• Nenhum resultado encontrado

Dar a criança tudo que ela merece

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dar a criança tudo que ela merece"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Este número conta com contribuições da União Europeia & Homeless Internacional

Ju

nh

o 2

01

3

A n o 1 3 , N o 1 0 4 8

Tiragem: 3000 exemplares

Ainda neste número:

Criança morre carbonizada na Santa Iria...pág.5

Cão raivoso ataca gado na Huíla...9

11 Bravos do Calundo campeão do Gira Bairro ...11

Registo nº 514/B/2008

boletim.ondaka@gmail.com

Periodicidade: mensal

(2)

2

Junho 2013 DW - Huambo

Espaço do leitor

Editorial

O

Ficha Técnica

Coordenação: Carlos Figueiredo Edição gráfica: Daniel Martinho Redacção: José Abílio Caliqui

Ilustração: Venâncio Muenho

Contribuição: Júlio Quintas, Moisés Festo, Hernâni Cachota Produção: Grupos Comunitários

Editado por: Development Workshop - DW Endereço: Rua 105, casa 30, Capango - Huambo Bairro: Capango

Tel: (2442412) 20 338

Chamam-me de Domingos Kamôngua, Regedor do Bairro Calundo, povoação Xavier Samacau. Sou um leitor ávido deste boletim Ondaka desde a sua criação até a presente data.

Felicito em primeiro lugar a equipa que produz este jornal, em segundo lugar, quero propor à direcção para que o boletim passe a trazer em cada edição uma página especial que retrata um bairro, uma aldeia, uma ombala, etc. Essa radiografia vai despertar os governantes sobre os problemas sociais que as comunidades enfrentam, tais como: energia e águas, vias de acesso, delinquência, conflitos de terrenos, violência doméstica etc. O Ondaka chega lá onde não há sinal dos órgãos de comunicação social, por esta razão, proponho igualmente que passem a publicar semanalmente ao invés de mensal, porque as informações estão a chegar muito atrasadas. “Quando os factos são noticiados logo que acontecem, têm mais relevância e interesse público. Espero que continuem com a mesma força e determinação nesta árdua tarefa de manter informado os cidadãos da nossa província e não só.

O leitor

Domingos Kamôngua

O melhor lugar para educar uma criança é na família.

A criança tem direito à atenção especial da família, da

sociedade e do Estado, os quais, em estreita

colaboração, devem assegurar a sua ampla protecção

contra todas as formas de abandono, discriminação,

opressão, exploração e exercício abusivo de autoridade,

na família e nas demais instituições.

As políticas públicas no domínio da família, da

educação e da saúde devem salvaguardar o princípio

do superior interesse da criança, como forma de garantir

o seu pleno desenvolvimento físico, psíquico e cultural.

Os governantes devem assegurar especial atenção à

criança órfã, com deficiência, abandonada ou, por

qualquer forma, privada de um ambiente familiar

normal. A adopção de crianças, promoção e integração

em ambiente familiar sadio, deve ser regulado e

acompanhado pelo Estado para o seu desenvolvimento

integral. O trabalho de menores em idade escolar, tais

como: pesca, apascentar o gado nas zonas rurais

e “zunga” (venda ambulante) nos grandes centros

urbanos é proibido nos termos da lei, segundo o artigo

80.º da Constituição da República de Angola.

A situação social obriga alguns pais a abdiquem-se das

suas responsabilidades. O governo angolano assumiu

os dez compromissos da criança apoiado por uma ampla

comissão intersectorial, mas infelizmente a infância ainda

é o substrato da sociedade mais vulnerável, depois dos

idosos!

Nesta edição, o Ondaka traz uma reportagem que

reflecte o do dia-a-dia da criança do meio rural. Mesmo

sem condições sociais, os pais mantêm a esperança de

um futuro melhor.

“Dar a criança tudo que ela merece”, é o lema tradicional

que norteia todos os anos, os festejos do dia internacional

e africano da criança, respectivamente. Angola é o único

país do mundo com relato de crianças acusadas de

feiticeiras, devido o crescimento galopante de ceitas

religiosas que tentam a todo custo introduzir práticas

que não faziam parte do nosso convívio desvirtuando a

identidade cultural do povo angolano.

(3)

3

Este número conta com contribuições da Comissão Europeia & Homeless Internacional

Destaque

N

uma mensagem lida durante as comemorações do 1 de Junho (Dia Internacional Da Criança), que decorreu no pavilhão multi-usos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, sob lema “Angola-criança protegida, nação fortalecida”, as crianças mostraram-se “impressionadas” pela forma como o Executivo tem resolvido os seus principais problemas.

Falando em nome das crianças da província do Huambo, a menina Dilda Clara Manuel destacou igualmente o trabalho do Governo na consolidação da paz e na integração dos petizes nos mais variados programas da vida social (educação, saúde, registo civil e protecção, entre outros).

No acto presido pelo vice-governador da província do Huambo para o sector Económico, Francisco Fato, em representação do governador Fernando Faustino Muteka, as crianças reafirmaram a necessidade de implementação pelo Executivo de uma rede telefónica para possibilitar a denúncia dos cidadãos que têm violado os 11 Compromissos da Criança.

Consideraram imperioso a criação de condições para o êxito dos serviços de registo civil de nascimento nas unidades sanitárias do país, bem como do pleno funcionando dos julgado de menores.

O evento, que contou com a participação de mais de quatro mil crianças, foi marcado pela exibição de peças teatrais, declamação de poesias, dança e música.

Crianças satisfeitas com empenho do governo na implementação dos 11 compromissos

As crianças da província do Huambo manifestaram-se satisfeitas com o empenho do Executivo

a ng ol an o na m el ho ri a da q ua l i da de d e v i da d as f am íl ia s e no c um pr im en to d os 1 1

compromissos.

As crianças afectas à Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) do município do Huambo visitaram o Aeroporto Internacional do Huambo, Albano Machado no âmbito do plano de férias, realizado no quadro dos festejos do 1º de Junho dia Internacional da Criança.

Na ocasião, a secretária para as actividades da OPA, Clementina Cândido, informou que o plano de férias visa ocupar o tempo livre dos mesmos. “O aeroporto é umas das entradas e saídas de pessoas e bens, a visita a esta instituição vai aumentar o conhecimento geral dos petizes”, afirmou.

O menor Jorge Esperança disse ter gostado de visitar a torre de controlo, porque recebeu explicações sobre os procedimentos relativos aos passos dados para a aterragem de uma aeronave.

Francisca Gaspar Teixeira mostrou-se satisfeita por ter recebido explicações de como funciona o Centro de Metrologia e a sua importância para a navegação aérea.

Durante cinco dias do plano de férias, os menores participaram em palestras, actividades desportivas e recreativas, bem como efectuaram uma excursão ao município do Ekunha e visita à Escola de Soldados da Região Militar Centro.

(4)

4

Junho 2013 DW - Huambo

Notícias e Casos da Vida Real

Crianças aprendem construção civil

Em Junho, mês dedicado especialmente à criança, os “putos” da Calima aproveitaram os seus tempos livres para construção de casotas provisórias. Acompanhe a reportagem…

As crianças organizadas em grupos de quatro a cinco na comuna da Calima, município sede do Huambo ocupam-se em brincadeiras social-mente úteis, ensaiando técnicas de

construção civil.

De regresso à escola, os petizes cumprem primeiro com as tarefas de casa, como lavar a loiça, cartar água, regar os canteiros de hortaliça e apascentar o gado. Depois da actividade doméstica, aproveitam os tempos livres confeccionando adobes e construindo “casotas” onde realizam os tradicionais “Pic Nic” aos fins-de-semana.

Omãla valilongisa uloño wokutunga

Evambi litito, osãyi yahindikisiwa okusambiliya eteke lyomãla. Kimbo lyoko Calima omãla vafufula apulivi vepuyuko oco valilongise okutunga olonjo muna vamangalela olomundo.

Omãla valyongotiya vovimuka vikwãla eci vatunda kosikola tete valinga upange wokonjo ndeci okusukula alonga, okukatapa ovava, okupesila ovava kovikulã,lokulisa ovinyama, kwenje oco vapapala okusukula olondopi oco vatunge okalonjo. Amalehe ava vakasi vocisoko canyamo ekwi ale ekwui lavali.

Olomampalo evi visanjwisa olonjali omo viteywila omãla kovilinga vivi. Omo lyaco kupingiwa kolonjali akwenda akulu vendamba oco vakwate utate wokusindiliya omãla kovitumãlo vyelilongiso amo vokulongisa ovomesele vañi vañi oco vakwatiseko ombyali okutumbulula alupale akwenda ovambo.

Nda cakapiwako tukamolã votembo yisulemo omãla vakakala oloñulihisi vyamako vekalo lyaco lyaliyekala. Kupingiwavo kalongisi oco vacevo limwe esembi kokulihisa olondonge oco valimbuke olongavelo vyomãla oco vakapiwe kovipinduko vasesamela.

“Kupapatas” atingem zonas difíceis

Os motoqueiros, vulgos “Kupapatas” na província do Huambo, facilitam a vida das populações. São mais caros e mais rápidos, também são responsáveis pela perda de vidas humanas por desconhecimento das regras de trânsito.

Entram na via a partir das quatro da manhã e terminam as 22/23Horas. O preço varia entre 100kz a 200 kwanzas no casco urbano. Lá onde não circulam os Hiace ou os azul e branco, os motoqueiros cobram 300kz a 500kwanzas.

Cada motoqueiros factura 1.500 a 2.000 kwanzas por dia a depender do movimento do dia. Para quem conduz motorizada alheia entrega 4.000kz à 5.000kz por semana, com direito de um dia que é sexta ou sábado, o que torna possível manter o sustento das suas famílias.

Olokupapata vapitila kupala

olongendisi vyatukuta voluhumba wo Huambo, vakasi okupopela omwenyo womanu kokuvapitilisa kuna vayongola. vatilapo vali, pole vayayulako. Koloneke vyasulako vakasi okunena ovilunga okupesela ovimwenyo vyomanu, omo lyekambo lyukulihiso vyovihandeleko vyokwendela vetapalo.

Vafetika upange velivala lyakwãla komele, noke valembuka kelivala lyakwi avali latatu ale lakwãla lyuteke. Ofeto yavo yikasi pocita ale ovita vivali kolopalata mulo volupale. Kuna okuti olobinete kavipitila ovo vapinga ovita vitatu ale ovita vitãlo kolopalata.

Ongendisi oyo ongendisi yitela ohulukãyi kwenda ovita vitãlo ale olohulukãyi vivali kolopalata veteke. Kuyuna okuti etukuta halyayeko weca kumwele olohulukãyi vikwãla kwenda olohulukãyi vitãlo kolopalata kokusulila kwo semana, lokupamo eteke lyatãlo ale lyesambata, citelã okutekula epata lyaye.

(5)

5

Este número conta com contribuições da Comissão Europeia, Homeless Internacional

Notícias e Casos da Vida Real

Motoqueiro atropela e põem-se em fuga

Um motoqueiro não identificado atropelou uma menina de 15 anos, no bairro do Santo António, no passado dia 6 de Junho de 2013, pelas 18 horas.

O acidente aconteceu quando a menina saia da escola em direcção a casa. A menina fracturou a perna e teve alguns ferimentos ligeiros.

O “Kupapata” pós se em fuga e Domingas foi imediatamente evacuada para o Hospital Central do Huambo e neste momento encontra-se de gesso, dificultando a frequência das aulas e a realização das actividades domésticas.

No Huambo, os motoqueiros são apontados como principais causadores de acidentes, por desconhecimento do código de estrada. Apela-se aos motoqueiros que em caso de acidentes, devem humanamente levar a vítima a uma unidade sanitária mais próxima para que se preste os primeiros socorros.

Enviada pelo Grupo Nzaji

Criança morre carbonizada na Santa

Iria

Uma criança de tenra idade morreu carbonizada numa residência por um incêndio causado por uma vela de iluminação, no princípio da noite de terça-feira 11 de Junho de 2013 no Bairro da Santa Iria, arredores da cidade do Huambo.

Negligência da mãe é apontada como sendo a causa do infortúnio, por ter deixado a vela acesa quando ela se encontrava em serão numa casa vizinha. Chocados com o triste episodio, os moradores solicitam que os pais sejam responsabilizados criminalmente para que se diminuam as mortes de inocentes por incêndio, cujos números aumentam a cada dia que passa.

Kupapata watusula kwenge watila

kupapata kakulihiwile watusula yumue omola ukwanyamo ekwi latãlo vo sandjala yo Santo António, londuko Domingas veteke lyepandu vosãyi yevambi litito, kelivala lyekwi lecelalã kekumbi.

Ocilunga camoleha eci omola akala okutunda kosikola okwenda condjo. Omola wateka okulu kwendje walipuñyula. Ongendisi yomoto watila noke va kuahenda vambata omola kombutika yuhayele yavelapo. Kelivala lilo omola enda lombweti, ekalo limue lisumwisa olondjali omo otatayala okuenda kosikola kwenda okulinga upange wokondjo.

Vo luhumba wo Huambo vakupapata vovaponda omanu valwa omo kavakulihile ovihandeleko vyokwendisa vatapalo. Oloñgulihisi vasapwila kwava valitumbika kupange wongendanyuka oco vambate omunu vatusula ko mbutika yu hayele.

Omolã ofa londalu vo sanjala yo Santa

Iria

Omolã ukwanyamo vatito calwa wafa londalu, vonjo yimwe, ocilunga cina casupuka kokutamisa ovela kokufetika kuteke veteke lyavali kosemana veteke lyekwi lamosi vosãyi yevambi litito lyunyamo wolohulukãyi vivali lekwi latatu, kosanjala yo ko Santa Iria, volupale lyo Huambo.

Ocekelela conjali cilekasa okuti oco canaena ocitangi eci, omo lyokusya ovela lokutama, osimbu akala lokusima koco yayu omo valisungwile olonjo.

Olonungambo ocitangi eci cavanenela esumwo lyalwa, omo lyaco vapinga okuti olonjali te vya kangisiwa oco nda citava citepulule olofa vyava kavakulihile cimwe londalu, vina okuti etendelo likasi okuvokiya eteke olyo eteke.

(6)

6

Junho 2013 DW - Huambo

O Workshop sobre competências familiares, realizado nesta cidade a 28 de Junho de 2013, condenou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o uso de roupas extravagantes nos óbitos e os bens materiais e monetários solicitados nas cerimónias de alambamento.

Os trabalhos foram orientados pelo Vice-Governador para o Sector Político e Social, Guilherme Tuluka na presença do Director Nacional para Política Familiar do MINFAMU, António João. O vice-governador para o sector político e social da província do Huambo, Guilherme Tuluka, instou os responsáveis de famílias

a terem consciência das suas obrigações na educação dos filhos, tendo em vista o resgate dos valores morais, cívicos e culturais e uma sociedade mais justa.

Discursando no acto de abertura do Workshop sobre promoção e competências familiares, organizado pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, disse ser necessário que os pais façam um exame de c o n sc i ê n c i a so b r e c o m o e st ã o pe r a n t e a s su a s obrigações familiares.

Durante o seu discurso, Guilherme Tuluka apontou os actos de vandalismo praticados por muitos jovens, o uso das drogas, alcoolismo e a delinquência, como consequências da débil educação e acompanhamento dos filhos.

Criticou igualmente o excesso de liberalismo que se verifica em alguns lares, redundante na constante permanência dos filhos, mesmo os menores, fora de casa, incluindo no período nocturno.

Consumo de álcool e roupas extravagantes nos óbitos preocupa a sociedade

Exortou os encarregados de educação a colaborarem com as instituições policiais no combate ao uso de drogas e à delinquência juvenil, visando uma sociedade tranquila, justa e harmoniosa.

O vice-governador enalteceu, por isso, a iniciativa da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher na realização do Workshop, “porque vai contribuir para a educação das famílias”. O Rei do Bailundo, Ekuikui V, Armindo Kalupeteka, participou do evento. Na ocasião, disse que acredita no projecto “A receita

da felicidade” porque vai ajudar

no processo de resgate dos valores morais, cívicos e culturais para fortalecer as competências familiares, bem como poderá reduzir os casos da violência doméstica e castigar os pais que não sustentam os seus filhos,

disse.

O evento teve como tema central o resgate dos valores morais, cívicos e culturais. Durante o certame, os participantes solicitaram a urgente implementação nos próximos tempos de um projecto denominado “A Receita da Felicidade” que visa educar, aconselhar e acompanhar as famílias ao domicílio com vista a reduzir os casos de violência doméstica, fuga a paternidade entre outros. A Receita da Felicidade, será um projecto intersectorial que vai contar com o envolvimento de todos membros da sociedade civil.

No comunicado final, os participantes recomendaram que se tenha o devido cuidado para que os óbitos não se transformem em lugares de exagero de comida, bebidas alcoólicas e outras extravagâncias que desvirtuam o sentimento do óbito e ferem a sensibilidade da família enlutada.

(7)

7

Este número conta com contribuições da Comissão Europeia, Homeless Internacional

Trata-se da jovem Ana Maria de Fátima, que deu à luz a quadrigémios, no passado dia 15 de Junho do ano em curso no hospital municipal da Caála.

O director do hospital municipal da Caála, Doutor, Fe r n a n d o Fe r r e i r a V i c e n t e , d i sse se r n e c e ssá r i o mobilizar os empresários e pessoas de boa fé para apoiar a mãe dos quatro bebés. A jovem, de 30 anos, teve três me ninas e um menino, que se juntam a outros cinco irmãos, e está a atravessar dificuldades sociais para manter a família. “Não tenho condições para dar assistência aos meus filhos, por isso, apelo as pessoas de boa fé no sentido  de me ajudarem”, disse.

O Doutor, Vicente referiu que o parto foi feito com êxito na unidade sanitária, mas, para outros cuidados posteriores da mãe e bebés, foram transferidos para o Hospital Central do Huambo. O médico disse que Ana Maria, que já recebeu um enxoval oferecido pelo OMA, necessita, além de outros bens, de uma casa.

Líderes recebem formação em manutenção

de manivelas

Os líderes comunitários das aldeias de Nanguiliqui, Chipando, Cavango, Chilenda, comuna da Chinhama, município do Cachiungo, foram capacitados no mês de

Maio do ano em curso, com técnicas de manutenção de manivelas de bombas manuais de água.

Formados pela DW (Development Workshop), os grupos vão manter o normal funcionamento e manutenção dos pontos de água nas referidas comunidades. Acção

Quadrigémios na Caála precisam

apoios de empresários e pessoas de

boa fé

formativa foi orientada pelo técnico da área de Mobilização Social da DW, Mário Chipilica Caweye acompanhado por duas estagiárias Educadoras Sociais, Juliana Herculano e Natália Feliciano, estudantes do último ano do ICRA-Instituto de Ciências Religiosas de Luanda que se encontram nesta província em preparação do trabalho de defesa do fim do curso.

Flash de Notícias

Projecto Uhayele apresenta resultados da campanha

de multivacinação realizada no dia 27 de Junho nas aldeias de Mandele e Ussissi, comuna da Calenga, município da Caála, a oeste da cidade do Huambo;

Cidade do Huambo acolheu no dia 27 de Junho no

Auditório da Rádio Nacional de Angola o Workshop sobre competências familiares, resgate dos valores morais, cívicos e culturais. O ponto mais alto do evento foi marcado com o lançamento oficial do projecto denominado “A Receita da Felicidade”, que visa educar e acompanhar as famílias ao domicílio, no sentido de se reduzir os casos de violência doméstica e a fuga à paternidade;

Trabalhadores da Brigada Provincial de Estradas no

Huambo encontram-se em greve pelos sete meses do salário em atraso. Na manhã de segunda-feira, 01 de Julho saíram à rua em defesa dos seus direitos. A manifestação aconteceu defronte à Direcção Provincial das Obras Públicas;

Atleta Paralímpico, José Armando Soyovo, lançou no

dia 02 de Julho na cidade do Huambo o Projecto Ambiental em solidariedade aos jovens da comunidade do Cuando que se encontram no mundo das drogas e da prostituição;

Projecto de saúde bucal “Sorriso” trabalhou na

comuna da Calima a 03 de Julho. A administradora da comuna da Calima, Guilhermina de Lourdes Bacia, quer contar com a presença regular do projecto de saúde bucal “Sorriso” naquela localidade que dista a 18 quilómetros a sul da cidade do Huambo;

ADRA Antena Huambo apresentou o seu Plano de

Apoio ao Desenvolvimento do Município do Bailundo no passado dia 29 de Abril do ano em curso;

(8)

8

Abril 2013 DW - Huambo

Cultura

Artistas plásticos do Huambo desejam

melhores condições de trabalho

Reagindo as declarações do Secretário-Geral da UNAP, os artistas plásticos do Huambo desejam melhores condições de trabalho, tais como espaço de exposição e venda do material produzido, realização de feiras e participar em eventos nacionais e internacionais.

Pedro Hospital, representante da instituição no Planalto Central acredita que com a entrada em funcionamento da Briga Jovem das Artes, a aquisição da matéria-prima e o espaço de exposição vai permitir tirar muitos profissionais que se encontram no anonimato. De acordo com Pedro Hospital a brigada vai permitir massificar a arte e descobrir novos talentos das belas artes. Questionado sobre o estado actual da classe, o representante da UNAP no Huambo, disse que poucos artistas plásticos vivem das artes. “Se formos a contar nem chegam cinco. Eu por exemplo, vivo das artes por ser polivalente. Faço escultura, pintura, dísticos, tecelagem, só assim é que consigo sobreviver e sustentando a minha família.

A qualidade das obras locais foi testada e reconhecida em feiras nacionais. O artista Pedro Hospital já venceu um galardão da Seguradora angolana ENSA. “Temos bons artesãos, pintores e escultores que produzem obras de qualidade. Por falta de apoios, não aparecemos. Os empresários locais e promotores culturais apostam mais em eventos de beleza feminina, Miss,

Feshion, desfile de moda do que nas artes plásticas, desabafou.

Provérbios

Os provérbios populares exprimem o pensamento em poucas palavras. Através de provérbios, adágios e estórias, os nossos antepassados transmitiam oralmente de geração em geração uma riqueza cultural. Este rico património imaterial tende a desaparecer com a morte dos mais velhos. Nesta página especial, vamos tentar relembrar e ensinar alguns provérbios mais populares que se identificam com o nosso dia-a-dia. Os mais velhos disseram…

“Nda ukwene ossuñguila ove upekelissa pula”. “Se o outro sonega, deita-o na cama”. Lição moral (Da insónia de um, todos perdem a noite);

“Nda oyevite otchikelo, otcho ombela yalua.”Quando troveja, a queda da chuva é eminente” (Quem se molha é parvo. Depois de termos sido alertado sobre qualquer perigo, devemos precaver-nos para evitar situações graves);

“Nda ukwene walingati watopa, omo wakussanga lawo”. “Se te consideram de parvo, é porque realmente o és”. (As nossas acções revelam as nossas qualidades); “Pana kapassui okuokuo, uloñgo utangulula”. “Lá onde não cabe o braço, a inteligência resolve”. (Sempre que nos encontramos em situações difíceis, devemos usar a inteligência);

“Olondungue, lokulisapela vyavelapo ongussu yo vota”. “A inteligência supera a força das armas”. (Quando estamos em guerra, devemos resolver os nossos problemas conversando com o adversário em vez de recorrermos em armas).

Os velhos disseram…

“Tutangui, otcho tutumbululi ofeka yeto”. “Devemos estudar para a reconstrução do nosso país”. Na próxima edição vamos trazer mais provérbios populares que exprimem pensamentos em poucas palavras

(9)

9

Este número conta com contribuições da União Europeia & Homeless Internacional

Regiões

Bi é

L i d e r e s r e l i g i o so s d i sc u t e m v a l o r d o c a sa m e n t o na família

Os líderes das igrejas evangélicas dos Irmãos em Angola (IEIA) e Congregacional em Angola “IECA” no Bié apelam às instituições sociais e à sociedade civil no geral a preservarem e valorizarem o casamento, em benefício da família, essencialmente os filhos.

O pastor da “IEIA” na região, Bernardo Capeio, defendeu a necessidade dos adultos conjugarem esforços no sentido de ajudarem a fortalecer o casamento, sobretudo de casais jovens, de modo a terem maturidade com base na experiência dos mais velhos.

Benguela

Exploração anárquica de florestas em Benguela

O secretário de Estado da Agricultura para Recursos Florestais, André de Jesus Moda, manifestou-se no passado dia 8 de Julho, no município da Ganda (Benguela), preocupado com a exploração desordenada e anárquica de madeira e a falta de conservação das florestas.  

André de Jesus Moda, que efectuou uma visita de algumas horas à localidade, disse não ter gostado o cenário encontrado, caracterizado pela exploração anárquica de madeira, abate desordenado de árvores, caças furtiva e queimadas.  Referiu existir, por um lado, uma exploração ordenada por parte de empresas autorizadas ou credenciadas, observando as normas estipuladas, e, por outro, os desordeiros que são os garimpeiros particulares que exploram os recursos de modo irracional.   A visita insere-se no âmbito do programa da ajuda e controlo para a inventariação dos recursos florestais nacional.  Entretanto, o ex-complexo industrial da CCPA controla nas regiões da Ganda, Ukuma e Caála (Huambo) 18 perímetros florestais de Eucaliptos, Pinho e Cedro que serve para produção de madeira.

Huíla

Cão raivoso ataca 18 cabeças de gado bovino em Quipungo

Contaminado pelo vírus da raiva, um cão foi abatido na quarta-feira, 03 de Julho depois de ter atacado 18 cabeças de gado bovino, na localidade de Chingoli, a 22 quilómetros a Leste da sede municipal de Quipungo, província da Huíla.

Regiões é a página dedicada especialmente aos assuntos sociais, económicos, culturais

e desportivos das provinciais da região centro e sul de Angola, nomeadamente, Bié, Benguela

e Kwanza Sul. Confira já a seguir os destaques dos quatro cantos do país.

O proprietário do gado, Morais Mangwayu, explicou que os bois regressavam da zona de abeberamento, quando o cão começou a mordê-los. Foram de seguida vacinados contra a raiva, pelos técnicos do Instituto de Veterinária de Quipungo. “Eram quase quinze horas quando um cão entrou para a lavra onde estavam os bois de regresso do rio e mordeu 18, deixando fortes ferimentos, daí arremessamos pedras, paus e  matamos o cão”, sustentou.

O proprietário do gado disse ter sido a primeira vez que um cão raivoso atacou uma quantidade elevada de bois na localidade de Chingoli. O Município de Quipungo tem um efectivo ganadeiro estimado em 180 mil bois controlados pelos Serviços de Veterinária, mediante as campanhas de vacinação. Quipungo dista a 120 quilómetros a Leste da sede provincial, a cidade do Lubango. Tem uma população estimada em 221 mil 502 habitantes.

Kwanza Sul

Professores aperfeiçoam conhecimentos sobre escolas amigas da criança

Setenta e cinco professores do ensino primário dos municípios do Sumbe, Amboim, Porto-Amboim, Seles, Kibala, província do Kwanza Sul, participaram, num seminário sobre escolas amigas da criança, promovido pela Direcção Provincial da Educação. Ao longo do seminário, que decorreu na cidade do Sumbe durante cinco dias, os participantes abordaram questões relacionadas com a articulação do modelo de escola amiga da criança, reforma educativa, os 11 compromissos do governo para com a criança, princípios ou padrões dos indicadores de boas práticas nas escolas.   

O chefe do departamento de educação, Joaquim Moisés Jimbi, disse que a aposta da Direcção Provincial da Educação é transformar as escolas em pólo de atracção de famílias, pois ela deve adaptar-se à criança e não ao contrário.  

Referiu que o objectivo é capacitar os professores sobre a visão e conceito de escolas amigas da criança, uso de monitoria da grelha e padrões indicadores, uso das ferramentas de auto avaliação nas escolas e melhorar a qualidade do ensino e do ambiente escolar.

(10)

10

Abril 2013 DW - Huambo

Internacional/África

Estados Unidos da América comemoram

no dia 4 de Julho o 237º aniversário da

sua independência

Nesta data, em 1776, treze colónias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. A independência foi oficialmente reconhecida pela Grã-Bretanha no Tratado de Paris. Desde então, a nação desenvolveu-se

gradualmente, tornando-se uma super-potência, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e passou a exercer grande influência económica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.

 

O país tem uma República Federal, com um sistema democrático de governo e presidencialista, isto é, o Presidente dos EUA é Chefe de Estado e de Governo. Como instituições governamentais existe o Senado e o Congresso. A sua constituição, de1787, é composta por sete ar tigos fundamentais e 22 aditamentos.

 

O país, frequentemente referido pelas siglas USA ou US (em inglês) e EUA (em português), é composto por cinquenta estados e um distrito federal. A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possui fronteiras terrestres com o Canadá e com o México, e restante do país limita-se com o oceano Pacífico, o mar de Bering, o oceano Árctico, o golfo do México e o oceano Atlântico.

O actual presidente é Barack Obama, 44º e primeiro afro-americano a ser eleito presidente dos EUA. Dos 44 presidentes, o primeiro foi George Washington, que dirigiu os destinos do país de 30 de Abril de 1789 a 04 de Março de 1797. Passaram pela presidência 17 republicanos, 16 democratas, quatro democratas/republicanos, um federalista e o restante sem partido.

África do Sul

Cônsul exorta empresários

sul-africanos a investirem em Angola

O Cônsul Geral de Angola na província da Western Cape, Apolinário Pereira, manifestou no dia 08 de Julho (segunda-feira), na Cidade do Cabo, a disponibilidade daquele órgão em ajudar os empresários sul-africanos que queiram investir no país.  

Discursando na abertura do Primeiro Fórum Empresarial Angola – África do Sul, que reuniu homens de negócios da Huíla e da Cidade do Cabo, o diplomata disse que tem-se muitas vezes colocado o problema da tramitação da documentação, ou questões meramente burocráticas em questões ligadas a vistos, situação a ser ultrapassada.  

Segundo ele, o Consulado Geral de Angola está inteiramente disponível para apoiar e encorajar, dentro daquilo que for necessário no âmbito das suas atribuições.  ”Expresso com muita gratidão os nosso agradecimentos as duas Câmaras de Comércio e Indústria, a empresa Top Chela Traders e os participantes, por terem dado esta oportunidade”, sustentou.  

O encontro que reuniu 60 empresários da Huíla e Cidade do Cabo visa incentivar a busca de parcerias entre angolanos e sul-africanos nas áreas de investimentos e exportações.

(11)

11

Este número conta com contribuições da União Europeia & Homeless Internacional

11 Bravos do Calundo campeão do Gira

Bairro Taça do Presidente

O Clube 11 Bravos do Calundo venceu a 16ª edição

do torneio Gira Bairro Taça do Presidente, ao derrotar

os Amigos do Miradouro da Munda por 2-1 no

campo pelado das Cacilhas.

Sob o lema “ Unidos no Futebol de Massas para Uma Angola Melhor, o campeonato encerrou no passado Domingo 23 de Junho de 2013.

No final da partida Venâncio Cahossi, capitão de equipa dos 11 Bravos do Calundo era um homem satisfeito e disse que o objectivo era “devolver a alegria ao povo do bairro que os viu nascer. “O conjunto vai preparar-se para disputar a fase seguinte, entre os primeiros classificados das 18 províncias do país”.

O técnico dos 11 Bravos do Calundo, “Mister Caixão”, não teve adjectivos para qualificar o memento impar que se vivia naquele momento, sublinhou dizendo que “revalidaram o título e está de parabéns todo o povo do Calundo e promete trazer alegria para o Huambo por ser o digno representante da província na prova nacional a ser disputado na cidade de Menongue, província do Kuando Kubango.

Francisco Chipopa, Capitão dos Amigos do Miradouro da Munda, 2º classificado, reconheceu os erros cometidos pelos seus colegas. “Entramos na quadra de jogo muito convencidos e não conseguimos dar conta do recado. “Tentamos recuperar na segunda parte, mas já era tarde demais, depois de termos sofrido 2 (dois) golos na etapa inicial, o adversário veio bem preparado tecnicamente e aproveitou a nossa fragilidade no ataque e no sector defensivo, mas vamos continuar a trabalhar para ganharmos a próxima temporada”.

O Chefe de Departamento dos Desportos no Huambo, José Manuel dos Santos, reconheceu as dificuldades atravessadas ao longo do campeonato, desde a falta de apoios e as condições de infra-estruturas desportivas. O dirigente desportivo falou da criação de novos campos, levantamento e legalização de espaços para a massificação do desporto na Região do Planalto Central.

António do Rosário, Presidente da Associação Provincial de Futebol no Huambo, felicitou a equipa vencedora e convida os clubes federados a buscarem valores no Gira Bairro. “Temos

excelentes jogadores e grandes craques no campeonato inter-bairro e inter-municipal que devem ser aproveitados para ajudar a melhorar a qualidade do nosso futebol a semelhança do que acontece noutras partes do mundo.

O Coordenador do Projecto Gira Bairro no Huambo, Júlio Azevedo disse que a prova foi bem disputada apesar de algumas dificuldades de vária ordem.

E o Regedor do Bairro Calundo, Domingos Kamôngua, tranquilizou os atletas a manterem calma, porque a situação do campo de futebol estará resolvida dentro de pouco tempo. “Já conversamos com o senhor administrador municipal do Huambo para que os moradores voltem a desfrutar do campo. Podemos aproveitar o espaço para a construção de um campo Polidesportivo. Acredito que vai mudar a imagem do bairro. Desde sempre tivemos crianças, adolescentes jovens com vontade de praticar o desporto”. O desporto é vida e faz bem a saúde, diminui a delinquência.

Eis a classificação da 16ª Edição 2013 do Gira Bairro Taça do Presidente

1º 11 Bravos do Calundo

2º Amigos do Miradouro da Munda 3º Sporting da Calomanda

Força Aérea Nacional equipa Free Play

Joaquim Abel da equipa 10 de Dezembro Melhor marcador com 27 golos, Manucho dos Amigos do Miradouro foi o melhor Guarda-Redes.

Os 11 Bravos do Calundo representaram a provincia do Huambo na fase final do Gira Bairro disputado na Cidade de Menogue, provincia do Kuando Kubango, tendo sido derrotada por 2-0 diante da equipa local jogo realizado Sábado 20 de Julho de 2013.

(12)

12

Abril 2013 DW - Huambo

Fe

ch

o

Em declarações à imprensa, o director geral da ADRA, Belarmino Jelembi, disse que a acção formativa visou reforçar a capacidade técnica dos quadros na utilização dos métodos e ferramentas do trabalho da organização.

A actividade teve a duração de quatros dias e permitiu de igual modo os participantes reflectirem sobre os conceitos e

conteúdos do plano estratégico da ADRA, aprimorar os mecanismos para o alcance dos indicadores previstos.

“A formação representa o XIV módulo que a ADRA realiza todos os anos com os parceiros, faz parte do princípio “acção reflexão acção com vista a análise do contexto das áreas de intervenção, sua ligação com a província e as implicações da acção da instituição”, disse.

Durante o evento, os participantes tomaram conhecimento de matérias sobre desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e nutricional, poder local e autarquias, descentralização e dinâmicas de articulação entre as administrações locais e a sociedade civil, programas de cidadania e educação, e advocacia, assim como monitoria das políticas públicas.

Quarenta e seis funcionários da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) das

províncias do Huambo e Benguela foram capacitados sobre desenvolvimento comunitário,

no âmbito da intervenção geral da instituição no alcance dos objectivos do Plano Estratégico

2012/2016.

Publicidade

Caro empresário e homem de negócio, esta página é para

si!

Publicite o seu produto e terá muitos lucros...

Com o Ondaka o seu negócio cresce mais rápido!

Ondaka o seu jornal das comunidades

Procure-nos, estamos localizados no bairro Capago, Rua

105, casa 30, telefone (2442412)20338 ou através do

correio electrónico Email:boletim.ondaka@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

JARDIM 25 DE AGOSTO RJ DUQUE DE CAXIAS RJ - Baixada Fluminense Fonoaudiologia NOVA SAUDE CLINICA LTDA AVENIDA GETULIO VARGAS 1199 CENTRO RJ NILOPOLIS. RJ - Baixada

Devido ao fato da maior parte da luz solar ser barrada pela copa das árvores e pela grande quantidade de chuvas, a Floresta Tropical tende a ser sombreadas e úmidas.. A

Pontualidade na operação de semeadura e a antecipação da adubação e suas influências na receita líquida da cultura da soja. Programa computacional para o dimensionamento

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

forma, pretende-se direcionar as ações que consigam, em um futuro próximo, sanar a carência de informações e que permitam uma nova versão, mais fundamentada do PMSB. O banco de