• Nenhum resultado encontrado

LO CALIZAÇÃO DAS FÁBRICAS E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LO CALIZAÇÃO DAS FÁBRICAS E"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Impacto da conversão do branqueamento Standard/ECF nas propriedades do

papel e no andamento das máquinas da Ripasa S.A.

Fernando Scucuglia Francisco Barbosa Isabel M. B. Gomes Israel G. Trovo Keyla G. Salomão Rui A. Lima

Ripasa S.A. Celulose e Papel

A RIPASA S.A. CELULOSE E PAPEL é uma empresa nacional, sendo a 4a. maior empresa do setor

de papel de imprimir e escrever e 2a. de papéis revestidos. A empresa utiliza como matéria-prima

100% de madeiras de eucalipto oriundos de florestas plantadas.

As fábricas e parques florestais da Ripasa encontram-se no estado de S. Paulo, conforme mapa a seguir. A maior unidade fabril da Ripasa (Ripasa I) encontra-se no município de Limeira, a ± 150 km da cidade de S. Paulo, na região de Campinas.

Meio Ambiente

6

O São Paulo

Estado de São Paulo

47°00’ 49°00’ 21°00’ 24°00’ 1 2 4 3 5 7 B C D A PARQUES FLORESTAIS 1 - Santa Genoveva 2 - Fortaleza 3 - Flecha Azul 4 - Saligna 5 - Nossa Srª Penha 6 - Guarujá 7 - Ibiti FÁBRICAS A - Ripasa I B - Ripasa III C - Ripasa II - Embú D - Cia. Santista O - Escritório Central BRASIL

LO C A LIZA Ç Ã O D A S FÁ B R IC A S E

PA R Q U ES

Em 2001 a RIPASA S/A - CELULOSE E PAPEL iniciou o seu processo de expansão optando pela adição de uma nova linha de depuração, lavagem, deslignificação e branqueamento livre de cloro elementar (“Elemental Chlorine Free” – ECF). Posteriormente decidiu-se pela substituição dos digestores “batch” por um digestor contínuo Compact Cooking. A redução da produção da celulose branqueada standard (estágios: cloro, extração, hipocloração e peroxidação) e a introdução da deslignificação com oxigênio e do branqueamento ECF têm como objetivos principais:

(2)

• melhoria das propriedades óticas e físico-mecânicas da celulose

• diminuição da carga de poluentes hídricos e gasosos

• diminuição do consumo de água

• diminuição do consumo de energia

• aumento do patamar de produção de 910 tpd (Standard) para 1 260 tpd (770 tpd ECF +

490 Standard)

• redução de custos e

• aumento do faturamento

A linha ECF supre principalmente as máquinas de papel e a linha standard as desaguadoras, que abastecem outras unidades do grupo e também a clientes do mercado interno.

O “start-up” da linha ECF foi em 15/01/2003 e do digestor contínuo em 15/04/2003. A representação esquemática do fluxo de processo encontra-se apresentado na Figura 1.

DIGESTOR CONTÍNUO LAVAGEM E DEPURAÇÃO -LINHA STD LAVAGEM E DEPURAÇÃO -LINHA ECF BRANQUEAMENTO STD CEopHP BRANQUEAMENTO ECF O DualD (PO) D

Figura 1. Representação esquemática do fluxo de processo

Cerca de US$ 250 milhões foram aplicados, entre recursos próprios, desembolsos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e fundos de operação de pré-pagamento,

fin import.

Principais equipamentos implementados na expansão:

Picador de madeira para celulose Peneiras de classificação de cavacos Digestor contínuo

Lavagem e depuração Deslignificação Branqueamento ECF

Planta química para geração de dióxido de cloro SDCD Caustificação Evaporação Caldeira de recuperação Forno de cal Tratamento de água

(3)

Tratamento de efluentes Turbogerador

Sistema de coleta e queima de gases Upgrade das máquinas de papel I e II

OBS: todo o desaguamento da lavagem, deslignificação e branqueamento ECF é composto por 7 prensas compactas.

A redução de custos, a qualidade do produto final, o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à comunidade foram as diretrizes norteadoras do projeto. Os operadores, assistentes bem como o pessoal de processo e manutenção foram treinados desde o início do projeto sob os aspectos conceituais e operacionais, bem como tiveram uma participação ativa no acompanhamento da montagem, comissionamento e “start-up”, o que resultou num “learning curve” acelerado de todo o processo.

Em 2004 a Ripasa deverá iniciar a sua segunda fase de expansão visando a produção de celulose de 1.800 t/dia.

A definição da seqüência de branqueamento mais adequada à realidade da Ripasa, considerando-se os aspectos de mercado, qualidade, meio ambiente e custo, envolveu um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, a seqüência adotada foi O Dual D (OP) D e os parâmetros operacionais médios encontram-se apresentados na tabela 1.

Tabela 1. Condições e consumos de químicos do branqueamento livre de cloro elementar (ECF) da

Ripasa. – seqüência O DualD (OP) D

Estágio de branqueamento Condições e consumos

O D OP D

Consistência % 10 10 10 10

Temperatura, oC 90 - 100 85 85-90 70-75

Tempo de retenção, min 60 120 60 180

Pressão, bar 4,0 4,0

O2, kg/adt 18,0 4,0

ClO2 como Cl2, kg/adt 22,0 11,0

NaOH, kg/adt 18,0 12,0

H2SO4, kg/adt 10,0

(4)

Considerando-se que a Ripasa é uma empresa integrada de produção de papel, as atividades de tecnologia, engenharia e produção são fundamentalmente direcionadas para a maximização de resultados, quantitativos e qualitativos, da produção de papel.

De acordo com os aspectos anteriores, este trabalho tem como objetivo a discussão de resultados práticos das modificações ocorridas nos processos de produção de celulose (polpação e branqueamento) e seus impactos nas propriedades do papel e no andamento das máquinas da Ripasa. A seguir são descritos os dados de processo mais relevantes ocorridos durante os start-ups, salientando-se que o processo fabril ainda se encontra em estágio de otimizações.

De acordo com a tabela 2 verifica-se que, devido a peculiaridades do processo, há diferença no padrão de deslignificação nas duas grandes etapas de mudanças da polpa para a máquina de papel. Deve-se destacar que estas diferenças tem impactos significativos na qualidade da polpa, sendo fundamental uma análise criteriosa dos resultados obtidos com relação ao papel.

As qualidades das polpas avaliadas para as máquinas de papel seguiram as etapas de processos: 1) Polpação batelada Kraft-AQ e branqueamento standard (C Eop H P)

2) Polpação batelada Kraft-AQ e branqueamento ECF (O Dual D OP D) 3) Polpação Compact Cooking e branqueamento ECF (O Dual D OP D)

Tabela 2. Resultados Processo Celulose

Processo Celulose Batch Standard

Até 15/01/2003 De 15/01 a 16/04 Batch ECF Continuo ECF A partir de 16/04/2003

Alvura, %ISO 84,4 87,5 88,9

Viscosidade, cP 11,6 11,9 14,1

pH – saída branqueamento 9,4 4,9 4,6

No. kappa – digestor 17,5 18,9 16,7

No. Kappa – entrada branqueamento 17,5 12,2 11,3

Ressaltando-se que o objetivo destas mudanças no processo foram melhorias das características óticas para incrementar os níveis de brancura / alvura do papel Ripasa e redução da carga poluente para o meio ambiente, observa-se que a alvura da polpa de processo saltou de 84% ISO para 88,9 %ISO.

Considerando-se que os processos de polpação e branqueamento implementados são mais seletivos, a viscosidade da polpa também apresentou um aumento de 11,3 para 14,1 cP.

A interface entre o branqueamento e o processo de produção de papel pode ser representado pelo final do último estágio de branqueamento. O pH da polpa celulósica é um importante parâmetro no controle de processo de produção de papel devido a sua influência no processo de refinação e química da parte úmida. A nova seqüência de branqueamento implementada pela Ripasa caracteriza-se pela produção de uma polpa com pH final ácido (aproximadamente 4,5) o que caracteriza-se contrapõe ao pH da seqüência convencional (aproximadamente 9,4).

(5)

Esta mudança de pH acarretou na máquina de papel uma variação de 9,5 para 7,5 na refinação e de 8,7 para 8,0 na caixa de entrada. O processo ficou estável (tamponado) devido ao ajuste da consistência da polpa celulósica para refinação com água branca das máquinas de papel.

De acordo com a tabela 4 verifica-se que este fato foi benéfico no sentido de possibilitar a redução de cola ASA no papel e consequentemente reduzir depósitos no processo. A redução de pH na refinação, entre outros fatos, também possibilitou o maior desaguamento na caixa de entrada.

Tabela 3. Resultados relevantes de caracterização das polpas – Laboratório tecnologia Laboratório Tecnologia Batch Standard

Até 15/01/2003 Batch ECF De 15/01 a 16/04 Continuo ECF A partir de 16/04/2003 Dimensões de fibras (microscopia ótica)

Comprimento médio ponderado, mm 0,963 0,961 0,962

Largura da fibra, um 17,8 18,2 18,2 Espessura da parede, um 4,5 4,7 4,9 Diâmetro do lúmen, um 8,7 8,8 8,4 Fração parede, % 51 52 54 Teor de finos, % 6,3 5,9 5,5 S5, teor de hemiceluloses % 10,5 9,6 9,0

Reversão de alvura, %ISO 2,9 2,1 2,2

Refino PFI – 1500 revoluções

Índice de retenção de água (WRV), % 213 187 186

Teor de finos, % 8,8 8,4 7,7

Índice de rasgo, mNm2/g 8,1 8,2 8,5

Alongamento, % 3,6 4,0 4,5

Rigidez, % 1,2 1,0 1,0

Resistência à passagem de ar, s/100 ml 25,5 11,0 9,7

Observa-se na tabela 3, redução do percentual S5 da polpa, indicando redução do teor de hemiceluloses, o que está relacionado as suas maiores viscosidades. Esta característica, entre outras, acarretou em ligeiro aumento de energia de refino para um mesmo grau de drenabilidade final. Através de dados de refinação em PFI e processo de produção de papel, observa-se que para um mesmo patamar de drenabilidade, (de aproximadamente 420 CSF) a polpa ECF apresentou menor índice de retenção de água (WRV) e menor teor de finos. A redução do WRV está relacionado ao menor teor de finos e hemiceluloses da polpa.

De acordo com as tabelas 3 e 4, no que diz respeito às características físico-mecânicas, como grandes tendências e considerando-se a mesma drenabilidade de processo, verifica-se ganho em resistências ao rasgo, alongamento e porosidade do papel e ainda perdas de rigidez, bulk e Cobb test. O aumento da porosidade, ou seja, redução da resistencia à passagem de ar, está provavelmente ligado ao menor teor de finos das polpas para o mesmo grau de refino. Este fato possibilita menor consumo de vapor, melhor secagem, maior estabilidade dimensional do papel e aumento na velocidade das máquinas e com redução de quebras. O aumento de resistência ao rasgo é benéfico ao processo. Entretanto o aumento do alongamento está sendo melhor estudado para um melhor entendimento e otimização do processo de produção, pois este fato provavelmente está relacionado ao aumento do passe da 4ª prensa das máquinas de papel.

(6)

Tabela 4. Resultados Processo Papel Processo Papel

Papel referência – XR 75 – MP2 Batch Standard Até 15/01/2003 De 15/01 a 16/04 Batch ECF Continuo ECF A partir de 16/04/2003 Qualidade Brancura – % ISO 155 167 167 Alvura – ºGE 92 96 96 L 94 94 94 A 6,6 4,2 4,2 B -15,7 -18,3 -18,3 Porosidade Gurley, s/100 ml 16 13 13 Bulk, cm3/g 1,31 1,29 1,29

Cobb Test, g H2O/m2 28 26 26

Rasgo – L, gf 39 40 44 Rasgo – T, gf 47 49 53 Rigidez – L, gf.cm 2,6 2,3 2,3 Rigidez – T, gf.cm 1,10 0,90 0,85 Processo Passe 4a. prensa, % 2,5 - 3,1

Freeness da polpa não refinada, CSF 530 570 570

pH polpa na refinação 9,5 7,5 7,5

pH na caixa de entrada 8,7 8,0 8,0

Consumo de cola ASA, kg/ton 1,00 0,85 0,85

De acordo com a tabela 3, verifica-se as mudanças dos valores de alvura e brancura do papel de 92 para 96 ºGE e 155 para 167 % ISO respectivamente. Avaliando-se as coordenadas L A B, verifica-se que a tonalidade do papel se encontra azulada neste novo patamar de brancura do papel.

A polpa de entrada nas máquinas de papel se apresenta com menor grau de refinação devido principalmente ao menor teor de finos, hemicelulose e pH da polpa branqueada. O patamar de entrada da máquina 2 passou de 530 para 570 CSF.

Considerações Finais

Com a introdução do branqueamento ECF e digestor contínuo verificam-se, no que diz respeito à qualidade da polpa / papel, os seguintes itens:

Aumento da alvura da polpa e redução da reversão de alvura possibilitando atingirmos as metas de brancura do papel

Aumento da fração parede das fibras e viscosidade da polpa Redução do teor de hemiceluloses

Considerando-se a mesma drenabilidade de processo (± 420 CSF), verifica-se: Redução do teor de finos e índice de retenção de água

(7)

Ganho nas propriedades de rasgo, alongamento e porosidade do papel Redução da rigidez , bulk e Cobb

A produção de polpa ECF com o processo de polpação COMPACT COOKING®, com alvura e

viscosidade maiores, proporciona maior competitividade à RIPASA S/A - CELULOSE E PAPEL nos mercados nacionais e internacionais, produzindo papéis de superior qualidade, especialmente em relação as suas propriedades óticas (tonalidade), além de tornar o processo de fabricação e as máquinas de papel menos sensíveis às eventuais variações da polpa, principalmente, em razão da preservação da fibra decorrente dos novos processos implementados.

(8)

ANEXOS

19 19 18 18 17 A Kappa - digestor 15,5 16,0 16,5 17,0 ,5 ,0 ,5 ,0 ,5 ATÉ 15/01/2003 BATCH - STANDARD DE 15/01 A 16/04 BATCH - ECF A PARTIR 16/04 CONTINUO - ECF

Kappa - entrada do branqueamento

6 8 10 12 14 16 18 20 ATÉ 15/01/2003 BATCH - STANDARD DE 15/01 A 16/04 BATCH - ECF A PARTIR 16/04 CONTINUO - ECF Alvura 82 83 84 85 86 87 88 89 TÉ 15/01/2003 BATCH - STANDARD DE 15/01 A 16/04 BATCH - ECF A PARTIR 16/04 CONTINUO - ECF % ISO Viscosidade 8 9 10 11 12 13 14 15 ATÉ 15/01/2003

BATCH - STANDARD DE 15/01 A 16/04BATCH - ECF CONTINUO - ECFA PARTIR 16/04

(9)

155 167 140 150 160 170 Br an cu ra - I SO Standard ECF

Brancura - MP2 - Copy 75

92 96 88 90 92 94 96 98 ºG E Standard ECF Alvura - MP2 - Copy 75 94 94 90 91 92 93 94 95 96 L Standard ECF

Tonalidade do Papel - "L" - MP2 - Copy 75

3,6 4,2 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 a Standard ECF

Tonalidade do Papel - "a" - MP2 - Copy 75

-15,7 -18,3 -20 -19 -18 -17 -16 -15 -14 -13 -12 b Standard ECF

Tonalidade do Papel - "b" - MP2 - Copy 75

b azulamarelo a verdev L Alvura GE Brancura Nova Tonalidade Tonalidade Antiga Parâmetros -18,3 -15,5 ( / ) 4,2 3,6 ( /ermelho) 94,0 94,0 (branco/prêto) 96 92 167 155

(10)

16 13 10 12 14 16 18 G ur le y s eg/ 100m l Standard ECF

Porosidade do Papel - MP2 - Copy 75

1,31 1,29 1,26 1,27 1,28 1,29 1,30 1,31 1,32 cm 3/g Standard ECF

Bulk do Papel - MP2 - Copy 75

28 26 24 25 26 27 28 29 30 C obb T est -g H 2 O/ m 2 Standard ECF

Colagem do Papel - MP2 - Copy 75

39 40 44 36 38 40 42 44 46 gf

Standard ECF Digest. Cont.

Rasgo MD - MP2 - Copy 75 47 49 53 44 46 48 50 52 54 56 gf

Standard ECF Digest. Cont.

Rasgo CD - MP2 - Copy 75 2,6 2,3 2 2,2 2,4 2,6 2,8 gf .c m Standard ECF Rigidez-MD - MP2 - Copy 75

(11)

1,10 0,90 0,85 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 1,1 1,2 gf .c m

Standard ECF Digest. Cont.

Rigidez-CD - MP2 - Copy 75 2,5 3,0 2,2 2,4 2,6 2,8 3,0 3,2 %

Standard Digest. Cont.

Passe da 4º Prensa - MP2 - Copy 75

530 570 450 500 550 600 ºC S F Standard ECF

Freeness da Celulose - MP2 - Copy 75

9,5 7,5 6 7 8 9 10 Standard ECF pH na Refinação - MP2 - Copy 75 8,7 8,0 7,0 7,5 8,0 8,5 9,0 Standard ECF

pH na Caixa de Entrada - MP2 - Copy 75

1,00 0,85 0,75 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,05 1,10 Standard ECF

Referências

Documentos relacionados

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo