• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL COBERTURAS ADICIONAIS AO PROCESSO SUSEP Nº / SEGURO ZURICH EMPRESARIAL GRANDE RISCO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL COBERTURAS ADICIONAIS AO PROCESSO SUSEP Nº / SEGURO ZURICH EMPRESARIAL GRANDE RISCO."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

COBERTURAS ADICIONAIS AO PROCESSO SUSEP Nº 15414.002402/2005-77 SEGURO ZURICH EMPRESARIAL GRANDE RISCO.

CONDIÇÕES GERAIS 1. OBJETO DO SEGURO

Este Contrato de Seguro tem por objeto garantir o interesse legítimo do Segurado em relação aos Riscos Cobertos nele previstos, sendo que a Seguradora o indenizará, em excesso à Franquia designada na Especificação da Apólice, até o Limite de Responsabilidade da Seguradora previsto na Especificação da Apólice, das quantias pelas quais o Segurado vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por Danos Corporais e/ou Danos Materiais causados a Terceiros, ocorridos durante a Vigência do Contrato de Seguro.

2. DEFINIÇÕES:

2.1. Limite de Responsabilidade

É a garantia do seguro que prevalece até o Limite Máximo de Indenização (LMI) contratado pelo Segurado para cada cobertura, respeitados os respectivos Limites Agregados (LA), e, quando cabível, o Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG).

2.2. Limite Máximo de Indenização por Cobertura (LMI) - Limite máximo de responsabilidade da sociedade seguradora, por cobertura, relativo a reclamação, ou série de reclamações decorrentes do mesmo fato gerador. Os limites máximos de indenização estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando.

2.3. Limite Agregado (LA): Valor total máximo indenizável por cobertura no contrato de seguro, considerada a soma de todas as indenizações e demais gastos ou despesas relacionados aos sinistros ocorridos, sendo previamente fixado e estipulado como o produto do limite máximo de indenização por um fator superior ou igual a um. Os limites agregados estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando.

2.4. Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG) - Representa o limite máximo de responsabilidade da sociedade seguradora, de estipulação opcional, aplicado quando uma reclamação, ou série de reclamações decorrentes do mesmo fato gerador, é garantida por mais de uma das coberturas contratadas. O LMG da apólice é fixado com valor menor ou igual à soma dos limites máximos de indenizações estabelecidos individualmente para cada cobertura contratada. Na hipótese de a soma das indenizações, decorrentes do mesmo fato gerador, atingir o LMG não estando o excesso coberto pelo seguro.

2.5. Seguro a Base de Ocorrência - É aquela que tem por objeto o pagamento e/ou reembolso das quantias devidas ou pagas a Terceiros pelo Segurado, a título de reparação de danos, estipuladas por Tribunal civil ou por acordo aprovado pela Seguradora, desde que os danos tenham ocorrido durante o Período de Vigência do Seguro e o Segurado pleiteie a garantia durante o Período de Vigência do Seguro ou nos prazos prescricionais em vigor.

(2)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

3. DEFESA EM JUÍZO CIVIL

3.1 - Quando qualquer ação civil (ou penal), vinculada a danos cobertos por esse seguro, for proposta contra o Segurado ou seu preposto, será dado imediato conhecimento do fato para a Seguradora, para a qual serão remetidas cópias das notificações ou de quaisquer outros documentos recebidos.

3.1.1 - Em tais casos, o Segurado (ou seu preposto) ficará obrigado a constituir, para a defesa judicial ou extrajudicial de seus direitos, procurador ou advogado, exceto nos casos em que a lei dispensar tal nomeação.

3.1.2 - A Seguradora poderá intervir na ação, na qualidade de assistente.

2.2 - Embora as negociações e os procedimentos relativos à liquidação do sinistro, com os reclamantes, sejam conduzidos pelo Segurado, a Seguradora se faculta o direito de dirigir os entendimentos, ou intervir em qualquer fase daquelas negociações e procedimentos.

3.3 - É vedado ao Segurado transigir, pagar ou tomar outras providências que possam influir no resultado das negociações ou litígios, em especial reconhecer sua responsabilidade ou confessar a ação, salvo se tiver a anuência expressa da Seguradora.

3.4 - A Seguradora indenizará também, QUANDO CONTRATUALMENTE PREVISTO, as custas judiciais e os honorários do advogado ou procurador, nomeado(s) pelo Segurado, até o valor do Limite Máximo de Indenização fixado para essa cobertura, observada, quando for o caso, a eventual proporção na responsabilidade pela indenização principal.

3.4.1 - A Seguradora reembolsará as custas judiciais e os honorários do(s) advogado(s) de defesa do reclamante, somente quando o pagamento advenha de sentença judicial ou acordo autorizado pela Seguradora, e até o valor da diferença, caso positiva, entre o Limite Máximo de Indenização da cobertura invocada, e a soma da quantia pela qual o Segurado for civilmente responsável, com o reembolso de despesas emergenciais contempladas pela cobertura.

3.4.2 - Se o Segurado e a Seguradora nomearem advogados diferentes, na hipótese de não ter sido contratualmente previsto o reembolso das custas judiciais e dos honorários do(s) advogado(s) de defesa do Segurado, cada parte assumirá, individualmente, os gastos integrais pelas contratações respectivas.

4. LIMITE DE RESPONSABILIDADE

4.1 - PARA CADA COBERTURA CONTRATADA, as partes estipulam um valor máximo de pagamento e/ou reembolso, denominado "LIMITE MÁXIMO DE INDENIZAÇÃO", que representa o limite máximo de responsabilidade da Seguradora POR SINISTRO.

4.1.1 - Os Limites Máximos de Indenização de cada cobertura contratada NÃO SE SOMAM, NEM SE COMUNICAM, sendo estipulados, particularmente, para cada uma delas.

4.2 - PARA CADA COBERTURA CONTRATADA, as partes estabelecem um segundo valor máximo de pagamento e/ou reembolso, denominado "LIMITE AGREGADO", que representa o limite máximo de responsabilidade da Seguradora quando considerados TODOS os sinistros abrigados pela cobertura, ocorridos independentemente, atendidas as demais disposições do seguro. 4.2.1 - PARA CADA COBERTURA CONTRATADA, o Limite Agregado é definido como igual ao produto do valor inicialmente pactuado para o Limite Máximo de Indenização, por um fator maior ou igual a um, previamente acordado, estabelecido na especificação da apólice.

4.2.2 - Na hipótese de não haver, nas Condições Particulares, referência aos fatores multiplicativos acima aludidos, estes serão supostos iguais a 1 (um).

(3)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

4.2.4 - O Limite Agregado não elimina nem substitui o Limite Máximo de Indenização da cobertura correspondente, continuando este a ser o limite máximo de responsabilidade da Seguradora por sinistro relativo àquela cobertura, ressalvada, porém, a possibilidade de variação dos dois limites, conforme o disposto a seguir.

4.3 - Efetuado pagamento, e/ou reembolso, de acordo com as disposições do seguro, vinculados a uma cobertura contratada, serão fixados, para a mesma:

a) um novo Limite Agregado, definido como a diferença entre o Limite Agregado vigente na data de liquidação do sinistro, e a indenização correspondente efetuada;

b) um novo Limite Máximo de Indenização, definido como o MENOR dos seguintes valores: I - o Limite Máximo de Indenização inicialmente estipulado para aquela cobertura; ou

II - o valor definido na alínea (a), acima.

4.3.1 - Se a indenização efetuada exaurir o vigente Limite Agregado da cobertura, atendidas as disposições do contrato, A GARANTIA RELATIVA À MESMA SERÁ CANCELADA, mas o seguro continuará em vigor em relação àquelas cujos respectivos Limites Agregados não tiverem sido esgotados.

4.4 - Se o sinistro for abrigado por mais de uma das coberturas contratadas, de tal forma que não possa ser feita, de forma inequívoca, a distribuição das respectivas responsabilidades, esta será decidida por acordo das partes.

4.5 - A Seguradora poderá estipular, nas Condições Particulares, um limite máximo para a soma das indenizações individuais das coberturas contratadas, denominado "LIMITE MÁXIMO DE GARANTIA DA APÓLICE", aplicável nos casos em que um MESMO FATO GERADOR der origem a sinistros garantidos por MAIS DE UMA cobertura, atendidas as seguintes disposições: a) o limite deverá estar explicitamente indicado no frontispício da apólice;

b) o Limite Máximo de Garantia da Apólice deverá ser MENOR ou IGUAL à soma dos Limites Máximos de Indenização iniciais das coberturas contratadas;

4.5.1 - Se a soma das reparações e/ou despesas, devidas e/ou pagas pelo Segurado, vinculadas a sinistros decorrentes de um MESMO FATO GERADOR, e garantidos por MAIS DE UMA cobertura, exceder o Limite Máximo de Garantia da Apólice, a Seguradora se responsabilizará, atendidas as demais condições do contrato, pelo pagamento de indenizações e/ou reembolsos até que totalizem aquele limite; o EXCESSO NÃO ESTARÁ GARANTIDO POR ESTE SEGURO. 4.5.2 - Se não houver menção, no frontispício da apólice, ao Limite Máximo de Garantia da Apólice, as coberturas contratadas garantirão, independentemente, até os respectivos Limites Máximos de Indenização vigentes, os sinistros de sua competência, atendidas as demais disposições deste seguro. 4.5.3 - Na hipótese de ocorrência de sinistros independentes, cujas indenizações reduzam os Limites Máximos de Indenização vigentes, nos termos do subitem 4.3, de tal forma que a sua soma se torne MENOR OU IGUAL ao Limite Máximo de Garantia da Apólice, este será cancelado, devendo ser obedecidas, a partir de então, as disposições do subitem 4.5.2.

5. FRANQUIA OU PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA

Toda e qualquer Franquia ou participação obrigatória do Segurado nos Danos indenizáveis, quando aplicável neste Contrato de Seguro, estará estabelecida na Especificação da Apólice.

(4)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

A Seguradora somente indenizará os Sinistros que excederem ao valor da Franquia ou participação obrigatória do Segurado indicada na Especificação da Apólice, o qual será sempre deduzido de qualquer Indenização a ser paga por esta Apólice.

Correrão exclusivamente por conta do Segurado os Danos indenizáveis e relativos a cada Sinistro coberto, até o valor das Franquias ou das participações obrigatórias do Segurado estipuladas na Especificação da Apólice.

CONDIÇÕES ESPECIAIS 6. COBERTURAS

ADICIONAL DE PERCURSO (Cláusula adicional de RC Guarda de Veículos de Terceiros)

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura, estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, as avarias, perdas e danos materiais de origem súbita, imprevista e acidental, diretamente ocasionadas por colisão, incêndio e roubo, causadas aos veículos e/ou pelos veículos de clientes, quando conduzidos por manobrista, devidamente autorizados, durante o percurso entre o estabelecimento segurado e os locais de estacionamento indicados na apólice, durante a vigência da apólice.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato. 1.2. A cobertura de Adicional de Percurso somente poderá ser contratada mediante a

contratação da cobertura de Responsabilidade Civil Guarda de Veículos. 1.3. Definições:

a) Entende-se por manobrista a pessoa devidamente habilitada e com registro empregatício para exercer essa função.

b) O percurso ficará limitado a um raio de 15 km de distância entre o estabelecimento segurado e os locais de estacionamento.

2. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por:

1) Danos Morais.

3. Bens Não Compreendidos Neste Seguro

Ratificam-se os termos da CLÁUSULA 7ª - BENS NÃO COMPREENDIDOS NESTE SEGURO das Condições Gerais.

4. Disposições Complementares

Ratificam-se as Condições da Cobertura Adicional de Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros e demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham

(5)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

5. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

CHAPA DE EXPERIÊNCIA – DANOS CAUSADOS AO VEÍCULO E PELO SEGURADO

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES das Condições Gerais, estará coberto o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos involuntários causados a veículos de terceiros, em consequência de colisão, incêndio, furto e roubo dos mesmos, que, em operação de experiência ou análise mecânica, estejam trafegando fora do estabelecimento indicado nesta apólice, munido(s) da(s) chapa(s) de experiência especificada(s) neste contrato.

Estarão cobertos os danos que estes veículos de terceiros em operação de experiência ou análise mecânica, causarem involuntariamente a terceiros.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

2. Relação das chapas de experiência.

As chapas de experiência seguradas, obrigatoriamente, deverão ser relacionadas na especificação da apólice.

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por:

1) Danos Morais.

4. Bens não Compreendidos neste Seguro

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 7ª - BENS NÃO COMPREENDIDOS NESTE SEGURO das Condições Gerais, esta Cláusula de Cobertura não reembolsará responsabilidades por danos a:

4.1. veículos de propriedade do Segurado, de seus funcionários, dos sócios controladores da empresa segurada, de seus diretores ou administradores;

4.2. veículos transitando a mais de 100 Km do estabelecimento segurado; 4.3. veículos dirigidos por pessoa inabilitada legalmente;

4.4. veículos destinados a teste drive ou venda; 5. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

(6)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

6. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL, CLUBES, AGREMIAÇÕES E ASSOCIAÇÕES RECREATIVAS

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura, estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, o reembolso das despesas pelas quais o Segurado vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo expressamente autorizado pela Seguradora, relativas a:

Reparações por danos materiais e/ou corporais involuntariamente causados a terceiros e decorrentes de acidentes relacionados com:

1. Existência uso e conservação do imóvel especificado neste seguro; 2. Atividades do Segurado desenvolvidas no referido imóvel.

3. Existência e conservação de painéis de propaganda, letreiros e anúncios pertencentes ao Segurado.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato. 1.2. Definição:

Entende-se por dano corporal qualquer doença ou dano físico sofrido por pessoa inclusive morte ou invalidez.

2. Documentação para Regulação de Sinistro

Para comprovação da ocorrência do sinistro e dos prejuízos reclamados, além da documentação mencionada na Cláusula CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais, o Segurado deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Registro de Ocorrência Policial;

b) Laudo da Perícia Técnica (quando realizada); c) Reclamação do terceiro, por escrito;

d) Comprovante de quitação do Segurado junto ao terceiro. 3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados a:

1. construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel, bem como qualquer tipo de obra, inclusive reformas, instalações e montagens, admitidos, porém, pequenos trabalhos de reparos destinados à manutenção do imóvel;

2. programações realizadas fora das dependências do clube;

(7)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

4. danos causados pela ação paulatina de temperatura, umidade, infiltração e vibração bem como por poluição, contaminação e vazamento; e

5. inobservância de leis e regulamentos que digam respeito à segurança do imóvel e de seus usuários;

6. falhas profissionais, ou seja, danos relacionados à prestação de serviços

profissionais a terceiros, tais como serviço médico, odontológico, de enfermagem, advocacia, engenharia, arquitetura, auditoria, contabilidade, processamento de dados e similares;

7. perdas financeiras, inclusive lucros cessantes, não decorrentes de dano pessoal e/ou dano material, sofridos pelo terceiro reclamante e cobertos pela presente Cláusula

de Cobertura;

8. danos causados pela circulação de veículos eventualmente a serviço do Segurado; 9. danos causados a, ou por, embarcações de qualquer espécie;

12. multas impostas ao Segurado bem como as despesas de qualquer natureza, relativas as ações ou processos criminais;

13. danos a bens de terceiros em poder do Segurado, para guarda ou custódia, transporte, uso, manipulação ou execução de quaisquer trabalhos;

14. epidemias e pandemias, tais como gripe aviária, ou por qualquer outro tipo de contaminação;

15. danos morais;

16. Não caberá qualquer indenização por este seguro quando, entre o Segurado e o terceiro reclamante, existir participação acionária ou por cota, até o nível de pessoas físicas que, isoladamente ou em conjunto, exerçam ou tenham possibilidade de exercer controle comum da Empresa Segurada e da empresa reclamante;

17. indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça.

4. Bens não Compreendidos neste Seguro

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 7ª - BENS NÃO COMPREENDIDOS NESTE SEGURO das Condições Gerais, esta Cláusula de Cobertura não reembolsará responsabilidades por danos a:

4.1. bens, objetos ou interesses pessoais de propriedade de empregados do Segurado; 4.2. veículos, embarcações ou aeronaves e respectivos acessórios, quando sob guarda ou

em locais de propriedade, alugados ou contratados pelo Segurado;

4.3.participantes de competições de qualquer natureza, durante a realização das mesmas;

4.4. ao Segurado, seus ascendentes, descendentes e cônjuge, bem como a quaisquer parentes que com ele residam ou dele dependam economicamente, e ainda os

causados a sócios controladores da empresa segurada seus diretores ou controladores e empregados;

4.5. bens, objetos ou interesses de propriedade de terceiros recebidos em consignação, garantia, guarda ou para exposição.

5. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

(8)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Condições Particulares.

6. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL CONCESSIONÁRIAS (SEM CHAPA DE EXPERIÊNCIA)

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura, estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, o reembolso das quantias pelas quais a Empresa Segurada vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos

involuntários, corporais e/ou Materiais, causados a terceiros, ocorridos durante a vigência deste contrato, relacionados a:

a) Existência, uso e conservação do estabelecimento comercial e de prestação de serviços especificado na Apólice;

b) Operações e atos necessários ou incidentais às atividades da Empresa Segurada, praticados no perímetro definido como local do seguro;

c) Existência e conservação de painéis de propaganda, letreiros e anúncios existentes no local segurado;

d) Eventos programados pelo Segurado, sem cobrança de ingressos, limitado aos seus empregados, familiares e pessoas comprovadamente convidadas

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos:

a) Os danos materiais causados aos veículos de terceiros entregues à custódia legal da Empresa Segurada para consertos e/ou conservação (revisão), exclusivamente nos endereços ocupados pela Empresa Segurada, devidamente relacionados na apólice.

b) As despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

2. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por:

1) indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça; 2) danos morais.

3. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10.), sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável. Além dos documentos previstos na cobertura de responsabilidade civil à qual esta é contratada adicionalmente, o Segurado deverá apresentar documento de reclamação do terceiro envolvido, específica para os danos morais, descrevendo a ocorrência.

(9)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

4. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

5. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL – DANOS MORAIS 1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, estarão cobertos, até o limite

máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, o reembolso das quantias mensuráveis pelas quais o Segurado vier a ser civilmente responsável a pagar, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo expressamente autorizado pela Seguradora, em virtude de Danos Morais diretamente decorrentes de Danos Materiais e/ou de Danos Corporais causados a terceiros, durante a vigência deste contrato e efetivamente indenizados nos termos previstos na especificação da apólice.

1.2. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as

disposições do contrato.

1.3. Esta cobertura somente poderá ser contratada adicionalmente a cada uma das coberturas de Responsabilidade Civil contratadas na apólice, mediante menção

expressa na mesma. 2. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por:

1) indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça; 2) danos morais.

3. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10.), sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável. Além dos documentos previstos na cobertura de responsabilidade civil à qual esta é contratada adicionalmente, o Segurado deverá apresentar documento de reclamação do terceiro envolvido, específica para os danos morais, descrevendo a ocorrência.

4. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

(10)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Condições Particulares.

5. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas. RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura, estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos corporais sofridos por seus empregados, quando a seu serviço ou durante o percurso de ida e volta ao trabalho, sempre que a viagem for realizada por veículo contratado pelo Segurado, observadas as seguintes disposições:

1) a presente cobertura abrange apenas danos que resultem em Morte ou Invalidez Permanente do empregado, resultantes de acidente súbito e inesperado e ocorridos durante a vigência deste seguro;

2) o presente contrato garantirá ao Segurado a indenização correspondente à sua responsabilidade no evento, independentemente do pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente de trabalho prevista na Lei 8.213 de 24/07/91;

3) qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, seus beneficiários ou herdeiros, só será reconhecido pela Seguradora se houver prévia anuência do Segurado. Na hipótese de recusa por parte do Segurado em aceitar o acordo recomendado pela Seguradora e aceito pelo terceiro prejudicado, a Seguradora não responderá por quaisquer quantias acima daquela pela qual seria o sinistro liquidado por aquele acordo;

4) tão logo o Segurado saiba de fatos ou atos que possam vir a acarretar responsabilidade deverá avisar de imediato a Seguradora.

5) proposta qualquer ação civil, o Segurado dará imediato aviso à Seguradora, nomeando os advogados de defesa;

6) embora não figure na ação, a Seguradora poderá intervir diretamente na mesma, na qualidade de assistente;

7) fixada a indenização devida, seja por sentença transitada em julgado, seja por acordo na forma do subitem 1.3. acima, a Seguradora efetuará o reembolso da importância a que estiver obrigada, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da apresentação dos respectivos documentos;

8) dentro do Limite Máximo de Indenização desta cobertura a Seguradora responderá, também, pelas custas judiciais do foro civil e pelos honorários de advogados;

9) se a reparação pecuniária devida pelo Segurado compreender pagamento em dinheiro e prestação de renda ou pensão, a Seguradora, dentro do Limite Máximo de Indenização previsto, pagará preferencialmente a parte em dinheiro. Quando a Seguradora, ainda dentro daquele limite, tiver que contribuir para o capital assegurador da renda ou pensão, fa-lo-á mediante o fornecimento ou aquisição de títulos em seu próprio nome, cujas rendas serão inscritas em nome da(s) pessoa(s) com direito a recebê-las com cláusula estabelecendo que, cessada a obrigação, tais títulos reverterão ao patrimônio da Seguradora.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

(11)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

2. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 6ª - EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, danos e reclamações direta ou indiretamente resultantes:

2.1. de responsabilidades assumidas pelo Segurado por contratos ou convenções, que não sejam decorrentes de obrigações civis legais;

2.2. do inadimplemento de obrigações por força exclusiva de contratos e/ou convenções;

2.3. de atos ilícitos dolosos ou culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos praticados pelo Segurado, pelo beneficiário do seguro ou pelo representante de um ou de outro. Em se tratando de Segurado pessoa jurídica, esta exclusão aplica-se aos atos praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes da empresa segurada;

2.4. de perdas financeiras, inclusive lucros cessantes, não decorrentes de dano corporal abrangido por esta cobertura;

2.5. de danos causados ao Segurado, seus ascendentes, descendentes ou cônjuge, bem como quaisquer parentes que com ele residam ou que de dependam economicamente, e ainda os causados aos sócios e controladores da empresa segurada;

2.6. de danos genéticos, bem como danos causados por asbesto, talco asbestiforme, diethilstibestrol (DSE), dioxina, uréia, formaldeído, vacinas inclusive para gripe suína, dispositivo intra-uterino (DIU), contraceptivo oral ou outros produtos anti-concepcionais, fumo ou derivados, danos resultantes de hepatite B ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS), organo-clorados, produtos fabricados por engenharia genética, produtos farmacêuticos, antibióticos, BSE - CJD e riscos relacionados (spongiform encephalopathies - SEs e doença de Creutzfeldt Jacob - conhecida como "vaca louca"), produtos de látex (uso cirúrgico), preservativo de látex, halogenoquinolicol (remédios administrados oralmente), RU 486 e outros produtos químicos abortificantes. silicones (em implantes e aplicações médicas), amianto, produtos derivados de sangue, dióxido de carbono e, também, os causados por campos eletromagnéticos em geral;

2.7. da prestação de serviços profissionais pelo Segurado. Entende-se por serviços profissionais aqueles prestados por pessoas com conhecimento ou treinamento técnico especializado, habilitadas por órgãos competentes, de âmbito nacional, e geralmente denominadas “profissionais liberais”, por exemplo: advogados, arquitetos, auditores, corretores de seguros, contadores, dentistas, diretores e administradores de empresas, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, notários e profissionais de cartórios, veterinários, etc.; 2.8. do descumprimento de obrigações trabalhistas relativas à seguridade social,

seguros de acidentes do trabalho, pagamento de salários e similares;

2.9. de circulação de veículos motorizados e licenciados, de propriedade do Segurado, fora dos locais ocupados pelo mesmo;

2.10. de doença profissional, doença do trabalho ou similar;

2.11. de ações de regresso contra o Segurado, promovidas pela Previdência Social; 2.12. de Danos Morais;

(12)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

3. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10.), que fica substituída pela seguinte, sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável:

3.1. Comunicação escrita contendo data, hora, local, descrição detalhada da ocorrência, causas prováveis do sinistro e danos causados;

3.2. Relação de todos os seguros que existam sobre as mesmas responsabilidades; 3.3. Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado; 3.4. Cópia dos documentos de dados cadastrais dos terceiros envolvidos;

3.5. Registro do Empregado, reclamação formal do empregado ou de seus familiares, CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) emitida pela Previdência Social e Boletim de Ocorrência Policial.

4. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

5. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E/OU

INDUSTRIAIS 1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES das Condições Gerais, estará coberto o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos corporais e/ou materiais causados a terceiros, resultantes de acidentes súbitos e inesperados ocorridos durante a vigência deste contrato, em conseqüência:

1) da existência, uso e conservação do imóvel especificado neste contrato;

2) das operações comerciais e/ou industriais do Segurado, inclusive operações de carga e descarga em local de terceiros;

3) da existência e conservação de painéis de propaganda, letreiros e anúncios pertencentes ao Segurado;

4) dos eventos programados pelo Segurado sem cobrança de ingressos, limitados aos seus empregados, familiares e pessoas comprovadamente convidadas;

5) de danos causados por mercadorias transportadas pelo Segurado ou a seu mando, em local de terceiros ou em via pública, excluídos, todavia, os danos decorrentes de acidente com o veículo transportador .

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

(13)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Fica entendido e acordado que:

1) qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, seus beneficiários ou herdeiros, só será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência. Na hipótese de recusa do Segurado em aceitar o acordo recomendado pela Seguradora e aceito pelo terceiro prejudicado, a Seguradora não responderá por quaisquer quantias acima daquela pela qual seria o sinistro liquidado por aquele acordo;

2) tão logo o Segurado saiba de fatos ou atos que possam vir a acarretar responsabilidade deverá dar imediato aviso a Seguradora.

3) proposta qualquer ação civil, o Segurado dará imediato aviso a Seguradora, nomeando os advogados de defesa;

4) embora não figure na ação, a Seguradora poderá intervir diretamente na mesma, na qualidade de assistente;

5) fixada a indenização devida, seja por sentença transitada em julgado, seja por acordo na forma do subitem 2.1 acima, a Seguradora efetuará o reembolso da importância a que estiver obrigada, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da apresentação dos respectivos documentos;

6) dentro do Limite Máximo de Indenização desta cobertura, a Seguradora responderá, também, pelas custas judiciais do foro Civil e pelos honorários de advogados;

7) se a reparação pecuniária devida pelo Segurado compreender pagamento em dinheiro e prestação de renda ou pensão, a Seguradora, dentro do Limite Máximo de Indenização previsto, pagará preferencialmente a parte em dinheiro. Quando a Seguradora, ainda dentro daquele limite, tiver que contribuir para o capital assegurador da renda ou pensão, fa-lo-á mediante o fornecimento ou aquisição de títulos em seu próprio nome, cujas rendas serão inscritas em nome da(s) pessoa(s) com direito a recebê-las com cláusula estabelecendo que, cessada a obrigação, tais títulos reverterão ao patrimônio da Seguradora.

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 6ª - EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados:

1) por responsabilidades assumidas pelo Segurado por contratos ou convenções, que não sejam decorrentes de obrigações civis legais;

2) por inadimplemento de obrigações por força exclusiva de contratos e/ou convenções;

3) por atos ilícitos dolosos ou culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos praticados pelo Segurado, pelo beneficiário do seguro ou pelo representante de um ou de outro. Em se tratando de Segurado pessoa jurídica, esta exclusão aplica-se aos atos praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes da empresa segurada;

4) por perdas financeiras, inclusive lucros cessantes, não decorrentes de dano corporal ou dano à propriedade material, abrangidos por esta cobertura;

5) pela existência, uso e conservação de aeronaves e aeroportos;

6) por ou a embarcações de qualquer espécie;

7) pela circulação de veículos terrestres fora dos locais de propriedade, alugados ou controlados pelo Segurado;

(14)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

9) a veículos próprios, de empregados ou de terceiros a serviços do Segurado;

10) a bens de terceiros em poder do Segurado, inclusive veículos, para guarda ou custódia, transporte, uso ou manipulação ou execução de quaisquer trabalhos;

11) ao Segurado, seus ascendentes, descendentes e cônjuge, bem como quaisquer parentes que com ele residam ou dele dependam economicamente, e ainda os causados aos sócios controladores da empresa segurada;

12) a empregados ou prepostos do Segurado, seus diretores ou administradores, quando a seu serviço;

13) por danos genéticos ou falhas, erros ou produtos relacionados à engenharia genética, bem como os causados por asbesto, talco asbestiforme, diethilstibestrol (DSE), dioxina, uréia, formaldeído, vacinas inclusive para gripe suína, dispositivo intra-uterino (DIU), contraceptivo oral, outros produtos anti-concepcionais, fumo ou derivados, danos resultantes de hepatite B ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS), organo-clorados, produtos farmacêuticos, antibióticos, BSE - CJD e riscos relacionados (spongiform encephalopathies - SEs e doença de Creutzfeldt Jacob - conhecida como "vaca louca"), produtos de látex (uso cirúrgico), preservativo de látex, halogenoquinolicol (remédios administrados oralmente), RU 486 e outros produtos químicos abortificantes, silicones (em implantes e aplicações médicas), amianto, produtos derivados de sangue, dióxido de carbono e, também, os causados por campos eletromagnéticos em geral;

14) pelo manuseio, uso ou por imperfeição de produtos fabricados, vendidos, negociados ou distribuídos pelo Segurado, depois de entregues a terceiros, definitiva ou provisoriamente, e fora dos locais ocupados ou controlados pelo Segurado;

15) pela prestação de serviços profissionais pelo Segurado. Entende-se por serviços profissionais aqueles prestados por pessoas com conhecimento ou treinamento técnico especializado, habilitadas por órgãos competentes, de âmbito nacional, e geralmente denominadas “profissionais liberais”, por exemplo: advogados, arquitetos, auditores, corretores de seguros, contadores, dentistas, diretores e administradores de empresas, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, notários e profissionais de cartórios, veterinários, etc.;

16) por construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel, bem como qualquer tipo de obra, inclusive instalações e montagens, admitidos, porém, pequenos trabalhos de reparos destinados à manutenção de imóvel;

17) por instalações e montagens, bem como qualquer prestação de serviço em locais ou recinto de propriedade de terceiros ou por estes controlados ou utilizados;

18) por competições e jogos de qualquer natureza;

19) por Danos Morais;

20) por indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça.

4. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10.), que fica substituída pela seguinte, sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável:

(15)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

4.1. Comunicação escrita contendo data, hora, local, descrição detalhada da ocorrência e causas prováveis do sinistro, bens sinistrados e estimativa dos prejuízos;

4.2. Relação dos bens sinistrados e comprovação de propriedade por parte do terceiro envolvido;

4.3. Relação de todos os seguros que existam sobre as mesmas responsabilidades; 4.4. Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado; 4.5. Cópia dos documentos de dados cadastrais dos terceiros envolvidos;

4.6. Carta de reclamação do terceiro envolvido descrevendo a ocorrência e Boletim de Ocorrência Policial;

4.7. Comprovantes de despesas médico-hospitalares, relatório e alta médica, em caso de danos corporais.

5. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

6. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL GUARDA DE VEÍCULOS DE TERCEIROS 1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES das Condições Gerais, estará coberto o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos materiais involuntários causados a veículos de terceiros e/ou de funcionários, sob sua guarda, inclusive roubo ou furto total dos mesmos, ocorridos durante a vigência da apólice.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

2. Condições da Cobertura Fica entendido e acordado que:

2.1. para efeito desta cobertura, considerar-se sob a guarda do Segurado os veículos enquanto estacionados nos locais indicados na apólice, em área devidamente cercada e fechada, ou sob vigilância constante de funcionário(s) contratado(s) para esse fim específico;

2.2. somente estarão cobertos os danos decorrentes de colisão se o veículo causador do dano e sob a guarda do Segurado estiver sendo conduzido por manobrista devidamente habilitado e com registro empregatício para exercer essa função;

2.3. esta cobertura só terá validade para estacionamentos públicos em geral, de shopping centers, supermercados, estabelecimentos comerciais ou semelhantes, se existir sistema de controle efetivo de entrada e saída dos veículos com anotação ou gravação eletrônica da identificação do veículo e horário de permanência (tíquetes, cartão magnético ou

(16)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

similares) para a devida comprovação por parte do terceiro reclamante;

Para os demais tipos de estabelecimento, quando não houver registro por escrito de entrada e saída de veículos com a sua identificação e horário de permanência, a cobertura de furto só prevalecerá nos casos em que ficar comprovada a destruição ou rompimento de obstáculo à subtração do veículo.

2.4. qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, seus beneficiários e herdeiros, só será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência. Na hipótese de recusa do Segurado em aceitar o acordo recomendado pela Seguradora e aceito pelo terceiro prejudicado, a Seguradora não responderá por quaisquer quantias acima daquela pela qual seria o sinistro liquidado por aquele acordo;

2.5. tão logo o Segurado saiba de fatos ou atos que possam vir a acarretar responsabilidade deverá dar imediato aviso a Seguradora.

2.6. proposta qualquer ação civil, o Segurado dará imediato aviso a Seguradora, nomeando os advogados de defesa;

2.7. embora não figure na ação, a Seguradora poderá intervir diretamente na mesma, na qualidade de assistente;

2.8. fixada a indenização devida, seja por sentença transitada em julgado, seja por acordo na forma do item 2.4 acima, a Seguradora efetuará o reembolso da importância a que estiver obrigada, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da apresentação dos respectivos documentos;

2.9. dentro do Limite Máximo de Indenização desta cobertura, a Seguradora responderá, também, pelas custas judiciais do foro Civil e pelos honorários de advogados;

2.10. se a reparação pecuniária devida pelo Segurado compreender pagamento em dinheiro e prestação de renda ou pensão, a Seguradora, dentro do Limite Máximo de Indenização previsto, pagará preferencialmente a parte em dinheiro. Quando a Seguradora, ainda dentro daquele limite, tiver que contribuir para o capital assegurador da renda ou pensão, fá-lo-á mediante o fornecimento ou aquisição de títulos em seu próprio nome, cujas rendas serão inscritas em nome da(s) pessoa(s) com direito a recebê-las com cláusula estabelecendo que, cessada a obrigação, tais títulos reverterão ao patrimônio da Seguradora.

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 6ª - EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados:

3.1. por responsabilidades assumidas pelo Segurado por contratos ou convenções, que não sejam decorrentes de obrigações civis legais;

3.2. pelo inadimplemento de obrigações por força exclusiva de contratos e/ou convenções;

3.3. por atos ilícitos dolosos ou culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos praticados pelo Segurado, pelo beneficiário do seguro ou pelo representante de um ou de outro. Em se tratando de Segurado pessoa jurídica, esta exclusão aplica-se aos atos praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes da empresa segurada;

3.4. ao Segurado, seus ascendentes, descendentes e cônjuge, bem como quaisquer parentes que com ele residam ou dele dependam economicamente, e ainda os causados aos sócios controladores da empresa segurada, seus diretores ou administradores;

(17)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

3.5. pelo roubo ou furto de motocicletas, motonetas, bicicletas motorizadas e veículos semelhantes, salvo quando guardados no interior das garagens existentes no imóvel objeto do seguro, em locais devidamente demarcados para este fim, fixados ao solo ou a elementos estruturais da construção, por correntes e cadeados fechados a e mediante comprovante de entrega formal ao Segurado;

3.6. pelo roubo ou furto parcial, perda ou extravio de quaisquer peças, ferramentas, acessórios ou sobressalentes, salvo se o próprio veículo for roubado;

3.7. por apropriação indébita, roubo ou furto, mesmo total, do veículo, se praticado por ou em conivência com qualquer empregado ou preposto do Segurado;

3.8. pela manutenção ou guarda de veículos em locais inadequados, ou da má conservação dos equipamentos utilizados pelo Segurado;

3.9. por construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel, bem como qualquer tipo de obra, inclusive instalações e montagens, admitidos, porém, pequenos trabalhos de reparos destinados à manutenção do imóvel;

3.10. ao próprio veículo que resultarem da insuficiente ou defeituosa execução dos serviços de reparo, reforma, manutenção, instalação, lavagem ou lubrificação nele executados;

3.11. pela demora na entrega do veículo;

3.12. a qualquer bem deixado sob a guarda do Segurado, que não seja veículo; 3.13. a veículos que trafeguem sobre trilhos;

3.14. por inundação ou alagamento; 3.15. por Danos Morais;

3.16. por indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça.

4. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de

documentos básicos (item 11.10), que fica substituída pela seguinte, sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável:

4.1. Comunicação escrita contendo data, hora, local, descrição detalhada da ocorrência e causas prováveis do sinistro, bens sinistrados e estimativa dos prejuízos;

4.2. Relação dos bens sinistrados e comprovação de propriedade por parte do terceiro envolvido;

4.3. Relação de todos os seguros que existam sobre as mesmas responsabilidades; 4.4. Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado; 4.5. Cópia dos documentos de dados cadastrais dos terceiros envolvidos;

4.6. Carta de reclamação do terceiro, comprovante de entrada e saída do veículo sinistrado, orçamento para reparo dos prejuízos, Boletim de Ocorrência Policial no caso de roubo ou furto; Carteira de Habilitação e Registro de Empregado do manobrista.

5. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

(18)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

6. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL GUARDA DE VEÍCULOS DE TERCEIROS – INCÊNDIO E ROUBO

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES das Condições Gerais, estará coberto o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reclamações decorrentes de incêndio, roubo ou furto total de veículos de terceiros e/ou de funcionários, sob sua guarda, ocorridos durante a vigência da apólice.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato. 2. Condições da Cobertura

Fica entendido e acordado que:

2.1. Para efeito desta cobertura, considerar-se-ão sob a guarda do Segurado os veículos enquanto estacionados nos locais indicados na apólice, em área devidamente cercada e fechada, ou sob vigilância constante de funcionário(s) contratado(s) para esse fim específico.

2.2. Esta cobertura só terá validade para estacionamentos públicos em geral, de shopping centers, supermercados, estabelecimentos comerciais ou semelhantes, se existir sistema de controle efetivo de entrada e saída dos veículos com anotação ou gravação eletrônica da identificação do veículo e horário de permanência (tíquetes, cartão magnético ou similares) para a devida comprovação por parte do terceiro reclamante.

Para os demais tipos de estabelecimento, quando não houver registro por escrito de entrada e saída de veículos com a sua identificação e horário de permanência, a cobertura de furto só prevalecerá nos casos em que ficar comprovada a destruição ou rompimento de obstáculo à subtração do veículo;

2.3. Qualquer acordo judicial ou extrajudicial, com o terceiro prejudicado, seus beneficiários e herdeiros, só será reconhecido pela Seguradora se tiver sua prévia anuência. Na hipótese de recusa do Segurado em aceitar o acordo recomendado pela Seguradora e aceito pelo terceiro prejudicado, a Seguradora não responderá por quaisquer quantias acima daquela pela qual seria o sinistro liquidado por aquele acordo.

2.4. Tão logo o Segurado saiba de fatos ou atos que possam vir a acarretar responsabilidade deverá dar imediato aviso a Seguradora.

2.5. Proposta qualquer ação civil, o Segurado dará imediato aviso a Seguradora, nomeando os advogados de defesa.

2.6. Embora não figure na ação, a Seguradora poderá intervir diretamente na mesma, na qualidade de assistente.

2.7. Fixada a indenização devida, seja por sentença transitada em julgado, seja por acordo na forma do item 2.3 acima, a Seguradora efetuará o reembolso da importância a que estiver obrigada, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da apresentação dos respectivos documentos.

2.8. Dentro do Limite Máximo de Indenização desta cobertura, a Seguradora responderá, também, pelas custas judiciais do foro Civil e pelos honorários de advogados.

(19)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

2.9. Se a reparação pecuniária devida pelo Segurado compreender pagamento em dinheiro e prestação de renda ou pensão, a Seguradora, dentro do limite máximo de indenização previsto, pagará preferencialmente a parte em dinheiro. Quando a Seguradora, ainda dentro daquele limite, tiver que contribuir para o capital assegurador da renda ou pensão, fa-lo-á mediante o fornecimento ou aquisição de títulos em seu próprio nome, cujas rendas serão inscritas em nome da(s) pessoa(s) com direito a recebê-las com cláusula estabelecendo que, cessada a obrigação, tais títulos reverterão ao patrimônio da Seguradora.

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 6ª - EXCLUSÕES GERAIS que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados:

3.1. por responsabilidades assumidas pelo Segurado por contratos ou convenções, que não sejam decorrentes de obrigações civis legais;

3.2. pelo inadimplemento de obrigações por força exclusiva de contratos e/ou convenções;

3.3. por atos ilícitos dolosos ou culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos praticados pelo Segurado, pelo beneficiário do seguro ou pelo representante de um ou de outro. Em se tratando de Segurado pessoa jurídica, esta exclusão aplica-se aos atos praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes da empresa segurada;

3.4. ao segurado, seus ascendentes, descendentes e cônjuge, bem como quaisquer parentes que com ele residam ou dele dependam economicamente, e ainda os causados aos sócios controladores da empresa segurada, seus diretores ou administradores;

3.5. pelo roubo ou furto de motocicletas, motonetas, bicicletas motorizadas e veículos semelhantes, salvo quando guardados no interior das garagens existentes no imóvel objeto do seguro, em locais devidamente demarcados para este fim, fixados ao solo ou a elementos estruturais da construção, por correntes e cadeados fechados a e mediante comprovante de entrega formal ao Segurado;

3.6. pelo roubo ou furto parcial, perda ou extravio de quaisquer peças, ferramentas, acessórios ou sobressalentes, salvo se o próprio veículo for roubado;

3.7. por apropriação indébita, roubo ou furto, mesmo total, do veículo, se praticado por ou em conivência com qualquer empregado ou preposto do Segurado;

3.8. pela manutenção ou guarda de veículos em locais inadequados, ou da má conservação dos equipamentos utilizados pelo Segurado;

3.9. por colisão ou quaisquer danos materiais sofridos pelos veículos sob a guarda do Segurado que não tenham sido decorrentes dos Riscos Cobertos;

3.10. pela demora na entrega do veículo;

3.11. a qualquer bem deixado sob a guarda do Segurado, que não seja veículo; 3.12. a veículos que trafeguem sobre trilhos;

3.13. por inundação ou alagamento; 3.14. por Danos Morais;

3.15. por indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça.

4. Documentação para Regulação de Sinistro

(20)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10), que fica substituída pela seguinte, sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável:

4.1. Comunicação escrita contendo data, hora, local, descrição detalhada da ocorrência e causas prováveis do sinistro, bens sinistrados e estimativa dos prejuízos;

4.2. Relação dos bens sinistrados e comprovação de propriedade por parte do terceiro envolvido;

4.3. Relação de todos os seguros que existam sobre as mesmas responsabilidades; 4.4. Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado; 4.5. Cópia dos documentos de dados cadastrais dos terceiros envolvidos;

4.6. Carta de reclamação do terceiro, comprovante de entrada e saída do veículo sinistrado, orçamento para reparo dos prejuízos, Boletim de Ocorrência Policial no caso de roubo ou furto; Carteira de Habilitação e Registro de Empregado do manobrista.

5. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

6. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL RISCOS CONTINGENTES VEÍCULOS TERRESTRES MOTORIZADOS

1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura e salvo a exclusão constante no item 6.19. da CLÁUSULA 6ª- EXCLUSÕES das Condições Gerais, estará coberto o reembolso ao Segurado das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, relativas a reparações por danos corporais e/ou materiais causados a terceiros, resultantes de acidentes súbitos e inesperados relacionados com a circulação de veículos de funcionários, quando comprovadamente a serviço eventual do Segurado e ocorridos durante a vigência deste contrato.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

2. Condições da Cobertura Fica entendido e acordado que:

2.1. Esta cobertura somente se aplica em proteção dos interesses do Segurado e em nenhuma hipótese em benefício dos proprietários dos citados veículos.

2.2. Esta cobertura não poderá ser contratada isoladamente da Cobertura Adicional de RESPONSABILIDADE CIVIL ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E/OU INDUSTRIAIS, ratificando-se os itens 2.1a 2.7 da mesma.

(21)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 6ª - EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por: 3.1. demais constantes no item 3 - Riscos Excluídos da Cobertura Adicional de

RESPONSABILIDADE CIVIL ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E/OU INDUSTRIAIS.

3.2. indenizações punitivas e/ou exemplares às quais seja condenado pela Justiça; 3.3. danos morais.

4. Bens Não Compreendidos neste Seguro

Além das exclusões constantes da CLÁUSULA 7ª - BENS NÃO COMPREENDIDOS NESTE SEGURO das Condições Gerais, esta Cláusula de Cobertura não reembolsará responsabilidades por danos a:

4.1. veículos de propriedade do próprio Segurado.

4.2. veículos de empregados quando a utilização de tais veículos for condição inerente ao exercício de suas funções.

4.3. veículos vinculados contratualmente ao Segurado, de forma expressa ou tácita. 5. Documentação para Regulação de Sinistro

Ratifica-se o disposto na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais do presente seguro, exceto a lista de documentos básicos (item 11.10), que fica substituída pela seguinte, sendo ressalvado o direito da Seguradora de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários, no caso de dúvida fundada e justificável:

5.1. Comunicação escrita contendo data, hora, local, descrição detalhada da ocorrência e causas prováveis do sinistro, bens sinistrados e estimativa dos prejuízos;

5.2. Relação dos bens sinistrados e comprovação de propriedade por parte do terceiro envolvido;

5.3. Relação de todos os seguros que existam sobre as mesmas responsabilidades; 5.4. Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado; 5.5. Cópia dos documentos de dados cadastrais dos terceiros envolvidos; 5.6. Registro do Empregado;

5.7. Carta de reclamação do terceiro envolvido descrevendo a ocorrência e Boletim de Ocorrência Policial;

5.8. Comprovantes de despesas médico-hospitalares, relatório e alta médica, em caso de danos corporais.

6. Disposições Complementares

Ratificam-se todos os demais termos das Condições Gerais deste seguro que não tenham sido expressamente alterados por esta Cobertura Adicional.

Estas Condições Especiais podem ser modificadas por disposições estipuladas em Condições Particulares.

(22)

PLANO DE SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL

7. Disposições Especiais

Esta cobertura somente poderá ser contratada por quaisquer Pessoas Jurídicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL ESTABELECIMENTOS DE ENSINO 1. Riscos Cobertos

Mediante a contratação desta cobertura, estarão cobertos, até o limite máximo de indenização fixado na apólice para a presente cobertura, despesas pelas quais o Segurado vier a ser responsável civilmente, em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo expressamente autorizado pela Seguradora, relativas a:

Reparações por danos materiais e/ou corporais involuntariamente causados a terceiros, inclusive alunos, e decorrentes de acidentes relacionados com:

a) Existência uso e conservação do imóvel especificado neste seguro;

b) Atividades educacionais ou recreativas promovidas pelo Segurado dentro ou fora do estabelecimento de ensino especificado neste contrato, excluído, todavia, hipótese de danos resultantes de acidentes com veículos, exceção feita a veículos terrestres não motorizados e a barcos a remo, bem como veleiros de até 7 (sete) metros de comprimento.

1.1. Consideram-se ainda como riscos cobertos as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

1.2. Definição:

Entende-se por dano corporal qualquer doença ou dano físico sofrido por pessoa inclusive morte ou invalidez.

2. Documentação para Regulação de Sinistro

Para comprovação da ocorrência do sinistro e dos prejuízos reclamados, além da documentação mencionada na CLÁUSULA 11ª – PROVA DO SINISTRO E DOCUMENTOS PARA REGULAÇÃO das Condições Gerais Cláusula, o Segurado deverá apresentar os seguintes documentos:

2.1. Registro de Ocorrência Policial;

2.2. Laudo da Perícia Técnica (quando realizada); 2.3. Reclamação do terceiro, por escrito;

2.4. Comprovante de quitação do Segurado junto ao terceiro.

Para efeito desta cobertura, o Segurado deverá, obrigatoriamente, informar à Seguradora sobre qualquer ação judicial que venha a sofrer, bem como remeter cópia integral da documentação judicial, juntamente com o contrato de honorários do advogado nomeado para sua defesa.

3. Riscos Excluídos

Além das exclusões constantes da cláusula 6ª – EXCLUSÕES GERAIS das Condições Gerais, que não tenham sido expressamente alteradas pela presente cobertura ou pelas demais coberturas adicionais contratadas, não estão cobertos quaisquer prejuízos, ônus, perdas ou danos, direta ou indiretamente causados por:

3.1. construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel, bem como qualquer tipo de obra, inclusive reformas, instalações e montagens, admitidos, porém, pequenos trabalhos de reparos destinados à manutenção do imóvel;

Referências

Documentos relacionados

a Seguradora responderá, até o Limite Máximo de Indenização (LMI) expressamente fixado pelo Segurado para a presente cobertura, pelas perdas e/ou danos

Utilizou-se o teste de Homogeneidade para verificar se o conhecimento da população a respeito “da definição de royalties, do recebimento desse benefício pelo

Colombo reconheceu que a ilha de Castro estava apenas a algumas milhas da Índia. Isto significa que o falante diz “Castro” sem, naturalmente, assumir que Colombo podia

Esta cobertura garante até o Limite Máximo de Indenização (LMI) estabelecido na apólice, a indenização por perdas e danos materiais causados exclusivamente aos bens segurados

A mistura de 63% de farinha integral de sorgo vermelho, 27% de farinha integral de arroz e 10% de farinha desengordurada de soja resultou em um cereal matinal glúten free

Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Letras Vernáculas; Professora Doutora 12.. Érica Schlude Wels, Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Letras

Doutor Carlos da Silva Sobral, Professor Associado, LEN; Professora Doutora Violeta Virgínia 21.. Rodrigues, Professor Associado, LEV; Professora Doutora Danielle Kely Gomes,

Pode-se notar que todos os elementos desse espaço amostral têm a mesma chance de serem sorteados, ou seja, Ω é um espaço amostral equiprovável (como o exemplo do