• Nenhum resultado encontrado

Conferencia 1 - Introducao Geral a Gnosis (2)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conferencia 1 - Introducao Geral a Gnosis (2)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO GNÓSTICO DE ANTROPOLOGIA DO BRASIL INSTITUTO GNÓSTICO DE ANTROPOLOGIA DO BRASIL

CURSO DE GNOSE A DISTÂNCIA CURSO DE GNOSE A DISTÂNCIA

C

C

ONFERÊNCIA

ONFERÊNCIA

Nº 1

Nº 1

(2)

I

NTRODUÇÃO

G

ERAL À

G

NOSE

Gnose é uma palavra de origem grega - Gnosis - significando Conhecimento Superior, que se adquire através das vivências da consciência luminosa que habita no interior de cada ser humano e que transcende o intelecto.

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Qual a finalidade de nossa existência?

Estes são questionamentos que inquietam o homem desde remotos tempos. Quando refletimos sobre estes enigmas da vida, nos damos conta de que apesar de tantos séculos de existência e tanto avanço tecnológico, a humanidade segue ignorando o conhecimento mais básico, mais fundamental e mais importante, que é saber a finalidade de estarmos aqui, neste mundo; a razão para todos estes dramas pelos quais passamos; porque e para que vivemos.

É absurdo que os seres humanos vivam simplesmente por viver, sem um propósito verdadeiro para a vida. Alguns dizem que a razão para viver está nos filhos, outros nos prazeres, esses em acumular bens, aqueles em obter poder e prestígio e assim por diante. Ao final, tudo passa, os filhos se vão, os bens se acabam, o poder chega a seu fim; e a vida continua com seus enigmas. As pessoas, então, deprimidas e desoladas exclamam: - minha vida não tem mais sentido!

É inquestionável que a vida em si mesma tem uma finalidade maior, um profundo significado, que está reservado para cada ser humano, não importando quem seja.

A sabedoria antiga nos ensina que este conhecimento existe e está dentro de nós mesmos, como o tesouro escondido das lendas e contos antigos.

Vale a pena recordar neste momento o texto extraído do frontispício do Templo de Delfos na Grécia antiga: “Advirto-te, seja quem fores, oh tu que desejas sondar os  arcanos da natureza! Se não achares dentro de ti aquilo que buscas, tão pouco o  poderás encontrar fora! Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como  pretender encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros!  Oh homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo.” 

A esta sabedoria íntima, que se encontra latente em cada homem e em cada mulher, dá-se o nome de Gnose.

Desafortunadamente, nestes tempos modernos, o homem tem se afastado demasiadamente de sua verdadeira natureza íntima, de seu próprio Ser. Como conseqüência perdeu por completo o contato com a Gnose interior, ficando sua consciência aprisionada nos falsos valores que hoje em dia ditam o comportamento humano, gerando sofrimentos, conflitos, preocupações, medos, desconfianças, mergulhando a humanidade na mais completa ignorância a respeito da vida e seu real sentido cósmico.

Resgatar a consciência de entre esses elementos que a aprisionam, promovendo o desenvolvimento de todas as faculdades e poderes ocultos do ser humano, é o desafio e a meta a ser perseguida.

Sempre com este objetivo, em distintas épocas e lugares, foram estabelecidas as Escolas de Mistérios, os verdadeiros cultos e doutrinas religiosas fundamentadas nos princípios eternos da Gnose Universal.

(3)

Uma vez que os estudos gnósticos têm progredido extraordinariamente nesses últimos tempos, nenhuma pessoa culta cairia hoje, como outrora, no erro simplista de fazer surgir as correntes gnósticas de alguma exclusiva latitude espiritual.

Se é certo que devemos ter em conta, em qualquer sistema gnóstico, seus elementos helenísticos orientais, incluindo Pérsia, Mesopotâmia, Síria, Índia, Palestina, Egito, etc.; nunca deveríamos ignorar os princípios gnósticos perceptíveis nos sublimes cultos religiosos dos Nahuas, Toltecas, Astecas, Zapotecas, Maias, Chibchas, Incas, Quechuas, etc., da Indo-América.

Portanto há Gnose na Doutrina Budista, no Budismo Tântrico do Tibet, no Budismo Zen do Japão, no Budismo Chan da China, na Sabedoria Egípcia, Caldéia, Pitagórica, Grega, Asteca, Maia, Inca, etc. Se estudarmos cuidadosamente os Evangelhos Cristãos, encontraremos neles a Matemática Pitagórica, a Parábola Caldéia e Babilônica e a formidável Ética Budista. A Ciência Secreta dos Sufis e Derviches dançantes está na Gnose, a Magia Sagrada dos Nórdicos está na Gnose, a Sabedoria de Hermes, Confúcio, Maomé, Quetzalcóatl, etc. está na Gnose; a Doutrina do Cristo é a própria Gnose. Na Gnose está toda a sabedoria antiga já totalmente mastigada e digerida. Jesus, o divino Mestre é o Instrutor do Mundo. A melhor exposição da Doutrina Secreta está na síntese gnóstica do Grande Hierofante Jesus, o Cristo. Os Quatro Evangelhos do Grande Mestre Jesus Cristo são Gnósticos e não podem ser compreendidos sem o Maithuna.

Inquestionavelmente, Gnose é o conhecimento iluminado dos Mistérios Divinos.

A palavra Gnosticismo encerra dentro de sua estrutura gramatical a idéia de sistemas ou correntes dedicadas ao estudo da Gnose.

Este Gnosticismo implica em uma série coerente, clara, precisa, de elementos fundamentais, verificáveis mediante a experiência mística direta: A Maldição, desde um ponto de vista científico e filosófico. O Adão e Eva do Gênesis hebraico. O Pecado Original e a saída do Paraíso. O mistério do Lúcifer Nahua. A morte do Mim Mesmo. Os Poderes Criadores. A essência do Salvador Salvandus. Os mistérios sexuais. O Cristo Íntimo. A Serpente Ígnea de nossos mágicos poderes. A descida aos Infernos. O regresso ao Éden.

A Gnose se expressa através dos quatro pilares do saber: a Ciência (a comprovação do que se estuda e pesquisa); a Filosofia (de onde viemos? quem somos? para onde vamos?); a Arte (a música, a literatura, a escultura, a pintura, etc.) e a Religião (a palavra religião vem de "religare": voltar a ligar a Alma com Deus).

Quando falamos de Ciência, pensamos na Ciência pura. Ciência pura como a da Grande Obra; Ciência pura como a dos alquimistas medievais; Ciência pura como a de um Paracelso ou a de um Paulo de Tarso; a Ciência pura dos grandes iluminados, a Ciência Objetiva do Ser.

Falando francamente e sem rodeios, diremos: a Gnose é uma atividade muito natural da consciência, uma Philosophia Perennis et Universalis . Aqueles que pensam que a Gnose tem sua origem na Pérsia, no Iraque, na Palestina ou na Europa medieval, estão equivocados. A Gnose, repetimos, é uma atividade da consciência; a encontramos em qualquer obra hindu ou em qualquer pedra arqueológica. Através da antropologia gnóstica, podemos evidenciar a tremenda realidade de que a Gnose brota por todos os lugares.

Há uma grande diferença, por exemplo, entre o que é a antropologia, diríamos, meramente profana e o que é a antropologia gnóstica. Os antropólogos profanos não são

(4)

capazes de penetrar no fundo vivo dos grandes mistérios arcaicos. Por outro lado, a antropologia gnóstica vai ao fundo; por meio da psicanálise extrai de cada peça, nicho, pirâmide, tumba, os princípios psicológicos contidos em tais peças.

Os códices mexicanos, papiros egípcios, ladrilhos assírios, rolos do Mar Morto, estranhos pergaminhos, assim como certos templos antiqüíssimos, sagrados monólitos, velhos hieróglifos, pirâmides, sepulcros milenares, oferecem em sua profundidade simbólica um sentido gnóstico que definitivamente não pode ser captado pela interpretação literal e nunca teve um valor explicativo de índole exclusivamente intelectual.

O racionalismo especulativo, em vez de enriquecer a linguagem gnóstica, a empobrece lamentavelmente, já que os relatos gnósticos, escritos ou alegorizados em qualquer forma artística, se orientam sempre ao Ser (Espírito).

Inquestionavelmente o Conhecimento Gnóstico está mais além das análises comuns do racionalismo subjetivo. O correlato deste conhecimento é a intimidade infinita da pessoa, o Ser.

A revelação gnóstica é sempre imediata, direta e intuitiva. Exclui radicalmente as operações intelectuais de tipo subjetivo; não tem nada a ver com a experiência de dados fundamentalmente sensoriais.

Quanto a Arte, encontramos em todas as peças arcaicas, em todas as peças antigas, nas pirâmides, em todos os velhos obeliscos do Egito, no México antigo, entre os Maias, nas peças arqueológicas dos Astecas, Zapotecas, Toltecas, etc.; nas pinturas de um Michelangelo, nos hieróglifos do Egito, nos baixo-relevos antigos do velho país dos faraós, na China, entre os velhos pergaminhos da Idade Média, entre os Fenícios, Assírios, etc.

Existem duas classes de Arte: uma é a Arte subjetiva, que a nada conduz, e existe também a Arte Régia da Natureza, a Arte objetiva, real, transcendental. Obviamente, tal Arte contém em si preciosas verdades cósmicas. Transmite precisos ensinamentos. A Arte Régia da Natureza é um meio transmissor de ensinamentos cósmicos.

Em questão de Religião, os gnósticos estudam a religiosidade em sua forma mais profunda. A Gnose estuda a ciência das religiões. Religião verdadeira é encontrada em toda a Natureza. A Gnose busca o religare, voltar a ligar a Alma com Deus; isto implica em trabalho intenso, em transformações íntimas. A religiosidade gnóstica é completamente científica, altamente filosófica, profundamente artística. O gnóstico busca o Divino dentro de si próprio e não fora. Sabe que se não descobrir Deus dentro de si mesmo, não O descobrirá em nenhuma parte. Preocupa-se pelo autoconhecimento, pela Autognose. Indubitavelmente a revelação legítima tem seu fundamento irrefutável, irrebatível, na Autognose. O reconhecimento Autognóstico do Ser, dada a vertente antropológica do Pneuma ou Espírito, resulta algo decididamente salvador. Conhecer a si mesmo é lograr a identificação com seu próprio Ser divino.

Assim sendo, a Ciência, a Filosofia, a Arte e a Religião, são as quatro colunas básicas do Conhecimento Gnóstico.

A Gnose trata de inúmeros assuntos, tais como: Medicina Oculta, Política, Transformação Social da Humanidade, Criminologia, Caridade, Psicologia, Astrologia, Antropologia, As 7 Raças da Terra, Civilizações Antigas, Extraterrestres, Discos Voadores, Poderes Ocultos do Homem, Numerologia, Mundo Astral, Sonhos, Estado de Jinas, Alquimia, Maithuna, A Serpente Kundalini, Os Mistérios do Sexo, Tarot, Kábala,

(5)

Religião, Ciência, Filosofia, Arte, Runas, Lamaseria, Meditação, Mantras, Os Mistérios da Vida e da Morte, etc., e nos mostra como podemos nos libertar da Roda de Sansara, dos eternos nascimentos e mortes, das Leis de Evolução, Involução, Recorrência e Karma.

Este Conhecimento Gnóstico, incluindo todas as suas importantes e imprescindíveis teorias e práticas citadas acima, pode ser sintetizado nos Três Fatores da Revolução da Consciência, os quais não podem faltar em qualquer doutrina ou escola verdadeiramente gnóstica. São eles:

1- Nascer; 2- Morrer;

3- Sacrifício pela Humanidade.

O Nascer nos recorda as palavras transcendentais, pouco compreendidas, do Grande Mestre Jesus que disse a Nicodemos que era mestre em Israel: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Trata-se de um verdadeiro nascimento alquímico, de uma profunda transformação que deve ser levada a efeito no interior do ser humano para que ele possa desenvolver em si mesmo todas as suas infinitas possibilidades ocultas, promovendo a Auto-Realização Íntima do Ser. Esta transformação se realiza tendo por base uma ciência, um conhecimento profundo a respeito do homem e do cosmos.

O fator Morrer nos recorda aquela frase sublime e magistral da oração de São Francisco: "... e é morrendo que se vive para a vida eterna". O morrer não está relacionado com a morte física, mas sim com a morte mística que significa eliminar de dentro de si todos os vícios, defeitos, fraquezas, debilidades, todos os elementos psicológicos que caracterizam a natureza inferior do ser humano. Morrer é eliminar os falsos valores, já mencionados, que atualmente aprisionam a consciência em um sono profundo que impossibilita a percepção da Verdade por trás dos fenômenos da vida.

O Sacrifício pela Humanidade é a expressão do Amor, é seguir o exemplo dos Grandes Iluminados aqui citados e trabalhar para que outros conheçam o Caminho. Não restam dúvidas de que graças ao Sacrifício realizado por aqueles Seres que amaram intensamente a humanidade, foi possível a cristalização da Gnose na forma de doutrinas e escolas, para que aqueles que se encontram nas trevas da ignorância tenham a chance de experimentar a luz da sabedoria.

Toda transformação implica em Morte, Nascimento e Sacrifício.

Encontramos um exemplo recente e extraordinário de Sacrifício pela Humanidade quando estudamos a Vida e a Obra do Venerável Mestre Samael Aun Weor, fundador do Movimento Gnóstico Internacional em 1950 e, portanto, o instaurador, no século XX, da “Gnosis” Universal no Planeta Terra. Neste sentido podemos dizer que o Mestre Samael é o continuador do trabalho empreendido pelas inteligências iluminadas do Conhecimento Superior, por aqueles que desde tempos imemoriais cristalizaram em si mesmos a divina Gnosis ou Sabedoria Eterna e trabalharam pelo Despertar da Consciência no homem.

Durante 32 anos, aproximadamente, o Mestre Samael trabalhou incansavelmente e consagrou toda a sua vida à plena vivência dos Três Fatores da Revolução da Consciência já mencionados, plasmando, paulatinamente, o resultado de suas experiências e investigações antropológicas e espirituais em uma obra monumental,

(6)

nos campos psicológico, filosófico, social, antropológico, místico e científico, de incalculável valor para a humanidade. As obras escritas por este Mestre ultrapassam os sessenta livros gnósticos, aos quais se acrescentam centenas de conferências, conversas gravadas com seus discípulos, etc., onde podemos encontrar os mais essenciais e valiosos conhecimentos do gnosticismo universal transmitido ao longo dos incontáveis milênios de existência humana.

Em seu trabalho o V. M. Samael teve a colaboração indispensável de sua esposa V. M. Litelantes e a respeito da mesma proferiu as seguintes palavras, literais, na terceira pessoa e quando ele ainda se chamava Aun Weor, as quais foram extraídas dos seus livros “Mensagem para a Era de Aquário” (Mensagem de Natal de 1954), “Rosa Ígnea” e “Tratado de Medicina Oculta e Magia Prática”:

Venerável Mestra Litelantes

Esposa do Venerável Mestre Aun Weor

Esta Dama-Adepto goza de Consciência Contínua e através de inumeráveis reencarnações logrou aperfeiçoar e fortalecer certas faculdades ocultas que, entre outras coisas, lhe permitiram recordar suas vidas passadas e a História do Planeta e de suas Raças.

Tem sido a colaboradora esotérica do Venerável Mestre

Aun Weor. Descobriu os Estados Jinas mencionados por Dom Mario Roso de Luna e Arnoldo Krumm-Heller. Colaborou com o Mestre Aun Weor na investigação científica dos Elementais vegetais que figuram no Tratado de Medicina Oculta.

Esta Dama-Adepto é um dos 42 Juízes do Karma. É absolutamente silenciosa e como jamais faz apologia de seus poderes nem de seus conhecimentos, os pedantes da época têm esgotado sua baba difamatória contra ela.

A Guru Litelantes trabalha anônima e silenciosamente no Palácio dos Senhores do Karma. Esta Dama-Adepto é a Alma Gêmea do Venerável Mestre Aun Weor e através de inumeráveis reencarnações foi sempre a fiel companheira do Mestre.

Esta poderosa vidente tem em sua mente toda a Sabedoria dos Séculos e com suas faculdades clarividentes, tem colaborado com o Mestre Aun Weor estudando os diversos Departamentos Elementais da Natureza.

O V. M. Samael Aun Weor (Sr. Victor Manuel Gómez Rodriguez) nasceu na Colômbia em 06 de março de 1917. Desde criança já meditava sentado ao estilo oriental e se desdobrava no Mundo Astral. Suas inquietações pelas questões do Espírito o levaram a conhecer e estudar, na adolescência, praticamente todas as Escolas, Movimentos e Religiões existentes à época. Neste período vivenciou, pela primeira vez, o Vazio Iluminador (Êxtase, Samadhi), que o fez experimentar a Verdade dentro de si mesmo e deixou em sua Alma uma experiência inesquecível. Cansado de tantas teorias resolveu viver nas praias do Caribe, Colômbia, para intensificar e aprofundar suas Meditações.

A V. M. Litelantes (Sra. Arnolda Garro de Gómez) nasceu na Colômbia em 06 de outubro de 1920. Foi uma criança de excepcional talento e inteligência e possuía, precocemente, uma grande maturidade psicológica e espiritual. Aos 13 anos de idade

(7)

aprendeu a Ciência Jinas, ou seja, a colocar o seu corpo físico na quarta coordenada (quarta dimensão) e a tomar qualquer forma. Ciência esta que ensinou, posteriormente, ao Mestre Samael, conforme ele afirma em seus livros.

O V. M. Samael Aun Weor e a V. M. Litelantes se conheceram, mais ou menos, em 1945 quando possuíam cerca de 28 e 25 anos, respectivamente. Depois de um namoro de 20 dias se casaram e este acontecimento sinaliza porque o Mestre Samael afirma em sua obra que a Mestra Litelantes é sua Alma Gêmea. Viveram casados durante 32 anos, em uma vida matrimonial exemplar, tiveram 4 filhos e somente a morte pôde separá-los fisicamente. Não por acaso o Mestre Samael sempre afirmou que a “Gnose é a Senda do lar doméstico”, ratificando assim sua outra frase que diz “Gnose é a própria vida”, bem vivida e sem fanatismos. A pobreza foi uma constante nos primeiros anos da vida em comum dos Mestres. Eles terminaram vivendo com decoro, porém apesar de dirigirem um Movimento com milhões de filiados e simpatizantes, nunca tiveram nada, nem mesmo a casa em que moravam, que era alugada quando da desencarnação do Mestre Samael.

Somente após o casamento foi que o Mestre Samael pôde conhecer, profundamente, o verdadeiro esoterismo prático e desta forma ser levantado pela V. M. Litelantes e se converter, então, em um Hierofante de Mistérios Maiores.

Cinco anos após o casamento, em 1950, sentado no piso de sua casa e escrevendo sobre uma caixa de sabão, pois nesta época a sua pobreza era extrema, o V. M. Samael Aun Weor escreveu seu primeiro livro: “A Porta de Entrada à Iniciação”, intitulado também de “O Matrimônio Perfeito de Kinder” e que em posteriores edições passou a se denominar simplesmente de “Matrimônio Perfeito”. Com esta obra, portanto em 1950, foi fundado o Movimento Gnóstico Internacional, tendo o V. M. Samael Aun Weor como Diretor mundial, que alguns anos depois passou a ter sede na cidade do México DF, onde os Mestres residiram até o final dos seus dias neste mundo físico, com os seus filhos.

O V. M. Samael Aun Weor abandonou seu veículo físico na cidade do México, junto a todos os seus familiares e a alguns poucos amigos, no Natal de 1977, ou seja, em 24 de dezembro de 1977, aos 60 anos de idade. Seu corpo físico foi cremado e suas cinzas foram espargidas no mar da Colômbia.

A V. M. Litelantes foi a encarregada de assumir, por vontade do V. M. Samael Aun Weor, ainda em corpo físico, a Direção Mundial das Instituições Gnósticas. Esta Dama-Adepto desempenhou com admirável autoridade e sabedoria o trabalho de preservar intacto o ensinamento escrito e falado do V. M. Samael Aun Weor, missão que levou a cabo até 05 de fevereiro de 1998, quando abandonou seu veículo físico, com 77 anos de idade. Seu corpo físico foi cremado e suas cinzas espargidas no mar de Acapulco, México.

O Sr. Osiris Gómez Garro, filho dos V. M. Samael e Litelantes, recebeu da V. M. Litelantes, ainda em corpo físico, e portanto do V. M. Samael Aun Weor desde os Mundos Superiores, a responsabilidade de assumir a Direção Mundial das Instituições Gnósticas, cargo que ocupa até hoje, digna e admiravelmente, desde a cidade do México DF.

O Instituto Gnóstico de Antropologia do Brasil (IGA Brasil) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, criado com a finalidade fundamental de difundir e expandir, no território brasileiro, o ensinamento gnóstico e é filiado à Sede Mundial das Instituições Gnósticas localizada no México DF, dirigida atualmente pelo Sr. Osiris Gómez Garro, conforme acabamos de frisar.

O IGA é formado por homens e mulheres cujo interesse comum, em espírito de fraternidade, é o estudo e a prática do Conhecimento Gnóstico e trabalha exclusivamente

(8)

para que todas as pessoas - sem distinção de nível social, cultural, idade, sexo, raça ou credo - possam beneficiar-se destes ensinamentos.

O IGA conta com milhares de estudantes e simpatizantes no mundo inteiro: América do Sul, América Central e América do Norte (está presente em praticamente todos os países do continente americano), Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, etc.), Oceania (Austrália) e África e começa a se expandir para a Ásia.

No Brasil o IGA está presente em quinze Estados através de suas Seccionais, que possuem o objetivo fundamental de difundir o Ensinamento Gnóstico através da realização de Cursos, inteiramente gratuitos, ministrados por seus Instrutores que normalmente são formados pelos Centros de Capacitação de Instrutores localizados no México, na Espanha e no Canadá.

As finalidades do IGA são:

1. Transmitir a Gnose Eterna desvelada nestes tempos modernos pelo V. M. Samael Aun Weor;

2. Editar e preservar, em sua integridade e pureza, a obra escrita e falada do V. M. Samael Aun Weor e os Ensinamentos da sua esposa V. M. Litelantes;

3. Organizar periodicamente Cursos Gnósticos Locais através de suas Seccionais, Convenções Nacionais, Congressos Internacionais, etc.;

4. Investigar e estudar, sinteticamente, as diversas correntes do pensamento Filosófico, Místico, Científico e Artístico do ser humano, em todas as épocas e lugares;

5. Realizar investigações antropológicas e culturais para conhecer objetivamente os princípios comuns a todos os povos, culturas e religiões do mundo;

6. Velar pela conservação dos Valores Gnósticos, em sua verdadeira essência e pureza;

7. Trabalhar em benefício da humanidade, alentando a solidariedade, a fraternidade, a paz e a união de todos os seres humanos e de todos os povos.

Concluímos esta primeira Conferência “Introdução Geral à Gnose” destacando que: 1. A Gnose é a essência de todas as religiões e tradições espirituais do passado.

Necessário é distinguir entre “essência” e “formas” religiosas. As formas religiosas caducam com o tempo..., a essência sempre permanece, e somente muda de roupagem com o passar do tempo. Portanto a Gnose, em seu aspecto essencial, foi ensinada à humanidade através de diferentes formas religiosas, as quais estavam devidamente adaptadas à época correspondente, bem como à cultura e idiossincrasia dos povos aos quais correspondiam;

2. Esse conhecimento superior, da consciência, é sabedoria pura e não pode ser patrimônio de nenhuma civilização ou doutrina específica, é de todos e de ninguém ao mesmo tempo, e confere ao ser humano a verdadeira liberdade e o despertar do ritmo de sua particularidade;

3. A Gnose floresce por todas as partes, em distintas épocas e povos, como resultado de uma revelação íntima que advém em todo aquele que está devidamente preparado para manifestá-la;

(9)

4. O transcurso da história da humanidade, trás consigo, o exemplo de Mestres Iluminados, como Jesus, Krishna, Quetzalcoatl, Buda, Maomé, Babaji, Mataji, Moisés, São Francisco, Paulo de Tarso, Hermes Trimegisto, Confúcio, Paracelso, Pitágoras, Platão, Santo Agostinho, Helena Blavatski, Joana D´Arc, Kut Humi, Moria, Samael, Litelantes e muitos outros. Homens e mulheres que encarnaram verdadeiramente a Gnose Universal em si mesmos e, cheios de compaixão, ensinaram com suas próprias vidas a senda que conduz o ser humano desde a mais profunda ignorância e impotência, até os cumes da sabedoria e da felicidade.

Com o estudo e a prática dos Três Fatores da Revolução da Consciência (Morrer, Nascer e o Sacrifício pela Humanidade), o ser humano poderá Despertar a sua Consciência (Alma) e assim experimentar, por si mesmo, o que nos ensinou o Grande Mestre Jesus: ”Conhecei a verdade e ela vos libertará”.

BIBLIOGRAFIA

V. M. Samael Aun Weor: El Verbo de Oro II , Ediciones Gnósticas “Samael Aun Weor”, México D. F. , 1996.

V. M. Samael Aun Weor: Gnosis en el Siglo XX , Ediciones Gnósticas “Samael Aun Weor”, México D. F. , 1996.

V. M. Samael Aun Weor: Fundamentos de la Gnosis , Ediciones Gnósticas, Barcelona, Espanha.

V. M. Samael Aun Weor: La Doctrina Secreta de Anáhuac , Ediciones Gnósticas “Samael Aun Weor”, México D. F..

V. M. Samael Aun Weor: Las Tres Montañas , Ediciones Gnósticas “Samael Aun Weor”, México D. F. , 1997.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, o objetivo desta comunicação foi mostrar que a inserção dos dois “caminhos para pensar” num contexto predicativo não só não é legitimada pelo texto, como

AADP Parque de Leilo˜es de Gado OA 1.2 Chouriço mouro de Porta- 30.11.2000 Associaça˜o de Agricultores do Dis- de Portalegre legre. trito de Portalegre Estrada Nacional 246 Apartado

O recurso à nação como narração enfatiza a insistência do poder político e a autoridade cultural naquilo que Derrida descreve “o excesso irredutível do sintático sobre

A maioria, mas não todas as funcionalidades da HTML5, já é suportada por um ou mais navegadores atuais; contudo, existem mecanismos desenvolvidos com a linguagem JavaScript que

c) Fomos convidados pelo seu filho. e) As famílias analfabetas não os compram. f) Não lhe vai acontecer nada. g) Eu bebê-lo-ei na escola.. a) Eu vou ler “Os Lusíadas”, embora

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história