• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA ÁREA DE PATOLOGIA ORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA ÁREA DE PATOLOGIA ORAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESULTADO DE EXAME ANATOMOPATOLÓGICO N.º PG 63 NOME: JFJ

RESID.: CIDADE:

FONE: ( ) SEXO M IDADE 40 COR N PROFISSÃO:

PEDIDO DR.(a): TEL. ( )

MATERIAL, REGIÃO, DADOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS:

Paciente portador de insuficiência renal crônica, foi submetido a transplante renal e após três meses do transplante apresentou quadro de rejeição crônica, com perda do transplante. O material foi enviado para exame histopatológico.

DADOS MACROSCÓPICOS:

Rim medindo 11,0x6,0x4,0cm, com superfície externa finamente granulosa, coloração castanha clara entremeada por áreas vinhosas. Ao corte notam-se áreas císticas e parênquima de coloração castanho claro com limite córtico-medular nítido. Processou-se fragmento de material irregular, fibroso, com 30X25X20mm de diâmetro, acastanhado e fixado em formol.

DADOS MICROSCÓPICOS:

Fragmento de tecido renal revestido por estreita cápsula fibrosa. Na zona cortical notam-se glomérulos renais hialinizados afetando todo o glomérulo mas predominando no espaço da cápsula de Bowman, envolvidos por fibrose e ocasionais calcificações distróficas. Os túbulos contorcidos proximais e distais apresentam-se com degeneração hialina, com material protéico na luz e eventuais calcificações distróficas. Há discreto infiltrado linfomononuclear peritubular, vasos sangüíneos esclerosados e área focal pseudocística.

(2)

RESULTADO DE NECROPSIA N.º PG 170 NOME: MCSV

RESID.: CIDADE:

FONE: ( ) SEXO F IDADE 56 COR P PROFISSÃO:

PEDIDO DR.(a): TEL. ( )

RELATÓRIO: DEFINITIVO

CAUSA MORTE: EDEMA PULMONAR

DOENÇA: DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DESCRITORES: EDEMA PULMONAR

CONGESTÃO PULMONAR PASSIVA INFARTO DO MIOCÁRDIO INFARTO CEREBRAL BRONQUITE CRÔNICA FOLHA FRONTAL I. ATEROSCLEROSE A. ARTÉRIAS CORONÁRIAS

1. INFARTO ANTIGO DO MIOCÁRDIO EM SEPTO E PAREDE LIVRE PRÓXIMO A PONTA DO VENTRÍCULO ESQUERDO (CORROBORADO POR ITEM II)

2. MIOCARDIOESCLEROSE B. ARTÉRIAS CEREBRAIS 1. INFARTO ANTIGO PARIETO OCCIPITAL ESQUERDO

C. AORTA

II. HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

A. CARDIOMEGALIA COM HIPERTROFIA DE VENTRÍCULO-ESQUERDO 1. INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA

a. CONGESTÃO PULMONAR PASSIVA CRÔNICA a.1. EDEMA PULMONAR

b. CONGESTÃO VISCERAL GENERALIZADA III. BRONQUITE CRÔNICA

IV. ASMA (DADOS CLÍNICOS) V. EPILEPSIA (DADOS CLÍNICOS) VI. LITÍASE RENAL

(3)

ANATOMIA PATOLÓGICA I. IDENTIFICAÇÃO: Nome: MCSV Sexo: feminino Idade: 56 anos Cor: parda

Naturalidade: ignorada (Paraíba) Clinica: Clinica Médica

II. RESUMO CLÍNICO: Data da intemação: 16.03.96 Data do óbito: 21.03.96

Paciente asmática (sic) com crises de dispnéia há 15 dias da internação, e febre e expectoração de catarro amarelado há 4 dias da internação. A paciente também era hipertensa, cardiopata e epiléptica em uso de Hidantal.

Procurou o HC e, ao exame físico de admissão, se encontrava em regular estado geral, dispnéica, acianótica, afebril, descorada. A ausculta cardíaca era normal, enquanto a ausculta respiratório demonstrava diminuição de murmúrio vesicular em ambas as bases pulmonares, com roncos e sibilos difusos. Apresentava fígado palpável a 5,0cm do rebordo costal direito. Raio X de tórax demonstrou condensação de ambas as bases pulmonares. Eletrocardiograma demonstrou bloqueio de ramo esquerdo e da divisão anterosuperior, e sobrecarga de átrio esquerdo. Foram levantadas as hipóteses de bronquite infectada (sic), broncoespasmo, e insuficiência cardíaca congestiva descompensada; sendo iniciada antibioticoterapia e tratamento para o broncoespasmo e a insuficiência cardíaca.

No 3° dia de intemação, a paciente apresentou convulsão focal, em hemicorpo esquerdo, sendo medicada com benzodiazepinicos. Evoluiu, a seguir, com depressão respiratória, necessitando de suporte ventilatório. Liquor do 4° dia de internação era límpido e incolor, com zero células e zero hemácias, 20 proteínas e 131 de glicose. No dia 20.03, foi realizada tomografia de crânio (sem laudo).

A paciente se encontrava, no 5° dia de internação, comatosa. Evoluiu com parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras habituais de reanimação cardiorrespiratória, vindo a óbito no dia 21/03/96, 5° dia de internação.

III. RELATÓRIO DA NECROPSIA E DO EXAME HISTOLÓGICO

1. GENERALIDADES: cadáver do sexo feminino, 56 anos de idade, de cor parda. Pesando, aproximadamente, 60 quilos e medindo cerca de 1,60 metros de altura.

C: 2. PELE: sem particularidades.

Aspecto histológico: a epiderme apresenta hiperpigmentação da camada basal. A derme apresenta tecido conjuntivo denso, rico em colágeno, com infiltrado inflamatório mononuclear discreto. Glândulas anexas sem particularidades.

Diagnósticos. Dentro dos limites da normalidade.

E, F: 3. SISTEMA NERVOSO CENTRAL: encéfalo de volume normal. Leptomeninges lisas e brilhantes. O polígono de Willis apresenta artérias com placas esbranquiçadas e paredes endurecidas,

(4)

não colabadas. Observa-se, ainda, área cavitária de 2,0cm de diâmetro em região parieto-occipital esquerda. Aos cortes, parênquima sem alterações macroscópicas. Cerebelo e tronco cerebral sem particularidades.

Aspecto histológico: cortes histológicos do cérebro demonstram áreas com focos de congestão e hemorragia cerebral. Corte histológico de cerebelo demonstra discreta retração das células de Purkinje. Diagnósticos. Infarto antigo parieto-occipital esquerdo. Aterosclerose das artérias do polígono de Willis.

4. TÓRAX E CAVIDADE TORÁCICA: topografia dos órgãos mantida. Ausência de pneumotórax ou líquidos cavitários.

Diagnósticos. Dentro dos limites da normalidade.

D, I: 5. CORAÇÃO: nota-se aumento global do coração as custas do ventrículo esquerdo. O pericárdio é liso, sem alterações macroscópicas. Aos cortes transversais do coração, se observa aumento da espessura da parede do ventrículo esquerdo. O miocárdio apresenta áreas esbranquiçadas, mal delimitadas, em septo e parede livre próximo à ponta do ventrículo esquerdo. Outra área do miocárdio apresenta coloração vinhosa, em fuso.

Aspecto histológico: o miocárdio apresenta área circunscrita com necrose de fibras musculares, macrófagos contendo hemossiderina, infiltrado mononuclear (linfócitos e monócitos) e fibroso; correspondendo à área de infarto antigo do miocárdio descrito ao exame macroscópico. Também se observa áreas focais de tecido fibroso permeando as fibras musculares acompanhando o trajeto vascular; e hipertrofia focal de fibras musculares do miocárdio. O pericárdio apresenta focos de infiltrado mononuclear. Nota-se ainda, artérias com paredes espessadas, compatível com aterosclerose.

Diagnósticos. Cicatriz de infarto do miocárdio em septo e parede livre, próximo à ponta do ventrículo esquerdo. Miocardioesclerose. Cardiomegalia às custas de hipertrofia de ventrículo esquerdo.

6. AORTA E PRINCIPAIS RAMOS: a aorta apresenta placas amareladas, pequenas (com 0,5 cm de diâmetro, no máximo), e endurecidas. Artérias coronárias não colabadas, com paredes espessadas. Aspecto histológico: sem representação histológica.

Diagnósticos. Aterosclerose de aorta. Aterosclerose de artérias coronárias.

A: 7. PULMÕES: o pulmão direito apresenta pleura lisa e brilhante com áreas de aderências fibrosas. Aos cortes, se observa discreta congestão do parênquima pulmonar. A consistência e a crepitação do parênquima são normais. O pulmão esquerdo encontra-se, aos cortes, congesto e com áreas de crepitação diminuída. Nota- se, no pulmão esquerdo, área vinhosa, com pontos amarelados e mal delimitados. Os brônquios de ambos os pulmões apresentam paredes espessadas.

Aspecto histológico: cortes histológicos demonstram septos alveolares expandidos às custas de congestão dos capilares septais. Alguns espaços alveolares estão preenchidos com material rosa claro e hialino, correspondendo a edema pulmonar focal. Nota-se macrófagos alveolares contendo pigmento marrom amarelado, compatível com hemossiderina ("células do vicio cardíaco"). Observam-se áreas de colapso alveolar e áreas de distensão e ruptura dos septos alveolares. Nota-se, ainda, infiltrado inflamatório misto ao redor de alguns brônquios. Os vasos pulmonares do eixo axial apresentam paredes espessadas.

(5)

8. ABDOME E CAVIDADE ABDOMINAL: presença de cicatriz cirúrgica, com 15 cm de extensão, em flanco direito. A topografia dos órgãos está mantida, à abertura da cavidade abdominal. Não há acúmulo de líquidos no interior da cavidade. Peritônio parietal sem alterações macroscópicas.

Diagnósticos. Cicatriz cirúrgica em flanco direito.

B: 9. FÍGADO: apresenta forma e volume normais. A cápsula é lisa e brilhante. Aos cortes, se observa parênquima homogêneo, de aspecto "rendilhado fino” (ou seja, áreas mais escuras circundando áreas mais claras). A consistência do parênquima é normal. Hilo hepático e vias biliares extra-hepáticas sem particularidades.

Aspecto histológico: arquitetura hepática preservada. Triade portal (veia, artéria, ductos) sem alterações microscópicas. Sinusóides focalmente congestos, contendo hemácias. Os hepatócitos estão preservados, alguns contendo material marrom-claro, intra citoplasmático. As veias centro-lobulares não demonstram alterações microscópicas.

Diagnósticos. Congestão passiva crônica do fígado. 10. VESÍCULA BILIAR: vesícula biliar ausente.

B: 11. BAÇO: apresenta volume normal. A cápsula tem coloração cinza e é lisa. Aos cortes, se observa parênquima homogêneo, de coloração vermelho-escura e discretamente friável.

Aspecto histológico: a polpa branca apresenta depleção dos foliculos linfóides. Nota-se capilarização da polpa vermelha e algumas traves fibrosas permeando o parênquima.

Diagnósticos. Depleção de polpa branca e congestão de polpa vermelha.

B: 12. PÂNCREAS: apresenta volume normal. Nota-se congestão e pequenos focos hemorrágicos em partes moles circundando o Órgão. O parênquima é lobulado, de coloração bege a laranja. Aos cortes, nota-se parênquima lobulado com áreas vinhosas, hemorrágicas.

Aspecto histológico: autólise acentuada, prejudicando o exame histológico. Diagnósticos. Focos hemorrágicos do pâncreas.

C: 13. APARELHO DIGESTIVO: o esôfago apresenta área de erosão da mucosa, que contrasta com o esôfago normal, circunjacente, de coloração branca a perlácea. O estômago apresenta volume normal. Aos cortes, se observa mucosa gástrica de coloração avermelhada difusamente. Intestinos sem particularidades.

Aspecto histológico: O esôfago apresenta infiltrado inflamatório mononuclear discreto em sua mucosa. O estômago apresenta mucosa com congestão vascular e infiltrado mononuclear discreto, rico em linfócitos.

Diagnósticos. Esofagite crônica inespecífica. Gastrite crônica inespecífica.

G: 14. RINS: apresentam volume normal. A superfície externa de ambos os rins é lisa. Aos cortes, não se observam alterações macroscópicas, salvo pela congestão do parênquima renal. Um dos rins apresenta inúmeros cálculos amarelados e endurecidos.

Aspecto histológico: os glomérulos renais apresentam capilares glomerulares intensamente congestos. Alguns glomérulos renais estão esclerosados. Os túbulos renais não apresentam alterações microscópicas do seu epitélio. Alguns túbulos apresentam material basofílico em sua luz, compatíveis com cálculos. O interstício apresenta focos de infiltrado inflamatório mononuclear (rico em linfócitos) e congestão vascular. Essa é mais intensa em região medular renal.

(6)

Diagnósticos. Nefrite intersticial focal. Congestão vascular renal. Litíase renal.

G: 15. ADRENAIS: apresentam volume normal. A superfície externa das adrenais têm coloração laranja. Aos cortes, se observa limite cortiço-medular nítido, sem particularidades.

Aspecto histológico: material autolisado prejudicando o exame histológico.

Diagnósticos. Dentro dos limites da normalidade (segundo o exame macroscópico). H: 16. MEDULA ÓSSEA: sem particularidades ao exame macroscópico.

Aspecto histológico: medula óssea com discreta hipercelularidade para a idade. As 3 séries (eritrocítica, granulocítica e megacariocítica) estão presentes e são normomaturativas. Ausência de elementos estranhos à medula óssea.

Diagnósticos. Dentro dos limites da normalidade. IV. COMENTÁRIOS:

Trata-se de paciente do sexo feminino, 56 anos de idade, com doença pulmonar crônica, pois, segundo dados clínicos, a paciente era asmática. Também apresentava hipertensão arterial, cardiopatia e epilepsia em tratamento. Foi admitida para tratamento pela piora dos sintomas relacionados às doenças pulmonar e cardíaca, encontrando-se com insuficiência cardíaca congestiva descompensada. A paciente desenvolveu episódio de convulsão focal e, a seguir, rebaixamento do nível de consciência. Não havia dados sobre o laudo de tomografia de crânio, realizada durante a internação da paciente. Veio a óbito dois dias após o quadro convulsivo.

A necropsia demonstrou cardiomegalia às custas de hipertrofia do ventrículo esquerdo. Aos cortes, o coração demonstrou área de infarto antigo do miocárdio em septo e parede livre de ventrículo esquerdo; comprovado ao exame histológico. Esse também demonstrou miocardioesclerose. Observou-se ateroscleroObservou-se de artérias coronárias e de aorta. Provavelmente, os dois fatores (ateroscleroObservou-se coronariana e hipertensão arterial) contribuíram para a doença cardíaca isquêmica, levando à miocardioesclerose e ao infarto do miocárdio; resultando, finalmente, em insuficiência cardíaca.

A aterosclerose das artérias do polígono de Willis também foi observada na necropsia. O cérebro demonstrou, aos cortes, área de infarto antigo em região parieto-occipital esquerda. Infelizmente, não havia dados clínicos disponíveis para uma melhor correlação entre o infarto cerebral, a epilepsia e o episódio convulsivo ocorrido durante a internação.

O exame dos pulmões não demonstrou alterações consistentes com asma. Constatou-se bronquite crônica, congestão capilar pulmonar e edema pulmonar. A congestão capilar era crônica, com "células do vício cardíaco", traduzindo uma insuficiência cardíaca congestiva crônica, prolongada. Já o edema pulmonar resultou, possivelmente, da decompensação cardíaca recente, que motivou, inclusive, a intemação da paciente.

Como resultado da insuficiência cardíaca congestiva se observou congestão passiva e crônica generalizada, sobretudo em fígado, baço e rins; além dos pulmões, como discutido acima. Os rins demonstraram, ainda, nefrite intersticial focal e litíase renal. No baço, se observou, além da congestão da polpa vermelha, uma depleção da polpa branca. Outros achados da necropsia e do exame histológico foram os seguintes: focos hemorrágicos no pâncreas, esofagite crônica inespecífica e gastrite crônica inespecífica.

V.BIBLIOGRAFIA:

1. Cotran, R.S.; Kumar, V.; Robbins, S.L.: Robbins - Patologia Estrutural e Funcional, 5a. Edição, Guanabara Koogan S.A., 1991.

Referências

Documentos relacionados

VIAGEM COM DESTINO À SE LUZIÂNIA COM A FINALIDADE DE DAR SUPORTE E OPERAR O COMPENSADOR ESTÁTICO REATIVO NA REFERIDA SUBESTAÇÃO..

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

- Geral: Entender como funciona esta narrativa partindo do ambiente como foco, sendo os personagens e objetos o canal para o perpetuar da história, contando a história

Fechando este capítulo sobre a produção audiovisual LGBTQIA+ no Brasil, é proposto apresentar um panorama dos festivais e um recorte dos filmes LGBTQIA+, em diferentes

We hypothesized: (1) Lower soil organic matter and lower soil nutrient content in pine plantations should act as a filter for regeneration, reducing functional diversity

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying