• Nenhum resultado encontrado

projeto conscientizacao e preservacao do livro didatico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "projeto conscientizacao e preservacao do livro didatico"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO: PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO

LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

DO MATO GROSSO DO SUL

Naviraí

2016

(2)

1. JUSTIFICATIVA

Considerando a Resolução/FNDE nº 42, de 28 de agosto de 2012 que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a Educação Básica, Art. 8º, Alínea III, letra “d”, sobre as competências da secretaria em “realizar o remanejamento de livros didáticos nas escolas de sua rede e também junto a outras redes ou localidades” e Alínea IV, letra “g” sobre as competências das escolas participantes em “promover ações eficazes para garantir a conservação e a devolução dos livros didáticos reutilizáveis pelos alunos, inclusive mediante campanhas de conscientização da comunidade escolar”, a Coordenadoria de Tecnologia Educacional Lança O Projeto: Preservação, Conservação e Devolução do Livro Didático nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

O referido projeto visa implantar, nas unidades escolares desta rede, ações e atividades com o objetivo de sensibilizar o aluno da importância da conservação, da preservação e da valorização do Livro Didático (LD) sob sua guarda, exercendo a plena cidadania e o senso de responsabilidade, bem como conscientizar os alunos de que ao cuidar do livro de um ano para o subsequente, outras crianças terão também a oportunidade de participar do processo de ensino e de aprendizagem com este recurso pedagógico.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

2.1.1 Despertar a consciência em toda a comunidade escolar de que o LD é patrimônio público e instrumento de ensino e de aprendizagem, com vida útil de três anos e por isso precisa ser preservado e devolvido à escola em bom estado de

(3)

conservação, no ano subsequente ao uso até que possa ser descartado, doado ou reaproveitado.

2.2 ESPECÍFICOS:

2.2.1 Conscientizar o aluno do valor do LD para adquirir conhecimento e crescimento cultural e pessoal.

2.2.2 Reconhecer o valor econômico do LD e os custos para os cofres públicos.

2.2.3 Conscientizar o aluno da importância da devolução do LD em condições de uso.

2.2.4 Desenvolver habilidade e utilizar técnicas de conservação para que o LD tenha uma durabilidade maior.

2.2.5 Promover conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de campanhas, cartazes impressos e virtuais, vídeos e animações, entre outros.

3. METODOLOGIA

O projeto que visa conscientizar o aluno da importância e necessidade de cuidar do LD será desenvolvido nas escolas envolvendo os diversos sujeitos da comunidade escolar. Para isso é necessário uma postura integralizada dos conhecimentos, alicerçada no diálogo e na colaboração e fundamentada na pesquisa dando significado aos conteúdos escolares.

As atividades previstas serão realizadas com a cooperação de várias disciplinas, pois acreditamos que a base para um processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e interessante está na relação entre os conteúdos das várias áreas do conhecimento.

Assim, sugerimos algumas atividades nas áreas de: Língua Portuguesa

- Levantar informações e registrá-las, sobre:

1- o que o aluno pensa sobre o uso do LD e sua importância para a aprendizagem.

(4)

2- de onde vem o LD, quem produz, quem compra, quem distribui, enfim, o caminho percorrido por este material didático até chegar à escola;

3- como ocorrem a conservação e a preservação do LD na minha escola. - Produzir textos variando a tipologia de acordo com cada ano, com o tema LD.

 Produzir peças Teatrais/dramatização que possam ser apresentadas

com o uso de Fantoches;

 Produzir paródias que tragam o tema conservação, preservação e

devolução do LD. (Utilizando músicas de gosto popular escolhida pelos alunos, sob a orientação do professor).

- Em parceria com o PROGETEC da unidade escolar, promover campanhas de conscientização, de preservação e de devolução do LD, por meio de cartazes impressos e virtuais, vídeos e animações, entre outros.

História

- Levantar informações junto aos familiares mais antigos dos alunos e registrá-las, sobre o uso do LD em seu tempo de escola, tais como: existia LD nas escolas, em quais disciplinas, como eram adquiridos, tinha custo para as famílias, entre outras.

- Levantar informação através entrevistas junto à direção e coordenação qual é o destino dado aos LD após triênio de validade. Dados como: Por que o livro tem tempo de validade de uso? Como o processo de descarte ocorre? Quem é responsável por este processo? Em sua opinião, qual seria o melhor destino dado ao livro? Em vez de se desfazer deste livro, é possível novamente reaproveita-lo?

- Criar uma linha do tempo para verificar o histórico do uso do LD nas escolas públicas brasileiras, evidenciando o período que este passou a ser distribuído gratuitamente nas escolas públicas.

Matemática

- os alunos poderão participar de uma pesquisa que envolva: 1- a periodicidade de compra de livros nas editoras pelo FNDE.

(5)

2- a quantidade de LD produzido no Brasil e adquiridos pelo FNDE para as diferentes modalidades de ensino.

3 - o valor monetário por exemplar e o custo total por modalidade atendida. 4 - a fonte que gera o recurso para custear o LD adquirido pelo FNDE e distribuído às escolas.

- elaborar quadros, tabelas e gráficos com os resultados da pesquisa.

Sugestão: a referida pesquisa poderá ser realizada na escola por modalidade de ensino. Ex: alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental pesquisam quantitativos e valores dos LDs de 1ª ao 5ª ano, os alunos dos anos finais, de 6º ao 9º ano e assim por diante.

Arte

- pesquisar, junto ao gestor da biblioteca da escola (se houver), ou na internet, técnicas de conservação e preservação de livros e como manuseá-los adequadamente.

- produzir capas ou porta livros utilizando a reciclagem dos LDs que poderão ser descartados, de acordo com a Resolução/SED n. 2878 de 11 de abril de 2014.

- lançar desafios para despertar a criatividade dos alunos na produção da arte das capas ou dos porta livros que garantam a preservação e a identificação do LD.

 Confecção de Atlas, com recortes dos livros que poderão ser

descartados, da flora e da fauna da Região.

 Produzir fantoches, com os LD que poderão ser descartados, para

serem utilizados em dramatização.

- realizar concurso entre os alunos para escolha das mais criativas capas ou porta livros por eles criados.

Sugestão: as capas ou porta livros poderão ser padronizados por ano, por modalidade de ensino, por disciplina ou por escola ou a critério de cada unidade escolar.

Ciências

(6)

 Levantar a flora e a fauna da região e, quando possível, utilizar

plantas inatura para fazer a correspondência e colagem através de recortes.

 E em Arte, os alunos confeccionarão atlas da flora e da fauna

regional. 4. CULMINÂNCIA

A culminância do projeto será a apresentação à comunidade escolar:

- Mobilizar a comunidade escolar para a socialização dos resultados das produções textuais, dos cartazes impressos e virtuais, vídeos e animações. - mobilizar a comunidade escolar para a socialização dos resultados adquiridos.

Fica a critério de cada unidade escolar ampliar as disciplinas e os conteúdos envolvidos, para garantir o sucesso do projeto.

5. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pelo empenho, interesse e participação nas atividades propostas, bem como pela mudança de comportamento ao devolver os LD em tempo hábil e em condições de reuso.

6. PÚBLICO ENVOLVIDO 1- COTED 2- NTEs 3- UNIDADES ESCOLARES - Gestores - Progetecs - Gestores de biblioteca - Professores

(7)

- Alunos - Pais

7. CRONOGRAMA PREVISTO/2016

AÇÃO PERÍODO RESPONSÁVEL

Divulgação entre os multiplicadores/NTE

Março COTED

Divulgação na escola Abril NTE/Multiplicadores

Reelaboração/adequações Abril Escolas

Execução Maio/junho/julho Escolas

8. RESULTADOS ESPERADOS

Mudar o comportamento da comunidade escolar quanto à adequada utilização, preservação, conservação e devolução do LD.

Elaboração:

COTED – Coordenadoria de Tecnologia Educacional

Autores/Colaboradores

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

ligada a aspectos infantis (1º ao 5º anos) configura-se como uma fase de mudanças, com mais professores, com novos componentes curriculares, conteúdos mais complexos

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos