• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Minho Instituto de Educação RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CIENTÍFICOAVANÇADO. Junho de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Minho Instituto de Educação RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CIENTÍFICOAVANÇADO. Junho de 2013"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

 

  Universidade do Minho

Instituto de Educação

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CIENTÍFICOAVANÇADO

Realizado por: Silvania Faccin Colaço

Orientadora: Profª. Drª. Maria de Lourdes Dionísio Período: Março a junho de 2013

(2)

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO CIENTÍFICO AVANÇADO

Nome: Silvania Faccin Colaço Período: Março a junho de 2013

Instituição onde se realiza: UNIVERSIDADE DO MINHO (Braga-Portugal) Orientadora: Profª. Drª. Maria de Lourdes Dionísio

1. O PLANO DE ATIVIDADES PROPOSTO EM 2012

Título do plano de estudos:

Práticas pedagógicas de letramento: conflitos e transformações na trajetória de professores em formação

Resumo do plano de estudos:

O foco central do presente plano de pesquisa no exterior será o aprofundamento teórico sobre os Novos Estudos do Letramento junto ao grupo de pesquisadores no projeto “Práticas de Literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem”, da Universidade do Minho (UM). Além disso, será feita uma análise das práticas pedagógicas de letramento em um curso de licenciatura-UM, a partir das marcas discursivas de professores em formação, ao revelarem conflitos e transformações em suaa trajetórias no curso. Acredita-se que esses discursos possam revelar muito da transformação de aluno em professor. A pesquisa será qualitativa e trará resultados de depoimentos, a partir da análise de narrativas escritas e entrevistas orais. A base teórica encontra aporte principal nos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1999, 2001; STREET, 1984, 1995, 2010, 2012), numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplos letramentos, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, com D maiúsculo e no plural (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Entende-se que o discurso dos professores em formação é regulado pelos ambientes – acadêmico e profissional - em que

(3)

estão inseridos, pelas formas de interação e pelas tensões entre expectativas dos professores orientadores e efetivas possibilidades de produção prática dos sujeitos. O estudo realizado na UM resultará em contribuições para a tese de doutorado sobre o mesmo tema em estudos no Brasil e também em publicações, juntamente com a orientadora do exterior, acerca dos resultados obtidos em Portugal.

Palavras-chave: letramentos; práticas pedagógicas; formação de professores Plano de atividades no exterior – cronograma:

As atividades a serem realizadas em Portugal, na Universidade do Minho, além do aprofundamento teórico sobre letramentos, possibilitarão estudos na formação de professores, tema de diversas pesquisas da professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio. O intuito é investigar um contexto diferente do analisado aqui no Brasil, para direcionar discussões em torno da formação inicial de professores em suas trajetórias de alunos para professores. Para tal, foram traçados os seguintes objetivos: i) aprofundar teoricamente conceitos sobre letramentos e formação de professores; ii) analisar e interpretar criticamente contextos universitários portugueses sobre formação de professores.

PLANO DE ATIVIDADES EM PORTUGAL

Atividades Período (2013)

Pesquisa para aprofundamento teórico sobre os Novos Estudos do Letramento e Formação de Professores.

Março, abril, maio e junho

Análise e discussão de dados coletados no Brasil durante o ano de

2012. Março, abril, maio e junho

Coleta e análise de dados sobre letramentos e formação de professores, a partir de aplicação de narrativas em acadêmicos de um curso de formação de professores, na Universidade do Minho, Portugal.

Abril

Aproximação de dados da realidade brasileira e portuguesa, acerca da formação de professores, no intuito de verificar pontos convergentes e divergentes.

Maio e junho Participação no projeto “Práticas de literacia na e para além da sala

de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem”, a fim de discutir questões teóricas e aplicadas voltadas ao tema do presente plano de pesquisa.

Março, abril, maio e junho

Produção de um artigo científico, com o apoio dos estudos realizados e em parceria com a coorientadora no exterior Maria de Lourdes Dionísio, para posterior publicação em uma revista científica nacional ou internacional.

(4)

2 O ESTÁGIO CIENTÍFICO AVANÇADO

A fim de cumprir o plano de estudos e o cronograma de atividades no exterior, acima exposto, apresento as atividades realizadas:

2.1 Orientações e leituras realizadas

2.1.1 Orientações

Reuniões quinzenais com a professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio. 2.1.2 Temática

Discussões teóricas sobre os estudos em Literacia 2.1.3 Descrição

As discussões teóricas abordaram e ampliaram o referencial teórico e o direcionamento metodológico de minha tese de doutorado no Brasil. A partir dessas reflexões tive a possibilidade de:

a) dar continuidade às leituras já feitas, aprofundando conhecimentos teóricos, adquirindo livros e pesquisando na biblioteca da Universidade do Minho e na internet;

b) redimensionar olhares na construção da tese;

c) ampliar olhares em textos já produzidos para publicação, com análise de dados coletados no Brasil durante o ano de 2012;

d) interpretar criticamente contextos universitários portugueses sobre formação de professores;

e) construir um texto para publicação com dados da Universidade do Minho, Portugal. 2.1.4 Obras lidas:

a) Literacy, lives and learning. Autores: David Barton at al. New York, NK: Routledge, 2007. b) Practitioner Research for Teachers. Autores: Diana Burton e Steve Bartlett. London: PCP. 2005.

(5)

c) A Literacy as engaging with new forms of life: the four role models. Autores: Peter Freebody e Allan Luke. In: BULL, G.; ANSTEY, M. (Eds.) The Literacy Lexicon. 2ed. Sidney: Prentice Hall, 2003, p. 52-57.

d) Literacy Studies in Education: disciplined developments in a post-disciplinary age. Autor:

Colin Lankshear. 1999. Disponível em: http://everydayliteracies.net/files/literacystudies.html

acesso em: 8 abr. 2013.

e) “New” Literacies: research and social practice. Autores: Colin Lankshear and Michele

Knobel. 2004. Disponível em: http://everydayliteracies.net/files/nrc.html Acesso em: 4 abr.

2013.

f) A arte da investigação com estudo de caso. Robert E. Stake. Trad. Ana Maria Chaves. 3ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012

g) O estudo de caso na investigação em educação. Autor: José Carlos Morgado. Santo Tirso, Pt: De Facto Editores, 2012.

2.2 Revisão de artigos para publicação

Análise e discussão de dados coletados no Brasil durante o ano de 2012.

A partir das orientações da professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio, revisei três artigos produzidos no Brasil, durante as disciplinas de doutorado, a fim de enviá-los para publicação em periódicos e eventos da área.

2.2.1 Título: Relações dialógicas no gênero “entrevista”: a voz de um professor em formação Resumo: Na concepção de linguagem como interação social (BAKHTIN, 2011), entende-se que a língua envolve sujeitos, história, situação e sociedade, num conjunto de práticas sociais, que se manifestam por gêneros discursivos. Como entidade complexa, os gêneros discursivos são considerados de acordo com seu papel na sociedade, a fim de mostrar o funcionamento desta. Assim, este artigo analisa a interação dialógica da linguagem no gênero entrevista de pesquisa, a fim de investigar as relações envolvidas nessa atividade discursiva, para compreender como o sujeito enunciador revela suas práticas de letramento pedagógico ao seu

(6)

interlocutor, num contexto específico. Para tal, analisa-se um acadêmico participante do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública. O texto aborda, inicialmente, os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e, posteriormente, o contexto e a análise da entrevista.

Palavras-chave: Interação. Dialogismo. Entrevista

2.2.2 Título: A formação de identidades profissionais: nas fronteiras entre ser aluno e ser professor

Resumo: Os discursos dos professores em formação podem revelar muito de sua transformação de aluno em professor. Assim, este artigo analisa a fala de um sujeito, com o objetivo de investigar como ocorre sua transformação de aluno em professor, em práticas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de analisar como se formam as identidades profissionais na docência. A base teórica encontra aporte nos estudos sobre identidades (HALL, 2011, 2012; BAUMAN, 2001, 2005, 2010; SILVA, 2012; WOODWARD, 2012; DUBAR, 2009). A pesquisa é qualitativa, com abordagem descritiva e traz resultados de entrevista semiestruturada. Percebe-se, por meio de marcas discursivas, que o sujeito em análise encontra-se na fronteira entre a condição de aluno e de professor, na busca de constituir identidades na formação profissional, tanto na relação com seus alunos como com seus colegas e relações de poder das instituições educacionais.

Palavras-chave: Identidades. Formação de Professores. PIBID.

2.2.3 Título: Letramento acadêmico: conflitos e transformações de um estudante de ensino superior

Resumo: A concepção atual de letramento centra-se no conjunto de práticas sociais, com base nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995; 2003; 2006), considerando o sujeito membro de uma coletividade. Este estudo tem como base o Modelo dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998). No contexto institucional da universidade, aborda-se a escrita acadêmica como um prática social que traz influências de fatores como poder e autoridade sobre a produção textual dos alunos. Assim, o estudo apresenta análise qualitativa da fala de um aluno participante do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do Curso de Ciências Biológicas de uma instituição pública. O objetivo do estudo é investigar as práticas de letramento, em que se fazem presentes gêneros discursivos do

(7)

domínio acadêmico, elaborados pelos estudantes, para caracterizar conflitos e transformações que fazem parte dessas práticas. A análise foi realizada pelas marcas discursivas na voz do sujeito, como indicativas do papel do aluno diante de novas práticas de letramento. Os resultados indicam algumas dificuldades com a adequação da linguagem na escrita acadêmica e maior facilidade na apresentação oral em eventos científicos, demonstrando a transformação do sujeito, no interior de práticas sociais reais e em colaboração com colegas e professor. Palavras-chave: Letramento acadêmico. Práticas de letramento. PIBID.

2.2.4 Título: Práticas de letramento pedagógico no PIBID: análise da travessia de um professor em formação

Resumo: Os discursos dos professores em formação podem revelar muito de sua transformação de aluno em professor. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar a fala de um aluno do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), de um Curso de Ciências Biológicas, a fim de verificar as marcas discursivas que demonstram sua transformação identitária nas práticas pedagógicas. A pesquisa é de cunho qualitativo, com estudo de caso do tipo etnográfico e traz resultados de entrevista semiestruturada. A base teórica encontra aporte nos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1999, 2001; STREET, 1995, 2010, 2012), numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplos letramentos, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, com D maiúsculo e no plural (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Os resultados preliminares mostram que a interação na sala de aula da Educação Básica possibilita a constituição da identidade profissional na travessia do ser aluno para ser professor. Portanto, esses resultados apontam para a necessidade e relevância de cursos de formação de professores contribuírem para a inserção de seus acadêmicos em práticas de letramento pedagógico, ao longo do curso, a fim de que se assumam membros efetivos e críticos em diferentes letramentos de natureza acadêmica e profissional.

Palavras-chave: letramentos; práticas pedagógicas; PIBID. 2.3 Produção de resenha

Em co-autoria com Cândida Martins Pinto, colega de doutorado, produzimos a resenha do livro Projetos de Letramentos: debates e aplicações, organizado por Cândida Martins Pinto, Evanir Piccolo Carvalho e Silvania Faccin Colaço (2012), do qual também sou autora

(8)

de três artigos que compõem a obra. A publicação da resenha está prevista para final do ano de 2013, na Revista Portuguesa de Educação, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, Portugal.

2.4 Coleta e análise de dados em Portugal

2.4.1 Etapa 1

Inicialmente, selecionei, após acerto com a orientadora, os sujeitos da pesquisa: alunos do curso de Mestrado em Ensino, da Universidade do Minho, sem experiência anterior em docência. No total de alunos da turma, quatro enquadravam-se nesse perfil, vindo a constituir a amostra para coleta dos dados.

2.4.2 Etapa 2

Posteriormente, estabeleci o contato com esses sujeitos e realizei as entrevistas orais semiestruturadas, que ocorreram individualmente e versaram sobre o uso de textos, na esfera acadêmico-pedagógica, pelos sujeitos entrevistados. As entrevistas foram todas gravadas (com a autorização dos sujeitos) e transcritas por mim.

2.4.3 Etapa 3

Com esses dados em mãos, pude proceder à realização da análise dos mesmos, à luz dos estudos teóricos realizados. Essa tarefa foi a que levou mais tempo, devido à sua complexidade.

2.5 Produção de artigo para publicação

Como resultado da pesquisa realizada aqui em Portugal e cumprindo os objetivos deste estágio avançado de doutoramento, sob a orientação da professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio, construí um texto, no formato de artigo científico, para enviar à publicação em periódicos da área:

Título: Práticas de literacia pedagógica: o uso de textos na formação de professores

Resumo: O foco deste estudo são as práticas de literacia pedagógica na formação inicial de professores, nas quais circulam textos variados da esfera educacional. O objetivo do estudo é identificar como os professores em formação usam os textos na sua transformação de alunos em professores, para compreender como se inserem nas práticas de literacia pedagógica. Para

(9)

tal, será feita uma análise de entrevistas orais semiestruturadas, com cinco alunos de um curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Acredita-se que as marcas discursivas na fala desses professores em formação inicial possam revelar aspectos significativos de sua trajetória no uso de textos do domínio pedagógico e na sua transformação de aluno em professor. A base teórica encontra aporte principal nos Novos Estudos de Literacia (GEE, 1999, 2001; STREET, 1984, 1995, 2010, 2012; DIONÍSIO, 2007), numa concepção sociocultural e no reconhecimento de múltiplas literacias, de acordo com as relações de poder de cada contexto situado, pois os modos de agir são revelados pelos Discursos, com D maiúsculo e no plural (GEE, 2001), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Entende-se que o discurso dos professores em formação é regulado pelo ambiente situado do contexto acadêmico, no uso de textos, na interação e nas tensões entre as expectativas dos orientadores e a produção dos sujeitos.

Palavras-chave: literacia; formação de professores; textos pedagógicos 2.6 Apresentação de Seminário

No dia 31 de maio de 2013, juntamente com Cândida Martins Pinto, apresentamos um seminário para alunos do curso de Mestrado em Supervisão em Línguas, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. O assunto tratado foi sobre nossas experiências com projetos de letramento realizados na nossa prática docente junto ao Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, local onde atuamos como professoras de Língua Portuguesa e sobre o livro que publicamos nessa Instituição, em 2012 “Letramentos: debates e aplicações”, material resultante dos projetos realizados junto à formação de professores no Brasil. Na ocasião, foi possível trocar experiências com alunos de um curso de Mestrado em Supervisão em Línguas, sendo que alguns são também professores da Educação Básica e, assim, dialogar sobre possibilidades de trabalhos com gêneros discursivos a partir de práticas sociais reais e situadas.

2.7 Participação em eventos, palestras e formações como ouvinte

a) Participação como ouvinte na defesa de tese da professora Marilza de Oliveira Santos intitulada “Práticas discursivas em processos de letramento no Ensino Médio: a construção da identidade negra”, em 11 de março, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho.

(10)

b) Visitação à Escola da Ponte, em São Tomé de Negrelos, em 14 de março, com o intuito de conhecer a metodologia pedagógica e administrativa da escola.

c) Participação na ação de formação “MENDELEY: Software acadêmico para gestão e partilha de trabalhos científicos”, realizada em 21 de março, com duração de 3 horas, ministrada pela doutoranda Cláudia Machado, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho.

d) Participação no I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação e III Encontro de Sociologia da Educação, subordinados à temática do Não-Formal e do Informal em Educação: Centralidades e Periferias, da Universidade do Minho, realizado de 25 a 27 de março.

e) Participação na palestra “Repensar as TIC na educação: o professor como agente de transformação”, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Albuquerque Costa, em 5 de abril, com duração de 2 horas, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho.

f) Participação nos Wokshops “Análise de dados qualitativos com recurso ao Nvivo, níveis 1 e 2, ministrados por Silvia Monteiro, em 13 e 20 de abril, com duração de 10 horas, realizados na Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho.

g) Participação no 2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania, ocorrido em Lisboa, durante os dias 10 e 11 de maio.

i) Participação na Aula Aberta: Imagens e palavras, discursos na literatura infantil, ministrada pela Profª. Drª. Celia Abicalil Belmiro, numa organização conjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do Centro de Investigação em Educação (CIEd), com a participação de Educação Básica da Universidade do Minho, com duração de 2 horas.

j) Participação na Aula Aberta: Imagens e palavras, discursos na literatura infantil, ministrada pela Profª. Drª. Celia Abicalil Belmiro, numa organização conjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do Centro de Investigação em Educação (CIEd), com a participação de Educação Básica da Universidade do Minho, com duração de 2 horas.

(11)

k) Participação na Aula Aberta: Provocações e imaginação: diálogos entre a descrição e a narração na literatura infantil, ministrada pela Profª. Drª. Celia Abicalil Belmiro, numa organização conjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do Centro de Investigação em Educação (CIEd), com a participação de Educação Básica da Universidade do Minho, com duração de 2 horas.

3 AVALIAÇÃO GLOBAL DO TRABALHO

Ao término do Estágio Científico Avançado, posso afirmar que a experiência

interinstitucional e intercontinental foi de profundo amadurecimento teórico e metodológico, trazendo grandes contribuições à minha tese de doutorado, em andamento, na Universidade Católica de Pelotas, RS, Brasil.

Alguns aspectos precisam ser enfatizados nesta minha experiência de Estágio. Primeiramente, destaco a contribuição da professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio para minha pesquisa, a partir de suas orientações seguras e pontuais, que me fizeram refletir sobre o projeto inicial de pesquisa e dar um direcionamento mais apropriado para o mesmo. Assim, adquiri maior criticidade na leitura de teóricos da área, melhor consciência na minha produção escrita e capacidade de realizar uma análise de dados mais adequada a meus objetivos de pesquisa, tanto no texto aqui produzido como na minha tese em andamento.

Em segundo lugar, destaco a Universidade do Minho, instituição que me acolheu, proporcionando-me todas as condições necessárias para minha permanência e estudo. Recebi de professores e funcionários da Universidade apoio e atenção sempre que precisei, para que meus estudos pudessem se realizar, tanto em termos de estrutura física como de apoio humano, o que é fundamental para quem está fora de seu país de origem e longe de sua família, colegas e amigos. Realizei estudos na sala 7, onde pude utilizar o computador, a impressora e o cacifo, além da oportunidade de trocar experiências com outros colegas doutorandos; tive à minha disposição a sala de bolseiros, para realizar as entrevistas com os sujeitos da pesquisa; tive acesso à biblioteca, com seu acervo atualizado; realizei minhas refeições na cantina da Universidade e da Residência Universitária Santa Tecla, onde fiquei hospedada durante minha passagem por Braga. Em todos esses lugares, fui bem tratada e consegui dedicar-me a meus estudos com tranquilidade e bem-estar.

Em terceiro lugar, posso afirmar que obtive um crescimento cultural muito grande, pois tive a possibilidade de conhecer a história de Portugal, de algumas cidades em especial,

(12)

principalmente a cidade de Braga. Encantou-me poder conviver com o povo nas ruas, na Universidade do Minho, que é uma das mais bem qualificadas na Europa. Foi muito interessante conhecer a culinária, os costumes, a religiosidade, as festas, os museus, as paisagens de Braga. Além disso, chamou-me atenção de forma muito especial, a língua portuguesa que aqui é falada, pois se difere na semântica, na sintaxe, na sonoridade e no uso do português falado no Brasil, mesmo sendo a mesma língua oficial. Isso me proporcionou um enriquecimento como professora de língua portuguesa, pois pude viver nossa língua em outro contexto e entender melhor as diferenças existentes.

Por fim, destaco o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de fomento à pesquisa no Brasil, por ter-me concedido uma bolsa de estudos que tornou possível esse intercâmbio. Agradeço à professora Doutora Maria de Lourdes Dionísio, por ter-me aceitado como orientanda e aberto as portas da Universidade do Minho para mim; à professora Adriana Fischer, minha orientadora na Universidade Católica de Pelotas, RS, Brasil, pelo apoio e orientação constantes e, principalmente, pelo incentivo de realizar este Estágio na Universidade do Minho, Portugal.

Silvania Faccin Colaço Doutoranda em Letras – UCPel Estágio Científico Avançado na UM (Braga – Portugal)

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed