• Nenhum resultado encontrado

ABMSA COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABMSA COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Exercícios de revisão em fontes de energia

Questão 01

Desde a Revolução Industrial, a geração de energia possibilita imenso desenvolvimento tecnológico, social e econômico, diferenciando e valorizando os lugares, na medida em que proporciona distintos usos aos territórios.

Fonte: ADÃO, Edilson e J.R Furquim Laércio. Geografia em Rede. FTD, São Paulo, 2013.

É condição primeira a busca por fontes alternativas de energia, que passem a suprir as demandas dos países. Sobre esse fato argumenta-se que

(A) a energia eólica é um bom recurso energético, tendo em vista que todas as áreas são beneficiadas por correntes de ventos.

(B) a energia das marés, além de elevado custo, traz sérios impactos ambientais para as áreas costeiras.

(C) a energia nuclear, considerada limpa, tem a seu favor, os baixos preços do kW gerado.

(D) a energia solar funciona em operação contínua, não necessitando de procedimento do controle de uma grande central.

Questão 02

Em relação à produção e ao consumo mundial de petróleo, alguns países são, ao mesmo tempo, produtores e importadores desse recurso natural. Entre os países que são produtores de petróleo, mas dependem de importações para o seu abastecimento interno, podemos incluir a

(A) China. (B) Arábia Saudita. (C) Noruega. (D) Rússia. (E) Venezuela. Questão 03

Analise o mapa abaixo, que representa duas fontes de consumo de energia nas áreas indicadas no planisfério, e complete a legenda preenchendo os parênteses.

Região 1 ( ) petróleo e gás natural Região 2 ( ) petróleo e produção eólica

Região 3 ( ) gás natural e carvão mineral

Região 4 ( ) carvão mineral e petróleo A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 3 – 2 – 4 (B) 1 – 4 – 3 – 2 (C) 2 – 1 – 3 – 4 (D) 4 – 1 – 3 – 2 (E) 4 – 3 – 2 – 1 Questão 04

A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse país era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil. (Valor Econômico, 23.08.2014) O texto refere-se à (A) Alemanha. (B) Itália. (C) China. (D) Austrália. (E) Índia. Questão 05

“Libertem Ana Paula, libertem nossos ativistas”. Recentemente, um grupo de ativistas foi preso após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico, dentre eles, a brasileira Ana Paula.

<http://www.greenpeace.org/brasil/> acesso em outubro/2013.

Esses protestos decorriam do fato de que, com a exploração de petróleo no Ártico,

ABMSA – COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alberto

Aluno(a): ____________________________________________

Data: ____/_____/ 2015.

Turma: _______/ 1ª série do E.M. Nº: ____ Nota: _______

(2)

(A) grandes quantidades de gás carbônico e cloreto são despejadas na atmosfera, responsáveis pelo efeito estufa.

(B) a temperatura diminui nessas regiões e aumenta no restante do planeta.

(C) as camadas superficiais do permafrost descongelam e a vegetação morre.

(D) os custos para limpar o local em caso de um vazamento de petróleo são elevados.

(E) os lucros obtidos não são investidos no próprio local de extração.

Questão 06

Com 30% da produção de energias renováveis, em 2011, a América Latina se encontra, ainda hoje, na vanguarda do setor no mundo. Para lideranças políticas latino-americanas, o tema é muito importante, porque se vive em um mundo com recursos limitados, sobretudo em hidrocarbonetos. Assim, quanto mais rápida for realizada a mudança total à utilização de energia renovável, melhor para todos.

Disponível em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2013. Adaptado.

a) Defina o que são energias renováveis e como elas justificam o chamado ‘desenvolvimento sustentável’ na América Latina.

b) Indique e explique uma vantagem e uma desvantagem do uso das energias renováveis.

Questão 07

Sobre petróleo, países produtores, países exportadores e o comércio marinho mundial, assinale o que for correto.

01) Alguns países, como os Estados Unidos, embora sejam grandes produtores de petróleo, não aparecem como exportadores, pois a sua produção é consumida internamente.

02) No Oriente Médio, onde estão grandes produtores de petróleo, os oleodutos ligam áreas produtoras aos portos do Mar Mediterrâneo como na Síria e

no Líbano, de onde os petroleiros partem com destino principalmente à Europa.

04) O grande volume de petróleo que é deslocado das áreas produtoras para as principais regiões industriais consumidoras do globo é responsável por boa parte do comércio marítimo.

08) O petróleo é transportado, também, por oleodutos, com extensas redes como nos Estados Unidos, que unem os estados produtores do Sul (Texas, Louisiana) aos estados da porção nordeste do país.

16) Entre os maiores produtores de petróleo do mundo aparecem Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Irã e México, além de outros.

Questão 08

Sobre as fontes de energia, é INCORRETO afirmar que

(A) a energia nuclear possui a vantagem de não liberar gases que potencializam o efeito estufa, uma vez que o vapor que movimenta as turbinas é vapor d'água.

(B) as termoelétricas produzem energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e, consequentemente, são responsáveis pela liberação de gás carbônico na atmosfera. (C) a produção de energia solar é favorecida em

baixas latitudes, como no Brasil; contudo, essa fonte de energia ainda é pouco aproveitada. (D) a hidroeletricidade é a fonte de energia mais

utilizada no mundo em função de ser a mais barata e por ser uma energia limpa.

Questão 09

Analise os gráficos a seguir.

Os gráficos revelam uma variação significativa nos porcentuais das diversas fontes de geração de energia elétrica no Brasil, entre os anos de 2001 e 2012. Com base na interpretação desses resultados,

a) explicite um problema associado à pequena participação das usinas eólicas na matriz energética brasileira;

b) explique por que houve uma ampliação da participação das usinas térmicas e uma redução dos porcentuais relacionados às usinas hidrelétricas no período supracitado.

(3)

Questão 10

Analise as proposições acerca da produção mundial de petróleo.

I. A sua utilização como fonte de energia iniciou em 1859, na Pensilvânia – EUA, quando Edwin Drake encontrou petróleo e passou a comercializá-lo com as cidades para ser utilizado na iluminação pública. II. A bacia de Campos no Rio de Janeiro possui as maiores reservas de petróleo do Brasil.

III. A Arábia Saudita é o país que mais exporta petróleo, e os EUA o país que mais importa petróleo. IV. A Venezuela tem uma produção maior de petróleo que o seu consumo.

V. A partir da década de 80, houve um aumento da produção de petróleo no Brasil e uma consequente diminuição da dependência externa.

Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

(B) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

(C) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. (D) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. (E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 11

A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.

Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada, sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:

(A) matriz elétrica limpa (B) perfil climático favorável

(C) densidade demográfica reduzida (D) desenvolvimento tecnológico avançado Questão 12

Leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.

O _________ foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente as maiores reservas estão localizadas no hemisfério _______. É um dos principais responsáveis pela __________, pois

sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.

(A) carvão mineral – norte – chuva ácida (B) petróleo – sul – poluição dos oceanos (C) petróleo – sul – chuva ácida

(D) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos (E) petróleo – norte – chuva ácida

Questão 13 Observe a figura:

A respeito da produção de energia limpa no mundo, analise as afirmativas a seguir, considerando seu conhecimento prévio e os dados da figura.

I. Estados Unidos e Canadá foram os países que mais investiram em energia limpa entre 2006 e 2011, pois, até então, sua matriz de produção energética baseava-se, majoritariamente, em fontes poluidoras e não renováveis, como o carvão e o petróleo utilizados nas usinas termoelétricas.

II. A América Latina foi a região que apresentou menor investimento, uma vez que a matriz energética latino americana é de natureza mais limpa que a das demais regiões.

III. O aumento dos investimentos em energia limpa em todo o mundo foi motivado pela intensificação das discussões em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Está(ão) correta(s) (A) apenas I. (B) apenas II. (C) apenas I e III. (D) apenas II e III. (E) I, II e III. Questão 14

Sobre a produção, o consumo e as reservas de petróleo no Mundo, leia as afirmativas abaixo:

I. A Arábia Saudita é o país que detém as maiores reservas em barris de petróleo e é o maior produtor mundial;

II. Os Estados Unidos apesar de figurarem entrem os maiores produtores, são muito dependentes da importação de petróleo;

III. A Venezuela figura entre os países com as maiores reservas, porém não faz parte dos grandes produtores e necessita importar esse produto;

IV. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é responsável por mais da metade da

(4)

produção mundial e tem como importantes integrantes a Federação Russa e os Estados Unidos.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. (A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) II e IV (E) III e IV Questão 15

Sobre fontes de energia e consumo energético global, assinale o que estiver correto.

01) A indústria automobilística confirmou a supremacia do uso do petróleo no século XX. A maior produção mundial do petróleo concentra-se no hemisfério sul. 02) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério norte, com alguma produção na Austrália e na África do Sul.

04) O gás natural deverá ter maior participação como fonte de energia, por suas vantagens econômicas e ambientais.

08) A crise que atinge algumas fontes de energias convencionais e a preocupação ambiental abriram caminhos para fontes alternativas como a biomassa, a energia eólica, a energia solar, a energia mareomotriz e a geotérmica.

16) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

Questão 16

A energia nuclear foi considerada a energia do futuro, principalmente a partir dos primeiros choques do petróleo árabe, no início da década de 1970. Em 2008, já existiam 436 centrais nucleares instaladas em 31 países do mundo. O crescimento da participação da energia nuclear na oferta total de energia revelou outros problemas.

Em relação a esses problemas, é INCORRETO afirmar que

(A) a França e a Alemanha desistiram de ampliar o número de suas usinas depois do acidente de Fukuyama, em 2011, apesar dos baixos custos para produção desse tipo de energia e tecnologia. (B) a tecnologia aplicada à manutenção e ao

monitoramento das usinas nucleares não garante plenamente as condições físicas dessas usinas perante possíveis fenômenos naturais.

(C) a tecnologia e as pesquisas no campo da energia nuclear favorecem o aumento de risco de grupos paramilitares e terroristas fazerem usos de artefatos atômicos.

(D) a existência e o funcionamento de usinas nucleares geram aquecimento da água do mar, risco de fuga de radiação e produção de dejetos radioativos.

Questão 17

O acidente em Fukushima reaviva o trauma nuclear no Japão e leva o mundo a debater se essa fonte de energia é realmente segura e imprescindível. Países cancelam ou reavaliam seus planos atômicos.

Fonte: Revista Veja, 23/3/2011.

Considerando o texto e seus conhecimentos referentes à produção, uso e consumo da energia nuclear, é incorreto afirmar:

(A) A alta do petróleo é um fator favorável para que haja investimentos em energia nuclear, considerando o custo benefício.

(B) O acidente de Chernobyl assim como o de Fukushima desencadeiam movimentos sociais antienergia nuclear.

(C) A produção de energia nuclear torna-se uma medida viável para os países com limitação de potencial hidrelétrico.

(D) A produção de energia nuclear brasileira é sabidamente eficiente por sua origem em tecnologia alemã, com altos padrões de exigência para o funcionamento.

Questão 18

“Os recursos energéticos constituem um importante subsídio à expansão do capital, integrando o capital constante circulante. Nesse sentido, constituem ingredientes centrais da geoeconomia e da geopolítica do capitalismo contemporâneo. O petróleo representa papel proeminente dentro dessa matriz energética mundial, estando sempre em questão a ampliação do consumo e a capacidade de suporte das reservas petrolíferas existentes. A localização das suas principais reservas e estruturas de escoamento em áreas de instabilidade política, bem como o fator concorrencial desafiam pesquisas e estudos acerca do descobrimento e ou desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia”.

(LINS, Hoyêdo N. Geoeconomia e geopolítica dos recursos energéticos na primeira década do século XXI)

Sobre as questões tratadas no texto, é correto afirmar que:

( ) as principais reservas de petróleo se encontram localizadas no Oriente Médio, em especial no Golfo Pérsico. Esse fato vincula a Guerra do Golfo em 1990 com a energia, a geoeconomia, a geopolítica e a guerra no cenário mundial. ( ) a atualidade registra mudanças na espacialidade

da acumulação de riqueza global, especialmente com o desempenho econômico da Índia e da China; isso repercute no aumento e na intensificação de consumo de recursos energéticos.

( ) o petróleo brasileiro da camada "pré-sal", fonte de intensas pesquisas geológicas, foi originado de materiais orgânicos depositados no subsolo oceânico, em terrenos magmáticos, ricos em hidrocarbonetos. Essa reserva de petróleo vai tornar o país autossuficiente em petróleo e gás natural.

( ) a justificativa para o predomínio da matriz energética contemporânea remete ao fato de que

(5)

ela não exige uma ampla e complexa infraestrutura, tampouco articulações de interesses diversos.

( ) a Rússia exerce historicamente grande controle sobre as rotas de exportação dos recursos energéticos produzidos na Eurásia (Região do Cáucaso e Ásia Central), uma vez que partes do seu território funcionam como corredores em relação a ex-repúblicas soviéticas, tradicionais espaços de influência russa.

Questão 19

Considerando a geopolítica do petróleo e os dados da figura abaixo, em que se observam os grandes fluxos de importação e exportação desse recurso energético de origem mineral, pode-se afirmar que:

(A) A porção do globo que mais importa petróleo é o Oriente Médio, região carente deste recurso. (B) O Japão consome petróleo principalmente da

Rússia, em função da proximidade geográfica. (C) A Europa é importante exportadora de petróleo em

função da grande quantidade de países produtores.

(D) A Venezuela é um importante exportador de petróleo para os EUA.

Questão 20

A produção de energia apresenta sempre algum tipo de impacto ambiental. Esses impactos variam, contudo, em função das fontes energéticas, das tecnologias de produção e das políticas de desenvolvimento econômico adotadas por determinado país. Sobre as matrizes energéticas, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O Brasil tem sua matriz de energia elétrica baseada sobretudo nas usinas hidrelétricas, as quais aproveitam o grande potencial de nossas bacias hidrográficas para a geração de energia. Nossas duas usinas atômicas em atividade, Angra 1 e 2, fornecem uma parte pequena da eletricidade que o país consome.

(B) Os “choques do petróleo” (elevação do preço do barril de petróleo no mercado internacional) estiveram na raiz do lançamento do Programa Nacional do Álcool - Proálcool pelo governo brasileiro, na década de 1970, que tinha como

objetivo a substituição paulatina da gasolina pelo etanol nos carros de passeio.

(C) Acidentes envolvendo usinas nucleares, como a de Fukushima (Japão), nesse ano, e como a de Chernobyl (Ucrânia), na década de 1980, revelam a necessidade dos governos avaliarem os problemas com essa fonte de energia para além da destinação correta dos resíduos radioativos. (D) As fontes de energia consideradas alternativas e

que apresentam potencial de desenvolvimento são: a biomassa e os biodigestores, o Sol (energia solar), o hidrogênio, o calor proveniente do centro da Terra (energia geotérmica), as marés e outras. (E) Atualmente, a maior parte das reservas mundiais

conhecidas de petróleo e carvão mineral localizam-se no Oriente Médio, particularmente na Arábia Saudita, no Iraque, no Kuwait e no Irã.

GABARITOS 01. D 02. A 03. A 04. C 05. C 06. Discursiva 07. 31 08. D 09. Discursiva 10. E 11. D 12. A 13. E 14. A 15. 14 16. A 17. D 18. VVFFV 19. D 20. E

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, conceitual, baseado em dados secundários coletados de diversas fontes, tais como BACEN, UNCTAD dentre outros, analisou e permitiu concluir que, o

Autores: Regina Araujo, Ângela Corrêa da Silva e Raul Borges Guimarães Editora: Moderna.. Jornadas.cie: Ciências

Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães Edição: 8ª - Ano: 2014..

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) esteve reunida no passado dia 18 de Julho de 2021, na sua 19ª Reunião Ministerial da OPEP e não- OPEP.. Destaca-se que se

A partir de 2008, há significativo aumento de cobertura da coleta de informações sobre nascidos vivos e de óbitos infantis, devido ao processo implantado de busca ativa de

uma parcela dessas minorias é privilegiada por se encaixar ou se submeter em algum padrão estético e/ou comportamental (ex: Negras que alisam o cabelo com intenção de

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.. SQUARE Rio Negrinho, Porto União e São Bento