• Nenhum resultado encontrado

Geografia VEJA ABAIXO QUANTOS PLANETAS TERRA PRECISARÍAMOS TER, PARA VIVER E CONSUMIR CONFORME OS PADRÕES MÉDIOS ATUAIS DE CADA REGIÃO OU CONTINENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geografia VEJA ABAIXO QUANTOS PLANETAS TERRA PRECISARÍAMOS TER, PARA VIVER E CONSUMIR CONFORME OS PADRÕES MÉDIOS ATUAIS DE CADA REGIÃO OU CONTINENTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aparecida de Goiânia, _____ de _____________________ de 2015. Nota:______

Aluno(a):__________________________ __________________ Série: 2º Ano Turma:______

1º Bimestre/Disciplina: Ciências Humanas e suas tecnologias Professor (a): Juliano Dias, Pedro,

Marco Aurélio, Jailson

Lista Semanal Entrega:22/06/15

Geografia

01- Cite os elementos que compõe o Estado. 02- Aponte a noção de nação.

03- O que significa um grupo linguístico?

04- Quais os elementos caracterizam a cultura brasileira?

05- Comente sobre a intenção dos curdos, chechenos e dos bascos.

06- Quais os grupos étnicos formou a população brasileira?

07- Comente sobre a civilização ocidental 08- Comente sobre a civilização Sínica 09 - (UFU MG) Observe as charges.

bp1.blogger.com/.../iWjXZn1EzPs/s400/charge.jpg

escravos24horas.wordpress.com

As charges acima referem-se a um futuro nada promissor para a Amazônia e para a região Ártica. Com base em estudos sobre o assunto, responda: a) A qual problema ambiental se refere a primeira charge? Cite três causas para que esse problema ocorra.

b) A qual problema ambiental se refere a segunda charge? Cite três causas para que esse problema ocorra.

10 - (UFES) Em junho de 2012, foi realizada, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20. A ilustração abaixo chama a atenção para os principais problemas abordados no evento.

VEJA ABAIXO QUANTOS PLANETAS TERRA PRECISARÍAMOS TER, PARA VIVER E CONSUMIR CONFORME OS PADRÕES MÉDIOS ATUAIS DE CADA REGIÃO OU CONTINENTE

(Fonte: INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O futuro que queremos. Cartilha ilustrada sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e

erradicação da pobreza. 2012. Disponível em:

<http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2012. Adaptado). Elabore um texto em que você explique as diferenças apresentadas na ilustração, comparando a América do Norte e a América Latina.

11 - (UFJF MG) Leia os textos a seguir.

A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável de nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que proteja a saúde do meio ambiente e apoie o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio através do crescimento da renda, do trabalho decente e da erradicação da pobreza.

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho. Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20

Disponível em:<http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/03/Rio+20_Fut uro_que_queremos_guia.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2012.

(2)

a) O que é desenvolvimento sustentável?

b) Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Cite um dos Objetivos do Milênio.

c) Em Uganda, uma transição para uma agricultura orgânica gerou receita e renda para pequenos agricultores e beneficiou a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente?

12- (UNESP SP) Observe a charge.

(www.fabianocartunista.com. Adaptado.)

Cite quatro problemas ambientais gerados pela forma urbana de viver representada na charge.

13 - (UFU MG) As cidades são aglomerados humanos que surgem, crescem e se desenvolvem de acordo com uma dinâmica espacial definida por circunstâncias históricas, socioeconômicas e ambientais. O processo de industrialização e a urbanização têm provocado o crescimento acelerado das cidades, bem como profundas alterações em sua superfície e em suas formas horizontais e verticais, o que resulta, quase sempre, em fontes adicionais de calor, sobretudo nas grandes cidades.

Fonte: Adaptado de Clinton Fundation, 2010. a) Qual o nome do problema ambiental representado na figura?

b) Explique os fatores que justificam o aumento da temperatura na área urbana e sua diminuição na área rural.

c) Indique duas alternativas ambientalmente corretas que podem ser implementadas nas cidades para minimizar, ou até mesmo, solucionar o aumento da temperatura.

14 - (UNICAMP SP) O buraco da camada de ozônio transformou mais uma vez em pesadelo a vida de 120 mil habitantes de Punta Arenas, no sul do Chile. Eles foram alertados de que, se tivessem de sair de casa entre 11 e 15 horas, deveriam necessariamente utilizar mangas compridas, óculos escuros, chapéus e protetor solar.

(Adaptado da Revista Veja, 18/10/2000.) a) Por que o sul do Chile sofre com mais intensidade as influências do fenômeno assinalado?

b) Por que o buraco da camada de ozônio exige das pessoas os cuidados especiais mencionados?

c) Considerando a hipótese de que os danos na camada de ozônio sejam fruto da ação humana, quais as ações que poderiam contribuir para a sua estabilização no tamanho atual, ou para sua diminuição dentro de 10 anos, aproximadamente? 15 - (UFC) Quanto à formação de “ilhas de calor”, em algumas grandes cidades, explique:

a) Como elas se originam.

b) Quais suas conseqüências para a qualidade de vida da população.

16 - (UFRJ)

As “ilhas de calor”

As imagens de satélite constituem hoje um instrumento essencial ao conhecimento das mudanças ambientais que ocorrem na superfície da Terra. As figuras a seguir são da cidade de Atlanta (EUA) e foram feitas pela NASA em 2000.

A partir da observação das figuras, aponte dois fatores responsáveis pela formação de “ilhas de calor” em áreas urbanas.

(3)

História

17-(Ufrj) O processo de independência na América Latina foi, em grande parte, concluído na década de 1820, quando os jovens governos se viram diante do desafio de preservar a autonomia conquistada em meio ao intrincado jogo político e diplomático da época. Simon Bolívar (1783-1830) não era simpático aos Estados Unidos, que, por sua vez, evitaram atritos com a Espanha para não comprometer a compra da Flórida e o comércio com possessões espanholas no Caribe.

a) Indique dois aspectos nos quais o processo que culminou com o rompimento dos laços coloniais na América espanhola se diferenciou da Independência do Brasil.

b) Cite uma diferença e uma semelhança entre o projeto pan-americanista de Simon Bolívar e o expresso pela Doutrina Monroe (1823).

18-(Ueg) Atualmente, diversos governos da América do Sul procuram se identificar com os ideais de Simón Bolívar. Identifique os principais aspectos do projeto político de Bolívar para as colônias da América Espanhola.

19-Durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características.

20-(Vunesp-1995) Leia o texto e responda. Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtêm a independência política. A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos "crioulos".Em 1824, referindo-se à independência, Lord Canning - ministro das relações exteriores da Inglaterra - afirmou: "A América Espanhola é livre, se nós não manejarmos mal os nossos interesses, ela é inglesa".

a) Identifique os "crioulos".

b) Justifique a afirmação de Canning.

21-(UNICAMP-1995) Durante o processo de Independência da América Latina, diferentes significados foram atribuídos à idéia de liberdade. Explique o significado da liberdade para: a) Simón Bolívar, um dos líderes da Independência da América espanhola.

22-Na chamada "conjuntura revolucionária", animada pelos ideais de liberdade, igualdade e soberania do povo, destaca-se a crise dos antigos sistemas coloniais europeus. As colônias espanholas e o Brasil se rebelam e separam-se de suas metrópoles. No que diz respeito às colônias espanholas da América, indique alguns dos fatores determinantes do seu processo de emancipação.

23-

O mapa político apresentado demonstra a fragmentação ocorrida na América colonial espanhola, a partir dos movimentos de independência. Esse processo resultou não só de fatores internos, mas também de fatores externos às colônias, como a tentativa de restauração levada a cabo pela Santa Aliança, utilizando como regra básica o princípio de legitimidade enunciado no Congresso de Viena (1814-1815).

Cite duas conseqüências políticas ou territoriais para a Europa pós-napoleônica da utilização do princípio de legitimidade. Em seguida, explique a influência desse princípio nas lutas pela independência das colônias espanholas na América.

24-Diferencie os Crioulos dos Chapetones no contexto da Independência da América Espanhola.

25 - (PUC RJ) “Até 1924 houve uma preocupação com a renovação estética. Modernizar significava incorporar o Brasil ao “concerto das nações cultas”, isto é, incorporar a parte ao todo universal, de forma imediata. Em 1924, houve um redirecionamento do Modernismo, com a publicação do Manifesto do Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. Nesse momento, passou-se a exigir que o processo de modernização não fosse mais feito de forma imediata, pela simples adoção de linguagens artísticas modernas, mas que ele dependia da afirmação de traços nacionais da cultura brasileira.”

(Eduardo Jardim. Entrevista. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 77, fevereiro 2012, p. 38) A “crise dos anos 20” ou “crise da Primeira República” foi um período de críticas à ordem política e social vigente e de reflexões sobre a identidade nacional brasileira. O movimento artístico e literário modernista, no Brasil, foi uma das expressões da crise dos anos 20.

a) Identifique uma proposta do modernismo brasileiro, justificando sua relação com a crise dos anos 20.

b) Caracterize outro movimento que foi expressão da crise dos anos 20.

(4)

26 - (UFG GO) O que vemos com acerba mágoa, depois de dez anos de república, é que o país vai se precipitando cada dia na mais profunda decadência moral e política, quando é certo, entretanto, que o nosso intuito não foi outro, ao proclamar o novo regime, senão fomentar e garantir ao povo brasileiro a regeneração de seus costumes...

(Antônio Paim. Plataforma política do positivismo ilustrado, Biblioteca do pensamento político republicano. Brasília: Ed. UnB, 1981, v.5, p.64.) Alberto Sales foi um dos mais importantes articuladores do movimento republicano em São Paulo, núcleo do republicanismo no Brasil desde meados do século passado. Irmão do presidente Campos Sales, publicou no Estado de São Paulo um importante artigo de crítica à republica, qual transcrevemos esse pequeno trecho.

Explique os fundamentos da vida política do país no citado período, identificando os elementos que permitiram ao autor denunciar a decadência moral e política do regime republicano.

27 - (FUVEST SP) Em 1930, um golpe colocou Getúlio Vargas no poder. Esse ato foi justificado pelas acusações de que a posteriormente chamada “República Velha” estava “carcomida”. Nesse sentido, quais as críticas do grupo vitorioso com relação a) À predominância de São Paulo na federação? b) Às práticas políticas imperantes nas eleições? 28 - (UNICAMP SP) “A proclamação da República trouxe grandes expectativas de renovação política, de maior participação no poder por parte não só de contra-elites, mas também de camadas antes totalmente excluídas do jogo político”.

(J. Murilo de Carvalho – O Rio de Janeiro e A República,

Revista Brasileira de História, nº 8 e 9, 1985) Analise e interprete o texto acima, utilizando-se dos seus conhecimentos sobre a proclamação da república no Brasil.

29 - (UFG GO) FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. p. 253.

Publicada em 1890, na Revista Ilustrada, a charge acima é uma representação da conjuntura política brasileira da primeira década republicana. Relacione a charge com o contexto político da fase inicial do governo republicano.

30- (UERJ)

Bandeira do Império do Brasil

Bandeira adotada pelo regime republicano

JOSÉ MURILO DE CARVALHO A formação das almas. O imaginário da República no

Brasil. São Paulo: Cia.das Letras, 1990.

A proclamação da República no Brasil, em 1889, instituiu a necessidade de revisão dos símbolos nacionais. A nova bandeira, por exemplo, expressou rupturas e continuidades, bem como a valorização de determinadas ideias para o novo regime.

Aponte a corrente político-filosófica que interferiu na remodelação da bandeira brasileira e o argumento dessa corrente para a condenação do regime monárquico.

31 - (UEM PR) O regime republicano, implantado no Brasil em 15 de novembro de 1889, foi marcado, em seu início, por um fenômeno econômico-financeiro conhecido na história como encilhamento. Sobre essa questão, responda:

a) O que foi o encilhamento?

b) Por que o fenômeno recebeu essa denominação? c) No mandato de qual presidente da República ocorreu o encilhamento?

(5)

(Fonte: LEMOS, Renato (org.). Uma história do Brasil através da caricatura.Rio de Janeiro: Bom Texto/Letras & Expressões, 2001, p. 33) Cite duas medidas tomadas pelo Governo Provisório (1889–1891), relacionadas à temática da charge.

Filosofia

33-Explique o que são forças produtivas, relações sociais de produção, meios de produção e modos de produção.

34-(Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo – sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?

35-O que causa as mudanças sociais, segundo o materialismo histórico e qual o final da história? Leia os Fragmentos abaixo para responder as questões 4 e 5.

Leia as citações abaixo.

As imagens chocantes feitas por celular dos instantes finais da morte da estudante de Filosofia e música Neda Soltani, 27, durante um protesto no sábado (20), na cidade de Teerã, ganharam o mundo através das redes sociais (originalmente o Facebook) e repercutiram nos quatro cantos do planeta.

Disponívelem: http://www.observatoriojovem.org/materi a/interface-da-juventude-iraniana. Segundo Helena Abramo (2001), o “cruzamento dos eixos do lazer e da cultura é de fato um dos mais importantes para os jovens porque nele são construídos espaços fundamentais de sociabilidade, de elaboração de identidades individuais e coletivas, nele são processados elementos centrais para a construção de referências e para a formulação e

eleição de valores e posturas de vida, processos centrais dessa fase de vida. Juventude e cultura.

Disponível em http://www.mineiroptnatal.bio.br/frameset.htm 36-Apresente três características da alteração que a internet representou na produção das formas de sociabilidade contemporâneas.

37-Explique o impacto social da abolição relativa das fronteiras físicas que a internet possibilitou.

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, é evidente calcular o grau de sensibilidade atribuída ao indivíduo no que diz respeito à condição de ser racional operante às práticas de seu cotidiano e, no que

Uti li zando o Método 1 de AmAR (1996) para formação de colônias, novas colônias foram formadas com as rainhas acasaladas no Espírito Santo e mantidas na mesma

Assim, especifi cações e equipamentos irão diferir em relação às informações listadas no livro para os iates da Princess destinados à América do Norte (p. ex., condicionamento

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Apesar de este trabalho incidir mais sobre o nível sociocultural das crianças (família, comunidade), não podemos deixar de fazer referência ao Jardim de Infância e à Escola,

É possível pensar no processador como um conjunto de funcionários praticamente sem memória alguma. É como se dois funcionários, chamados ULA e Controle, estivessem traduzindo

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Dirigido para professores de Língua Inglesa tanto do ensino fundamental, médio quanto nível superior e da área de comunicação, o curso de

En combinant le moment fléchissant (repris par les hourdis) et l’effort tranchant (repris par les âmes), il a aussi observé une très faible interaction. En 2008,