• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: ELETROLIPÓLISE NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA ABDOMINAL TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LETÍCIA CAROLINE RIBEIRO DA CONCEIÇÃO, ISABELA CRISTINA COSTA, SUZANA APARECIDA CERON GONÇALVES

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ROSANA MATSUMI KAGESAWA MOTTA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): VALÉRIA LIMA MUNHOZ SILVA COLABORADOR(ES):

(2)

RESUMO

A gordura é constituída por depósitos, que podem se mobilizar com facilidade ou não, e é caracterizada pela quantidade anormal de tecido adiposo. Sua formação é dada por 20% de colesterol e 80% de triglicerídeos. A gordura localizada influencia na baixa autoestima, principalmente em mulheres que buscam recursos de tratamento, como a eletrolipólise, que é uma técnica de corrente de baixa frequência, que pode ser invasiva (com finíssimas agulhas) ou não invasiva (com eletrodos). O estudo proposto teve como objetivo alcançar através de revisões bibliográficas artigos que comprovassem os efeitos e benefícios da eletrolipólise na gordura localizada abdominal, diminuindo-a. A pesquisa feita através de revisões bibliográficas comprovam os efeitos e benefícios da eletrolipólise no acúmulo de gordura abdominal. A busca por tratamentos estéticos relacionados com perda de medidas e gordura localizada é crescente, a eletrolipólise vem se destacando, seus efeitos se mostram mais perceptíveis quando associados a pratica de exercícios e boa alimentação.

INTRODUÇÃO

Devido à imposição de determinados padrões de beleza, gerou-se uma preocupação por parte das pessoas com o cuidado do corpo. Isso influencia a baixa autoestima, o que aumenta a procura por dietas, medicamentos, excesso de exercícios e cirurgias para alcançar a boa aparência. (COSTA; SILVA; LIMANA; GARCEZ, 2012)

O acúmulo de tecido gorduroso se dá tanto por ação hormonal quanto por excesso de adiposidade, onde no homem acomete mais o abdômen e na mulher o quadril. Este acúmulo não se dá somente em pessoas com excesso de peso, mas também nas aparentemente magras. (BORGES; GARDENGHI, 2014)

Depois de excedida certa quantidade da gordura no corpo, ela deixa de exercer somente suas funções e se transforma de forma prejudicial e incômoda esteticamente. (LOFEU; BARTOLOMEI; BRITO; CARVALHO, 2015).

São citados dentre muitos tratamentos para gordura localizada: drenagem linfática manual, corrente russa, endermoterapia, fonoforese, corrente galvânica e ultrassom. (PAIVA e MEIJA, 2015).

(3)

Mesmo os métodos não invasivos associados com uma dieta equilibrada em longo prazo diminuírem mais a espessura do tecido adiposo, a procura por resultados visíveis e imediatos nas cirurgias plásticas é cada vez maior. (COSTA; SILVA; LIMANA; GARCEZ, 2012).

A lipólise pode ser estimulada, diminuindo assim a espessura do tecido adiposo, através das correntes de baixa frequência que também apresentam bons resultados no metabolismo lipídico. (LAGES, 2014)

A eletrolipólise tem como objetivo reduzir a gordura localizada, ela é aplicada diretamente no local a ser tratado. (AZEVEDO; et al, 2008). Através da sua estimulação elétrica provoca aumento do fluxo sanguíneo e aumento do metabolismo, queimando calorias, e também provoca mudanças fisiológicas nos adipócitos. (REMLINGER; et al, 2009)

Tendo em vista a preocupação das mulheres com o acúmulo de gordura localizada e a grande procura de tratamentos que lhes tragam resultados satisfatórios, este trabalho buscou evidenciar os benefícios da eletrolipólise na gordura localizada abdominal.

OBJETIVO

O estudo proposto teve como objetivo alcançar através de revisões bibliográficas artigos que comprovem os efeitos e benefícios da eletrolipólise na gordura localizada abdominal, diminuindo-a.

MATERIAIS E METODOS

A pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como revisão bibliográfica, para comprovar o efeito da eletrolipólise no tratamento da adiposidade localizada. Utilizou- se as seguintes palavras chaves: pele, gordura localizada, eletrolipólise, gordura abdominal localizada, tratamentos para gordura localizada. Os artigos científicos utilizados como base desse trabalho, foram acessados nos bancos de dados: Google Acadêmico, Scielo, e revistas que mencionam o tema.

A coleta de dados utilizou-se de uma leitura exploratória de todo o material selecionado, em seguida a leitura seletiva, mais aprofundada e específica.

(4)

A busca foi realizada no período de 21/03 a 20/06 de 2016.

REVISÃO TEÓRICA

PELE

A pele é o maior orgão do corpo, possui sensações táteis, térmicas e dolorosas, sua espessura varia de 0,5 à 4 milimetros. (GUIRRO E GUIRRO, 2004).

Pode ser classificada em três camadas: epiderme (superficial), derme (intermediária), e a hipoderme (mais profunda). (BORGES, 2006).

Segundo Junqueira e Carneiro (2004) a pele é constituida de tecido epitelial de origem ectodermica (epiderme), tecido conjuntivo de origem mesodérmica (derme), e por último a hipoderme formada por células adiposas.

GORDURA LOCALIZADA

A gordura localizada é constituída por depósitos que sobram mesmo após a perda de peso, eles são de dois tipos - geral, que se mobiliza facilmente, e

hereditário - mais resistente. Isso se dá pela forma de distribuição da gordura, que muda ao ocorrer o efeito sanfona. (NEVES e OLIVEIRA, 2007).

A quantidade anormal de tecido adiposo em alguma região do corpo denomina-se gordura localizada. (OLIVEIRA e MEIJA, 2012)

De acordo com Eduardo e Delfino (2015) as células de gordura chamam-se adipócitos, e sua formação é dada por 20% de colesterol e 80% de triglicerídeos.

O abdômen não contém ossos, somente nos limites inferiores e superiores posteriormente a coluna. Ele é constituído somente de tecido mole e paredes musculares. (LAGES, 2014)

A principal função do tecido adiposo é a reserva energética – através dos triglicerídeos. Os adipócitos vão aumentando na adolescência e infância, mas se mantém em mesmo número na vida adulta, podendo variar o acúmulo dos lipídeos

(5)

dentro deles. Essas células se desenvolvem de células que se assemelham aos fibroblastos. (LOFEU; BARTOLOMEI; BRITO e CARVALHO, 2015).

Os fatores predisponentes são: idade, disfunção hormonal, genética, e má formação dos adipócitos na infância, são os principais fatores que influenciam na adiposidade. Os agravantes destes fatores são: fumo, sedentarismo, e alimentação ruim. (LOFEU; BARTOLOMEI; BRITO e CARVALHO, 2015)

Várias doenças como as coronárias, diabetes, hipertensão e outros problemas podem aparecer devido ao excesso de gordura, principalmente se ela for no abdômen. (CAVALHEIRO; FERREIRA; ASSUNÇÃO, 2012)

ELETROLIPÓLISE

A eletrolipólise é uma técnica ultilizada no tratamento de adiposidades localizadas, sua aplicação ocorre através de microcorrentes de baixa frequência atuando diretamente no acúmulo de adipócitos, eliminando-os. (BORGES, 2006).

Se aplica a eletrolipólise por meio de agulhas finíssimas no tecido adiposo ou através de eletrodos na superfície da pele. De acordo com Franken, Pontel e Hasen (2011), a mesma proporciona efeitos fisiológicos, entre eles: aumento da temperatura, ativação da microcirculação, melhora na tonicidade da pele, e ocorre também a quebra dos adipócitos (lipólise).

É considerado um processo invasivo, possuindo efeito sistêmico devido ao tempo de duração das sessões que giram em torno de 50 minutos à 1 hora, pode-se associar ao tratamento métodos como: drenagem linfática, estimulação muscular, dietas de poucas calorias e livres de excesso de sal, favorecendo assim a saída de água intracelular. (Lages, 2014).

A eletrolipólise é indicada no tratamento de obesidade, lipodistrofia localizada e após lipoaspiração, como complemento da cirurgia. São consideradas contraindicações da terapia os casos de insuficiência cardiaca, insuficiência renal, paciente com marca-passo, trombose venosa profunda, estado epilético, gravidez e em pacientes em uso de anticoagulante (Lages, 2014).

(6)

Fonte:

https://www.google.com.br/search?q=aparelho+de+eletrolipolise&biw=1366&bih=651 &source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiwnunv59_OAhWJD5AKHeklCswQ_ AUIBygC#imgrc=6eNCjdZ30Z2thM%3A

Efeitos da eletrolipólise na gordura localizada

Podemos classificar os principais efeitos da eletrolipólise em 4: Efeito joule: está relacionado ao calor que a corrente elétrica produz, facilitando a queima de calorias, aumentando o fluxo sanguíneo, a vasodilatação e o metabolismo celular. (CARPES; STUMPF; PICCININI e ROSA, 2012)

Efeito eletrolítico: a corrente da eletrolipólise gera um campo elétrico que induz ao movimento iônico, ocorrendo assim mudanças na polaridade, essa atividade consome energia celular. (BORGES, 2010).

Efeito circulatório: ocorre um aumento de temperatura no local, devido ao efeito joule, promovendo uma vasodilatação, e a ativação da microcirculação. (SILVA; MEIJA, 2012).

Efeito neuro-hormonal: utiliza-se uma corrente de baixa frequência, estimulando assim o sistema nervoso, liberando a catecolamina com aumento do AMP cíclico intradipocitário (mensageiro químico que diz a célula que ela foi estimulada por um hormônio), e aumento da hidrólise dos triglicerídeos, ocorre a ativação da lipólise em conjunto com todos os efeitos citados a um aumento do catabolismo local e redução do panículo adiposo. (BORGES, 2010).

(7)

De acordo com Eduardo e Delfino (2015) entre os principais efeitos fisiológicios da eletrolipólise está a vasodiltação e aumento do fluxo sanguíneo, ativação da microcirculação, e a permeabilidade da membrana começa a consumir mais energia, na intenção de manter seu potencial elétrico.

É indicada no tratamento de gordura localizada, lipodistrofia ginóide e após lipoaspiração, para ajudar na cirurgia, pois melhora a circulação. (LAGES, 2014).

De acordo com Borges (2010) não há nenhuma contraindicação da terapia no corpo, mas em alguns outros estudos temos casos de contraindicação como: insuficiência cardíaca, insuficiência renal, paciente com marca-passo, trombose venosa profunda, estado epilético, gravidez e em pacientes em uso de anticoagulante e dermatite.

CONCLUSÃO

Nesta revisão conclui-se que nos dias atuais a busca pelos tratamentos estéticos vem sendo crescente principalmente entre as mulheres, segundo os autores a eletrolipólise vêm se mostrando eficaz na redução de medidas abdominais, entretanto os resultados são mais satisfatórios quando associados a uma boa alimentação, e prática de exercícios físicos.

Embora os resultados sejam satisfatórios, é possível perceber a escassez de materiais de estudo que ressaltem o tema.

BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, C.J.D; JANIN, E.C.; TOLENTINO, T.M.; CEPEDA, C.C.; BUSNARDO, V.L.; Estudos comparativos dos efeitos da eletrolipólise por acupontos associada ao trabalho aeróbico no tratamento da adiposidade grau I em indivíduos do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos, p.65, agosto de 2008.

BORGES, F.S.; Dermato-Funcional Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas, p.101-217, 2006.

BORGES, F.S.; Dermato-funcional, Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas, p.236-245, 2010.

(8)

BORGES, L.C.C.; GARDENGHI, G.; Eletrolipólise no tratamento da gordura localizada abdominal: uma revisão de literatura, p.2, 2014

CARPES, P.B.M.; STUMPF, T.; PICCININI, A.M.; ROSA, P.V.; A eletrolipólise percutânea com possibilidade de diminuição da adiposidade em abdômen e flancos, p.96, 2012.

CAVALHEIRO, C.M.; FERREIRA, A.S.; ASSUNÇÃO, F.F.O.; O uso da eletrolipólise no tratamento da adiposidade localizada, p. 158, 2012.

COSTA, R.B.; SILVA, G.M.A.; LIMANA,M.D.; GARCEZ, V.F.; Estudo comparativo dos efeitos da terapia combinada- Manthus X Heccus no tratamento de gordura localizada na região abdominal, outubro de 2012.

EDUARDO, A.; DELFINO, M.M.; Eletrolipólise na redução de medida abdominal em mulheres com adiposidade localizada, p.1-2, 2015.

FRANKEN, F.; PONTEL, D.C.; HASEN, D.; A eletrolipólise e seus efeitos lipolíticos: Uma revisão, p.1, outubro 2011.

GUIRRO, E.; GUIRRO, R.; Fisioterapia Dermato-Funcional, p.15, 2004. JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J.; Histologia Básica, p. 359, 2004.

LAGES, A.L.S.; Efeitos da eletrolipólise, no tratamento de adiposidade abdominal- uma revisão, p.2-5, 2014.

LOFEU, G.M.; BARTOLOMEI, K.; BRITO, L.R.A.; CARVALHO, A.A.; Atuação da radiofrequência na gordura localizada no abdômen: Revisão de literatura, p.573-574, julho de 2015.

NEVES, S.R.; OLIVEIRA, D.; Eficácia da associação de técnicas manuais e eletrotermoterapia na redução de medidas do abdômen, p.68, 2008.

OLIVEIRA, K.N.B.; MEIJA, D.P.M.; Benefícios da massagem redutora nos tratamentos na adiposidade localizada, p.2, 2012.

(9)

REMLINGER, M.; VITCHEMECH, E.; VILLANOVA, V.H.; MARTIGNAGO, C.C.S.; REBONATO, T.A.; MEDEIROS, T.; DEON, K.C.; Eletrolipólise com recursos fisioterapêuticos na redução de adiposidade localizada, p.2, outubro de 2009.

SILVA, P.R.S.; MEIJA, D.P.M.; Eletrolipólise associado à drenagem linfática manual para o tratamento de gordura abdominal localizada, p.4, 2012.

Disponível em :

https://www.google.com.br/search?q=aparelho+de+eletrolipolise&biw=1366&bih=651 &source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiwnunv59_OAhWJD5AKHeklCswQ_ AUIBygC#imgrc=6eNCjdZ30Z2thM%3A acesso em: 24/08/2016

Referências

Documentos relacionados

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Como na fotografia “O homem e a bicicleta” (apêndice 1) extraída do filme “Remembranças”, no qual Teodora, não experienciou o momento fotografado, mas ouviu a história

O texto acompanhará a reorganização do acampamento Terra Sem Males em 2005 - sendo levado para uma fazenda na qual já existia um outro acampamento também do MST, o Mário Lago 9 ,

Na Tabela 38 (APÊNDICE AC) estão os resultados encontrados com o novo processamento dos dados para encontrar a validade discriminante e na Tabela 39 (APÊNDICE AD) são mostrados

Os fatores com maior frequência levados em consideração na decisão de compra de serviços de comida japonesa mostrados no quadro 1 – qualidade do produto, benefícios para saúde,

comum e o quadrado maior tem um v´ ertice de cada um desses quadrados em seus lados. As medidas de alguns ˆ angulos, em graus, est˜ ao indicadas na figura.. Constru´ımos dois