• Nenhum resultado encontrado

CISCOPAR PORTAL DE ENTRADA JUNHO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CISCOPAR PORTAL DE ENTRADA JUNHO 2020"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CISCOPAR

PORTAL

DE ENTRADA

JUNHO

2020

(2)

MEMORIAL DESCRITIVO

PORTAL DE ENTRADA

CISCOPAR

1. DEFINIÇÃO

1.1

Observações Gerais

O presente memorial descritivo de procedimentos e especificações técnicas estabelece as condições técnicas a serem obedecidas na execução dos serviços de construção do portal de entrada do CISCOPAR, Município de Toledo - PR, fixando os parâmetros mínimos a serem atendidos para materiais e serviços, e constituirão parte integrante dos contratos.

Todos os serviços deverão ser executados rigorosamente em consonância com os projetos básicos fornecidos, com os demais projetos e ou detalhes a serem elaborados e ou modificados, com as prescrições contidas no presente memorial, com as normas técnicas da ABNT, outras normas abaixo citadas em cada caso particular ou suas sucessoras e legislações Federal, Estadual, Municipal e outras pertinentes.

A execução, bem como os novos projetos, os projetos de complementações, alterações, cadastramentos, etc. deverão ser registrados no CREA, através de ART específica para cada caso.

2. DEMOLIÇÕES

Deverão ser demolidas as alvenarias existentes no local, para execução de nova estrutura conforme projeto.

Todo o material proveniente da demolição deverá ser retirado do local, e destinados a local devidamente adequado para descarte

(3)

PORTAL EXISTENTE

3. ESTRUTURA DE CONCRETO

Toda estrutura de concreto armado, inclusive fundações, deverá ser executada de acordo com o respectivo Memorial de Especificações de projetos e detalhes.

A fiscalização rejeitará os serviços cuja aparência não seja satisfatória, correndo por conta da construtora demolições e restaurações que forem determinadas.

Deverão ser tomados os cuidados especiais para que as ferragens sejam protegidas contra os efeitos da corrosão, através de um recobrimento adequado de acordo com a norma NBR-6118/2014 e utilizando espaçadores colocados entre as formas e ferragens.

Nas peças de concreto, que serão revestidas, poderão ser usados distanciadores de argamassa tipo pastilhas.

As interrupções de lançamento deverão ser devidamente previstas, de modo que sejam praticamente invisíveis.

As concretagens deverão ser liberadas pela fiscalização.

3.1

Formas e Escoramentos

As formas deverão propiciar acabamento uniforme, sem ninhos, brocas e deverão ser previamente tratadas com agente protetor de formas (desmoldante).

As formas deverão ser de madeira.

ESTRUTURA A DEMOLIR

(4)

As formas deverão ter espessura adequada para cada tipo de utilização, evitando as deformações na concretagem.

O escoramento deverá ser capaz de resistir aos esforços atuantes e deverão manter as formas rigorosamente em sua posição.

O nivelamento e o prumo das formas deverão ser verificadas antes e logo após o lançamento e da vibração do concreto.

A desforma deverá ser executada com as precauções necessárias, de modo a evitar danos no concreto. Para a desmontagem deverão ser obedecidos prazos previstos na NB-6128.

Na execução das formas deverá ser observado: - Reprodução fiel dos desenhos

- Adoção de contra-flecha, quando necessária. - Nivelamento das lajes e das vigas

- Contra-ventamento de painéis que possam se deslocar quando do lançamento do concreto

- Furos para passagem das tubulações - Vedação das formas

- Limpeza das formas.

A execução das formas e do escoramento deverá ser feita de modo a haver facilidade de retirada dos seus diversos elementos. Antes do lançamento do concreto, as formas deverão ser molhadas até a saturação.

OBSERVAÇÃO

I - Não deverá ocorrer a desforma antes dos seguintes prazos mínimos: 4 para as faces laterais; 14 para as faces inferiores, deixando-se pontaletes bem apoiados sobre cunhas e convenientemente espaçados; 21 dias para as faces inferiores sem pontaletes;

II – Nenhum conjunto de elementos estruturais poderá ser concretado sem primordial e minuciosa verificação por parte do Construtor e da Fiscalização, da perfeita disposição, dimensões e escoramento das formas e armaduras correspondentes, e bem assim sem prévio exame da correta colocação de canalizações elétrica, hidráulicas e outras que devam ficar embutidas na massa de concreto.

3.2

Armadura de aço

Todas as barras deverão ser novas, livres de ferrugem, defeitos, tintas, óleo, ou materiais graxos que possam reduzir ou impedir sua aderência ao concreto.

(5)

A estocagem das barras deverá ser realizada de maneira a protegê-las contra a ação das intempéries, sendo vedada a estocagem do material em contato com o solo.

O arame para montagem da armadura de aço, deverá ser o Nº 18, recozido. Na execução das armaduras deverá ser observado:

I – dobramento das barras, de acordo com os desenhos; II – número de barras e suas bitolas;

III – posição correta das barras; IV – Armação e recobrimento.

3.3

Execução e lançamento

Caso seja empregado cimento em sacos, os traços serão obrigatoriamente determinados de tal maneira que não se use fração de cimento. A quantidade de água adicionada ao cimento deverá ser estabelecida tendo sempre em vista a umidade dos agregados e ao fator água cimento.

Nenhum concreto deverá ser lançado sem que a armadura, as formas e os acessórios tenham atendido as respectivas posições definitivas especificadas nos desenhos de projeto e as demais impostas pela NB-1.

Todo concreto deverá ser bem adensado, usando vibradores do tipo e tamanho apropriados. A vibração será executada cuidadosamente para se evitar que se destaquem as armaduras e o aparecimento de vazios. Na massa de concreto não será permitida a vibração excessiva.

3.4

Retificação e limpeza

As pequenas cavidades, falhas ou trincas, que por ventura resultantes, serão tratadas com argamassa de cimento a areia no traço que confira estanqueidade, resistência e coloração semelhante à do concreto circundante.

As rebarbas e saliências maiores serão eliminadas

3.5

Infraestrutura

As escavações, quando houver necessidade, serão convenientemente isoladas, escoradas e esgotadas, devendo ser tomado o cuidado aconselhável para a segurança dos operários e da própria obra.

Estacas

- Perfuradas em terra com ferramenta manual até h=3,0m Ø=25cm. - Estaca manual Ø=25cm fck 25MPA

(6)

3.6

Supraestrutura

Conforme especificações do Projeto Estrutural em anexo. Pilares

- C.A.25mpa para pilar com forma, preparada com betoneira e lançamento manual. Vigas e Cintas

- C.A.25mpa para viga com forma, preparada com betoneira e lançamento manual.

4. ALVENARIA

4.1

Alvenaria

Alvenaria de vedação de bloco cerâmico furado na horizontal de 14x9x19cm,espessura de 14cm, sendo executada alvenaria dupla, para preenchimento total do vão, argamassa de assentamento com preparo em betoneira.

Chapisco aplicado em alvenaria e estrutura de concreto com colher de pedreiro, argamassa traço 1:3 com preparo em betoneira 400L.

Emboço para recebimento de cerâmica em argamassa traço 1:2:8, preparo mecânico com betoneira de 400L, aplicado manualmente em faces internas de paredes com espessura de 10mm e com execução de taliscas.

As especificações dos acabamentos referem-se basicamente a indicação dos materiais e sua qualidade. Os procedimentos a serem adotados na execução dos serviços deverão obedecer estritamente as normas da ABNT e as recomendações do fabricante.

4.2

Revestimento

As peças deverão ser de primeira qualidade, com dimensões uniformes, arestas vivas e, quando esmaltadas, deverão ser da mesma fornada, com vitrificação e coloração homogêneas e clara.

Não poderão apresentar deformação, gretagens, empenamentos, eflorescência e escamas.

A colocação de revestimentos deve observar a uniformidade de tamanho, planicidade e esquadro, e seguir desenho conforme projeto arquitetônico.

Apresentar uma amostra ao fiscal da obra, para prévia autorização da utilização do revestimento.

(7)

60 cm

60 cm

60 cm

140 cm

240 cm

60

cm

60

cm

60

cm

50

cm

60

cm

5. COMUNICAÇÃO VISUAL

Os serviços de comunicação visual contemplam execução de estrutura metálica revestida em ACM na cor cinza, letras caixa alta, adesivos, e todo material necessário.

A empresa executora deverá dimensionar e executar a estrutura metálica para suporte do ACM, devendo a mesma suportar as cargas de peso próprio e vento, considerando o vão livre, de modo a evitar possíveis deformações da estrutura. A empresa executora deverá garantir a correta execução da estrutura.

As letras caixa alta serão em PVC expandido, e os brasões e logotipos serão adesivados sobre placa translúcida fixada na alvenaria.

Apresentar uma amostra ao fiscal da obra, para prévia autorização da utilização do material.

(8)

6. RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS E OBRAS

Concluídos todos os serviços, se estiverem em perfeitas condições atestadas pela FISCALIZAÇÃO, e, depois de efetuados todos os testes e ensaios necessários, bem como recebida toda a documentação exigida neste memorial e nos demais documentos contratuais, serão recebidos provisoriamente por esta através de Termo de Recebimento Provisório Parcial, emitido juntamente com a última medição.

Decorridos 15 (quinze dias) corridos, a contar da data do requerimento, os serviços serão recebidos provisoriamente pela FISCALIZAÇÃO que lavrará o “Termo de Recebimento Provisório”.

Decorrido o prazo de 60 (sessenta) dias após a lavratura do “Termo de Recebimento Provisório”, se os serviços de correção das anormalidades por ventura verificadas forem executados e aceitos pela Comissão de Recebimento de Obras ou pela FISCALIZAÇÃO, será lavrado o “Termo de Recebimento Definitivo”.

Aceitos os serviços e obras, a responsabilidade pela qualidade, correção e segurança dos trabalhos, subsiste na forma da Lei.

______________________________________

RAFAEL FELIPE FERRONATTO

ENGENHEIRO CIVIL

CREA-PR 116130/D

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada