• Nenhum resultado encontrado

JORNAL DO MAR. Vereadora cria um Gabinete Rosa na Câmara. Página 7 Casa da Terra, boa opção para a Páscoa na Mais Bela. Página 7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAL DO MAR. Vereadora cria um Gabinete Rosa na Câmara. Página 7 Casa da Terra, boa opção para a Páscoa na Mais Bela. Página 7"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

CLUBE DE TIRO

CAPÃO DA CANOA

E CLUBE DE TIRO

DE TORRES

Compra de arma, transferência,

recadastramento, Certificado.

Respeitando Decretos em razão

da pandemia, estamos atendendo

atendo apenas por telefone, hora

marcada e WhatsApp.

Contato: instrutor de tiro Wilson

Roberto Matzebacher, credenciado

Polícia Federal e Exército, autorizado

a fazer o teste de tiro para

o porte de arma.

Celular e WhatsApp: (51) 996746533. facebook/clinicacuidar

ODONTOLOGIA

Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030

FONOAUDIOLOGIA

Paula Reck Rodrigues

Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 Email: cuidarsaude@terra.com.br

Av. General Osório, 390 - Centro/RS Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

JM

O JORNAL MAIS PRE-M I A D O D E T O R R E S E DE MAIOR CIRCULA-ÇÃO NO LITORAL NORTE

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

JORNAL DO MAR

ANO XXI - Nº 1103 - 26 DE MARÇO DE 2021 - R$ 3,00

Clínica Wicz - Rua Joaquim Porto, 1265 Centro - Torres-RS

ATENDIMENTO EM TORRES-RS

Médico - Cirurgião Vascular

(51) 99604.3344 (48) 99133.5102 CRM 40869-RS (RQE 28313)

Tratamento de Varizes - Micro Varizes Escleroterapia - Aplicações - Trombose.

Avaliação e tratamento de circulação.

Prefeito de Três Cachoeiras

pede união de poderes

“para conter a pandemia”

Após um ano de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Administração Municipal de Três Ca-choeiras fez um levantamento dos dados dos atendi-mentos realizados na área da saúde no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 6980 atendimentos de casos com síndromes gripais. Destes, 3399 foram investigados. “Foram feitos 1131 testes de PCR e 2268 testes rá-pidos, sendo confirmados para o coronavírus 1047 pessoas”, informou a

secretaria Gilcinara Pereira, na foto com o prefeito).

Óbitos foram 22, mas preocupa que doze foram este ano. “Fizemos e estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para

disseminar essa doença. Mas, infelizmente, nem aqui, nem no Estado, no Brasil ou no mundo, estamos con-seguindo”, desabafou o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert.

O prefeito falou ainda da falta de alinhamento e união das autoridades para tentar buscar uma solução conjunta para a pandemia. “Enquanto estiver cada um puxando para um lado, não conseguiremos solucionar o problema da pandemia. O governo federal tem um posicionamento, os governadores tem outro, os prefei-tos e empresários outro, e agora também o poder judi-ciário tem emitido suas decisões. Isso nos deixa muito inseguros enquanto gestor. Não sabemos se seguimos o Decreto do Governo do Estado, ou as orientações do Ministério da Saúde, ou ainda o que a justiça determi-na”, lamentou o prefeito, acrescentando ainda que o pior é que quem fica no meio dessa confusão toda é a população e isso só piora a situação.

O prefeito defende ainda que o sistema de cogestão. Para ele é a melhor solução no momento, pois cada mu-nicípio tem sua realidade. “Nós temos dois caminhos. O caminho da saúde, que é primordial. Mas também tem o trabalho das pessoas. Que se não cuidarmos vai acarretar em desemprego e consequentemente a fome. Temos que trabalhar de uma forma equilibrada e cada município sabe o que fazer”, garantiu ele.

PROTOCOLO DE

BANDEIRA

VERMELHA

AGRADA O

POVO E COMERCIANTES

Páginas 3 e 18

Vereadora

cria um

Gabinete

Rosa na

Câmara

Página 7

Casa da

Terra, boa

opção para

a Páscoa na

Mais Bela

Página 7

Novos presos com drogas em

Torres, Arroio do Sal e Capão

Página 19

Pedágio mais caro antes

mesmo de ser inaugurado

Página 19

Emancipação, o

melhor

presente de

Três Forquilhas

Página 9

(2)

OPINIÃO

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano Borja Venda e Locações de imóveis

comerciais e residenciais

Entre em contato conosco pelos fones

36643544 ou

999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: torresimoveis@terra.com.br

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

26/03/2021 - 02

JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446. E-mail: jornaldomar2@gmail.com ou jornaldomar@terra.com.br

VACINAÇÃO,

AGRADECIMENTO

Recebi esta semana a ligação do meu amigo, o ex vereador George Rech (Jorjão), faceiro porque conseguiu vacinar-se, pois tem 73 anos. Ele queria cumprimentar o pessoal da saúde, se-cretária, enfermeiros, e a equipe que tem atuado no Parque do Balonismo (Guarda Municipal, por exemplo), “pelo belo trabalho que tem feito, não imaginava que estavam assim tão organizados, preparados, sinceramente fiquei surpreso posi-tivamente, a eles o meu forte abraço”. Feito o registro Jorjão. É bom mesmo que alguém faça esse reconhecimento. Esses guerreiros da nossa saúde merece todo o nosso aplauso. E que venha vacina para todos.

COLIGAÇÃO RUINDO - Não gosto de levar furos, por isto vou antecipar. Em Dom Pedro de Alcântara a coligação MDB e PSB já era. Tá ruindo. O PSB a princípio iria apoiar a chapa do ex prefeito Márcio Biasi (Progressis-tas), na última hora optou por pular para o lado do MDB e ajudou a coordenar a campanha, até porque sentiu que a eleição poderia virar, porque o Progressistas não quis manter a aliança, antes sempre certa, com o PDT. Este então decidiu ir com o ex prefeito a reeleição, sabendo que não ganhava, mas que poderia tirar a eleição do Márcio, como tirou.

O PSB acertou por um lado, pressentiu a derrota do Márcio. Mas errou feio por outro. Apostou numa chapa inédita, que tinha dois candidatos que antes nem concorreram a cargo político nenhum. E sempre que isto acontece eles acham que vão fazer milagre. Até descobrirem o que é a política fazem um monte de tentativas que sempre dão em nada. A primeira foi ignorar o PSB. Este nem foi chamado para conversar, en-tendeu o MDB que poderia mandar sozinho. Pelo presidente do PSB o rompimento já seria oficial, mas alguns filiados ainda pedem que ele espere um pouquinho. Sonham com uma reviravolta que não vai acontecer.

Ao Xandi e o Roseta. atual prefeito e vice, que nem quiseram receber o jornal lá, com meus mais de 30 anos de experiência, só posso dizer isto: já vi este filme antes. E ele acaba em 4 anos.

Infelizmente, no Brasil, política sem concha-vos, sem acertos, não prospera. Principalmente porque vocês já até já devem ter descoberto que não conseguirão fazer milagres.

Principalmente porque passarão a ter minoria na Câmara de Vereadores, já que o Delavi (PSD), que é o voto de minerva, podem apostar, vai virar de lado. Até acho que será o presidente da Câmara em 2022, com o apoio do Progressistas, dando a este a garantia de presidência em 2023 e 2024. Querem apostar?

A vereadora de Torres Carla Daitx (Progres-sistas) anunciou, na última segunda-feira (22), o lançamento do Gabinete Rosa.

A iniciativa pretende reunir as ações de man-dato da parlamentar voltadas à população de mu-lheres de Torres, com destaque à saúde da mulher, empregabilidade da mãe trabalhadora e combate à violência doméstica.

Planejada para 8 de março, a inauguração do Gabinete Rosa

esbar-rou nas normas de distanciamento im-postas pela pandemia, mas não impediu a programação da vere-adora para o Mês da Mulher.

Carla (foto) ini-ciou a divulgação da Lei Maria da Penha no município, com a

distribuição gratuita de cartilhas publicadas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, e avançou nas tratativas para a instalação de um Posto da Delegacia da Mulher para Torres, ao promover encontros de articulação com representantes da Polícia Civil e

integrantes da Patrulha Maria da Penha da Briga-da Militar.

“A pandemia impediu as ações presenciais planejadas, mas optei por não aguardar o fim das restrições para iniciar as atividades do Gabinete Rosa, pois neste período, mais do que nunca, pre-cisamos de um olhar atento às precariedades do atendimento em Saúde da Mulher, ao desemprego que atingiu uma parcela expressiva de mulheres chefes de família em Torres, e, de forma muito grave, ao aumento da violência doméstica regis-trado desde o ano passado”, avalia Carla, única mulher eleita na Câmara de Vereadores, por coin-cidência, a mais votada entre todos os candidatos a vereadores do município.

De acordo com a Progressista, o Projeto é re-sultado do compromisso com uma série de de-mandas levadas ao conhecimento da parlamentar no decorrer da sua trajetória pública e pessoal.

“O Gabinete Rosa nasce como espaço de ca-ráter social, apartidário e interinstitucional, com a pretensão de ser um canal de diálogo com os Poderes Legislativo, Executivo, entidades e co-munidade”, anunciou Carla na tribuna.

O atendimento do Gabinete Rosa é feito pre-sencialmente no gabinete da vereadora ou pelo e-mail falecom.gabineterosa@gmail.com.

Vereadora Carla abre Gabinete Rosa

para apoiar a causa das mulheres

Novo Decreto permite a volta de público a Câmara

Com a adoção de protocolos de bandeira ver-melha pelo Executivo Municipal, a Câmara de Vereadores de Torres, através de sua mesa direto-ra, composta por Gibraltar Pedro Cipriano Vidal (Gimi), presidente; Rafael da Silveira Elias (vice); João Alexandre Negrini de Oliveira (Ninja), se-cretário; e Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho), 2º secretário, formalizou a Resolução de Mesa Nº 03/2021, mudando algumas formalidades no Le-gislativo.

A principal delas fala das Sessões Ordinárias, realizadas sempre nas segundas, às 16h. A presen-ça de público estava proibida e os vereadores nem estavam usando a tribuna para fazerem pronun-ciamentos. Isto foi alterado.

Agora os vereadores que quiserem podem vol-tar a usar o espaço de grande expediente (10min)

e pequeno (5min), e no plenário, que antes estava vetado ao público, agora poderão estar até 30 pes-soas, mas no total, contando vereadores e servi-dores. Presença da imprensa escrita também será permitida.

Outra mudança é que agora o cidadão poderá procurar a Câmara, caso queira, para visitar al-gum vereador, mas só no período das 14 às 16h, desde que todos os protocolos de segurança (más-cara, álcool gel e distanciamento) sejam respeita-dos. E nunca num número superior a 15 pessoas.

Decreto também impõe aos funcionários todos os cuidados, sob pena de advertência e até sus-pensão, com desconto de salário.

“A situação segue crítica, nós continuaremos fazendo a nossa parte, torcendo para que isto pas-se logo”, destacou Gimi.

(3)

JORNAL DO MAR

TORRES

26/03/2021 - 03

(51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde)

Avenida General Osório, 156 Fone 36261266

Centro - Torres - RS

Cirurgia Geral - Clínica Geral - Cirurgia Ginecológica CRM 16700

Cirurgia Vascular CRM 43967 Clínica Médica e Vias Urinárias CRM 4231

Medicina Interna e Cardiologia CRM 7950

Medicina Integra va - Homeopa a - Ortomolecular CRM 46943

Psicopedagogia Clínica Psicologia Clínica CRP 12/16531 Psicologa CRP 07/33942 Psiquiatria CRM 26919 O�almologia CRM 7949 Endocrinologia CRM 26595 Ginecologia CRM 25268 - TEGO Nº 0432/2003 • Dr. FÁBIO AMORETTI

• Dr. RICARDO GROSS DE ALMEIDA

• MD. CARLOS SARTORI

• Dra. CARLA SARTORI

• Dra. MÁRCIA T. GIACOBE

• Dr. PAULO E. DA CUNHA

• Dr. MOZART CABRAL

• Dra. NÁDIA ESTRELA DA CUNHA

• Dra. LISEANE SILVEIRA CAMARGO • ELENICE KLETTENBERG • BRUNA VARGAS • Dr. DANIEL G. RODRIGUES

Cardiologia - Ecocardiografia - Medicina interna CRM 28534

• Dr. MAURÍCIO E. DA CUNHA

Saúde especializada para

você e sua família.

Locamos salas completas para profissionais na área de saúde.

AGENDE SUA CONSULTA.

51 3626.2818 - 51 99641.8378

Av. General Osório, 320 - Centro - Torres- RS

Avenida General Osório, nº 336, 1º andar - Centro de Torres/RS

Com a cogestão, Torres adota o protocolo da

bandeira

vermelha

e segue as normas obrigatórias regradas pelo Estado

Com a manutenção da cogestão entre o Go-verno do Estado e os Municípios, Torres, classi-ficado com a bandeira preta dentro do Sistema de Distanciamento Controlado do Estado, seguirá o protocolo da bandeira vermelha e recepciona a bandeira preta do Sistema em regras obrigatórias.

Neste sentido, foi assinado o Decreto 050/ 2021 na última segunda-feira, 22 de março, pelo prefeito Carlos Souza. A iniciativa foi tomada por todos os municípios do Litoral Norte durante reu-nião realizada pela Amlinorte. As novas medidas são válidas até as 23h59 do dia 4 de abril.

Com decisão favorável à retomada da coges-tão regional, após o Governo do Estado derrubar liminar que suspendeu a cogestão na noite da úl-tima sexta-feira, foi publicado no domingo, 21, novo decreto com a atualização das regras do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. Além de permitir aos municípios adaptarem seus protocolos à realidade local, o documento prorroga a suspensão de atividades não essenciais entre 20h e 5h nos dias úteis e durante todo fim de semana e feriados.

Independentemente das regras locais, a sus-pensão geral de atividades não essenciais entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e aos fins de semana e feriados é válida em todo o Estado até 4 de abril. Todos os estabelecimentos deverão fixar cartaz, na entrada do estabelecimento e em locais estratégicos, informando o número máximo de pessoas permitidas.

Para restaurantes e lancherias, o horário limite para atender clientes de forma presencial é 18h nos dias úteis, não podendo abrir nos demais. O atendimento pode ser feito nas modalidades de take away (pegue e leve) e drive-thru entre as 5h e 20h em todos os dias da semana, inclusive sába-dos, domingos e feriados.

Para os supermercados, que são considerados essenciais, o limite de funcionamento é 22h em

qualquer dia da semana. Todos os serviços po-dem operar em modo delivery (tele-entrega). As demais atividades essenciais, como farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, entre outros, não têm restrição de horário.

No novo protocolo específico de bandeira ver-melha, segue vedada a permanência em praças, parques e faixas de areia de água doce ou de água salgada segue vedada. O banho de mar também continua proibido. Fica permitida a prática de es-porte aquático individual.

(4)

JORNAL DO MAR

26/03/2021 - 04

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

FALA PADRE

LEONIR

leoniralves@radiomaristela.

com.br

No Evangelho desta final de semana (Mc 14,1-15,47) domingo de ramos, começo de se-mana santa, temos o relato da paixão e morte de Jesus.

A morte de Jesus não ocorreu por acaso, mas é resultado de um plano de morte dos líderes re-ligiosos e políticos. Esse plano dá certo porque Judas, um dos que andam com Jesus, rompe o cerco, permitindo que “os de fora” executem seus projetos de morte. Judas é o traidor e Pe-dro, um dos que tinham sido chamados a “estar com Jesus”, reage com energia quando alguém lhe diz: “Você também estava com ele”.

Jesus vai até o fim. Ele é a semente que, jog-ada na terra, vai produzir frutos além da expec-tativa. È abandonado por todos, pois um dis-cípulo prefere fugir nu a se comprometer com o Mestre. Este, na cruz, sente-se abandonado pelo próprio Deus.

Comparecendo diante do Sinédrio, o sumo sacerdote o interroga: “És tu o Messias, o Fil-ho do Deus bendito?”. E Jesus confessa: “Eu sou. E vocês verão o Filho do homem senta-do à direita senta-do Tosenta-do-poderoso e vinsenta-do sobre as nuvens do céu”. É a única vez, no Evangelho de Marcos, que Jesus afirma ser o Messias, o escolhido por Deus para realizar seu projeto de liberdade e vida. Ele é reconhecido até pelos pagãos: “De fato, esse homem era mesmo Fil-ho de Deus”.

É Messias-Rei, mas sua realeza se distan-cia dos padrões de poder e autoridade daquele tempo e de hoje. Quando os soldados o vestem com um manto vermelho, colocam em sua ca-beça uma coroa de espinhos e o saúdam, estão na verdade ridicularizando os poderes deste mundo que assim se vestem e oprimem.

Jesus é Rei porque se despoja desse tipo de poder e se afasta do círculo dos poderosos, dan-do a vida pelos seus. De réu diante dan-do Sinédrio, ele se torna juiz que desmascara todo tipo de poder que explora e oprime o povo. Jesus cru-cificado é o verdadeiro Rei. É o Messias da cruz. Tendo um bandido à direita e outro à es-querda. Mas sua realeza é diferente, pois está a serviço dos condenados que a sociedade julga fora-da-lei.

A cortina do santuário se rasgou de alto a baixo, decretando o fim da sociedade e religião patrocinadoras de morte para o povo. Essa é a boa notícia que a morte e ressurreição de Jesus trazem às pessoas de todos os tempos e lugares. A propósito, queremos fazer parte desta re-aleza de Jesus?

JESUS REI E MESSIAS DA

JUSTIÇA E DO AMOR

MP

CIDADÃO

Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO:

Entre utopias e distopias

Educar o ser humano é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A observância do acesso ao ensino, em seus níveis diversos, configurando um marco estruturante para a formação do Ser em sua plenitude existencial. Da escola infantil à universidade, o pro-fessor tem por função primordial edu-car para a construção do conhecimento crí-tico-reflexivo voltado ao mundo prático. A utopia constitucional, consistente na re-dução das desigualdades e na promoção do bem comum, encontra resistência em certas narrativas distópicas centradas no hedonis-mo e no culto do individualishedonis-mo egocêntrico. Contribui para esse imaginário a (des) cons-trução do papel do professor, mediante “ar-madilhas” da linguagem e o enviesamento ideológico que desconsidera a liberdade de expressão e de manifestação do pensamento. Distopias literárias, como 1984, de Orwell, o Ad-mirável Mundo Novo, de Huxley, e Fahrenheit 451, de Bradbury, têm encontrado ressonância no am-biente escolar, jogando professores para a invisibi-lidade em função dos discursos de medo e de ódio. Filmar os docentes em sala de aula, sem o prévio consentimento, viola direitos auto-rais e de personalidade, ensejando a pos-terior responsabilização por danos morais. É importante ressaltar que a sala de aula é um lu-gar mágico (Warat), onde o pluralismo de ideias e a construção coletiva de conhecimento são bússo-las na caminhada rumo à educação de qualidade. A título de exemplo, vale ressaltar que os professores das Faculdades de Direito, no espaço europeu, em face do elevado pres-tígio junto à sociedade, são frequentemen-te guindados aos Tribunais Constitucionais e ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Em suma: os profissionais da educação, em to-das as áreas do conhecimento, merecem o devido respeito e consideração pela comunidade escolar, pelo Poder Público e pela sociedade brasileira. Eventuais excessos ou omissões devem ser apu-rados, nos termos da lei, sem generalizações “ad terrorem” que violam as expectativas legítimas dos cidadãos no Estado de Direito.

Mensagem

do Bispo

Dom JaimePedro Kohl

Bispo de Osório

Entrando na Semana Santa, quando fazemos memória da entrada de Jesus em Jerusalém e vivenciamos os últimos momentos da vida do Filho de Deus sobre a Terra, passando pela morte de Cruz e abrindo-se um novo horizonte cheio de esperança pela sua ressurreição, fica no ar a men-sagem que algo novo aconteceu e, com isso, o in-ício a uma nova humanidade. Uma humanidade reconciliada entre si e com o Pai em Cristo Jesus. Cristo nossa paz: “do que estava dividido fez uma unidade” animada pelo Espírito Santo derrama-do nos corações que confessam a fé, assuminderrama-do o Batismo.

Como muito bem atesta o número 137 do tex-to-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: “O Espírito Santo anima e vivifica as comu-nidades. É Ele que nos movimenta para realizar gestos concretos em favor da paz que já temos em Cristo. É o Espírito Santo que abre nossos olhos, mentes e corações para que percebamos o sentido da afirmação da Carta aos Efésios que diz: ‘As-sim, não sois mais estrangeiros nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da família de Deus’ (2,19). Essa nova humanidade que floresce sob o mesmo Espírito fez com que ‘fostes inte-grados na construção que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cris-to como pedra mestra’ (2,20ª). ‘É nele que Cris-toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor’ (2,21).”.

As comunidades cristãs são chamadas a ser-em espaços que geram esperança e possibilitam sonhar, exercitar e concretizar a Boa-Nova de que podemos ser protagonistas de histórias sem discriminações, preconceitos e violências. Uma comunidade viva e coerente com o Evangelho esforça-se para experimentar essa nova realidade revelada em Cristo, ou seja, sem relações de in-justiça, de poder opressor, de desigualdade, abuso e orgulho (cf. 139).

A partir da amorosidade e da paz somos livres para incluir, ser solidários, praticar o diálogo, re-speitar todas as tradições de fé, viver em horizon-talidade, sermos justos nas relações econômicas (cf, 140). Muitos muros têm sido derrubados a partir da fé em Jesus Cristo e pontes de diálogo e aproximação têm sido construídas (cf. 142).

Acreditamos que seguindo por esse caminho do seguimento de Jesus, iluminados pela Palavra e deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, uma nova humanidade é possível. E nós que confes-samos a fé cristã, fortalecendo a unidade na di-versidade, temos a missão de promover essa nova humanidade. Nossa participação na coleta da sol-idariedade pode ser uma primeira manifestação da nossa vontade de engajamento nessa missão no mundo.

Para refletir: Faz sentido essa reflexão sobre a nova humanidade? Vejo como um caminho pos-sível de ser percorrido ou mera utopia? Do que vai depender? Qual poderia ser minha colaboração para que essa proposta possa se concretizar?

Textos bíblicos: Is 50, 4-7; Fil 2,6-11; Mc 11, 1-10; Sl 21(22).

Uma nova humanidade

é possível?

Missa com bênçãos dos Ramos Igreja Santa Luzia Sábado 27 - 17h e 19h Domingo - 9h, 17h e 19h

(5)

JORNAL DO MAR

26/03/2021 - 05

JORNAL DO MAR

TORRES

Com o propósito de ampliar as ações de prevenção e combate à propagação da Covid-19 em Torres,

junto às famílias e indivíduos vulne-ráveis, o prefeito Carlos Souza as-sinou o Decreto 38/2021, que abre

crédito extraordinário ao orçamento do exercício de 2021 para a Secreta-ria de Assistência Social e Direitos Humanos com a finalidade de am-pliar as ações realizadas em decor-rência da pandemia na cidade.

A suplementação é no valor de R$ 675 mil e teve a entrega da docu-mentação de crédito extraordinário na tarde dessa última segunda-feira, 22 de março, pelo prefeito Carlos Souza, ao secretário municipal de

Prefeito abre crédito extraordinário ao orçamento 2021 para a

Assistência Social ampliar atendimento durante a pandemia

Assistência Social, Fábio da Rosa. Além da participação do prefeito e do secretário, o ato contou com as presenças do vice Fábio Amoretti, e do secretário da Fazenda, Cláudio Paranhos.

Fábio da Rosa mostrou-se satis-feito por ter condições de manter e ampliar o trabalho que vem reali-zando desde o início da gestão, prin-cipalmente na prevenção e enfrenta-mento da Covid-19.

Da esquerda para direita, Paranhos, o prefeito, Fábio e Amoretti, quando da oficialização do Decreto.

O secretário de Assistência So-cial e Direitos Humanos Fábio da Rosa realizou a entrega na manhã desta sexta feira, 19 de março, 55 kits de limpeza e higiene como for-ma prevenção ao enfrentamento da pandemia da Civd-19, aos benefici-ários do Programa Frentes de Traba-lho, Cidadania e Qualificação.

A entrega foi realizada na Secre-taria de Obras e Serviços Públicos com a presença do secretário Mauro Dias e a responsável pelo Programa, Edna Saldanha de Sá.

A iniciativa possibilita aos bene-ficiários e suas famílias terem condi-ções para o hábito na prevenção dos cuidados de higiene e limpeza.

Secretário da Assistência Social entrega

kits de limpeza e higiene aos beneficiários

do Programa Frentes de Trabalho

O Polo CEDUC/Torres da Cru-zeiro do Sul Virtual, marca de en-sino a distância da Cruzeiro do Sul Educacional, está com inscrições abertas para o Ensino Superior em 2021 com o benefício da Bolsa Enem.

As vagas estão disponíveis para os candidatos que realizaram o Enem 2020, e eles poderão garan-tir bolsa a pargaran-tir de 300 pontos no exame.

Os descontos, que vão de 20% a 100% para o curso todo, são pro-porcionais ao desempenho do aluno no exame e destinados apenas para cursos de graduação na modalidade a distância.

As pontuações entre 300 a 599,99 garantem bolsa de 20%; en-tre 600 a 699,99, o desconto é de 30%; de 700 a 799,99 pontos, os vestibulandos têm 50% de descon-to; e, por fim, descontos de 100% para notas acima de 800 pontos.

Os aprovados poderão realizar a matrícula e começar as aulas do curso escolhido ainda nesse semes-tre. Com a posterior divulgação da

nota do Enem 2020, no próximo dia 29 de março, pelo site do Inep (Ins-tituto Nacional de Estudos e Pesqui-sas Educacionais Anísio Teixeira), o aluno poderá solicitar a atualização do valor da mensalidade conforme a pontuação obtida.

As inscrições para o processo seletivo via Enem 2020 na Cruzei-ro do Sul Virtual estão abertas e são gratuitas. Para saber mais, os inte-ressados podem entrar em contato por WhatsApp com o Polo CEDUC/ Torres: (51) 3626-3902.

Os cursos de graduação a distân-cia do Polo CEDUC/Torres conta com a certificação da Universidade Cruzeiro do Sul.

SERVIÇO

Bolsa Enem Cruzeiro do Sul Vir-tual 1º semestre 2021 - EAD.

* Site: cruzeirodosulvirtual.edu.

br;

* Via Enem, a inscrição é gratui-ta;

* Condição especial: primeira

mensalidade, R$ 49,00;

* Endereço Polo CEDUC/Torres: rua Coronel Pacheco, 177,

Centro;

* Telefone/WhatsApp: (51) 3626-3902.

Cursos de graduação com bolsa de até 100% a partir da nota do Enem

(6)

JORNAL DO MAR

26/03/2021 - 06

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

O papo é

Meio

Ambiente

Roger Maciel

Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

Ambiental. Mestrando em Ciências Ambientais. Dúvidas, sugestões ou críticas: email: roger_smaciel@hotmail.com

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Olá, Amigo Leitor(a)! Como já passou um ano que estamos vivendo na pandemia, resolvi reler algumas colunas que fiz em março do ano passado. Por incrível que pareça o que escrevi há um ano ainda é atual, ou seja, estamos andando em círculos, mas com um agravante, hoje estamos com mais de 300 mil mortes pela COVID-19, uma triste realidade, pois, com certeza estaríamos em melhor situação se todos estivessem fazendo a sua parte. Resolvi então publicar novamente. O texto abaixo foi escrito em 19/03/2020. Vamos lá!

Após os inúmeros decretos e resoluções que todos os governos estão tomando, não poderia ser diferente a coluna de hoje, pois, para acabar com o COVID-19 precisaremos unir forças e todos focarem na cura, evitando coisas simples, como aglomerações. O COVID-19 ainda não tem a cura com medicamentos, então fazer nossa parte é muito importante.

O nome “pandemia” assusta, mas não muda nada na realidade da proliferação do vírus. Ela é usada quando uma doença não se restringe apenas a uma região específica, mas sim por todo o globo. Inicialmente, o vírus estava apenas na China, mas se espalhou rápido assim que saiu da região. Metade dos países infectados pelo coronavírus apresentou seu primeiro caso nos últimos 10 dias.

O que é o Coronavírus? Cononavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O período de incubação do vírus varia de 2 a 14 dias e a transmissão dele de forma geral ocorre apenas quando persistirem os sintomas (coriza, tosse, febre, dor de garganta e etc). Para prevenir a transmissão do vírus alguns cuidados simples são muito eficazes, enumerei cinco aqui.

1 - Lavar sempre as mãos com água e sabão ou use álcool gel;

2 - Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

3 - Evite aglomerações e se estiver com sintomas da doença fique em casa isolado;

4 - Mantenha os ambientes bem ventilados;

5 - Não compartilhe objetos pessoais (talheres, pratos, copos, canetas e até mesmo o nosso tradicional chimarrão).

Até a próxima, PRESERVE O MEIO AMBIENTE!

Andando em círculos

Francisco Reis

turismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou sugestões: chicoreistur@yahoo. com.br

O Turismo

Não é o Vilão

TURISMO

EM PAUTA

Olá meus amigos! O assunto para hoje é apenas comentar aqui e deixar minha opinião sobre o que algumas pessoas estão falando sobre o turismo em meio aos casos de Covid- 19 que cresceram muito neste mês de março em todo o país e em nosso estado gaúcho.

Existe inclusive uma campanha de vários profis-sionais do turismo que se manifestaram nas ruas de Canela e Gramado – RS na quarta – feira (24-03-21) com faixas e dizeres onde afirmamos que o Turismo Não é o Vilão para o aumento de casos de Covid – 19 por várias partes do Brasil.

Todos os segmentos do turismo no mundo inteiro e também em nossa região adotaram os protocolos de segurança, reduzindo número de participantes nos passeios e seguindo todas as orientações que pedem segurança a vida de todos os participantes, estamos como todo e qualquer segmento de trabalho neste país, tentando se adaptar e de forma correta tentando trabalhar em meio a uma pandemia.

Minha posição a este tema é o seguinte: afirmar que o turismo é vilão está errado, talvez possa ser o comportamento de algumas pessoas não seguirem os protocolos de segurança aonde vai além do turismo.

As aglomerações espalhadas por todas as partes, principalmente em ambientes fechados, a não utili-zação de máscaras corretamente, talvez esteja aí uma idéia de como o vírus se espalha de forma rápida e chegamos onde estamos.

Não quero fazer polêmicas, apenas defender de forma profissional, responsável a categoria do turismo que vem como muitos sofrendo da falta de trabalho, mas também dizer que o turismo é o vilão é incorreto.

Quem sabe começamos a observar em volta e fazer mais e melhor nossa parte até que tudo isso passe, sem querem achar um culpado, mas sim encontrar a cura e paz para toda a humanidade!

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02 Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Recepitivo

Emissivo

Guias MTUR Roteiros Turismo Ecoturismo Cicloturismo

Agência de

Turismo

Passagens Pacotes Shows Eventos Cruzeiros

COLUNA

SEMANAL

Dio Santanna diosantanna.escritora@gmail.com

Quem me habita

Sou a que não vês. Que com este ímpeto incontro-lável de viver, vive. Sempre fugidia do não-ser. Que não se basta nas palavras. Nos desejos incontidos. Que ao olhar as cicatrizes, na palma da alma, percorre as linhas na pele quente, que vão do músculo no peito a este pulsar errante.

A que não controla. Impulso ardente. Que em seus rituais cíclicos, se morre. Se nasce. É vendaval ao invés de calmaria. Por puro gosto pelo vento. Voa livre. Muda de rota. De gosto. De sentimento. E prefere inverdades vividas a meia verdades. Medíocres, pequenas.

Sou a que não vês. Que de tanto querer, se reinventa a cada instante. A cada palavra parida. Não se completa nunca e faz da busca sua constante inconstância. Pleni-tude é não encontrar-se. O fim não a seduz.

Que faz da tirania dos desejos, sua alquimia. Seu

desejo maior: a palavra. Faz da sua incompletude, ca-minho. E a alma delira o não encontro. A busca é pura alforria. Liberdade é ser o que é. Se provocar, sustente.

Sou a que não vês. Que faz da dor, sua fortaleza. La-birinto que parece não ter fim. Travessia solitária. E no fim, enfim, é recomeço. A que em lágrimas, se hidrata. E da pena faz poesia. Não se apequena.

Que se permite tudo. E se reconhece sempre. Tran-sita entre mundos e verdades. E quem a vê, sabe, sente. No olhar. Se basta e se continua. Nua essência. Inde-cência crua. Não se define. Não se julga. Não condena. Pulsa.

Sou a que não vês. A que se quer sem âncora. Por se querer rio. Que no instante vivido, é. E no mesmo, não mais será. Que bebe de si para matar a sede. E a boca sedenta, se quer rio, outra vez. A correr.

A que não se vê inteira. Por se querer metade. In-completa. Na eterna busca dos “eus” em mim . E só na paixão se refaz. Se dilui. Se inquieta. Transbordante--mente. Alma que não se contém. Que incansavelmente se procura.

Eu sou. Quem na palavra me habita.

Interessante que existem situações que não vamos escapar nunca, e uma delas é o passa-mento, a morte como muitos dizem. Mas o passamento é algo certo em nossa existência e normalmente não comentamos sobre isso, pois sempre temos a esperança de que não acontecerá conosco.

Nos preocupamos em acumular somas que muitas vezes nem sabemos a realidade de nossos bens, pois muitos costumam mentir à receita federal por ocasião da declaração de renda que acabam acreditando que o informado é realmente a verdade.

Os noticiários estão ai pra gente ver, pessoas que em meio a pandemia, onde muitos estão isolados esperando uma vacina participam de baladas, encontros, como se nada estivesse acontecendo no mundo, a exemplo de um jogador famoso que recentemente foi preso por estar além de participando de aglomeração praticava delito em meio a lazer em um cassino de jogatina, o que é proibido por Lei.

Mas para que nos preocuparmos com a morte? Temos que nos ater a vida! Deus nos criou para a vida. Somos o princípio inteligente do universo e fomos criados para a eternidade, pois o Poderoso Arquiteto do universo não ia criar para destruir logo ali adiante! Temos um corpo perecível é verdade, cujo corpo é próprio de cada Planeta que vamos habitando ao logo das nossas inúme-ras encarnações, como espírito/alma que somos. O Ser mais perfeito que passou pela Terra nos disse que existem muitas moradas na casa do Pai. Talvez muitos não entenderam até hoje o que sejam estas moradas, mas elas são os diferente mundos que poderemos e até já habitamos em alguns! Também entendemos que a “Casa do Pai” é o universo!

Portanto não nos preocupemos com a morte física. Ela virá para todos nós. Preocupemos em cumprir com eficiência nossos objetivos pelos quais viemos à Terra. Claro que uns vão ter sofrimento nos momentos que se aproximar o passamento, enquanto que outros vão se ir serenamente, isto depende do merecimento de cada um.

A faze evolutiva nossa é diferente de uma pessoa para outra e isso é o que determina como vai ser o desencarne de cada um. Mas segundo os espíritos amigos nos informam em nossas reuniões e que também consta na literatura, a morte não é como algo que se arrebenta. É como se um laço fosse desatado.

Portanto amigos, vamos focar na vida. Prote-ger nosso corpo carnal. Nos cuidado para que a energia que temos dure o maior tempo possível.

(7)

JORNAL DO MAR

TORRES

26/03/2021 - 07

Avenida Brasil, nº 99, esquina com a rua Itália, bairro Igra Sul, em Torres. Contatos: email

double.v.bordados@hotmail.com - fones

993333030 - WhatsApp 981914569

Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres

ATENÇÃO!

Férias

coletivas

Retornaremos dia 1º de abril de 2021.

Coelhinhos para crianças, enfeites para deco-rar a casa, guardanapos para destacar um ótimo almoço no dia da Páscoa e outras variadas formas sempre remetendo para à data, podem ser adqui-ridas por meio da Casa da Terra e Artesanato, en-volvendo artesãos torrenses. O espaço está todo decorado para esperar o coelhinho, desde o lado externo. Uma infinidade de produtos relaciona-dos à Páscoa estão expostos no local.

A ocasião é apropriada para um agrado, até para amenizar os dias difíceis em que atualmen-te se encontra todo o universo. A pandemia não pode tirar o brilho da Páscoa. Para o dia 4 de abril, o artesanato em geral é muito procurado. Com o intuito de aproximar o artesanato torrense dos consumidores nesta época de pandemia, vá-rios acessos foram criados.

A Casa fica na Avenida Barão do Rio Branco com Avenida General Osório, com atendimento presencial, de segunda a sexta, das 13h30min às 18h. E via on-line, a coordenação da Casa prepa-rou uma série de acessos para facilitar a procura das lembranças feitas à mão e com carinho. Você pode adquirir presentes pelos seguintes cami-nhos e com entrega em sua casa: através do fone e whats (51) 99510 1016, por instagram casada-terratorres e ainda pelo site casadaterra.torres.

rs.gov.br.

O secretário de Trabalho, Indústria e Comér-cio, Alexandre Porcatt, comenta que o local fir-mou-se como mais um ponto turístico da cidade, e a diretora de Trabalho e Qualificação Profissio-nal, Sâmera Elias, mostra-se muito satisfeita com o resultado positivo das ferramentas criadas, pois têm sido fundamental para os artesãos financei-ramente.

“Neste momento delicado precisamos buscar

alternativas de vendas bem como fomentar o de-senvolvimento econômico”, salienta o secretário. Diante da pandemia, não deverá ser uma Páscoa maravilhosa, mas vai ser boa e melhor do que no ano passado, quando todos ainda estavam surpreen-didos com o quadro. Na Casa da Terra, este ano os artistas fizeram um maior planejamento e aguardam todos com uma bonita produção. O grupo aposta na diversificação e reinvenção das artes expostas.

Com itens para todos os gostos e bolsos, Casa da

Terra e Artesanato é ótima opção para a Páscoa

Foto Taís Abel

O prefeito Carlos Souza e o secre-tário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, receberam no gabinete do prefeito nesta terça (23), o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Torres (APAE), Alexandre Turatti de Rose, para formalizar a assinatura do Termo de Fomento de repasses financeiros a enti-dade. Os valores são de R$ 96.000,00 (noventa e seis mil reais) por meio de subvenções sociais através de recursos próprios do Fundo Municipal de Assis-tência Social e de R$100.000,00 (cem mil reais) através de Emenda Parla-mentar nº 202028610008, do deputado federal Danrlei de Deus, neste ato

re-presentado pela senhora Dione Andréa, presidente do PSD, e do vereador Jacó Miguel Zeferino.

O presente Termo de Fomento tem por objeto a colaboração institucional da APAE com a finalidade de promover ações de interesse público e recíproco em regime de mútua cooperação entre o Município de Torres e a Entidade, mediante transferência de recursos fi-nanceiros. A iniciativa proporciona o atendimento em educação especial de pessoas com deficiência intelectual e múltipla objetivando a garantia da ci-dadania e dos direitos fundamentais dos munícipes torrenses portadores de ne-cessidades especiais.

Prefeitura de Torres realiza repasses

financeiros para a APAE de Torres

(8)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

26/03/2021 - 08

Escola de Educação Básica

São Domingos

TORRES - RS

No último dia 10 de março, foi celebrado o nascimen-to da Bem-aventurada Clélia Merloni. E, para comemo-rar os seus 160 anos, o Serviço de

Pastoral Escolar preparou uma atividade muito especial com os educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Ini-ciais).

E, como em toda boa festa de aniversário, não pode faltar um bolo para cantar-se os parabéns. Neste sentido, o Serviço de Pasto-ral, em parceria com as

educado-ras regentes, visitou a live das turmas e ensinou os educan-dos a preparar um delicioso bolo de caneca.

Além de ensinar a receita, o Serviço de Pastoral também

Celebração do aniversário da Bem-aventurada Clélia Merloni

falou sobre as virtudes de madre Clélia, o quanto ela é importante para o Instituto das

Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e que deve-se seguir os seus passos levando a ternura do Coração de Jesus por onde formos. “Nossa vida é como uma receita! Devemos estar atentos a qualidade de todos os ingredien-tes que colocamos nela para

que ela tenha mais cor e sabor, as-sim como foi a vida de Madre Clé-lia”, afirma o educador, Adriano Bitencourt. Nas fotos, momentos da comemoração.

“Torres, Paixão e Fé”,

boa atração na Páscoa

Dos dia 1º a 04 de abril, acontecerá o Projeto Cultural: “Torres, Paixão e Fé”, com transmissão pela página do facebook da Prefeitura de Torres, a partir das 20 horas, para celebrar a Páscoa 2021.

Durante os 4 dias de evento, as lives serão distri-buídas em shows musicais de Rodrigo Scandolara e Misael Monteiro, documentário especial da via sacra com Luiz Carlos Izzo, conversa com Padre Leonir Alves e também como aprender a fazer ovo de páscoa caseiro.

O evento tem o patrocínio da Corsan - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, produção cultu-ral da One Brazil Produções, realização Prefeitura de Torres e apoio do JORNAL DO MAR e Rádio Maristela.

(9)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

26/03/2021 - 09

Havendo o número regimental de vereadores presente foi declarada aberta a presente Sessão.

Projetos de Leis 1ª Sessão em Pauta (leitura)

- Projeto de Lei no 019/2021, oriundo do Po-der Legislativo, que: “INSTITUI O DIA MUNI-CIPAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTIS-MO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO MUNICÍPIO DE MAMPI-TUBA/RS”.

- Projeto de Lei no 020/2021, oriundo do Po-der Legislativo, que: “INSTITUI O DIA MUNI-CIPAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO DIA DA SÍNDROME DE DOWN NO CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO MU-NICÍPIO DE MAMPITUBA/RS”.

Projetos de Lei 2ª Sessão em Pauta (Comissões) - Projeto de Lei no 015/2021, oriundo do Po-der Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDI-TO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMEN-TO MUNICIPAL DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Projeto de Lei no 016/2021, oriundo do Poder Executivo, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ALTERAR LEI MUNICIPAL Nº 478/07 DE 21 DEZEMBRO DE 2007, QUE CRIA O CONSELHO

MU-INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL

DE VEREADORES DE MAMPITUBA

Na última segunda-feira (2 de março), foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo da 7ª Legislatura. Presentes os vereadores Ernani da Silva (Nandi/MDB), presidente - José Dal-mei Correa Borges (MDB), secretário - Jailson dos Santos (Jaia/PTB) - Ivam Carlos Matos (MDB) - Vilson Moro (MDB) - Noerci Roldão da Silva (CesaPTB) - Valmir Roldão Evaldt (Peto/Progressistas) - Ricardo de Oliveira Lumertz (o Professor/PT) e Lucas Santos de Oliveira (MDB).

NICIPAL DE HABITAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

- Projeto de Lei no 017/2021, oriundo do Po-der Executivo, que “INSTITUÍ O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MAMPITUBA (PRODEM) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Expediente dos Vereadores

Respeitando acordo entre todos, em função da bandeira preta, ninguém se manifestou.

ORDEM DO DIA

- Projeto de Lei no 013/2021, oriundo do Po-der Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR POR TEMPO DETERMINADO, POR EXCEP-CIONAL INTERESSE PÚBLICO, NOS TER-MOS DO ART. 37, IX DA CONSTIUIÇÃO FE-DERAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Aprovado por unanimidade.

-Projeto de Lei no 014/2021, oriundo do Po-der Executivo, que: “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDI-TO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMEN-TO MUNICIPAL DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Aprovado por unanimida-de.

Nada mais havendo a tratar o presidente de-clarou encerrada a Sessão.

Escritório de

Advocacia

Assessoria jurídica

direito público

eleitoral - ação de

inde-nização por dano

mate-rial e moral - acidente de

trânsito - usucapião -

Co-brança - previdenciária

separação, divórcio.

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min. Edifício Zortea, Avenida

Barão do Rio Branco, 243/502 - Fone (51) 3664.1873 - E-mail: ivo.mr@terra.com.br.

Dr. Ivo dos Santos Rocha

- OAB N° 18354

Drª Vivian Pereira Rocha

- OAB N° 47971

Dr. MARCOS VINICIUS TORRES - OAB/RS 68.663

CAUSAS TRABALHISTAS E CRIMINAL

Três Forquilhas, no último sábado (20), com-pletou 29 anos de emancipação. Na segunda-fei-ra, na Câmara de Vereadores, que voltou a ter es-paço para pronunciamentos, vários edis citaram a data, entre eles o presidente, Sérgio Prusch Witt, Silvério Beck Konig, Gélcio Sparremberger Witt, Ezequiel Rocha Guimarães (Zeca) e Jarbas

Jaco-“Maior presente de Três Forquilhas foi ter se emancipado de Torres”

by Brehm.

Este, o mais empolgado, destacou que “o maior presente que nossa cidade ganhou até hoje foi ter se emancipado de Torres”.

Lembrou que, na sua opinião, “se Três Forqui-lhas hoje ainda fosse Distrito de Torres, não tería-mos a saúde de qualidade que tetería-mos, a educação

que nos é motivo de orgulho e não teríamos o maquinário que hoje atende bem todos os nossos moradores que precisam de estradas boas e aten-dimento digno na agricultura”.

Três Forquilhas começou a ser administrada, em 1972, por Darcy Brehm e Sérgio Witt. Na ad-ministração seguinte assumiram José Hoffmann (seu Zezinho) e José Anilton (professor Anilton).

Aí assumiu Rubem Brehm Justo (Rubão), ten-do como vice Carlos Enilten-do Brehm. Esta dupla reelegeu-se com facilidade, mas aí a doença pe-gou Rubão que faleceu em 2007, deixando a Pre-feitura nas mãos de Enildo.

Foi a vez então de Paulino da Silva Azevedo (Paulinho) virar prefeito, com Leôncio Justin de Vice. Depois Paulinho reelegeu-se, aí tendo como vice Odécio Jacoby Brehm.

A nova eleição colocou como prefeito e vice Robson Bobsin Brehm (Robinho) e Ivair Konig da Silva.

Os dois tentaram a reeleição na eleição passa-da, mas foram superados, por pouco por Loraci Melo (Lola) e Jairo Melo.

Morrinhos do Sul adquire Câmara

Fria para armazenamento de vacinas

Desde o dia 16 de março, a Secretaria de Saú-de Saú-de Morrinhos do Sul, conta com uma câmara fria para o armazenamento de vacinas. O objetivo da compra é acelerar a vacinação contra a

CO-VID-19, desde a última atualização, em 23/03, no 11° vacinômetro, já foram aplicadas 370 doses no município.

O equipamento foi adquirido com recursos próprios e até então não existia em nenhum dos postos de saúde. Além de ser um equipamento obrigatório para o armazenamento das vacinas, o mesmo conta com sistema de baterias que ga-rantem 48 horas de funcionamento do sistema de refrigeração mesmo com a falta de luz.

A Secretária de Saúde, Neca, reforçou o pedi-do a população para o uso da máscara, álcool em gel e para que mantenha o distanciamento.

“É o momento mais crítico da pandemia, es-tamos fazendo todos os esforços para aplicar as doses, que vem do Estado, o mais rápido possí-vel. Agradeço toda equipe de saúde que não mede esforços nessa luta, todo meu reconhecimento a esses profissionais” destacou a secretária, que no ato do recebimento estava acompanhada do pre-feito Marcos Venicius Evaldt e da vice Leoni Fe-licidade Carlos, como mostra a foto a esquerda.

(10)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

26/03/2021 - 10

Av. Castelo Branco, 1598 - B: Engenho Velho - Torres /RS

Jorge Bauer e Nil-da Machado Bauer, de Torres, completaram na última segunda as Bodas de Coral (35 anos de casamento). “Com muito amor, companheirismo, res-ponsabilidade ao lado de nossos filhos, genro e nora e nossa netinha que amamos muito”. Parabéns ao lindo ca-sal e que venham muito mais comemorações.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

BANCO 34 T A E V A R E J I S T A L A M E N T A R A P O S T A T A I D O L E D I R A D R E N O I S E U C A B B U R R I N H O A A I O A I S I C R A N O A A A D A N A N U M D E L A A S I L O V R U S A R A D O S Feito com propósito Fundador da cidade de Niterói (RJ) Deplorar; lastimar Que aban-donou a fé Ídolo, em inglês Tubo para assepsia de feridas Banda que com-pôs "Take on me" Pronome possessi-vo masculino Capital da Arábia Saudita Sangue do receptor universal Bomba do freio hidráulico de carros "Amigo" do fulano e do beltrano Ponto a ser atingido pelo tiro Em um (Gram.) Manobra do surfe com giro de 360o Pedido do persegui-do político Que pertence àquela mulher Dera serventia a Vale-refeição (abrev.) Sistema operacio-nal da Microsoft Unidade federativa (?) Bernar-di, escritora Assim (?): amém (?) Mace-do, bispo Adultera Antiga estação espacial Camareiro (bras.) Motivo; razão Pano velho Ornar em volta É tradicio-nal nas escolas de samba O comer-ciante que compra no atacado Grito de dor Sucesso do U2

3/a-ha — ars — one. 4/idol — riad.

RESPOSTA CRUZADA

Canal Andrepesca, inscreva-se e

curta para ajudar a crescer.

- Algerosas - Colarinhos - Coifas

- Calhas de até 7,5 m sem emenda

Av. Assis Brasil, 786 - Arroio do Sal/RS

Edinéia Pereira, de Torres, comemora mais uma primavera na quar-ta (31). “Parabéns para você! Desejamos um aniversário muito espe-cial e alegre, e que a sua vida seja sempre abenço-ada por felicidade, saúde e amor.”

Simone Webber, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da exis-tência na quinta (1º/04). “Você é uma pessoa es-pecial e é por isso que merece tudo de bom em mais esse ano de vida! Feliz aniversário!”

Norton Maggi, de Tor-res, comemora mais um ano de vida no domingo (28). “Feliz Aniversário! Que especialmente neste dia se celebre o amor e a paz para seu coração se tornar ainda mais belo!”

Leticia Vargas, de Torres, apaga as veli-nhas na segunda (29). “Feliz Aniversário! Que a felicidade acom-panhe sempre você, não só hoje, mas todos os dias da sua vida.”

Maira Monteiro, de Três Cachoeiras, colhe mais uma rosa no jar-dim da existência no domingo (28). “Espero que hoje você celebre seu dia especial junto dos que mais ama, e que o seu coração se aqueça com todo amor que receber. Feliz ani-versário! G a b i Krás, de T o r r e s apaga as v e l i n h a s na quinta (1º/04). “Feliz Aniversário! Que seja um dia inesque-cível e o início de um novo ano na sua vida cheio de felicidade e muitas realiza-ções.

Márcia Oliveira, de Tor-res, comemora mais uma primavera nesta sexta (hoje, 26). Parabéns e que Deus lhe encha de bençãos, e que todos que vivem ao seu redor possam te dar um abraço neste dia!! A l z i r a Hainzenre-der Scheffer, ex vice pre-feita de Três Cachoeiras, c o m e m o r a mais um ani-versário na quarta (31). Parabéns!

(11)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

26/03/2021 - 11

36645455 36261555

VENDE OU ALUGA RESTAUANTE E CASA

Com 450 metros de área construída no restaurante, mais casa ao lado com alojamento

comple-to para funcionários, garagem e lavanderia, 3 depósicomple-tos e casa na parte superior. Área comple-total: 2 hectares, sendo 20.000 metros de terras. Descrição: tudo de tijolo a vista e pronto para trabalhar.

Venda ou aluguel anual. Tratar nos números: 51 998064597 (WhatsApp) - 995658023 - 54 997152650 ou 35041328.

Estrada RS 486/Rota Do Sol Km 3,5 Aratinga S/N, São Francisco de Paula. Raquel Ma-chado Pacheco, Primeira Dama de Mampituba, comemora mais uma primavera hoje (sexta, 26), ao lado do seu esposo, prefeito Pedro Juarez. “A vida é mara-vilhosa e viver é um privilégio, por isso come-morar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida!”

Gabriela Hainzenre-der, de Três Cachoeiras, apaga as velinhas na ter-ça (30). “Feliz aniversá-rio! Você merece o melhor, muita saúde, paz e amor. Parabéns! Fabia-na Raupp Valim Le-ffa, vere-adora de Três Ca-choeiras, comemo-ra mais uma pri-m a v e r a na quarta (31). “Completar mais um ano neste mundo é o maior presente que podemos desejar. Feliz aniversário e que a vida lhe sorria sempre!

Cristiano Selau, comemo-ra seu niver hoje (26). “O que falar dessa pessoa tão espe-cial, além de marido, amigo, confidente e além de tudo um grande paizão, então sexta--feira, hoje, comemora mais um ano que você nasceu está na beira do trintou, mas fal-ta ainda 2 anos, está fazendo seus 28, quero te desejar toda felicidade do mundo, claro ao

meu lado né e dos seus filhos que Deus sempre te abençõe e te ilumine, saiba que nós te amamos muito os votinhos vão de sua esposa Daiana seus filhos Caíque e Ana Priscila e de seus pais Dinamar e Antônio, de suas irmãs e familiares orgulho de ti nosso guerreiro!”

Lúcia Pereira dos Santos, esta senhora simpáti-ca aí, completou ontem 76 anos. Lá em São João do Sul, onde ela mora, os abraços foram muitos. Os mais carinhosos, dos filhos, um em especial, da Cleusa, aí com ela, que trabalha aqui no Jornal do Mar. Felicidades queri-da dona Lúcia!

(12)

JORNAL DO MAR

VARIEDADES

26/03/2021 - 12

LINHA DO TEMPO

Onde vocês leitores poderão matar a curiosidade e relembrar o passado. Conhecer histórias e desfrutar de lembranças compartilhadas.

Morrinhos do Sul, esta localizado no litoral do

Norte do Rio Grande do Sul, limitando-se, ao nor-te, com o município de Mampituba; ao sul, com Três Cachoeiras; ao leste, com Torres e Dom Pe-dro de Alcântara e ao oeste com Três Forquilhas.

História - O nome teve sua origem devido a

muitos morros existentes no local, em sua eman-cipação passou a chamar-se Morrinhos do Sul, para diferenciar de outro município com o mesmo nome.

Carlos, Evaldt, Selau e Hendler foram alguns dos colonizadores alemães que, com seu empenho e dedicação, desbravaram e povoaram a localida-de, colonizada a partir de 1825.

Formação Administrativa - Elevado à

cate-goria de município com a denominação de Morri-nhos do Sul, pela Lei Estadual n.º 9.602, de 20-03-1992, desmembrado do município de Torres. Sede no atual distrito de Morrinhos do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Municipal n.º 36, de 18-08-1993, fo-ram criados os distritos de Costão, Morro de Den-tro e Morro do Forno e anexado ao município de Morrinhos do Sul.

Em divisão territorial datada de 1995, o mu-nicípio é constituído de 4 distritos: Morrinhos do Sul, Costão, Morro de Dentro e Morro do Forno.

Assim permanecendo em divisão territorial da-tada de 2007.

Lembrança

Morrinhos do Sul, perde memória viva, da Escola Básica Estadual Sagrada Família.

Lídia Julieta Flesch Borges, diretora Lídia ou Dona Lídia, natural de Gramado, com 91 anos de idade, filha de José Adriano Flesch, conheci-do agrimensor, casou-se com Calino José Borges, marceneiro, agricultor e pessoa muito ativa nas ações junto da igreja católica. Dessa união ficam filhos, netos e bisneta.

Professora e diretora na Escola Estadual Bá-sica Sagrada Família de 1960 até 1985, quando se aposentou. Em 2017, aceitando convite da atu-al diretora da Escola, professora Janete Borges, Dona Lidia resgatou suas memórias, sem auxílio de arquivos escritos e registrando de próprio pu-nho, datas, nomes e ações que alicerçam a exis-tência da Escola Sagrada Família.

Em 1959 foi criada a Escola com nome de

Es-MORRINHOS DO SUL

HORÓSCOPO SEMANAL DE 05/03 à 11/03

Áries - 21/03 a 20/04 - Uma semana bastante

dinâmica e produtiva para você, ariano. Foco e determinação são seus aliados, em dias que favorecem inícios e trazem oportunidades.

Touro - 21/04 a 20/05 - Pense a longo prazo,

taurino, e ouse sonhar. Então sente e planeje o passo a passo para alcançar suas metas e resultados. Um bom momento para os estudos.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Criatividade é sua

maior aliada, geminiano, numa semana que favorece o novo e traz grandes oportunidades profissionais.

Câncer - 21/06 a 21/07 - Foco nas parcerias

e relações, canceriano, que elas podem ajudar em tudo que você precisa.

Leão - 22/07 a 22/08 - Aproveite esse

mo-mento para dar andamo-mento aos seus grandes sonhos e projetos, leonino.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Um ótimo

momen-to para mudanças, virginiano. E conte com as parcerias para isso. Uma semana de foco nos

No dia 20 de março de 2021, o sol entrou no signo de Áries iniciando o novo ano astrológi-co. Áries é o primeiro signo do zodíaco, o signo que inicia, representa a infância e os inícios. Os arianos possuem muita vontade e coragem para serem os primeiros, por isso, apreciam muito a conquista, o desbravamento e a aventura.

Áries é um signo cheio de vida e de entusias-mo. Onde temos Áries no mapa astral temos o sentimento de ‘ primeiro eu’, primeiro a minha vontade a ser atendida. As pessoas que tem o sig-no de Áries evidenciado sig-no mapa tem muita li-derança, pois sua autoconfiança influencia muito os demais. Inclusive, eles sempre preferem co-mandar, conquistar a receber ordens ou esperar as coisas acontecerem. A autoridade é muito natural para Áries e ele a pratica com muita naturalidade. Áries ama apreciar a vida, a aventura e o des-cobrimento de novas situações, pois assim está sempre iniciando e criando. O signo de Áries é regido pelo planeta Marte, que era o guerreiro na mitologia. Os arianos tem, entre outras caracterís-ticas, a capacidade de defesa, luta e competitivi-dade. Áries gosta de competir, de vencer e de ter seu espaço respeitado.

O signo de Áries por ser muito ativo e de ini-ciativa, vê a passividade e a omissão como gran-des defeitos. Para ele, a omissão é inadmissível em qualquer situação. Os arianos também são muito sinceros e avessos à mentira. Os sentimen-tos são muito verdadeiros, intensos e apaixona-dos, mas, o ariano não costuma guardar mágoas e rancores, pois ele mesmo, muitas vezes age por impulso, mas dificilmente se arrepende, na verda-de, é comum nem se lembrar do que aconteceu ou das palavras proferidas.

Quando Áries está em desequilíbrio no mapa, a pessoa não consegue enxergar o desejo do outro vendo apenas a sua ardente vontade, prejudican-do o convívio com os demais. Quanprejudican-do tem que ceder em alguns momentos, ele conhece um de seus maiores sacrifícios para este signo, a pon-deração.

O signo de Áries

colas Reunidas de Morrinhos. Recebeu também outras denominações, como Escola de 1º. Grau Es-tadual Básica Sagrada Família. A professora Lídia foi a segunda diretora desta escola, substituindo o diretor Bernadino Cesário de Oliveira. Foram 22 anos de atuação administrativa.

A Escola funcionava em prédio de madeira com 3 salas de aula, individualizadas por meio de paredes que não iam até o teto. Em 1971, a es-cola mudou-se para o atual prédio. Isso depois de ter sido adquirido terreno de 1 hectare, pela co-munidade escolar e doado ao Estado do RS, para que esse construísse o novo prédio da escola. Mais tarde foram construídas outras duas salas de aula, para que se pudesse solicitar e acolher as demais “séries”. Tudo sob o comando da diretora Lídia, com materiais e mão de obra da comunidade. Na época também foi registrado o CPM da escola, criada e organizada a biblioteca Érico Veríssimo, nas dependências dessa escola.

Todas essas ações foram pensadas, estimula-das, organizaestimula-das, coordenadas e administradas com trabalho incessante da diretora Lídia. Dire-tora Lídia deixa saudosos a comunidade escolar “Sagrada”, os habitantes de Morrinhos do Sul e seus familiares. Curiosidades: “Marco da Épo-ca”, foi organizado e depositado, com sua próprias mãos, junto ao atual prédio escolar, em localização revelada por ela, e arquivada na biblioteca escolar. (Jornais, listagem de governantes, moedas e cédu-las da época).

Em depoimento histórico deixa registrado: “Sou natural de Gramado, mas me considero CI-DADÃ DE MORRINHOS DO SUL”. Nossa gra-tidão, diretora Lídia, histórico e exemplo de em-preendedorismo comunitário.

O Rio dos Negros é ponto

tu-rístico de Morrinhos do Sul. Dona Lídia Borges

relacionamentos.

Libra - 23/09 a 22/10 - Um bom momento para

pensar em seus parceiros, libriano, e em como melhorar seus relacionamentos. Você pode ter ótimos momentos.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Um momento

interessante para organizar a rotina, escorpiano, de forma que ela fique mais feliz e prazerosa.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Um bom momento para

estar com quem você gosta, sagitariano. E se divertir. Bons ventos sopram em sua vida afetiva, aproveite.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Um bom

mo-mento nos assuntos familiares, capricorniano. Com boas conversas e entendimento.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Um bom momento

em termos de comunicação, aquariano. Isso indi-ca uma fase favorável para reuniões, encontros, negócios.

Peixes - 20/02 a 20/03 - Um momento

inspi-rador, pisciano, cheio de insights. Você vai saber o que fazer em cada momento e ocasião, aproveite.

GESTÃO DE SÍNDICO PROFISSIONAL - Atendimento emergência 24 horas. - Responsabilidade Civíl e Criminal.

- Controle da parte financeira e orçamentária.

- Ouvir atendimentos os con-dôminos, reclamações, sugestões e etc.

- Redução de custos.

- Reunião com o Conselho Fiscal periodicamente. - Administração de conflitos.

- Atendimento aos Condôminos.

- Manutenção periódicas e preventivas vistorias permanente ao condominio. Colocação de retros-pectivas de melhoras que foram feitas no Edifício ao alcance de todos os condôminos.

- Relatório fotográfico de todo Prédio e áreas comuns incluindo fotos de “antes e depois”.

- O Síndico proprietário permanece com a palavra final.

- Gestão transparente, tornando os condôminos mais informados por meio de circulares informativos etc.

Referências

Documentos relacionados

As propriedades patogênicas de uma das amos- tras de vírus isoladas do local do acidente (amostra 1.330), foram estudadas no coelho, cobaio e hamsters. A amostra de vírus mantida

Assim, a qualidade da informação parece se ligar a processos semióticos de uma troca intersubjetiva profunda entre os protagonistas – o toque de almas (Neubern, 2016b) – a

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Dessa forma, devemos limitar o uso do predicado verdadeiro à sentenças, essa será a extensão mais adequada para os propósitos em questão e “consequentemente,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São