• Nenhum resultado encontrado

ABNT ISO_TR 14062 - Gestão ambiental - Integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABNT ISO_TR 14062 - Gestão ambiental - Integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Gestão ambiental –

Integração de aspectos ambientais no

projeto e desenvolvimento do produto

Environmental management – Integrating environmental aspects into product design and development

Palavras-chave: Gestão ambiental

Descriptors: Environmental management

ICS 13.020.10

Número de referência ABNT ISO/TR 14062:2004 26 páginas

NORMA

BRASILEIRA

ISO/TR

ABNT

14062

Primeira edição 31.05.2004

Válida a partir de 30.06.2004

(2)

© ABNT 2004

Todos os direitos reservados. A menos que especificado de outro modo, nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou utilizada em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e microfilme, sem permissão por escrito pela ABNT.

Sede da ABNT

Av. Treze de Maio, 13 – 28º andar 20003-900 – Rio de Janeiro – RJ Tel.: + 55 21 3974-2300 Fax: + 55 21 2220-1762 abnt@abnt.org.br www.abnt.org.br Impresso no Brasil

(3)

Sumário

Página

Prefácio...iv

1 Objetivo ...1

2 Referências normativas...1

3 Termos e definições...1

4 Meta e benefícios potenciais...3

5 Considerações estratégicas...4

5.1 Generalidades...4

5.2 Questões organizacionais...4

5.3 Questões relacionadas ao produto ...4

5.4 Comunicação ...5

6 Considerações gerenciais...5

6.1 Generalidades...5

6.2 Funções gerenciais ...5

6.3 Abordagem pró-ativa ...6

6.4 Apoio dos sistemas de gestão existentes...6

6.5 Abordagens multidisciplinares...7

6.6 Gestão da cadeia de suprimentos ...8

7 Considerações sobre o produto ...8

7.1 Generalidades...8

7.2 Aspectos e impactos ambientais relacionados ao produto ...8

7.3 Questões básicas ...10

7.3.1 Generalidades...10

7.3.2 Integrações prévias...10

7.3.3 Ciclo de vida do produto ...10

7.3.4 Funcionalidade ...11

7.3.5 Conceito multicritério ...12

7.3.6 Trocas compensatórias (Trade off) ...13

7.4 Objetivos ambientais estratégicos relacionados ao produto...13

7.4.1 Generalidades...13

7.4.2 Conservação dos recursos, reciclagem e recuperação energética...13

7.4.3 Prevenção da poluição, resíduos e outros impactos ...14

7.5 Abordagens de projeto ...14

8 Projeto de produto e processo de desenvolvimento ...15

8.1 Generalidades...15

8.2 Questões habituais ...15

8.3 Projeto do produto, processo de desenvolvimento e integração de aspectos ambientais ...16

8.3.1 Generalidades...16

8.3.2 Modelos do projeto do produto e do processo de desenvolvimento...16

8.3.3 Planejamento ...17 8.3.4 Projeto conceitual ...19 8.3.5 Detalhamento do projeto ...20 8.3.6 Ensaio/Protótipo...21 8.3.7 Lançamento no mercado...22 8.3.8 Revisão do produto...22

8.4 Revisão geral do projeto do produto e no processo de desenvolvimento ...22

(4)

Prefácio

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). O ABNT ISO/TR 14062 foi elaborado no Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental (ABNT/CB–38), pela Comissão de Estudo de Produtos Laminados (CE–38:007.01). O Projeto circulou em Consulta Pública conforme Edital nº 01 de 30.01.2004, com o número Projeto 38:007.01-001.

Este Relatório Técnico é equivalente ao ISO/TR 14062:2002. , o qual, segundo as regras da ISO, é publicado quando os dados coletados pelo Comitê Técnico (ISO/TC) têm um caráter diferente daqueles pertinentes à norma (por exemplo: “estado da arte”). O Relatório Técnico constitui-se em um documento de natureza estritamente informativa.

(5)

Introdução

Todos os produtos, isto é, todos os bens e serviços, causam impactos no meio ambiente, podendo ocorrer em qualquer um ou em todos os estágios do ciclo de vida do produto, quais sejam: aquisição de matéria-prima, fabricação, distribuição, uso e disposição. Esses impactos podem ser ou não ser significativos; eles podem ser de curta ou longa duração, e podem ser locais, regionais e/ou globais.

O interesse dos clientes, usuários, desenvolvedores e outros está aumentando em relação aos aspectos e impactos ambientais dos produtos. Este interesse é refletido nas discussões entre empresas, consumidores, organizações governamentais e não governamentais relacionadas a desenvolvimento sustentável, eco-eficiência, projeto para o meio ambiente, administração de produtos, acordos internacionais, tratados comerciais, legislação nacional, governamental ou setorial baseadas em iniciativas voluntárias. Este interesse é também refletido na economia de vários segmentos do mercado que reconhecem e obtêm vantagens destas novas abordagens de projeto de produto. Essas novas propostas podem resultar na melhoria da eficiência dos processos e no uso dos recursos, no potencial de diferenciação do produto, na redução da carga regulatória, da responsabilidade potencial e na redução de custos. Além disso, globalização dos mercados, mudanças de fontes, fabricação e distribuição influenciam toda a cadeia de suprimentos e, portanto, resultam em impacto no meio ambiente.

Mais organizações estão se conscientizando de que existem benefícios substanciais na integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto. Alguns destes benefícios podem incluir redução de custos, estímulo à inovação, oportunidades de novos negócios e melhoria na qualidade dos produtos.

Prever ou identificar os aspectos ambientais de um produto durante o seu ciclo de vida pode ser complexo. É importante considerar sua função dentro do contexto do sistema onde será utilizado. O aspecto ambiental de um produto deve também ser ponderado com outros fatores, tais como o desempenho funcional pretendido para o produto, a saúde e a segurança, o custo, a aceitação de mercado, a qualidade e os requisitos legais e regulatórios.

O processo de integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto é contínuo e flexível, promovendo criatividade e maximizando inovações e oportunidades para a melhoria ambiental. Como base para esta integração, as questões ambientais podem ser contempladas nas políticas e estratégias da organização envolvida.

Identificações e planejamentos prévios permitem que organizações tomem decisões efetivas sobre os aspectos ambientais que controlam e entendam melhor como essas decisões podem afetar os aspectos ambientais controlados por outros, por exemplo, na aquisição de matéria-prima ou nos estágios de final de vida do produto.

Este Relatório Técnico é indicado para todos aqueles envolvidos no projeto e desenvolvimento de produtos, independentemente do tipo, tamanho, localização e complexidade da organização, e para todos os tipos de produtos, sejam novos ou modificados. Foi elaborado para todos aqueles diretamente envolvidos no projeto de produto e processo de desenvolvimento e para aqueles responsáveis pela política e/ou pelo processo de tomada de decisão. A informação contida neste Relatório Técnico pode também atender às partes interessadas que não estão diretamente envolvidas no projeto de produto e processo de desenvolvimento.

(6)
(7)

Gestão ambiental – Integração de aspectos ambientais no

projeto e desenvolvimento do produto

1 Objetivo

Este Relatório Técnico descreve conceitos e práticas usuais correntes relativas ao projeto do produto e seu desenvolvimento, onde “produto” é entendido como bens e serviços.

Este Relatório Técnico é aplicável ao desenvolvimento de documentos de setores específicos. Não é aplicável como uma especificação para propósitos de certificação e registro.

2 Referências

normativas

Os documentos de referência subseqüentes são indispensáveis à aplicação deste Relatório Técnico. Para referências datadas, somente a edição citada é aplicável. Para referências não datadas aplica-se a edição mais recente do referido documento normativo (incluindo qualquer emenda).

ISO 14050 - Environmental management - Vocabulary

3 Termos e definições

Para os efeitos deste documento, aplicam-se os termos e definições da ABNT NBR ISO 14050 e os seguintes.

3.1 processo

conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transformam entradas em saídas NOTA 1 Entradas em um processo são geralmente as saídas de outros processos.

NOTA 2 Processos, em uma organização, são geralmente planejados e executados sob condições controladas para agregar valor.

[ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.4.1]

3.2 produto

quaisquer bens ou serviços

NOTA 1 O produto pode ser classificado como segue: - serviços (por exemplo, transporte);

- software (por exemplo, programa de computador, dicionário); - hardware (por exemplo, parte mecânica de um equipamento);

(8)

- materiais processados (por exemplo, lubrificante).

NOTA 2 Serviços possuem elementos tangíveis e intangíveis. O fornecimento de um serviço pode envolver, por exemplo, o seguinte:

- uma atividade executada por um cliente-fornecedor em um produto tangível (por exemplo, conserto de um automóvel);

- uma atividade executada por um cliente-fornecedor em um produto intangível (por exemplo, a declaração de rendimentos, necessária para preparar a restituição de impostos);

- a distribuição de um produto intangível (por exemplo, a distribuição da informação no contexto da transmissão do conhecimento);

- a criação de condições confortáveis para o cliente (por exemplo, hotéis e restaurantes);

Programa de computador consiste em informação e é geralmente intangível e pode ter a forma de abordagens, transações ou procedimentos.

Equipamento geralmente é tangível e quantificável. Materiais processados são geralmente tangíveis e sua quantidade é uma característica contínua.

NOTA 3 Adaptada da ISO 14021:1999, 3.1.11.

3.3

projeto e desenvolvimento

conjunto de processos que transforma requisitos em características determinadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema

[ABNT NBR ISO 9000:2000, 3.4.4]

NOTA 1 Os termos "projeto" e "desenvolvimento" são algumas vezes usados como sinônimos e outras para definir os diferentes estágios da transformação de uma idéia em um produto.

NOTA 2 Desenvolvimento do produto é o processo de elaboração de uma idéia, desde o planejamento até o lançamento comercial e análise crítica do produto, no qual estratégias do negócio, considerações de marketing, métodos de pesquisa e aspectos do projeto são usados para conduzir o produto até sua utilização prática. Isto inclui melhorias ou modificações nos processos e produtos existentes.

NOTA 3 A integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto, pode também ser designada Projeto para o Ambiente (PPA), eco-design, a parte ambiental da administração do produto etc.

3.4 meio ambiente

circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações

NOTA Neste contexto, circunvizinhança estende-se do interior das instalações para o sistema global. [ABNT NBR ISO 14001:1996, 3.2]

3.5

aspecto ambiental

elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente NOTA Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.

(9)

3.6

impacto ambiental

qualquer modificação do meio ambiente adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização

[ABNT NBR ISO 14001:1996, 3.4]

3.7 ciclo de vida

estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais à disposição final

[ABNT NBR ISO 14001:1996, 3.8]

3.8

sistema de produto

conjunto de processos elementares, conectados material e energeticamente, que realiza uma ou mais funções definidas

[ABNT NBR ISO 14040:1997, 3.15]

3.9

cadeia de suprimento

aqueles envolvidos, por meio de conexões à montante e à jusante, nos processos e atividades que agregam valor, em forma de produtos para o usuário

NOTA 1 Na prática, a expressão "cadeia interligada" aplica-se tanto aos fornecedores como aos envolvidos no processo de fim de vida.

NOTA 2 Na prática, são freqüentemente usadas as expressões "cadeia de produto" e "cadeia de valor".

4 Meta e benefícios potenciais

A meta da integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto é a redução dos impactos ambientais adversos do produto por todo o seu ciclo de vida. No esforço para atingir esta meta, vários benefícios podem ser obtidos para a organização, sua competitividade, seus clientes e outras partes interessadas. Os benefícios potenciais podem incluir:

- redução de custos, pela otimização do uso de materiais e energia, processos mais eficientes, redução da disposição de resíduos;

- estímulo à inovação e à criatividade;

- identificação de novos produtos, por exemplo, a partir de materiais descartados; - atingir ou superar as expectativas dos clientes;

- melhoria da imagem da organização e/ou marca; - incremento da fidelidade do cliente;

- atração de financiamento e investimento, particularmente de investidores ambientais conscientes; - aumento da motivação dos empregados;

- incremento do conhecimento sobre o produto;

(10)

- redução de riscos;

- melhoria das relações com as agências reguladoras; - melhoria das comunicações internas e externas.

5 Considerações

estratégicas

5.1 Generalidades

Esta seção descreve algumas das estratégias comuns que as organizações levam em consideração quando integram os aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto. É útil considerar a meta (ver seção 4) dentro do contexto da política ambiental, das estratégias e da estrutura existentes na organização. Estas políticas ou estratégias podem fornecer diretrizes valiosas para a integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto.

5.2 Questões organizacionais

É importante considerar questões estratégicas como as mencionadas abaixo, porque elas podem ter implicações econômicas e ambientais para a organização. Os objetivos globais da organização influenciam a extensão na qual tais questões estratégicas são relevantes. São elas:

- atividades da concorrência;

- requisitos, exigências e necessidades do cliente; - atividades do fornecedor;

- relacionamento com investidores, financiadores, seguradoras e outras partes interessadas; - aspectos e impactos ambientais da organização;

- atividades de agências reguladoras e legisladores; - atividades das associações industriais e comerciais. 5.3 Questões relacionadas ao produto

As organizações que integram os aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto normalmente consideram as seguintes questões relacionadas ao produto:

a) integrações prévias, por exemplo, as que contemplam previamente os aspectos ambientais no projeto de produto e processo de desenvolvimento;

b) ciclo de vida do produto, por exemplo, a análise desde a aquisição da matéria-prima até o fim de vida do produto (ver figura 1);

c) funcionalidade, por exemplo, como um produto se ajusta adequadamente aos propósitos para os quais ele se destina em termos de usabilidade, vida útil, aparência, entre outros;

d) conceito de critérios múltiplos, por exemplo, considerações de todos os impactos e aspectos ambientais relevantes;

e) trocas compensatórias, por exemplo, na busca de melhores soluções. Estas questões são discutidas em maiores detalhes em 7.3.

(11)

5.4 Comunicação

A estratégia da comunicação é parte integrante do processo de incorporação dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto. Uma estratégia efetiva contempla as comunicações internas e externas.

A comunicação interna pode envolver o fornecimento de informações aos empregados sobre: - a política da organização;

- impactos ambientais relacionados ao produto;

- cursos de treinamento relativos a questões ambientais, multiplicadores e ferramentas; - produtos ou projetos bem-sucedidos;

- impactos ambientais em locais específicos.

Tal comunicação pode também envolver mecanismos que obtenham retorno dos empregados quanto às questões do projeto e do desenvolvimento do produto.

A comunicação externa pode ser uma oportunidade para incrementar valor e benefícios da integração dos aspectos ambientais, no projeto e desenvolvimento do produto. Esta comunicação pode ser dirigida às partes interessadas, tais como clientes e fornecedores, e pode incluir informações sobre:

- características do produto (desempenho, aspectos ambientais etc); - uso adequado e manejo no fim de vida dos produtos.

Existem várias normas nacionais e internacionais para comunicação externa. Por exemplo, a série ABNT NBR ISO 14020 fornece os princípios, exemplos e requisitos para a rotulagem ambiental.

6 Considerações

gerenciais

6.1 Generalidades

Esta seção descreve as funções da alta administração e a importância do seu compromisso com o programa de integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto. As decisões tomadas pela administração determinam a estrutura e os objetivos do programa, o nível de apoio que o trabalho irá receber e o grau de otimização que o programa alcançará.

6.2 Funções gerenciais

O processo de integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto pode ser iniciado tanto pela alta administração (de cima para baixo) como pelos designers e os desenvolvedores do produto (de baixo para cima). Na prática, ambos os casos podem funcionar simultaneamente. Independentemente da função comercial que deu início ao processo, o apoio da alta administração é necessário para se obter um efeito significativo nas atividades do projeto do produto e de desenvolvimento, na organização.

Ações da alta administração são necessárias para permitir a efetiva implementação dos procedimentos e programas. Isto inclui a alocação de recursos financeiros e humanos suficientes, bem como tempo para as atividades envolvidas na integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto. Um programa de integração efetivo compromete os atores que estejam envolvidos no projeto e no desenvolvimento do produto, tais como os designers e desenvolvedores de produto, especialistas em marketing, produção, meio ambiente, procuradores, prestadores de serviços, assim como clientes ou seus representantes.

(12)

Em geral, a administração pode formalizar o seu compromisso com o programa, estabelecendo metas definidas, dentro dos seguintes processos:

- melhoria ambiental contínua dos produtos; - gerenciamento da cadeia de suprimentos;

- participação ativa dos empregados comprometidos com o projeto e desenvolvimento do produto; e - estímulo à criação de novas idéias e inovações.

A administração determina e mantém a estrutura básica dentro da qual a organização funciona. Quando são integrados os aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto, elementos desta estrutura podem incluir:

- definição da política e da visão ambiental; - definição dos objetivos e metas para: - garantir a conformidade legal;

- reduzir os impactos ambientais adversos do produto; - alocação de recursos;

- delegação de responsabilidades, tarefas e contabilizações;

- definição, apoio e monitoramento de projetos de produto e programas de desenvolvimento;

- definição e instituição de programas para revisão do projeto do produto e processo de desenvolvimento; - organização e/ou estruturação das funções ambientais e dos processos para o projeto e desenvolvimento do produto;

- identificação das necessidades de recrutamento e treinamento necessários para a implementação dos programas;

- definição das medições e indicadores de desempenho; - acompanhamento e reavaliação do desempenho ambiental. 6.3 Abordagem pró-ativa

A integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto busca prevenir os impactos ambientais adversos antes que eles aconteçam. Fornece uma oportunidade sistemática na antecipação dos problemas e suas soluções para todo o ciclo de vida do produto. As organizações que promovem ações pró-ativas a este respeito podem aumentar suas chances em beneficiar-se desta abordagem.

6.4 Apoio dos sistemas de gestão existentes

A integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto pode ser sustentada pela existência de sistemas de gestão (por exemplo, sistemas de gestão ambiental e da qualidade ou programas de administração de produtos). Por outro lado, os sistemas de gestão existentes podem ser ativados pelas atividades de integração. A ABNT NBR ISO 14001 e a ABNT NBR ISO 14004, por exemplo, descrevem e fornecem orientações para o estabelecimento dos sistemas de gestão ambiental que podem ser conectados ao projeto e ao desenvolvimento do produto.

(13)

Ajuda Prática nº 1

Conexão com sistema de gestão ambiental

Para muitas organizações, o impacto ambiental de seus produtos está relacionado com um aspecto ambiental significativo. Portanto, freqüentemente é pertinente para as organizações considerarem produtos na política ambiental, no objetivo e nas metas de seu sistema de gestão ambiental, por exemplo, a ABNT NBR ISO 14001.

Uma organização pode identificar os aspectos ambientais significativos de seus produtos e elaborar procedimentos para identificar e acompanhar desenvolvimentos em requisitos ambientais, legais e outros, aplicáveis aos seus produtos. Também pode definir, projetar, iniciar e manter programas de treinamento apropriados para garantir a adesão dos empregados no estabelecimento e desenvolvimento de normas ou práticas ambientais.

Além disso, o projeto do produto e o processo de desenvolvimento são usualmente parte de um sistema de gestão existente, como a ABNT NBR ISO 9001, por meio do qual os aspectos ambientais e atividades relacionados ao produto podem ser incorporados, de acordo com os estágios do processo.

6.5 Abordagens multidisciplinares

O sucesso da integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto em uma organização é incrementado pelo envolvimento das disciplinas pertinentes e funções organizacionais, tais como projeto, engenharia, marketing, qualidade, aquisição, prestação de serviços etc. Estas competências muitas vezes envolvem várias pessoas, dependendo do tamanho da organização.

O propósito é garantir que todas as atividades relevantes de negócios contribuam e estejam comprometidas com a melhoria ambiental, desde os estágios iniciais do projeto e do processo de desenvolvimento, permanecendo assim envolvidas em todas as etapas do processo, incluindo o lançamento comercial e a análise crítica do produto. As tarefas-chave e os participantes (identificados abaixo entre parênteses) das atividades de negócios, envolvidos na integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto, podem incluir:

- pesquisa e implementação de soluções criativas no projeto e desenvolvimento do produto (profissionais de planejamento de produto, de desenvolvimento e designers);

- documentação dos aspectos e impactos ambientais, investimento e fornecimento de alternativas para tecnologias existentes e planejadas, por exemplo, aquisição e uso da matéria-prima, componentes/subconjuntos e materiais, bem como o gerenciamento de resíduos (profissionais em meio ambiente);

- comunicação com fornecedores, varejistas, clientes, recicladores e receptores finais (profissionais em meio ambiente);

- coleta e documentação dos dados de materiais e componentes-subconjuntos e informação aos fornecedores sobre os requisitos ambientais da organização (gerentes de compra);

- investigação e disponibilização de informações sobre a viabilidade técnica de projetos, fabricação, materiais ou processos alternativos;

- checagem da viabilidade técnica do processo produtivo do fornecedor ou do final de vida do produto (engenheiros e técnicos de gestão);

- estabelecimento de uma diretriz para sistemas de medição ambiental baseada em produtos anteriores etc. (gestão);

(14)

- ampliação da conscientização ambiental por meio de treinamento e educação (profissionais em meio ambiente e de treinamento de pessoal);

- considerar e acompanhar a evolução da legislação, das regulamentações ambientais, das atividades da concorrência e das necessidades dos clientes, disponibilizando informações estratégicas relativas ao desenvolvimento do produto e atribuição de preço ao produto final (gerentes de assuntos regulatórios, de marketing e de marca).

6.6 Gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos trata das interações com fornecedores, empresas de transporte, clientes, varejistas, gerenciadores de resíduos e agentes de fim de vida. Estas interações estão sujeitas a variações à montante ou à jusante dependendo da influência da cadeia de suprimentos. A comunicação efetiva pode aumentar a cooperação, reduzir mal-entendidos e influenciar ações das organizações na cadeia de suprimentos. Outras tarefas que podem ser associadas com a gestão da cadeia de suprimentos são:

- aumentar as informações ambientais e a conscientização dos fornecedores e clientes;

- especificar e discutir os requisitos ambientais para organizações, dentro da cadeia de suprimentos (por exemplo, o uso dos padrões dos fornecedores ou de sistemas de medição ambiental);

- avaliar o desempenho ambiental dos fornecedores;

- redesenhar os produtos, baseando-se nas preferências ambientais dos clientes;

- estabelecer programas de reutilização e reciclagem de embalagens, materiais, componentes/subconjuntos ou do produto como um todo;

- envolver fornecedores nos programas ambientais.

7 Considerações sobre o produto

7.1 Generalidades

Esta seção fornece uma visão geral dos aspectos e impactos ambientais relacionados com o produto, questões básicas e objetivos ambientais estratégicos, bem como exemplos de abordagens de projetos. 7.2 Aspectos e impactos ambientais relacionados ao produto

Os produtos podem ter diversos aspectos ambientais (por exemplo, emissões e consumo de recursos) que resultem em impactos ambientais (por exemplo, poluição do ar, da água e do solo e mudanças climáticas). Os impactos ambientais de um produto são em grande parte determinados pelas entradas e saídas de materiais e energia, geradas em todos os estágios do seu ciclo de vida. Se o produto for um serviço, estes impactos geralmente são relacionados aos produtos físicos utilizados na prestação do serviço. Impactos ambientais podem ser amplamente influenciados pelas ações da(s) organização(ões) e pelo(s) uso(s) individual(ais) do produto. A figura 1 mostra alguns impactos ambientais associados ao ciclo de vida dos produtos.

(15)

PRODUTOS/INTERMEDIÁRIOS Aquisição de matéria-prima Fabricação Comércio e entrega Uso/manutenção Reutilização/reciclagem recuperação da energia/disposição

CICLO DE VIDA DO PRODUTO ENTRADAS - materiais - energia SAÍDAS - co-produtos - subprodutos - emissões atmosféricas - efluentes - resíduos - outras emissões IMPACTOS AMBIENTAIS

- redução na disponibilidade dos recursos - redução da camada de ozônio

- formação de fumaça (smog) - eutrofização

- mudança climática - alteração dos hábitats - acidificação

- redução da diversidade biológica - poluição do ar, água e solo - etc.

Transporte

Transporte

Transporte

Transporte

Figura 1 - Entradas e saídas e exemplos de impactos ambientais associados ao ciclo de vida de um produto

As entradas recaem normalmente dentro de duas amplas categorias: material e energia.

As entradas de material estão associadas a diversos aspectos ambientais, por exemplo, o uso dos recursos, a exposição de seres humanos e sistemas ambientais a agentes contaminantes, as emissões atmosféricas, o lançamento de efluentes na água e no solo e a geração e acúmulo de resíduos.

As entradas de energia são necessárias na maioria dos estágios do ciclo de vida de um produto. As fontes de energia incluem combustíveis fósseis e biomassa, resíduos sólidos, energia nuclear, hidroelétrica, geotérmica, solar e eólica. Cada fonte de energia possui aspectos ambientais identificáveis.

(16)

As saídas geradas durante o ciclo de vida de um produto recaem dentro de várias categorias: o próprio produto, intermediários, co-produtos, subprodutos e outras saídas, conforme descrito a seguir:

- As emissões atmosféricas compreendem a liberação de gases, vapores e partículas para o ar. Estas liberações podem afetar adversamente ecossistemas, pessoas, materiais etc., ou contribuir para ocorrência de outros impactos ambientais adversos, tais como acidificação, redução da camada de ozônio e mudanças climáticas. Estas liberações podem ocorrer como emissões pontuais ou difusas, em condições normais ou acidentais.

- As descargas de efluentes compreendem descargas de substâncias, tanto em águas superficiais como subterrâneas. Estas descargas podem ser tanto de fontes pontuais como difusas. Um exemplo desta última é a contaminação do escoamento superficial gerada em áreas agrícolas. Assim como emissões atmosféricas, estas descargas são de natureza variável e podem afetar adversamente o meio ambiente, por exemplo, por meio da eutrofização.

- Resíduos podem ser gerados durante cada estágio do ciclo de vida de um produto. Podem se transformar em entradas de outros processos ou podem ser tratados, reciclados, usados como fontes de energia, incinerados ou dispostos em aterros.

- Outras liberações podem incluir ruído, radiação, campos eletromagnéticos etc;

- Substâncias podem migrar através de materiais ou de camadas de materiais para o ar, água, solo ou outro material.

Para projeto e desenvolvimento, pode ser útil descrever entradas e saídas, na medida em que forem mensuráveis e comparáveis.

7.3 Questões básicas

7.3.1 Generalidades

As organizações que integram aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos, normalmente consideram as seguintes questões básicas.

7.3.2 Integrações prévias

Integrar aspectos ambientais tão breve quanto possível, no projeto do produto e no processo de desenvolvimento oferece flexibilidade para promover mudanças e aperfeiçoamentos no produto. Ao contrário, quando a integração se dá apenas nos estágios mais avançados do processo, impedem-se opções desejáveis do ponto de vista ambiental, uma vez que a maioria das decisões técnicas já foi tomada.

7.3.3 Ciclo de vida do produto

A abordagem de ciclo de vida é usada para identificar os aspectos e impactos ambientais pertinentes durante o ciclo de vida completo do produto, auxiliando assim a definir diretrizes de projeto. É importante considerar todos os estágios do ciclo de vida do produto, conforme mostrado na figura 1, bem como reconhecer como os produtos podem afetar o meio ambiente, em diferentes estágios.

As organizações devem conhecer as limitações e a subjetividade envolvida quando projetam para a redução dos impactos dos produtos no meio ambiente. Considerar o ciclo de vida completo do produto pode ajudar a garantir que:

- materiais não sejam arbitrariamente desconsiderados;

- todas as características ambientais de um produto sejam levadas em consideração; - os impactos ambientais mais significativos do ciclo de vida do produto sejam identificados;

(17)

- importância seja dada aos impactos causados por produtos intermediários ou materiais auxiliares associados à fabricação, mas que não estejam presentes no produto final;

- importância seja dada a um componente ou elemento arbitrariamente considerado como sendo pouco significativo, mas que pode provocar impacto ambiental significativo;

- o foco não seja somente no impacto ambiental do produto em si, mas também no sistema no qual o produto será inserido;

- os impactos ambientais não sejam deslocados de uma fase do ciclo de vida para outra ou de um contexto para outro.

Ajuda Prática nº2

Exemplo de impactos no ciclo de vida relativos ao projeto do produto

O consumo de água ou de energia durante o “estágio de utilização” de um eletrodoméstico pode gerar maior impacto ambiental do que em qualquer outro estágio de vida do produto. Melhorar a eficiência na utilização da água ou da energia, como um requisito do projeto e desenvolvimento do produto, pode reduzir os seus impactos ambientais.

A metalização de vidros ou janelas pode melhorar a eficiência energética de uma edificação, por meio de um melhor isolamento; entretanto, pode reduzir a possibilidade de reciclagem do vidro após o uso.

Modificando uma determinada entrada (por exemplo, alterando o material usado) ou condicionando uma determinada saída (por exemplo, a redução de emissões específicas ou a tomada de providências para a redução de resíduos perigosos), pode-se afetar outras entradas ou saídas. Portanto, é importante garantir que qualquer ênfase num determinado estágio do ciclo de vida do produto não altere involuntariamente o impacto ambiental em outros estágios, nem resulte em impactos ambientais adicionais em outros elementos do ambiente local, regional ou global.

A abordagem do ciclo de vida pode também ser aplicada aos serviços, incluindo, mas não se limitando aos, produtos tangíveis empregados na prestação desses serviços. Os serviços geralmente consistem nos três elementos seguintes: uso de produtos tangíveis, aplicação de conhecimentos e habilidades, e o trabalho ou a atividade do ser humano. Os serviços também produzem impactos ambientais, por influenciarem o comportamento das pessoas e das organizações para as quais são prestados.

7.3.4 Funcionalidade

Quando os produtos são desenvolvidos, pode ser de considerável importância pensar mais em termos de funcionalidade (como o produto é adequado aos propósitos para o qual ele é destinado, em termos de usabilidade, vida útil, aparência etc.) do que em termos de uma solução técnica específica. Portanto, é importante fazer uma abordagem ampla, quando se pesquisam novas opções, assim como destacar a funcionalidade requerida para satisfazer as demandas e as necessidades do cliente ou usuário.

Ajuda Prática nº 3

Prolongando a vida útil de um produto

Quando se define a vida útil de um produto como parte de sua função, aumentando a sua durabilidade e prolongando os serviços associados ao produto, pode-se reduzir os impactos ambientais adversos. Este prolongamento pode também ser benéfico para alcançar um equilíbrio entre o tempo de vida técnico e sua vida útil (por exemplo, quanto tempo um produto é considerado útil antes de se tornar obsoleto ou não ser mais necessário para o usuário). Se, por exemplo, o produto tiver um tempo de vida útil relativamente curto, mas tiver sido destinado para uma vida útil técnica longa, pode resultar num impacto ambiental maior do que o necessário. O projeto de uma estética duradoura pode contribuir para o prolongamento de sua vida útil. Alguns produtos são descartados antes de estarem fisicamente gastos

(18)

ou tecnicamente superados, em função dos seus projetos estarem desatualizados ou impróprios para mudanças circunstanciais. Também é necessário um equilíbrio entre o prolongamento de vida útil do produto e a aplicação dos últimos avanços tecnológicos, o que pode melhorar o desempenho ambiental durante o uso, levando-se em consideração possíveis atualizações durante o desenvolvimento do produto.

Tais idéias direcionadas à funcionalidade podem, eventualmente, conduzir a uma solução prática que venha a reduzir o impacto ambiental como um todo, como no caso de uma mudança do fornecimento de bens tangíveis para a oferta de serviços.

Ajuda Prática nº 4

Mudança de venda de produtos para oferta de serviços

Se a necessidade do usuário for a produção de fotocópias, pode não ser necessário possuir uma copiadora (e se responsabilizar pela sua manutenção, reparos etc.). Um provedor de serviços pode arrendar os serviços das fotocopiadoras ou das fotocópias, soluções que satisfazem as necessidades do cliente, com alta confiabilidade e o menor custo possível. Esta abordagem é relativa ao projeto e desenvolvimento do produto (por exemplo, projeto das partes duráveis do produto) e pode melhorar o manejo do produto no seu estágio final de vida (por exemplo, a reutilização de partes de produto); esta solução facilita o controle da reutilização e a reciclagem do equipamento e alerta o usuário para o número de cópias produzidas (o que pode levar a uma diminuição do uso de papel e tinta).

7.3.5 Conceito multicritério

Complementando os critérios tradicionais de projeto (por exemplo, desempenho, qualidade, custo etc), uma série de critérios ambientais pode ser considerada. Isto geralmente envolve considerar, por meio de um conceito multicritério, uma variedade de impactos ambientais potenciais (ver figura 1).

Considerar uma ampla variedade de impactos potenciais e de critérios ambientais, bem como proceder com cautela na sua exclusão, ajuda a garantir que a redução de um impacto não resulte no aumento de um outro impacto.

A organização pode reconhecer que as diferentes partes interessadas (comunidade científica, governo, grupos ambientalistas, clientes etc.) podem ter variadas percepções da importância das questões ambientais. Estas diferentes percepções podem ser relevantes para o projeto e desenvolvimento do produto.

Ajuda Prática nº 5

Uso de um conceito multicritério

Utilizando-se as considerações do ciclo de vida em 7.2.3, diferentes abordagens podem ser aplicadas, tais como:

- redução de massa ou volume do produto, - melhoria da eficiência energética,

- prolongamento da vida do produto,

- escolha dos materiais e processos utilizados.

Aplicando-se e combinando-se esses critérios, os impactos ambientais dos produtos podem ser reduzidos. Por exemplo:

(19)

- Reduzir a massa ou o volume do produto pode ser o resultado da otimização do uso do material e, conseqüentemente, pode reduzir impactos associados com o esgotamento dos recursos. A redução de massa ou volume do produto pode reduzir a carga transportada e, conseqüentemente, reduzir as emissões associadas com o transporte.

- Melhorar a eficiência energética, tanto durante o uso do produto como no modo de espera, é importante, particularmente com aparelhos eletrodomésticos.

- A longevidade do produto pode reduzir a necessidade de recursos. Entretanto, estender a vida do produto pode atrasar a implementação de avanços tecnológicos, os quais podem melhorar o seu desempenho ambiental.

- Os produtos projetados para serem facilmente desmontados podem ter a sua vida prolongada em função da reutilização de partes do produto, bem como podem ter sua reciclagem encorajada.

7.3.6 Trocas compensatórias (Trade off)

Uma perspectiva integrada dos diferentes estágios do ciclo de vida e aspectos ambientais pode auxiliar na identificação de soluções adequadas para lidar com as trocas compensatórias associadas à maioria das decisões de projeto. Existem três tipos de trocas compensatórias:

- trocas compensatórias entre diferentes aspectos ambientais, por exemplo, a otimização de um produto pela redução da massa pode afetar negativamente a sua reciclagem. A comparação de impactos ambientais potenciais associados a cada opção pode ajudar os tomadores de decisão a encontrarem a melhor solução; - trocas compensatórias entre benefícios ambientais, econômicos e sociais. Estas podem ser tangíveis (por exemplo, baixo custo e redução dos resíduos), intangíveis (por exemplo, conveniência) e emocionais (por exemplo, imagem). Por exemplo, elaborar produtos mais robustos aumenta a sua vida útil e, como resultado, pode beneficiar o meio ambiente pela redução do uso prolongado do recurso e o descarte, mas pode também aumentar os custos iniciais. Isto pode gerar tanto efeitos sociais como econômicos;

- trocas compensatórias entre aspectos ambientais, técnicos e/ou de qualidade, por exemplo, decisões de projeto relativas ao uso de um material em particular podem impactar negativamente a confiabilidade e a durabilidade do produto, mesmo que ele produza benefícios ambientais.

A experiência tem mostrado que as melhores soluções são específicas para o produto e as características da organização. Produtos são complexos e diversificados, conhecimento e técnicas evoluem rapidamente, e novas experiências melhoram a habilidade de se aplicar novas soluções. Elas são, portanto, importantes para que se encontre uma estratégia apropriada para a integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto.

7.4 Objetivos ambientais estratégicos relacionados ao produto

7.4.1 Generalidades

A integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento do produto envolve um conjunto de objetivos estratégicos relacionados ao produto. Conforme discutido em 7.3.4, o objetivo é reduzir o impacto ambiental do produto, enquanto sua funcionalidade é mantida ou melhorada. Dois dos principais objetivos ambientais relacionados ao produto estão descritos abaixo.

7.4.2 Conservação dos recursos, reciclagem e recuperação energética

Este objetivo é para otimizar o uso dos recursos exigidos para o produto (matéria e energia) sem, entretanto, resultar em um efeito adverso no seu desempenho, sua durabilidade etc. Diminuindo a quantidade e a periculosidade do material utilizado, pode-se também minimizar a geração de resíduos durante a sua fabricação e disposição final. O projeto e o desenvolvimento do produto podem incorporar características que fazem o produto mais adequado para subseqüentes reutilizações, reciclagem ou uso como fonte energética.

(20)

7.4.3 Prevenção da poluição, resíduos e outros impactos

Utilizando soluções de fim-de-tubo, tais como tratamento sanitário, filtros de partículas, incineradores etc., pode-se reduzir a poluição e outros impactos gerados pelo produto durante o seu ciclo de vida. Essas soluções não podem ser as últimas utilizadas para a redução da poluição, dos resíduos ou outros impactos, que podem gerar outras fontes de poluição, ou resíduos, tais como lodo de esgoto, cinzas, escória etc. Maiores ganhos ambientais podem ser alcançados pela adoção de medidas que previnam a poluição, a geração de resíduos ou outros impactos. Tais abordagens tratam dos problemas em suas fontes, reduzindo consideravelmente a causa do impacto ambiental e os custos associados com o tratamento de fim-de-tubo.

Ajuda Prática nº 6 Prevenção da poluição

Quando se usa uma tinta à base de solvente para o tratamento superficial de um produto, uma análise para prevenir a emissão de compostos orgânicos voláteis pode conduzir a diferentes soluções, tais como o desenvolvimento de um produto utilizando um material que não exija um tratamento superficial, o uso de outro sistema de pintura etc.

7.5 Abordagens de projeto

Considerando-se os objetivos da organização, os aspectos econômicos e sociais e o tipo de produto, a organização pode decidir pela combinação de abordagens de projeto, visando os objetivos ambientais estratégicos (ver 7.4). Exemplos de possíveis abordagens são:

- melhoria da eficiência do material: verificar se o impacto ambiental pode ser reduzido, por exemplo, com a minimização do uso de materiais, uso de materiais de baixo impacto, uso de materiais renováveis e/ou reuso de materiais;

- melhoria da eficiência energética: consideração da energia total utilizada ao longo do ciclo de vida do produto (incluindo a fase de uso). Verificar se o impacto ambiental pode ser reduzido, por exemplo, por meio da redução do consumo de energia, uso de fontes de energia de baixo impacto ou uso de energia de fontes renováveis;

- uso criterioso do solo: particularmente considerado quando o sistema de produção requer o uso da infra-estrutura ou de materiais locais;

- projeto para uso e produção mais limpa: utilização de técnicas de produção mais limpa, evitando-se o uso de materiais perigosos (auxiliares e de consumo) e adotando-se uma perspectiva de sistema global, para evitar decisões baseadas em um único critério ambiental;

- projeto para a durabilidade: consideração da longevidade do produto, sua facilidade de reparação e manutenção; consideração das melhorias ambientais que emergem das novas tecnologias;

- projeto para otimização da funcionalidade: consideração de oportunidades para funções múltiplas, modularidade, otimização e controle automatizado; comparação do desempenho ambiental destes produtos com o daqueles elaborados para função específica;

- projeto para reuso, recuperação e reciclagem: consideração de oportunidades para facilitar a desmontagem, redução da complexidade material e o uso de materiais recicláveis, subconjuntos, componentes e materiais nos produtos futuros;

- evitar materiais e substâncias potencialmente perigosos no produto: verificação de aspectos ambientais, de saúde e segurança, menor impacto de materiais e transporte.

Estas abordagens de projeto são instrumentos para gerar alternativas de projeto que podem ser confrontadas com viabilidade e potenciais benefícios para os clientes, a organização e as partes

(21)

interessadas. Ao aplicar estas abordagens, individualmente ou combinadas, as alternativas de projeto podem ser confrontadas com os conceitos básicos apresentados em 7.3.

8 Projeto de produto e processo de desenvolvimento

8.1 Generalidades

A finalidade desta seção é descrever mais detalhadamente como os aspectos ambientais são geralmente integrados, nos vários estágios do projeto do produto e do processo de desenvolvimento.

8.2 Questões habituais

Há questões habituais relacionadas ao projeto do produto e processo de desenvolvimento, devidas à sua natureza, ao produto ou ao setor. Estas questões são também relevantes quando se integram aspectos ambientais ao projeto do produto e ao processo de desenvolvimento. Algumas destas questões são citadas a seguir:

- natureza iterativa do projeto do produto e processo de desenvolvimento: Os resultados e as

informações de cada estágio do projeto do produto e do processo de desenvolvimento devem ser avaliados e fornecer informações para os designers e desenvolvedores, de uma maneira iterativa, para refinar o produto. A natureza iterativa do processo procura dirigir-se a aspectos ambientais significativos, a opções de projetos alternativos e considerações da revisão para verificar oportunidades de melhorias ambientais e outras;

- pesquisa: As funções da pesquisa em uma organização apóiam freqüentemente o projeto do produto e processo de desenvolvimento. Em particular, a pesquisa pode ajudar a se obter mais detalhes sobre as questões ambientais e de viabilidade identificadas nos estágios iniciais do projeto. Os resultados deste tipo de investigação podem ser aplicados aos produtos em desenvolvimento ou às gerações futuras do produto; - gerenciamento de informações e dados: O gerenciamento de informações e dados é um elemento essencial na integração de aspectos ambientais, no projeto do produto e no processo de desenvolvimento. A tomada de decisão é fundamentada e melhorada na coleta, troca e no gerenciamento de informações e dados tanto de fontes internas (por exemplo, processos de produção e prestação de serviços), quanto externas (por exemplo, clientes) e da organização. Em particular, a qualidade dos dados é importante para avaliar o produto e para a tomada de decisão. Os dados a serem obtidos são definidos pelo sistema de medida da organização e pela natureza do projeto. A abrangência de tais dados pode variar de um inventário material do produto a uma avaliação completa do ciclo de vida. A confiabilidade dos resultados de uma avaliação dos impactos ambientais de um produto é aumentada por meio de um gerenciamento eficiente das informações, programa de gerenciamento de dados, de formatos de dados abertos e concordantes, bem como a rastreabilidade de dados subjacentes;

- avaliação: O desenvolvimento do produto envolve a sua avaliação periódica e do processo em si. A partir de uma avaliação de aspectos e impactos ambientais do produto, é possível avaliar o progresso do processo de desenvolvimento, confrontando-o com as suas diretrizes. Esta avaliação pode ocorrer em marcos apropriados, antes do lançamento de produto. Uma avaliação eficiente das propriedades e do desempenho ambiental do produto pode ser feita por meio de medições utilizando-se vários tipos de indicadores. Os indicadores podem ser selecionados considerando-se o propósito da avaliação ou do processo do projeto;

- comunicação: O projeto e o desenvolvimento do produto, com relação ao meio ambiente, envolvem comunicação. Os pontos de vista dos diferentes participantes, ao longo da cadeia de suprimentos (designers, engenheiros ambientais e de produção, clientes, fornecedores de suprimentos etc.) podem ser levados em consideração. A troca de informações, diálogo e a colaboração interna e externa são importantes para melhorar a tomada de decisão do projeto e do desenvolvimento. As comunicações podem ser estabelecidas e conduzidas com base em informações precisas e cuidadosas para a equipe de desenvolvimento do produto.

(22)

- gerenciamento da cadeia de suprimentos: Como resultado da globalização e de uma tendência à terceirização, o gerenciamento da cadeia de suprimentos está se tornando mais importante. Os fornecedores estão sendo envolvidos no projeto do produto e no processo de desenvolvimento, bem como em programas ambientais. Uma organização pode traduzir seus requisitos ambientais internos em critérios para compra de material, componentes, subconjuntos e serviço.

8.3 Projeto do produto, processo de desenvolvimento e integração de aspectos ambientais

8.3.1 Generalidades

O projeto do produto e o processo de desenvolvimento variam entre produtos e organizações. A figura 2 mostra um modelo genérico do projeto e do processo de desenvolvimento, com seus estágios típicos e ações possíveis para integrar aspectos ambientais no processo.

8.3.2 Modelos do projeto do produto e do processo de desenvolvimento

Na prática, as organizações usam uma combinação de abordagem e ferramentas para projetar e desenvolver seus produtos. A adoção de uma abordagem padrão para integrar aspectos ambientais não é razoável. Em grandes organizações, o projeto do produto e o processo de desenvolvimento podem ter uma abordagem formalizada com um gerenciamento de marcos e lacunas, enquanto em pequenas organizações, uma ou várias pessoas, trabalhando de uma maneira informal e mais intuitiva, podem realizar o desenvolvimento do produto. Muitos participantes diferentes podem ser envolvidos (por exemplo, designers, coordenadores, cientistas, fornecedores, profissionais de marketing e prestadores de serviço). O projeto do produto e o processo de desenvolvimento para programas de computador ou serviços podem consistir nas mesmas etapas descritas na figura 2.

A introdução de aspectos ambientais, o quanto antes, no projeto do produto e no processo de desenvolvimento aumenta a oportunidade para designers e desenvolvedores considerarem requisitos ambientais e equilibrarem estes com outros requisitos.

As seções seguintes descrevem as ações relacionadas à integração de aspectos ambientais em cada fase do projeto do produto e do processo de desenvolvimento. As entradas e as saídas de cada fase, junto com possíveis ferramentas são também descritas, onde relevante.

(23)

Possíveis ações relacionadas à integração de aspectos ambientais Conceito de projeto Idéias de projeto Solução do projeto Protótipo Produto

Relacionar os fatos, priorizar de acordo com os benefícios e a viabilidade, alinhar com a estratégia da organização, considerar aspectos ambientais, pensar sobre o ciclo de vida, formular requisitos ambientais, analisar fatores externos, escolher abordagens ambientais apropriadas de projeto, verificar a abordagem versus questões básicas,

elaborar as análises ambientais de umproduto de referência.

Confrontar idéias, conduzir análises do ciclo de vida, formular alvos mensuráveis, desenvolver conceitos de projeto, encontrar requisitos ambientais, consolidar como

especificações e aplicar resultadosda análise em um produto da referência.

Aplicar abordagens do projeto e finalizar especificações de produto, incluindo considerações do ciclo de vida.

Verificar especificações por meio de ensaio dos protótipos e rever considerações do ciclo de vida para o protótipo.

Publicar materiais de comunicação sobre aspectos ambientais, a melhor forma de uso e a disposição final do produto.

Considerar a possível declaração ambiental e seus requisitos.

Considerar e avaliar experiências, aspectos ambientais e impactos.

Planejamento Projeto conceitual Projeto detalhado Ensaio/protótipo Produção Lançamento no mercado Revisão do produto Ret o rn o/ m el h or ia co nt ín u a A va lia ção d os r esu lta dos ver sus a lvos a m bi en ta is , especi ficações e pr od ut os de r ef er ênc ia s

Estágios típicos do projeto do produto e do processo de desenvolvimento

Figura 2 - Exemplo de um modelo genérico de integração de aspectos ambientais no projeto do produto e no processo de desenvolvimento

8.3.3 Planejamento

Este estágio do projeto do produto e do processo de desenvolvimento abrange o planejamento e a formulação de requisitos do produto, levando em consideração o tempo e o orçamento disponível. Este processo pode ser iniciado com a análise dos fatores externos, que influenciarão o produto planejado, por exemplo:

- necessidades e expectativas do cliente: análise básica da função a ser fornecida pelo produto-desempenho técnico, funcionalidade, conveniência, qualidade, preço, mudanças no comportamento do consumidor, consciência ambiental dos clientes etc.;

- situação de mercado: rentabilidade, imagem da organização e de seus produtos;

- concorrentes: perfil de produtos que competem no mercado, incluindo critérios ambientais;

- requisitos ambientais: eficiência e minimização no uso de recursos, proteção da saúde humana e do meio ambiente, tendo em vista substâncias perigosas, emissões e resíduos ambientalmente relevantes;

- expectativas do público/mídia: consciência sobre aspectos relevantes, por parte do público em geral, imagem da organização e de seus produtos;

(24)

- exigências legais: o desenvolvimento atual e futuro, por exemplo, política ambiental nacional e internacional, regulamentos, legislação relativa ao retorno do produto, à responsabilidade do produtor, ao gerenciamento de resíduos etc.;

- sistema do produto: o sistema no qual o futuro produto desempenhará sua função.

Estes fatores externos podem ser considerados em relação aos recursos internos disponíveis na organização ao tomar decisões dentro do projeto do produto e do processo de desenvolvimento.

Alguns fatores internos também podem ser considerados:

- posicionamento do produto dentro da linha de montagem da organização; - conhecimento e especialização da equipe de funcionários;

- disponibilidade de especialistas externos;

- necessidade/disponibilidade de propriedade intelectual relevante; - recursos financeiros;

- disponibilidade dos subconjuntos, dos componentes e dos materiais (incluindo materiais recuperados e materiais de fontes renováveis);

- tecnologias de produção, capacitação para, ou necessidade de novos processos; - capacidade de produção, localização;

- área de influência da organização; - disponibilidade dos dados;

- capacitação dos fornecedores.

O desenvolvimento e a melhoria dos produtos podem ser feitos em vários níveis: nos componentes do produto, no próprio produto ou no sistema do produto. Os participantes no desenvolvimento do novo produto podem fazer as perguntas fundamentais a respeito das necessidades do cliente ou do usuário.

Existem várias ferramentas para ajudar os designers e desenvolvedores. Estas podem ajudar no desenvolvimento de sistemas de medida, análise do desempenho ambiental, tomada de decisão, promoção de criatividade e na integração com negócios e fatores econômicos. São exemplos de tais ferramentas: - ferramentas de tomada de decisão qualitativa, tais como matrizes, listas de verificação, diagramas de Pareto, análise do SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças), diagramas de rede e diagramas do portifólio;

- benchmarking baseado em quantidades físicas (por exemplo, quilogramas, segundos, watts);

- técnicas e ferramentas Quality Function Deployment - QFD (desdobramento da função da qualidade) e Failure Modeand Effects Analysis - FMEA (modo de falha e análise dos efeitos) derivadas do gerenciamento da qualidade, por exemplo, transferência de aspectos ambientais para as propriedades do produto;

- análises ambientais dos produtos existentes, por exemplo, Life Cycle Assessment - LCA (avaliação do ciclo de vida) como descrito na série ISO 14040;

- custeio do ciclo de vida; - avaliação de riscos e perigos;

(25)

- benefícios para as partes interessadas e análise de viabilidade.

É útil considerar os conceitos básicos relacionados ao produto ao selecionar as ferramentas a serem utilizadas na integração de aspectos ambientais no projeto do produto e processo de desenvolvimento, como descrito em 7.3.

Ajuda Prática nº7

Benchmarking ambiental

Benchmarking ambiental é a medição das propriedades de um produto relacionadas aos impactos ambientais durante o seu ciclo de vida. As medições podem ser comparadas a uma linha de base de um produto anterior ou a um produto do concorrente, com funções semelhantes.

As propriedades a serem medidas podem incluir:

- consumo de energia: durante a operação e em modo de espera;

- aplicação dos materiais: a massa dos materiais principais e das categorias dos componentes aplicados;

- embalagem: razões de massa da embalagem para a massa do produto e volume do produto embalado para volume do produto;

- transporte: distância percorrida;

- substâncias: quantidades de substâncias potencialmente perigosas; - desmontagem: número de parafusos e outros sistemas de fixação.

Para o benchmarking evoluir ao longo do tempo, pode ser importante validar periodicamente a escolha de propriedades em confronto com os resultados de análises mais detalhadas.

A fase de planejamento abrangente determina: - a funcionalidade do produto;

- os principais aspectos ambientais relacionados à função do produto; - os principais impactos ambientais.

As saídas da fase de planejamento consistem em determinadas idéias qualificadas do projeto e uma lista dos requisitos que são a base para os próximos estágios.

8.3.4 Projeto conceitual

O objetivo deste estágio é identificar os requisitos para o produto, a partir das reflexões feitas no estágio de planejamento e nas abordagens selecionadas. As idéias e os requisitos do projeto, quando desenvolvidos no estágio ideal de planejamento, dão indicação a respeito dos objetivos ambientais para o produto, com foco em seus aspectos ambientais.

Há algumas técnicas gerais que podem ser usadas para dar suporte ao processo conceitual, por exemplo: - técnicas de criatividade (brainstorming, unorganized thinking);

(26)

- análise de sistema (técnicas de cenário)

As ferramentas específicas para dar suporte à integração de aspectos ambientais nesta fase podem ser: - diretrizes e listas de verificação, por exemplo, que dizem respeito aos impactos ambientais de materiais, montagem-desmontagem e reciclagem;

- manuais, por exemplo, listas de compatibilidade, regras genéricas de projeto para descrever pontos fortes e fracos dos conceitos utilizados;

- bases de dados de materiais.

Estas ferramentas podem ser genéricas ou desenvolvidas especificamente para a organização ou para seus produtos.

Para se obter uma visão geral dos aspectos significativos no ciclo de vida do produto, é aconselhável, neste estágio, considerar e decidir sobre:

- ferramentas analíticas a serem usadas para obter a informação necessária (por exemplo, análises de LCA ou de LCA orientada, ferramentas da teoria da decisão, avaliações de risco e de benchmarking relacionado às melhores técnicas disponíveis);

- acesso aos dados relevantes (internos e externos);

- a integração da gestão ambiental com o projeto de produto e processo de desenvolvimento.

Uma tarefa importante do estágio de projeto conceitual é a avaliação iterativa dos conceitos de projeto, entre si e com soluções existentes no mercado. O resultado do estágio de projeto conceitual é a seleção de um ou mais conceitos possíveis que melhor atendam a todos os requisitos. É usual que uma especificação do projeto de produto, descrevendo alvos e requisitos, seja criada na preparação para a fase de detalhamento do projeto.

8.3.5 Detalhamento do projeto

Neste estágio, o(s) conceito(s) é(são) desenvolvido(s) para atender à especificação do projeto de produto e para especificar o produto antes da produção ou da introdução ao uso. Dependendo da complexidade do projeto e do processo de desenvolvimento, a quantidade de participantes (e suas áreas de especialização) envolvidos neste estágio pode variar. Freqüentemente, os designers, engenheiros, planejadores de produto, prestadores de serviço e pessoal de marketing trabalham juntos para refinar o conceito do projeto e atender sua especificação.

As prioridades específicas do projeto, apropriadas às estratégias de negócio da organização, são usadas para refinar a solução do projeto e os detalhes do produto. Estas prioridades podem, similarmente, ser alinhadas e integradas aos requisitos e objetivos ambientais da organização. Várias abordagens do projeto podem ser usadas neste estágio (ver 7.5).

Ao desenvolver os conceitos de projeto escolhidos, podem ser necessárias informações detalhadas e dados relacionados ao ciclo de vida completo do produto e aos possíveis impactos ambientais. Tais dados podem ser sistematicamente coletados das fontes internas e externas. Uma base de dados pode ser estabelecida e mantida para fornecer dados ambientais detalhados durante o projeto do produto e processo de desenvolvimento. Além dos profissionais de projeto e desenvolvimento do produto, outros especialistas e parceiros externos podem ser envolvidos, para permitir a aquisição dos dados. Os parceiros externos podem ser:

- organizações que extraem e produzem matéria-prima; - organizações que produzem componentes;

(27)

- contratados para reciclagem e disposição de resíduos;

- organizações que utilizam produtos como componentes de outros produtos ou serviços que comercializam ou fornecem.

É importante assegurar-se de que os dados coletados sejam válidos, relevantes e adequados (ver a série ISO 14040).

As ferramentas típicas empregadas neste estágio podem incluir:

- programas de computador e ferramentas de modelagem, por exemplo, para estimar a eficiência durante o uso;

- bases de dados de materiais;

- instrumentos de projeto para montagem e/ou desmontagem; - instrumentos de otimização da produção e do processo; - listas das substâncias.

8.3.6 Ensaio/Protótipo

A avaliação e o ensaio do protótipo são uma oportunidade de verificar o projeto detalhado, confrontando-o com os objetivos ambientais e demais especificações. Este estágio inclui marcos importantes no processo de desenvolvimento, sendo uma oportunidade de interação com o planejamento da produção e a engenharia detalhada do processo. Anterior e paralelamente à avaliação do protótipo, podem ocorrer ensaios em vários níveis, incluindo propriedades do material, resistência ao desgaste, funcionalidade, qualidade, vida útil, assim como de vários elementos, tais como processos e componentes.

Para serviços, ensaio e avaliação podem ser realizados, confrontando-se com os resultados previstos, como descritos na especificação do serviço. Ensaios podem incluir produtos/ferramentas de verificação, provas físicas e sua seqüência, bem como treinamento apropriado.

A verificação dos requisitos ambientais dos produtos pode se dar de maneira similar. Os aspectos ambientais dos produtos podem ser avaliados neste estágio e definidos em função de um marco. Isto se desenvolve ao longo de duas linhas:

- para verificar se a implementação realista de requisitos ambientais foi alcançada; - para permitir adaptações e mudanças no projeto, se necessário.

O desempenho ambiental do produto pode ser avaliado quanto ao uso, massa, produção, resíduos, material, eficiência energética e do material, propriedades da desmontagem, potencial de reciclagem etc. Além disso, a execução de ensaios e protótipos é freqüentemente a primeira ocasião em que os principais subconjuntos, materiais e processos de produção podem ser avaliados quanto ao desempenho econômico e ambiental em confronto com determinados critérios (particularmente importantes se o serviço, as peças e os subconjuntos forem adquiridos dos fornecedores).

A revisão de resultados da avaliação do ciclo de vida pode ser conduzida neste estágio. A revisão pode também ser usada para:

- melhorar o detalhamento do projeto; - melhorar processos de produção;

(28)

As informações obtidas durante este estágio podem ser usadas para comunicar os aspectos ambientais do produto antes e durante o marketing.

8.3.7 Lançamento no mercado

O lançamento no mercado envolve a entrega do produto na praça. Este estágio inclui apresentação e comunicação das informações sobre as características e os benefícios dos produtos para incentivar clientes na procura ou compra do produto.

No lançamento no mercado, os aspectos ambientais relevantes dos produtos podem fornecer uma base para uma abordagem de marketing. Na abordagem, as comunicações ambientais podem empregar vários instrumentos e meios de comunicação. Um programa de comunicação ambiental relacionado ao produto pode ser desenvolvido de forma consistente, com o posicionamento de grupos de produto ou de famílias de marcas. Para desenvolver informações ambientais claras, pode ser útil seguir diretrizes internas e nacionais (por exemplo, série ABNT NBR ISO 14020).

Uma comunicação de mercado específica ajuda o usuário na minimização do impacto ambiental dos produtos, durante as fases do uso e disposição. Tal comunicação pode ser fornecida no ponto de venda ou nas instruções do produto.

8.3.8 Revisão do produto

Após o lançamento no mercado, a organização pode realizar uma revisão para verificar se as expectativas da organização, clientes etc. foram atendidas.

O retorno e as críticas de clientes e outras partes interessadas são uma importante fonte de informação para que a organização melhore seus produtos atuais ou futuros, como também o projeto do produto e o processo de desenvolvimento. Portanto, uma revisão dos aspectos ambientais dos produtos e serviços da organização no mercado pode ser útil. As constatações a partir de experiências práticas e os novos conhecimentos ambientais podem realimentar o processo do planejamento para a revisão do produto e o desenvolvimento de novos produtos (ver figura 2).

8.4 Revisão geral do projeto do produto e no processo de desenvolvimento

É prática usual para uma organização rever periodicamente seu projeto do produto e o processo de desenvolvimento, bem como seus resultados, para avaliar o desempenho e identificar oportunidades para melhoria. A revisão do processo de desenvolvimento e seus resultados podem abranger:

- funcionalidade do produto;

- benefícios ambientais (prevenção/redução de impactos adversos); - otimização de custo e benefícios;

- adequação das ferramentas selecionadas;

- fonte, métodos de levantamento e qualidade dos dados.

Os participantes em tais revisões incluem, geralmente, aqueles indivíduos envolvidos no projeto e no processo de desenvolvimento. Os resultados das revisões e das ações subseqüentes são registrados para melhorar o desempenho de gerência e o desempenho ambiental dos produtos.

Este processo iterativo direciona fatores relevantes no projeto do produto e processo de desenvolvimento, incluindo:

- avaliação e troca de informações sobre questões ambientais relacionadas ao produto; - projeto de medidas específicas para reduzir impactos ambientais adversos;

(29)

- ensaio de soluções alternativas;

- aplicação da experiência resultante em desenvolvimentos posteriores. As medições dos resultados obtidos nestes processos formam a base para: - gerar idéias;

- melhorar ações;

- testar soluções alternativas;

- desenvolver produtos com impacto ambiental reduzido.

A melhoria do projeto do produto e do processo de desenvolvimento pode ser conseguida, considerando-se:

- avaliação do desempenho com relação aos requisitos ambientais; - reconhecimento de problemas e proposição de ações subseqüentes;

- gerenciamento de informações, melhoria de técnicas e ferramentas, treinamento de equipes.

O processo iterativo de melhoria contínua do projeto e desenvolvimento do produto pode ser também descrito pela abordagem PDCA (planejar, fazer, checar, agir) (ver normas de sistemas de gestão ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 9004, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 14004 e ABNT NBR ISO 14031). Esta abordagem fornece também meios para lidar com mudanças nos requisitos legais, organizacionais, econômicos e ambientais.

Referências

Documentos relacionados

Desde que o mundo é mundo, as crianças não brincam de médico à toa: a aventura do descobrimento começa já nos primeiros meses, quando o bebê experimenta o prazer de

Embora muitas crianças permanecessem em casa, não tinham tempo para brincar e viver a infância, na medida em que os pais lhes solicitavam ajuda; trabalhavam muitas horas diariamente

O aumento de prescrições medicamentosas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), adjunto ao seu alto potencial de interações, exige a intervenção farmacêutica como um

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Todas as modificações elencadas não se darão sem a “ação consciente e deliberada de órgãos centrais de decisão” (tradução nossa, FUR- TADO (1972 [1966], p. Fi- nalmente,

Por ser a leitura indispensavel a formacao do educando pretendo aprofundar o meu conhecimento sobre a tematica atraves da pesquisa bibliografica e pesquisagao, que facilitara

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade

Assim, neste trabalho, será abordada a problemática da gestão de resíduos cerâmicos desta indústria, tendo essencialmente em conta a sua reciclagem e considerando