC EIT A S E D ESPESA S AGR08023 CENSO AGROPEC. 80- A N IM .M ÉD IO /GRAN D E PO RTE AG R 08024 CENSO AGROPEC. 8Q-AVES/PEQ UENO S A N IM A IS

(8)

Banco de dados estatísticos para planejamento è desenvolvimento... TOTAIS: 1.542.298.299 419.004.767 MCR MCR VALOR VALOR 72.153.236 115.684.660 MCR MCR VALOR VALOR 192.202875 MCR VALOR 659.634.046 MCR VALOR 18.220.564 18.332.753 47.065.384 MCR MCR MCR VALOR VALOR VALOR T A L ENTRE COM O COMANDO DESEJADO

FIM FIM DA SESSÃO VOLTE SEMPRE

ENTRE COM O PRÓXIMO COMANDO CICS

(9)

MAR IA BEATRIZ PONTES DE CARVALHO

ANEXO 2 (1/2) Recuperação por Variáveis

DIGITE O CÓDIGO DO N IV EL GEOGRÁFICO PARA O Q UAL DESEJA EXPANDIR: (6).

CÓDIGOS DOS N ÍVEIS GEOGRÁFICOS: 1 - MUNICÍPIOS 2 - MICRORREGIÕES 3 - MESORREGIÕES 4 - UNIDADES DA FEDERAÇÃO 5 - REGIÕES METROPOLITANAS * 6 - REGIÕES GEOGRÁFICAS

OBS.:OS CÓDIGOS COM UM " * " SÓ PODEM SER ESPECIFICADOS COM A OPÇÃO A BA IX O ="S ".

INDIQUE A SEGUIR SE DESEJA RECUPERAR TODOS OS ITENS GEOGRÁ­ FICOS DO BRASIL NO N IV E L DIG ITAD O (S) OU SE DESEJA LIM IT AR UMA ÁREA GEOGRÁFICA PARA ACESSO (N).

DIGITE A OPÇÃO DESEJADA E APERTE A TECLA "E N T E R ": (S)

MARQUE COM OS ITENS QUE DEVEM SER EXCLUÍDOS. AO FIN A L APERTE A TECLA ENTER.

SE DESEJAR INTERROMPER APENAS A EXIBIÇÃO DOS ITENS, APERTE A TECLA "P A 1 ".

(LISTA SENDO CRIADA) NORTE

NORDESTE SUDESTE SUL

(10)

Banco de dados estatísticos para planejamento e desenvolvimento...

AN EXO 2 (2/2) Recuperação por Variáveis

MARQ UE COM UM " AS V A R IÁ V E IS QUE D EVEM S ER EX CLU ÍD A S. AO FIN A L, A P ER T E A T EC LA "E N T E R "

(LIST A SENDO C RIA D A )

CÓDIGO NOME COMPLETO NOME MOSTRADO NA T E L A ( ) DE800001 PO PULAÇÃO TO TA L PO PULAÇÃO TO TA L ( ) A G 800001 TOT DOS EST A B ELEC IM EN T O S

(CENSO A G RÍC O LA ) EST TO TA L CENSO AGRO ( ) PA800016 S O JA (QUANT. PRO D UZID A) S O JA QUANTIDADE

( )

( )

D IVISÃO G EO G R Á FIC A

POPULAÇÃO EST TO TA L SO JA

( N IV E L E NOME) TO TA L CENSO AGRO Q UA N TI­

DADE (DE800001) (AG800001) (PA800016)

RG: REG IÃ O N ORTE 5.880.796 408.173 0

UNID UNID T

RG: REG IÃ O N O RD ESTE 34.815.439 2.447.513 2.320

UNID UNID T

RG: REG IÃ O SU D ESTE 51.737.148 890.869 1.388.600

UNID UNID T

RG: REG IÃ O S U L 19.031.990 1.145.548 11.11856.126

UNID UNID T

RG: REG IÃ O C EN TR O - 7.545.769 267.748 1.908.758

O ESTE UNID UNID T

CO NVENÇÕES: X = DADO OMITIDO A FIM DE E V IT A R A INDIVIDUALI- ZAÇ ÃO DAS IN FO RM A Ç Õ ES;

= F A LT A DE IN FO RM A Ç Õ ES; * = INFORM . NÃO E X IS ­ TE NO N ÍV E L GEO GRÁFICO .

PA RA IN TERR O M PER A A PR ESEN TA Ç Ã O , T EC LE " P A I" . PA R A CONTI­ N UAR. T EC LE "E N T E R ".

Referências

Documentos relacionados

Selected studies were included in the meta-analysis if they met the following criteria: 1) case-control or cohort studies; 2) evaluating the association of the rs2435357 and

Brasil ou no exterior, de fatos extraordinários ou situações especiais de mercado ou, ainda, de eventos de natureza política, econômica ou financeira que modifiquem a

Ocorre que foi o fornecimento de outra tabela, associado ao interesse em observar o céu, de pelo menos usar a tabela, que fez o participante se interessar em saber interpretar o

Use cartolina mais fina ou papel comum para esses elementos.

No mês de dezembro, os títulos públicos em carteira foram remunerados por um IPCA (inflação oficial) médio de -0,06%. A variação do índice INPC do mês de novembro, que

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

Diante dos resultados encontrados nesta pesquisa, verificou-se que o espaço articular coxofemoral, assim como a dor articular do quadril não sofrem influência direta

Essa publicação (Figura 6) destaca a “grande ameaça” que está por trás do pânico moral: a destruição da família nuclear (pai, mãe e filhos).Em seguida o pastor