• Nenhum resultado encontrado

Observação da germinação de sementes de araçá-pêra (Psidium acutangillum D. C.) 0)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Observação da germinação de sementes de araçá-pêra (Psidium acutangillum D. C.) 0)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Observação da germinação

de sementes de araçá-pêra

(Psidium acutangillum

D. C.) 0)

Sidney Alberto do Nascimento Ferreira (2)

Resumo

Este ensaio tem por objetivo apresentar dados re-ferentes ao. período de germinação de sementes de araçá-pêra (Psidium acutangulum D.C.) ao mesmo tem-po em que compara a utilização de diferentes substra-tos: areia, terriço e serragem. O delineamento estatís-tico foi de experimento inteiramente casualizado com três repetições. Os parâmetros avaliados foram: iní-cio e estabilização da germinação; porcentagem fina! de germinação; índice de velocidade de germinação; e altura total das plântulas no final do experimento. Os resultados obtidos foram: o início e a estabilização da germinação ocorreram aos 30 e 100 dias, respectivamen-te, em todos substratos; a porcentagem final da germi-nação mostrou efeito significativo para tratamento com a média em terriço superior aos demais; índice de ve-locidade de germinação não mostrou efeito significati-vo para tratamento; e em altura total das plântulas, observou-se um efeito altamente significativo com a média em terriço superior aos demais tratamentos. Diante desses resultados, verificou-se que independen-te dos substratos utilizados o início e a estabilização da germinação de sementes de araçá-pêra ocorreram aos 30 e 100 dias, respectivamente, e que a utilização de terriço favorece a germinação e o desenvolvimento de plântulas dessa espécie.

INTRODUÇÃO

A f l o r a Amazônica é possuidora de uma diversidade genética bastante expressiva, en-tretanto, poucos são os conhecimentos agro-nômicos que se t e m das espécies que a com-põe. Segundo Phalen et ai. (1979), as espé-cies f r u t í f e r a s da região Amazônica estão ameaçadas de degradação genética, em v i r t u -de -de gran-des áreas que abrigam inúmeras es-pécies nativas e s t a r e m sendo empregadas pa-ra colonização, pecuária, plantações e outpa-ras atividades. Com isto, observa-se a necessida-de necessida-de estudos básicos sobre estas espécies, para que sua conservação e utilização sejam f a c i l i t a d a s .

Dentre as espécies nativas em ameaça de degradação, encontra-se o araçá-pera [Psidium

acutangulum D.C.), da qual, além de alguns

da-dos botânicos, não se encontram outras infor-m a ç õ e s . A t é infor-mesinfor-mo a t a x o n o infor-m í a desta espé-cie é confusa: Benza (1980), Cavalcante (1976) e McVaugh (1969) a c i t a m como sendo sinó-nimo da espécie Britoa ácida Berg. e Fouque (1972) e Zayas (1968) só utilizam a denomina-nação Britoa ácida. Correa (1926) descreve as espécies Psidium acutangulum e Britoa ácida como d i s t i n t a s . McVaugh (1969), especialista na f a m í l i a das Myrtaceae, c i t a que Britoa ácida foi uma denominação usada por Berg, porém pelo fato de ter sido citada após os trabalhos de De Candolle o c o r r e t o seria o uso de Psi-dium acutangulum D.C.

O habitat natural do araçá-pêra é a Amazô-nia e, segundo Benza (1980) e Cavalcante (1976), encontra-se na f o r m a silvestre ou em cultivo d o m é s t i c o . É uma espécie de porte médio que pode atingir até 8 metros de altura. Possui râmulos quadrangulares com arestas aladas. Folhas elípticas de 10 a 14 cm por 4 a 6 c m , c o m base acuminada ou subcuneada e ápice a c u m i n a d o . A s inflorescencias são axilares, apresentam de 1 a 3 flores longipedi-celadas. O f r u t o é uma baga, com pequeno número de s e m e n t e s , podendo apresentar-se em f o r m a s globosas, p i r i f o r m e ou elipsóide com tamanhos variados que chegam até 14 cm de c o m p r i m e n t o por 6 c m de largura, pesan-do até 240 g . Segunpesan-do Cavalcante (1976), es-tes f r u t o s , quando encontrados na f o r m a sil-v e s t r e , são de tamanhos bastante reduzidos. A p r e s e n t a m , quando maduros, coloração

ama-rela e polpa esbranquiçada de sabor ácido, po-rém agradável. Os f r u t o s podem ser consumi-dos na f o r m a de r e f r e s c o s , s o r v e t e s , geléias, e t c . . .

( 1 ) — Financiado pelo Convênio POLAMAZÔNIA/INPA/CNPq. ( 2 ) — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus.

(2)

O presente trabalho oferece dados refe-rentes ao período de germinação de sementes de araçá-pêra [Psidium acutangulum D.C.) ao mesmo tempo e m que compara diferentes substratos, procurando contribuir para o me-lhor conhecimento agronômico desta espécie.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento f o i conduzido e m casa de vegetação no campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e m Manaus, A m .

Utilizaram-se sementes de f r u t o s adquiri-dos no mercado da cidade de Tefé-Am, as quais, após a retirada da polpa, f o r a m tratadas em solução de Benomyl a 1 % . A semeadura foi efetuada e m caixas de madeira, contendo os diferentes substratos, c o m as sementes es-paçadas de 2 x 5 c m a 1 c m de profundidade em todos os t r a t a m e n t o s .

Foram testados t r ê s diferentes substratos com as seguintes c a r a c t e r í s t i c a s :

T.A — areia branca.

T.B — t é r r i c o — parte superficial de u m solo Latossolo A m a r e l o , t e x t u r a pesada, c o m boa porcentagem de matéria orgânica.

T.C — serragem — pó de serra de madei-ra, parcialmente d e c o m p o s t a .

Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado c o m 3 repetições, e em cada repetição f o r a m semeadas 100 se-mentes de araçá-pêra.

Foram feitas contagem de germinação, de cinco em cinco dias, a partir do início até à estabilização da m e s m a .

Os parâmetros avaliados f o r a m os seguin-tes: início e estabilização da germinação; por-centagem final de germinação; índice de ve-locidade de germinação, obtido através da me-todologia de Popinigis (1977); e altura total das plántulas (em c e n t í m e t r o ) , no final do ex-perimento, que para taí f o r a m tomadas medi-das de 50 plántulas, por t r a t a m e n t o , escolhi-das ao acaso.

Os dados de porcentagem de germinação foram transformados para Log x . E após a análise de e s t a t í s t i c a de todos os parâmetros,

suas médias f o r a m comparadas ao nível de 5 % de probabilidade pelo t e s t e de Tukey (Go-mes, 1978).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nas figuras 1 e 2, são apresentadas as por-centagens de germinação s i m p l e s e a acumu-lada, r e s p e c t i v a m e n t e . Observa-se que para cada período de 5 dias, a germinação iniciou, em média, aos 30 dias após a semeadura e se estendendo até 100 dias e m todos tratamen-tos t e s t a d o s . Verifica-se, na f i g u r a 1, que, no período compreendido entre 60.° e 70.° dia após a semeadura, concentrou-se a maior por-centagem de germinação diária em todos os s u b s t r a t o s . Na f i g u r a 2, observa-se que em areia branca houve constância para a maior porcentagem de germinação acumulada, exce-to após os 80 dias, quando houve um pequeno aumento no t r a t a m e n t o em que se utilizou t e r r i ç o como s u b s t r a t o .

No quadro 1, estão apresentados os qua-drados médios das análises de variância dos três parâmetros avaliados. Observa-se que, para porcentagem final de germinação, houve um efeito s i g n i f i c a t i v o ao nível de 5 % de

pro-!!"- DE DIAS APOS A SEMEADURA

Fig. 1 — Médias de percentagens de germinação, no período de 5 em 5 dias, de sementes de araçá pera nos diferentes substratos utilizados (T-A. areia; T-B.

(3)

dos ao nível de 5 % de probabilidade, pelo tes-te de Tukey. Observa-se que, para porcenta-gem final de germinação, t e r r i ç o apresentou média superior aos demais tratamentos. Em-bora esta média não tenha sido significativa, em relação à areia, a mesma mostrou um in-cremento significativo em relação à serragem. Verificou-se que, para altura total das plântu-las no final do e x p e r i m e n t o , o t e r r i ç o mostrou um incremento na média superior e significati-vo em relação aos demais t r a t a m e n t o s . Obser-va-se ainda que, em areia branca, que apresen-tou uma porcentagem de germinação interme-diária, as plântulas t i v e r a m um menor desen-volvimento, sendo inclusive superadas pelas plântulas desenvolvidas em serragem. Este fa-t o supõe-se que seja devido ao fafa-to de as se-mentes apresentarem poucas substâncias de reserva (ver figura 3} e que, logo após a emer-gência do hipocótilo, as plântulas de araçá-pê-ra necessitam de um substaraçá-pê-rato que contenha alguns n u t r i e n t e s .

Os resultados aqui apresentados diferem dos trabalhos realizados por Cardoso (1948) quando comparou a germinação de diversas espécies em t e r r i ç o e em serragem, em que serragem mostrou ser s u p e r i o r . No entanto vale ressaltar que a serragem utilizada neste experimento não sofreu o mesmo tratamento t é r m i c o mencionado pelo referido autor.

QUADRO 1 — Resumo da análise de variância dos dados referentes a porcentagem (%) fina! de germinação, índice de velocidade de germinação e altura total das plântulas (cm) no final do experimento do ensaio de germinação de sementes de araçá-pera. Manaus, A M , 1981.

Quadrados Médios Fontes de Variação

Fontes de Variação

Gl % Final de índice de Altura

Germinação ' / Vel. de Germ. Total

Tratamentos 2 0,0034 * 0,068 N.S. 3,910 ** Resíduo 6 0,0004 0,029 0,044 Total 8 C.V. (%) 4,40 12,17 3,01 1 / — Dados t r a n s f o r m a d o s p a r a Log X. * — S i g n i f i c a t i v o e s t a t i s t i c a m e n t e ao n í v e l de 5 % de p r o b a b i l i d a d e pelo teste F. * * — S i g n i f i c a t i v o e s t a t i s t i c a m e n t e ao n í v e l de 1 % de p r o b a b i l i d a d e pelo teste F, N.S. —- N ã o s i g n i f i c a t i v o e s t a t i s t i c a m e n t e .

NS DE DIAS AP05 A SEMEADURA

Fig. 2 — Médias de percentagem de germinação acumu-lada, no período de 5 em 5 dias, de sementes de ara-çá-pera nos diferentes substratos utilizados (T-A. areia;

T-B. terriço; T-C. serragem).

habilidade pelo t e s t e F. Para índice de veloci-dade de germinação, não se observou efeito s i g n i f i c a t i v o . Verificou-se que houve, para al-tura total das plântulas no final do experimen-to, um efeito altamente significativo ao nível de 1 % de probabilidade pelo teste F.

No quadro 2, estão apresentadas as com-parações de médias dos parâmetros,

(4)

avalia-QUADRO 2 — Comparação das médias dos dados re-ferentes a porcentagem (%} final de germinação e altura total das plántulas (cm) no final do experimento sobre ger-minação de sementes de araçá-pera. Ma-naus, A M , 1981. Tratamentos % final de Germinação Altura Total T.A 85,3 ab 5,780 c T.B 89,7 a 8,057 a T.C ' 77,3 b 7,067 b DMS 9,3 0,526

As médias seguidas de mesma letra n ã o d i f e r e m e s t a t i s t i c a m e n -t e ao n í v e l de 5 % de p r o b a b i l i d a d e , pelo -tes-te de T u k e y .

Finalmente, pode ainda mencionar-se que além da melhor p o r c e n t a g e m de germinação e melhor d e s e n v o l v i m e n t o , as plântulas subme-tidas a t e r r i ç o apresentarão uma maior uniformidade em tamanho b e m c o m o u m melhor v i -gor, o que c o n s e q ü e n t e m e n t e f a v o r e c e a repi-cagem das m e s m a s para o v i v e i r o .

CONCLUSÕES

Diante dos r e s u l t a d o s apresentados no presente e x p e r i m e n t o , chegou-se às seguin-tes c o n c l u s õ e s :

— Independente do s u b s t r a t o utilizado, o início e a estabilização da germinação de se-mentes de araçá-pêra ocorrerão aos 30 e 100 dias, r e s p e c t i v a m e n t e , após a s e m e a d u r a .

Fig. 3 — Alguns aspectos de sementes e plântulas de araçá-pera.

— Que a utilização de t e r r i ç o f a v o r e c e u a germinação e ao d e s e n v o l v i m e n t o de plân-tulas de araçá-pêra. E que e s t e s u b s t r a t o po-de ser recomendado aos a g r i c u l t o r e s e vivei-ristas que e v e n t u a l m e n t e d e s e j a r e m trabalhar c o m esta e s p é c i e .

AGRADECIMENTOS

O autor agradece a Charles R. C l e m e n t e a W a l d e l i c e O l i v e i r a de Paiva pelas valiosas sugestões a p r e s e n t a d a s .

S U M M A R Y

This paper presents information about the germi-nation of the seeds of araçá-pera (Psidium acutangulum D.C.), at the same time comparing the effect of different substrates: sand, loam and sawdust. The statistical design used was that for a completely randomized experiment, with three repetitions. The evaluated pa-rameters were: germination iniciation and stabilization; final germination percentage; germination velocity index; and total plant height at the end of the experiment. The following results were obtained: iniciation and stabilization occured at 30 and 100 days, respectively, in all substrates; for final germination percentage there was a significant (5%) effect of treatment, with the loam average superior to the others; for germination velocity index there was no significant effect of treatment; and for total plant height there was a significant (1%) effect of treatment, with the loam average superior to the others. From these results one may conclude that germination iniciation and stabiliza-tion occurs at 30 and 100 days, respectively, independent of substrate and that loam favors the germination and development process in araçá-pera.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENZA, J.C.

1980 — 143 frutales nativos. La Molina, El Estudian-te, 314p.

CARDOSO, W.

1944 — Sementeiras em serragem. Boletim da Sec-ção de Fomento Agrícola no Pará, [2): 27-33.

CAVALCANTE, P.B.

1976 — Frutas Comestíveis da Amazónia. 3. Ed. Be-lém, INPA, 166p.

(5)

FOUQUE, A.

1972 — Espèces frutieres d'Amérique Tropicale. FRUITS, 28 (4): 121-139.

GOMES, F.P.

1978 — Curso de estatística experimental. 8. Ed. Piracicaba, ESALQ-USP, 430p.

McVAUGH, R.

1969 — Botany of the Guayana highland — Part VIII. Memoirs of the New York Botanical

Garden, 18 (2): 55-286.

PAHLEN, A. von der; KERR, W.E.; PAIVA, W.O.; RAHMAN, F.; YUYAMA, K.; PAHLEN, E. von der & NODA, H.

1979 — Introdução à horticultura e fruticultura no Amazonas. Manaus, INPA, 101-105. POPINIGIS, F.

1977 — Fisiologia da semente. Brasília, AGIPLAN, 289p.

ZAYAS, J.C.

1969 — La guayaba y otras frutas myrtáceas. La Habana, Instituto dei Libro, 87p.

Referências

Documentos relacionados

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Como oportunidades para a expansão das feiras de Economia solidária no território, destacamos a produção orgânica (sem o uso de adubação química ou

Assim nos parece que a associação do uso de atividades lúdicas com estratégias desenvolvimento metacognitivo aparenta melhorar o processo de ensino e aprendizagem escolar

Campos de Cima da Serra region is extremely important to this species, which has its breed- ing area limited to highland grasslands of Rio Grande do Sul and Santa Catarina

Para melhor compreensão sobre as implicações das funcionalidades da rede, o capítulo é apresentado acerca dos conceitos definidos sobre redes de conhecimento e cultura

Uma vez que a perda de peso associada à CB causa uma melhoria da IR [37] , seria expectável que a disfunção eréctil também melhorasse após esta. Contudo, as evidências

F oto: Mirza P ereira F oto: Mirza P ereira 10 cm Colheita Todos os cuidados dispensados às plantas, durante o ciclo de desenvolvimento dos cachos, não são suficientes para se