• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DO DIREITO Floriano Peixoto / João Medeiros / Mossoró / Roberto Freire. EDITAL n 005/2017 EXIN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DO DIREITO Floriano Peixoto / João Medeiros / Mossoró / Roberto Freire. EDITAL n 005/2017 EXIN"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DO DIREITO

Floriano Peixoto / João Medeiros / Mossoró / Roberto Freire EDITAL n° 005/2017

EXIN – 2017.2

A Escola do Direito da Universidade Potiguar, com base nos preceitos metodológicos e em consonância com as regras institucionais de avaliação dispostas no Regulamento Geral, torna públicos os critérios para a realização do Exame Integrado dos Cursos de Direito das Unidades Floriano Peixoto, João Medeiros, Mossoró e Roberto Freire que servirá como instrumento de avaliação da segunda unidade do semestre 2017.2, das disciplinas ministradas nas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries ofertadas, mediante as disposições contidas neste edital.

DISPOSIÇÕES

1.Todos os alunos matriculados regularmente nas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries (em oferta regular) estão, automaticamente, inscritos no EXIN.

1.1. Submetem-se ao EXIN, também, os alunos matriculados em série regular, ainda que em número menor de disciplinas da respectiva série, devendo responder a todos os quesitos propostos.

1.2. Os alunos matriculados em disciplinas isoladas no regime de dependência ou adaptação não se submeterão ao EXIN da série correspondente à disciplina nesse regime, devendo o aluno buscar o respectivo docente para tratar da aplicação de avaliação separadamente, ainda na segunda unidade.

2. O EXIN realizar-se-á em 21 de outubro de 2017, com duração total de 4 (quatro) horas.

2.1 O EXIN terá início às 08h00min, com tolerância máxima de 15 minutos para ingresso em sala de aula.

2.2. O horário de início do EXIN deve ser rigorosamente respeitado pelos alunos.

2.3. Não será permitida a entrada em sala, em qualquer hipótese, após a tolerância indicada. 2.4. Iniciada a aplicação do EXIN, o aluno deverá respeitar os horários estabelecidos na tabela abaixo:

Até 01 (uma) hora de prova Depois de 01 (uma) hora de prova Só pode sair de sala se entregar o Cartão

de Respostas, considerando-se que concluiu o Exame.

Pode sair de sala com autorização, controle e acompanhamento dos fiscais.

Não pode levar o Caderno de Provas. Quando concluir o Exame e entregar o Cartão de Respostas, pode levar o Caderno de Provas.

(2)

Se sair de sala por qualquer razão que não seja ter concluído o Exame, computa-se zero na nota.

3. O aluno receberá um Caderno de Provas e um Cartão de Respostas. TODAS as instruções presentes no Caderno deverão ser rigorosamente respeitadas, sob pena de ser anulada a sua avaliação (atribuindo-se nota zero).

3.1. O discente deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada com material transparente, as respostas da prova objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

3.2. O preenchimento das folhas de respostas será de inteira responsabilidade do discente, devendo ser observadas rigorosamente as instruções para preenchimento previstas. Em hipótese alguma haverá substituição das folhas de respostas por erro do aluno.

4. O EXIN será composto de 40 (quarenta) questões objetivas, cada uma com 5 alternativas. 4.1. A divisão das questões do EXIN respeitará o artigo 4º do Regulamento Geral do Exame Integrado, estabelecendo-se 24(vinte e quatro) questões de conteúdos específicos da série; 10(dez) questões de conteúdos específicos cumulativos de séries anteriores e 6(seis) questões de conteúdo de formação geral.

4.1.1. O caderno de questões da terceira série terá a seguinte divisão, conforme o § 2º do artigo 4º do Regulamento Geral: 34 (trinta e quatro) questões de conteúdos específicos da série e 06 (seis) questões de conteúdo de formação geral.

4.2. Todos os conteúdos (específicos, conteúdo cumulado e de formação geral) estão previstos no anexo deste Edital.

4.3. Eventuais comunicados de conteúdo que tenham sido feitos por docentes ou coordenador de curso antes da publicação deste edital são meramente informativos e no intuito apenas de estimular a antecipação dos estudos, razão pela qual o que tem força vinculante são os assuntos contidos no anexo que acompanha o presente Edital.

5. O valor atribuído ao EXIN é de até 10,0 (dez) pontos, equivalendo a 100% (cem por cento) da nota da Unidade 2.

6. Durante a realização do EXIN, NÃO será permitida consulta de qualquer espécie.

6.1. Terá sua prova anulada (atribuindo-se nota zero) o discente que, durante a sua realização: a) for visto dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas; b) utilizar-se de Iivros, dicionários, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou que se comunicar com outro aluno; c) for surpreendido portando relógio, aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, smartphone fone de ouvido, walkman, MP3, MP4, agenda eletrônica, notebook, pendrive, palmtop, tablet, IPOD, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio etc., bem como óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie, bem como material impresso que contenha conteúdos jurídicos ou indicativos de estudos ou fraude; d) faltar com o devido respeito para

(3)

com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com os docentes, fiscais, monitores e colaboradores presentes e/ou com os demais alunos; e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer meio; f) não entregar o material das provas e/ou continuar escrevendo após o término do tempo destinado para a sua realização; g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal; h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, exceto quando finalizada a sua avaliação, portando uma das folhas de respostas ou qualquer material impresso que contenha conteúdos jurídicos ou indicativos de estudos ou fraude; i) descumprir as instruções contidas nos cadernos de prova; j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer momento do EXIN; I) impedir a coleta de sua assinatura; m) for surpreendido portando caneta fabricada em material não transparente; n) for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos; e o) recusar-se a ser submetido a qualquer procedimento que vise garantir a lisura e a segurança do processo de aplicação do Exame; p) tiver acionado o aparelho celular em sala de aula, ou o mesmo tocar na sala de aula durante a realização da avaliação; q) não apresentar documento oficial e original com foto, caso solicitado por docente ou membro da equipe de aplicação do Exame.

6.2. As coordenações de curso poderão disponibilizar sacos ou recipientes para que aparelho telefônico e demais materiais do aluno sejam armazenados, de maneira que estejam reservados, distantes e sem acesso pelo discente.

6.3. Mesmo estando armazenado em saco ou recipiente, nenhum aparelho eletrônico poderá estar ligado ou emitir sinal, qualquer que seja, sob pena de anulação e atribuição de nota zero ao aluno.

6.4. Durante a realização das provas, os sacos ou recipientes de segurança com os equipamentos e materiais não permitidos deverão permanecer embaixo ou ao lado da carteira/cadeira utilizada pelo aluno, devendo permanecer lacrado durante toda a realização das provas e somente podendo ser aberto no ambiente externo do local de provas.

6.5. Bolsas, mochilas e outros pertences dos alunos deverão igualmente permanecer ao lado ou embaixo da carteira/cadeira do aluno. Todos os materiais de estudo deverão ser devidamente guardados antes do início das provas, não podendo estar de posse dos alunos quando do uso de sanitários durante a realização do Exame, sob pena de eliminação.

6.6. A utilização de aparelhos eletrônicos é vedada em qualquer parte do local de provas. Assim, ainda que o aluno tenha terminado sua prova e esteja se encaminhando para a saída do local, não poderá utilizar quaisquer aparelhos eletrônicos, sendo recomendável que a embalagem não reutilizável fornecida para o recolhimento de tais aparelhos somente seja rompida após a saída do aluno do local de provas.

6.7. É de responsabilidade do aluno, ao término da sua prova, recolher e conferir os pertences pessoais.

6.8. A UnP não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas nem por danos neles causados.

(4)

7. Na aplicação do EXIN, a qualquer tempo, os professores e membros da organização do Exame, poderão exigir a apresentação pelo aluno de documento de identificação com foto, para fins de fiscalização.

7.1. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto),carteira de estudante ou cartão de acesso à UnP.

7.2. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do aluno.

7.3. O documento apresentado somente será considerado válido se constar, de forma visível, a foto do seu portador.

7.4. Caso o aluno esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento (original ou cópia autenticada, ao que se equipara a impressão do registro feito por formulário eletrônico) que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial.

7.5. Uma vez solicitado o documento e não apresentado pelo aluno, independentemente da razão, o discente terá sua prova anulada, atribuindo-se zero ao seu resultado.

8. A UnP, visando garantir a segurança e integridade do Exame em tela, poderá submeter os alunos a sistema de detecção de metal quando do ingresso e saída de sanitários, durante a realização da prova.

9. Não será permitido o uso de sanitários por alunos que tenham terminado as provas, nos andares onde está sendo aplicado o exame. A exclusivo critério da Coordenação do local, e desde que haja disponibilidade, poderá ser permitido o uso dos sanitários que não estejam sendo utilizados pelos alunos que estiverem se submetendo ao exame

10. O gabarito preliminar será divulgado até 23 de outubro de 2017.

10.1 O gabarito preliminar poderá sofrer alteração até a divulgação do gabarito definitivo, em face de erro material em alternativa apontada como a correta para quaisquer das questões integrantes da prova. Ocorrendo esta hipótese, por se tratar de mero erro material, a correção das provas se dará com base no gabarito definitivo, o qual deve ser considerado pelos alunos para todos os efeitos de aferição de seus resultados, não sendo hipótese de atribuição de ponto ou anulação de questão.

10.2. O período para interposição de recursos em face do gabarito preliminar é entre 24 a 26 de outubro de 2017, mediante apresentação de razões de recurso por escrito, a ser protocolado no atendimento da Coordenação de Curso de sua unidade.

(5)

10.2.1. Para a interposição de recurso, o discente deverá, obrigatoriamente, preencher formulário padrão (anexo a este edital), sob pena de não recebimento de requerimento formulado em outro formato.

10.2.1.1. Não são admitidos anexos ou utilização de espaço diverso do disponibilizado no formulário padrão de recursos, sob pena de indeferimento de plano.

10.2.2. Os recursos serão apreciados e julgados por Comissão de Docentes, constituída para esse fim.

10.2.2.1. A Comissão é soberana em suas decisões sobre os recursos que julgar, sendo irrecorrível seu julgamento.

10.2.2.2. As decisões sobre os julgamentos dos recursos somente conterão fundamentação quando for para negarem provimento aos respectivos recursos. Caso seja provido o recurso, a Comissão apenas indicará a alternativa correta, substituindo a anterior.

10.2.2.3. Havendo mais de um recurso para determinada questão, a comissão fica autorizada a escolher um deles e utilizá-lo como matriz para sua decisão, ainda que os argumentos expostos sejam diversos.

10.3. Os resultados dos recursos e a homologação e divulgação do gabarito definitivo terão como data limite o dia 31 de outubro de 2017, resguardado o direito da Coordenação do Curso, atendendo ao pedido de qualquer das Comissões, de remarcar a referida data.

10.4. Questões anuladas terão sua pontuação atribuída a todos os alunos que realizaram a respectiva avaliação.

10.5. Questões que tenham alteração de resposta serão pontuadas somente para aqueles que a acertaram.

11. O aluno que, por qualquer razão, não comparecer ao EXIN estará automaticamente habilitado a efetuar a sua reposição no dia 28 de outubro de 2017, devendo observar com atenção as demais datas no cronograma anexo a este edital.

11.1 A reposição do EXIN será realizada como uma única avaliação nos mesmos moldes e regras previstas no Regulamento Geral do EXIN, podendo ser exigido todo o conteúdo já ministrado até a data da avaliação, incluindo assuntos da Unidade 1 (U1).

12. Todos os discentes que necessitarem de atendimento especial deverão requerê-lo, junto à Coordenação do Curso, até o dia 11 de outubro de 2017.

12.1. Se por razão religiosa o aluno se sentir impedido de realizar a avaliação no horário regular de aplicação do EXIN, deverá também requerer até o dia 11 de outubro de 2017, junto à Coordenação do Curso, a realização em momento distinto, o que será avaliado pelo Coordenador. Em todo caso, o aluno nessa condição, será colocado em isolamento desde o início regular da realização da avaliação.

12.2. Os requerimentos de atendimento especial, quando referentes à reposição, deverão ser protocolados até 23 de outubro de 2017.

(6)

13. Caso o aluno repute que a nota que fora digitada pelo professor está em dissonância com a que fora obtida no EXIN, terá o prazo de 05 (cinco) dias após a data do lançamento da nota da unidade para solicitar cópia da folha de resposta e a consequente alteração no sistema.

14. Casos omissos poderão ser encaminhados ao Conselho de Curso para apreciação especial. 15. Os itens deste edital poderão sofrer eventuais modificações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito.

15.1. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de errata a este edital ou outro edital e será comunicada através da publicação no site da UnP.

Universidade Potiguar, 23 de agosto de 2017.

Fernando Cabral de Macedo Filho Diretor da Escola do Direito

Roberta Cabral Medeiros Coordenadora de Curso Direito – Floriano Peixoto Direito – João Medeiros

Vânia Furtado de Araújo Coordenadora de Curso

Direito – Mossoró

Daniel Ramos Dantas Coordenador de Curso Direito – Roberto Freire

(7)

ANEXO 01

(8)

ANEXO 01

(Conteúdo do EXIN 2017.2) 4ª SÉRIE

CONTEÚDO DA SÉRIE

Teoria das Penas

Penas privativas de liberdade: finalidades e regimes de cumprimento de pena. Penas restritivas de direitos: espécies e diferenças em relação às penas privativas de liberdade. Pena de multa: aplicação e execução. Suspensão condicional da pena.

Direito Constitucional III

O perfil da jurisdição constitucional e do processo constitucional contemporâneo. Teoria geral do controle da constitucionalidade. Premissas, conceito, parâmetro e objeto do controle de constitucionalidade. Tipos de inconstitucionalidade: por ação e por omissão, formal e material, total e parcial, originária e superveniente, direta e indireta. Formas de controle: controle político e judicial, preventivo e repressivo, difuso e concentrado, concreto e abstrato. Processo de

Conhecimento Cível

Formação, suspensão e extinção do processo. Petição inicial. Requisitos. Do pedido. Do indeferimento da petição inicial.

Direito Civil: Obrigações

Teoria geral das obrigações. Conceito. Classificação. Efeitos. Direito das obrigações: sua importância e características. Elementos essenciais da relação obrigacional. Sistematização do direito das obrigações no código civil. Modalidades de obrigação quanto ao vínculo.

CONTEÚDO ACUMULADO

Direito Constitucional I

Poder constituinte: conceito, finalidade, características, titularidade, espécies, limites e natureza jurídica.

Direitos e garantias fundamentais: direito à vida, igualdade, legalidade, vedação à tortura e liberdade de manifestação do pensamento.

Teoria Geral do Direito Penal

Introdução. História do direito penal. Norma penal: conceito, conflitos, fontes da lei penal e aplicação no tempo e no espaço. Princípios do direito penal. Introdução à teoria geral do crime: Fato típico. Conduta. Resultado. Tipicidade. Nexo de causalidade.

CONTEÚDO DE FORMAÇÃO GERAL

Arte e cultura; avanços tecnológicos; ciência, tecnologia e inovação; democracia, ética e cidadania; ecologia/biodiversidade; globalização e geopolítica; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; relações de trabalho; responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; tecnologias de Informação e comunicação; vida urbana e rural; violência.

(9)

ANEXO 01

(Conteúdo do EXIN 2017.2) 6ª SÉRIE

CONTEÚDO DA SÉRIE Direito das Coisas

Conceito, evolução histórica, características e princípios dos direitos reais. Confronto entre direitos reais e direitos pessoais. Teoria geral da posse: elementos, natureza jurídica, objeto, classificação, aquisição, efeitos e proteção.

Processo Executivo Cível

Execução. Conceitos. Cognição, mérito e coisa julgada na execução. Formas executivas. Princípios da execução. Formação do procedimento executivo. Legitimidade. Título executivo. Responsabilidade patrimonial.

Direito Processual Penal I

Direito processual penal: noções iniciais, definição e princípios informadores. Legislação processual penal: do código de processo penal; da legislação processual penal especial; da eficácia da legislação processual penal no espaço; da eficácia da legislação processual penal no tempo; e da interpretação e integração da legislação processual penal. Inquérito policial: definição, natureza jurídica, finalidade, características, modos de instauração, prazos de conclusão, relatório e indiciamento. Das ações penais. Denúncia e queixa. Ação civil ex delicto.

Direito Administrativo – Contratos e Licitações

Licitações. Lei nº. 8.666/93, arts. 1º ao 53. Pregão. Lei nº. 10.520/2002.

CONTEÚDO ACUMULADO

Direito Constitucional I

Poder constituinte: conceito, finalidade, características, titularidade, espécies, limites e natureza jurídica.

Direitos e garantias fundamentais: direito à vida, igualdade, legalidade, vedação à tortura e liberdade de manifestação do pensamento.

Teoria Geral do Direito Penal

Introdução. História do direito penal. Norma penal: conceito, conflitos, fontes da lei penal e aplicação no tempo e no espaço. Princípios do direito penal. Introdução à teoria geral do crime: Fato típico. Conduta. Resultado. Tipicidade. Nexo de causalidade.

CONTEÚDO DE FORMAÇÃO GERAL

Arte e cultura; avanços tecnológicos; ciência, tecnologia e inovação; democracia, ética e cidadania; ecologia/biodiversidade; globalização e geopolítica; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; relações de trabalho; responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; tecnologias de Informação e comunicação; vida urbana e rural; violência.

(10)

ANEXO 02

(11)

ESCOLA DO DIREITO CURSO DE DIREITO

Floriano Peixoto / João Medeiros / Mossoró / Roberto Freire

REQUERIMENTO PARA ANULAÇÃO DE QUESTÃO/ALTERAÇÃO DE RESPOSTA

NOME DO REQUERENTE: _________________________________________________ SÉRIE/TURNO/TURMA/UNIDADE: ___________________________________________________ DISCIPLINA: ____________________________________________________________ QUESTÃO A SER ANULADA/REFORMADA:

____________________________________ JUSTIFICATIVA DE REQUERIMENTO: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________ Assinatura do(a) Aluno(a)

(12)

PARECER DA COMISSÃO (no caso de indeferir, apresentar os fundamentos):

______________________________________ ASSINATURA DO(A) PRESIDENTE

____________________________________ Visto do(a) Coordenador(a) de Curso

(13)

ANEXO 03

(Cronograma do EXIN 2017.2)

EVENTOS EXIN REPOSIÇÃO DO EXIN

Realização do Exame 21/out/17 28/out/17

Publicação do Gabarito Preliminar 23/out/17 30/out/17

Período para interposição de recursos

pelos alunos 24 a 26/out/17 31/out a 03/nov/17

Análise dos recursos 27 a 30/out/17 06 e 07/nov/17

Publicação do Gabarito Definitivo e do

Julgamento dos Recursos 31/out/17 08/nov/17

Período para correção pelos APAs 31/out e 01/11 08 e 09/nov

Referências

Documentos relacionados

Escreva um programa Java capaz de jogar o jogo da velha e que nunca perca. 6. Sudoku é um quebra‐cabeça, cujo objetivo do jogo é preencher os números de 1 a 9 em cada uma das

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

A maior parte dos isolados testados (81%) mostrou resistência ao Tiofanato metílico a uma concentração de 490 ppm, correspondente a recomendação comercial (Tabela 4).. 1 -

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Locate more encounters as well as expertise by reading guide entitled Turismo Ousadia: Como Conquistar O Mundo Ainda Jovem (Portuguese Edition) By Raiam Santos This is a

Nos últimos anos, as investigações sobre a comunicação política têm avançado, ainda que aos poucos, especialmente na interface da teoria.. importância crucial desse tipo

São reconhecidas nesse nível funções retóricas (concessão, correção etc.) e pragmáticas (tópico e foco); o Nível Representacional (NR) determina a estrutura