• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DO VESTIBULAR 2021/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DO VESTIBULAR 2021/1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO VESTIBULAR 2021/1

A Faculdade do Amazonas de Ensino, Pesquisa e Inovação - FAMEPI, por ordem da Diretoria da Faculdade Matias Machline credenciada pela PORTARIA Nº 1.981, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2019, mantida pela Digitron da Amazônia Indústria e Comércio S.A., pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, inscrito no CNPJ sob o número 84.489.988/0001-94, no uso de suas atribuições, atendendo às Portarias Ministeriais n.ºs. 1.449, de 23 de setembro de 1999; 1.647, de 28 de junho de 2000; 391, de 07 de fevereiro de 2002; e Portaria Normativa n.º 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, tornamos público o seguinte

Edital do Vestibular 2021/1. 1. Instrumentos de Seleção

1.1. O instrumento no qual a faculdade FAMEPI se baseia para selecionar os candidatos dos cursos de graduação oferecidos no vestibular de 2021/1. Instituir as regras gerais para a concessão de bolsa de 50% e 100% (cinquenta e cem por cento), funcionamento e validade das Bolsas que são distinadas aos candidatos desse processo seletivo macro.

Modalidade de Acesso

O ingresso nos cursos de graduação da faculdade Famepi para esse processo se dará por meio única e exclusivamente por meio de processo seletivo macro que ocorerrá no dia 07/02/2021 (Domingo) das 09:00 até

13:00h fuso horário local, com 4 horas de duração. O Candidato deverá permanecer em sala no mínimo por

duas horas.

O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, uma hora de antecedência.

2. Distribuição das vagas

A Faculdade FAMEPI está ofertando 16 (dezesseis), vagas com bolsa sendo distribuidas da seguinte forma de acordo com o quadro de vagas abaixo:

Cursos: Bolsas 100% Bolsas 50%

Engenharia de Computação 2 2

Engenharia Mecânica 2 2

Engenharia Elétrica 2 2

Engenharia de Produção 2 2

Total 8 8

3. DAS DISPOSICÕES GERAIS

3.1. O VESTIBULAR ocorrerá a partir do mês de Janeiro de 2021, prolongando-se pelos meses subsequentes, válido para os ingressantes por meio desse Vestibular e, também, aplicável aos ingressantes, via transferência ou apresentação de diploma de nível superior.

3.2. Conforme edital, será classificado no curso o candidato que obtiver nota igual ou superior à nota mínima exigida para a classificação no curso, resguardando-se sempre o número de vagas oferecidas.

3.3. O candidato poderá optar por Prova Tradicional ou por Agendamento. As provas serão aplicadas na própria Instituição de Ensino Superior (IES).

Observações:

1. ª) Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, pois não será permitida a entrada de retardatários.

2. ª) Poderão inscrever-se para concorrer às vagas do Vestibular 2021 - 1º Semestre candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ensino médio até o mês dezembro de 2020.

3. ª) Para participar de qualquer uma das provas, o candidato deverá fazer sua inscrição e realizar a prova dentro dos prazos especificados.

(2)

4. ª) O candidato que por algum evento não compareça à prova estará automaticamente desclassificado do vestibular, não cabendo recurso, ficando desde já ciente que, não haverá ressarcimento do valor pago no ato da inscrição.

5. ª) O ingresso do candidato dar-se-á por meio da classificação obtida na prova que realizar.

6. ª) Ao final do vestibular, caso haja vagas remanescentes, será dada continuidade ao vestibular com novas provas agendadas e divulgadas posteriormente a depender da Diretoria da IES.

4. LOCAL DE PROVA

4.1. O candidato deverá, a partir do dia 03 de fevereiro de 2021, acessar o site www.famepi.org.br, a fim de imprimir o seu CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, para verificar a sala onde fará a prova. 4.2. NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO NOS LOCAIS DE PROVA DE CANDIDATOS PORTANDO qualquer

tipo de arma, salvo os casos previstos em lei.

4.3. Assim que ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar seus pertences abaixo na carteira onde o candidato se encontra: RELÓGIO de qualquer espécie, aparelhos eletrônicos, tais como CELULARES, devem estar desligados, MP3 e similares, agenda eletrônica, notebook e similares, receptor, gravador, máquina fotográfica, filmadora, calculadora ou similares, livros, anotações e/ou impressos de quaisquer ordem, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto, borracha, apontador, tablet, Ipod® e similares, pendrive, player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, controle de alarme de carro etc., óculos escuros, protetor auricular ou similares, quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, capacetes etc.), ou similares e, ainda, bolsas, pastas, mochilas, carteiras ou outros materiais similares;

4.4. Não serão permitidas, durante a realização das provas, a comunicação verbal, escrita, gestual ou eletrônica etc. entre candidatos, tampouco a troca de quaisquer objetos entre os mesmos;

4.5. Será permitido somente o uso de caneta de tinta preta ou azul fabricada em material transparente.

4.6. Não se responsabilizará pela guarda de quaisquer materiais dos candidatos, não dispondo no local de realização das provas de guarda-volumes.

4.7. A IES recomenda que os candidatos não levem nenhum dos objetos citados no item “2.2”, no dia de realização das provas, pois o porte e/ou uso desses objetos acarretará em eliminação do candidato ao Vestibular.

4.8. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo ou aos critérios de avaliação e de classificação.

5. PROVAS

5.1. No Vestibular para preenchimento das vagas do 1º semestre de 2021, a Faculdade do Amazonas de

Ensino, Pesquisa e Inovação - FAMEPI, oferece três opções de prova descritas abaixo: 5.1.1. Prova Tradicional

5.1.1.1. As inscrições para a Prova Tradicional podem ser realizadas no periodo de 10/12/2020 até o dia

03/02∕2021, pela Internet. As provas serão realizadas conforme abaixo:

5.1.1.2. Datas e horários: As provas serão realizadas nas dependências da Faculdade Famepi no dia

07/02∕2021, (Domingo) das 9:00 até 13:00h fuso horário local, com 4 horas de duração. O Candidato deverá

permanecer em sala no mínimo por duas horas e trinta minutos.

5.1.1.3. Local: Indicado no comprovante de inscrição. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, uma hora de antecedência.

5.1.1.4. O candidato deverá apresentar, para ingresso no local da prova, o comprovante de inscrição juntamente com o documento original de identidade.

5.1.1.5. Serão considerados documentos de identidade: As carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas secretarias de segurança (RG), ou pelas forças armadas, ou pela polícia militar, ou pelo ministério das relações exteriores ou por ordens e conselhos de classe, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei federal, tenham valor de identidade, carteira de trabalho e previdência social, passaporte e CNH (carteira nacional de habilitação emitida após a Lei 9.503/97, carteira nova com foto).

(3)

5.2. Não serão aceitos como documentos de identidade: protocolos, certidão de nascimento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação emitida anteriormente à Lei 9.503/97, carteira de estudante, crachás, identidade funcional de natureza pública ou privada sem valor de identidade, certidões de casamento” (mesmo com foto). Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

5.3. Não será admitido nos locais de provas o candidato que se apresentar após o horário determinado neste edital.

5.4. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

5.5. No ato da realização das provas, serão fornecidos aos candidatos o caderno de questões e a folha definitiva de respostas da prova objetiva e da redação.

5.6. O candidato lerá as questões no caderno de questões e marcará suas respostas na folha definitiva de respostas.

5.7. Depois de preenchida, a folha de respostas deverá ser entregue ao fiscal da sala.

5.8. Não serão computadas questões não respondidas ou que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), questões emendadas ou rasuradas, ainda que legíveis. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, sob o risco de prejuízo ao desempenho do candidato.

5.1.2. Prova por Agendamento

5.1.2.1. As inscrições para a Prova por Agendamento podem ser feitas a partir do dia 09 de fevereiro de 2021, pela Internet, em até 72 horas antes da realização da prova, segue datas e horário disponibilizados pela IES. 5.1.2.2. Datas e horários: as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras às 9:00h e 19:00h.

5.1.2.3. Local: no campus da Instituição, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, uma hora de antecedência.

5.1.2.4. Duração: máxima de duas horas e mínima de uma hora e trinta minutos horas.

5.1.3. ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

O candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas o Vestibular 2021 - 1º Semestre. Nesse caso, basta fazer a inscrição e enviar no no e-mail “processoseletivo@fmm.org.br”o Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM. A nota obtida no ENEM será padronizada com as notas da prova do Vestibular 2021 - 1º Semestre. O candidato que apresentar nota de redação menor que 400 (trezentos), numa escala de 0 (zero) a 1.000 (mil), deverá, obrigatoriamente, realizar Prova Tradicional ou por Agendamento, pois, nesse caso, suas notas do ENEM não serão aproveitadas. O ENEM não é uma bolsa, apenas uma forma de ingresso e os candidatos selecionados não estão isentos do pagamento da mensalidade referente ao curso.

6. CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS

6.1. INSCRIÇÕES:

6.1.1. As inscrições estarão disponíveis no site (www.famepi.org.br) a partir do dia 10 de dezembro de 2020. O ato de inscrição implica, por parte do candidato, o reconhecimento e a aceitação de todas as condições previstas neste Edital do Vestibular 2021.1, preencher corretamente os campos da ficha de inscrição.

(4)

6.1.2. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições extemporâneas, por carta, por correio ou por fax. 6.1.3. Para a realização da inscrição serão necessários o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Documento de Identidade (Registro Geral – RG).

6.1.4. Ao se inscrever, o candidato poderá indicar 01 (uma) opção de curso. 6.1.5. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

6.1.6. Casos especiais: candidato portador de necessidades especiais (visuais, auditivas ou motoras) deverá inscrever- se até uma semana antes do encerramento das inscrições para a prova de que vai participar, informando, no posto de inscrição, em formulário específico, do que necessita para realizar a prova.

6.1.7. No ato da inscrição é de responsabilidade do candidato a veracidade e exatidão dos dados informados no Formulário Eletrônico de Inscrição, sob as penas da lei.

6.1.8. O candidato, ao inscrever-se, declarará ter concluído o Ensino Médio (2º Grau) ou que concluirá até a data da matrícula, ou será considerado treineiro.

6.2. COMPOSIÇÃO DAS PROVAS:

6.2.1. Tanto a Prova Tradicional como a Prova por Agendamento serão constituídas de uma redação em Língua Portuguesa e de 40 (quarenta) questões multidisciplinares, versando sobre os programas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira “Inglês”), História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, conteúdo relativo ao nível médio. Nessas provas, cada questão têm o valor individual de 0,25 pontos totalizando 10,0 pontos, a redação possui o valor total de 10,0 pontos, totalizando 20,0 (vinte) pontos.

6.2.2. Dos tipos de questões:

Na elaboração da prova de testes objetivos serão utilizadas questões de proposições múltiplas, com 05 alternativas (A, B, C, D, E), em que somente uma das proposições é verdadeira.

A prova de redação constará de um tema, que será corrigido considerando-se os seguintes aspectos:

a) Competência 1 – Modalidade escrita: domínio da escrita em língua padrão (gramática da língua culta, sistema ortográfico e recursos de pontuação);

b) Competência 2 – Adequação ao tema e ao tipo de texto: desenvolvimento do tema e atendimento das instruções contidas no enunciado da prova;

c) Competência 3 – Argumentação: escolha, elaboração e organização das ideias necessárias para a defesa da tese;

d) Competência 4 – Coesão textual: conexão lógica entre as ideias, unidade temática, coesão, conexão sequencial entre as ideias e unidade estrutural;

e) Competência 5 – Proposta de intervenção: elaboração de uma proposta para a resolução do problema levantado, respeitando os direitos humanos.

6.2.3. O texto elaborado na prova de redação deverá corresponder a um mínimo de 15 linhas completas e ao máximo de 30 linhas completas. O texto deve ser claro, legível e atender às instruções contidas na prova. Obs.: As questões de Língua Estrangeira Inglês, tanto para a Prova Tradicional quanto para a Prova por Agendamento.

6.2.4. Durante o período de realização do Vestibular, independentemente da fase realizada, a duração e/ou a composição das provas poderão ser alteradas, ao critério da Comissão Organizadora do Vestibular.

(5)

6.2.5. Será atribuída nota ZERO ao texto elaborado na prova de Redação de acordo com os seguintes critérios: a) Anulada (impropério, desenho, parte propositalmente desconectada do tema, desrespeito aos direitos humanos).

b) Em branco c) Fuga ao tema

d) Não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa e) Texto insuficiente (menos que 15 linhas)

f) Redação ausente

6.3. CLASSIFICAÇÃO/DESCLASSIFICAÇÃO:

6.3.1. Classificação: a classificação dos candidatos dar-se-á respeitando-se a 1.ª opção pela ordem decrescente da média aritmética obtida nas provas, até o limite das vagas oferecidas para o curso. Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota em redação. Persistindo o empate, será classificado o candidato mais velho.

6.3.2. Todas as convocações de aprovados levarão em conta o número de vagas remanescentes para o curso, turno e/ou campus.

6.3.3. Desclassificação: a redação é obrigatória e consta tanto da Prova Tradicional como da Prova por Agendamento. Será desclassificado o candidato que obtiver nota de redação menor que 5 (cinco), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), independentemente de sua média. Também será desclassificado aquele que usar de meios fraudulentos ou cometer atos de indisciplina durante a realização da prova. Não serão concedidas vistas ou revisões das provas em hipótese alguma.

6.3.4 Será excluído do vestibular o candidato que, além das hipóteses previstas neste Edital: a) Obtiver nota ZERO em mais de uma das provas e/ou disciplinas ou na redação;

b) Se apresentar após o horário estabelecido para a realização das provas; c) Não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

d) Não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste edital, para a realização da prova;

e) Se ausentar da sala e/ou local de prova sem autorização;

f) Se ausentar do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo de 2h30min.

g) For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

h) Estiver fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (smartphones, celulares, etc);

i) Lançar mão de meios ilícitos para execução das provas; j) Não devolver integralmente o material solicitado; k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

(6)

4.4 RESULTADO:

4.4.1. A lista oficial dos classificados será publicada no site da Instituição, por meio de Edital de Convocação, até cinco dias após a realização da Prova Tradicional. O resultado obtido pelos candidatos que optarem pela Prova por 3.1.1, ou pela nota padronizada do ENEM será divulgado juntamente com o resultado da Prova Tradicional, os que optarem pela prova 3.1.2 agendamento, o resultado será divulgado em até 3 dias após aplicação das provas. Na hipótese de as vagas não serem preenchidas em primeira chamada, serão efetuadas novas convocações, observando- se a opção e a ordem de classificação dos candidatos.

Observações:

1 – Os cursos oferecidos são de regime semestral, com periodicidade semestral, conforme o Regimento da Instituição. As disciplinas semestrais poderão ser agrupadas ou seriadas de formas diferentes nos períodos letivos que compõem o curso e não serão obrigatoriamente oferecidas na mesma ordem.

2 – Todos os cursos da Instituição são constituídos de atividades curriculares e extracurriculares.

a) – Se o número de alunos matriculados após o término do Vestibular não atingir 80% (oitenta por cento) do total de vagas oferecidas no curso em determinado campus, ou turno, a Instituição, ao seu critério, poderá cancelar o oferecimento do curso. Nesse caso, a IES irá proceder com a devolução da(s) quantia(s) paga(s), o que será feito vinte dias após o aluno requerê-la na Secretaria.

3 – Se, no transcorrer do curso, a partir do 2.º período, o número de alunos matriculados, no período e turno não atingir 40 (quarenta), a critério da Instituição, os alunos poderão ser transferidos para turnos disponíveis.

4 – As atividades teóricas e práticas, ao critério da Instituição, poderão ser concentradas de segunda a sábado, para atividades de autoaprendizagem, estudos supervisionados, atividades de biblioteca, projetos de iniciação científica e extensão universitária, bem como para outras atividades

5 – Os cursos oferecidos poderão ter atividades curriculares e extracurriculares, como, por exemplo, estágios, em turno diferente daquele em que o aluno está matriculado, inclusive aos sábados, observando o calendário acadêmico.

6 – No decorrer do Vestibular, em razão da demanda social, a Instituição poderá alterar e redistribuir as vagas oferecidas entre turnos, em ato aprovado pelo Conselho Acadêmico, nos termos da instituição: Conselho Superior/CONSUPE.

DA MATRÍCULA:

Vestibular Tradicional: deverão efetuar a matrícula no período de 18/01/2021 a 22/01/2021.

Vestibular Agendado: em até 2 dias uteis, após a divulgação do resultado do vestibular em que está inscrito. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

A matrícula do candidato convocado pelo Edital deverá ser feita para o primeiro semestre (ou período) do curso no qual obteve a classificação, sendo necessária o pagamento da primeira parcela em até 48 horas após a matricula no curso e da Contrato de Prestação de Serviços Educacionais devidamente preenchido e assinado pelo aluno se menor de idade pelo pai ou responsável, em caso contrário. Além disso, é necessária a entrega de (02) duas fotos 3x4 recentes; apresentar os originais e entregar duas cópias ou apenas entregar duas cópias dos seguintes documentos:

• HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO OU EQUIVALENTE;

• CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU EQUIVALENTE; • CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO;

• CÉDULA DE IDENTIDADE; • TÍTULO DE ELEITOR;

• PROVA DE QUITAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR;

• COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (CONTA DE LUZ OU ÁGUA OU TELEFONE ETC.);

• CADASTRO DE PESSOA FÍSICA (CPF) DO ALUNO, E DO PAI (OU RESPONSÁVEL) SE O ALUNO FOR MENOR DE IDADE.

• BOLETIM DE DESEMPENHO INDIVIDUAL DE NOTAS DO ENEM (CASO O ALUNO TENHA REALIZADO O EXAME).

(7)

NÃO SERÃO ACEITOS como documento de identidade, por serem documentos destinados a outros fins, a carteira nacional de habilitação sem foto, a certidão de nascimento, a certidão de casamento, o título de eleitor, o CPF e a carteira de estudante.

O candidato estrangeiro deverá apresentar Registro Nacional de Estrangeiro-RNE atualizado ou passaporte com visto válido.

NÃO serão aceitos documentos ilegíveis ou danificados, nem aqueles que constam: “Não Alfabetizado” ou “Infantil”.

Prazo e local: as matrículas dos candidatos classificados e convocados serão feitas no local de funcionamento dos cursos. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente ao critério da Instituição e desde que haja vagas. Ao critério do Conselho Acadêmico da Instituição.

Início das aulas: a data de início das aulas será comunicada por ocasião da matrícula.

Os alunos matriculados poderão assistir às aulas no endereço relacionado abaixo:

• Campus SEDE – Avenida Ministro Mário Andreazza, n° 916, bairro do Distrito Industrial, Manaus-AM;

DOS CURSOS, VAGAS E TURNOS: CURSO

PORTARIA DE

AUTORIZAÇÃO TURNO DURAÇÃO VAGAS

Engenharia de

Computação A CREDENCIAMENTO: 201703075 AUTORIZAÇÃO VINCULADA Noturno 5 anos 100 Engenharia de Produção AUTORIZAÇÃO VINCULADA A CREDENCIAMENTO: 201703072 Noturno 5 anos 50 Engenharia

Elétrica AUTORIZAÇÃO VINCULADA A CREDENCIAMENTO:

201703046 Noturno 5 anos 50

Engenharia

Mecânica A CREDENCIAMENTO: 201703076 AUTORIZAÇÃO VINCULADA Noturno 5 anos 100

As aulas acontecem de segunda a sexta de 18h30 ás 22h10 e no sábado de 8h00 as 12h:00, conforme calendário acadêmico de definido pela IES.

Os horários de aulas, bem como o tempo mínimo de conclusão de curso, são estabelecidos conforme a matriz curricular de cada curso.

Todos os cursos, funcionam no endereço citado no Edital, denominados:

Campus SEDE- Avenida Ministro Mário Andreazza, n° 916, bairro do Distrito Industrial, Manaus – AM; OBSERVAÇÕES**

1 – Os estágios podem ser realizados em turnos diferentes daqueles em que são ministradas as aulas;

2 – Ao critério da Instituição, as atividades curriculares e extracurriculares dos cursos poderão ser ministradas de segunda-feira a sábado, em turno e/ou campus diverso(s) daquele(s) em que o aluno está matriculado. Assim, por exemplo, atividades e/ou aulas práticas poderão ser agendadas em locais e/ou turnos diversos dos quais os alunos estão matriculados, inclusive aos sábados;

3 – As vagas oferecidas no Vestibular 2021 – 1º Semestre que, porventura não forem preenchidas poderão ser remanejadas para outra seleção para os mesmos cursos. Os cursos e vagas que dependem de autorização do MEC poderão ser incluídos em uma fase posterior.

(8)

4 – Após o encerramento do Vestibular 2021 – 1º Semestre, conforme os Regimentos da Instituição, também mediante vestibular, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por alunos transferidos de outra instituição ou por candidatos portadores de diploma de graduação de nível superior e A transferência ex officio regulamenta o parágrafo único do art. 49 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, acesso em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9536.htm/>.

Manaus, 10 de dezembro de 2020. Vando Matias Queiroz de Oliveira

Referências

Documentos relacionados

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Para a elaboração do trabalho foram realizadas as etapas de revisão bibliográfica sobre a temática do patrimônio geológico e geomorfológico em âmbito

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria