• Nenhum resultado encontrado

Envolver. Edição V Ano II Outubro de Um caso. de sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Envolver. Edição V Ano II Outubro de Um caso. de sucesso"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Um caso

de sucesso

Um caso

de sucesso

Edição V | Ano II | Outubro de 2012

Envolver

(2)

Este boletim faz parte do projeto CDC Comunica, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto Camargo Corrêa

Diretor Executivo: Francisco de Assis Azevedo Coordenadora de Comunicação: Clarissa Kowalski Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Pedro Leopoldo

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Fundação Pedro Leopoldo, Fundação José Hilário, InterCement (Cauê), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social

expediente

editorial

primeiras letras

O ano de 2012 vai chegando ao fim com boas notícias para Pedro Leopoldo. As várias ações de investimento social do Grupo Camargo Corrêa aqui realizadas estão servindo de referência para outros municípios, devido a um êxito reconhecido até pela Fundação Dom Cabral (p. 3).

Além disso, a cidade está mais bonita, após o trabalho voluntário realizado por profissionais da Intercement, Instituto Camargo Corrêa, prefeitura municipal e moradores da cidade. No Dia do Bem-Fazer, eles pintaram, trocaram telhados e fizeram reformas em prédios e jardins de escolas e Centros Municipais de Atenção à Infância (Cemais) (p. 4).

As instituições de ensino e cuidado com a criança foram beneficiadas também de outra forma, por meio do projeto Formação dos Profissionais de Educação Infantil de Pedro Leopoldo (p. 5). E houve ainda o processo de capacitação oferecido aos facilitadores do Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas). O objetivo é que eles formem uma Equipe Técnica Local do projeto (p.7).

e Humano (Maternidade Doutor Eugênio S. de Carvalho), Pastoral da Criança, Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo (secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e de Desenvolvimento Social) e Sociedade São Vicente de Paulo

Oficina de Imagens

Diretor Executivo: Adriano Guerra

Edição: Filipe Motta e Felipe Borges. Apoio: Júlia Marques Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto Gráfico: Ronei Sampaio

Diagramação: Filipe Motta e Felipe Borges

Foto da capa: Dia do Bem-Fazer em Pedro Leopoldo Crédito da foto: Davi Zocoli

Impressão: Gráfica Formato | Tiragem: 1200 exemplares Reprodução de trecho da segunda edição do jornal Juntos

podemos fazer, dos alunos da Escola Municipal José Pedro. A

escola participa do projeto Jornal Escolar Primeiras Letras, coordenado pela ONG Comunicação e Cultura e integrante do programa Escola Ideal.

(3)

em dia com o cdc

No dia 5 de setembro, ocorreu o evento Novas Fronteiras do Investimento Social: Aprendizagens de uma experiência, no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima. Por meio de um estudo de caso desenvolvido pela Fundação, o CDC Pedro Leopoldo recebeu o reconhecimento pela experiência com ações positivas realizadas nos mais diversos projetos de investimento social do Grupo Camargo Corrêa (ICC), por meio do Instituto Camargo Corrêa e da Intercement.

O trabalho aconteceu por meio dos projetos desenvolvidos com os programas Ideal Voluntário, Infância Ideal e Escola Ideal, ligados ao CDC.

Os resultados obtidos com os projetos ultrapassaram as expectativas, e a parceria

com a Prefeitura e a sociedade civil de Pedro Leopoldo está servindo de referência para outros municípios parceiros do ICC.

A afirmação do êxito é perceptível na conclusão do estudo de caso, que relata: “a primeira constatação foi de que, mais que os projetos implantados, era a metodologia e o processo que traziam os aspectos mais inovadores e com maior impacto no sucesso das iniciativas”.

Vale ressaltar que o investimento social em questão é eficaz e relevante, pois conseguiu atrelar os projetos implantados em Pedro Leopoldo às políticas públicas na área da educação, saúde e desenvolvimento social.

Ações realizadas pelo CDC Pedro Leopoldo são

reconhecidas em estudo da Fundação Dom Cabral

Projetos implantados na cidade estão servindo de referência para outros munícipios

Por Denise Maria de Andrade Botelho, chefe de Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação

Encontro confirmou o êxito dos projetos de investimento social do GrupoCamargoCorrêa

Fo to : A rq ui vo CD C Fo to : D av i Z oc oli

(4)

Dia do Bem-Fazer conta com a participação de

voluntários para ações em prol da comunidade

Grupos de Ação Ideal Voluntário promovem atividades de melhoria em instituições e

organizam atividades culturais e serviços de saúde na cidade

Por Misael Elias, gerente de Cultura e membro do CDC Pedro Leopoldo

ações em seis escolas e 15 Centros Municipais de Atenção à Infância (Cemais). Os voluntários realizaram atividades como pinturas, troca de telhados e reformas nos prédios e jardins, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

No domingo, 26 de agosto, o grupo se concentrou na Escola Municipal Isabel Gomes Teixeira para realizar os trabalhos. No local, foram promovidas atividades culturais e artísticas junto com alunos, pais, comunidade escolar e do entorno da escola. Também foram oferecidos serviços gratuitos de atenção à saúde e distribuição de brindes.

O Dia do Bem-Fazer e o trabalho que antecede a data são exemplos de como a união de esforços tem potencial transformador. Outras ações devem nascer após o evento, num efeito multiplicador, e mais pessoas podem se conscientizar das diversas formas de contribuir para a construção de um mundo melhor.

Voluntários mobilizados pela InterCement realizaram melhorias em escolas e Cemais da cidade

espaço dos projetos

Nos dias 25 e 26 de agosto, um grupo de 3.100 voluntários, composto por profissionais da Intercement, do Instituto Camargo Corrêa, da prefeitura e de moradores da cidade, se reuniu para realizar ações sociais em benefício das comunidades de Pedro Leopoldo. As ações fizeram parte das comemorações do Dia do Bem-Fazer 2012.

Criado em 2009, com o objetivo de celebrar os 70 anos do Grupo Camargo Corrêa, o Dia do Bem-Fazer tornou-se um evento anual de solidariedade. A iniciativa faz parte do programa Ideal Voluntário, desenvolvido pelo Instituto Camargo Corrêa, para estimular e criar oportunidades de trabalho voluntário. Para que as atividades possam acontecer, são formados Grupos de Ação Ideal Voluntário (GAIVs), em cada uma das unidades do Grupo Camargo Corrêa espalhadas pelo país.

Em Pedro Leopoldo, este ano, ocorreram 22

Fo to : I nt er C em en t

(5)

O projeto de Formação dos Profissionais de Educação Infantil de Pedro Leopoldo, do programa Infância Ideal, é resultado de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa, a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Pedro Leopoldo. O projeto, iniciado em 2008, proporcionou a formação continuada dos educadores por meio de um curso de pós-graduação na área.

A formação continuada é fator determinante para uma educação de qualidade. Assim, o programa foi de grande importância para a reflexão do trabalho realizado, o enriquecimento da prática e a valorização dos profissionais dos Centros Municipais de Atenção à Infância (Cemais) e pré-escolas.

Os encontros internos de formação, oficinas e palestras, realizados na Escola Municipal Dona Jandirinha Sales Joviano, fizeram com que os profissionais desenvolvesse um novo olhar para o atendimento às crianças, transformando a prática diária.

Optamos por abordar em nossa pesquisa de conclusão do curso o tema “formação”, visto que percebemos o quão significativa

Formação de profissionais apresenta novos significados

ao trabalho na Educação Infantil

Projeto do programa Infância Ideal é concluído com certificação aos coordenadores

das instituições de ensino

Por Cynthia Pinto e Simone Santos, da Escola Municipal Dona Jandirinha Joviano

foi a trajetória das mudanças em relação ao brincar, às artes e à música em nossa escola. O grupo de coordenação - que inclui diretoras, vice-diretoras, pedagogas das escolas de educação infantil e coordenadoras dos Cemais - cursou a disciplina de Metodologia Científica e apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso que ajudou a sistematizar as reflexões.

Construímos uma realidade onde a brincadeira, a arte e a música não são apenas recursos pedagógicos, mas momentos onde

espaço dos projetos

Momentos lúdicos são importantes para o desenvolvimento das crianças

as crianças manifestam e desen-volvem as suas potencialidades. Ao observá-las, o educador pode constituir uma visão dos seus processos de desenvolvimento, individualmente e em grupo.

Com o projeto de Formação dos Profissionais da Educação Infantil, elevamos a qualidade no atendimento. O processo de aprendizagem ficou mais prazeroso e garantimos o bem estar e

desenvolvimento global das habilidades das crianças.

Fo to : A rq ui vo CD C

(6)

Adolescência e imprensa em pauta - a importância da

produção jornalística

Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito

com a Lei debate a importância do jornalismo na discussão da temática

Por Misael Elias, Gerente de Cultura e membro do CDC Pedro Leopoldo

Diante da aprovação do projeto de lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) – cujos parâmetros representam um ideal ainda a ser alcançado pela maioria dos 5.565 municípios e das 27 unidades federativas –, entendeu-se ser este um momento ímpar para aprofundar o debate sobre o tratamento dado ao adolescente autor de ato infracional, pela imprensa, poder público e sociedade civil organizada.

Entre os dias 22 e 24 de maio, aconteceu em Brasília o seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei. O evento reuniu algumas das maiores

referências do jornalismo e da produção de conhecimento sobre direitos humanos e formulação de políticas públicas do Brasil e da América Latina, para lançar luz sobre essa questão crucial.

Convidado pelo Instituto Camargo Corrêa, participei como representante do Comitê de Desenvolvimento Comunitário – CDC de Pedro Leopoldo. Na ocasião, junto com outros representantes dos CDCs de outras regiões do país, refletimos sobre os potenciais e desafios que se colocam para o aperfeiçoamento do processo de produção jornalística sobre a temática do adolescente em conflito com a lei, tomando em consideração tanto as responsabilidades dos profissionais de comunicação quanto as fontes de informação.

artigo

Jornalistas e especialistas em direitos de crianças e adolescentes debatem a cobertura da mídia sobre adolescentes em conflito com a lei

Fo to : A nd i - C om un ic aç ão e D ire ito s

(7)

Capacitação pretende formar Equipe Técnica Local do

Programa de Educação Afetivo Sexual

Programa, cujo objetivo é promover a saúde entre jovens e adolescentes, é

incorporado como política pública em Pedro Leopoldo

Por Viviane Ribeiro de Souza Cabral, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação

Neste ano, oito facilitadores do Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas) participaram de uma capacitação de 32 horas para formação da Equipe Técnica Local de Pedro Leopoldo (ETL/PL). A ETL, constituída por profissionais da Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Social e da Associação Brasileira Comunitária para Prevenção ao Abuso de Drogas (Abraço), tem como funções: formar novos facilitadores, que atuam junto a adolescentes e jovens em Pedro Leopoldo; possibilitar a continuidade das oficinas para adolescentes, jovens e suas famílias; e monitorar as ações do programa no município.

Três integrantes da equipe receberam, em setembro deste ano, o certificado de Formadores do Peas (veja na página 8). A certificação

possibilitará que eles façam as futuras formações de facilitadores na cidade. A capacitação, de 60 horas, é realizada por 24 profissionais da

saúde, educação e desenvolvimento social, sob supervisão da consultora Andréa Righi, da organização Integrar, e tem uma nova fase no final de outubro.

O objetivo do Peas é desenvolver uma cultura de promoção de saúde em adolescentes, jovens e suas famílias. Espera-se auxiliar na construção de projetos de vida e, assim, diminuir os índices de gravidez não planejada na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas e violência sexual.

Em 2011, o programa foi incorporado pela proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para o Ensino Fundamental como um Projeto Institucional Interdisciplinar. Esse reconhecimento, somado à constituição de uma Equipe Técnica Local, é um marco na garantia do programa como política pública em Pedro Leopoldo.

Ideia é que os facilitadores do Peas formem a Equipe Técnica de Pedro Leopoldo

Fotos: Arquivo CDC

(8)

realização

anote aí

Perfi l dos conselheiros No fi nal de setembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o relatório “Conselhos nacionais: perfi l e atuação dos conselheiros”. Para realizar os relatórios de cada conselho, o Ipea utilizou um questionário com o objetivo de: traçar o perfi l dos membros dos conselhos nacionais de políticas públicas; analisar como eles avaliam sua própria atuação; investigar como avaliam o trabalho do conselho e compreender como percebem a infl uência do conselho. Para conferir os relatórios, acesse o site do Ipea (www.ipea.gov.br).

Brasil Carinhoso

Os gestores municipais têm até 31 de outubro para informar ao governo federal o número de crianças de 0 a 4 anos benefi ciárias do Bolsa Família e matriculadas em creches públicas ou conveniadas. O objetivo é garantir aos municípios os 50% a mais de recurso destinado por aluno. A medida faz parte do Brasil Carinhoso, que busca retirar da miséria todas as famílias com fi lhos entre 0 e 6 anos. O registro deve ser feito no link http://simec.mec.gov.br/.

um click

fique ligado

De 17 a 21 de setembro, a Equipe Técnica Local (ETL) do Programa de Educação Afetivo Sexual (Peas) de Pedro Leopoldo fez a sua primeira formação básica. O evento contou com a participação de profi ssionais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e das instituições Apae e Fundação José Hilário.

A consultora da Integrar Andréa Righi, que

supervisionou o curso, avaliou positivamente a capacitação. Os profi ssionais capacitados também fi zeram um balanço fi nal, quando ressaltaram a qualidade da iniciativa e a necessidade da continuidade do programa.

De 29 a 31 de outubro, haverá o fi nal da capacitação sobre Ofi cinas Temáticas. Dessa forma, a ETL/PL estará certifi cada para a realização da Formação Básica dos demais profi ssionais do município que estão envolvidos no trabalho com adolescentes (leia mais na p. 7).

Peas promove formação básica

Membro do CDC elabora linha do tempo em Ofi cina de Comunicação de Pedro Leopoldo

Fo to : O fi c in a d e I m ag en s

Parceria

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição