• Nenhum resultado encontrado

CELEBRAÇÃO PARA O FIM DO ANO CATEQUÉTICO 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CELEBRAÇÃO PARA O FIM DO ANO CATEQUÉTICO 2009"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CELEBRAÇÃO PARA O FIM DO ANO CATEQUÉTICO 2009

I. RITOS INICIAIS

♫ Cântico de Entrada: Vamos aclamar o Senhor entre cantos de alegria, vamos aclamar o Senhor, celebrar o nosso Deus!

Acto Penitencial: Presidente: Ao iniciarmos esta Eucaristia de Festa, por um ano de catequese que termina, e pelos que terminam a Catequese, vamos pedir a Deus e aos irmãos que nos perdoem as nossas faltas:

Pároco: A Ti, meu Deus e a vós, irmãos, Eu peço perdão por tudo aquilo que devia ter feito e não fiz, para que este ano de catequese fosse mais proveitoso para todos nós.

1. Menino (5º ano): A Ti, meu Deus e a vós, irmãos, nós, os meninos e as meninas, pedimos perdão pelas nossas faltas à catequese, por sermos distraídos e por não darmos a atenção devida às catequeses.

2. Menina (7º ano): A Ti, meu Deus e a vós, irmãos, nós as meninas e os meninos, pedimos perdão, por não reconhecermos o trabalho dos nossos catequistas e por faltarmos, às vezes, à Eucaristia.

♫ Perdão, Senhor, perdão, Senhor! (bis)

3. Um Pai: A Ti, meu Deus, e a vós, irmãos, nós, pais, pedimos perdão, por nos descuidarmos ou recusarmos a ajudar os nossos filhos a preparar as suas catequeses e pela pouca importância que demos às reuniões de pais.

4. Uma Mãe: A Ti, meu Deus, e a vós, irmãos nós, as mães das crianças da catequese, pedimos perdão pelo desinteresse que tivemos pela Catequese, por nos recusarmos a ser catequistas, por não ajudarmos os nossos filhos a viverem melhor a sua Catequese.

5. Um/a Catequista: A Ti, meu Deus, e a vós, irmãos, nós, os catequistas, pedimos perdão, pela nossa falta de generosidade, pela pouca preparação que fizemos, por nem sempre aceitarmos as dificuldades da Catequese, com serenidade e amor.

(2)

ORAÇÃO COLECRA: Senhor, que pela vossa graça nos tornastes filhos da luz, não permitais que sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas permaneçamos sempre no esplendor da verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

II. LITURGIA DA PALAVRA

♫ Aclamação ao Evangelho: Aleluia. Aleluia.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado de barco para a outra margem do lago, reuniu-se uma grande multidão à sua volta, e Ele deteve-Se à beira-mar. Chegou então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Ao ver Jesus, caiu a seus pés e suplicou-Lhe com insistência: «A minha filha está a morrer. Vem impor-lhe as mãos, para que se salve e viva». Jesus foi com ele, seguido por grande multidão, que O apertava de todos os lados. Entretanto, vieram dizer da casa do chefe da sinagoga: «A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?». Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé». E não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, Jesus encontrou grande alvoroço, com gente que chorava e gritava. Ao entrar, perguntou-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Jesus, depois de os ter mandado sair a todos, levando consigo apenas o pai da menina e os que vinham com Ele, entrou no local onde jazia a menina, pegou-lhe na mão e disse: «Talita Kum», que significa: «Menina, Eu te ordeno: Levanta-te». Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. Ficaram todos muito maravilhados. Jesus recomendou-lhes insistentemente que ninguém soubesse do caso e mandou dar de comer à menina. Palavra da salvação!

Homilia – Ideias - Tópicos

1. “Menina, eu te ordeno, levanta-te”. Em resposta, à palavra de Jesus, a menina “ergueu-se e começou a andar”. Aquela menina parece ter uma lição de vida a dar. A sua mensagem é simples: “quando Jesus se atravessa, no caminho da nossa existência, mesmo se ela parece e aparece marcada pelos sinais do medo e da morte, triunfará sempre a vida, a vida em abundância, a vida eterna, a vida para sempre feliz!

2. Aquela menina mostra-nos que quem encontra Cristo, encontra um caminho! Um caminho sempre a percorrer. Uma meta ainda por alcançar.

(3)

3. Este encontro lembra o encontro de Jesus com São Paulo, que fez dele uma nova criatura! É verdade, quando Jesus irrompe na vida de alguém, interrompe a normalidade de um percurso, e rompe essa vida em duas partes desiguais: uma que fica para trás, outra que se abre agora à nossa frente, recta como uma seta directa a uma meta, a um alvo, um objectivo intenso e claro, tão intenso e claro que na vida de cada um só pode haver um!

4. Jesus chama-nos a um caminho! Ele próprio é o Caminho. Não nos chama a ficar “parados” ou “paralisados”, como pessoas mortas. Ele vem à nossa vida, para nos colocar no seu caminho e nos fazer caminhar com Ele. Com Cristo estamos sempre em caminho, a caminho do Pai…

5. Quem encontra Jesus, encontra Caminho e encontra pessoas pelo caminho. Encontra uma missão. O caminho nunca está feito. O caminho faz-se caminhando…

6. Queridos pais, queridos catequistas, queridos meninas e meninas. Vivemos um ano dedicado a São Paulo, o grande apóstolo e missionário, que levou o evangelho pelo mundo além, no meio de muitas provas e sofrimento. Bastou-lhe a graça, que vem da fé.

7. O ano Paulino foi um ano para aprender de São Paulo a Missão. O ano de 2010 será, na diocese do Porto, um ano dedicado à Missão. Ao terminarmos uma etapa, sabemos que iniciamos outra. É assim na vida, é assim na vida cristã. Agora, que partimos da catequese, partimos em missão. Aliás, sempre que partimos da missa, partimos também em missão! E esta não é excepção! R. Sim, Creio.

1. Credes no Deus vivo, Deus criador e razão criadora que, por amor, dá sentido à criação e à nossa vida?

♫ Creio, Senhor, aumenta a minha fé, creio, Senhor, aumenta a minha fé, aumenta a minha fé

2. Credes em Cristo, rosto deste Deus que não permaneceu escondido mas que tem um nome e nos mostra o caminho da vida?

♫ Creio, Senhor, aumenta a minha fé, creio, Senhor, aumenta a minha fé, aumenta a minha fé

3. Credes na comunhão da Igreja, na qual Cristo é o Deus vivo, que entra no nosso tempo, entra na nossa profissão, entra na vida de todos os dias?

(4)

♫ Creio, Senhor, aumenta a minha fé, creio, Senhor, aumenta a minha fé, aumenta a minha fé

Oração dos Fiéis

Presidente: Irmãos: Ao Deus que é Pai e pelo seu Espírito nos reúne e nos ensina, rezemos confiante, pedindo-lhe que, pela Sua Igreja, todas as pessoas O conheçam e se amem.

1. Um/a Catequista: Pela Santa Igreja, para que anuncie a todas as pessoas, com alegria e entusiasmo, a Boa-Nova da Salvação. Oremos, Irmãos.

2. Um Pai ou Mãe: Por todos os pais e mães, para que ensinem seus filhos a conhecer Jesus e colaborem no serviço da Catequese. Oremos, Irmãos. 3. Um adolescente (9º ano): Pelos meninos e meninas de todo o mundo e

particularmente por nós, aqui presentes, para que todos conheçam Jesus e vivam segundo a Sua Palavra. Oremos, irmãos.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA RITO DO OFERTÓRIO:

♫ OFERTÓRIO: Tudo vos damos em clara oferta de criaturas ao Criador. As mãos erguidas, a alma aberta, ao Sol divino, Senhor, Senhor!

(cesto de sementes):

Aceitai, Senhor, a semente semeada e que o coração destas crianças e adolescentes seja a terra boa que dê muitos frutos.

(cesto de frutos):

Aceitai, Senhor, os frutos do nosso amor e das nossas preocupações e que sejamos sempre para os nossos filhos um testemunho da Vossa presença amorosa.

(cesto de flores):

Aceitai, Senhor, a nossa alegria e dai-nos sempre a força da Vossa vida. (alguns trabalhos realizados ao longo do ano):

Aceitai, Senhor, os sinais do esforço que fizemos para Vos conhecer e dai-nos a alegria de Vos encontrar sempre na vida.

(5)

(Pão):

Aceitai, Senhor, o pão das nossas fomes e alimentai-nos sempre da Vossa santidade.

(vinho e água):

Aceitai, Senhor, o vinho das nossas alegrias, a água das nossas sedes, e fazei-nos beber sempre do Vosso amor.

Oração sobre as ofertas: Senhor, nosso Deus, Vós gostais de viver com as pessoas e dais-lhes tudo o que elas precisam para viver. Agradecidos pelo Vosso amor nós Vos oferecemos este pão e este vinho: com eles oferecemos a nossa vida representada em todos estes sinais. Que por esta oferta sejamos santificados para que a nossa alegria seja maior e todo o mundo se alegre em Vós. Por nosso Senhor...

♫ ORAÇÃO EUCARÍSTICA DA MISSAS COM CRIANÇAS II Aclamações da Oração Eucarística:

* Glória a Vós que nos amais. Glória a Vós que nos amais. * Glória a Vós que nos amais. Glória a Vós que nos amais. * Glória a Vós que nos amais. Glória a Vós que nos amais. * Glória a Vós que nos amais. Glória a Vós que nos amais.

*Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo! O Céu e a Terra proclamam a vossa glória. Hossana nas alturas. Hossana nas alturas!

*Bendito o que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas! * (durante a elevação da Hóstia Sagrada)

Jesus Cristo entregue por nós! Jesus Cristo entregue por nós! * (durante a elevação do Cálice)

Jesus Cristo entregue por nós! Jesus Cristo entregue por nós! *Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças! * Nós somos um só Corpo para a Vossa Glória!

* Nós somos um só Corpo para a Vossa Glória! * Àmen. Àmen. Àmen.

♫ COMUNHÃO

1. Formamos um só Corpo em Cristo Jesus, todos nós que comungamos o mesmo Senhor. Formamos um só Corpo em Cristo Jesus!

2. Sempre que comemos o Pão e bebemos deste vinho, anunciamos ao mundo a Ressurreição do Senhor, a ressurreição do Senhor!

(6)

IV. RITO DO ENVIO:

O Pároco entrega a cada par de crianças, adolescentes ou catequistas ou pais um cajado, com alforge… Inspirado nas palavras de Jesus, “menina, eu te ordeno, levanta-te”… confia um mandato preciso a todos e a cada um… Pretende-se estabelecer a relação entre ano Paulino e Missão Missão 2010.

Pároco: Queridos pais, queridos catequistas, queridos meninas e meninas. Vivemos um ano dedicado a São Paulo, o grande apóstolo e missionário, que levou o evangelho pelo mundo além. O Ano Paulino foi um ano para aprender de São Paulo a Missão. O ano de 2010 será, na diocese do Porto, um ano dedicado à Missão. Por isso chamamos a esse programa “Missão 2010”. Ao terminarmos uma etapa, sabemos que iniciamos outra. É assim na vida, é assim na vida cristã. Agora, que partimos da missa, partimos em missão. Irei entregar a cada um daqueles que vos representam um cajado e um alforge. Dentro do saco, um pão e uma bíblia de bolso. É quanto basta para a Missão.

♫ Cântico: O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou, o amor de Deus me envio a anunciar a Paz e o Bem. O amor de Deus me enviou a anunciar a Paz e o bem.:

[Crianças, pais, catequistas… ajoelham-se e inclinam-se]

1. Somos do 1º ano. Somos os mais pequeninos. Mas Jesus gosta de nós e toma-nos como exemplo para todos vós! Nós somos enviados em Missão!

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha da ternura do nosso Deus!

[Crianças, pais, catequistas… depois do mandato levantam-se]

2. Somos do 2º Ano. E agora sabemos que também a nós o Pai nos ama e nos envia.

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha da bondade do nosso Deus!

3. Somos do 3º Ano e já estamos à Mesa com Jesus. Também nós somos enviados da Missa à Missão.

(7)

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha de uma amizade com Jesus, para toda a vida!

4. Somos do 4º Ano e recebemos a Palavra que nos reúne. E agora nos envia, aos quatro cantos da nossa terra.

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha da força da Palavra de Jesus, como luz do mundo!

5. Somos do 5º ano e somos um Povo com História. Desde Abraão a Moisés, desde Elias a João Baptista... Somos enviados a dar testemunho.

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha da tua alegria por seres membro da grande família do Povo de Deus!

6. Somos do 6º ano. Professamos a fé. Com o coração, com os lábios com a Vida. Somos enviados.

♫ Cântico: O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou, o amor de Deus me envio a anunciar a Paz e o Bem. O amor de Deus me enviou a anunciar a Paz e o bem.

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha de que basta ter fé, para vencer o mundo!

7. Somos do 7º ano. Escutamos as Bem-Aventurança e queremos ser felizes. Somos enviados a levar esta alegria de Jesus ao mundo.

Pároco: Menina, menino: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha e promotor dos valores do amor e da vida, da verdade e da liberdade, da justiça e da Paz! 8. Somos do 8º Ano. E gostamos da Vida. Seguimos Jesus, pelo caminho da Cruz

e vamos onde Ele vai.

Pároco: Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha de uma vida dada por amor a todos.

9. Somos do 9º Ano. E estamos quase a chegar ao fim da Catequese. Para daí partir para novos horizontes.

(8)

Pároco: Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha da generosidade de Cristo!

10. Somos do 10º Ano. Esperamos que todos sejamos enviados ao mundo, na força do Espírito Santo.

Pároco: Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê testemunha do amor de Deus, por todos os homens.

11. (2 Catequistas: homem e mulher): Somos catequistas. E sabemos que o fim de uma etapa nos chama e envia para a etapa seguinte, correndo para a meta, que é Cristo!

Pároco: Caríssimo catequista, caríssima catequista: levanta-te. E vai pelos confins da terra a anunciar a Palavra do amor de Deus!

12. (Pai e Mãe): Somos pais. A nós o Senhor confia o encargo de construir a família cristã, como Igreja Doméstica, comunidade de fé, de vida e de amor. Pároco: Levantai-vos. E não temais. Construí a vossa casa, sobre a rocha firme que é Cristo e a sua Palavra!

♫ Cântico Final: O amor de Deus repousa em mim, o amor de Deus me consagrou, o amor de Deus me envio a anunciar a Paz e o Bem. O amor de Deus me enviou a anunciar a Paz e o bem.:

Bênção e Despedida

♫ Final: Guiado pela mão com Jesus eu vou e sigo como ovelha que encontrou Pastor…

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

No que diz respeito aos compromissos específicos derivados da candidatura às medidas silvo- ambientais disponíveis para os Sítios Cabrela e Monfurado –

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Nesse sentido, para ela, o fato de ter tido seu corpo sempre censurado , bem como a constante censura praticada pelo Instagram aos corpos das mulheres gordas são evidências de que

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de