• Nenhum resultado encontrado

DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS E BACTÉRIAS EM CANA-DE-AÇÚCAR. Amaury da S. dos Santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS E BACTÉRIAS EM CANA-DE-AÇÚCAR. Amaury da S. dos Santos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS E BACTÉRIAS EM CANA-DE-AÇÚCAR

Amaury da S. dos Santos

Instituto Biológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal, CP 70, CEP 13001-970, Campinas, SP, Brasil. Fone: (19) 3252 1657. E-mail: amaury@biologico.sp.gov.br

Introdução

No Estado de São Paulo a cultura da cana-de-açúcar tem passado por grandes transformações ao longo do tempo. Mais recentemente, alterações em seu manejo tem ocorrido a partir da adoção da colheita mecanizada, sem a utilização da queima. De acordo com diferentes profissionais no setor sulcro-alcooleiro trata-se de uma “nova cultura”, onde existem mais perguntas do que respostas.

Entre vários fatores limitantes à produção, destacam-se a ocorrência e a severidade de doenças, que se constituem em importantes justificativas para a substituição de variedades, devido ao decréscimo da produtividade provocado por elas.

No Brasil foram relatadas 40 entre todas as 177 doenças (provocadas por fungos, bactérias, vírus e micoplasma) relacionadas em cana-de-açúcar em todo o mundo (SANGUINO, 1998). Historicamente, na cultura da cana-de-açúcar no mundo, são consideradas em quatro as doenças mais importantes: carvão, raquitismo das soqueiras, escaldadura das folhas e mosaico da cana-de-açúcar. A seguir, serão detalhados alguns aspectos das doenças fúngicas e bacterianas citadas, além de outras que causam maiores preocupações na região centro-sul do Brasil.

Doenças causadas por fungos

Entre as doenças fúngicas que trazem preocupações e podem trazer prejuízos no setor canavieiro na região centro-sul do Brasil destacam-se a ferrugem e o carvão. Outras doenças também foram registradas provocando prejuízos em outra época, ou mesmo em outras regiões do país como a Podridão Abacaxi (Ceratocystis paradoxa), Mancha amarela (Mycovellosiella koepkey), a Mancha ocular (Bipolaris sacchari), a Podridão vermelha (Glomerella

tucumanensis), a Podridão de Fusarium e Pokkah-Boeng (Fusarium moniliforme

e Fusarium subglutinans), as Podridões de raízes (Complexos de Pythium) e a Podridão de Marasmius (Marasmius sacchari) (TOKESHI, 1997).

Ferrugem

A ferrugem é uma doença causada pelo fungo Puccinia melanocephala. Encontra-se disseminada em todas as regiões produtoras no Brasil e reportada

(2)

em aproximadamente 64 países produtores. A doença é conhecida a mais de 100 anos, surgindo no continente americano em 1978 causando perdas de 50% nas variedades mais suscetíveis, ocorrendo em 1979 na Flórida. No Brasil, a doença foi primeiramente detectada em novembro de 1986, não causando grandes danos, uma vez que cerca de 90% das variedades cultivadas apresentavam resistência ao fungo (TOKESHI, 1997), enquanto que em outros países da América Central e Caribe provocou a substituição de variedades (NASS et al., 1991). Segundo RECIO et al. (1994), na primeira aparição da ferrugem em Cuba, provocou perdas expressivas na variedade B-4362, que por sua alta sensibilidade ao fungo foi totalmente dizimada das áreas de plantio daquele país. Esta mesma variedade plantada no México teve perdas estimadas em 50% entre 1981 e 1983 (ASNAGHI et al., 2001). No Texas, Estados Unidos da América, a ferrugem não é um problema, pois todas as variedades adotadas possuem resistência à P. melanocephala (SMITH, 1999).

Os sintomas característicos da ferrugem são: presença de pústulas na página inferior da folha de coloração amarelada a marrom-escuro, medindo de 2 a 7 mm de comprimento por 1 mm de largura; formação de esporos subepidérmicos com ruptura da epiderme para sua liberação; em variedades muito suscetíveis, como a SP71-799, as pústulas agrupam-se, formando placas de tecido necrosado; plantas muito atacadas têm crescimento retardado com folhas queimadas e sem brilho (TOKESHI, 1997). Os sintomas da ferrugem são bem mais claros nas primeiras etapas de crescimento, sendo bem mais lento ao final da epidemia, quando as plantas atingem maior grau de maturação e desenvolvimento. Em levantamento feito nos anos-safra 86/87 e 87/88, COUTINHO et al. (1991) constataram que na maioria das variedades avaliadas ocorreu uma grande influência do estádio de desenvolvimento da planta na severidade dos sintomas. De modo geral, a máxima suscetibilidade das plantas ocorre no estádio juvenil (3 a 6 meses). A maturidade é normalmente acompanhada da recuperação dos sintomas, caracterizando em muitas variedades o que se denomina resistência da planta adulta.

A prática de controle recomendada para a doença é o uso de variedades resistentes. Resistência ao agente causal da ferrugem é um fator primordial em programas de melhoramento da cultura.

No Programa Cana, coordenado pelo Instituto Agronômico, a seleção para resistência aos principais agentes causais de doenças é realizada desde os primeiros estágios de melhoramento para obtenção de novas variedades. Em sua fase final, é realizado ensaio específico para resistência à P. melanocephala. Nos ensaios realizados em Jaú nos anos-safra 2001/2002 e 2002/2003, cerca de 80% dos clones testados sob alta pressão de inóculo apresentaram-se com elevada resistência, sendo que muitos destes clones mostraram-se completamente isentos de sintomas. Alguns destes clones, em breve serão lançados como variedades, como é o caso de 2195, 2218, IAC91-3186, IAC91-5155, IACSP93-3046, IACSP93-3050, 2094, IACSP94-2101, IACSP94-4004 e IACSP94-6025.

(3)

Carvão

O carvão da cana-de-açúcar, causado por Ustilago scitaminea, tem ocorrência generalizada no Brasil, desde a sua primeira constatação em 1946 no Estado de São Paulo. Já foi constatado em 72 países, sendo sua primeira aparição reportada em 1877 na África do Sul.. Na América do Sul foi primeiramente constatado na Argentina em 1940, disseminando-se para Uruguai, Paraguai e Brasil. Na década de 70 surgiu no Caribe espalhando-se velozmente na região canavieira e alcançando a Flórida e Cuba em 1978, espalhando-se posteriormente por toda a América Central (ORDOSGOITTI et al., 1982).

Após a constatação do carvão no Estado de São Paulo, várias medidas de controle foram tomadas, mas a que surtiu maior efeito foi a proibição de plantio comercial de variedades suscetíveis a essa moléstia (FIGUEIREDO et al., 1982). Na região centro-sul do Brasil, com o aumento da área de plantio com a cultura, após o programa de incentivo à produção de álcool, o fungo U.

scitaminea teve condições ótimas para disseminação e provocou altos índices

de infecção, principalmente, sobre a variedade NA56-79, resultando em sua restrição ao plantio.

Os danos causados pelo carvão são variáveis, mas podem causar perdas de até 100% em variedades suscetíveis (TOKESHI, 1997). COMSTOCK & LENTINI (2002a) afirmaram que em certas regiões canavieiras podem permanecer por muitos anos sem relatos de carvão, no entanto, a doença pode reaparecer e devastar rapidamente áreas com variedades suscetíveis. Os danos causados pelo fungo incidem tanto na redução da produção como na perda de qualidade do caldo. BERGAMIN FILHO et al. (1987) após trabalhos realizados em quatro regiões produtoras (Barbados, Brasil, Flórida e Havaí), concluíram que, em média, as perdas de peso de cana seriam de 0,74% para cada 1% de infecção. O carvão é uma das doenças em cana-de-açúcar de mais fácil identificação. Caracteriza-se pela emergência de um chicote, que consiste em uma modificação do meristema apical do colmo, induzida pelo fungo, com tamanho variável, de alguns centímetros a mais de 1 m de comprimento. O chicote é composto por parte do tecido da planta e parte do tecido do fungo contendo milhões de esporos. Plantas doentes, antes de emitirem o chicote, têm o ângulo de inserção das folhas mais agudo, limbo foliar estreito e curto, colmos mais finos que o normal e touceiras com superbrotamento. Ocasionalmente, algumas variedades podem produzir sintomas atípicos como galhas, proliferação de gemas e vassoura-de-bruxa (TOKESHI, 1997). Os chicotes surgem em plantas com 2-4 meses de idade, com o pico ocorrendo quando as plantas estão com 6-7 meses de idade.

Condições ambientais são determinantes no surgimento de epidemias de carvão. Sob condições de estresse, variedades mesmo com resistência ao fungo, podem apresentar sintomas da doença. Condições de estresse hídrico e calor favorecem a ocorrência da doença.

O controle da doença de maior eficiência é o uso de variedades resistentes, que tem sido utilizado com muito sucesso em vários países. Em vários programas de melhoramento genético em todo o mundo, a seleção para

(4)

resistência a U. scitaminea é feita em seus primeiros estágios, onde clones são descartados quando apresentam suscetibilidade sob condições de pressão natural da doença, sem qualquer processo de inoculação artificial. Em estágios finais de melhoramento, são realizados ensaios específicos para resistência ao fungo, por meio de inoculação forçada. No Programa Cana IAC, nos últimos dois anos foram feitos ensaios com a inoculação artificial do fungo pela imersão de toletes em suspensões de esporos de U. scitaminea. Dos clones testados nos dois últimos anos em Jaú, verificou-se que clones IAC91-2195, IAC91-2218, IAC91-5155, IACSP93-3046, IACSP93-3050, IACSP94-2094 e IACSP95-6087 apresentaram-se com resistência moderada, enquanto que IACSP94-2101, IACSP94-4004, IACSP94-6025 e IACSP95-6114 foram considerados resistentes. Cabe salientar que nesse ensaio, os clones foram submetidos à intensa pressão de seleção e esses clones podem em breve ser lançadas como variedades.

A doença também pode ser controlada pela prevenção, ou seja, uso de mudas sadias visando a redução do inóculo inicial da cana-planta. Outra prática que deve ser usada, principalmente quando se empregam variedades de resistência intermediária, é a prática de “rouguing” para eliminação de plantas doentes antes da liberação dos esporos. Outra prática recomendada, visando o uso de mudas sadias, é o tratamento térmico de mudas a 52ºC por 30 minutos. COMSTOCK & LENTINI (2002a) afirmam que essa prática pode ser inviável em cultivos em grande escala e sua efetividade pode ser sujeita a diferenças varietais. Em viveiros, o emprego do “rouguing” é imprescindível para produção de mudas sadias. Deve ser feito a cada 7 a 15 dias, durante 6 - 8 meses, eliminando-se todas as plantas atípicas.

Doenças causadas por bactérias

Entre as doenças bacterianas que trazem preocupações no setor canavieiro na região centro-sul do Brasil, destacam-se a escaldadura das folhas e o raquitismo das soqueiras. Outras doenças também foram registradas provocando prejuízos dependendo da região e condições ambientais, como a estria vermelha e a gomose. A seguir, serão descritas detalhadamente a escaldadura das folhas e o raquitismo das soqueiras.

Raquitismo das soqueiras

Essa doença é causada pela bactéria Leifsonia xyli subsp. xyli, antes chamada de Clavibacter xyli subsp. xyli. Muitos pesquisadores consideram o raquitismo das soqueiras a mais importante doença afetando a cana-de-açúcar em todo o mundo. Pode causar prejuízos de 5 a 30% da produtividade, mesmo que o produtor desconheça que seu campo esteja infectado. A importância econômica da doença varia em função de fatores ambientais, principalmente estresse hídrico. As perdas podem ser substanciais, dependendo da variedade empregada e da idade da touceira (SMITH, 1999).

(5)

infectando a variedade Q28 e desde então se espalhou por todo o mundo. Quando foi descrita pela primeira vez no Brasil, já estava disseminada por todas as regiões canavieiras (TOKESHI, 1997).

O raquitismo das soqueiras não é facilmente reconhecido no campo por sintomas externos, uma vez que podem ser confundidos por vários fatores, incluindo práticas culturais, umidade inadequada e deficiência nutricional (COMSTOCK & LENTINI, 2002c). Para diagnóstico eficaz da doença, várias metodologias têm sido desenvolvidas, como a microscopia de contraste de fase, reações sorológicas de fluorescências, testes sorológicos e técnicas de biologia molecular pelo uso de PCR.

A doença manifesta-se de modo mais claro nas soqueiras de variedades mais suscetíveis, onde podemos observar internamente, na parte mais velha dos colmos maduros vasos com a coloração modificada variando de alaranjado-claro a vermelho-escuro. De acordo com a posição dos vasos e sentido dos cortes, pode-se observar “vírgulas” e traços ou pontos localizados, preferencialmente, nas partes mais profundas do colmo. Externamente, observa-se colmos mais finos e internódios curtos causando a redução da produtividade agrícola. As touceiras doentes, em períodos mais secos, mostram sintomas de falta de água e enrolamento de folhas (TOKESHI, 1997; CARDOSO, 1986).

Segundo CARDOSO (1986), considera-se que a ausência de sintomas externos característicos nas socas e sua ausência na cana planta sejam os motivos da disseminação da doença de modo universal. A bactéria também pode ser disseminada por meio de ferramentas utilizadas no manejo da cultura contaminadas. COMSTOCK & SMITH (2002c) afirmam que a transmissão da bactéria por máquinas colheitadeiras é bastante significativa. Existem registros de que o patógeno sobreviva no solo após a colheita para re-infectar plantas sadias.

A principal forma de controle dessa doença é por meio de resistência varietal. No entanto, a maior dificuldade consiste na seleção de variedades resistentes em função da dificuldade no diagnóstico rápido e eficiente da doença. No Instituto Biológico em Campinas, está sendo desenvolvida metodologia para diagnóstico por meio de técnicas sorológicas que poderão ser usadas no Programa Cana IAC para seleção de clones resistentes a Leifsonia

xyli subsp. xyli.

Outra forma eficiente de controle da enfermidade é o tratamento térmico de toletes ou gemas por 2 horas a 50o C. O processo deve ser bem criterioso, pois qualquer variação pode resultar em sérios prejuízos.

Por ser facilmente transmitida mecanicamente, a desinfecção é um importante método para prevenção da doença. Todos os equipamentos usados para corte da cana devem ser desinfectados por produtos químicos ou mesmo calor.

Escaldadura das folhas

A escaldadura das folhas é uma doença provocada pela bactéria

Xanthomonas albilineans, uma das doenças mais importantes no setor

(6)

em pelo menos 55 países (COMSTOCK & LENTINI, 2002b). Esta doença tem grande potencial destrutivo, principalmente em variedades suscetíveis. No Brasil, sua importância tem sido subestimada devido aos erros de identificação e á confusão de seus prejuízos com aqueles causados pelo raquitismo das soqueiras (TOKESHI, 1997). Quando a doença se manifesta em variedades extremamente suscetíveis, pode causar perdas de até 100%. Seus prejuízos manifestam-se, principalmente, na má formação dos toletes no plantio, morte das touceiras ou cana, queda na produção e na riqueza de sacarose.

A sintomatologia dessa doença é bem complexa, uma vez que são conhecidos três tipos de sintomas. O primeiro tipo de sintoma seria o latente, cuja maioria das variedades comerciais apresentam. A planta mesmo com a presença do patógeno, os sintomas externos não se manifestam, permitindo que as variedades possam ser usadas por muitos anos. Internamente, nos colmos observa-se, ocasionalmente, descoloração vascular na região dos nós, assemelhando-se com os sintomas do raquitismo das soqueiras. Um segundo tipo de sintoma é o chamado crônico, que se caracteriza pelo surgimento de diversos sintomas externos, sendo o mais característico as estrias brancas no limbo foliar, podendo atingir a bainha. Por último, o sintoma agudo, observado nas variedades mais suscetíveis em condições favoráveis ao patógeno, que se caracteriza pela queima total das folhas, como se a planta tivesse sido escaldada, daí a origem do nome da doença.

A bactéria sobrevive de ano a ano em plantas infectadas, sendo disseminada na colheita e, possivelmente, por outras práticas culturais que provoquem ferimentos nos colmos (TOKESHI, 1997). Com o incremento da colheita mecanizada, as preocupações com essa doença aumentam, daí a importância em manter o canavial sadio. A bactéria também pode infectar plantios de milho próximos ao canavial, uma vez que ela pode ser facilmente transportada por ventos e chuvas.

A principal forma de controle dessa doença é por meio de variedades resistentes e tolerantes ao patógeno. Entretanto, devido aos sintomas latentes da escaldadura, deve se ter atenção com as variedades, principalmente aquelas tolerantes. No caso de emprego de variedades tolerantes, torna-se necessário tomar alguns cuidados: evitar plantio de mudas provenientes de campos com a doença; preparo das áreas de viveiros para eliminar bactérias do solo e restos de cultura; desinfecção de equipamentos e ferramentas utilizadas no manejo da cultura. Quanto ao tratamento térmico de mudas, existem controvérsias em relação a sua utilização. O tratamento feito da mesma forma que o utilizado para controle do raquitismo das soqueiras não é eficiente para a escaldadura das folhas. COMSTOCK & LENTINI (2002b) afirmam que por meio desse tratamento, o controle é parcial, dessa forma eles recomendam que o tratamento seja feito por meio da imersão de mudas por um longo tempo em água quente. Na Austrália, as mudas são expostas por 24 horas em fluxo de água contínuo, sendo em seguida mergulhadas por três horas a 50o C. Não é conhecido até o momento qualquer produto, químico ou biológico, que controle satisfatoriamente essa doença.

(7)

Agradecimentos

Projeto financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Referências Bibliográficas

ASNAGHI, C.; D’HONT, A.; GLAZMANN, J.C.; ROTT, P. resistance of sugarcane cultivar R 570 to Puccinia melanocephala isolates from different geographic locations. Plant Dis., v.85, p.282-286, 2001.

BERGAMIN FILHO, A.; AMORIM, L.; CARDOSO, C.O.N., SANGUINO, A.; IRVINE, J.E.; SILVA, W.M. Carvão da cana-de-açúcar e sua epidemiologia. São Paulo: Copersucar, 1987. 23p. (Boletim Técnico – Edição especial)

CARDOSO, C.O.N. Isolamento da bactéria do raquitismo (Clavibacter xyli subsp. xyli) no Brasil. Bol. Téc. Copersucar, v.34, p.48-52, 1986.

COMSTOCK, J.C. & LENTINI, R.S. Sugarcane smut disease. 2002a. Disponível em:<http:/ /edis.ufl.edu/body_SC008>.Acesso em: 1 set. 2003.

COMSTOCK, J.C. & LENTINI, R.S. Sugarcane leaf scald disease. 2002b Disponível em: http://edis.ufl.edu/body_SC008>.Acesso em: 1 set. 2003.

COMSTOCK, J.C. & LENTINI, R.S. Sugarcane ratoon stunting disease. 2002c Disponível em: <http://edis.ufl.edu/body_SC008>.Acesso em: 1 set. 2003.

COUTINHO, L.N.; CARDOSO, C.O.N.; FIGUEIREDO, M.B. Puccinia melanocephala H. & P. Sydow, ferrrugem da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, Brasil: caracterís-ticas morfológicas, diferenças com Puccinia kuehnii Butler e resistência vari-etal. Rev. Bras. Botânica, v.14, p.121-126, 1991.

FIGUEIREDO, P.; FIGUEIREDO JUNIOR, E.R.; SILVA, W.M.; MELLO, S.S.; TOKESHI, H.; MATSUOKA, S.; SILVEIRA, A.P.; PARADELA FILHO, O. Resistência de variedades de cana-de-açú-car a Ustilago scitaminea Syd. II – Teste em condições de campo. Biológico, v.48, p.61-73, 1982.

NASS, H.; RODRÍGUEZ, H.A.; ALEMÁN, L. Situación actual de las enfermedades de la cana de azúcar en la región centro occidental de Venezuela. Caña de azúcar, v.9, p.99-109, 1991.

ORDOSGOITTI, A.; GONZÁLEZ, V.; APONTE, A. El carbon de la caña de azucar en Venezu-ela. Agronomía Tropical, v.31, n.1/6, p.301-307, 1982.

RECIO, D.A.; VALLADARES, A.F.; MONTALVAN, D.J.; PARDO, L. Algunas consideraciones en la dinámica de la roya de la caña de azúcar (Puccinia melanocephala). Caña de azúcar, v.12, p.73-84, 1994.

SANGUINO, A. Situação atual da pesquisa em doenças da cana-de-açúcar. Summa Phytopathol., v.24, n.1, p.90-91, 1998.

SMITH, D.T. Crop profile for sugarcane in Texas – Diseases. 1999. Disponível em: <http://www.pestdata.ncsu.edu/cropprofiles/docs/txsugarcane.html>. Aces-so em: 2 set. 2003.

TOKESHI, H. . Doenças da cana-de-açúcar (híbridos de Saccharum spp.) In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A.; REZENDE, J.A.M. (Eds.). Manual de Fitopatologia. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1997. v.2, p.207-225.

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento